MISTIFICAÇÃO ANALISADA PELO ESPIRITISMO

Uma análise do Livro dos Médiuns pra saber se um contatado pode estar sendo enganado (mistificado) pelos espíritos.

Esse mês tivemos a não-vinda de Jesus, um evento anunciado por um médium autor de livros que acabou saindo fora de controle. Ele depois deu uma entrevista num programa de rádio onde explica todo o caso, mas sabe o que me deixou mais preocupado nisso tudo? Que ele continua acreditando nos amigos espirituais dele. Mesmo com não uma, mas DUAS furadas, essas duas presepadas que esses “amigos” fizeram ele passar na frente do círculo esotérico de todo o Brasil, os espíritos conseguiram convencê-lo de que ele é um mártir de Cristo, um personagem das escrituras do Apocalipse, que precisava ser humilhado e “destroçado”. Ora, será que esses seres “amorosos”, “avançados”, “crísticos” e de “outros orbes” iriam, com toda a sua evolução espiritual, aprontar uma sacanagem dessa com um espírito simples, humilde e imperfeito (como se julga o médium em questão perante eles)??? Vocês imaginam Gandhi ou o Dalai Lama sacaneando os seguidores deles em público? Já viu em algum lugar da Bíblia Jesus aprontando uma com seus apóstolos? É justamente ao contrário!! Jesus, esse sim o GRANDE MESTRE, ensinou:

“Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe.”

(Mat 18:3-5)

Bem, uma criança é alguém que está na posição de APRENDER, de recebimento espiritual, de crescimento. Ora, tecnicamente essa seria a posição do médium diante de seus “Mentores”. Continuando com os ensinamentos de Jesus:

“Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!”

(Mat 18:6-7)

O que pensar desses seres tão “civilizados”? A Doutrina Espírita tem um nome para eles: MISTIFICADORES. O verbo mistificar significa “abusar da credulidade de; enganar, iludir, burlar, lograr, embair, embaçar”. Quem quer que se dedique à prática da mediunidade deve estar atento a essa ocorrência. A mistificação pode ser provocada pelo encarnado e também pelos desencarnados. Em ambos os casos, é preciso cautela para não se deixar ludibriar.

Tendo em vista a infeliz decisão do próprio médium de continuar acreditando na palavra de seus comunicantes, usemos então do bom-senso, que era peculiar a Allan Kardec, para, no livro do PRÓPRIO Kardec (no caso, O livro dos médiuns), buscarmos explicação para este fenômeno:

PRIMEIRA PARTE – CAPÍTULO III

Do método

Há, finalmente, os espíritas exaltados. A espécie humana seria perfeita, se sempre tomasse o lado bom das coisas. Em tudo, o exagero é prejudicial. Em Espiritismo, infunde confiança demasiado cega e frequentemente pueril, no tocante ao mundo invisível, e leva a aceitar-se, com extrema facilidade e sem verificação, aquilo cujo absurdo, ou impossibilidade a reflexão e o exame demonstrariam. O entusiasmo, porém, não reflete, deslumbra. Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo. São os menos aptos para convencer a quem quer que seja, porque todos, com razão, desconfiam dos julgamentos deles. Graças à sua boa-fé, são iludidos, assim, por Espíritos mistificadores, como por homens que procuram explorar-lhes a credulidade. Meio-mal apenas haveria, se só eles tivessem que sofrer as consequências. O pior é que, sem o quererem, dão armas aos incrédulos, que antes buscam ocasião de zombar, do que se convencerem e que não deixam de imputar a todos o ridículo de alguns. Sem dúvida que isto não é justo, nem racional; mas, como se sabe, os adversários do Espiritismo só consideram de bom quilate a razão de que desfrutam, e conhecer a fundo aquilo sobre que discorrem é o que menos cuidado lhes dá.

SEGUNDA PARTE – Capítulo XXIII

Da Obsessão

Fascinação:

A fascinação tem consequências muito mais graves. É uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A ilusão pode mesmo ir até ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridícula. Fora erro acreditar que a este gênero de obsessão só estão sujeitas as pessoas simples, ignorantes e baldas de senso. Dela não se acham isentos nem os homens de mais espírito, os mais instruídos e os mais inteligentes sob outros aspectos, o que prova que tal aberração é efeito de uma causa estranha, cuja influência eles sofrem.

Já dissemos que muito mais graves são as consequências da fascinação. Efetivamente, graças à ilusão que dela decorre, o Espírito conduz o indivíduo de quem ele chegou a apoderar-se, como faria com um cego, e pode levá-lo a aceitar as doutrinas mais estranhas, as teorias mais falsas, como se fossem a única expressão da verdade. Ainda mais, pode levá-lo a situações ridículas, comprometedoras e até perigosas.

Compreende-se facilmente toda a diferença que existe entre a obsessão simples e a fascinação; compreende-se também que os Espíritos que produzem esses dois efeitos devem diferir de caráter. Na primeira, o Espírito que se agarra à pessoa não passa de um importuno pela sua tenacidade e de quem aquela se impacienta por desembaraçar-se. Na segunda, a coisa é muito diversa. Para chegar a tais fins, preciso é que o Espírito seja destro, ardiloso e profundamente hipócrita, porquanto não pode operar a mudança e fazer-se acolhido, senão por meio da máscara que toma e de um falso aspecto de virtude. Os grandes termos – caridade, humildade, amor de Deus – lhe servem como que de carta de crédito, porém, através de tudo isso, deixa passar sinais de inferioridade, que só o fascinado é incapaz de perceber. Por isso mesmo, o que o fascinador mais teme são as pessoas que vêem claro. Daí o consistir a sua tática, quase sempre, em inspirar ao seu intérprete o afastamento de quem quer que lhe possa abrir os olhos. Por esse meio, evitando toda contradição, fica certo de ter razão sempre.

Causas de obsessão:

Há espíritos obsessores sem maldade, que alguma coisa mesmo denotam de bom, mas dominados pelo orgulho do falso saber. Têm suas idéias, seus sistemas sobre as ciências, a economia social, a moral, a religião, a filosofia, e querem fazer que suas opiniões prevaleçam. Para esse efeito, procuram médiuns bastante crédulos para os aceitar de olhos fechados e que eles fascinam, a fim de os impedir de discernirem o verdadeiro do falso. São os mais perigosos, porque os sofismas nada lhes custam e podem tornar cridas as mais ridículas utopias. Como conhecem o prestígio dos grandes nomes, não escrupulizam em se adornarem com um daqueles diante dos quais todos se inclinam, e não recuam sequer ante o sacrilégio de se dizerem Jesus, a Virgem Maria, ou um santo venerado. Procuram deslumbrar por meio de uma linguagem empolada, mais pretensiosa do que profunda, eriçada de termos técnicos e recheada das retumbantes palavras caridade e moral. Cuidadosamente evitarão dar um mau conselho, porque bem sabem que seriam repelidos. Daí vem que os que são por eles enganados os defendem, dizendo: Bem vedes que nada dizem de mau. A moral, porém, para esses Espíritos é simples passaporte, é o que menos os preocupa. O que querem, acima de tudo, é impor suas idéias, por mais disparatadas que sejam.

Os Espíritos dados a sistemas são geralmente escrevinhadores, pelo que buscam os médiuns que escrevem com facilidade e dos quais tratam de fazer instrumentos dóceis e, sobretudo, entusiastas, fascinando-os. São quase sempre verbosos, muito prolixos, procurando compensar a qualidade pela quantidade. Comprazem-se em ditar, aos seus intérpretes, volumosos escritos indigestos e frequentemente pouco inteligíveis que, felizmente, têm por antídoto a impossibilidade material de serem lidos pelas massas. Os Espíritos verdadeiramente superiores são sóbrios de palavras; dizem muita coisa em poucas frases. Segue-se que aquela fecundidade prodigiosa deve sempre ser suspeita.

Nunca será demais toda a circunspecção, quando se trate de publicar semelhantes escritos. As utopias e as excentricidades, que neles por vezes abundam e chocam o bom-senso, produzem lamentável impressão nas pessoas ainda noviças na Doutrina, dando-lhes uma idéia falsa do Espiritismo, sem mesmo se levar em conta que são armas de que se servem seus inimigos, para ridiculizá-lo. Entre tais publicações, algumas há que, sem serem más e sem provirem de um obsessão, podem considerar-se imprudentes, intempestivas, ou desazadas.

CAPÍTULO XX

Da Influência Moral do Médium

Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?
“Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros. Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado.”

Se ele só com os bons Espíritos simpatiza, como permitem estes que seja enganado?
“Os bons Espíritos permitem, às vezes, que isso aconteça com os melhores médiuns, para lhes exercitar a ponderação e para lhes ensinar a discernir o verdadeiro do falso. Depois, por muito bom que seja, um médium jamais é tão perfeito, que não possa ser atacado por algum lado fraco. Isto lhe deve servir de lição. As falsas comunicações, que de tempos a tempos ele recebe, são avisos para que não se considere infalível e não se ensoberbeça. Porque, o médium que receba as coisas mais notáveis não tem que se gloriar disso, como não o tem o tocador de realejo que obtém belas árias movendo a manivela do seu instrumento.”

