50 ANOS DO POUSO NA LUA

Astronauta na Lua 50 ANOS DO POUSO NA LUA

Hoje vamos falar sobre heróis. E foguetes. E sobre heróis em cima de foguetes. Mais especificamente sobre o programa Apollo, e o quão sortudos os norte-americanos foram por ir pra Lua e voltar sem um arranhão.

Em 20 de julho de 1969 o homem pisou na Lua. Quase que exatos 50 anos atrás. É um momento histórico que nunca foi igualado por nenhum outro país, e depois dos anos 70 nem mesmo pelos Estados Unidos. Até hoje as pessoas se perguntam: por que nunca mais voltamos à Lua?

É de conhecimento comum que as idas do Ser humano à Lua terminaram por desinteresse do público, porque virou uma coisa tão constante que não interessava mais, e cortaram os fundos da NASA por isso. Não é toda a verdade, mas SIM, o público perdeu o interesse, e a NASA precisava de muitos recursos (400 mil pessoas trabalharam pra conseguir esse feito), mas tem uma questão aqui que não é mencionada: ir pra Lua é um troço MUITO arriscado.

Quando o presidente Kennedy deu seu famoso discurso no Texas dizendo “Nós decidimos ir à Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis.” ele estava dando a real pro país. E ele deu um prazo de 8 anos apenas para realizar este feito, o que é muito pouco. No mesmo discurso ele mostra os desafios à frente:

“Vamos mandar para a lua, a 386 mil quilômetros de distância da estação de controle em Houston, num foguete gigante de mais de 91 metros de altura, o comprimento deste campo de futebol, feito de novas ligas metálicas, algumas das quais ainda não foram inventadas, capazes de suportar o calor e estresse várias vezes maiores do que jamais enfrentamos, unidos com uma precisão melhor do que o melhor relógio, carregando todos os equipamentos necessários para propulsão, orientação, controle, comunicações, alimentação e sobrevivência, em uma missão não testada a um desconhecido corpo celeste, e depois retornar com segurança para a Terra, reentrando na atmosfera a velocidades de mais de 64 mil quilômetros por hora, causando um calor de cerca de metade da temperatura do sol – quase tão quente como é aqui hoje – e fazer tudo isso, e fazer bem, e fazer isso antes que esta década termine – então devemos ser ousados.”

John F. Kennedy

Ele estava certo. Mas, por que fazer isso? Qual o ganho? E ele continua:
“O crescimento da nossa ciência e educação será enriquecido por novos conhecimentos do nosso universo e meio ambiente, por novas técnicas de aprendizagem, mapeamento e observação, por novas ferramentas e computadores para a indústria, medicina, lar e escola.”

Um discurso visionário. Até o mais cético precisa reconhecer que o que a NASA botou em movimento naquela década culminou em avanços que refletiram não só na ciência, como na indústria, medicina, na casa e na escola. A roupa de astronauta com resfriamento líquido foi adaptada para o uso de vítimas de queimaduras. O LASIK. O respirador usado pelos bombeiros foi tornado mais leve graças à NASA. O sensor CMOS que está em TODAS as câmeras de celulares foi a NASA que inventou. O Teflon é um mito, já que ele foi criado em 1938, e o velcro foi criado nos anos 40. Mas a NASA tem mais de 2000 patentes que são usadas até em creme de beleza, e tem um site só pra mostrar os benefícios disso tudo.

Mas esse avanço vem com um preço. Um preço não só em dinheiro, como em VIDAS. E isso ficou claro logo no início do programa, com a missão Apollo 1, que matou todos os seus tripulantes AINDA EM TERRA, em um dos inúmeros testes que faziam. Praticamente todas as missões que foram em direção à Lua tiveram problemas que poderiam ter abortado a missão, quando não matado toda a tripulação. Isso é um fato que precisa estar na mente de toda essa geração de floquinhos de neve de hoje de que exploração espacial é sempre um RISCO.

Comecemos com Apollo 8, o primeiro foguete a ir pra Lua (no caso circundar e voltar pra Terra sem pousar): O comandante Jim Lovell, cansado, cometeu um erro que fez o nariz da capsula subir e perder toda a orientação. Ele teve de se guiar pelas estrelas (como os antigos navegantes faziam) e recalibrar os computadores pra voltar pro curso:

Apollo 9 não foi à Lua, ficou circundando a Terra apenas pra testar o desempenho do módulo Lunar no espaço.

