MUDANÇA ABRUPTA DO CLIMA NA TERRA

Por Folha Online

Um estudo do gelo da Groenlândia localizado entre 1.452 e 1.642 metros de profundidade indica que o clima se alterou abruptamente no fim da última era glacial e que a temperatura aumentou até 10ºC de um ano para outro. A pesquisa, publicada na revista Science, lança um alerta para os cientistas em tempos de aquecimento global: transições dramáticas e totalmente imprevistas no clima podem acontecer em períodos extremamente curtos.

Urso chamando Al Gore

Sune Olander Rasmussen, da Universidade de Copenhague, afirmou à Folha que é preciso criar modelos que simulem as alterações abruptas do passado e, mais importante, que verifiquem se o clima tem “pontos de virada” – a partir dos quais ele muda de repente.

Segundo Rasmussen, os aquecimentos observados durante a era glacial (um há 14.700 anos e outro há 11.700 anos) mostram as alterações da circulação atmosférica de um ano para o outro. A última dessas viradas climáticas deu ao planeta a cara que ele tem hoje: as geleiras que cobriam boa parte do hemisfério Norte derreteram e o nível do mar subiu cerca de 100 metros.

Para chegar ao resultado, pesquisadores analisaram a quantidade de poeira, a composição da água e do ar preso no gelo. O gelo também indica que o aquecimento é iniciado com mudanças nas monções da região tropical, o que altera os padrões climáticos subitamente no pólo.

De acordo com Pedro Leite Dias, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, um ponto notável da pesquisa é a resolução temporal (análise ano a ano) do gelo. “Isso requer um nível de precisão no tratamento dessas amostras que seria inconcebível há cinco, seis anos atrás.”

Ele também considera interessante o fato de o trabalho fazer conexão entre o que aconteceu na Groenlândia e algumas alterações climáticas na região equatorial. “Eu venho acompanhando alguns trabalhos sobre mudanças abruptas da região equatorial. E, em particular na África, há indícios de mudanças abruptas no clima nesse mesmo período, no final do último glacial”, afirmou.

“Nós analisamos a transição da última era glacial até o presente período interglacial, e as mudanças no clima estão acontecendo tão de repente que é como se alguém tivesse apertado um botão”, disse Dorthe Dahl-Jensen, também da Universidade de Copenhague.

Comparando a quantidade de poeira, oxigênio e hidrogênio nas camadas anuais dos testemunhos de gelo, os pesquisadores podem investigar como a mudança de clima se desenvolveu ano a ano. Rasmussen afirma que o próximo passo, agora, é estudar mais o passado do período interglacial.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fy
Fy
30 junho de 2008 8:24 am

Salve Verônica Aquariana, Eu sou de 23/01! Mesmo decanato. – Qto à Poção Mágica: – não existe uma poção com um único componente. Mais, além de mais de um componente; – e preciso que eles interajam entre si. Não só pra que se obtenha uma poção; mas pra que o efeito seja atingido. No caso, eu sugiro 3 componentes: – O Amor – Nós mesmos – e a Memória : como um ingrediente ativo, um solvente. Enfim: Só conseguiremos o efeito da poção Mágica quando “lembrarmo-nos” de que somos filhos Perfeitos do Amor, somos o Amor . Aí então; livres… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2008 7:39 pm

Acho que a destruição da Terra terá um ponto positivo. Irá exterminar grande parte da humanidade, impedindo assim que a destruição continue. Assim, as espécies, incluindo a nossa (bom, os ricos construirão bunkers e sobreviverão) irão sobreviver. a natureza é mais sábia do que a gente imaginava. Muito mais do que nós.

Wesley
Wesley
30 junho de 2008 7:40 pm

Esqueci de assinar o post acima.

