FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL… RELOADED

– O vazio absoluto existe em alguma parte no espaço universal?
– Não, nada é vazio. O que imaginais como vazio é ocupado por uma matéria que escapa aos vossos sentidos e aos vossos instrumentos.

Questão 36 do Livro dos Espíritos

Fluido Cósmico Universal” (FCU) foi o nome dado pelos espíritos ao fluido elementar imponderável que serve como intermediário entre o Espírito e a Matéria, que funciona como uma “veste” para o princípio inteligente do Espírito e permite a adesão das partículas de matéria e apresenta inúmeras combinações que são observadas como campo eletromagnético e como fluido vital, sendo ainda o princípio da matéria como a conhecemos.

Nas questões 17 a 36 do Livro dos Espíritos, os espíritos codificadores tratam deste assunto: “Esse fluido universal, primitivo, ou elementar, sendo o agente que o Espírito utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de dispersão e nunca adquiriria as propriedades que a força da gravidade lhe dá”. Dizem ainda que os sabores, os odores, as cores, e os sons não passam de modificações de uma única molécula primitiva, acrescentando que “aquilo que chamais molécula ainda está longe da molécula elementar”. Assim como a matéria visível se combina para formar o opaco e o transparente, também o FCU forma “a matéria etérea e sutil, que é imponderável para vós, mas nem por isso deixa de ser o princípio de vossa matéria pesada”.

“É o que se deve entender quando dizemos que tudo está em tudo“.

Questão 33 de O Livro dos Espíritos

Comparando com os conceitos da Física, poderíamos associar o FCU ao éter, ao campo, ao espaço e à energia. Entretanto, esses conceitos da ciência são limitados, porque só são válidos no contexto particular ou teoria em que são mencionados. Por outro lado, os conceitos da Física têm variado com o passar do tempo. Por exemplo:

  • O conceito de campo teve diferentes significados dados por Mach, Maxwell, e Einstein. Na física clássica do século XIX, o campo só existia no interior dos corpos materiais, sendo um conceito auxiliar. Na virada do século XX, verificou-se que os fenômenos de interferência e propagação da luz podiam ser melhor explicados se considerássemos a luz se propagando num campo capaz de existir também no espaço vazio, o que implicava na existência do éter como um espaço em repouso absoluto. Mas a Teoria da Relatividade Especial tornou insustentável a hipótese de um éter em repouso. O campo passou então a ser um elemento irredutível da descrição física, tendo sido necessário renunciar à idéia de que o campo eletromagnético deva ser considerado como um estado de um substrato material. Hoje, com a teoria do campo quântico, a palavra campo representa algo bem diverso do seu significado inicial, possuindo propriedades mecânico-quânticas e partículas associadas.
  • A palavra fluido também variou muito desde a época de Kardec, quando o éter era pensado como um fluido em repouso. Hoje, em Física, a palavra fluido é um nome associado apenas a substâncias materiais como os gases e os líquidos, indicando a possibilidade de movimento relativo interno.
  • Mesmo o conceito de espaço mudou com a teoria da Relatividade Especial, passando a ser um contínuo quadridimensional onde tempo e espaço passaram a ser equivalentes, e depois mudou com a Teoria da Relatividade Geral, pois foi dotado de curvatura, que depende da quantidade de matéria presente. Na atualidade, já foi detectado o arrastamento da estrutura do espaço próximo de buracos negros, deixando o espaço assim de ser considerado como tendo existência independente, ou de ser apenas uma entidade matemática, para ter uma existência objetiva, solidária com a matéria. Mas, diferentemente dos físicos relativistas, os físicos de partículas vêm o espaço-tempo como um cenário de fundo fixo no qual os grávitons (partículas do campo gravitacional) e outros quanta (como os fótons do campo eletromagnético) podem interagir e se propagar. Para os físicos que estudam a teoria das cordas supersimétricas (hoje denominado “Teoria M“) o espaço-tempo deve ter pelo menos onze dimensões, sendo essas dimensões extras “invisíveis” porque elas se enrolam em círculos muito pequenos, do tamanho do comprimento de Planck (10-35 m!).