Já com a Apollo 10 quase que o módulo lunar se choca com a superfície da Lua, e por conta de 2 segundos hoje não temos dois cadáveres repousando por lá.
O plano envolvia planar sobre a Lua e testar o módulo. Eles desceram até uma altitude de 14km da Lua. Daí eles tinham de separar em pleno ar as pernas da cápsula (que numa missão normal ficaria pousada na Lua) pra voltar pro módulo de comando. Veja o quão perto eles estavam da superfície:

apollo 10 Lua

No momento da separação eles perderam o controle da nave e começaram a rodar. Por sorte o comandante conseguiu recuperar o controle. Mais tarde a NASA fez os cálculos e descobriu que eles estiveram a 2 SEGUNDOS de se chocar com a superfície da Lua.

Apollo 11 foi a Missão que efetivamente pousou na Lua. Pareceu perfeita, e tal, mas tem uma historinha que não é muito contada, que foi na hora de deixar a Lua e voltar pro módulo de comando (ou seja, se separar das perninhas), os astronautas sem querer quebraram a chave de partida!! Que fazer?
Uma opção era esperar o oxigênio acabar e morrer na Lua como heróis. Inclusive a NASA tinha pensado nisso e dado aos astronautas uma cápsula de cianureto cada pra abreviar a morte, e uma carta já estava PREPARADA na mesa do presidente dos EUA pra ser lida nesse caso.
A outra opção era dar um jeito. E foi exatamente o que fez Buzz Aldrin (a inspiração pra Buzz Lightyear!). Ele pegou um lápis e meteu no buraco onde antes havia o interruptor quebrado. E funcionou, eles voltaram pra casa e não se fala mais disso, pois os EUA não podem falhar.

A missão Apollo 12 era pousar no “Oceano das Tormentas” (que nome!). E a decolagem foi no meio de uma tempestade, literalmente. Tanto que 2 RAIOS atingiram o foguete Saturn V enquanto ele estava lá no alto. Isso enlouqueceu todos os instrumentos. Ninguém na nave nem no controle de terra lia mais nada. Ninguém sabia o q fazer. Já iam abortar a missão, quando UM cara da NASA, que havia passado por isso em uma das inúmeras simulações 1 ANO ANTES, disse “Tente a chave SCE para Aux”. E dá p/ ouvir o Astronauta dizer “Que diabo é isso?”. Eles acharam a chave, e ao fazer isso o sistema de energia voltou a emitir as leituras corretas e deu tudo certo depois disso.

A Apollo 13 todo mundo já sabe a urucubaca que deu, tem filme com Tom Hanks e tudo. Se não sabem vejam esse vídeo aqui:

História no filme Apollo 13 | Nerdologia

A Apollo 14 não conseguiu acoplar o módulo de comando ao módulo lunar por DUAS HORAS. O engate simplesmente não segurava. Só depois de 6 tentativas é que conseguiram, usando força bruta (ou seja, usaram os propulsores pra dar um empurrãozinho extra). Mas não foi só. De repente o computador no módulo lunar DO NADA recebeu um sinal para abortar a missão. Com isso o módulo não poderia descer pra lua, pois estava programado pra subir automaticamente nesse caso. Após muitas investigações descobriram que uma partícula de POEIRA tinha se alojado em um interruptor, causando a ativação. Então um programador aqui na Terra teve de reprogramar o computador lá no espaço pra ele ignorar a falha. Mas não foi só. A apenas 5.500 metros acima da área de pouso na Lua o radar de aterrizagem falhou. Por sorte os astronautas conseguiram fazer o equipamento funcionar novamente.

A Apollo 15 correu sem problemas, e eternizou uma linda imagem que é uma homenagem à ciência: O experimento do martelo e da pena, baseado na teoria de Galileu Galilei onde ele diz q todos os corpos são atraídos pela gravidade na mesma velocidade, independente da massa:

apollo 15 cápsula

Pra não dizer que não houve problema com a Apollo 15, na volta pra Terra um dos para-quedas não abriu. Graças a precaução dos engenheiros, o terceiro para-quedas só existe para dar segurança caso um não abra.

Apollo 16 teve dois problemas sérios na viagem: Num, o computador novamente teve de ser reprogramado pra ignorar um alerta. No outro, um problema com um propulsor que causava vibrações incontroláveis quando acionado. Isso pra entrar em órbita na lua! Várias simulações foram realizadas em terra, e conseguiram determinar um jeito de entrar em órbita com os propulsores reserva.