Quais as condições necessárias para que a palavra dos Espíritos superiores nos chegue isenta de qualquer alteração?
“Querer o bem; repulsar o egoísmo e o orgulho. Ambas essas coisas são necessárias.”

CAPÍTULO XXXI

Dissertações Espíritas

“Repeli impiedosamente todos esses Espíritos que reclamam o exclusivismo de seus conselhos, pregando a divisão e o insulamento. São quase sempre Espíritos vaidosos e medíocres, que procuram impor-se a homens fracos e crédulos, prodigalizando-lhes louvores exagerados, a fim de os fascinar e ter sob seu domínio. São geralmente Espíritos famintos de poder que, déspotas, públicos ou privados, quando vivos, ainda se esforçam, depois de mortos, por ter vítimas para tiranizarem.

Em geral, desconfiai das comunicações que tragam caráter de misticismo e de singularidade, ou que prescrevam cerimônias e atos extravagantes. Sempre haverá, nesses casos, motivo legítimo de suspeição.

Por outro lado, crede que, quando uma verdade tenha de ser revelada aos homens, ela é comunicada, por assim dizer, instantaneamente, a todos os grupos sérios que disponham de médiuns sérios, e não a tais ou quais, com exclusão de todos os outros. Ninguém é perfeito médium, se está obsidiado, e há obsessão manifesta, quando um médium só se mostra apto a receber as comunicações de determinado Espírito, por maior que seja a altura em que este procure colocar-se.

Conseguintemente, todo médium, todo grupo que julguem ter o privilégio de comunicações que só eles podem receber e que, por outro lado, estejam adstritos a práticas que orçam pela superstição, indubitavelmente se acham sob o guante de uma das obsessões mais bem caracterizadas, sobretudo quando o Espírito dominador se pavoneia com um nome que todos, Espíritos encarnados, devemos honrar e respeitar e não consentir seja profanado a qualquer propósito.

É incontestável que, submetendo ao cadinho da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, fácil será descobrir-se o absurdo e o erro. Pode um médium ser fascinado, como pode um grupo ser mistificado. Mas, a verificação severa dos outros grupos, o conhecimento adquirido e a alta autoridade moral dos diretores de grupos, as comunicações dos principais médiuns, com um cunho de lógica e de autenticidade dos melhores Espíritos, farão justiça rapidamente a esses ditados mentirosos e astuciosos, emanados de uma turba de Espíritos enganadores e malignos.”
Erasto (discípulo de São Paulo)

NOTA DE KARDEC: Um dos caracteres distintivos desses Espíritos, que procuram impor-se e fazer que sejam aceitas suas idéias extravagantes e sistemáticas, é o pretenderem (bom seria fossem eles os únicos dessa opinião) ter razão contra todo o mundo. Consiste a tática de que usam em evitar a discussão e, quando se vêem vitoriosamente combatidos com as armas irresistíveis da lógica, negam-se desdenhosamente a responder e prescrevem a seus médiuns que se afastem dos centros onde suas idéias não são aceitas. Esse insulamento é o que há de mais fatal para os médiuns, porque, assim, sofrem eles o jugo dos Espíritos obsessores que os guiam, como cegos, e os levam frequentemente aos maus caminhos.

Os falsos profetas não se encontram apenas entre os encarnados; há-os, igualmente, e em número muito maior, entre os Espíritos orgulhosos que, sob falsas aparências de amor e caridade, semeiam a desunião e retardam a obra de emancipação da Humanidade, lançando-lhe de través sistemas absurdos, que fazem sejam aceitos pelos seus médiuns. E, para melhor fascinarem os que eles hajam escolhido para serem enganados, a fim de darem maior peso às teorias, não escrupulizam em se utilizarem de nomes que só com muito respeito os homens pronunciam: os de santos com razão venerados, os de Jesus, de Maria, mesmo o de Deus.

São eles que atiram o fermento dos antagonismos entre os grupos, que os impelem a se isolarem uns dos outros e a se olharem com animosidade. Só isto bastaria para os desmascarar, porquanto, procedendo assim, eles próprios dão o mais formal desmentido ao que pretendem ser. Cegos, pois, são os homens que se deixam apanhar em tão grosseira armadilha.

Há, porém, muitos outros meios de serem reconhecidos. Espíritos da ordem a que esses dizem ter ascendido devem ser não somente bons, mas, além disso, eminentemente lógicos e racionais. Pois bem! Submetei-lhes os sistemas ao cadinho da razão e do bom-senso e vereis o que restará. Convinde, portanto, comigo em que, todas as vezes que um Espírito indique, como remédio aos males da Humanidade, ou como meios de chegar-se à sua transformação, coisas utópicas e impraticáveis, providencias pueris e ridículas; quando formule um sistema que as mais vulgares noções da ciência contradigam, não pode tal Espírito deixar de ser ignorante e mentiroso.

Por outro lado, tende a certeza de que, se a verdade nem sempre é apreciada pelos indivíduos, sempre o é pelo bom-senso das massas e nisso se vos oferece mais um critério de opinardes. Se dois princípios se contradizem, tereis a medida do valor intrínseco de um e outro, procurando saber qual o que mais eco produz e mais simpatia encontra. Seria, com efeito, ilógico que uma doutrina, cujo número de partidários diminua gradualmente, fosse mais verdadeira do que outra, cujos adeptos se vão tornando cada vez mais numerosos. Deus, pois, que quer que a verdade chegue a todos, não a confina em um círculo acanhado e restrito: fá-la surgir em diferentes pontos, a fim de que por toda parte a luz esteja ao lado das trevas.

NOTA DE KARDEC: A melhor garantia de que um princípio é a expressar da verdade se encontra em ser ensinado e revelado por diferentes Espíritos, com o concurso de médiuns diversos, desconhecidos uns dos outros e em lugares vários, e em ser, ao demais, confirmado pela razão e sancionado pela adesão do maior número. Só a verdade pode fornecer raízes a uma doutrina. Um sistema errôneo pode, sem dúvida, reunir alguns aderentes; mas, como lhe falta a primeira condição de vitalidade, efêmera será a sua existência. Não há, pois, motivo para que com ele nos inquietemos. Seus próprios erros o matam e a sua queda será inevitável aos golpes da poderosa arma que é a lógica.

Comunicações apócrifas:

Muitas comunicações há, de tal modo absurdas que, embora assinadas com os mais respeitáveis nomes, o senso comum basta para lhes tornar patente a falsidade. Outras, porém, há em que o erro, dissimulado entre coisas aproveitáveis, chega a iludir, impedindo às vezes se possa apreendê-lo â primeira vista. Essas comunicações, no entanto, não resistem a um exame sério. Vamos, como amostra, reproduzir aqui algumas.

“Vamos, filhos, cerrai as vossas fileiras, isto é, que a boa união faça a vossa força. Vós, que trabalhais na fundação do grande edifício, vigiai e trabalhai sempre por lhe consolidar a base; então, podereis elevá-lo bem alto, bem alto! A progressão é imensa sobre todo o nosso globo; uma quantidade inumerável de prosélitos se enfileiram sob o nosso estandarte; muitos cépticos e até dos mais incrédulos também se aproximam.
Ide, filhos; marchai, com o coração elevado, cheio de fé; o caminho que percorreis é belo; não esmoreçais; segui sempre a linha reta, servi de guias aos que vêm depois de vós. Eles serão felizes, muito felizes!
Caminhai, filhos! Não precisais da força das baionetas para sustentar a vossa causa, não precisais senão de fé. A crença, a fraternidade e a união, tais as vossas armas; com elas, sois fortes, mais poderosos do que todos os grandes potentados do Universo, reunidos, apesar de suas forças vivas, de suas frotas, de seus canhões e de sua metralha!
Vós, que combateis pela liberdade dos povos e pela regeneração da grande família humana, ide, filhos, coragem e perseverança. Deus vos ajudará. Boa noite; até à vista.”

Napoleão

NOTA: Napoleão era, em vida, um homem grave e sério. Toda gente lhe conhece o estilo breve e conciso. Teria degenerado singularmente se, depois de morto, se houvesse tornado verboso e burlesco. Esta comunicação talvez seja do Espírito de algum soldado que se chamava Napoleão.

“Não, não se pode mudar de religião, quando não se tem uma que possa, ao mesmo tempo, satisfazer ao senso comum e à inteligência que se tem e que possa, sobretudo, dar ao homem consolações presentes. Não, não se muda de religião, cai-se da inépcia e da dominação na sabedoria e na liberdade. Ide, ide, pequeno exército nosso! ide e não temais as balas inimigas; as que vos hão de matar ainda não foram feitas, se estiverdes sempre, do fundo do coração, na senda do Senhor, isto é, se quiserdes sempre combater pacificamente e vitoriosamente pelo bem-estar e pela liberdade.”

