GURUS E KUNDALINI

O Guru é o fornecedor da graça Divina; um puro canal pelo qual flui energia pura. E é esta energia que desperta e guia a Kundalini.

Antigos textos filosóficos do Shivaísmo da Caxemira ensinam que o universo inteiro é a expansão de Deus, e demonstra como um ser humano pode perceber sua identidade com o Princípio divino onipresente. De acordo com os textos shivaítas, a Realidade suprema realiza cinco funções cósmicas:

  • Criação;
  • Sustentação do Universo;
  • Dissolução do Universo;
  • Ocultação da verdadeira natureza deste mundo;
  • Doação da graça, através da qual os seres humanos são capazes de perceber a verdade sobre si próprios e sobre o universo.

Pois bem. O Shivaísmo descreve o Guru como a personificação da quinta função cósmica de Deus, a de outorgador da graça. O Guru humano é, em suma, um veículo para este quinto processo cósmico, a descida da graça. Por ter fundido sua consciência individual com o Divino, o Guru pode servir como um puro canal pelo qual flui sua energia pura. E esta energia que desperta e guia a Kundalini, o poder infinito do mundo, que pode tomar qualquer forma.

Quando falamos em Guru, imaginamos imediatamente alguém com um turbante, de fraldas e sem camisa, falando como o Yoda. Isso pode até ser realidade em alguns pontos da Índia, mas não encontramos Gurus apenas lá. O termo Guru significa professor, mestre, em sânscrito. Mas há a interpretação, tão antiga quanto o termo, de que “a silaba GU significa sombra; A silaba RU, aquele que dispersa”. Assim, o Guru é aquele que dispersa a escuridão através da luz. Segundo a tradição shivaísta, “O Guru é o poder outorgador da Graça de Deus”. Buda é o Guru dos budistas. Moisés foi o Guru dos judeus. Jesus, o dos cristãos. Sócrates representou bem esse papel, dentro da sua sociedade (mais racional e menos religiosa). Então, como entrar em contato com o Divino, se todos esses gurus morreram? Primeiro, sabemos que o tempo e espaço são ilusões. Embora não possamos vencer essa barreira com facilidade, manifestações da essência espiritual existem e acontecem com relativa frequência, especialmente com os Siddha Gurus (Mestres perfeitos). Quando Jesus disse “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mat 18:20) estava falando justamente dessa natureza transcendente da Força Divina manifestada na Terra através de um veículo (no caso, Jesus). Assim, quando um buscador espiritual possui uma relação espiritual intensa com um grande Mestre, não raro experimenta a presença do mesmo, até mesmo como algo físico, palpável. Há vários casos assim com Sai Baba, Santos católicos, Saint Germain, e há aqueles que dizem ter sentido a presença até mesmo de Jesus (e quem somos nós para duvidar?). Segundo, os Gurus comumente procuram manter viva a tradição, ao passar a Energia Divina (num processo que se chama, na Índia, de Shaktipat) para algum discípulo. Isso aconteceu com os apóstolos de Jesus, no Pentecostes (e como a Igreja Católica se considera uma extensão apostólica, o Papa seria o equivalente ao Guru da linhagem do Cristo). Platão foi o Guru da tradição de Sócrates. Os Rabinos são Gurus da tradição de Moisés. O Dalai Lama, do Buda, e por aí vai.

Segundo as escrituras da tradição hindu, a maneira mais fácil e segura de despertar a Kundalini é através da graça de um Mestre plenamente realizado, ou Guru. Swami Muktananda, Guru da Siddha Yoga, escreveu: “Apenas um médico é qualificado a dar remédios, um advogado a exercer a lei, um professor a ensinar. Do mesmo modo, só um Guru pode ativar a Kundalini”. Um aforismo da tradição Kundalini diz: “Um Guru deve ser iluminado, deve romper todos os bloqueios (interiores) e deve transmitir e controlar a Shakti (energia espiritual)”. No entanto, não é suficiente para o Guru apenas despertar a Kundalini; o Guru também controla e regula o processo até que o discípulo alcance a realização final do Ser, ajudando-o também a remover todos os bloqueios e obstáculos no caminho.

Assim como o rosto aparece claramente num espelho sem manchas, da mesma forma o Ser brilha em todo o seu esplendor na mente purificada por Shaktipat.

