ESPANTA TUBARÕES

Fui curtir meu dia da criança no Shopping, jogando fliperama no Gamestation e vendo filme infantil, como qualquer puer aeternus que se preze, acompanhado por uma adulta. O filme foi O espanta tubarões. Não é um “clássico do verão” como Toy Story ou Procurando Nemo, está mais pra Formiguinha Z.

ESPANTA TUBARÕES

Achei interessante o modo de passar a mensagem subliminar de que os pais devem aceitar os filhos gays como eles são. De fato, o filme serve mais pra educar os pais do que os filhos. Fiquei levemente preocupado com a outra mensagem subliminar que ele passa, a dirigida aos afro-americanos, representados pelo peixe Oscar: seja feliz no gueto. O peixe vive infeliz no subúrbio, suspirando pela oportunidade de um dia chegar ao topo da cidade (que tem o nome de Recife!). Quando consegue, sente-se infeliz com a riqueza e acaba voltando ao subúrbio, se contentando em ser lavador de línguas de baleias (um serviço nojento e mal pago). A mensagem que me passou foi: garotos, não cobicem o que é dos brancos. Sejam felizes com seus raps nos guetos e limpando nossos utilitários.

Agora, pode-se também buscar um viés positivo nessa manipulação: grande parte da escalada da violência nos EUA (e no Brasil) provém do imenso abismo social que existe entre a classe média e a baixa (que está mais pra miserável, no Brasil). Tal disparate, alimentado por gerações e gerações de políticos (assim como a seca do Nordeste), gera uma natural revolta, que gera violência. Na mente dos jovens, se eles não podem ter aquele sapato caríssimo, vão pegá-lo à força do boyzinho que já o despreza, e que após isso o temerá e o detestará de morte, aumentando ainda mais o abismo. Isto posto, o filme pode ajudar a diminuir a violência ao incutir na mente das crianças que não é vergonhoso ser o que é, e que a felicidade não depende do ambiente, nem de pessoas, nem de bens materiais, e sim de se estar feliz consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Agora… é meio difícil ser feliz quando não se tem nem o que comer.

É isso… e de quebra o filme ainda mostra os efeitos da maconha no cérebro 😛

4 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lua Nua
Lua Nua
14 outubro de 2004 7:42 am

Uma vez li algo que falava que as favelas eram compostas, na sua maioria, pelos índios assassinados na época do descobrimento do Brasil, pois eram espíritos ainda em fase de adolescência e porque foram violados no seu estado primitivo, estariam vindo sem a maturidade espiritual necessária e por isso ajudando a formar esse imenso fosso entre eles e os que os deixaram nesse estado espiritual. Era para que a “cidade” ajudasse a “favela” como forma de resgate, mas essa por estar de costas é a que mais sofre essa imensa diferença social. Não sei se é verdade, mas prá mim… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 outubro de 2004 8:32 am

Mas temos que respeitar o direito da pessoa de acreditar no que quiser. Ser ateu é quase uma religião, já que se baseia em um dogma (Deus não existe). E neste blog procuro conversar com todas essas vertentes, sem preconceitos.

Roy Frenkiel
Roy Frenkiel
15 outubro de 2004 1:22 pm

Caro Saindo da Matrix e cara Daniele. Duas coisas. Não, eu não acredito em Deus, mas Bush acredita piamente que Deus o mandou para os diversos fins, sim justifica em Deus toda essa causa. Fui rabino por oito anos, ou seja, sei exatamente o que é justificar em Deus nossos próprios males, e isso não tem nada a ver com Deus. Mas, de que Deus vc está falando, caro autor? Do meu Deus ou do seu Deus? Dirá: do nosso. Que coisa, hem? Há muitos então? Sim, pois eu sei que no Coran (como eles dizem) o Deus não é… Read more »

