AMIT GOSWAMI

amit goswami tshirt
Fã do Saindo da Matrix

Amit Goswami é um físico nuclear indiano que tem buscado – por meios acadêmicos – traçar uma ponte entre a ciência (mais especificamente a física quântica) e a espiritualidade. É PHD em física quântica pela Universidade de Calcutá, na Índia, professor aposentado do Departamento de Física da Universidade de Oregon, nos EUA, e membro do Instituto de Ciências Noéticas (fundado pelo astronauta Edgar Mitchell). Já foi rotulado de místico pela comunidade científica, e acabou acalmando os críticos através de várias publicações técnicas a respeito de suas idéias. No seu livro O universo autoconsciente – publicado no Brasil – ele procura demonstrar que o Universo é matematicamente inconsistente sem a existência de um conjunto superior – no caso, Deus. E diz que, se esses estudos se desenvolverem, logo no início do terceiro milênio Deus será objeto de ciência, e não mais de religião.

Sua clássica entrevista no programa Roda vida (que pode ser lida na íntegra aqui) é de deixar qualquer fã de esoterismo babando, e qualquer cético abalado em seus fundamentos. Em um trecho, ele narra algumas experiências que mostram a possibilidade de comunicação direta entre mentes, monitoradas por cientistas, de pessoas que costuma meditar juntas. Em outro mostra o poder da mente influindo na matéria, que é algo que a física quântica já leva em conta em suas “teorias malucas”. Vamos ao trecho:

Considere o caso de geradores de números aleatórios. Eles são realmente aparelhos quânticos, pois eles pegam eventos radiativos, que são aleatórios, e os convertem em sequências de números, sequências de zeros e uns. Em uma longa cadeia, deve haver número igual de zeros e uns (é o que se espera da sequência aleatória). O físico Helmut Schmidt tenta há quase 20 anos fazer com que médiuns influenciem os geradores de números aleatórios para gerarem sequências não-aleatórias, mais zeros que uns. E ao longo dos anos ele conseguiu boas evidências de que, até certo ponto, os médiuns conseguem fazer isso. Um resultado com um grande desvio. Recentemente, em um trabalho publicado em 1993, Schmidt retratou uma modificação revolucionária desses dados. Os dados do gerador de números aleatório (a sequência numérica), é armazenada num computador. Ela é impressa, mas ninguém olha.

Os dados impressos são fechados num envelope e enviados para um observador independente. Três meses depois, o observador, sem abrir o envelope, escolhe o que quer ver, mais zeros ou mais uns. Tudo segue um critério. Então ele liga para o pesquisador, o pesquisador diz ao médium para olhar os dados, e pede a ele para mudar os resultados, influenciá-los, se puder. E o médium tenta produzir mais zeros, se esse for o desejo do observador. E então, o observador abre o envelope e verifica se o médium conseguiu.

E a incrível conclusão é (é um resultado sério, não é fácil contestá-lo) que o médium, em 4 de cada 5 tentativas, consegue mudar os números aleatórios gerados pelo aparelho, mesmo após três meses. Este mito de que o pensamento causa o colapso de si mesmo, que o colapso é objetivo, sem que o observador consciente as veja, é apenas um mito. Nada acontece, tudo é uma possibilidade até que o observador consciente veja.

Mas, e se alguém tivesse visto os números antes? Numa experiência controlada, as pessoas intervieram. Elas viram – sem contar a ninguém – os dados, a impressão. Nesses casos, o médium não influenciou os dados. Está claro que a consciência exerce um efeito, exatamente como Bohr suspeitava, como Newman suspeitava. Isso é revolucionário, é novo e pode mudar, como já discutimos, as dificuldades com valores que a sociedade vem enfrentando. Não vamos nos preocupar em como pode ser, mas vamos olhar os dados, olhar a teoria e perguntar: pode ser? Se pode, que oportunidade fantástica temos para integrar todos esses movimentos díspares de consciência que nos separaram por tanto tempo.

Amit Goswami
5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
26 agosto de 2004 9:25 am
Inominável Ser
Inominável Ser
13 novembro de 2009 11:11 am

Realmente, são magníficas as considerações de Goswami! Ele é um autor que conheci este ano e certamente deve ser lido por todos! Incluidas serão as obras dele em minha biblioteca… Nestes tempos de ateísmo e descrença, apenas um homem como ele, academicamente, poderia defender a existência do VERDADEIRO DEUS com uma propriedade intuitiva-intelectiva tão elevada e rara!

Um Verdadeiro Gênio!

matrix natalina
matrix natalina
1 setembro de 2009 12:41 am

Não Rodrigo, é a física quântica provando que a “realidade” na qual VOCÊ acredita É o próprio papai-noel, com direito a árvore enfeitada com bolinhas e tudo!

rs

Rodrigo
Rodrigo
31 agosto de 2009 11:17 pm

Quanta baboseira, que merda é essa??? A física quântica provando a existência do Papai Noel? rsrsrs Essa é boa.

