MEDICINA E ESPIRITUALIDADE

Por Adriana Prado e Greice Rodrigues (Colaborou Cilene Pereira)

Médicos e hospitais começam a adotar a espiritualidade e a esperança como recursos para o combate de doenças

Há uma revolução em curso na medicina que mudará para sempre a forma de tratar o paciente. Médicos e instituições hospitalares do mundo todo começam a incluir nas suas rotinas de maneira sistemática e definitiva a prática de estimular nos pacientes o fortalecimento da esperança, do otimismo, do bom humor e da espiritualidade. O objetivo é simples: despertar ou fortificar nos indivíduos condições emocionais positivas, já abalizadas pela ciência como recursos eficazes no combate a doenças. Esses elementos funcionariam, na verdade, como remédios para a alma – mas com repercussões benéficas para o corpo.

A adoção desta postura teve origem primeiro na constatação empírica de que atitudes mais positivas traziam benefício aos pacientes. Isso começou a ser observado principalmente em centros de tratamento de doenças graves como câncer e males que exigem do indivíduo uma força monumental. No dia-a-dia, os médicos percebiam que os doentes apoiados em algum tipo de fé e que mantinham a esperança na recuperação de fato apresentavam melhores prognósticos. A partir daí, pesquisadores ligados principalmente a essas instituições iniciaram estudos sobre o tema.

Hoje há dezenas deles. Um exemplo é um trabalho publicado na edição deste mês da revista científica BMC Câncer sugerindo que o otimismo é um fator de proteção contra o câncer de mama. “Verificamos que mulheres expostas a eventos negativos têm mais risco de contrair a doença do que aquelas que apresentam maiores sentimentos de felicidade e positivismo”, explicou Ronit Peled, da Universidade de Neguev, de Israel, autor da pesquisa. Uma pesquisa divulgada na revista Annals of Family Medicine revelou que homens otimistas em relação à própria saúde de alguma forma ficaram mais protegidos de doenças cardiovasculares. Os cientistas acompanharam 2,8 mil voluntários durante 15 anos. Eles constataram que a incidência de morte por infarto ou acidente vascular cerebral foi três vezes menor entre aqueles que no início estavam mais confiantes em manter uma boa condição física. Provas dos efeitos da adoção da espiritualidade na melhora da saúde também começaram a surgir. Nos estudos sobre o tema, a prática aparece associada à redução da ansiedade, da depressão e à diminuição da dor, entre outras repercussões.

medicina espiritualidade

A partir de informações como essas, os cientistas resolveram identificar o que levava a esse impacto. Chegaram basicamente a duas razões. Uma é de natureza comportamental. Em geral, quem é otimista, tem esperança e cultiva alguma fé costuma ter hábitos mais saudáveis. Além disso, essas pessoas seguem melhor o tratamento. “Uma postura positiva leva a gestos positivos. Os pacientes se cuidam mais, alimentam-se bem, fazem direito a fisioterapia, mesmo que ela seja dolorosa”, explica a clínica geral carioca Cláudia Coutinho. A outra explicação tem fundamento biológico. Está provado que a manutenção de um estado de espírito mais seguro e esperançoso desencadeia no organismo uma cadeia de reações que só trazem o bem. “Se o paciente é otimista, encara um problema de saúde como um desafio a ser vencido. Nesse caso, as alterações ocorridas no corpo poderão ser usadas a seu favor”, explica o pesquisador Ricardo Monezi, do Instituto de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo. O bom humor, por exemplo, é capaz de promover o aumento da produção de hormônios que fortalecem o sistema de defesa, fundamental quando o corpo precisa lutar contra inimigos. Além disso, o riso provoca relaxamento de vários grupos musculares, melhora as funções cardíacas e respiratórias e aumenta a oxigenação dos tecidos.

É esse arcabouço de informações que permite hoje o uso, na prática, da espiritualidade, do otimismo, da esperança e do bom humor como recursos terapêuticos dentro da medicina. Nos Estados Unidos, por exemplo, pesquisadores da Universidade do Alabama preparam-se para começar a aplicar um tratamento batizado de “terapia da esperança”. O sistema consiste em ajudar os pacientes a construir e a manter a esperança diante da doença. “O primeiro passo é auxiliá-los a encontrar um objetivo importante que dê sentido a suas vidas. Depois, aumentar a motivação para alcançá-lo e orientá-los sobre os caminhos a serem seguidos”, explicou à ISTOÉ Jennifer Cheavens, da Universidade de Ohio e participante do grupo que desenvolveu a novidade.