Por vezes o Mestre nem precisa estar presente para que haja a transferência. Basta ter um objeto impregnado com a Shakti dele. O filósofo Amir Khusrau recebeu a energia através das sandálias do grande santo sufi Nizamuddin. Kabir também recebeu o seu despertar pelo toque involuntário nas sandálias de seu Guru (Ramananda). Se a pessoa é merecedora e tem grande amor e fé pelo seu Guru, ela recebe com facilidade sua Shakti.

Através de Mestres perfeitos, o poder da graça sempre fluirá para aqueles que verdadeiramente a procuram.

Existe um caso fascinante na Bíblia:

Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.

Marcos 5:25-34

Este foi um caso onde a Shakti (energia do Cristo) que emanava de Jesus obedeceu claramente ao comando de OUTRA pessoa (“tua fé te curou”), sem que houvesse a uma intervenção consciente (um direcionamento) por parte de Jesus. Assim, fica mais do que claro que o Guru não apenas controla essa energia, como a irradia indiscriminadamente. Recebê-la ou não é mais uma questão do receptor da Graça do que do doador, como se vê:

E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.

Mat 15:22-28

O despertar da Kundalini

Do mesmo modo que a Shakti criou o universo e o permeia, ela também criou o corpo humano e o permeia, da cabeça aos pés. Assim como ela se irradia do centro do universo, da mesma maneira a encontramos no centro do nosso corpo, no chakra müladhara, na base da coluna. É de lá que ela controla e mantém todo o nosso sistema fisiológico, através de uma rede de 720 milhões de nadis (caminhos energéticos, assim como as veias são o caminho do sangue). De acordo com as escrituras yoguis, essa raiz tem sete centímetros e meio de comprimento, dentro da qual a shakti reside de forma sutil, enrolada três voltas e meia (e por isso mesmo é chamada de Kundalini: “aquela que está enrolada“). Ou seja, a Kundalini é a Shakti “enrolada”, e funciona como a “central energética de nossa energia Divina”.

A Kundalini é o suporte de nossas vidas; é Ela que faz tudo funcionar no corpo. Sem Kundalini, nós morreríamos. O que chamamos de “ativar / despertar a Kundalini” é na verdade provocar uma irradiação de energia maior do que a “normal”.

Como é uma energia densa, pouco sutil, e irriga principalmente os centros sexuais, ela é normalmente usada para o sexo (a força-motriz da espécie animal), mas nada impede que nós, pela VONTADE, direcionemos o grosso da Kundalini para outras funções, como religiosidade, carisma, oratória, esportes, etc. Por isso que algumas pessoas literalmente “transbordam” energia em algumas atividades, e se destacam por conta desse redirecionamento de “prioridades”. Hitler, por exemplo, tornava-se um gigante, um vulcão transbordante de energia quando em sua oratória, e com isso conseguia um imenso poder de persuasão / intimidação, envolvendo seus ouvintes em algo que eles não podiam definir, mas ao qual ninguém ficava indiferente; já quando não podia falar, era sempre considerado por quem não o conhecia como esquisito, franzino, ridículo, apagado.

O “perigo” da ativação da Kundalini é que essa dose extra de energia potencializa tanto seus pensamentos bons quanto seus pensamentos maus. E tudo o que pensamos, “Criamos”, de certa forma, e atraímos pra nós (Hitler, novamente, serve como ótimo exemplo de como não usar sua Kundalini). Aconselha-se, então, purificar (ou pelo menos “domar”) primeiro sua mente, e buscar ativar a Kundalini só depois.

Há muitas maneiras de despertar a Kundalini. Ela pode ascender por meio de uma intensa devoção a Deus, pela repetição de um mantra ou pela prática de exercícios de Yoga. Em alguns casos, o aspirante pode até experimentar um despertar espontâneo (segundo Muktananda, devido ao mérito acumulado com as sadhanaspráticas espirituais – em vidas passadas). Mas casos como Hitler, Rasputin e outros magos trevosos com nítida influência da Kundalini nos mostra que a coisa pode ser muito mais natural (e distanciada das “boas práticas”) do que se pensa.