E assim foram mudando os conceitos da Física, ao sabor das descobertas, dos avanços tecnológicos que permitiam novos modelos de análise e experimentações. São “Teorias” justamente por não terem uma comprovação definitiva e irrefutável, que as torne “Lei”. E por isso mudam, como agora:

buraco negro

Espaço-tempo pode ser fluido

Físicos sugerem que o tempo-espaço pode ter estrutura molecular, ao contrário do que Einstein supôs

A edição deste mês de Scientific American Brasil traz estudos que indicam que o tempo-espaço pode se comportar como um fluido, ao contrário do que Albert Einstein afirmava.

A matéria de capa Propagação nos buracos negros, assinada pelos físicos Theodore A. Jacobson (Universidade de Maryland, EUA) e Renaud Parentani (Universidade de Paris-Sud, França), descreve simulações com ondas sonoras em meios fluidos, sugerindo que o espaço-tempo pode ter estrutura vagamente semelhante ao éter da física pré-relativista.

Os pesquisadores contam que, quando Albert Einstein propôs a teoria da relatividade em 1905, rejeitou a idéia, comum no século XIX, de que a luz resultava de vibrações em um meio hipotético chamado “éter”. Em vez disso, argumentou que as ondas de luz podem viajar no vácuo sem apoio de nenhum material. Contudo, as simulações com ondas sonoras em fluidos – que se comportam de maneira similar à luz no espaço – vêm indicando que o próprio espaço-tempo pode ter uma estrutura molecular.

“Nosso trabalho sugere que o espaço-tempo pode ser granular e ter um sistema de referência preferencial, que se manifesta em pequena escala”, afirmam os pesquisadores.

Referência:
O Fluido Cósmico Universal (artigo de Paulo Antonio Ferreira, que serviu de base para este)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
TP
TP
15 janeiro de 2006 11:21 pm

Sintonia é sintonia… eu estava vendo estas fotos à pouco! 😉
Abraço!

TP
TP
15 janeiro de 2006 4:26 pm

A faltou dizer o principal: Estudo esta doutrina a um longo tempo e nunca li e suas obras básicas nenhuma afirmação impondo que determinado conceito é ponderável pela ciência. Mas sim que um dia a ciência seria capaz de ponderar muitos dos pressupostos e afirmações espíritas. Como nos exemplos citados no comentário acima, mais um exemplo seriam os “sinais não locais” (que viajam a cima da velocidade da luz). Este é um dos principais pressupostos espíritas desde o século XIX. Hoje este conceito tem total respaldo na física quântica. Como disse é uma questão de tempo. E Pouco importa a… Read more »

TP
TP
15 janeiro de 2006 4:03 pm

Olá Luiz! Parabéns pela clareza das idéias e pela bela e sintética explanação sobre a teoria científica. Não sou eu quem escreve este blog porém gostaria de opinar sobre teu questionamento: “mas onde diabos estão os resultados ponderávais propalados pelo espirtismo?” Acredito que para perguntar isto tu já deves ter ido à fonte (Livro dos espíritos /Kardec) para tentar encontrar a resposta. Este livro é a base filosófica da doutrina espírita. Realmente as tentativas de correlacionar conhecimentos científicos de vanguarda com conceitos espíritas normalmente são apenas conjecturas. Tentando traduzir para nós mesmos significados práticos de conceitos e idéias que até… Read more »

TP
TP
14 janeiro de 2006 6:01 pm

Muito bom Acid! É impressionante como até hoje a ciência oficial não conseguiu refutar nenhum ponto da codificação espirita. Pelo contrário, cada vez mais ela se aproxima do que os espíritos codificadores deixaram registrado a quase 1 século e meio. Palavras tiveram seu sentido alterado, teorias nasceram e morreram, e a codificação continua firme e atual. Isto me deixa muito feliz pois comprova de que este pentateuco (principalmente o primeiro livro) é realmente precioso como conhecimento para a humanidade. Se revelando e se afirmando cada vez mais como o consolador prometido há 2000 anos atrás. Sem dismerecer nenhum outro conhecimento… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 janeiro de 2006 6:25 pm

waking onion.

Tiago Poeta
Tiago Poeta
17 janeiro de 2006 1:12 pm

Sem dúvida o conhecimento construido cientificamente é importante. Mas precisamos antes da filosofia, pois a ciência precisa saber o que buscar. Ninguém encontra o que não procura, então antes de procurar é importante que se acredite no que se procura. Como diz o texto acima, o resultado do genoma humano foi totalmente desanimador para os céticos/materialistas. É comprovado que a complexidade da vida não pode ser explicada pela genética. Os gens apenas possuiem receitas de ingredientes e de como se fazer proteínas. UM PÉ DE MILHO TEM A MESMA COMPLEXIDADE GENÉTICA QUE A DE UM SER HUMANO PENSANTE. O espiritualismo… Read more »

waking onion
waking onion
17 janeiro de 2006 12:38 pm

Estou deliciado com o desafio metafísico que o Luiz fez.

