BUDA: SAINDO DA MATRIX

BUDA: SAINDO DA MATRIX

Buda foi o primeiro a perceber que esse mundo não é real. Ele parece real, pois estamos sintonizados com ele, mas é fácil perceber que há algo além. Como tudo aqui é uma criação mental tão forte que chega a se materializar, pode-se ter controle sobre ela. Por isso que também somos aquilo que pensamos. Como já havia comentado anteriormente, a beleza está em ver que não é a colher que entorta,e sim você mesmo.

Todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente.

Buda

Referência:
Dhammapada: Conjunto de ensinamentos de Buda (Engloba várias áreas, como o mal, o ego, a velhice, etc. Um verdadeiro manancial de sabedoria)

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
Lucas
19 agosto de 2021 12:40 pm
Lucas
Lucas
23 agosto de 2021 12:23 pm
Reply to  Lucas
Lucas
Lucas
31 julho de 2021 11:22 am

Majjhima Nikaya 118 Anapanasati Sutta A Atenção Plena na Respiração 16.”Como, bhikkhus, a atenção plena na respiração é desenvolvida e cultivada de modo que traga grandes frutos e grandes benefícios? 17.”Aqui um bhikkhu, dirigindo-se à floresta ou à sombra de uma árvore ou a um local isolado; senta-se com as pernas cruzadas, mantém o corpo ereto e estabelecendo a plena atenção à sua frente, ele inspira com atenção plena justa, ele expira com atenção plena justa. 18. “Inspirando longo, ele compreende: [3] ‘eu inspiro longo’; ou expirando longo, ele compreende: ‘eu expiro longo.’ Inspirando curto, ele compreende: ‘eu inspiro curto’;… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
10 março de 2021 8:05 pm
...
...
24 janeiro de 2021 10:25 pm

Retiro de Carnaval Online 2021 – Mosteiro Suddhavāri

Devido à pandemia, em 2021, seguindo exemplo de outros mosteiros, decidimos experimentar com um retiro online de 5 dias para o período de carnaval (da tarde do dia 12/2 à manhã do 17/2).

https://suddhavari.org/2021/01/retiro-de-carnaval-online-2021/

Anônimo
Anônimo
16 novembro de 2012 9:04 am
Anônimo
Anônimo
16 novembro de 2012 1:46 pm

Dois leões…

Gostei! 🙂

Anônimo
Anônimo
3 janeiro de 2014 4:08 pm
Anônimo
Anônimo
3 janeiro de 2014 8:32 pm

lembrei eu já sou um Buddha!!!

Essencialmente todos os seres vivos são Budas, dotados de sabedoria e virtude, mas como a mente humana se inverteu através do pensamento ilusório, não o conseguem perceber”.

Felipe
Felipe
4 janeiro de 2014 1:17 am

Voce eh Buddha, voce eh todo mundo, mas so pode experimentar uma vida de cada vez. Quando pessoas morrem, outras nascem, e voce eh todos eles, quando eles passam a existir, voce tbem passa a existir.

Namaste _/\_

Anônimo
Anônimo
4 janeiro de 2014 11:46 am

“Tudo que tem a natureza do surgir, tem a natureza do esvanecer”.

Anônimo
Anônimo
4 janeiro de 2014 1:04 pm

O Buda disse:

Anicca vata sankhara
Uppada vayadhammino
Uppajjhitva nirujjhanti
Tesam vupasamo sukho.

As formações são impermanentes,
sujeitas a surgir e cessar.
Tendo surgido elas cessam –
a tranqüilização delas é uma bênção.

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
27 janeiro de 2017 8:40 pm

Mahasatipatthana Sutta (DN 22) – Os Fundamentos da Atenção Plena

Este é um dos suttas mais abrangentes e importantes sobre meditação, com particular ênfase no desenvolvimento de insight. O Buda inicia declarando que os quatro fundamentos da atenção plena são o caminho direto para Nibbana, para em seguida fornecer instruções detalhadas sobre os quatro fundamentos: a contemplação do corpo, das sensações, mente e objetos mentais (dhammas)

acessoaoinsight.net/sutta/DN22.php

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
16 junho de 2017 11:42 am

Nibbana e O Discurso do Fogo

Nibbana – Ajaan Thanissaro

Este breve ensaio delineia o uso da imagem do fogo no Budismo antigo para descrever Nibbana, o objetivo da prática Budista.

http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/nibbana.php

Adittapariyaya Sutta – O Discurso do Fogo

Alguns meses após o seu Despertar o Buda proferiu este sermão para um grupo de 1.000 ascetas adoradores do fogo. No seu típico brilhante estilo de ensino o Buda usa um símile que rapidamente penetra nos corações dos ouvintes – neste caso, um símile com o fogo. Após ouvirem este sermão, todos os presentes alcançaram a Iluminação (arahant)

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXXV.28.php

Anônimo
Anônimo
16 novembro de 2012 8:41 am

Dois leões… “Um leão foi aprisionado e levado a um campo de concentração. Para seu espanto ali haviam outros leões que ali estavam há anos, alguns a vida toda pois haviam nascido ali mesmo; Logo ficou conhecendo as atividades sociais dos leões. Eles formavam grupos, uns eram socializadores, outros montavam espetáculos; um terceiro era o grupo cultural pois seu propósito era de preservar os costumes, a tradição, a história dos tempos em que os leões eram livres; outro grupo era dos religiosos – reuniam-se principalmente para cantar hinos sobre uma selva no futuro, onde não haveriam grades; alguns grupos atraíam… Read more »