Apollo 17: A última missão à Lua. Obviamente não ficou sem problemas.
A tampa traseira do veículo lunar quebrou, e os astronautas consertaram com fita adesiva, grampos e um mapa lunar. Obviamente não ficou perfeito, e os astronautas tomavam um banho de poeira lunar, o que trouxe toda sorte de problemas:
A poeira penetrava nas juntas da roupa e não deixava flexionar braços e pernas, então outro astronauta tinha de tirar com um pincel. A poeira é abrasiva, e RASGOU 3 camadas de KEVLAR da bota do astronauta Jack Schmitt. Toda a poeira trazida pra dentro da nave pela roupa deu nos astronautas o chamado “Lunar Hay fever”: uma alergia com sintomas de gripe.
No mais foi uma missão recordista, com 12 dias na Lua, 23h de caminhadas, a exploração mais distante já feita na Lua, e a maior quantidade de pedras lunares trazidas pra Terra.

Esse texto todo é pra deixar claro que não é brinquedo ir pra Lua e voltar. Uma vez que você sai da órbita da Terra não tem como dar “meia volta” numa nave: você vai ter de circundar algum corpo celeste para poder usar a gravidade dele pra voltar. E o mais próximo é a Lua. Distante 3 dias. Muita coisa pode dar errado, como vocês viram que DEU. E a opinião pública é muito sensível a mortes. Após 2 acidentes com o ônibus espacial norte-americano o mesmo foi aposentado em 2011 e desde então não tivemos decolagem de astronautas a partir dos EUA até hoje!

Agora a NASA está construindo um novo foguete para ir pra Lua de novo em 2024. Aliás, está construindo desde 2005 e entra governo e sai governo o foguete nunca termina e sempre exige mais dinheiro. Mas dessa vez o Trump disse que TEM de colocar o homem na Lua de novo, dessa vez pra ficar (a idéia é fazer uma base avançada por lá pra futuras missões pra Marte). E dessa vez o grande chamariz é fazer pisar pela primeira vez uma mulher na Lua. Por isso mesmo o programa espacial vai se chamar Artemis – o nome grego de Diana, a deusa da Lua, irmã de Apollo, a Mulher Maravilha, ela mesma. Graças a isso veremos uma nova corrida espacial, entre os possíveis fabricantes de foguetes que querem ser ELES a levarem uma mulher à Lua. Tem o “SLS” da NASA, fabricado em conjunto pela Boeing, ULA e outros, tem o “Spaceship” da SpaceX (do Elon Musk), tem o “New Glenn” da Blue Origin (do criador da Amazon) e vai ser emocionante ver esses foguetes gigantes sendo lançados.

Mas se preparem. Se algo der errado (como deu no passado, com a Apollo 1) vai ser grande a gritaria pra dizer “Cancela tudo” (hoje é tudo assim com esse povo), mas precisamos continuar se quisermos evoluir não só tecnologicamente mas como humanidade! Explorar e habitar outros planetas é essencial se quisermos evitar a extinção da raça humana. Basta um asteróide como o que aniquilou os dinossauros para acabar conosco (a chance disso ocorrer é relativamente pequena, mas é uma aposta com toda a humanidade!).

Veículos espaciais são uma tecnologia de ponta que está sempre no limite do risco. Quem constrói e quem está dentro desses veículos são verdadeiros heróis, que estão arriscando a vida a cada dia que permanecem no espaço, sujeitos a radiação, problemas orgânicos causados pela falta de gravidade, riscos de incêndio, de ficar sem oxigênio, de ser queimado, congelado, ou ambos ao mesmo tempo, e fazem tudo isso em nome da aventura, do desconhecido, e principalmente pela CIÊNCIA, pra levar a humanidade pra mais longe, como no seriado Star Trek. Vamos pra MARTE! Não podemos desistir com os fracassos, que certamente virão.

Bônus: Vídeo sobre a Guerra Fria e a corrida espacial com a União Soviética
4 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
57 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
...
...
9 setembro de 2021 11:34 am

Apollo 10 (Full Mission 22)

UFO 1 (31:58)

UFO 2 (33:17)

https://www.youtube.com/watch?v=Q1n97xly1cA

Parei de assistir..

Talvez em 1960 já tinha muito lixo espacial na órbita da Lua.

...
...
6 setembro de 2021 4:24 pm

é só mais uma Cratera na Lua?