Nas Igrejas Evangélicas vemos os fiéis se “descontrolarem” e experimentarem sensações transcedentais, muito parecidas com relatos de êxtase de devotos de religiões hindus ou xamânicas, que mergulham em estados alterados de consciência e de fusão parcial com o TODO. Isso não quer dizer que eles atingiram a iluminação, ou que a Kundalini deles esteja plenamente ativada. Não. Isso são “erupções kundalínicas”, ou seja, um pequeno despertar dessa energia represada, ainda sem controle. É um começo. Mas o perigo mora ao lado, pois quando uma pessoa se vale de processos químicos (naturais ou não) ou bioenergéticos pra atingir um estado de êxtase, corre o risco de enfrentar transtornos bipolares (infelizmente muito comum nos meios esotéricos). O psicanalista Lázaro Freire, da lista Voadores, faz um paralelo entre aCender (como se fosse um foguete no rabo) e ascender a Kundalini:

Quando o que se dá é mais pirotécnica fenomenológica, ecos de práticas passadas, consequência de uso de drogas ou chás, fenômeno bioenergético – mais do que consciencial – o que ocorre é que temos “espirros” kundalínicos, como se algo incandescente fizesse uma bolha estourar e subir. A energia nesse caso vai até o granti (nó) de uma só vez, e nos proporciona uma sensação (distorcida) de fusão com o todo, ainda assim prazerosa – mas com retorno à mediocridade pouco tempo depois. Quanto mais forçada for essa subida, mais consequências negativas pode ter, tanto na parte bioenergética, quanto nos surtos patológicos, quanto na dificuldade em lidar com o mundo, depois.

É por isso que vemos, por exemplo, tantos usuários de chás tornando-se bipolares e depressivos logo após sua fase maníaca de felicidade induzida, ou neo-fundamentalistas, com uma agressividade que pouco tem a ver com a paz e união que diziam ter encontrado – do mesmo modo, é comum se perderem em antigos mitos (projeção psicótica) e crendices religiosas (neo catolicismo xamânico após surto esquizofrênico). Ou pior, terem desagradáveis encontros com sua sombra.

Já um desenvolvimento normal, por práticas espirituais e mudança consciencial, não têm consequência negativa alguma, e as coisas sobem de um modo que não mais precisarão descer. Pelo mesmo motivo que a pedofilia é crime, mas a sexualidade torna-se natural quando nosso desenvolvimento hormonal e físico atinge um determinado patamar.

Lázaro Freire

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
24 março de 2016 10:23 pm

Um complemento aí, Olim …

A ignorância é uma bênção:
http://youtu.be/rARfF1m3p-I

:p

Pedro
Pedro
19 setembro de 2007 11:00 am

Olá !
Raras vezes se encontra uma escrita objectiva e simples, ainda que carregada de informação e sim, conhecimento. Faço votos que o seu Ser tenha também a sabedoria de colocar em prática, todo este conhecimento que demonstra, beneficiando todos. Isso é já conseguido pelo excelente blog que nos apresenta. Que a sua intenção provenha do coração e tenha raízes na Terra Pura de Amitabha.

Bono
Bono
20 agosto de 2007 2:05 pm

Cecília Meireles explica melhor:

Interlúdio

As palavras estão muito ditas
e o mundo muito pensado.
Fico ao teu lado.

Não me digas que há futuro
nem passado.
Deixa o presente — claro muro
sem coisas escritas.

Deixa o presente. Não fales,
Não me expliques o presente,
pois é tudo demasiado.

Em águas de eternamente,
o cometa dos meus males
afunda, desarvorado.

Fico ao teu lado.

Lourdes
Lourdes
19 agosto de 2007 11:24 pm

Valeu Bono! Ok!

Não estou super-estimando você, é apenas a percepção que você transmite por meio dos seus comentários!

Bono
Bono
19 agosto de 2007 8:53 am

E também não superestime as palavras, a presença e o silêncio do guru diz muito mais coisas que elas e diz coisas que elas não podem dizer também.
Palavras costumam ser só combustível para a mente inquieta, livre-se delas sempre que possível e sempre que elas forem dispensáveis, elas não são tão importantes assim. Também não são capazes de conter toda a verdade, só o silêncio consegue.

Bono
Bono
18 agosto de 2007 10:14 pm

Não me superestime, eu sou uma pessoa comum, às vezes dá uns tilts e sai umas merdas mesmo. =]

Lourdes
Lourdes
18 agosto de 2007 9:54 pm

Bono, veja o que você escreveu:

“mas eu particularmente acho que as mulheres são os melhores gurus, porém só quando estão caladas. (Isso não foi uma piada machista, ou pelo menos não era para ser)”

EU NÃO GOSTEI ! PÉSSIMO COMENTÁRIO ! JUSTO VOCÊ?

