CONHECIMENTO, VERDADE E SABEDORIA

Por Caio Garrido

Na busca do conhecimento o ser humano se envolve e se enreda numa gama estreita de soluções, previsões e vacilos.

Homem pensando. CONHECIMENTO, VERDADE E SABEDORIA

Muito se questiona sobre o que é mais importante ou útil nos dias de hoje, o Conhecimento ou a Sabedoria? Essa dialética nos leva a um desdobramento utilitário para nós mesmos no dia a dia. Como seria isso? Nós usamos como carta coringa no nosso coloquialismo cotidiano a arma que mais for conveniente ao nosso momento, ou seja, se o Conhecimento nos é apresentado como dignificado de Verdade e significado para enfrentar uma dinâmica ou acontecimento difícil na nossa vida, usamos o Conhecimento e acreditamos que ele seja a solução dos problemas. Agora se em determinado momento a questão da Sabedoria, implícita nos pontos intuitivos de nossa mente se apresenta como solução imediata, imediatamente descartamos o Conhecimento como base evolutiva e acreditamos que a Sabedoria seja a Verdade sábia.

Na busca de um questionamento verídico sobre o assunto, muitos filósofos pontuam um posicionamento sobre o assunto. Um deles, o filósofo Luís Felipe Pondé, apresenta em suas palestras e articulações uma restauração muito clara de um Mito que toma conta da sociedade Pós-Moderna de hoje: ele fala na Utopia Moderna da busca do conhecimento, e que o homem de hoje vive o luto dessa utopia, e usa como exemplo o Mito da Torre de Babel.

Através do conhecimento, da ciência e de seus “refratários”, a própria Busca se emoldura em uma sensação de eterna falta, pois as coisas vão tomando tal forma que os conteúdos conhecidos abstraídos na busca do conhecimento se tornam incoerentes entre si. A busca pelo conhecimento e o próprio conhecimento em si mesmo, a chamada “Arte pela Arte”, incorpora um “playground” interno, é como se fosse uma brincadeira de criança, uma dança com as palavras, com os conceitos.

A Sabedoria parece apresentar um diamagnetismo, isto é, parece repelir um pouco essa tentativa consciente de busca da Verdade pelo Conhecimento. Isso se desenha e é revelado pelo que e por onde as pessoas buscam a obtenção da sabedoria. Procuram buscar a sabedoria de diversas e intensas formas como a Meditação e outros terrenos ardilosos. Já tive provas suficientemente concretas de que é possível obter benefícios e obter transformações na própria vida através do rescaldo da meditação profunda e transcendental, mas como tudo na vida, se não há um regar da paisagem estética da mudança interna, a mudança não se sustenta. Assim como numa Análise Psicanalítica a mudança só se sustenta por via de uma verdade interna profunda reestabelecida inconscientemente e com uma postura pró-ativa de se sustentar a “evolução”.

O homem parece ter uma oportunidade ou mesmo uma utopia, que advém de que, como ser vivente que estabelece uma dialética paulatina com a própria Vida, é o único tipo de vida aparentemente sustentável no Universo (aquela parte do Universo que conhecemos), que pode tentar entender e buscar o significado da própria Vida. A chamada autoconsciência.

Será isso Verdade ou somos apenas cobaias do Universo? rs…

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
kiabo azul
kiabo azul
25 junho de 2009 8:08 pm

é… michael jackson morreu:(



Tai um cara q merece todas as nossas orações.

Reginato
Reginato
26 junho de 2009 1:39 pm

“se não há um regar da paisagem estética da mudança interna”??
Sorry mas, não entendi a relação com o tema… abs

fernando
fernando
23 junho de 2009 10:40 pm

“tentar entender e buscar o significado da própria Vida” aí já está SUPONDO que exista a priori algum significado da vida na existência ou atrás da existência (Deus?). Quem dá este ou aquele significado à existência é o próprop homem. Não é o homem que olha pra existência e “extrai” qualquer significado. Enfim, não existe Deus.

Sy
Sy
23 junho de 2009 8:47 pm

Como dizia Confúcio:
“Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.”