No Brasil, a inclusão da ferramenta na prática médica está mudando a rotina dos hospitais. No Instituto de Ortopedia, no Rio de Janeiro, por exemplo, o trabalho médico é acompanhado pelo suporte psicológico, dedicado especialmente a fortalecer uma atitude mais positiva.

Na Rede Sarah, os pacientes são estimulados a participar de atividades que melhorem o humor e a disposição. Entre eles, estão o remo, a dança e os jogos. “A doença deixa de ser o foco. Quando isso acontece, a recuperação é acelerada. O paciente fica menos tempo internado e retorna às suas atividades mais rapidamente”, afirma Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede. Constatações semelhantes são obtidas no InCor, em São Paulo. Lá, quem está internado recebe suporte psicológico para não entrar em depressão – já considerada fator de risco para doenças cardíacas – e manter o otimismo. “É preciso dar força para o espírito para que o corpo se recupere”, afirma o cardiologista Carlos Pastore, diretor de serviços médicos da instituição.

Talvez o símbolo mais emblemático do fim do preconceito da medicina ocidental contra questões relativas à emoções e espiritualidade seja o que está acontecendo na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a mais tradicional do País. Em novembro, a instituição sediará um evento para mostrar aos profissionais de saúde a importância de recursos como a espiritualidade e o bom humor na recuperação de pacientes. O curso será ministrado pelo geriatra Franklin dos Santos, professor de pós-graduação da disciplina de emergências médicas da universidade. No programa, há um bom espaço para ensinar os médicos e enfermeiros a usarem essas ferramentas. “Discutimos como isso deve ser aplicado na prática”, diz o médico, que tem dado palestras pelas escolas de medicina do País inteiro.

Nos Estados Unidos, também há um esforço para treinar os profissionais de saúde. Só para se ter uma idéia, o Instituto Nacional de Câncer americano criou uma espécie de guia para orientar médicos, enfermeiros e psicólogos sobre como usar a espiritualidade do paciente a seu favor. Todo esse interesse é o sinal mais patente de que a revolução vai durar. Por isso, ninguém deve se surpreender se quando chegar ao consultório médico for indagado sobre suas condições de saúde, obviamente, mas também sobre sua relação com a espiritualidade ou disposição de esperança. “Questões como essas devem começar a ser cada vez mais levantadas”, defende Brick Johnstone, professor de psicologia médica da Universidade Missouri-Columbia, nos EUA.

Fonte: Revista ISTOÉ

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
Lucas
10 novembro de 2022 2:52 pm

Mindfulness tem mesmo efeito que remédio no tratamento de ansiedade, sugere estudo

Pesquisadores dos Estados Unidos realizaram o primeiro ensaio clínico randomizado do tipo, que comparou o efeito da meditação da atenção plena com o antidepressivo escitalopram

https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2022/11/mindfulness-tem-mesmo-efeito-que-remedio-no-tratamento-de-ansiedade-sugere-estudo.ghtml

Lucas
Lucas
9 outubro de 2022 10:27 am
Lucas
Lucas
9 outubro de 2022 11:40 am
Reply to  Lucas

“Caso faça parte do contexto espiritual do paciente, uma ideia é incentivar que ele frequente, pelo menos uma vez por semana, um grupo de sua religião, faça um trabalho voluntário, tenha uma prática regular diária de oração, meditação e que reflita sobre os problemas do mundo a partir também de sua perspectiva espiritual.”