Bono
Bono
18 agosto de 2007 9:54 am

Fui procurar Mirdad (guru do Acid) no google e apareceu um monte de gente, inclusive mulheres, isso me fez pensar um pouco. Talvez não exista nenhuma mulher que se declare um guru, mas eu particularmente acho que as mulheres são os melhores gurus, porém só quando estão caladas. (Isso não foi uma piada machista, ou pelo menos não era para ser)

Bono
Bono
16 agosto de 2007 9:51 pm

Certezas emprestadas são o maior perigo, uma pessoa que acredita em algo torna-se facilmente um fanático, uma pessoa que sabe não. Ela viu o sol, mesmo que o mundo inteiro diga que o sol não existe ela não vai ligar, pois está firme em sua convicção. Mas um crente só vai conseguir sobreviver se convencer os outros (mesmo que seja a força) que a flor que ele tem é real e não de plástico, apesar de ele mesmo saber que sua flor é falsa. É mais fácil sobreviver em um lugar onde todos fingem que a flor de plástico dos… Read more »

Olim
Olim
16 agosto de 2007 5:00 pm

Atomus: Muito obrigado pela dica das Confissões de Santo Agostinho, nunca as li… Dei uma pesquisada se há como baixá-la grátis na internet, mas parece que são só 13 volumes!!!hehehe Tudo bem, vou encarar e comprar, pois prefiro ler passando as folhas, sentindo o cheiro do papel novo, obrigado também pelo elogio de poeta e sensível, muita gentileza a sua e retribuo dizendo que é ótimo e gratificante estarmos aqui, neste espaço lindo do Acid, nos conhecendo e trocando idéias, expectativas, falar e escutar(geralmente mais falamos do que escutamos, apesar de Deus nos tenha dado 2 orelhas e uma só… Read more »

BrnLng
BrnLng
8 agosto de 2007 11:54 pm

Mais sobre a diferença dessas energias:

Ambas parecem aparentemente depender do estágio d evolução espiritual, porém, a energia mental é finita – ie. alguém aprende retórica e oratória, mas isso é algo que pode ser dominado.

Por outro lado, a energia de Kundalini diz-se infinita…

Estranho, né. Mas parece fazer algum sentido.

BrnLng
BrnLng
4 agosto de 2007 8:05 pm

Hmmmm… talvez a energia d Hitler e quetais não seja a Kundalini, mas uma energia puramente mental… não sei qual a relação entre essas “energias”, mas elas c certeza estão bem relacionadas, embora tenham caminhos bem diferentes…

Nanda Gram Das
Nanda Gram Das
13 janeiro de 2008 12:32 pm

Todas as Glórias a Sua Divina Graça Guru Maharaj Paramadvaiti Swami.

Hare Krsna…

Anônimo
Anônimo
16 agosto de 2010 2:27 am

Sexo: a porta secreta para o Éden

Esse documentário feito por uma instituição gnóstica baseada nos ensinamentos do Mestre Samael Aun Weor fala sobre a Magia Sexual, o Arcano AZF, o Grande Arcano da Magia.

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2009/09/sexo-porta-secreta-para-o-eden.html

Sexo: O Portal Secreto para o Paraíso (1/8)
http://www.youtube.com/watch?v=pqBaMB6mL48

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
19 janeiro de 2011 9:35 pm

Compreensão profunda e perfeita consciência do defeito que queremos extirpar são fatores fundamentais, porém não significa tudo. Precisamos eliminá-lo e isto só é possível com a ajuda da Mãe Kundalini.