Vc foi ao limite da lógica, e sentou em cima dele.

É impossível PROVAR que vc está errado.

Chegamos ao nosso limite?

waking onion
waking onion
17 janeiro de 2006 12:31 pm

Sim, Fiat Lux, concordo com entendimento de que o Fluido Cósmico Universal possa ser, na minha maneira simples de entender, algo vivo, inteligente e que se desenvolve conjuntamente às outra vidas inteligentes. E me pareceu interessante a ligação que fez do FCU com a distribuição do conhecimento, na humanidade. Não entendi como, mas responde várias dúvidas. Desejo-lhe perseverança no seu caminho de união do mundo real e espiritual, algo um tanto amedrontador para mim. Li Viagem a Ixtlan, Carlos Castenheda, e entendi um pouco mais sobre este limite. Tem algo a haver com o aceitar incondicionalmente o tudo. O Samir… Read more »

Titanico
Titanico
17 janeiro de 2006 12:29 pm

Fala Luiz…
Agora vc pegou pesado!!!
“Mas tudo o que tem resposta, só a tem pela ciência!”

Parem o trem que eu quero descer!!!

Desculpe a brincadeira… abraço…

Luiz H. M. Arthury
Luiz H. M. Arthury
17 janeiro de 2006 12:10 pm

Dizer que nossa limitação referente à porção do espectro que observamos da Natureza é prova do quanto a Realidade não pode ser captada por nossos sentido, que portanto não podemos descrever o Real, é se resignar com o fato de não poder haver uma realidade objetiva. E, se não existe uma, também todo e qualquer ponto de vista perderá sua validade em uma discussão pretendemente coerente. Sendo assim, realmente percebe-se a inutilidade de se compreender, via sentidos, a Natureza que nos cerca. O que nos sobra? Uma chuva de subjetivismos, um atoleiro filosófico onde qualquer tipo de crença (lembram do… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
17 janeiro de 2006 11:54 am

Waking Onion, Eu acredito q o Fluido Cósmico é um manancial etéreo que abrange a conciência universal e parto da minha crença de q os nossos pensamentos individuais são energias q vão acrescentando e interagindo a esse reservatório, formando uma diversidade de egrégoras, o q para mim justifica q qdo uma pessoa tem uma idéia aqui no Brasil e a outra a mesma idéia no Japão, elas simplesmente compartilham desse reservatório e é aí q se encontrariam as respostas p/ a telepatia, sincronicidade, e o acerto das palavras cruzadas no dia posterior a publicação. PARA MIM é uma explicação coerente.… Read more »

Basic14
Basic14
16 janeiro de 2006 8:55 pm

Por que as certezas são tão preciosas?

Tiago Poeta
Tiago Poeta
16 janeiro de 2006 6:06 pm

Luiz se tu te baseias nos sentidos para descrever o que é real… estais indo num caminho bem estreito, e falo do ponto de vista estritamente científico. É banal o conhecimento de que o homem só enxerga do vermelho ao violeta. E isso é apenas uma insignificante gotinha num oceano de ondas eletro magnéticas. Só ouve uma INFIMA parte das ondas mecanicas… E assim são todos os outros sentidos. Além do mais, comprovado atráves de tomografia computadorizada, que: Ação de ver um objeto e pensar neste objeto, ativa exatamente as mesmas áreas do cérebro. Ou seja ver e imaginar tem… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
16 janeiro de 2006 7:33 pm

Todas as opiniões que há sobre a Natureza
Nunca fizeram crescer uma erva ou nascer uma flor.
Toda a sabedoria a respeito das cousas
Nunca foi cousa em que pudesse pegar como nas cousas;
Se a ciência quer ser verdadeira,
Que ciência mais verdadeira que a das cousas sem ciência?

Fecho os olhos e a terra dura sobre que me deito
Tem uma realidade tão real que até as minhas costas a sentem.
Não preciso de raciocínio onde tenho espáduas.