..
..
23 junho de 2009 6:05 pm

nem um nem outro, sabemos que a virtude está no meio… 😉

Verônica Tila
Verônica Tila
23 junho de 2009 6:00 pm

Como diria minha vozinha:
Use seu Conhecimento com Sabedoria!
😀

kiabo azul
kiabo azul
23 junho de 2009 2:24 pm

conhecer= sabedoria + liberdade
conhecimento= inteligencia + prisão


Um serve p/ si e p/ a sociedade e o outro p/ a sociedade

kiabo azul
kiabo azul
23 junho de 2009 2:25 pm

da até p/ fazer um suco.

Geninha
Geninha
23 junho de 2009 1:10 pm

É de se fazer pensar…

Abraços!

Uiskey
Uiskey
23 junho de 2009 2:13 pm

Gosto de pensar que a Sabedoria é o Conhecimento aplicado. ^^”

Blog fantástico!
Presença garantida no meu Google Reader! =)

Caio
Caio
27 junho de 2009 8:35 pm

Eu quis dizer c/ o “regar da paisagem estética da mudança interna”, como algo que se trava no processo de “adquirir” conhecimento e/ou sabedoria. Quer dizer que se você conseguir mudar você mesmo ou algo no mundo, isso (esse “eu” ou algo transformado) não irá se sustentar com o tempo se nao houver um constante trabalho de manter a mudança. Ex : se voce medita e consegue uma transformação em sua vida, se vc parar, provavelmente esta boa mudança nao se sustentará.

ed'azd'phna
ed'azd'phna
30 junho de 2009 12:52 pm

quanto eufuísmo, deu até sómnus…

Marcos Lobe
Marcos Lobe
30 junho de 2009 9:26 pm

Bem, estamos mergulhados numa Matrix mesmo, fomos projetados autocientes, mas nos foi privado saber o que realmente somos, e não sabendo o que ou quem somos, estamos mergulahdos em completa ilusão…

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
26 agosto de 2009 9:12 pm

Verdade no ocidente e entre os semitas tem sentido diferente…

RODRIGO
RODRIGO
26 junho de 2009 11:18 am

EO Michael Jackson???

Tyla
Tyla
26 junho de 2009 9:51 am

*Aproveitandfo uma horinha num lugar onde tem internet por aqui XD*
Video awesome XD

Acid disse…
Droga… eu tinha de ver isso antes de dormir?

Comparado ao meu pesadelo de ontem isso não é nada
Porcos assassinos D:

Solius
Solius
25 junho de 2009 8:06 pm

E pelo visto, lá se foi o Michael Jackson… Que Deus o tenha.

Fica aí a homenagem:

http://www.youtube.com/watch?v=1VaveOTQEZg

Maíra
Maíra
25 junho de 2009 1:51 pm

Cadê os comentaristas? Eu estou sem tempo de comentar, mas leio os comentários diariamente.
Tudo bem… se eu não contribuo, não posso pedir dos outros, OK!

Caio Garrido
Caio Garrido
25 junho de 2009 12:06 pm

Gostei do que a Verônica Tila falou:
“Use seu conhecimento com sabedoria”
Oniromante tbem falou tudo.. Osho é o cara rs…
Abrs

Verônica Tila
Verônica Tila
24 junho de 2009 6:45 pm

Boa dica Mcnaught! Vou aproveitar a noite de São João, vou sair pra dançar forró!
😀

Mcnaught
Mcnaught
24 junho de 2009 4:58 pm

É isso ae Ughi, aproveite bem. Inté.

Quanto ao outro, vc pode sim, ir no pasto comer capim ja que esta acostumado a usar cabresto o que mostra o quanto sua visão e mente ficou limitada, fazendo com que vc não entendesse nada do que esta escrito rs.