A mente não pode alterar nada fundamentalmente. A única coisa que faz é rotular, esconder e passar os defeitos para outros níveis. Eliminar defeitos é outra coisa bem diferente, a qual seria absolutamente impossível sem Devi-Kundalini, a serpente ígnea de nossos mágicos poderes.

http://www.gnosisonline.org/textos-especiais/a-divina-mae-kundalini/

Olim
Olim
24 março de 2016 11:59 am

Quanto mais conhecimento, mais distante da “Espiritualidade”…

Anônimo
Anônimo
23 março de 2016 5:05 pm

ASCENSÃO ESPIRITUAL É O OUTRO NOME DO AMOR… O Amor é superior a qualquer disciplina espiritual. É por isso que quando a Kundalini* desperta e ascende pelo canal central da coluna, procura o chacra cardíaco**, para prestar-lhe as devidas reverências. A partir dali, o seu destino é a ascensão ao olho espiritual, no centro da mente, para, enfim, chegar ao seu alvo principal, o chacra coronário*** (por excelência, o centro da expansão da consciência ou samadhi). Mas, a Kundalini gosta mesmo é do coração espiritual, pois, ali, o Amor suaviza suas energias e lhe dá um toque a mais, refinando-a… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
8 setembro de 2016 11:07 am

Yoga Vs Ego

youtube.com/watch?v=jmuY2wKVuRs

Anônimo
Anônimo
5 dezembro de 2012 11:38 am
Anônimo
Anônimo
20 novembro de 2012 8:07 pm

O Sexo Além da Morte

As correntes vibratórias percorriam o paciente da cabeça aos pés. Subiam pela espinha, iam ao
cérebro, do cérebro se espalhavam pelo organismo inteiro e tornavam a ir ao fundo da espinha.
– Os impulsos sexuais, embora partam do cérebro como todos os impulsos eletromagnéticos,
comumente se aninham na região inferior da espinha – falou o instrutor. É uma forma elementar daquilo que os Hindus chamam de Kundalini. Só que na Kundalini, o iniciado desperta forças de maior intensidade e mesmo periculosidade. Depende de um controle muito maior.

http://bvespirita.com/O%20Sexo%20Al%C3%A9m%20da%20Morte%20(psicografia%20R.%20A.%20Ranieri%20-%20esp%C3%ADrito%20Andr%C3%A9%20Luiz).pdf

Martyn
Martyn
4 novembro de 2011 8:49 pm

O objetivo de Kundalini yoga não é realmente despertar o poder do homem, mas sim de trazer o poder da terra, ou trazer o poder do inconsciente, ou da consciência elevada, à consciência normal. Não temos necessidade de despertar a consciência, pois ela está sempre desperta. Temos somente de ganhar um completo controle sobre nossas mais elevadas forças da consciência. Por meio de Kundalini yoga apenas tentamos trazer os centros de mooladhara para ajña para que um maior conhecimento possa ser gradualmente revelado para nos. Hoje, o homem tem dominado a dimensão da matéria, a energia de prakriti e descobertos… Read more »

Martyn
Martyn
14 novembro de 2011 11:22 am
Martyn
Martyn
16 agosto de 2011 7:19 pm

Livro: Kundalini Tantra A alegação do vama marga é que o despertar de kundalini é possível por meio da interação sexual entre o homem e a mulher. O conceito atrás disso segue as mesmas linhas que o processo de fissão e fusão descritos na física moderna. O homem e a mulher representam a energia positiva e negativa. Em um nível mental eles representam tempo e espaço. Ordinariamente, estas duas forças permanecem em pólos opostos. Durante a interação sexual, entretanto, eles movem-se para fora de suas posições de polaridade, em direção ao centro. Quando eles vem juntos ao núcleo ou ponto… Read more »

Martyn
Martyn
9 maio de 2011 8:39 pm

No Episódio 13 fala sobre Kundalini… chacras… sublimação… meditação e energia sexual q quase matou Ryu

Street Fighter Victory II Episódio 13 (1º Parte)

http://www.youtube.com/watch?v=Fq37HvNi_RQ

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
26 fevereiro de 2011 6:32 pm

A respiração abdominal consciente (como nos exercícios de pranayama) traz o fogo de Li (nome dado pelos taoístas ao terceiro Chakra) para a região das águas (abdome), ou em outras palavras, faz a energia vital do ar passar pelo terceiro Chakra em direção ao segundo Chakra durante a inspiração. Isso transforma o ching (nome taoísta da substância sexual presente no sêmen e nos óvulos e fluxo menstrual) novamente em Ch’i (energia vital) 27:83. Com o ching transformado em Ch’i, esse prossegue ao primeiro Chakra, no períneo, e daí pode percorrer, mentalmente através do Nadi Sushumna, por todos canais e meridianos… Read more »

Martyn Stubbs
Martyn Stubbs
25 fevereiro de 2011 11:40 pm

KUNDALINI – A Energia da Paixão.

