A ÉTICA PROFISSIONAL COMO TRADUÇÃO DO AMOR

Por Emerson Barros de Aguiar

Alguém pode não saber ler ou nunca ter ouvido falar de ética, mas só será feliz se for ético. Ética não é uma condição que a gente tem de atender para agradar a empresa ou ao chefe; não é recitar códigos ou doutrinas.

Ética é o que fica da vida que levamos, das coisas que fazemos todo dia, agora; é o saldo que resta em nosso coração das ações que praticamos. Não se pode aprender ética apenas em livros ou em aulas e, menos ainda, em palestras. Ela está lá no Evangelho de Jesus: no Sermão da Montanha e em muitas outras passagens. Mas não é difícil encontrar a ética dentro de nós, saber o melhor caminho a seguir.

A felicidade de comercial não é sustentável. A satisfação dos cartões de crédito, do consumo, dos vícios ou da corrupção. A felicidade que tira dos outros, diminui muito mais de nós mesmos. Isto não é moralismo, não é pieguice, é realidade! “Ignorante” é o nome dado por Sócrates a quem ainda não sabe disso. Todo mundo vai descobrir que o mal não vale a pena, que o egoísmo não constrói nada, só estraga, destrói. De uma maneira ou de outra vai descobrir disso. A boa vontade será a melhor maneira e a decepção, a pior…

Não precisamos sofrer tanto para aprender que a vida é muito mais ajudar e compartilhar do que competir, ferir e derrotar. Quem tem o coração cheio de amor, tem ética, naturalmente. Ética é não estar preocupado com a reputação, mas com o caráter. O comportamento espontâneo, generoso e fraterno, é ética.

Quando a ética não é uma escolha, mas um dever imposto pela consciência, isto é ética. Quando estamos empenhados em dar o melhor de nós e não em sermos os primeiros, isto é ética.

Quando nos esforçamos para ter bondade e não para aparentar bondade, isto é ética. Quando o cuidado com os sentimentos dos outros lapida a dureza das palavras, isto é ética.

Quando olhamos para os outros e nos colocamos no lugar deles, quando vemos Deus nos outros, isto é ética. Quando perdoamos, deixando espaço livre na nossa memória para paisagens de ternura e humanidade, isto é ética.

Quando descobrimos uma qualidade nova em alguém que não gostamos, isto é ética. Quando identificamos em nós algum defeito e enxergamos como a vida é maravilhosa, isto também é ética.

Quando não nos vingamos de quem nos prejudicou, mesmo tento a oportunidade ideal, isto é ética. Quando olhamos os filhos dos outros como nossos próprios filhos e os empregos dos outros como o nosso “ganha pão”, isto é ética. Quando sabemos que o dinheiro, o conforto, a posição ou o status de que desfrutamos são apenas privilégios e não direitos, pois podem nos ser tirados a qualquer momento pelo infortúnio, pelo imponderável ou pela morte: isto é ética!

Quando aquilo em que acreditamos não é expresso como uma declaração de princípios, mas sai da nossa boca como poesia, isto é ética! Quando somente conseguimos conspirar pela felicidade dos outros, isto é ética.

Quando sabemos que o amor pela pedra, pelo inseto, pela planta, pela brisa e por todas as coisas, que a ação em benefício de alguém que nem conhecemos e que a gratidão pela vida são tesouros permanentes, isto é ética. Quando sentimos que o amor invadiu cada sílaba que pronunciamos, cada lembrança, cada gesto, olhar e tarefa, enfeitando o templo do coração com as flores do bem, isto é felicidade…

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Gabi*
Gabi*
3 março de 2009 3:05 pm

Muito bonito mesmo o texo.
E, por coincidência (ou não?),eu entrei no site justamente para postar um link para uma materia totalmente relacionada com o tema, e que eu acho que seria legal se você divulgasse no blog:
http://criancas.uol.com.br/paraospais/ult2324u20.jhtm
chocante esse documentario, e deve ser divulgado.
Muitos abraços!

Elielson
Elielson
4 março de 2009 9:57 am

Alguns veem na ética a preservação da nossa arte de conviver. Mas o motivo pelo qual a palavra ética não se dissolve no nosso convivio, é que ela é vista pelos administradores como um fator do desenvolvimento da arte de enganar.

Suzana
Suzana
4 março de 2009 10:38 am

Lindíssimo! Sem palavras…

amebinhamarelinha
amebinhamarelinha
4 março de 2009 11:47 am

Hello all… Eu sempre achei que o estudo da filosofia e a prática da ética (em todas suas dimensões) poderia substituir toda e qualquer religião terrena na busca por um convívio mais humano e fraterno, mais bondoso. Para mim… ÉTICA= forma de atuar que leva em consideração que “o outro” tem as mesmas necessidades que você e merece o mesmo respeito que você julga merecer. Ética é a atitude que, depois de praticada, não causa sombras no psiquismo, arrependimento no coração ou gosto amargo na boca. Ético é o pensamento que constrói, o ato que regenera e releva, a palavra… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 março de 2009 7:24 pm

Por falar em ética, Fernando Collor de Melo (lembram dele?) foi alçado pelo PMDB ao posto de Comissão de Infraestrutura do Senado. A candidatura de Collor foi articulada por Renan Calheiros (PMDB-AL), que também capitaneou a vitória de Sarney.
Agora podemos dormir tranquilo sabendo que o dinheiro do PAC está em boas mãos…

Maria
Maria
4 março de 2009 10:54 pm

Acid, não é a toa que o PAC se tornou piada. Intencionalmente eleitoreiro, é uma tremenda artimanha de marketing… e vem PAC-casas populares com dinheiro tirado da saúde – que está ainda pior.. e da educação, esta não se fala, dá dó..