Fernando Pessoa – Todas as opiniões

Tiago Poeta
Tiago Poeta
16 janeiro de 2006 6:15 pm

Mas Luiz, eu também duvido que a solução esteja fora da razão.

Agora me explique você:
Como uma explosão não importa de qual substancia, poderia gerar um cérebro humano?

Quero o calculo: Quanta explosões são necessárias e quanto tempo após elas é necessário, para que o resultado seja um cerebro humano vivo e pensante?

Anônimo
Anônimo
16 janeiro de 2006 6:24 pm

Sim Luiz, você respondeu sua retórica, mas não a entendeu. O que me impressiona demais é a capacidade que temos de agregar conhecimentos e torna-lo parte de nosso raciocínio. E nosso intelecto é treinável e crescente, creio. Da mesma maneira que os nossos sentidos nos trazem o ambiente, ou suas ações modificadoras/sensibilizadoras, temos que compreende-las senão elas não “existem”. E isto mostra que podem existir outros meios de intragir com o meio, que simplesmente não sabemos como funciona. É como ter um PC de alto rendimento sem sistema operacional. Você já ouviu falar que os índios brasileiros não viram as… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
17 janeiro de 2006 12:48 pm

Entendi o que Luiz quis dizer como “o que PODE ser respondido, de forma satisfatória e verificável tanto aqui quanto na China, é respondido pela ciência”.

Até porque, como Buda já tinha dito, “A vida nao é uma pergunta a ser respondida… É um mistério a ser vivido.”

Mas, se preferirem a opinião embasada de um cientista, vejamos o que diz o pai da física quântica:

“A ciência é incapaz de resolver os mistérios finais da natureza, porque nós somos parte da natureza e, portanto, do mistério que tentamos resolver.”
(Max Planck)

Samir
Samir
17 janeiro de 2006 12:52 pm

Luiz, vamos ser razoaveis, nem os cientistas mais eminentes já não andam tão céticos assim. Aliás voce disse que também não o é, mais parte da premissa que só existe o que voce percebe através dos cinco sentidos. Desta forma o que pode ser captado fora destes dito cinco sentidos é pura alucinação? Quando digo por exemplo que a matéria não existe originariamente não estou querendo dizer com isso que ela não se manifeste, qualquer pequeno estudo sobre a física, chegaremos a conclusão que a matéria não é esta coisa solida que nós pensamos ser e o espaço entre as… Read more »

Titanico
Titanico
22 fevereiro de 2006 11:31 pm

Ah, o Espiritismo não deve ser “imposto”, mas sim “exposto”…

Titanico
Titanico
22 fevereiro de 2006 11:29 pm

Fala Eder Gomes, beleza?

Muito bom mesmo o seu comentário!!!
O Espiritismo em si não é uma ciência (embora tenha elementos dela e possa se tornar em breve, como já vem acontecendo), mas foi CODIFICADO de forma científica: métodos de desenvolvimento, disposição dos livros e sequência de conceitos, etc.

Até porque, impossível seria fechar toda a Doutrina em apenas uma encarnação… a Doutrina está sendo “aumentada” aos poucos… isso sim é positivo…

Grande abraço…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 fevereiro de 2006 10:20 pm

Na verdade, na verdade, E=mc² tem uma aplicação bem prática, visível e mortal.

Eder Gomes
Eder Gomes
22 fevereiro de 2006 5:52 pm

Agradou-me o alto nível do debate, principalmente pela maturidade intelectual dos participantes, pessoas de mentes abertas, aptas a analisar tudo que lhes chega ao conhecimento, independentemente da fonte. Quando Kardec diz ser a doutrina uma ciência, penso que não está se referindo às explicações e teorias dadas pelos Espíritos comunicantes sobre os mais diversos temas, pois do mesmo jeito que nós, também podem se enganar. Penso que ele estava se referindo aos métodos pelos quais os fenômenos que interessam a doutrina devem ser analisados e estudados: analítico, indutivo e experimental (se possível). Toda ciência tem um objeto, qual seria o… Read more »

