O HOMEM E DEUS

Muito antigamente, quando a primeira trepidação da fala me chegou aos lábios, subi a montanha sagrada e conversei com Deus, dizendo:
– Senhor, sou vosso escravo. Vossa vontade oculta é minha lei e vou cumpri-la para todo o sempre.
Mas Deus não respondeu e passou por mim como uma tempestade violenta.

Mil anos depois, voltei a subir a montanha sagrada e falei de novo com Deus, dizendo:
– Criador, sou vossa criatura. Com barro me fizestes e a vós devo tudo o que sou.
Mas Deus não me respondeu e passou por mim como mil asas velozes.

Depois de mil anos, subi a montanha sagrada e falei de novo com Deus:
– Pai, sou vosso filho. Com amor e compaixão me destes a vida e com amor e adoração vou herdar vosso reino.
Mas Deus não me respondeu e passou por mim como os véus da neblina das montanhas distantes.

Passados outros mil anos, subi a montanha sagrada e me dirigi ao Criador de novo, dizendo:
– Meu Deus, meu alvo e minha plenitude, sou vosso ontem e vós sois meu amanhã. Sou vossa raiz na terra e voz sois minha flor no céu, e juntos crescemos diante da face do sol.

Então Deus se inclinou para mim e sussurrou em meus ouvidos palavras doces e, como o mar que abraça um riacho que nele deságua, ele me abraçou.

E, quando desci para os vales e as planícies, Deus também estava lá.

Gibran Khalil Gibran; O louco
O HOMEM E DEUS

E aqui temos a metáfora da humanidade em relação ao seu Criador.

Primeiro, como submissão (o esperar receber, a comunicação unilateral) pela força (Lei) e temor. Depois, submissão pela hierarquia e respeito (pai / filho). Após, a submissão pelo amor. Só quando o homem toma consciência do seu papel aqui (de que ele também é Deus, e cabe a ele tentar ser perfeito como o Criador o é) é que a comunicação se torna bi-direcional.

Lindo como ele descreve a fusão com o TODO, e a percepção do TODO em TUDO.

Obrigado, Bianca!

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
julio assis
julio assis
9 janeiro de 2005 3:30 am
sergio
sergio
15 dezembro de 2005 7:59 am

Gibran o poeta dos sentimentos, expressou de maneira extraordinária nossa relação com o Todo.

Sidnei Rosin Rosa
Sidnei Rosin Rosa
19 fevereiro de 2005 8:21 pm

Eu quiz dizer que tudo em minha vida começou aos meus 7 anos de idade….quando comecei a praticar artes marciais marciais aos 7 anos de idade…tive um mestre que era budista que me ensinou muito sobre a filosofia oriental….estudei energia interna….pratiquei yôga….aprendi muitas coisas sobre esta energia interior que possuimos….mas que muitas pessoas não sabem como usa-las….e uma destas pessoas que nos ensina muito sobre isto é Joseph Murphy….e quero dizer que no decorrer de minha vida fui as respostas para minhas duvidas e foi isto que eu quiz dicer quando comentei que tinha 7 anos de idade….pq foi quando… Read more »

Sidnei Rosin Rosa Junior
Sidnei Rosin Rosa Junior
8 fevereiro de 2005 12:35 pm

Eu admiro muito o saber de pessoas como Joseph Murphy,digo que são almas tão evoluidas que vem a terra para expressar sua sabedoria,e ajudar a compreendermos o significado de nossa eternidade perante os séculos dos séculos…sabem de uma coisa, Quando eu tinha 7 anos de idade comecei a me perguntar tanta coisa, e uma força tão grande que vinha de dentro de mim me fez procurar respostas por perguntas que não queriam calar dentro de minha alma…e as vezes eu me perguntava pq eu busquei tudo isto tão cedo em minha vida…e comecei a ler livros sobre o Budismo,sutras sagradas,livros… Read more »

Kendy
Kendy
11 janeiro de 2005 3:31 pm

EspelhoLunarBranco,
Participei de um “curso” de auto-descobrimento, chamado Processo Hoffman da Quadrinidade, no qual trabalhamos entre outras coisas, o dialogo interior e como ele sempre nos afeta e nos coloca pra baixo.
Sem querer fazer propaganda do curso, mas digo que foi um trabalho intenso e maravilhoso. Trouxe-me muita Luz!