Apollo 10 – 16mm DAC footage Enhancement of Chaplygin Bright Ray Crater
https://www.youtube.com/watch?v=q0Hh51cyPRo

...
...
19 agosto de 2021 10:44 pm

Unofficial LunaCognita’s Backup https://www.youtube.com/channel/UCbXPsWpUOMZLsXvkzXPpcgA/videos This is the unofficial LunaCognita’s backup channel. That means I’m not Cary Martynuik/LunaCognita. I just happened to download 33 out of 37 of his videos using Wondershare Video Converter Ultimate in 2018 and want to share it because his official YouTube channel was terminated. However, I was missing 4 for some odd reason from my initial. I don’t know why. Fortunately I tracked down the other 4 videos uploaded by other people and downloaded them, so I have all of LunaCognita’s 37 main publicly listed videos. However there are more videos of LunaCognita. I don’t know… Read more »

...
...
24 agosto de 2021 1:13 pm
Reply to  ...

*Vídeos Extras da LunaCognita!*

*PlayList com 20 Vídeos!*

https://youtube.com/playlist?list=PL81cSPxNYu5cy9o5muXDI3F2C5QdX_CIw

👽

Lucas
Lucas
24 junho de 2021 5:03 pm

Cary Martynuik – “NASA lies about EVERYTHING”

https://www.youtube.com/watch?v=-sUv1ZfPLBc

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
9 maio de 2021 6:00 pm
Reply to  Lucas Oliveira

6) Apollo Image Anomalies

Apollo 7

AS07-05-1613: “Green Fireballs Leaving the Planet?” – OSSkyWatcher

http://www.thelivingmoon.com/43ancients/02files/Moon_Images_A22.html

Lucas
Lucas
10 maio de 2020 12:04 am
josue
josue
16 janeiro de 2020 9:20 am

Acreditar em programas espaciais e que o home foi a lua em pleno 2020 é muita estupidez, esse site se auto intitula “saindo da matrix”, mas está mais enraizado do que nunca na matriz do sistema e dessa pseudo ciencia.
Pesquisem e realmente saiam da matrix
Não existe programas espaciais, os foguetes não vão a lugar nenhum
A terra é plana e estacionária

Questão
Questão
26 julho de 2019 1:15 pm

Bom. Agora Chandrayaan-2 vai mostrar se tem bandeira e pegada.

Questão
Questão
7 agosto de 2019 4:51 pm
Reply to  Acid Zero

Que pena. Perderam uma ótima oportunidade de colocar o tio sam em cheque.

Diogo
Diogo
6 outubro de 2019 2:42 am
Reply to  Questão

É literalmente proibido que outras nações visitem ou chequem os locais visitados pela NASA, como se fossem território conquistado. Se não pode ser verificado pq se deve acreditar na historinha deles?

Diogo
Diogo
6 outubro de 2019 2:40 am
Reply to  Acid

E daí? Foguete é foguete, uma tecnologia que apenas vai até uma certa altura e cai nas águas do triângulo das bermudas. Subir e mostrar a passagem do foguete ao espaço ninguém quer fazer.

Acid
Acid
3 junho de 2019 6:04 pm

É isso aí, Fernando! Quem é do tempo da série original está imbuído do espírito explorador, e acho q muito do sucesso da exploração espacial de 60 a 90 se deveu muito a essa geração.
Precisamos de um novo motivador pra esses jovens de hj nos levarem pra Marte.

Ah, e como eu sei que vai acabar chegando aqui a pergunta: e a teoria de que o homem nunca pisou na Lua?
Aqui vai a resposta. Infelizmente não tem legendas, mas o Youtube traduz automaticamente:
https://www.youtube.com/watch?v=0SnUaeMuyB0

Anônimo
Anônimo
13 junho de 2019 11:43 pm

É só colocar o nome ou o número da foto no Google que aparece elas arquivadas em Sites Oficiais.

Anônimo
Anônimo
13 junho de 2019 11:58 pm

AS15-87-11729

https://www.lpi.usra.edu/resources/apollo/frame/?AS15-87-11729

Essa é a foto q aparece no final do vídeo..

Anônimo
Anônimo
14 junho de 2019 12:03 am

Façam o teste..

Fernando
Fernando
3 junho de 2019 9:25 am

Em tempo:

A quem interessar… Um grupo de fãs desenvolveu uma continuação para esse seriado, INCLUSIVE mantendo a mesma diagramação, figurinos, cenários e até as tomadas e iluminação, uma verdadeira obra prima, uma homenagem muito digna e respeitável!