Samir Shaolin
Samir Shaolin
18 janeiro de 2006 5:02 pm

É que talvez estas pessoas pensam que apenas criticando tudo conseguirão melhorar. A crítica somente diz o que está errado ou desagradando, não ajuda a melhorar. É preciso compreender que quando se faz uma critica ou comentário maldoso a respeito de uma pessoa, certamente está julgando apenas o comportamento desta. Se queremos ajudar realmente a transformar o mundo para um lugar melhor se faz necessário ouvir o outro e compreender o que lhe aflige, jamais confundindo a Identidade do Ser com o seu comportamento. Então fazemos um “sanduiche”: Primeiro enfatizamos algo positivo sobre a identidade do ser como por exemplo:… Read more »

Zagallo
Zagallo
18 janeiro de 2006 4:23 pm

Obrigado Samir vc entendeu o que quis dizer. Semrpe me questiono que existe muito fanatismo em quase tudo, até na ciência!!! A ciência agora resolve tudo, responde tudo!!! E quando percebemos que não resolve muita coisa caímos na descrença. Precisamos ponderar acerca de tudo. Em última instância, até o momento, nosso elo de ligação não é o corpo, a matéria e sim a mente mas como ea por si só já é “um mistério a ser vivido” prossigamos na caminhada rumo a construção de uma vida e vidas melhores. Retomando o que vc disse Samir sobre nosso corpo ser composto… Read more »

Samir
Samir
18 janeiro de 2006 9:08 am

Zagallo, Voce acertou em cheio no seu questionamento sobre o por que que uma vacina funciona em uma pessoa e em outra não e assim acontece com os outros remédios, devido ao estado mental dos envolvidos: médico/enfermeiros/fabricantes/farmaceuticos/pacientes. No final das contas Deus (ou o dr. cura natural) cura e o médico lucra. O estado mental é contagiante, experimente ficar perto de uma pessoa triste o dia inteiro pra ver o que acontece, a não ser que você a contagie com sua alegria, voce próprio manifestará tristeza. Qualquer reflexo interior da mente refletirá no exterior. Decida durante 3 dias que vai… Read more »

Zagallo
Zagallo
18 janeiro de 2006 1:15 am

Não nego a ciência, por favor. Boa parte de meu conforto vem dela, mas boa parte de minha doenças (seja lá meu poder mental) também !!! Só acho que tanto a ciência quanto o misticismo poderiam vir com a seguinte mensagem: “Use com sabedoria!!!”

Zagallo
Zagallo
18 janeiro de 2006 1:12 am

Aliás pela ciÊncia o que é Lei e o que é Teoria?… Leis dá pra contar na palma das mãs.. já teorias. Não existe certeza. O que existe é a análise objetiva das subjetivas em que vivemos. por isso uma pesquisa hoje pode ser negada mais pra frente. a ciência procura padrões, mas o que é padronizado no mundo? Por mais que o sistema biológico meu e seu seja parecido (muitíssimo próximo) por que uma vacina funciona em mim e em vc não? A ciência é útil pois os grandes pintores a utilizaram pra criarem seus quadros… mas e a… Read more »

Luiz H. M. Arthury
Luiz H. M. Arthury
17 janeiro de 2006 10:45 pm

Estamos falando a mesma língua! Embora olhe muito de soslaio para muito do que foi dito aqui, não quero encontrar esforços para contradizer o que eu mesmo não estou longe de pensar. Abraço a todos, e continuaremos…

Samir
Samir
17 janeiro de 2006 1:23 pm

Quando digo que tudo é projeção da mente, logo alguns refutam esta idéia veementemente. Mas pense bem o que lhe trouxe até o computador e a este blog? Será que foram suas pernas que de uma forma rebelde lutou contra sua mente quando esta dizia não quero ir, mas as pernas arrastou a mente e trouxe até aqui. Pobre de nós dominados pela matéria que nem tem vida em si mesma, quanto mais inteligência, soa como disparate que a matéria sem vida e inteligência possa ter criado algo tão complexo como o corpo humano por exemplo.

Tiago Poeta
Tiago Poeta
17 janeiro de 2006 12:57 pm

FORA DA CIÊNCIA NÃO HÁ SALVAÇÃO???? Citação do falecido bioquímico e ATEÍSTA escritor Dr. Isaac Asimov: “No homem está um cérebro de três libras que, até onde nós sabemos, é o mais complexo e ordenado arranjo de matéria no universo.” “Com certeza, é verdadeiro que uma máquina cuidadosamente feita por um artífice reflete a existência de seu criador. Seria tolo sugerir que o tempo e o acaso poderiam montar um computador ou um forno de microondas, ou que as partes individuais pudessem por si mesmas se transformar nesses complexos mecanismos graças às propriedades físicas da matéria. Ainda assim, a vida… Read more »