Ði Ana
Ði Ana
15 outubro de 2004 3:59 pm

O que a solidão “real” não faz com as pessoas. (tsc tsc tsc) Para variar a saída é a agressão “virtual” dos seus pontos-de-vista que podem até mesmo ser certos e coerentes, mas tornam-se infundados pela forma como são “defendidos” – pela imposição. Há de ser notado, por bem ou por mal, em algum dos mundos. Típico de quem não deu uma maçã para o gnomo, ou viu uma fadinha na infância, ou mesmo adulto. Radical, penso como você e a parabenizo. Reiki tinha que ser disseminado e não segmentado por faixa salarial, poder aquisitivo, etc. Certa vez ouvi o… Read more »

Roy Frenkiel
Roy Frenkiel
15 outubro de 2004 1:29 pm

Mais uma vez, apenas para concluir um breve pensamento, em relação ao suplemento de Jesus em Darwin, Freud e Saramago, creio sim que não só são suplementos, mas estudos que o senhor provavelmente nem bem conhece, nem a um, nem a outro, nem ao criticado terceiro. Visão Materialista? Mostre-me algo que não é material, por favor, eu não conheço. Olha, deixa quieto. Na verdade, é uma perda de tempo discutir sobre isso. Sentimentos, emoções e projeções é tudo o que eu leio. E uma raiva do primitivismo contra seu contra-ponto. Até agora, nada mais prejudicou a humanidade do que o… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 outubro de 2004 2:03 pm

Caro Roy,

Eu creio que é normal discordar de uma opinião e também fazer críticas, mas parece-me que quem está afim de brigar é você.
Quem gerou a polêmica sobre o assunto foi você.
Pega leve cara. É apenas um blog, não um debate oral.
Paz!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 outubro de 2004 2:50 pm

Críticas elegantes sempre são bem-vindas. Por exemplo, numa análise mais racional do meu artigo, de fato notei que fui muito passional, quando deveria ter me concentrado mais nos meus argumentos do que na figura do Saramago (afinal, era a opinião dele). Pena que o último comentário tenha descambado pra sentimentos, emoções e projeções, que resvalam na pura e simples agressão.

RR
RR
15 outubro de 2004 5:30 pm

Olá Acid.

É complicado ser famoso, de vez em quando surge alguém querendo tumultuar. Um ex-rabino que se diz agnóstico? E ainda por cima arrogante e grosso. Não liga não. Já, já ele some.

Lúcia
Lúcia
18 outubro de 2004 12:28 am

Olá Acid, mto bom seu site filosófico. Andei olhando os links do instituto de ensino e vi q há um link do pró-vida, legal, eu faço curso lah, na verdade fiz o básico, repeti e parei. Vc tbm faz?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 outubro de 2004 12:59 am

Oi Lúcia. Moro em Recife e infelizmente não tem provida aqui… mas tem o CEPEC, que também é muito legal, e acredito que ambos compartilhem a mesma filosofia.

Roy Frenkiel
Roy Frenkiel
9 novembro de 2004 7:30 pm

Estimados amigos do SaindoDaMatrix,

Gostaria de me desculpar, se é que ainda é tempo, pelas críticas postadas há uns tempos atrás.
Recebi as críticas posteriores de ambos, o gerente do blog, e outras pessoas, e realmente concordo com o que foi dito.
Adoraria contribuir com mais comentários e farei isso, das próximas vezes, com mais cuidado.
Muito Obrigado, Desculpas,

Roy Frenkiel

Roy Frenkiel
Roy Frenkiel
9 novembro de 2004 7:36 pm

Também gostaria de adicionar (sempre me esqueço e depois volto), que de fato fui incoerente com meus argumentos, a ponto de haver pessoas, das mais diversas opiniões, provavelmente, como todo mundo, que atacaram meu ponto de vista (por motivos óbvios) sem me conhecer. Como eu também ataquei a todos sem conhecê-los, o erro foi meu. Apenas consto que eu vi e ainda vejo gnomos, recebo maçãs de fadinhas (ou será que o foi ao contrário), apenas adquiri um ponto de vista, justamente por ser um ex-rabino agnóstico, que não é bem visto, nem bem aceito aos olhos da maior parte… Read more »

livia da silva
livia da silva
27 fevereiro de 2005 10:11 pm

cara eu fico boba como gente como vc,que simplismente naum tem nada o que fazer decide montar um site para ser assim,sem conteudo nenhum chato e sem graça.Que pena ser um assunto serio,se naum eu iria morrer de rir com o que vc chama desite. ass.livia[uma pessoa que acha simplismente facinante mensagem subliminar].

daniela
daniela
15 outubro de 2004 6:57 am

Quanto a ser ateu convicto,este não é um posicionamento nem um pouco científico.Você até póde achar que ele não existe,mas a prova fica difícil.Não vejo nada em que se vangloriar em ser ateu convicto,sómente burrice.