Mcnaught
Mcnaught
1 julho de 2008 9:56 am

Well…estamos cercados de teorias. Uma delas diz que a civilização Maia teria desaparecido por causa de uma grande seca. Daí, as pessoas começaram a se matar. Fugiram sem sucesso tentando achar um outro local para viver, etc… O interessante é que essa teoria vem através do gelo. Sim, escavações no pólo norte / ou sul, mostram as fases do planeta. Deixo uma dica, o filme: Fim dos Tempos. O filme tb é baseado em teorias. Do tipo, ao sentir-se ameaçado o planeta resolve reduzir o número de pessoas. Filme simples, mas interessante. Afinal, esta dentro do tema atual em que… Read more »

Fausto
Fausto
1 julho de 2008 10:58 am

Buliram muito com o planeta
E o planeta como um cachorro eu vejo
Se ele já não aguenta mais as pulgas
Se livra delas num sacolejo

Raulzito

billy shears
billy shears
5 julho de 2008 4:42 pm

Sou leigo no assunto, mas se houve eras glaciais em tempos longíquos, qdo o homem era apenas um projeto do que é hoje, parece sensato supor que as mudanças climáticas, tanto a presente quanto as futuras, ocorram independente da ação humana. Porém, nos resta a tarefa de interferir minimamente para que o quadro se agrave. E, mais ainda, trabalhar para que nossa ciência encontre saídas para que os transtornos também sejam minimizados. Em todos os níveis, o homem precisa elevar o seu grau de percepção sobre os sinais que o planeta nos envia, sabendo dar o devido trato na informação… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 fevereiro de 2009 5:58 pm

Há apenas um ano o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Cimáticas (IPCC) publicou um relatório impactante com advertências sobre a alta do mar, expansão dos desertos, tempestades mais intensas e extinção de mais de 30% das espécies de plantas e animais do planeta.

Mas estudos recentes do clima sugerem que o relatórios subestimou consideravelmente o potencial da gravidade do aquecimento global para os próximos 100 anos, alerta um integrante do próprio painel.(…)

http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3-32-428-20090215

Anônimo
Anônimo
19 fevereiro de 2009 12:59 am

Um bloco de gelo de 14 mil quilômetros quadrados(!), maior que a ilha do Havaí, se desprendeu da Plataforma de Gelo Wilkins, na península antártica, como “consequência do aquecimento global”, informou comunicado do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), na Espanha.

Os cientistas disseram que as temperaturas da água estão extraordinariamente quentes nesta região.

Segundo os pesquisadores, o desprendimento e a fragmentação do enorme bloco de gelo produzirá o consequente aumento do nível do mar

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/efe/2009/02/17/ult4429u2028.jhtm

Anônimo
Anônimo
19 junho de 2009 5:37 pm

(AFP-18 Jun) – O mundo enfrenta um crescente risco de mudanças climáticas bruscas e irreversíveis por causa de um aquecimento global mais forte que o previsto, segundo um relatório de cientistas internacionais divulgados nesta quinta-feira. http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090618/saude/clima_aquecimento ———————————– Não deixem de de assistir este documentário do youtube – HOME – As filmagens/imagens são ESPETACULARES! http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU&eurl=http%3A%2F%2Fwww.gmodules.com%2Fgadgets%2Fifr%3Furl%3Dhttp%3A%2F%2Fhomegadget.googlecode.com%2Fsvn%2Ftrunk%2Fgadget-en.xml%26nocache%3D0%26lang%3Den%26country%3Dus&feature=player_embedded “Dia Mundial do Ambiente e da Ecologia, o filme “HOME” da autoria do famosíssimo fotógrafo, ambientalista e jornalista francês Yann Arthus-Bertrand. A partir de filmagens realizadas um por todo o mundo, num total de cerca de 50 países, foi possível juntar quase 500 horas de imagem… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 maio de 2009 8:33 pm

Revista médica diz que mudança climática é maior ameaça à saúde no século XXI: “A mudança climática é a maior ameaça à saúde mundial no século XXI, segundo um relatório feito pela revista médica The Lancet e por cientistas do University College de Londres, que destaca a necessidade de uma ação urgente.” – Isto não é um filme de catástrofes com final feliz, é algo real. A mudança climática é uma questão de saúde que afeta bilhões de pessoas e não só um problema ambiental que atinge os ursos polares e as florestas – ressaltou o professor Anthony Costello, diretor… Read more »

Coringa
Coringa
15 julho de 2009 2:13 am

Documentário interessantíssimo sobre a inversão do campo magnético da terra.