Star Trek – Continues

https://www.startrekcontinues.com/

Olim
Olim
14 junho de 2019 3:51 pm

Os vikings foram os primeiros a chegar na Lua…

Anônimo
Anônimo
14 junho de 2019 5:11 pm

https://youtu.be/WlLN_Jcg1pc

Tentando mais uma vez..

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2019 3:30 pm

Aliens in the NASA Archives – More Stunning NASA UFO Anomalies Captured On Film

https://www.youtube.com/watch?v=X-RPWhigpQg

T- 7:25

AS09-21-3212

com essa cor vermelha.. ate parece aquela nave do filme Guardiões da galáxia..

Emanuelly
Emanuelly
20 junho de 2019 8:20 pm

Consertar com um lápis eh a cara do buzz mrsmo

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2019 9:24 pm

The Disclosure Project

+

Martyn Stubbs

+

Moon Rising

+

LunaCognita

Acid
Acid
6 junho de 2019 4:23 pm

Entrevista com Michael Collins, o terceiro astronauta da Apollo 11
https://www.youtube.com/watch?v=SWVgUwMTHEU

Questão
Questão
12 junho de 2019 12:40 pm

Hoje qualquer pessoa tem um celular que filma com uma qualidade absurda.
Por que então, não temos uma sonda exploradora na lua mandando imagens em tempo real, acabando de vez com a dúvida do foi não foi? O custo disto é infinitamente menor do que uma nave tripulada.

Leonardo Batista
Leonardo Batista
2 junho de 2019 10:13 pm

Muito bom trabalho!!

Acid
Acid
31 maio de 2019 5:29 pm

Pra quem quiser saber dos planos de retorno à Lua em detalhes:
https://www.youtube.com/watch?v=WX-pQRnrHfg

Anônimo
Anônimo
2 junho de 2019 11:19 pm

Casa dos astronautas que vão viver em Marte já foi escolhida.

“Criado pela AI SpaceFactory, o ambiente MARSHA foi desenvolvido para que nunca seja necessário importar qualquer material de construção da Terra e seja auto-suficiente. O habitat é construído usando uma impressora 3D, minando o ambiente local para encontrar os materiais necessários para iniciar o mais depressa o possível o processo de construçao dos painéis e a sua montagem. A casa MARSHA deverá estar completada, com os sistemas de suporte de vida instalados, antes mesmo da chegada dos primeiros seres humanos à superfície marciana.”

http://tinyurl.com/yy48qknn

Anônimo
Anônimo
22 junho de 2019 5:40 pm

Jipe detecta metano em Marte e equipe da Nasa corre para investigar presença de vida
http://tinyurl.com/y44bswaw

Fernando
Fernando
3 junho de 2019 9:20 am

“…To boldly go where no one has gone before!” Creeedooo! …CHOREI DEMAIS! …Excelente artigo! …E deveras oportuno! PARABÉNS! 🙂 É bem isso mesmo! …No final dos anos 60 tivemos essa série maravilhosa: Star Trek. Muito pretensiosa no título e aparente objetivo: viajar pelas estrelas, pelo espaço, em várias aventuras que sempre terminavam bem… Poisé… Mas ao lado dessa “fantasia”, dessa “ficção”, havia a exploração MAIS IMPORTANTE, a do SER HUMANO! …Questionar os valores, as tradições, os pré-conceitos, TUDO! MUITOS episódios com roteiros inspirados, filosofia pura! O visual era terrível! …Tosco até dizer chega! …Mas quem ligava para isso? …Efeitos especiais?… Read more »

Acid
Acid
13 junho de 2019 2:13 pm

Oi Questão. Uma QUASE pousou esse ano. Uma espaçonave Israelense que foi montada inicialmente por amadores e depois ganhou financiamento
https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2019041213663191-sonda-israel-beresheet-lua-ultimas-fotos/

Mas uma sonda chinesa conseguiu pousar e mandar fotos
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/01/sonda-chinesa-faz-foto-panoramica-incrivel-do-lado-oculto-da-lua.html

Acho q só não mandam video porque seria um gasto desnecessário de energia, algo que eles precisam BASTANTE pra aquecer e/ou resfriar os instrumentos, já que as temperaturas são extremas. Não faria nenhum sentido mandar um video da Lua já que nada se move por lá.

Como curiosidade vai esse video q questiona: Nós fomos à Lua?
https://www.youtube.com/watch?v=r_qwxl-4Cow

Anônimo
Anônimo
13 junho de 2019 11:34 pm
Anônimo
Anônimo
13 junho de 2019 11:41 pm

Acid..