Vicente de Paulo

NOTA: Quem reconheceria são Vicente de Paulo por esta linguagem, por estes pensamentos desalinhavados e baldos de senso? Que significam estas palavras: Não, não se muda de religião, cai-se da inépcia e da dominação na sabedoria e na liberdade? Com as suas balas, que ainda não estão feitas, muito suspeitamos que este Espírito é o mesmo que acima se assinou Napoleão.

“Filhos da minha fé, cristãos da minha doutrina esquecida pelos interesses das ondas da filosofia dos materialistas, segui-me no caminho da Judéia, segui a paixão da minha vida, contemplai meus inimigos agora, vede os meus sofrimentos, meus tormentos e meu sangue derramado.
Filhos espiritualistas da minha nova doutrina, estai prontos a suportar, a afrontar as ondas da adversidade, os sarcasmos de vossos inimigos. A fé caminhará sem cessar seguindo a vossa estrela, que vos conduzirá ao caminho da felicidade eterna, tal como a estrela conduziu pela fé os Magos do Oriente à manjedoura. Quaisquer que sejam as vossas adversidades, quaisquer que sejam as vossas penas e as lágrimas que houverdes derramado nessa esfera de exílio, tomai coragem, ficai persuadidos de que a alegria que vos inundará no mundo dos Espíritos estará muito acima dos tormentos da vossa existência passageira. O vale de lágrimas é um vale que há de desaparecer para dar lugar à brilhante morada de alegria, de fraternidade e de união, onde chegareis pela vossa boa obediência à santa revelação. A vida, meus caros irmãos, nesta esfera terrestre, toda preparatória, não pode durar senão o tempo necessário para viver bem preparado para essa vida que não poderá jamais acabar. Amai-vos, amai-vos, como eu vos amei e como vos amo ainda; irmãos, coragem, irmãos! Eu vos abençoo; no céu vos espero.”

Jesus

Nestas brilhantes e luminosas regiões onde o pensamento humano mal pode chegar, o eco de vossas palavras e das minhas veio tocar o meu coração.
Oh! de que alegria me sinto inundado, vendo-vos, a vós, continuadores da minha doutrina. Não, nada se aproxima do testemunho dos vossos bons pensamentos! Vede, filhos: a idéia regeneradora lançada por mim outrora no mundo, perseguida, detida um momento, sob a pressão dos tiranos, vai doravante sem obstáculos, iluminando os caminhos â Humanidade por tanto tempo mergulhada nas trevas.
Todo sacrifício, grande e desinteressado, meus filhos, cedo ou tarde produziu frutos. Meu martírio vo-lo provou; meu sangue derramado pela minha doutrina salvará a Humanidade e apagará as faltas dos grandes culpados!
Sede benditos vós, que hoje tomais lugar na família regenerada! Ide, coragem, filhos!

Jesus

NOTA: Indubitavelmente, nada há de mau nestas duas comunicações; porém, teve o Cristo alguma vez essa linguagem pretensiosa, enfática e empolada? Faça-se a sua comparação com a que citamos acima, firmada pelo mesmo nome, e ver-se-á de que lado está o cunho da autenticidade.

Todas estas comunicações foram obtidas no mesmo círculo. Nota-se, no estilo, um certo tom familiar, idênticos torneios de frases, as mesmas expressões repetidas com frequência, como, por exemplo, ide, ide, filhos, etc., donde se pode concluir que é o mesmo Espírito que as deu todas, sob nomes diferentes. Entretanto, nesse círculo, aliás consciencioso, se bem que um tanto crédulo demais, não se faziam evocações, nem perguntas; tudo se esperava das comunicações espontâneas, o que, como se vê, não constitui certamente uma garantia de identidade. Com algumas perguntas um pouco insistentes e forradas de lógica, teriam facilmente reposto esse Espírito no seu lugar. Ele, porém, sabia que nada tinha a temer, porquanto nada lhe perguntavam e aceitavam sem verificação e de olhos fechados tudo o que ele dizia.

Posts relacionados:
Contato extraterrestre em 2006??;
O dia em que Jesus não veio;
A volta de Jesus

3.3 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
107 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Silver Dim
Silver Dim
28 janeiro de 2021 4:24 pm

Se tudo que o médium acima referido vem recebendo e tratando é pura mentira, produto de obsessão e fascinação, será que poderia me explicar como a ciência decodificou o tetragrama como a base que sustenta o DNA, pois que o tetragrama sempre foi o grande pano de fundo tido nos livros e nas revelações dele (?!) Sabe quantos espíritas ou espíritos responderam essa indagação fática até hoje ? Nenhuma e nenhum! Sabe quantos espíritos ou espíritas usaram a fé raciocinada prolatada por Kardec a fim de dizer o pq animais selvagens, livres de carmas, têm que ser comidos vivos por… Read more »

TP
TP
23 novembro de 2006 3:16 pm

Coitado do Jan Val….. Ele tava levando tão a sério… será que era pra vender livros? não acho.

Bem colocado Acid os trechos do livro do médiuns tão pouco lido pelos que mais deviam ler (os médiuns).

Mas ainda tenho esperança que algo aconteça para até 2012 como sempre tive.

abraços!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 novembro de 2006 12:57 am

Como assim??!!! 😯
Você não vê do lado esquerdo superior da tela uma coluna com caixinhas? Uma tem as categorias dos posts, e outra tem o nome “arquivos” e um campo pra preencher e um botão “procurar”.
Qual o seu navegador e a versão dele??!
Já sei qual a profissão que NÃO vou escolher, quando me formar: Webdesigner.

Dani
Dani
29 novembro de 2006 1:26 am

hahahahahahahahahahahha
Não Acid…aqui, na minha versão para garotas, não aparece nada…SNIIFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
Mas tudo bem, quando quero ler outros textos vou por caminhos mais tortuosos e consigo encontrá-los….
Meu navegador é o IE e está atualizado…Eu hein…bizarro…será que não vejo coisas…ao contrário da minha avó que as via???? CREEEEEEEEEDDDDDDDDDDDDOOOOOOO.
Rsss
Beijos,
Dani 🙂

Michel
Michel
29 novembro de 2006 9:37 am

Por acaso alguém conhece uma tal de “Ufolista” do Eustáquio Patounas?
Se alguém tiver o endereço peço a gentileza de me indicar.

Abraço e Obrigado.

Dorli
Dorli
29 novembro de 2006 1:28 pm

Oi, pessoal! Esta discussão sobre o van Ellan está muito interessante. Sou espírita e tb já fui obsidiada por fascinação. Graças a Deus alguns amigos conseguiram me socorrer a tempo, antes que eu começasse a fazer “bobagens” sob orientação do meu “mentor”, que nada mais era que o obsessor, que se apresentava com um nome famoso. Hoje percebo claramente que a fascinação só aconteceu por causa do imenso orgulho que eu tinha (e ainda tenho, apesar de estar tentando lidar com isso)e que eu permiti, dando espaço à aproximação “dele” pela vibração. Quem estuda o espiritismo sabe do que estou… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
29 novembro de 2006 5:00 pm

Olá, “LH”. O IPPB não é dos voadores. O Wagner Borges é um grande amigo e assinante, e tanto a nossa lista voadores quanto o seu instituto IPPB são espaços co-irmãos, que comungam mais de semelhanças do que diferenças. Embora eu não possa falar pelo IPPB, sei que o IPPB não vendeu palestra do Juscelino lá. Uma editora comum ao Wagner e ao IPPB alugou o espaço (salão) para que Juscelino ministrasse uma palestra lá. Na ocasião, a Voadores inclusive fez piada com isso de palestra do Juscelino no IPPB, uma vez que Jan Val Ellan (que nunca poupamos) também… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 novembro de 2006 5:38 pm

Michel, discernimento não se dá, nem se empresta, nem se vende. Cada um desenvolve, na medida da sua compreensão. Aquelas pessoas estão lá por afinidade mental, da mesma forma que as pessoas daqui comentam regularmente pela mesma afinidade com os textos que eu colo, escrevo ou compilo aqui. Não adianta sacudí-los e querer empurrar goela abaixo a possibilidade do mentor/mestre/ídolo/sei lá deles estar sendo feito de bobo por espíritos mistificadores, por mais que ele JÁ TENHA sido feito de bobo (apenas estão tentando minimizar o caso). Quem deles achar algo esquisito nessa história, vai naturalmente procurar outras opiniões, e se… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 novembro de 2006 5:41 pm

Pô, Lázaro, quer dizer que você não torceu caladinho pra ver o céu cheio de naves, não importando se pilotadas por Jesus, Krishna ou Rubinho Barichello? 😉

LH
LH
30 novembro de 2006 9:15 am

Obrigada, pelo esclarecimento, Lázaro.