A kundalini é o arquétipo milenar que ofereceu a maçã
para que Adão e Eva provassem do fruto do desejo.
O Desejo é a fruta que o libertará se você souber
lidar bem com o grande poder da sua cobra interior.

E quanto mais ativada estiver a força da sua energia vital,
mais ativo estará o seu magnetismo.
O chakra da criação aumentará seu poder de discernimento,
de visão e confiança; ativando a alta consciência
diante de todos os aspectos da sua vida.

http://universoemvoce.blogspot.com/2010/02/kundalini-energia-da-paixao_06.html

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
1 agosto de 2007 12:56 pm

Muito obrigado pela valiosa colaboração de vcs!!

apenas ninguem
apenas ninguem
1 agosto de 2007 12:26 pm

Pra mim existe uma unica forca, fonte, energia; a parte desconhecida dessa energia chamamos de divina, Deus,etc, a parte que as vezes contactamos em meditacao profunda, oracao fervorosa, chamamos Cristica e a kundalini que eh a energia da propria vida alojada no chacra raiz, pois sem ela nao existiriamos, mas eh a mesma e unica coisa, pra mim eh como se estivessemos fragmentados em 3 partes dessa mesma energia… quando o individuo esta voltado pra vida comum, para as experiencias da propria vida como trabalho, sexo, alimentacao, nossos instintos naturais, essa energia kundalini esta adormecida, e a energia “espiritual” que… Read more »

myself
myself
26 julho de 2007 1:45 pm

alguem ai ja despertou a kundalini? pq acho engracado tanta gente falando sobre o assunto, teorizando, ditando a “forma certa” de despertar… estranho né? Se as pessoas respeitassem mais umas as outras em vez de defender as proprias certezas o mundo seria bem diferente… esse é um principio q todo mundo esquece, fica só no papel? eu tive uma experiencia com drogas, tive varios insights, foi bem complicado o encontro com a sombra, mas ainda assim foi a melhor coisa que ja me aconteceu. Hj eu evito usar drogas, mas para cuidar melhor do meu corpo, e nao por ter… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
26 julho de 2007 11:59 am

Off Topic (compartilhando informações)

Gato prevê mortes nos EUA.

“O gato sempre aparece nas últimas duas horas de vida dos pacientes”

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL77593-5602,00.html

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 julho de 2007 11:09 am

Insight eu não sei, mas Satori com certeza. Eu ia até escrever algo sobre isso no post, mas esqueci 😛

Diego
Diego
26 julho de 2007 10:07 am

Acid, bom dia!

Por favor, Insight e satori também poderiam ser considerados sinônimos desses espamos ou pequenas ativações da Kundalini?

Visito teu blog todo dia. Tenha certeza que você já ajudou muito na evolução da minha consciência… dispersando a escuridão através da luz do conhecimento e do amor.

Um grande abraço, que Deus te abençoe sempre.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 julho de 2007 9:46 am

Não vejo contradição, Taís. O bom-senso não precisa necessariamente andar atrelado a uma desconfiança excessiva. O caso que vc cita foi com Jan Val Ellan, que, quando disse sua “profecia”, eu torci, brinquei, mas no final das contas dei um voto de confiança ATÉ a data predita. Nada aconteceu. Aí ficou mais do que clara (a não ser pra seus seguidores) a manipulação dele por parte de espírito zombeteiros. E que tal a mãe de Jesus fazendo profecias de desgraças randômicas e generalizadas ao redor do mundo, pela internet, enquanto o site pede doações através de boleto bancário? Acreditar nisso… Read more »

The_Flesch
The_Flesch
25 julho de 2007 11:27 pm

Nestes textos da bíblia q veja o grande ser q foi Jesus, “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.” “ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.”, quem fez os milagres não foi ele e sim as pessoas q acreditaram nele

Eduardo
Eduardo
25 julho de 2007 10:11 pm

salve salve
meu guru por enquanto é vc , hehe
abraço cara

Lourdes
Lourdes
25 julho de 2007 10:03 pm

PARABÉNS!..ÓTIMO POST!

IMAEJ
IMAEJ
25 julho de 2007 9:42 pm

Esse artigo me trouxe a mente certas correntes modernas que defendem o despertar do kundaline, as vezes por meios até bizarros, como uma espécie de atalho espiritual. Seria cômico se não fosse assustador mas tive o azar de encontrar alguns doidos de pedra graças a isso.