Jonas
Jonas
22 junho de 2009 12:12 am

Gostaria de saber mais detalhes sobre detalhes de como estes experimentos foram conduzidos. Quem atestou a “mediunidade” destas pessoas? Quem acompanhou os experimentos? Em que revista científica isso foi publicado? Quais critérios foram utilizados? Por que não foram utilizados uma numeração mais ampla do que simplesmente dizer se haverá uma seqüência maior de 0 ou de 1?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
13 maio de 2008 2:33 pm

Amit Goswami no Brasil (de novo).

Criatividade Quântica, Transformação Pessoal e Psicologia do Yoga
1 de junho – São Paulo – Espaço Araguari

Palestras
A Física da Alma
31 de maio – São Paulo – Espaço Vida & Consciência

O Médico Quântico
3 de junho – São Paulo – Auditório AMCHAM

Economia Espiritual
4 de junho – Auditório AMCHAM

Informações e inscrições:
http://www.amitnobrasil.com.br
fone: 11 3743-3202

Adriano
Adriano
14 março de 2008 7:15 pm

Deem uma olhada no site do amit goswami no Brasil http://www.amitgoswami.com.br

E se der, seria uma boa incluir a transcrição da nova entrevista do Amit para o Roda Viva, que foi transmitida em 2008. Bem bacana também.

Anônimo
Anônimo
11 julho de 2005 2:24 am

A DOUTRINA ORIENTAL E OS NIVEÍS DE CONSIÊNCIA JÁ REVELAM A MUITOS MILÊNIOS DO NOSSO UNIVERSO PLURIDIMENSIONAL,QUE SÓ AGORA A FÍSICA QUÂNTICA EMPÍRICAMENTE REVELA AO MUNDO TANGÍVEL POR PARTES MINIMAS DO TODO

Magno
Magno
21 junho de 2005 6:13 pm

É bom pensar nessas possibilidades, de que um dia a ciência poderá explicar tudo… mas vejo a coisa tão longe. Acho que haverá uma guerra de milênios entre “verdades” como existe nas religiões atuais que se degladiam desde tempos remotos… ninguém chega num consenso…

Marcio
Marcio
6 setembro de 2004 10:15 am

O Amit Goswami esteve no Roda Viva (o ‘Roda Viva’ da TV Cultura, não o da música dos Raimundos, que fique bem claro!!!!) e esse programa pode ser encomendado no site http://www.videocultura.com.br

galsantanna
galsantanna
2 setembro de 2004 2:09 am

pois é …procurei me informar , buscar fontes , caminhos p’ra comprovações, dados científicos …e mais isso,… e e mais aquilo e… sabe… …Acho que se alguém tá nesse caminho , o da comprovação científica,POR PROPÓSITO,mesmo sem provar,vai ter que acreditar em encarnação.E daí…, encarnar muitas vezes,porque o universo é realmente uma teia;… uma coisa puxa outra, e puxa outra…numa infinitude de ocorrências nos mais diversos pulsos vibracionais ;e O que se dá a conhecer ,( porque , eu acredito que tudo no universo tem autonomia e sentido de auto preservação, independente dos agentes) só se apresenta quando há o… Read more »

Davi Bouvier
Davi Bouvier
26 agosto de 2004 7:45 pm

Mto estranha a parte do Cláudio Abramo. Dava a impressão de todos questionadores estarem se propondo a obedecer um formato do programa padronizado. E esse Abramo (que desconheço…) parecia querer quebrar as bases do Goswami mesmo!
Parece que está tudo acontecendo mesmo… E em nossos tempos 🙂

abs!

Silici0
Silici0
26 agosto de 2004 2:37 am

HAHAHAA, dúvida de que mesmo ? 🙂
Legal o texto, bom para os puro científicos. O_o
A ciência ja diz muita coisa a muito tempo, basta abrir os olhos para ver.

Abraços.
Paz e luz.
P.L.U.R.
Silici0.O_o

Trunkael
Trunkael
26 agosto de 2004 10:58 am

Tái uma coisa bem interessante. Já estou ansioso por estudos sobre o poder da mente em uma visão macrocosmica (talvez a mente humana criou o planeta Terra, quem sabe).

leonardo
leonardo
24 janeiro de 2010 4:02 pm

“é um resultado sério, não é fácil contestá-lo.”

“Observar” significa medir. Para medir é necessário interagir. A função onda colapsa quando ele foi medido. Todos sabem disso.

A NATUREZA é o observador.

Pega o trabalho desse cara e calcula o P. Se P < 0,05 eu dou pra uma zebra e como eu próprio braço. Quanto besteira.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.