Algo de estranho está acontecendo nos profundos subterrâneos da Terra, onde um líquido metálico é constantemente movimentado pela rotação do Planeta, gerando uma força invisível: O Campo Magnético, que protege a Terra contra radiações advindas do espaço. Este campo magnético parece que aos poucos está se tornando mais fraco.

Haverá um dia de completa desmagnetização do Planeta Terra em que todos os habitantes estarão sujeitos aos efeitos da radiação cósmica e do vento solar?

Coringa
Coringa
15 julho de 2009 2:36 am

Obs: O documentário ‘Tempestade Magnética’ é dividido em 6 partes que podem ser assistidas no site do Youtube a partir da página/link do vídeo acima.

Bruno H
Bruno H
30 junho de 2008 12:16 pm

1. Mudanças sempre ocorreram. Com seres humanos ou sem, o clima ia mudar. É, afinal, o que mostra a pesquisa (e não só) da science postada pelo Acid. 2. De qualquer forma, tudo indica que nós estamos cooperando com as mudanças no clima. Mas, mesmo que a ação humana não esteja ligada diretamente ao aquecimento, ainda assim é vergonhoso o quanto estamos estragando, para nós mesmos, o planeta. 3. De Malthus, podemos tirar que ora ou outra algum elemento do nosso nicho (espaço, água potável, alimento) vai faltar. E quando faltar, vamos parar de crescer. É assim com todas as… Read more »

Coringa
Coringa
29 junho de 2008 11:04 pm

Um ‘terceira’ abordagem/ponto de vista sobre a questão ambiental: ________________________________ “O aquecimento global não é o fim do mundo” defende o professor Bjorn Lomborg Lomborg não nega o aquecimento global. Apenas defende que os seus impactos têm sido exagerados por fundamentalistas como Al Gore e que o pânico “não ajuda a que se tomem boas decisões”. Um exemplo: os mais de 100 mil milhões de euros gastos por ano no Protocolo de Quioto pouco ou nada farão para atrasar o aquecimento global, mas chegariam para dar condições de vida a todos os habitantes do Planeta, garante. A sua mensagem: com… Read more »

Daniela
Daniela
29 junho de 2008 9:45 pm

“O Dia depois de amanhã”????
É pessoal, a coisa tá feia, mas vai saber se até isso também não faz parte do resgate por causa de 2013??
Luz e paz prá todos!!

Coringa
Coringa
29 junho de 2008 3:03 pm

Um estudo de investigação científica descobriu falhas existentes há décadas na medição da temperatura dos oceanos e revelou que as águas dos mares estão se aquecendo e aumentando de nível de modo mais rápido do que constatado anteriormente. Ao reportar suas descobertas na revista científica Nature, nesta quinta-feira, uma equipe de cientistas de vários países se baseou em milhões de medições recolhidas por navios desde 1950, mas em especial a partir de 1960, e revelou um erro de informação de um teste comum chamado XBT (sensores jogados dos navios). “Nós mostramos que o ritmo do aquecimento dos oceanos no período… Read more »

Humberto Luiz Dall'Oglio Zasso
Humberto Luiz Dall'Oglio Zasso
29 junho de 2008 2:30 pm

Parece que o urso não tem saída..
Agora só o tempo dirá!

HLDZ

Irwing
Irwing
29 junho de 2008 4:39 pm

Ta certo que o homem destrói o planeta, mas, ao meu entender. Possa ser que mesmo sem a interferência do homem, o planeta aqueceria de forma agressiva, já que ocorreu isso no passado. Infelizmente eu conversa isso com um amigo que sempre reclama quando ele joga um papel/lata etc no chão e eu pego e levo até achar uma lixeira. Quando comentei sobre a possibilidade do planeta estar aquecendo não por causa do homem, mas por causa do ciclo do planeta mesmo, ele responde: “Ta vendo, que nada de se importar em jogar lixo no lixo, joga em qualquer lugar… Read more »