Luiz H. M. Arthury
Luiz H. M. Arthury
16 janeiro de 2006 5:54 pm

P.S.: Vida é um sistema autodissipativo, porém autopoiético, constituido basicamente de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Porquê não conseguimos vida batendo estes ingredientes no liquidificador? Mais cedo ou mais tarde (embora também acredite que seja mais tarde) descobriremos, com a biologia molecular e com a física molecular (ou mesmo quântica!). Garanto, por todas as piores torturas que alguém possa inventivamente me fazer, que este conhecimento não virá através de uma sessão de meditação esotérica. Somente a razão (por mais falha que ela possa ser!) poderá nos guiar neste caminho.

Luiz H. M. Arthury
Luiz H. M. Arthury
16 janeiro de 2006 5:47 pm

.
Mas nosssos sentidos são enganados com nossa inaptidão interpretativa dos efeitos externos sensibilizadores. Mas o quê trouxeram estes efeitos ao nosso intelecto? Os nossos sentidos!!!

Samir
Samir
16 janeiro de 2006 1:59 pm

Embora exista centenas de pesquisas que levam os cientistas à conclusão que a Vida existe independentemente da vida, ainda estão um pouco amarrados pela idéia de que a matéria tem existencia real, por isso eles não consenguem ainda estabelecer definitivamente onde está a consciência. Essencialmente, essa teoria afirma que a mente e a matéria existem separadamente, mas de forma interdependente. Mas esta conclusão dos cientistas ainda não é satisfatoria para a filosofia da Imagem Verdadeira, isto é a filosofia que prega que só existe Deus e a perfeição emanda dEle, e se Este é Espirito (por falta de um termo… Read more »

waking onion
waking onion
16 janeiro de 2006 1:23 pm

Sim, concordo com vc, Samir.

É interessante perceber que os ditos cientístas são, antes de tudo, pessoas inteligentes e com percepções além da média, como se pudessem “pescar” ligações e correlações diretamente do ar.

E como o passar do tempo passam a “desligar” o canal perceptivo e passam a se ater aos “Materiais e Métodos”, como se a exarcebação da lógica fosse a finalidade, ao invés do conhecimento.

Por outro lado não creio que a Ciência vai dar o braço a torcer que o conhecimento é coletivo.

O que seria da indústria das patentes???

Fiat Lux
Fiat Lux
16 janeiro de 2006 1:16 pm

Samir, os cientistas concluiram q a consciência está onde, senão no cérebro?
Eu me lembro de ter ouvido alguma referência sobre esse assunto, mas não me recordo onde e nem como eles chegaram a essa conclusão, vc poderia refrescar a minha memória?

Samir
Samir
16 janeiro de 2006 12:15 pm

Acho que a ciência se aproxima a cada dia para concluir que o ser humano material é simples projeção da mente. Recentemente um grupo de cientistas concluiram que a consciência não está no cerébro. E isto esta de acordo com os segmentos filosoficos que afirmam ser o cerébro apenas o receptor, assim como o cantor não está dentro do rádio, o Homem Verdadeiro também não está “dentro” do homem material. Se mudarmos a nossa visão de que o homem é um ser limitado cercado por limites do mundo fenomênico, para compreensão de que podemos criar tudo de acordo com a… Read more »

waking onion
waking onion
16 janeiro de 2006 10:40 am

É interessante quando percebemos que a palavra ciência cresceu é agora tem um sentido substancial, Ciência. Se a Ciência comprova é verdade. As regras de comprovação científica tornaram-se regras para se convencer a sociedade, e se não é científico não é irrefutável. Repetibilidade, parâmetros e citações bibliográficas são os dogmas da Ciência e sem isto nada é científico. Entenderam? A Ciência não é “contra” o espiritismo, mas ela é limitada pela sua própria origem. O encontro das vertentes de conhecimento, física e etérea, simplesmente não é possível. Não é inteligente, nem útil, tentar encaixotar a paixão para que possamos entende-la.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 janeiro de 2006 1:44 am