Mas realmente, é para se refletir a respeito a atitude de ceder espaço em um instituto sério para pessoas como o Jucelino.

Não é questão de instalar o totalitarismo, mas de estabelecer um referencial mínimo.

Eu mesma tenho que tomar cuidado, pois quase fui na palestra dele (!).

Quando fui ler mais sobre ele vi, pelas coisas que falava, que lhe faltava solidez.

Daí minha insistência no assunto, só para explicar.

Abraço.

LH

Lázaro Freire
Lázaro Freire
1 dezembro de 2006 10:10 am

Pior que não, Acid. Você me conhece há tempos, não sou de meias palavras. Eu até mandei um “comunicado importante ao povo da terra” parodiando Ellan e Ashtar Sheran, antes da data. Nos comentários da ocasião, eu deixei BEM CLARO porque, como espiritualista, eu estava “torcendo” para ele não acertar. Nenhuma referência espiritual da humanidade, em nenhum tempo, abandonou a mensagem para ficar falando de datas de hecatombe em suas previsões. Quando começou esse elã do Ellan, todos ficaram em cima do muro. Vai que o homem é mesmo Kardec? Apesar de ser algo politicamente delicado, indo contra várias referências,… Read more »

Lázaro Freire
Lázaro Freire
1 dezembro de 2006 12:10 pm

Oi, LH. Não sou o IPPB, mas só para eu entender: Então, você entende que o Wagner deveria ter proibido o Juscelino de alugar o espaço para a palestra? Quando a editora comum consultou a administração do IPPB (que, aliás, faz palestras e cursos gratuitos, apesar de pagar R$ 2.500 de aluguel do salão e quase o mesmo valor de gastos operacionais) deveria ter analisado a obra dele e dito: “Ele aqui não entra?” Ou, talvez, o próprio Wagner Borges (que não é dono do IPPB, mas sim o professor a partir do qual os colaboradores paulistas do IPPB resolveram… Read more »

Rafa
Rafa
1 dezembro de 2006 9:20 pm

Quem está criticando nao leu nenhum dos seus livros isso eu aposto. = Ele nao diz ser kardec =Tds esses ensinamentos e visao da espiritualidade . Interpretaçao dos fatos historicos e descriçao dos mesmos. Dialogos de histórias com irmaos do orbe terrestre e de outros com profundidade filosófica q axo q um encarnado nao teria muito menos uns espirito mal intencionado. =Axo muito dificil ser facinaçao, mas nao descarto. =Mas cmo flw ellam ele nao quer q acreditamos nele mas q refletimos sobre isso =Sobre os ET e espiritualidade soh alguem q nao era ligado a nenhuma “casa espirita” ou… Read more »

Dani
Dani
29 novembro de 2006 12:38 am

Acid…na bôa…
No seu lado esquerdo ou no meu lado esquerdo???
Na minha tela não tem caixinha nenhuma!!!
Bjs,
Dani 🙂

Dani
Dani
29 novembro de 2006 12:35 am

Giba!!!!
Sou brasileira, tenho memória curta meu anjo…rsss
Como vou lembrar de lembrar do JVE em abril de 2007??? Mas…posso tentar!!!
Bjs,
Dani 🙂

GIBA
GIBA
28 novembro de 2006 8:57 pm

E se os “sinais” não forem nada daquilo que j.v.e. erroneamente possa ter interpretado?
e se estes sinais inconfundíveis da existência “deles” forem totalmente diferentes daquilo que todos nós fomos equivocadamente induzidos a acreditar?
não joguem a toalha antes da hora!
quem sabe, simplesmente, vamos viver nossas vidas, aguardando sem este alarde todo, e voltamos a falar no assunto depois de abril/2007?…

Michel
Michel
27 novembro de 2006 6:54 pm

Concordo com tudo. Principalmente no quesito que já não tenho mais idade ou paciência para certas coisas.

Abraço.

Dani
Dani
27 novembro de 2006 10:07 pm

Michel:
“Olhos para ver, ouvidos para ouvir”…
Discernimento é para pensar mesmo!!!! heheheheheheheheh
Certas pessoas simplesmente não gostam dessa atividade. Fazer o quê??? Nada…cada um tem seu tempo…esquenta com isso não!!
Há males que vêm para o bem meu amigo!!!!
Luz e amor prá todos!!!
Beijão,
Dani 🙂

Gwenyfar
Gwenyfar
28 novembro de 2006 7:22 am

Os anjos caídos continuam soltos…é por essas e outras que não me atenho mais a comunicações espíritas. O tempo, a experiência, a observação e o estudo têm me ensinado muito

Michel
Michel
28 novembro de 2006 8:54 am

Dani,
To tranquilo.
Obrigado e um beijo fraterno.

Gus
Gus
28 novembro de 2006 10:25 am

Michel,

Verifiquei suas mensagens no fórum projeto orbum e pelo que entendi você foi banido não por discordar e sim pelo que você escreveu de forma agressiva e debochada, porque lá você não foi educado como você é aqui na Matrix?

Jedarib
Jedarib
28 novembro de 2006 12:12 pm

E o pior é que o Ellam nem mesmo disfarça que não tem compromisso com a verdade. Reiteradas vezes (ouvi-lo na “Boa Nova” é um constante “déjà vu”) ele afirmou que só procura semear reflexões, que a busca e a propagação da verdade não são seus intentos. Ora, afirmações como a “queda dos anjos” e a “volta de Jesus” por acaso são reflexões? Claro que não! Também, por no mínimo duas vezes, na mesma rádio, ele citou um poema de Manoel de Barros que tinha como mote “não tenho nenhuma conexão com o real”, dizendo que teria relação com seu… Read more »

Michel
Michel
28 novembro de 2006 12:20 pm

Gus, Acho que você está enganado. Não costumo fazer deboches. Apenas emiti minhas opiniões. Se você leu deve ter percebido que falei de forma bem objetiva e com fundamento. Nunca de forma debochada. Vi sim muitas respostas em tom de deboche e gozação. Tanto que até postei opiniões a respeito disso. O que você entende por deboche? Não se você sabe, mas eles também podem ter omitido algumas respostas minhas. Só fui irônico na última mensagem, respondendo da mesma forma que fizeram comigo. Sou educado, lá aqui ou em qualquer lugar. De qualquer forma, para mim jé é um assunto… Read more »

Gus
Gus
28 novembro de 2006 3:52 pm

Michael,

Você acusou o cara de tudo lá no orbum e ainda usou o nome de Jesus para isso. Coitato de Jesus!

Michel
Michel
28 novembro de 2006 4:52 pm

Gus,

Você continua enganado. Quem faz as previsões em nome de Jesus é ele e não eu. Além do mais Jesus não é nenhum coitado. Coitados somos nós.
Faz o seguinte. Ta com peninha do Ellam? Então compra os livros dele, participa dos debates, enfim, faça o que você quiser.
Pra mim este assunto esta encerrado.

Vladimir
Vladimir
28 novembro de 2006 5:28 pm

Ola Pessoal!
O acid saberia me falar alguma coisa a respeito do tal Sai Baba, pois este é muito mencionado por JVE. Pelo que tive vendo em http://video.google.com/videosearch?q=sai+baba+exposed
ele parece ser um enganador .?!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 novembro de 2006 5:59 pm

Tem uma caixinha maravilhosa na coluna esquerda de cada post, com o nome “Buscando na Matrix”, onde eu coloquei o nome Sai Baba e apareceu, magicamente, este maravilhoso link:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/04/sai_baba.html

Waking Onion
Waking Onion
4 dezembro de 2006 11:44 am

O pouco que li a respeito do tema não falava exatamente sobre naves ou sei lá o que mais, mas sobre ações inegáveis e visíveis.

Mas considerando bem os círculos misteriosos que aparecem aqui e ali, crop field circles, parece-me que algo mesmo que fabuloso precisaria de um empenho da mídia tão enorme que se tornaria somente mais um bem de consumo.

A verdade passa pela Globo. Só pela Globo.

Olim
Olim
20 março de 2007 3:36 pm

Faz muito tempo que não o vejo…Porém, nestes dias recebi um grande amigo que vive no Rio, que está sempre em contato com ele e o professor Hermógenes, da Yoga, e eles ainda sentem algo muito forte em suas palavras.

Tentei não entrar muito na caminhada das citações proféticas de Jan Val, acho que seria indelicado ir de encontra ao que eles tanto acreditaram e acreditam…

Mas, concordando, realmente Jan Val está tendo uma atitude de morrer em sua posição, até que o contrário, ou não, se defina.