[]´s

[]´s

Pers
Pers
24 junho de 2009 4:46 pm

É, isso mesmo, vou quebrar o computador, queimar os livros e ir pra fazenda, comer capim no pasto, feliz, feliz… como um cabrito…

Hmm, vou nada.

ughi
ughi
24 junho de 2009 3:53 pm

é isso ai Mcnaught ;D

vo andar skate depois disso.
té mais

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
24 junho de 2009 3:49 pm

“O homem parece ter uma oportunidade ou mesmo uma utopia, que advém de que, como ser vivente que estabelece uma dialética paulatina com a própria Vida, é o único tipo de vida aparentemente sustentável no Universo (aquela parte do Universo que conhecemos), que pode tentar entender e buscar o significado da própria Vida. A chamada autoconsciência.” Mas isso é de tal obviedade que remete a necessidade de dormir contra-relacionado com a vontade de acordar.. ou continuar dormindo. Mas a grande referência linguistica do uso do termo conhecimento e sabedoria é que o primeiro se estabelece nos princípios da fé da… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
24 junho de 2009 1:05 pm

Voltei. Dessa vez não tirei férias de tudo pq a tecnologia esta em todos os lugares. Minha namorada amou passar o cartão de crédito praticamente no meio do mato em um lugar em Natal Rn. Rsrs. Em João Pessoa usei a internet para adicionar várias fotos no orkut rs. Li os posts e percebi a mudança. Inevitável mudança hehe. Incrível que quando eu me afastei de tanta teoria, e de certas situações, a minha vida mudou de uma maneira que a ficha ainda nem caiu direito. Faz 3 anos que estou em constante mudança. De tudo que li aqui, de… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
24 junho de 2009 9:39 am

Alguém disse uma vez:

Conhecimento = Dicionário

Sabedoria = Bíblia

Oniromante
Oniromante
24 junho de 2009 11:11 am

O erro talvez esteja na busca, e o conhecimento e a sabedoria talvez sejam apenas variações desse primeiro erro… E a prática comum entre nós de dizer o que uma coisa é ou deixa de ser seja outra variação oriunda da idéia de existência de conhecimento e sabedoria…
A partir disso, eu começo a achar interessante a história que Osho disse, que só conseguiu encontrar alguma coisa, quando desistiu completamente de procurá-la.

Acid
Acid
26 junho de 2009 1:26 am

Aqui vai minha homenagem ao (agora eternizado) rei do pop. As músicas mais legais em DTS 5.1 surround, o ápice da qualidade em que se pode ter as músicas de Michael (até lançarem em Blu-Ray, pelo menos).

Lembrando que, pra tocar essas músicas, é preciso ter um software que decodifique DTS, ou só vão ouvir ruídos que, se forem altos, podem danificar as caixinhas de som. As instruções estão aqui
http://www.saindodamatrix.com.br/mob/archives/2006/06/dts_audio.html

Don’t stop till you get enough
http://www.4shared.com/file/114181181/6f7bf76/mj-dontstop.html

Beat it
http://www.4shared.com/file/114185719/520167e8/Michael_Jackson_-_Beat_it__DTS_.html

Bilie Jean
http://www.4shared.com/file/114189189/cd981fab/mj-bilie.html

Gabriel Gherman
Gabriel Gherman
26 junho de 2009 5:11 am

Sabedoria é saber como utilizar os seus conhecimentos… Conhecimento é o ato de absorver e interpretar informações. Se você possui conhecimento (absorve informações de coisas ao seu redor), mas não tem sabedoria para aplicá-lo, você se torna um papagaio. Exemplo: Alguém que decora a matéria e tira 10 na prova… A pessoa pode não entender nada realmente, apenas sabe responder o que foi perguntando em função da matéria decorada (como um “ctrl+c ctrl+v” mental…). Assim como um papagaio que repete o que ouve sem ter conciência do significado do que está dizendo… Resumindo: Sabedoria é, independe de quanto conhecimento se… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 agosto de 2012 5:23 pm

Filosofia é usada como guia para viver melhor. Ensinamentos de pensadores clássicos prometem revolucionar até mesmo a terapia. Entenda como esses sábios do passado podem nos ajudar com os problemas de hoje: Vivemos em um mundo de acúmulo de informações e falta de significados. As pessoas estão se vendo forçadas a pensar filosoficamente para encontrar um sentido na vida”, afirma o australiano Peter Singer, professor de filosofia da Universidade de Princeton, nos EUA, e autor de Ética Prática. Essa nova onda se baseia em uma antiga tradição da filosofia que reflete sobre a vida e serve de guia para a… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.