Taís
Taís
25 julho de 2007 6:03 pm

Valeu. Bacana… Só estranhei muito aquela sua pergunta “quem somos nós pra duvidar?“, referindo-se as pessoa que afirmam terem “contatos“ com “mestres“, ou “gurus“, como queira, pois a alguns poucos meses atrás, vocë defendia acidamente, a idéia de essas pessoas serem fanáticos, lunáticos, alienados (talvez näo nessas palavras, mas em palavras similares,ou até piores…), que eram, segundo Allan Kardec, vítimas de espíritos zombadores, ou aproveitadores, etc, etc, etc… Me corrija, se estiver enganada. Também, näo concordo DE MANEIRA ALGUMA que o papa seja o guru de Cristo na Terra, por motivos óbvios (todos aqueles que vocë citou muito bem no… Read more »

plankton
plankton
25 julho de 2007 5:29 pm

Eae cara!! Tenho que admitir.. mas me viciei em ler teu blog! hehe muito interessantes os assuntos à serem analisados mesmo.. achei muito bom esse post das emanações e da kundalini. Fiquei de te passar pelos comentarios ja faz um tempo esse site http://www.umanovaera.com/ n sei c tu ja conhece.. tem assuntos bem do tipo que tu comenta. e Fala sobre o autor David Icke ñ sei c tu conhece tb.. se puder comenta sobre ele em algum post e tal.. os titulos dos livros dele sao bem interessantes.. e se tu for ver nesse site aí tb tem o… Read more »

Lumix
Lumix
26 julho de 2007 1:55 pm

Esse site da nova era é uma grande treta, ao contrário deste blog que está muito bem orientado. Pus-me a ler um texto desse site. Diz lá num dos textos que Hilbert inventou “Uma teoria exotica dos espaços…” e mais um chorrilho de disparates. Ora, o que Hilbert ajudou a desenvolver foi a Análise Funcional – que tem suporte teorico em estruturas algébricas – que são os espaços de Hilbert. Este feito permitiu unificar os conceitos de espaço vectortial e espaço de funções, o que permitiu, pela generalização, grandes avanços na Matemática. Isso me lembrou o perigo de juntar a… Read more »

Taís
Taís
26 julho de 2007 2:26 pm

Valeu Acid. Compreendo seu ponto de vista. Myself, concordo inteiramente com o que vocë comenta no primeiro parágrafo. Acho que nós, seres humanos, temos a terrível mania de complicar, teorizar demais e discutir e rediscutir as coisas mais simples da vida ao envez de optar pelo caminho mais fácil, ou seja, colocar em prática os bons ensinamentos, ou simplesmente ouvir a própria consciëncia, pois nela está contida toda a verdade. Que possamos ter coragem para encontrar verdade que existe dentro de cada um de nós, e que Deus nos ajude a sermos os nossos próprios gurus… Luz e Paz a… Read more »

Paulinha
Paulinha
26 julho de 2007 4:18 pm

Mais um post memorável e um atrás do outro.. ehehehe Como é fantástico ter um Guru, não é? Um Ser que esta imerso no contentamento Divino e transmite as emanações divinas. 🙂 Acho interessante a energia divina (shakti) que o guru carrega, vejam só essa história da Sandália.. até seus pertences. As palavras escritas ou faladas de um Guru também são carregadas de Energia Divina, é por isso que quando lemos entramos no estado meditativo ou como disseram “estado búdico”. Dizem que a leitura, ou melhor, a contemplação das escrituras sagradas também pode despertar a kundalini, mas não é qualquer… Read more »

Bono
Bono
31 julho de 2007 8:47 pm

Eu li um livro do Osho em que ele disse algumas coisas sobre Kundalini, mas não consegui achar em que parte do livro está, mas o que basicamente ele diz é que se voce tiver uma idéia na mente vai achar as “provas” de que sua idéia é verdadeira, independente doque for. A mente funciona primeiro com um hipótese depois encontra sempre as “provas”. Ele contou que uma pessoa foi a ele e disse que sentia os sete chakras, mas aí ele disse: “Você não sabia que na verdade existem 12 chackras?” Seis meses depois a pessoa voltou até ele… Read more »