Aloiv Ailati
Aloiv Ailati
24 janeiro de 2007 1:07 pm

A ignorância é um campo farto para disseminação de idéias escusas e floreadas de inverdade. É meio de proliferação de mentiras envoltas de protótipos de verdade, pois a mentira qndo é verdade a tal ponto q os q a acolhem a tem como verdade sem discernimento através da argumentação, metamorfoseia-se em verdade. Esses espíritos são danosos a Doutrina, tanto qnto seus meios de externar idéias, seja ela através dos médiuns ou da obsessão. Para não nos enganarmos com tais mal-feitores basta q nos adentremos cada vez mais na doutrina e em todo tipo de conhecimento, não deverá se considerar nenhum… Read more »

Quase Sr. Olim.
Quase Sr. Olim.
24 janeiro de 2007 1:23 pm

Aloiv Ailati(“Itália Viola”): Creio que nessa “ignorância” toda há a uma luz que brilha lá no fundo, uma luz que nos orienta a respeito de algo ou alguém. Todos nós, bem como todas as doutrinas existentes, somos ignorantes. A Verdade confunde-se com idéias e atitudes egoísticas que geram outras idéias e ainda mais outras atitudes isoladas e distanciadas da Verdade. Encontrar essa luz no fim do túnel é o compromisso de qualquer pessoa e tomara que não nos confundamos como sendo a luz, ou sendo o túnel… Talvez a ignorância seja uma característica humana já contida na nossa genética, em… Read more »

Aloiv Ailati
Aloiv Ailati
24 janeiro de 2007 6:12 pm

Quase Sr. Olim: Muito bem acrescentada a sua observação, mas nada que eu ja não tenha dito no meu texto de forma mais sucinta. Todos somos ignorantes até certo ponto, porém devemos lutar incessantemente contra essa ignorância, por isso q no final do meu texto disse: Até q ponto cada um de nós tmb não é manipulado nas nossas diferentes acepções? Ou seja, até que ponto, até os mais esclarecidos, não são um meio de perpetuar a ignorância. Uma coisa é certa, quanto mais conhecimento adquirirmos, menos fadados ao controle estaremos, e mais preparados para auxiliar o próximo. Distinguir uma… Read more »

Olim
Olim
20 março de 2007 1:59 pm

Em que pé se encontra Jan Val e suas profecias?

Estamos adentrando o mês da Revelação…

Bono
Bono
20 março de 2007 3:14 pm

Ellan disse que se nada acontecer até o final de março ele irá deixar de apresentar seu programa semanal na rádio, e fechará o fórum de discussões do site dedicado a suas canalizações, o site permanecerá no ar, mas sem atualizações. Porém Ellan em um de seus últimos programas deixou nas entrelinhas que o período da previsão dele não é 100% correto. Disse que até antes da entrevista à revista UFO o período que ele tinha era até março, mas que durante a entrevista foi avisado para aumentar o período até abril. E que o evento pode ocorrer em outro… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 março de 2007 3:16 pm

Não tô dizendo que ele acredita MESMO no que fala? Pelo menos ele é macho suficiente pra sustentar isso até o fim e arcar com dignidade com as consequências (no caso, a perda de credibilidade).

http://www.orbum.org/web/audio/programas/programa-projeto-orbum-11.03.2007.html

Infelizmente no mesmo programa ele diz que outras entidades disseram pra ele que poderia ser em setembro de 2007 (mas o que trabalham com ele há 20 anos insistem que é abril). De qalquer forma ele se “aposenta” após abril.

Zé Melkior
Zé Melkior
3 maio de 2009 9:36 pm

O homem voltou com força total: http://www.orbum.org

ZéBedeu
ZéBedeu
14 agosto de 2009 8:41 pm

Deus é pai viu! Isso merece um daqueles textos hilários e kilométricos do Lázaro.

Eu queria conhecer essa turma de doidos do IPPB e da Voadores.

victor lopes
victor lopes
29 novembro de 2009 12:38 am

Meus irmãos por favor, estudem com amor assim o julgo de vocês será “A prova de erros”, esta claro que rogerio sofre de uma patologia espiritual (Mistificação) oque não podemos é deixar essa historia ir alem do que já foi, o espiritismo vem trabalhando seriamente a 157 anos na busca da espiritualização da humanindade, quando as pessoas que não conhecem a doutrina se deparam com esses absurdos eles são afastados da verdadeira luz do conhecimento e ja sabemos que quando um de nos se prejudica nos também nos prejudicamos, então por favor vamos fazer aquilo que jesus nos ensinou, vamos… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 agosto de 2011 3:15 pm

E pelo visto o drama continua:

http://webnaluz.blogspot.com/2010/12/jan-val-ellan-o-drama-cosmico-de-jave.html

Até quando? Rs

E a propósito, qual sua opinião, Acid, a respeito daquele ‘Buddha Boy’, Palden Dorje, agora chamado Dharma Sangha? Seria ele mesmo o tal Maitreya e Segunda Vinda de Jesus?

Carlos
Carlos
15 fevereiro de 2014 11:07 pm

Caros amigos, fico pasmo de ver como vocês são ingênuos sobre o espiritismo. Acreditando nisso de “espíritos bons e maus”, quando não há, neste meio, nem um nem outro. Os “espíritos” que vos falam são tão somente ALIENÍGENAS que dispõe de avançada tecnologia, inclusive “telepática”. Como eu sei? ora, porque os conheço. São piratas espaciais, ladrões e mentirosos que, para enganar, fazem de tudo, inclusive dar consolação e “ajuda”. No mais, querem fazer de vocês meros escravos, “operários do grande edifício”, que “aprendem sempre, sem nunca poder chegar ao conhecimento da verdade”. Familiar? Jesus nos advertiu sobre as propostas de… Read more »

nan
nan
16 janeiro de 2007 8:59 am

Concordo com o pedaço da mensagem que diz que sair de uma religião seja ela qual for é deixar a inépcia porque ela tem regras muitas criadas pelo próprio homen nos meios dos grupos para adaptar seus próprios interesses.Quando conseguirmos absorver os ensinamentos do luminares do mundo e praticarmos o ” faça ao próximo o que quereis que façam a ti mesmo” não precisaremos de templos pois estaremos no templo universal das leis eternas, pois o que fazemos volta para nós.PODEMOS COMBATER PACÍFICAMENTE OS INIMIGOS, QUE SÃO INTERNOS, TUDO QUE VEMOS EM ESPELHO NOS OUTROS. CRISTO NÃO SEGUIA UMA RELIGIAO,DAVA… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
29 dezembro de 2006 9:58 am

Bom, pelo visto todos aqui são ótimas pessoas, agradeço pelo esclarecimento e a preocupação. 😉
Em que eu puder ajudar também ajudarei. E quanto a fé, sei que tenho mais que muitos por ai, a vida me ensino a ter, de uma forma bem assustadora mais, no fim de tudo sei que foi tudo apenas uma aprendizagem.

Renan
Renan
4 dezembro de 2006 9:16 pm

é o fim do mundo mesmo
o cara diz que tal coisa vai acontecer tal dia e tal hora
a coisa não acontece, e muitas pessoas, em vez de desconfiarem do cara, lhe dão mais razão (?) e credibilidade (!)
😡

Lázaro Freire
Lázaro Freire
5 dezembro de 2006 8:26 am

Oi, Renan. O editor da UFO está lá pela VOADORES agora, está passando informações em primeira mão. Assim como o Wagner sempre me passou. Aliás, conheço pessoalmente o Ellan. O delírio é grande, infelizmente. O Ellan agora diz que foi enganado de propósito, para que se cumprissem profecias do apocalipse, nas quais as pessoas duvidariam do verdadeiro profeta. O Wagner já havia advertido que ele se vê como personagem bíblico (se não me engano, reencarnação de Elias ou outro profeta antigo). E o grupo dele fala claramente que ele é reencarnação de Kardec, “fato” que o próprio Rogério não desmente… Read more »

Renan
Renan
5 dezembro de 2006 6:29 pm

… um raro tipo de alucinação que, entre seus efeitos aparentes, causa a supervalorização às avessas da persona – “eu sou O cara, mas sou humilde pra caramba” – e uma questionável rentabilidade financeira pois, em tempos de internet e de suposta provação mundial, as mensagens dos mensageiros do “mestre amantíssimo” deveriam estar on-line, conforme o mandamento do próprio nazareno: “Dai de graça o que de graça recebeste”. Imagino que, obviamente, existam impedimentos tais que de modo algum seja possível a divulgação na internet do conteúdo dos livros à venda.

Anônimo
Anônimo
10 dezembro de 2006 2:57 pm

Acid e Saindo da Matrix são nomes de uma mesma pessoa?