EspelhoLunarBranco
EspelhoLunarBranco
11 janeiro de 2005 1:42 am

alguém já tentou parar o diálogo interior?

Liza
Liza
10 janeiro de 2005 9:51 am

Demais Acid! 🙂 Lembrei-me de um texto que li. Do livro: Conversando com Deus, de Joseph Murphy. “Jesus disse: “Sua fé tornou-o perfeito”. Minha fé é o sentimento e convicção interior de que Deus É e tudo o que existe é Deus. Tenho uma expectativa alegre do melhor; sei que apenas o bem pode sair de mim. “A fé é a substância das coisas que se espera, a prova de coisas que não são vistas”. Embora eu não veja o que quero, sei que todas as coisas derivam do Espírito que originou a Si mesmo dentro de mim. Volto-me agora… Read more »

Anônimo
Anônimo
9 janeiro de 2005 12:50 pm

Quando comecei a ler o texto imaginei de era de Gibran. Tudo que ele escreve é com uma beleza poética que só os orientais conseguem ter, e ele especialmente.

De mesmo teor, e tão bela quanto, é a oração do profeta no fim do capítulo A Prece de O Profeta. Na verdade, todo o capítulo (de 2 páginas) merecia ser postado.

Para quem ainda não leu, O Profeta é a obra-prima de Gibran, segundo ele mesmo.

Daniela
Daniela
9 janeiro de 2005 12:35 pm

Ana!
è claro que você veio para êste mundo,já sabendo o que ia acontecer.Como falei no meu comentário anterior,os seus sonhos tem muito a ver sõbre o que a vera Tanze escreve no site do Vida Nova Terra.

Daniela
Daniela
9 janeiro de 2005 12:26 pm

Num arigo do Somostodosum do início do m~e sde dezembro,A vera Helena Tanze anunciou que o eixo da terra ia mexer,ou seja ia ser alterada a sua inclinação e intuitivamente acho que primeiro o eixo da terra se mexeu, e depois houve uma acomodação das placas,causando o terremoto,não importa o que os cientistas digam,porque afinal quantas vezes êles não voltam atrás no que falaram sem contar nos que tem opiniões contrárias um ao outro.O pior é que também li alguma coisa sôbre neve em Las Vegas que também era uma aberração que ia acontecer,mas não vamos ficar com medo,mais do… Read more »

Ana
Ana
9 janeiro de 2005 4:51 am

Estou muito impactada com o texto de 04/01, além, é claro, com todos os acontecimentos dos últimos dias. Tenho a sensação de pertencer a um determinado grupo, mas não sei definir bem o que é. Vi que outras pessoas se perguntaram se o terremoto ocasionou a mudança na inclinação da terra ou se dita alteração acarretou o terremoto. Alguma coisa (pressentimento, intuição, sei lá), tem abalado o meu emocional. Quando era criança, hoje tenho 38 anos, tinha muito medo de meteoros que poderiam se chocar com a terra, elevação do nível do mar, etc…, eu tinha na época 7, 8… Read more »

julio assis
julio assis
9 janeiro de 2005 3:50 am

A FÉ QUE NÃO SALVA
Um simples e elementar erro de tradução tem levado a doutrina cristã a uma terrível heresia. Até hoje esse erro não foi corrigido.

http://www.fundasaw.org.br/conteudo.asp?id=46&texto=1709&tipomenu=h&titulo=Teologia

Anônimo
Anônimo
25 janeiro de 2014 8:58 pm

Best Sufi Meditation Music… Vol. I موسيقى صوفية

http://www.youtube.com/watch?v=Ix3yMWjjA0w

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.