Ui
Ui
29 junho de 2008 3:28 pm

Ui! A situação tá feia! Vamos nos tornar genias e mudar este mundo de uma vez por todas sem medo de morrer ou a gente faz isso depois de sair da matriz? Minha pobre mente já não processa corretamente esta realidade, não me sinto em posição de respondere admito que estou a acovardar-me! COntnuo a apreciar as maravilhas da natureza e a me enrraiveser quase que em vão por estas coisas! Faço tudo ao meu alcance para preservar, mas gostaria mesmo é de ser que nem o new! Sair voando por aí e combater o mau!

Fy
Fy
29 junho de 2008 5:42 pm

Como sempre é bom analisar todas as informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Great_Global_Warming_Swindle

observador
observador
29 junho de 2008 6:35 pm

A atividade solar é a maior causa do aquecimento do planeta, como pequisadores já afirmam no próprio site “The Great Global Warming Swindle”. E isso tem a ver com 2012, assunto postado há pouco por Acid.
É claro que as atividades humanas acabam por influenciar o quadro ambiental planetário, e é importante o controle ambiental e o bom manejo dos resíduos e dos ecossistemas marinhos e terrestres. Mas a questão está completamente fora do controle humano. Faz parte das mudanças cíclicas. Não há como evitar o aquecimento (os níveis de CO2 são a consequência, e não a causa).

Coringa
Coringa
29 junho de 2008 7:04 pm

rs…sim Fy, existem interpretações diversas em relação ao assunto, inclusive em relação ao alarde feito sobre o desmatamento da amazônia, como sendo uma lenda…”A lenda do pulmão amazônico”: http://www.estadao.com.br/vidae/imagineso_188444,0.htm O que temos então de concreto? Ora, uma grande CONFUSÃO! E separar o ‘joio’ do ‘trigo’ diante destes conflitos de informações e guerrilhas de interesses não é tarefa fácil. Porém, considero importante a iniciativa de colocar o tema em pauta, mesmo diante deste conflituoso quadro, até mesmo para ‘por na mesa’, apresentar e tornar ‘visíveis’ os elementos que compõe e são causas da própria confusão reinante. O que não cabe e… Read more »

Coringa
Coringa
29 junho de 2008 7:23 pm

Então o que temos, por exemplo, de ‘contraponto’ em relação às informações que atribuem ‘causas naturais’ à questão do aquecimento do planeta:

1)”Cientistas britânicos produziram novas e convincentes provas de que a mudança climática atual não é causada por mudanças na atividade solar.”
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080403_sunclimatechange_is.shtml

2) Cientista dos EUA afirma “Estamos hoje diante de uma situação de emergência”
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/06/23/cientista_dos_eua_defende_imposto_do_carbono_contra_aquecimento-546944155.asp

3) Nasa manipulou informes sobre aquecimento global.
O responsável pelas denúncias foi Fue James Hansen, especialista em mudanças climáticas e diretor do Instituto Godard de Estudos Espaciais de Nova York.
http://www.sidneyrezende.com/noticia/13087

Fy
Fy
29 junho de 2008 7:37 pm

Coringa,

– Sem dúvida.

– Eu adoraria q fôsse uma gde mentira, – quem não?

– Ao mesmo tempo, como continuar destruindo da forma como tem sido?

– Às vzs tenho medo q esta conscientização provoque pânico, e q as pessoas comecem a se descontrolar, ao invés de trabalhar em prol da minimização dos efeitos.

– Ou então, q não tenhamos a total conscientização, justamente p/ evitar o pânico.

Bjs

Bono
Bono
29 junho de 2008 7:58 pm

tchau acid!

Coringa
Coringa
29 junho de 2008 8:34 pm

Nossa Fy, vc resumiu muito bem os perigos da conscientização ou da falta dela, em relação a questão.

Coringa
Coringa
2 abril de 2011 12:45 am

A prova do aquecimento global no planeta:

01/04/2011
http://bit.ly/dLUuBf

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.