Gabriel
Gabriel
12 dezembro de 2006 9:26 am

Eu ignoro quem seja Ellan, mas, de qq forma, PARECE que vemos aqui espíritos zombeteiros, brincando sarcasticamente com um homem pseudo-sábio, que por querer parecer um sábio, se equivoca em suas crenças e conhecimentos, buscando confirmação de sua “sabedoria” numa arrogância que chega a ridicularizá-lo. Infelizmente ele PARECE não possuir luz o suficiente para saber quais espíritos o cercam, tampouco luz que atraia espíritos de uma envergadura moral elevada. Eles zombam dele, e dele se deixa ser zombado. Isso é oque os espíritos abordam por fé cega. Mas eu nada posso afirmar por não conhecer mais fundamente esse Ellan e… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
28 dezembro de 2006 7:52 pm

AJUDEM-ME!!! Olá prazer a todos me chamo Rodrigo tenho 16 anos. Bom, estou precisando de ajuda, pois parece que algo quer me incomodar, não sei bem o que quer, mais eu posso sentir. TODOS os dias sinto uma gastura na cabeça na parte esquerda de trás, as vezes em outros locais, agora estou sentindo na parte de trás porem na direita da cabeça, e isso incomoda muuito, creio que seja algo de magia negra não sei bem, mais sei que tudo isso funciona. As vezes da vontade de bater com a cabeça na parede, não consigo pensar direito, não consigo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 dezembro de 2006 9:25 pm

SE eu fosse vc eu faria urgentemente uma ressonância magnética, pois pode ter até mesmo um tumor. CASO não tivesse nada de anormal, e isso não fosse uma dor-de-cabeça que se resolve com aspirina, aí sim eu procuraria uma resposta espiritual. Em ambos os casos, uma boa dose de auto-confiança de que você ai ficar bem contra todos os males ajuda bastante (aí entra fé em Jesus, na Torah, ou em Buda, etc).

Olim
Olim
29 dezembro de 2006 6:54 am

Rodrigo:

Primeiro, vá ao médico, explique o que sente, fazer exames e tudo mais.

Simultaneamente, tente continuar fazendo essa proteção energética a si mesmo.

Antes de tudo, tranquilize-se, pois tudo tem solução.

Grande abraço…

🙂

Rodrigo
Rodrigo
29 dezembro de 2006 7:30 am

Está bem, bom no caso não é um tumor nem algum tipo de doença, eu saberia, mas a parte de confiar em mim mesmo pode me ajudar, e a te ter fé em algum Deus também, obrigado pela explicação.
Pelo tom sarcástico de vocês percebi que não é necessário me preocupar.
🙄

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 dezembro de 2006 9:00 am

Não exatamente em “algum Deus”, mas fé na sua parte espiritual, que pode ser cristã, budista, xamânica, Hobbit ou Jedi, que, por extensão, É Deus. É procurar o lado melhor de você, acima do seu pessoal, acima dos seus “defeitos” (que, em essência, não existem, mas estão manifestados no pensamento), para trazer à sua vida terrestre o “Reino dos Céus” do qual Jesus falava.

Olim
Olim
29 dezembro de 2006 9:01 am

Rodrigo:

Realmente não tive a intenção de ser sarcástico contigo, se assim fui peço desculpas.

Continuo achando que ir ao um médico deva ser a primeira coisa que tenha que fazer.

Tudo de bom…

m.f.l
m.f.l
4 dezembro de 2006 1:15 pm

São artigos como o do link abaixo que o Wagner Borges escreve com frequencia no STUM, que mostram claramente a pessoa que ele é, e que faz crescer a profunda admiração que tenho por ele.

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=5856

Boa leitura pessoas. 🙂

Bono
Bono
22 novembro de 2006 4:39 pm

Esses espíritos não devem ser muito evluidos mesmo, pois mentiram ao Ellam e fizeram ele repetir a mentira, causando transtornos ao médium.

Se são seres responsáveis pela comunicação do retorno do mestre Jesus, era de se esperar que fossem do mais elevado nível evolucional, e que não mentissem sob hipótese nnhuma…

???
???
23 novembro de 2006 1:26 pm

a mensagem dos patrocinadores hoje, diz tudo….
não acredite no que você ouviu…

kaaos
kaaos
23 novembro de 2006 1:28 pm

vc acreditou mesmo naquela historia dos ets do ellan? ta bom então…. o que se há de fazer, né meu filho.

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
23 novembro de 2006 1:45 pm

Que a PAZ do SENHOR esteja com todos. A Terra vive uma fase de transição, aonde são necessárias muitas mudanças para que o objetivo traçado há 2000 anos seja completo, que é a nossa passagem de um mundo moralmente atrasado, para um mundo melhor e mais digno do PAI. Esse período causa uma ansiedade ao espirito (tanto encarnado como o desencarnado) ainda não esclarecido (como somos todos nós, pois estamos ainda muito distantes da LUZ). Essa ansiedade extrapola em comportamentos diferentes e estranhos, alguns sofrendo pelo peso da consciência atropelam o mundo com o seu orgulho causando prejuízos aos outros… Read more »

Bono
Bono
23 novembro de 2006 1:52 pm

No fórum desse médium tem um link para o site de um vidente americano que previu o segunte:

“Jesus was born on January 25th according to our current calendar, and some sort of event will mark this date next year”
Tradução: “Jesus nasceu no dia 25 de Janeiro de acordo com o nosso calendário corrente, e algum tipo de evento irá marcar essa data no ano que vem”
Parece que ele escreveu isso dia 19/11/2006

Essa mensagem está logo abaixo da figura da anotação que ele fez.

http://briansprediction.com/dd/4661.htm

Bono
Bono
23 novembro de 2006 2:04 pm

Talvéz isso tenha uma explicação do própio vidente:
“World consciousness has an effect on the dreams I have…basically in millions of people are thinking of the same thing, chances are I will have a dream about it.”

Radical Chic
Radical Chic
23 novembro de 2006 2:16 pm

Não acredito que Ellan seja um farsante, não no sentido de estar fazendo algo “conscientemente”… Mas ele dá sinais de que está sofrendo do pior tipo de obsessão, que é a fascinação. Algo típico de “estrelas”, pessoa com algum dom e que começam a se sentir especiais demais… Muito difícil de tratar!

Radical Chic
Radical Chic
23 novembro de 2006 2:21 pm

Oops…rs Eu fiz o comentário antes mesmo de “continuar a leitura”… onde há a descrição de fascinação. Se quiser, apague estes dois comentários!

Abraços!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
23 novembro de 2006 3:26 pm

“I want to believe”. Foi como eu recepcionei essa história de aparição pública de ETs. Mesmo porque é uma coisa que eu queria muito ver materializada há anos, e não me custava nada dar um crédito (não precisei comprar nenhum livro dele, felizmente). No fundo, eu acreditava que sim, Ellan pudesse ser um contatado, e que ele interpretaria toda a experiência por um viés cristão, mais ou menos como na série Taken os ETs induziam o menino a ver um coelhinho, para que ele não aloprasse de vez.

Olim
Olim
23 novembro de 2006 4:10 pm

Serve de ensinamento, poderia acontecer com qualquer um de nós…

Às vezes tenho até receio de comentar o que penso, para isso é necessário as benditas comprovações e confirmações por outras pessoas.
Isoladamente, ao aceitarmos as “verdades” de outras pessoas, podemos ser conduzidos pelo canto da sereia.

Carlos R. P. Costa
Carlos R. P. Costa
23 novembro de 2006 4:11 pm

O interessante maior é que qualquer estudante mediano da espiritualida vai perceber que o Karma é uma atração formal não forçada por consequencias anteriores. Um ser faz algo de errado e adquire uma envolvente energética; que ele pode muito bem inativar através de ações positivas ou até mesmo impedir suas consequencias com o poder de sua vontade em manter sua existencia num determinado padrão vibratório e não errando mais. A envolvente vai dissolvendo. Os que não conseguem reduzir a carga vão pagando à prestação ou por atacado. É tudo Ação-Reação. Portanto inexiste em mentes sãs pensar num Comite de Preparação… Read more »

Lex
Lex
24 novembro de 2006 8:14 am

…para manter a mente livre… …livre-se das bengalas. “o preço da liberdade é a eterna vigilância”. Esta história toda me fez lembrar um mantra que recebi esta semana: Sarvamangalam( que em sanscrito quer dizer: que todos os seres sejam felizes)! Permita que eu não ore para ser protegido dos perigos, mas para ser destemido diante deles. Permita que eu não suplique pelo alívio de meus sofrimentos, mas para ter coragem para dominá-los. Permita que eu não procure por aliados na batalha da vida, mas que eu encontre minha própria força. Permita que eu não rogue, tomado de medo, para ser… Read more »

LH
LH
23 novembro de 2006 1:25 pm

Falando em furadas, outro dia vi alguém aqui recomendar um texto do site do IPPB – http://www.ippb.org.br . Parece que o Wagner Borges, dos Voadores é figura importante lá. (Não confundir com IIPC – http://www.iipc.org , que me parece sério – ambos lidam com Projeciologia) Lembro que o “prof. dr.” Jucelino da Luz ministrou uma palestra, pela módica quantia de 60,00 por pessoa nesse “instituto”. Vamos tomar cuidado, pessoal, e separar, cada um usando seu bom-senso, o que vale e o que não vale. Cobrar por cursos e palestras de orientação já começa mal. Cursos pagos devem ser aqueles que… Read more »