Rafael Reinehr
Rafael Reinehr
14 outubro de 2004 11:07 pm

Amigo Acid!

Lembras do teu pôus sobre o Código da Bíblia?

Pois então: fiz uma citação deste teu texto na publicação de hoje do meu blógue.

Por respeito, não pude deixar de te avisar. Grande abraço! 😀

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 outubro de 2004 9:44 pm

Também torço por vc, Radical. Qualquer pessoa que precise localizar outras pessoas para fazer o bem ao próximo pode usar o blog à vontade. Tem também o quadro de avisos, pra quem tiver ministrando cursos, encontros, etc.

Radical Chic
Radical Chic
14 outubro de 2004 9:10 am

Acid, esse seu comentário a respeito de que “é difícil ser feliz sem ter o que comer”, me fez lembrar de uma coisa que li ontem. Vc já ouviu falar das pessoas que vivem de luz? Eles foram uma vez no Jô Soares, pra quem não conhece o site é esse: http://www.vivendodaluz.com/PT/articles/perguntas/index.html Olha só a solução deles para o problema da fome: “Em breve estaremos formando grupos de agentes humanitários que irão começar a vivenciar a experiência não alimentar nas comunidades mais carentes e miseráveis do mundo. Nosso objetivo é o de ajudar a acabar com a fome no mundo,… Read more »

Josephluiz
Josephluiz
14 outubro de 2004 10:03 am

Fiquei com vontade de ver o desenho rs rs. Desde que comecei a ler sobre mensagens subliminares eu assisto televisão tentando descobrir onde está escondido a mensagem… não consigo ver a MTV sem pensar nisso, e saber que umas das propagandas que passaram no intevalo da emissora tinha mensagem subliminar e foi proibida.

Quanto a fome… sem comentários né.

Abraços

Cláudio
Cláudio
14 outubro de 2004 10:41 am

Taí uma coisa que me deixa com um colônia de pulgas atrás da orelha: esse negócio de viver de luz. Eu vi a entrevista da moça no Jô (que por sinal foi super grosso – como sempre – com a entrevistada). Dei algumas pesquisadas sobre o assunto, mas continuei sem saber muito. Fica aqui a sugestão (tá… mais para um pedido) para que nosso bom e velho Acid, se tiver algo a respeito, que comente. Será que a Oráculo já até não mencionou algo do gênero? Sobre o filme… putz! Que droga, Acid! Vc me deixou com vontade de ver… Read more »

R^R
R^R
14 outubro de 2004 11:10 am

Li no link citado abaixo. Muito interessante!
A proposta para uma “Nova Terra”, e tudo o que se lê a respeito fala de expansão da consciência e o domínio da mente.
Talvez este grupo já tenha chegado ao ponto, só falta migrar. Mas acho que ainda vai demorar.
Ah! Esqueci quanto ao texto, abismos sociais também não existiram lá.
Estou pagando pra ver.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 outubro de 2004 11:42 am

Já tinha visto a entrevista. A mulher e o marido quase morreram sozinhos em casa, no processo de desintoxicação!! Achei que ela tratou o processo de forma leviana: as pessoas podem tentar isso em casa e acabar morrendo. Funcionou com ela e o marido, e pode funcionar com dezenas de outras pessoas, mas não é garantido funcionar com todo mundo! Outra coisa que ela recomenda é se alimentar de luz olhando diretamente pro sol. Jô até falou que dizer isso na TV é uma irresponsabilidade, pois vai causar danos na retina de quem for testar (e causa mesmo!) Agora, ela… Read more »