(aqui em SC construíram casas para o pessoal da enchente com areia da praia… tudo caindo – saiu no jornal, depois a notícia sumiu)

Ética, na vida política brasileira é artigo em falta… tomara que não definitivamente.

alkali22
alkali22
7 março de 2009 3:21 am

“Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro
pago o preço.
Pago embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.
Um rio, só se for claro.
Correr sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
não paro nem mereço.
E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte se padeço.
Não sou nem serei avaro
se caráter custa caro
pago o preço.”
[Sidónio Muralha – poeta português]

Leandro
Leandro
9 março de 2009 1:57 am

Bah…

Izaias
Izaias
9 março de 2009 9:07 am

É preciso informar que o Senador Jarbas Vasconcelos também não é um bom exemplo de político ético.

Vejam o link: http://urarianoms.blog.uol.com.br/

Mcnaught
Mcnaught
4 março de 2009 8:52 am

“McNaught, contratado pela NASA, detectou o 2009/DD45 na noite de sexta-feira, 27 de Fevereiro e determinou que “por pouco” não atingiria a Terra na sua trajectória.´´ Pois é. O mesmo Mcnaught que descobriu há poucos anos atrás um cometa. Cool rs. Vai ver foi um pedaço do Lulin rs. Brincadeira hehe. Ética… pra mim, o ser humano cria diversos nomes para o mesmo significado. Por isso que ele encontra a palavra ética em várias situações como a do sermão da montanha por exemplo. Ética = respeito, educação, etc… Claro, como na vida, existem várias teorias e tentativas de explicar ´´tudo.´´… Read more »

fremen
fremen
4 março de 2009 6:50 am

Muito actual o tema. Na minha humilde opinião a crise financeira global tem a sua génese na falta de ética rudimentar.

off topic: Nestes ultimos dias esteve quase a cair um asteroide com potencial para danificar sériamente uma grande cidade.

I
“O asteróide DD45, com 30 a 40 metros de diâmetro, passou na segunda-feira a 60 mil quilómetros do sueste do Pacífico, sete vezes mais perto do que a Lua, informa a imprensa australiana.”

mais info:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1159814

Anônimo
Anônimo
4 março de 2009 12:27 am

“Será que eu estou “roubando” de alguém algumas informações ou percepções que podem lhes ser úteis para o seu crescimento pessoal e profissional?”

Muito legal tua indicação de matéria, Caesar!
🙂

abs

Carlos A
Carlos A
3 março de 2009 3:25 pm

Quando alguém, em meu grupo fala de Ética, meu pensamento voa aos políticos de Brasília! Porque no dia-a-dia, o povo simples, apenas vive, ou sobrevive! Mas, LÁ, no Grande Palco Nacional, os atores que nos ‘representam’ são péssimos!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
3 março de 2009 3:36 pm

O PSOL sugere a criação de um fórum permanente, no âmbito do Congresso Nacional, para discutir a ética na política. Segundo Alencar, o grupo deve ser criado depois do carnaval. Na entrevista à revista “Veja”, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse que boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção: “Para que o PMDB quer cargos? Para fazer negócios, ganhar comissões. Alguns ainda buscam o prestígio político. Mas a maioria dos peemedebistas se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. A corrupção está impregnada em todos os partidos. Boa parte… Read more »

xaxeila
xaxeila
3 março de 2009 3:43 pm

O amor e a ética caminham juntos, mas nós somos apenas humanos. Hoje mesmo eu provoquei a minha colega de trabalho, depois me arrependi e desculpei, porém o estrago já estava feito. Por mais amor que tenhamos nossa natureza animal sempre se manifesta. Parabéns pelo artigo e parabéns para este professor que parece que veio do futuro… O Emerson. Parabéns para quem pensa antes de falar.

Rose*
Rose*
3 março de 2009 6:32 pm

Ei reparem nisto que o Acid escreveu no seu post anterior (que por acaso sai bem neste):
«e estamos todos aqui para partilhar conhecimento, ter uma boa conversa, fazer amizades (quem sabe?) e crescer como pessoas.»

E é assim, eu aceito fazer amizades livres! Quem pensa da mesma forma? Ética é isto, é fazer o que está alinhado com o bem estar verdadeiro.

Abraços 🙂

Caesar
Caesar
3 março de 2009 9:25 pm

Será que eu estou “roubando” de alguém algumas informações ou percepções que podem lhes ser úteis para o seu crescimento pessoal e profissional?

http://www.conexaomercado.com.br/VerMateria.aspx?id=73

Kori
Kori
3 março de 2009 10:14 pm

teu blog sempre tem “coincidências” com oq acontece na minha vida.
comecei a estudar sobre ética semana passada, a aula foi massante, e agora, nesse pequeno texto, resumiu as duas horas de discurso do dia 🙂
obrigada

ughi
ughi
3 março de 2009 10:36 pm

não sei se ja foi comentado algo aqui sobre o filme “Na natureza selvagem”
Ótimo filme… meio ( mas apenas meio ) off topic. =p

posso dizer que foi o melhor filme que já vi. talves por me identificar bastante com a idéia

😀 imperdivel Acid, se não viu tem que ver 😉

Caesar
Caesar
3 março de 2009 11:16 pm

reindicação.
http://criancas.uol.com.br/paraospais/ult2324u20.jhtm
já indicado pela Gabi* – março 3, 2009 3:05 PM

É o modelo perverso da “ética” pela busca inescrupulosa do lucro a qquer preço.

Pergunto: Onde está a ética de nossos legisladores?

Cris
Cris
20 maio de 2009 10:09 pm

“Quando nos esforçamos para ter bondade e não para aparentar bondade, isto é ética. Quando o cuidado com os sentimentos dos outros lapida a dureza das palavras, isto é ética.”

Muito bom

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.