Maria do Carmo
Maria do Carmo
23 novembro de 2006 12:59 pm

O lado bom disso tudo é que mostra que precisamos aprender a ser menos crédulos, e a ter mais discernimento com as coisas que nos dizem. E a ser mais humildes também, porque, excluída toda a má-fe, quantas vezes já nos aconteceu de acreditar piamente em algo que defendemos com todo o coração, e na verdade estávamos errados? É o caso de não jogar pedra, mas de aprender com o exemplo. No fundo, acho que somos todos mais ou menos loucos mesmo. Claro que gostaria muito que ele (JVE) estivesse ou ainda esteja certo, mas ao mesmo tempo fico com… Read more »

LH
LH
22 novembro de 2006 4:58 pm

Sim, faz todo sentido sua explicação. Mas há outras hipóteses não-aventadas, e que considero importantes. Nem tudo que não conseguimos explicar facilmente são fenômenos espirituais, isto é, fora do contexto meramente terreno. 1) O próprio JVE seria um farsante, pensando apenas em vender livros (anunciados estrondosamente no site da revista UFO – http://www.ufo.com.br). 2) O JVE sofrer alguma perturbação psicológica, que o faça pensar que “ouve” tais vozes. E sua oratória com concatenada não isenta esta hipótese, já que há muitos esquizofrênicos que falam muito bem e não jogam pedra em ninguém, porém ouvem vozes e se comunicam com entidades… Read more »

Estevam
Estevam
22 novembro de 2006 6:44 pm

Parabéns pelo comentário, completo e claro Acid.
De fato o orgulho, a vaidade e o capricho escondido pela “humildade” tanto do Sr. Jucelino Nóbrega da Luz como do Sr Rogério de Almeida Freitas (Jan Val Ellam), fizeram como que eles caíssem no ridículo.
Até hoje não li e nem vi uma manifestação dos espíritos superiores com dia e hora marcada para acontecer.
Um abraço Estevam

Cristian
Cristian
22 novembro de 2006 7:49 pm

Rapaz, é isso mesmo… em toda comunicação espiritual deve-se levar em conta a credibilidade do médium(poucos chegam ao nível de um Divaldo, de Chico Xavier, nem se fala, acho que ele foi único) ficar com um pé atrás mesmo. É a atitude mais sensata, como nos alertou Kardec.
Já deu pra ficar de saco cheio dessas furadas de médiuns, que ficam causando alarde, Jucelino, Val Ellan e outros mais que aparecerem! To pagando pra ver acontecer qualquer profecia com muita precisão de data.

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
22 novembro de 2006 7:58 pm

O Médium deve sempre: Esquivar-se à suposição de que detém responsabilidades ou missões de avultada transcendência, reconhecendo-se humilde portador de tarefas comuns, conquanto graves e importantes como as de qualquer outra pessoa. O seareiro do Cristo é sempre servo, e servo do amor. No horário disponível entre as obrigações familiares e o trabalho que lhe garante a subsistência, vencer os imprevistos que lhe possam impedir o comparecimento às sessões, tais como visitas inesperadas, fenômenos climatéricos e outros motivos, sustentando lealdade ao próprio dever. Sem euforia íntima não há exercício mediúnico produtivo. Preparar a própria alma em prece e meditação, antes… Read more »

Jota
Jota
22 novembro de 2006 11:00 pm

Difícil saber se o nosso amiguinho está sendo usado por “brincalhões”, ou se faz tudo conscientemente.
Algo é certo: Nada pode ser aceito cegamente, principalmente quando forem tão grandiosas, e porque não, absurdas.
Que isso sirva de lição para todos nós, porque mesmo nas piores coisas, ainda se pode tirar algo de bom.

Dani
Dani
22 novembro de 2006 11:47 pm

Orai e vigiai!!!!!!
Conheça a ti mesmo!!
Beijos,
Dani 🙂

Na verdade não queria só lembrar isto. Mas achei mais prudente ser curta e grossa parafraseando uma mente brilhante!!!

Lu
Lu
23 novembro de 2006 2:06 am

Acho eu, que mesmo surgindo um profeta verdadeiro…jogaríamos tomates nele.

Fada San
Fada San
23 novembro de 2006 7:26 am

Apesar de tudo tenho compaixão por ele. O maior decepcionado foi ele mesmo pq mais do que todos…acreditou! Lembro uma vez q um homem disse q desceria uma nave de Júpiter em Casemiro de Abreu-RJ. Foram milhares de pessoas até o local, o prefeito da cidade tinha até comprado uma enciclopédia barsa para dar ao comandante da nave…foi um auê geral,os jornais noticiaram a visita em manchetes de primeira página, estava lá até a imprensa internacional. Foi numa fazenda e colocaram até orelhões no meio do mato (na época não tinha essa de celular…). E, claro, nada aconteceu! Nem digo… Read more »

acidskin
acidskin
23 novembro de 2006 7:46 am

Sao efeitos do mundo astral, ou o mundo das ilusoes, onde simples formas pensamento ganham contornos de ‘verdades’ absolutas, e mesmo espiritos de luz se confundem nas verdades eternas.

Esse eh um dos motivos pelos quais alguns grupos condenam o contato com os espiritos. Talvez nao seja a melhor alternativa, especialmente no Brasil onde a mediunidade esta mais avivada no material genetico da populacao do que em outros paises.

Na duvida, seguimos o conselho de Jesus: “Orai e vigiai”

Rosely Rossettim
Rosely Rossettim
23 novembro de 2006 8:33 am

Como diz na Bíblia Sagrada: No fim dos tempos virão os falsos profetas….

Olim
Olim
23 novembro de 2006 12:49 pm

Fiat Lux. Encantei-me com suas questões. Dá gosto tentar respondê-las. Da raiva temos a impressão de que ela é distinta de nós mesmos. Quando dizemos “Estou sentindo raiva de(o)(a)…”, dá-nos uma impressão de que ela tem vida própria, alheia a nós mesmos, vindo de fora como uma semente lançada por algo/alguém e, depois, brotando dentro de nós como se fosse distinta de quem a sente, parecendo ter uma vida própria que corrói o nosso “Eu”. Acho que (é uma opinião particular) a raiva somos nós mesmos e, ao mesmo tempo, somos a raiva. Pode ser que ela seja causada por… Read more »

Olim
Olim
24 novembro de 2006 9:12 am

Lex.

Que legal!!!
Texto bem pequeno, diante de toda a beleza que contém, liiiiindo…

Superabraços.

Renan
Renan
24 novembro de 2006 2:12 pm
Bono
Bono
24 novembro de 2006 3:24 pm

Mas eu ainda acho que algo muito grave está para acontecer, feliz ou infelismente acho que eu estarei aqui para presenciar tudo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 novembro de 2006 10:15 pm

Mas, e quem somos nós para julgarmos o que é ou não é esquizofrenia? E se sua avó via MESMO nazistas e os remédios serviram somente pra reforçar o véu que nos separa do “mundo dos mortos” e que muitos (muitos mesmo) podem ver através? Precisamos ter muito cuidado com julgamentos e generalizações, senão daqui a pouco corremos o risco de sermos mais um grupinho de esotéricos competindo pela “verdade” com outro grupinho, e a proposta do site é ser holista, e holismo abrange tudo (todas as crenças, mas também abrange a ciência, o bom senso, o discernimento, a psicologia,… Read more »

Dani
Dani
27 novembro de 2006 12:24 am

Oi Acid. O problema dela é fisiológico mesmo, e não espiritual. Não saberia no entanto lhe dizer qual é pior…Mas, há remédio para todas as doenças (ou quase todas)…sejam elas fisiológicas ou espirituais!!! Óbvio que não quero aqui pixar o JVE de louco, mesmo pq tenho até alguns livros dele que, num determinado momento, me serviram de “guia” para achar a luz no fim do túnel!! Mas também não se pode descartar a possibilidade de, derrepente, haver um determinado grau de insanidade nas afirmações dele e de tantos outros grupos de um tempo prá cá!!! E na verdade, todos nós… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
27 novembro de 2006 7:06 am

Acid, concordo c/ vc, é difícil julgar esse tipo de estado de ilusão e realidade. Qdo meu pai estava em estado terminal, ele “via” coisas e pessoas que ninguém mais via, inclusive, numa ocasião ele me disse que uns ET s haviam aparecido no quarto e implantado um chip em seu corpo. Embora todos os familiares levassem em consideração os delírios causados pelos medicamentos e pela própria doença em si, confesso que eu fiquei em dúvida, mas não me aprofundei muito querendo saber a verdade, mesmo pq, meu pai adorava Arquivo-X e filmes do gênero, por isso achei que ele… Read more »