Lucas
Lucas
20 outubro de 2021 2:46 pm

Práticas Integraticas e Espiritualidade no Hospital Sírio-Libanês

2ª turma de Fundamentos em Cuidados Integrativos – Introdução à Saúde Integral | 100% Online
https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/cursos/atualizacao/fundamentos-em-cuidados-integrativos-introducao-a-saude-integral

Last edited 2 anos atrás by Lucas
Lucas
Lucas
28 julho de 2021 8:38 pm

*OPORTUNIDADE* *SUS EM CASA* A Gerência de Práticas integrativas em Saúde – GERPIS, da Secretaria de Saúde do DF, disponibiliza Oficinas ONLINE abertas ao público em geral que podem ser acessadas de qualquer computador ou celular. *1. Sessões on-line de Laya Yoga – 6ªs feiras às 15h* Para participar escrever e-mail para: yoga.ses.gdf@gmail.com *2. Sessões on-line de Terapia Comunitária Integrativa – 6ªs feiras às 15h* Para participar entrar na reunião no Zoom: https://us02web.zoom.us/j/85708087621?pwd=TUlVemM2K0VTR2FTcm04Mm1QYlZmQT09 senha: tci *3. Sessões on-line de TRE (Técnica de Redução de Estresse) – 3ªs feiras às 16h e 5ªs feiras às 19h* Para participar escrever e-mail para:… Read more »

Anônimo
Anônimo
13 março de 2018 10:57 am

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_pic.php

http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnpic.php

Anônimo
Anônimo
13 março de 2018 10:55 am

Lista completa das terapias alternativas oferecidas pelo SUS.

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/marco/12/Praticas-Integrativas.pdf

SUS passa a oferecer mais dez tipos de tratamentos alternativos

Terapias alternativas começaram a fazer parte do Sistema Único de Saúde há 12 anos; já são 29 terapias. Conselho Federal de Medicina é contra.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/03/sus-passa-oferecer-mais-dez-tipos-de-tratamentos-alternativos.html

Anônimo
Anônimo
25 junho de 2018 8:35 am

A medicina se aproxima cada vez mais da espiritualidade

Vem crescendo o número de estudos sobre o seu impacto na saúde física e mental dos pacientes

https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2018/06/24/a-medicina-se-aproxima-cada-vez-mais-da-espiritualidade.ghtml

Anônimo
Anônimo
24 janeiro de 2019 2:53 pm

Meditação: pensamentos controlados, respiração correta e saúde de sobra

http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52904&catid=566&Itemid=50155

Blog da Saúde
MINISTÉRIO DA SAÚDE

Anônimo
Anônimo
18 janeiro de 2019 12:54 am

Na atualização da Carta dos Deveres e Direitos da Pessoa Usuária de Saúde, agora está escrito que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são também um direito.

https://www.facebook.com/RedePICSBrasil/photos/pb.2004078086477042.-2207520000.1547783369./2191210531097129/?type=3&theater

Anônimo
Anônimo
16 setembro de 2010 1:47 pm

Pesquisa: Tratamento Espiritual e o Reflexo na Clinica do Paciente

http://www.youtube.com/watch?v=gj5UlxSseOk

Anônimo
Anônimo
27 março de 2019 7:22 pm

Se a palavra é “evidências”, vamos lá!👇

Resultados de estudos científicos revelam que práticas meditativas, como o Tai Chi Chuan, o Qi Gong e o Yoga, são eficazes no tratamento de depressão, seja em conjunto com as demais abordagens, como a psicoterapia e a medicação, seja substituíndo-as gradativamente em alguns casos, de maneira sempre prescrita pelos médicos.

As vantagens são enormes, entre elas o baixo custo, o trabalho físico e mental, a possiblidade de envolvimento coletivo etc.

É muito importante que os profssionais de saúde tenham conhecimento destas possiblidades.

Ajude-nos a espalhar as evidências das PICS!💚

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6111244/

https://www.facebook.com/RedePICSBrasil/photos/a.2007490042802513/2227712807446901/?type=3&theater

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2011 7:11 pm

Doenças erradicadas no passado em várias parte do mundo voltam a assustar a humanidade.

O mal de Chagas avança na Europa e nos EUA; a China vive o terror da sífilis e 60 anos depois, a dengue aflige o Brasil…
http://bit.ly/iKwFx8

Martyn
Martyn
17 setembro de 2011 3:06 pm

Segundo a ‘VEJA’ desta semana, o ator tem recorrido ao tratamento espiritual para se curar do câncer linfático.

O texto conta que Reynaldo vem sendo operado pelo médium João Berbel, do Instituto de Medicina do Além, em Franca, interior de São Paulo.