Roy Frenkiel
Roy Frenkiel
14 outubro de 2004 11:54 am

Bom, já que não encontrei outro espaço, vou escrever meu comentário aqui mesmo, referente à matéria no site Vida Nova sobre José Saramago e seus comentários sobre Deus. Em primeiro lugar, constato firmemente que o autor do blog tem razão em muitas coisas que diz. No entanto, creio que também lhe faltaram algumas informações básicas, e também que se deixou levar por sentimentos internos, os quais todos nos deixamso levar, o que, porquanto, os torna menos objetivos – não necessariamente. Em relação à existência ou não de Deus, mais uma vez concordo com o autor do blog em se tratar… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 outubro de 2004 2:12 pm

Olha esse exemplo do instituto paraense de Reiki. PARABÉNS! Há mais de um ano, fundamos em Belém, Capital Paraense, o Instituto Paraense de Reiki. O propósito da fundação é que no mundo inteiro, o Reiki é cobrado tanto para os participantes de Cursos, quanto para as Consultas ou mesmo para os Atendimentos. Cada consulta, aquí em Belem, custa no mínimo Cinquenta Reais. Uma Iniciação ao Mestrado, custa Novecentos Reais. Em alguns Países da Europa, para se conseguir o Mestrado em Reiki, para-se o equivalente a Doze Mil Dólares. Pois bem, fundamos o Instituto e anunciamos que todos os Cursos, teóricos… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
14 outubro de 2004 1:53 pm

Devo ser um péssimo escritor mesmo, já que não consigo passar a mensagem de forma clara, mas vou repetir a frase que sintetiza o artigo: DEIXEM DEUS DE FORA DISSO. Questões como Israel, Iraque, Bush não prescindem de um Criador, não foram motivadas por um Criador, não foram mandadas por um Criador. Você não acredita em Deus, mas acredita que Bush acredita que foi mandado por Deus pra “pacificar” o Iraque? O Corão fala da luta contra os infiéis (que não incluem mulheres nem velhos nem crianças, mas COMBATENTES), mas também fala da importância maior da luta INTERIOR, o bom… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
14 outubro de 2004 2:21 pm

Que maravilhoso Acid! É exatamente assim que eu penso! O curso de Reiki II que fiz no Wagner foi grátis. E eu trabalho com isso e não cobro, justamente pq quero fazer o bem, não ficar rica. Pra isso eu já ralo bastante no meu micro…rs Mas já arrumei vários inimigos reikianos por causa disso, pq estou tirando os seus clientes…rs caramba! Deveriam estar felizes por podermos ajudar a quem não pode pagar também. Eu só sei que as pessoas se sentem bem, agradecem, indicam outras… e eu atendo sempre, nos “intervalos” que arrumo pra isso. Fico possessa qdo vejo… Read more »

Liza
Liza
14 outubro de 2004 4:14 pm

Então reme contra a maré.
É provável que ainda encontre muitas pessoas querendo fazer-te desistir de teus propósitos.
Não desista.
Isto se chama Amor e Solidariedade.

Muita força e coragem!

Radical Chic
Radical Chic
14 outubro de 2004 4:48 pm

Sem dúvida, Liza!

Praticamente já tenho o espaço, só preciso de $$$ para fazer umas reformas e comprar o necessário ( maca, etc…).

Quem sabe depois de montado eu não faça uma campanha por aqui (posso abusar mais um pouquinho, Acid?), pra encontrar gente de SP que esteja afim de participar.

Tenho fé que no ano que vem estará funcionando!

Liza
Liza
14 outubro de 2004 5:49 pm

Eu cá em MG estarei torcendo por você.

Angela
Angela
27 março de 2005 11:40 am

Assisti recentmemente o Espanta Tubarões e por ter uma visão intelectual diferente das massas populares, observei que, mostra a aceitação da homosexualidade do filho bem como mostra a ceitação social em que a pessoa se encontra.
O problelma passa que, numa sociedadade consumista como a nossa fica dificil aceitar viver em condições precárias, pois, todos nós desejamos ter o melhor.
Infelizmente em um sistema como o nosso o Sol não é para todos, daí a escalada da violência em busca de se ter alguma coisa, custe o que custar.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.