Nada a ver, mas eu tava procurando algum texto que falasse o que eu ouvi no programa Linha Direta sobre Dr. Fritz/José Arigó, que dizia que técnicos da NASA analisaram os diagnósticos de doenças que o Dr. Fritz detectava só olhando para as pessoas, e compararam com um diagnóstico clínico posterior, e em 80% dos casos bateu perfeitamente. Não achei, mas encontrei um texto interessante sobre operações mediúnicas:

http://orbita.starmedia.com/inexp/ParanOperacao.htm

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 janeiro de 2006 1:30 am

Olá Luiz!! Bem-vindo, e obrigado por nos proporcionar esse resumo dos avanços da ciência ao longo dos séculos (adorei!). Bem, já que vc pediu uma opinião, vou ser bem sincero: Kardec batalhou para que o espiritismo fosse uma ciência, uma religião e uma filosofia de vida, por isso desenvolveu esses três ramos. O ramo mais prejudicado com o passar dos anos foi o científico, e um dos motivos foi explicado pelos espíritos neste mesmo capítulo que linkei no post: “Vossas controvérsias surgem quase sempre do que não compreendeis sobre as palavras que usais, porque vossa linguagem é incompleta para as… Read more »

Titanico
Titanico
15 janeiro de 2006 11:07 pm

Só pra constar em como as variações do Fluido Cósmico Universal podem ser lindas em nosso Universo, vejam o link abaixo:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI828187-EI301,00.html

Luiz H. M. Arthury
Luiz H. M. Arthury
15 janeiro de 2006 1:16 pm

Não sei quem escreve este blog, mas gostaria primeramente de parabenizá-lo. Não exatamente porque concorde com muito do que esteja aqui, mas porque pelo que eu vi até agora demonstra que não vomitas, como muitíssimos outros, conceitos científicos fora de contexto, errôneos e, muitos outros, pseudocientíficos. Por certo visitarei outras vezes este endereço. Só gostaria de frisar algo que me parece ser ignorado (não extamente por você, mas pelo conteúdo de muitos tópicos) e, principalmente, finalizar com uma pergunta que gostaria que respondestes. Tentarei ser breve, mas não tornar as coisas breves. Os conceitos de Ciência mais bem aceitos nos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 janeiro de 2006 4:29 am

Talvez até tenha, Bruno, mas oficialmente acho que ainda não há relação.

Quanto aos bonequinhos, após deliberar com minha assessoria de marketing, chegamos a três possíveis versões: um garage kit de luxo tamanho gigante, um boneco articulado com roupa de batalha contra as forças do mal, e outra um boneco de auto-ajuda, que recita frases como “não há colher”, “Acredite em você mesmo e no seu coração” e “PONTO!”

Valeu pelas correções, Poeta!

Bruno H.
Bruno H.
14 janeiro de 2006 9:25 pm

Isto não tem haver com a tal matéria escura?
Ou pirei?

(Ácid, você ia faturar mó nota, vendendo bonequinhos seus…)

Samir
Samir
16 janeiro de 2006 2:02 pm

contudo a mente que projeta a doença também não tem existencia verdadeira. Sobrando somente a Mente.

Fiat Lux
Fiat Lux
16 janeiro de 2006 2:10 pm

Samir,
Confesso q para mim é meio complicado compreender tudo isso da maneira q gostaria, mas essas conclusões q vc fala não estariam ligadas aos estudos q alguns cientistas fazem das Experiências de Quase Morte?

Samir
Samir
16 janeiro de 2006 3:14 pm

Fiat Lux, para podermos compreender determinadas teorias filosóficas se faz necessario livrarmo-nos do apego (ou ansiedade) de querer aprender, isto porque não é possível compreender com a mente superficial algo que está acima da compreensão desta, seria comparado por exemplo com a impossibilidade de se colocar toda a cidade de São Paulo dentro do morumbi. Então para você compreender tal teoria é melhor ligar-se à Grande Vida através da meditação, então ao invés de ir colocando as coisas em sua mente, passará a jorrar a Verdade que lhe é inerente. E sobre as experiências de quase morte estudas por vários… Read more »

Samir
Samir
16 janeiro de 2006 5:31 pm

“Tudo o que sei é que sou algo vivo, que se mexe, que pensa, que possui alguns sentidos. E tudo o que posso saber me vem por estes sentidos”

Em primeiro lugar não é necessário ser um neurofisiologista para compreender a mente. Em segundo lugar o fato de acreditar somente nos seus sentidos físicos, não prova absolutamente nada, pois os mesmos podem ser enganados a todo o momento. Em terceiro o que é a vida? onde ela está? será que cortando-se em pedacinhos o corpo humano poderemos encontra-la?

waking onion.
waking onion.
16 janeiro de 2006 5:17 pm

Aliás, Luiz.