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1673217-9798,00-REVISTA+MOSTRA+REYNALDO+GIANECCHINI+COM+A+CABECA+RASPADA.html

Por que ficamos doentes? – João Berbel

http://youtu.be/0uqo-NIZ8hg

Anônimo
Anônimo
6 novembro de 2018 6:02 pm
Olim
Olim
30 outubro de 2012 4:44 pm

Oi, Acid e pessoal…

Vc sabem sobre algo a respeito do René Mey?:

http://www.renemey.org/

Tem um filme baseado na vida dele que se chama: “HIM. Más allá de la Luz.”

Gostaria de saber se alguém conhece bem sobre a pessoa dele e de seus trabalhos, etc.

Abraços!

Anônimo
Anônimo
16 maio de 2019 6:22 pm

Trabalhar com Reiki.. 20h Semana.. 40 reais por hora… 3.200 reais por Mês..

alguém aí do Sul ta afim de fazer esse Concurso?

Anônimo
Anônimo
18 janeiro de 2019 12:50 am
Olim
Olim
29 julho de 2009 9:45 am

Oi, pessoal… Se puderem, baixem o livro que se encontra disponível no link abaixo, é de grande valia: “Se este método é tão eficaz porque é que não se ouve falar dele? A resposta é simples. Existe um negócio que é uma autêntica mina de ouro: o negócio das lentes. Negócio este suportado por uma classe de médicos (oftalmologistas) cuja maioria não quer aceitar a realidade da eficácia deste método (há algumas raras excepções). Porquê? Porque se este método for praticado regularmente você nunca mais precisará de lentes nem de consultas no oftalmologista! A razão porque não se ouviu falar… Read more »

Anônimo
Anônimo
28 maio de 2019 11:27 pm

Frente Parlamentar Mista em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Felicidade – Frente Holística

https://www.camara.leg.br/internet/deputado/frenteDetalhe.asp?id=54048

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2019 3:01 pm

Edital…
comment image?_nc_cat=109&_nc_ht=scontent.fssa2-2.fna&oh=13c848690b93fa5904db33e2bbef8af9&oe=5D9DE0E6

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2019 3:01 pm

comment image?_nc_cat=107&_nc_ht=scontent.fssa2-2.fna&oh=205a97f380894236499d110ffc5298d7&oe=5D5E5EF5

Anônimo
Anônimo
15 maio de 2019 2:41 pm

Concurso para profissionais com nível médio e superior trabalharem com as PICS no SUS, nas seguintes áreas:

– Acupuntura
– Pilates
– Yoga
– Musicoterapia
– Treinamento funcional
– Reiki

Dentre outras…

EDITAL: à disposição no portal (www.esteio.rs.gov.br/).

Filipe
Filipe
20 janeiro de 2009 12:13 am

É o jogo da vida. Afinal, até onde pode o chegar o poder da nossa mente? Há limites?

Só existe uma coisa que pode levar alguém a algum lugar: o exercício.

O exercício do bem estar, traz bem estar. o exercício num instrumento musical, faz um bom músico. o exercício numa arma, faz um bom atirador.

Pra criar uma realidade é só exercita-la.

Rodrigo Gregorio
Rodrigo Gregorio
19 janeiro de 2009 10:49 pm

o que mata mais rápido , é falta de vontade de viver

Heverton
Heverton
20 janeiro de 2009 8:12 am

Tudo muda quando os médicos param de tratar os pacientes como pedaços de carne. O fator psicológico é fundamental para recuperação do paciente.

Gerador Aleatório de Ditados
Gerador Aleatório de Ditados
20 janeiro de 2009 10:47 am

Se não pode se livrar do medo, não perca a esperança.

marcos santos
marcos santos
20 janeiro de 2009 1:31 pm

e aí dicA…

é uma maravilha ver reportagens como esta e discutir o assunto…
mas a realidade dos hospitais é muito diferente destes grandes centros clinicos citados, que sejamos diguinos de levar este assunto nos prnots socorros de nossos bairros,porque assim ficara com certeza bem melhor direcionado o assunto.abçs…!!!