Michel
Michel
27 novembro de 2006 8:41 am

Quero deixar registrado aqui que fui banido do Forum do site “projeto orbum” de Jan Val Ellam quando indiquei este tópico aos participantes do forum para que as pessoas pudessem ter outra visão sobre o assunto. Isto só reforça minha opinião de que Jan Val Ellam faz tudo isso com o intuito de apenas ganhar dinheiro. Outra opinião minha é de que qualquer forum tem que ser democrático deixando que cada um tire suas próprias conclusões a respeito de determinado assunto ou opiniões, principalmente quando são opiniões fundamentadas. Sou espirita e compactuo plenamente com o que foi colocado neste tópico.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 novembro de 2006 11:23 am

Engraçado que lá pode-se “discutir” as obras de Jan Val Ellan, DESDE que você concorde com TUDO. hahahahahaha!!!
Deixa os caras lá na deles… eu mesmo não gosto quando os evangélicos vêm aqui com aquela prosa de que só Jesus salva (o resto faz backup) e tal…

Titanico
Titanico
27 novembro de 2006 11:54 am

Estava lendo os comentários e realmente, estranhei… Tratar o caso dele como obsessão, tudo bem. Mas tratar de vaidade e dizer que tudo é mentira porque ele quer aparecer, é bem diferente. Isso me lembra o tanto que os Espíritas foram perseguidos com o mesmo argumento. Pra grande maioria de nós, inclusive nas vidas anteriores, a mediunidade pode ter sido um escândalo. E hoje é rezoavelmente normal. Então por que fazer juízo de valor da pessoa dele? Analisem a obra… muitos disseram ter lido e que acahavam algumas coisas coerentes. Por que não pesar isso também? Nunca li nada dele…… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 novembro de 2006 1:39 pm

Se tudo que me prende a esta realidade virtual e´o medo da não companhia de meus amigos, parentes e amores, me parece que o ser social e o amor são também pesos que seguram minha evolução conceitual. Portanto os exercícios que podem me ajudar na evolução são aqueles que desmistificam tais, ou pelo menos clareiam sua importancia tornando possível reduzi-los quando sua orientação já não é mais fundamental, mas um prazer. Quando penso que meus amores são interações e que mesmo eles estão ligados a esta intrincada rede, penso que o amor é algo que nos direciona,mas que ao mesmo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 novembro de 2006 1:45 pm

“Quem reconheceria são Vicente de Paulo por esta linguagem, por estes pensamentos desalinhavados e baldos de senso?”

Eu
Eu
27 novembro de 2006 1:56 pm

Kamala… legal o link.
Assistiu o filme: “Quem somos nós?”
Tudo a ver….

Waking Onion
Waking Onion
27 novembro de 2006 2:52 pm
Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 novembro de 2006 3:07 pm

Vem da palavra latina Codex (livro), que deu origem ao nosso “Código”. Por isso designamos Código Penal, Código Civil, etc. Temos nas obras de Kardec o “Código espírita”, no sentido de “conjunto de idéias de como se comportar, norma, regra, princípio, etc” , enfim, um código de conduta para que os adeptos da doutrina possam se pautar por ele.

Dani
Dani
26 novembro de 2006 10:06 pm

Renan!!! Vc está de parabéns pelo link!!!! Hilário!!
Luciana.
Repetindo suas palavras: esquizofrenia mesmo hein!!! Aliás, tenho um caso na família…minha avó via nazistas e outros seres estranhos…eu hein!!!!! E na cabecinha dela tadinha, era tudo real!!!! Ainda bem que ela tomo remédios ótimos…já pensou ela começar a correr pela casa e gritar algo que ninguém mais vê??? Cai todo mundo duro no chão!!!
Quem quiser pode rir…mas é verdade!!!
Ellan, vc é forte candidato a esquizofrenia…
Bjs,
Dani 🙂

Luciana
Luciana
26 novembro de 2006 5:05 pm

será que o Ellan não é esquizofrênico, gente? ele ouve essas vozes e epnsa q são espiritos e na verdade é essa doença!!! ( esse é o meu lado incrédulo que fala, o lado cartesiano desenvolvida aqui na França)

Luscinia
Luscinia
24 novembro de 2006 6:56 pm

Lex, liiiiiiiindo!!!!!, adorei, parabens.
Quanto ao Ellan eu acho que devemos esperar, não devemos julgar ninguem, quem somos nós?

Renan
Renan
24 novembro de 2006 11:19 am

Não haveria conflito entre buscar o auto-conhecimento e, ao mesmo tempo, buscar vir-a-ser alguém que não se é ?

Seria realmente possível nos aproximarmos de nossa essência, se, em nossos anseios, tentamos viver de acordo com uma ambição psicológica ou espiritual ?

Radical Chic
Radical Chic
24 novembro de 2006 11:38 am

O caso de J.V.Ellan nos serve de exemplo… do quanto somos suscetíveis à vaidade! Estamos todos no mesmo barco… e por aqui, alguém tããão especial assim, nem estaria mais encarnado. O famoso “Orai e vigiai” não diz respeito a vigiar só nossos maus pensamentos…. Infelizmente o ego continua falando mais alto nessas horas, e “O” escolhido não é capaz de perceber a obsessão em que está envolvido… pq se entrou nesse tipo de obsessão, foi justamente por se julgar tão especial. Uma pessoa “equilibrada”, saberia discernir que não é mais do que ninguém… é só mais um neste mundão, talvez… Read more »

Renan
Renan
24 novembro de 2006 12:26 pm

“Uma dúvida que tenho é qto ao carma… A partir do momento em que ele envolve outras consciências nessa sua “viagem”, estará mesmo contraindo algum carma negativo com essas almas, ou terá ‘um desconto’ pelo seu desequilíbrio, já que nem mesmo tem consciência da sua obsessão?”

Como diria o Gaspareto: ” Ninguém tem força para dominar a gente; é a gente que se deixa seduzir, menina!! Depois, não adianta dar uma de coitadinha, não!”. 😮

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 novembro de 2006 12:42 pm

É verdade, Renan. Há uma relação estreita entre o dominador e o dominado, que pode ter origem em outras vidas. Não tem como dizer depois: não fui eeeeeeeuuu… 😉

Radical Chic
Radical Chic
24 novembro de 2006 12:53 pm

Vcs têm toda razão! 🙂

Bono
Bono
24 novembro de 2006 7:15 pm
LH
LH
25 novembro de 2006 5:24 pm

Bono, esse texto que você citou começa com uma lição de moral do Wagner Borges, fundador do IPPB, que coloca o Jucelino para ser palestrante no Congresso e em vários outros eventos do “instituto”. (é só olhar no site para ver que não estou mentindo)

Por que esse Wagner Borges, que dá tal lição de moral, dá crédito a um vigarista como o Jucelino, que ainda cobra pela mentira? (ver post abaixo).

Aliás acho que muitas pessoas desse IPPB e dessa lista “voadores (?!)” deveriam entrar na berlinda com ele…

Kamala
Kamala
25 novembro de 2006 6:52 pm

off topic

Não sei se alguém conhece esse texto, mas fica a sugestão

http://www.umanovaera.com/david_icke/Matrix.htm

Rita
Rita
25 novembro de 2006 6:58 pm

No te irrites. Mesmo as cabeçadas que o pessoal dá têm a sua função. Tu estás bem no teu caminho.
Um abraço do outro lado do Atlãntico:)

Eduardo
Eduardo
26 novembro de 2006 12:34 pm

O ser humano é esquisito. Cada vez mais as pessoas vivem atrás de “profecias”, “avisos”, “premonições” .. querendo sempre saber hoje o que vai acontecer amanhã, do mesmo modo que os fãs de “Lost” devoram cada vez mais tudo que é escrito sobre os possíveis acontecimentos na tal ilha. Planejar e ter uma visão do futuro tendo como base um estudo do presente é mais coerente, já que o futuro nada mais é que a extensão do presente (leia-se “colhemos o que plantamos). Se algum dia virá um esquadrão de naves alienígenas, se algum dia o eixo da Terra mudará,… Read more »

Michel
Michel
27 novembro de 2006 5:07 pm

Não estou analisando as previsões do Ellam, se são verdadeiras ou falsas. A cada um se deve dar o direito de tirar suas prórprias conclusões. Estou criticando como fui tratado ao ser banido do Forum “projeto orbum” por divulgar este tópico. Se ele vê espirito ou não problema dele. Mas é no mínimo estranho que se expulse uma pessoa que não concorda com suas opiniões se esta opinião possa ou não fazer diferença, a não ser que esteja atrapalhando o seu “negócio”. Aos que defendem o Ellam, não tenho nada contra, pois cada um acredita no quer acreditar. Quem se… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.