Luiz H. M. Arthury
Luiz H. M. Arthury
16 janeiro de 2006 4:51 pm

Meus colegas guerreios: “…ainda estão (os cientistas) um pouco amarrados pela idéia de que a matéria tem existencia real, por isso eles não consenguem ainda estabelecer definitivamente onde está a consciência”. Ao ler isto, a primeira coisa que vem à cabeça (ainda acho que tudo o que diz respeito às idéias está aqui) é que Samir detém um conhecimento maior que a totalidade dos neurofisiologistas mundo afora. Como podemos saber isto, Samir? Podemos sequer definir objetivamente o que é consciência? “Existência real”? Sabe qual é a forma de raciocínio mais humilde que existe (por favor me complete se não concordares)?… Read more »

waking onion
waking onion
16 janeiro de 2006 5:15 pm

Concordo com vc, anônimo, mas somente dentro do seu raciocínio.

O seu pensamento é tão perfeito que se torna falho, por não admitir erros e ignorância.

Exatamente por não poder contradizer a Ciência, a ciência de um fato se torna inexistente.

Waking onion
Waking onion
16 janeiro de 2006 4:30 pm

Sim, é sempre mágico descubrir como nossa mente é poderosa, ela “pensa” por sí. E é angustiante nos colocarmos em dúvida, nos debatermos com idéias que concordamos e discordamos simultaneamente. A meditação, Fiat Lux, ordena este dilúvio de informações, mas não seleciona entre certo e errado. Por outro lado, aquilo que parece complicar faz parte também do conhecimento, mas momentaneamente não se encaixa. Eu reforço capacidade que temos de telepatia intraespecial, e que recebemos informações que não são compreensíveis momentaneamente, mas que, sim, são todas verdadeiras. E entendo o que vc, Samir, diz como projeção da mente qualquer realidade amarrada,… Read more »

Titanico
Titanico
16 janeiro de 2006 4:07 pm

Não Acid, ainda não!!
Eu ia escrever outra coisa, mas é melhor não… depois mando pra lista…
Tenho alguns amigos lá…
Abraço…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 janeiro de 2006 4:01 pm

A situação ainda…?

Que houve? Vc foi feito refém enquanto escrevia? Não nos deixe preocupados!

Titanico
Titanico
16 janeiro de 2006 3:58 pm

Fala x-builder!
Valeu pela lembrança… aqui é um complexo penitenciário que tem 06(seis) unidades prisionais.
A tentativa de fuga seguida de rebelião foi no Centro de Detenção Provisória de Campinas, há uns 200 mestros de onde estou.
Pegaram 17 funcionários de refém, os quais foram agredidos.
Ainda não acabou… estamos esperando pra ver…

Desculpem o off-topic.

Abraço x-builder!
A situação ainda

x-builder
x-builder
16 janeiro de 2006 3:38 pm

Titânico vc ta como refém hj ai no seu trabalho? Fique sabendo que 17 agentes foram sequestrados em um presídio de SP.

Fiat Lux
Fiat Lux
16 janeiro de 2006 3:26 pm

Vc tem razão, Samir, minha ansiedade muitas vezes me faz fuçar, fuçar, fuçar e qdo vou ver, me deparo numa confusão mental q eu nem lembro de onde surgiram tantas informações.
A meditação já tem me mostrado q a Verdade é mais simples e q a minha mente é q complica, preciso me vigiar mais. Valeu.

Samir
Samir
16 janeiro de 2006 3:18 pm

Complementando. Isto não significa que você não precisa estudar, pesquisar e perguntar sobre estas questões, mas que para compreende-las profundamente voce terá de mergulhar em seu próprio ser, mesmo que eu lhe aponte o caminho a seguir, quem decide dar os passos é sempre você mesmo, daí a necessidade da meditação para ligar-se diretamente a Deus (ou Buda, Tao, Grande Vida).

Dagmar
Dagmar
14 janeiro de 2006 6:13 pm

Olá!
Hoje entrei pela primeira vez no seu site e me deliciei durante horas… obrigada por tudo que vc reuniu com clareza, contúedo, humor, bom senso… coisas raras reunidas em uma só pessoa nos dias de hoje…

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.