Já te perguntei pq você não fala sobre os vídeos do Canal LunaCognita..

Você disse uma vez q acha esses vídeos muito exagerados..

Todos os vídeos tem como fontes Arquivos Oficiais.

Os 3 vídeos mais vistos deste canal.. Cada foto no vídeo tem o nome e número q foram registradas e arquivadas em sites oficiais dos Governos do EUA e da Rússia por exemplo..

É só colocar o nome ou

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2019 9:31 pm

antes de conhecer essas PROVAS OFICIAS.. eu entrava nesse site para ver os tópicos só sobre ciência..

mas depois disso comecei ler,estudar e praticar os outros assuntos do Saindo da Matrix..

Gratidão!

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2019 6:12 pm

Canal de Martyn Stubbs no Youtube!!!

https://www.youtube.com/user/secretnasaman/videos

Anônimo
Anônimo
17 junho de 2019 6:14 pm

alguém lembra q tinha uma pessoa postando um monte de coisas aqui no sdm com o nome de Matyn Stubbs?!

10 anos..

Anônimo
Anônimo
3 junho de 2019 2:56 pm

Precisamos crescer, amadurecer, aventuramo-nos. Precisamos de ideais, sonhos e esperança…

Vida longa e próspera ao amigo Fernando 😉

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2019 3:42 pm
Anônimo
Anônimo
16 junho de 2019 3:48 pm

NASA STS-75 “Tether Incident” – UFO flightpath tracking/stabilization (Extended Version)

https://www.youtube.com/watch?v=Q2DVeil21gc

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2019 3:52 pm

Mais interessante..

AS08-16-2593

essa nave eu também ja vi em um filme..

no mesmo site oficil ela não aparece..

e em outro site oficial a nave aparece…

Anônimo
Anônimo
16 junho de 2019 3:37 pm

Interessante..

AS09-21-3212

em um site oficial o nave não aparece..

https://spaceflight.nasa.gov/gallery/images/apollo/apollo9/html/as09-21-3212.html

Anônimo
Anônimo
2 julho de 2019 12:56 pm

LunaCognita

Pyramids on the Moon – NASA’s Apollo lunar coverup
https://www.youtube.com/watch?v=XyYto9H85Gw

NASA’s Alien Anomalies caught on film – A compilation of stunning UFO footage from NASA’s archives
https://www.youtube.com/watch?v=WlLN_Jcg1pc

Aliens in the NASA Archives – More Stunning NASA UFO Anomalies Captured On Film
https://www.youtube.com/watch?v=X-RPWhigpQg

NASA STS-75 “Tether Incident” – UFO flightpath tracking/stabilization (Extended Version)
https://www.youtube.com/watch?v=Q2DVeil21gc 

Dia 20 de Julho…

Há 50 anos, o homem pisava na Lua: o que mudou na corrida espacial desde 1969 …

🙏🏼✨

(

...
...
9 maio de 2021 5:33 pm
Reply to  Anônimo

no começo deste ano de 2021, o Canal Oficial da LunaCognita foi apagado do Youtube..

Cary Martynuik responsável por esses videos está desaparecido desde 2012..

https://twitter.com/osxusr/status/1274791589513170944/photo/1

Consegui salvar esses 4 videos..

Last edited 2 anos atrás by ...
...
...
9 maio de 2021 5:44 pm
Reply to  ...

LunaCognita

Pyramids on the Moon – NASA’s Apollo lunar coveruphttps://www.youtube.com/watch?v=EhfvAQbV_QM

NASA’s Alien Anomalies caught on film – A compilation of stunning UFO footage from NASA’s archiveshttps://www.youtube.com/watch?v=rc0qVFHTMIk

Aliens in the NASA Archives – More Stunning NASA UFO Anomalies Captured On Filmhttps://www.youtube.com/watch?v=7FZJkUYiL44

NASA STS-75 “Tether Incident” – UFO flightpath tracking/stabilization (Extended Version)https://www.youtube.com/watch?v=TQlyiyzuY88

...
...
9 maio de 2021 5:57 pm
Reply to  ...

o quarto video com audio original e trilha sonora..

NASA STS-75 Tether experminet/Incident full version leaked top above top secrethttps://www.youtube.com/watch?v=M_AhMUdFnEE

...
...
9 maio de 2021 7:31 pm
Reply to  ...
Acid
Acid
14 junho de 2019 12:45 pm

Essa última foto é pareidolia pura. Nem eu q gosto de uma conspiração consigo comprar essa.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.