Anônimo
Anônimo
31 julho de 2007 6:26 pm

dexa a kundanili dorminhoca em paz sô naum mexe em time que ta mais o menos bom para cum isso dexa diço naum adanta reclamar depois olha so o pescoço da girafa

Felipe
Felipe
31 julho de 2007 5:28 pm

A Kundaliní é uma energia evolucionária biológica, adormecida em todos e disponível para quem quiser despertá-la. Isso inclui pessoas de boa e má índole… O Yoga (masculino, Acid:-) é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi, que é o fenômeno de ‘iluminação’ quando a kundaliní atinge i Sahásrara Chakra, no alto da cabeça. No entanto perceba: o sistema é perfeito; não permite que esta ‘iluminação’ ocorra sem uma grande purificação dos veículos corporais: físico, emocional, mental. Se tiver elementos nocivos no corpo (tais como carnes, alcool ou drogas) E/OU Tiver traumas e descontroles emocionais, E/OU Manter a mente impura… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 julho de 2007 3:33 pm

Taí uma coisa sobre a qual eu queria captar a opinião de vcs. Porque eu encaro a Kundalini como uma coisa biológica, uma energia Divina, mas não Divina no sentido de “boa”, mas uma energia como o prana, acessível a quem estimulá-la. Algo como a “Força”, que pode ser usada para o bem ou para o mal. Mas existe a idéia, na Yoga (como vimos no post) que a Kundalini só desperta quando nos voltamos pra Deus, pro Divino, para as boas atitudes (mesmo que não acredite em Deus). Seria uma espécie de salvaguarda divina pra não dar asas a… Read more »

BrnLng
BrnLng
31 julho de 2007 3:05 pm

“Há muitas maneiras de despertar a Kundalini (…) nos mostra que a coisa pode ser muito mais natural (e distanciada das “boas práticas”) do que se pensa.”

Há dois tipos de “despertar” aqui: o despertar da Kundalini – q pode ser despertada sem boas práticas – e o Despertar da Alma (Nirvana…) no qual talvez apenas a boa prática se aplique. ; ]

Anônimo
Anônimo
28 julho de 2007 7:38 pm

cara vc naum escreve nada interessante so copia se algem discordar vc mete bronca e vem dar liçao de kundali para kum iço namé

xoxo
xoxo
27 julho de 2007 9:17 pm

NAMASTÊ

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 julho de 2007 6:40 pm

Droga, é verdade, Bono! Eu mesmo escrevo os posts e esqueço tudo hahahahaha
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/07/satori.html

Quanto a frase, acho que ela já fala da mente, quando diz “ponte”. É uma parábola comparando o mundo com o rio e a ponte com a mente.

Bono
Bono
27 julho de 2007 5:05 pm

Essa “subida” seguida de uma “caída” seria oque se chama de “kensho”, um breve vislumbre da iluminação espiritual, não é? Já “satori” seria a iluminação permanente, ou a subida da kundalini permanente.

No post sobre satori tem uma frase assim: “Não é o rio, mas a ponte que se move”
(Koan Zen)
Mas o mais correto não seria, “Não é o rio nem a ponte, mas a mente que se move” ?

Bindi
Bindi
27 julho de 2007 3:07 pm

Talvez as células de quem está para falecer tenham algum cheiro próprio (resultado da progressiva desintegração) que o super-faro felino e canino consegue detectar. Li certa vez uma história sobre Freud, que faleceu de um terrível câncer na face, e seu adorado cão Yofi. Quando já estava para morrer, Freud pediu para trazerem o cão ao quarto, mas o mesmo não quis cruzar a soleira da porta…a muito custo entrou, e mesmo assim não quis se aproximar do dono,foi para um canto afastado do quarto e ficou lá deitado. Para alguns espiritualistas os animais podem ver espíritos desencarnados…A falecida médium… Read more »

maute
maute
27 julho de 2007 8:55 am

(Off Topic)

Essa do gato premonitor foi boa mesmo… merece um post Acid.

Elizete Lee
Elizete Lee
25 julho de 2007 4:37 pm

Certa vez uma amiga me convidou para participar de um ritual onde se bebia chás alucinógeos. Eu a principio, fiquei com vontade de ir, mas analisando melhor senti que não era o caminho que necessitava. Obrigada pelo post tão esclarecedor.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.