Martyn
Martyn
17 setembro de 2011 10:14 pm

— Os feiticeiros consideram a morte como o único oponente valoroso que temos. A morte é nosso desafiante. Nascemos para aceitar este desafio, homens comuns ou feiticeiros. Os feiticeiros sabem a respeito; os homens comuns não. — Eu pensaria diria, Don Juan, que a vida, e não a morte, é o desafio. — A vida é o processo pelo qual a morte nos desafia — retrucou ele. — A morte é a força ativa. A vida é a arena. E nessa arena há apenas dois contendores em qualquer época: o próprio indivíduo e a morte. — Eu pensaria, Don Juan,… Read more »

Samir
Samir
4 outubro de 2005 5:00 pm

Este é um ponto deveras importante. De fato o ser humano é muito mais grandioso do que este pequenino ser que se nos apresenta. o Mestre Masaharu Taniguchi fundador da Seicho-No-Ie disse: “Se o homem considerar que ele é uma coisa dotada de forma, não terá sossego, pois o que tem forma pode ser aprisionado”, também disse: “Tudo que podeis perceber através dos sentidos são projeções da mente, e não a Realidade Prima.” Infelizmente a humanidade distorceu os valores acreditando ser real o que é ilusão e ilusão o que é Real.

Darwen
Darwen
22 julho de 2006 1:59 am

Talvez vc nem chegue e ler esse coments mas só quero te dizer que realmete adorei oque escreve! li praticamente todos os posts, parabéns! é muito raro encontrar pessoas que se questionem tanto, ” queimem os miolos ” por assim dizer rsrsrs. Escuta, sempre quis saber o que há por trás do filme Matrix, é um filme intrigante, participei de um grupo iniciático – Eubiose – assistimos o filme e iriam explicá-lo mas não tive oportunidade de acompanhar – é um karma mesmo rsrs – BEIJOS!!!! aguardo uma resposta… espero que leia esse coments….

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 julho de 2006 2:55 pm

No blog antigo tem vários posts sobre Matrix Reloaded que eu ainda não passei pra esse.

Anônimo
Anônimo
8 junho de 2019 11:45 am

*Dhammapada – Versos do Dhamma*

Desde tempos remotos até os dias de hoje o Dhammapada tem sido considerado como a expressão mais sucinta dos ensinamentos do Buda encontrados no Cânone em Pali. Nos países do Budismo Theravada a influência do Dhammapada está em todos os lugares. É uma fonte fecunda para sermões e discussões, um guia para resolver os incontáveis problemas da vida do dia a dia..

http://www.acessoaoinsight.net/dhp/dhp_indice.php

Anônimo
Anônimo
4 novembro de 2008 4:04 pm

Foi publicado às 9:18, mesma hora q o despertador toca no filme.

Anônimo
Anônimo
29 abril de 2018 12:00 am
Anônimo
Anônimo
17 dezembro de 2017 10:46 pm

Acender o Fogo

Um diálogo com a audiência sobre as dificuldades na prática de meditação.

http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/acender_fogo.php

Martyn
Martyn
3 abril de 2011 9:46 am

Corpo Físico em Estado de Jinas A Gnose informa que é possível colocar nosso corpo físico em uma condição chamada “estado de jinas”. Isto poderia ser conseguido usando algumas práticas. Isso seria semelhante a uma projeção astral na qual levamos conosco o corpo físico, inserindo-nos em uma quarta dimensão (hiperespaço). Com isso, o corpo físico passaria a ter uma série de possibilidades, impossíveis na situação normal da terceira dimensão, tais como: 1. Levitação do corpo físico: algo semelhante ao que Jesus fez para poder “caminhar (levitar) sobre as águas” e também explicaria as viagens das bruxas pelos ares, em cima… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 abril de 2011 6:20 pm

Quem ???

Martyn
Martyn
4 abril de 2011 11:38 am

Alguém conhece alguém q conseguiu ??? 😀

levar o corpo pra 4 dimensão ???

Martyn
Martyn
24 julho de 2011 3:40 am

Ponto de Aglutinação ou Ponto de Encaixe

Estive observando as opiniões que surgiriam sobre este tema bem complexo que é o ponto de aglutinação. É um tema que não faz parte da chamada literatura esotérica européia e mesmo na oriental nada encontraremos exato sobre tal tema, certas confusões com um pretenso chacra das costas me parecem mais associação livre que factual. O ponto de aglutinação não aparece em nenhuma outra obra além daquelas que vêem dos que estiveram em contato com a Tradição Tolteca, ou seja, Dr. Carlos Castaneda, Florinda Donner e Taisha Abelar.

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2008/08/ponto-de-aglutinao.html

Martyn
Martyn
3 agosto de 2011 2:05 am
Martyn
Martyn
10 agosto de 2011 11:19 pm

O poder do homem é incalculável; a morte existe somente porque a intentamos desde o momento de nosso nascimento. O intento da morte pode ser cancelado fazendo-se o ponto de aglutinação mudar de posição.

O conhecimento silencioso nada mais é do que o contato direto com o intento.

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2009/04/sobre-o-intento.html

Anônimo
Anônimo
13 abril de 2019 7:01 pm

3.51. Então, o Abençoado disse para os bhikkhus: “Dessa forma, bhikkhus, eu os encorajo: todas as coisas condicionadas estão sujeitas à dissolução. Esforcem-se pelo objetivo com diligência. O momento do parinibbana do Tathagata está próximo. Daqui a três meses o Tathagata realizará o parinibbana.” Tendo dito isso, o Abençoado, o Mestre disse: “Com a idade madura. Meu tempo de vida determinado. Agora deixo vocês, tendo me estabelecido como refúgio. Bhikkhus, sejam incansáveis, plenamente atentos, disciplinados, guardem as suas mentes, com os pensamentos bem controlados. Aquele que, incansável, mantém o Dhamma e a Disciplina, deixando o nascimento de lado, dará um… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.