lex
lex
20 janeiro de 2009 2:36 pm

No mundo todo, a meditação é cada vez mais reconhecida como prática terapêutica benéfica para a mente e para o corpo. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG73080-6014,00.html No Brasil, Ministério da Saúde incentiva (por portaria de 2006) aos postos de saúde e hospitais a oferecer a técnica em todo o País. Membros do Templo Busshinji em SP estão praticando no Hospital do Servidor Público Municipal, 9º andar, Rua Castro Alves, N°60, São Paulo. “Através do zazen, podemos despertar qualidades naturais de alegria, compaixão, liberdade, harmonia e respeito para com todos os seres, favorecendo, assim, o desenvolvimento de uma comunidade pacífica e feliz. Nesse sentido, iniciam-se… Read more »

álisson da hora
álisson da hora
20 janeiro de 2009 6:25 pm

No Hospital Getúlio Vargas, do Recife, já há 6 anos o departamento de psiquiatria e psicologia criou um grupo ecumênico, que se reveza semanalmente, na visita e assistência espiritual aos internos de lá. Católicos, espíritas e evangélicos (se não me engano budistas também foram convidados a participar) aparecem lá, levando orações, água fluidificada, passes, leitura do evangelho, e em alguns casos assistência material, para aplacar o sofrimento dos mesmos…O ambiente do hospital era muito desumano, muitas vezes, médicos, enfermeiros e técnicos, sob o efeito do stress, não sabiam dar um tratamento mais humano aos pacientes, (eles também são convidados a… Read more »

Rogerio Martins
Rogerio Martins
20 janeiro de 2009 9:32 pm

Quem acredita na força do pensamento positivo sem dúvida vive mais e melhor. Quem não pratica e muito menos acredita vive uma vida vazia e de sofrimento.
Tudo passa por uma mudança de mentalidade. A maioria não está preparado para isso. Sendo assim os hospitais estão cheios de doentes.

springles
springles
21 janeiro de 2009 6:17 am

” Seja a Mudança que quer ver no mundo!”

MKGhandi

Luana
Luana
15 fevereiro de 2009 7:12 am

A revolução na medicina chama-se Homeopatia! É a medicina da nova humanidade.

Anônimo
Anônimo
25 fevereiro de 2009 1:46 pm

Uma brevíssima história da medicina…

Eu tenho uma dor de ouvido.

2000 a.C. – Aqui ó, coma essas raízes.
1000 d.C. – Raízes são pagãs, reze.
1850 d.C. – Reza é superstição, beba essa poção.
1940 d.C. – Essa poção é óleo de cobra, tome essa pílula.
1985 d.C. – Essa pílula é inócua, tome esse antibiótico.
2000 d.C. – Antibiótico é artificial, coma essa raiz.

😛

Coringa
Coringa
17 maio de 2009 5:21 pm

“Óh dia ! Óh céu! Óh azar… Isso não vai dar certo!” Esse era o bordão da hiena Hardy Har Har, companheiro do leão Lippy, em um antigo desenho da Hanna Barbera. Hardy era um pessimista irrecuperável, e fez muito sucesso nos anos 60 e 70. Humor é herança transmitida pelos pais: [Link:saudesaude.com.br/saudesaude/arquivo.php?Numero=131] Além desta herança ‘próxima’, temos também as heranças CULTURAIS carregadas com suas características típicas de uma época e culturas passadas. O quanto temos arraigados em nosso psiquismo tais características? Muito, mas muito mais do que temos consciência. Por isso, avaliar o presente e, principalmente, fazer projeções sobre… Read more »

Anônimo
Anônimo
29 maio de 2019 10:10 pm

Energias renovadas no Congresso Nacional! A Frente Mista em defesa da nossa causa foi oficialmente reconstituída. Agora, temos uma força parlamentar formada por mais de 200 deputados e senadores envolvidos que vão lutar ao lado da gente para que sigamos adiante, sem retrocesso, pelas PICS, pelas PESSOAS. Como denunciamos anteriormente e agora foi trazido ao público presente na cerimônia pelo deputado Giovani Cherinni, presidente da Frente Mista, a informação de quem as PICS sequer foram citadas no decreto que determinou o organograma do Ministério da Saúde é verídica, e causou espanto e indignação no deputado e nos demais. E essa… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.