MEDITAÇÃO DESACELERA AVANÇO DA AIDS

A meditação pode desacelerar o avanço da AIDS depois de apenas algumas semanas de prática, talvez por ter influência no sistema imunológico do paciente, afirmaram pesquisadores norte-americanos da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Se confirmada em estudos mais amplos, a descoberta poderia oferecer uma alternativa barata e agradável para ajudar as pessoas a enfrentar essa doença incurável e muitas vezes fatal.

O sistema imunológico dos pacientes portadores de AIDS se depara também com um outro inimigo – o estresse, que pode acelerar o declínio das células CD4 T. Os pesquisadores testaram um programa de combate ao estresse chamado meditação de foco, definida como a prática de uma postura receptiva ao presente, evitando pensar no passado ou se preocupar com o futuro. Acredita-se que ela reduza o estresse e melhore a saúde em pacientes sofrendo de diversas doenças.

“Este estudo oferece a primeira indicação de que lidar com o estresse por meio do treinamento da meditação da mente alerta pode ter um impacto direto em desacelerar a progressão do HIV,” diz o coordenador do estudo, David Creswell. “O programa da mente alerta é um tratamento em grupo e de baixo custo, e se a descoberta inicial for replicada em amostras maiores, é possível que esses treinamentos possam ser utilizados como um poderoso tratamento complementar para os doentes pelo HIV, juntamente com as outras medicações.”

Quanto mais meditação, melhor

Quanto maior a frequência com que os pacientes meditavam, mais altas suas contagens de células CD4 – uma medida padrão para se saber a eficiência com que seus sistemas imunológicos combatiam o vírus da AIDS. As contagens de CD4 foram feitas antes e depois do programa de dois meses.

Os pesquisadores também ficaram entusiasmados porque os efeitos globais das células CD4 T permaneceram mesmo depois do controle de vários fatores que poderiam ter influenciado nos resultados do estudo. Mais notavelmente, eles descobriram efeitos protetores equivalentes para os participantes estando eles sujeitos ou não a medicações anti-retrovirais para o HIV. Mesmo participantes tomando medicações contra o HIV apresentaram o efeito de manutenção das células CD4 T depois das sessões de meditação da mente alerta, diz Creswell.

“O estudo fornece os primeiros indícios de que o programa de administração de estresse conhecido como meditação de foco pode ter um impacto direto quando se trata de brecar o avanço da AIDS”, afirmou em um comunicado David Creswell, que comandou o estudo.

A equipe examinou 67 adultos HIV-positivos da área de Los Angeles, 48 dos quais realizaram algum tipo de meditação. A maior parte deles tendia a conviver com rotinas bastante estressantes, afirmou Creswell.

“A maioria dos participantes do estudo era do sexo masculino, afro-americanos, homossexuais e desempregados e não estavam tomando remédios anti-retrovirais”, escreveram os cientistas na revista Brain, Behavior, and Immunity. As aulas de meditação incluíam oito sessões semanais de duas horas cada uma, um retiro de um dia e uma sessão diária a ser realizada em casa. “As pessoas que tiveram essas aulas empolgaram-se de verdade e realmente gostaram do programa”, afirmou Creswell.

Benefícios para todos

A fim de entender os benefícios à saúde da meditação da mente alerta, Creswell e seus colegas estão agora examinando os mecanismos por meio dos quais a meditação da mente alerta reduz o estresse, utilizando imagens do cérebro, genética e medições do sistema imunológico.

“O programa de meditação de foco é um tratamento de baixo custo baseado em grupos e, se as descobertas iniciais forem confirmadas em pesquisas mais amplas, é possível que tal treinamento possa ser usado como um complemento eficiente no combate à AIDS. Dados os benefícios da meditação da mente alerta sobre a redução do estresse, estas descobertas indicam que ela pode ter um efeito protetor da saúde não apenas em pessoas com HIV, mas em sujeitos que sofrem de estresse diário,” acrescentou Creswell.

O estudo foi disponibilizado na edição online do jornal médico Brain, Behavior, and Immunity.

Referência:
Superinteressante: Meditação contra o HIV;
Diário de Saúde: Meditação da mente alerta diminui progressão do HIV;
Istoé: O poder da meditação – Parte 2

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Léo
Léo
21 agosto de 2008 12:01 pm

De vez em quando saem uns pensamentos bem pesados deste meu segundo cérebro.

billy shears
billy shears
22 agosto de 2008 4:34 pm

Tarkovsky: “Apesar de proibida no Japão, esta pratica ainda encontra praticantes principalmente no ocidente, sendo amplamente difundida no mundinho fashion.” Boa…rsrs enquanto lia o comentário, também fiz essa associação com a paranóia que as pessoas têm de emagrecer. Aí fica aquela coisa: engorda, emagrece, engorda, emagrece; o famoso efeito sanfona. Como diria Buda: tudo ilusão; ou Padre Quevedo: isso non equisiste…rs o importante é manter-se saudável e cuidar da alimentação, como algo necessário à nossa sobrevivência e bem estar. E também não cair no outro extremo de buscá-la como prazer. Mas os seres humanos sempre arranjam um jeito de complicar… Read more »

Dani Munhoz
Dani Munhoz
20 agosto de 2008 10:53 pm

É, pelo visto a frase “nada existe fora do agora” é verdadeira!!!!
Forte e com um sentido amplo…
Meditemos!!!
Beijocas nos corações iluminados!

Daniel
Daniel
21 agosto de 2008 8:00 am

Falta aos cientistas coragem e vergonha na cara para dizer que você não precisa de medicação cara (lucrativamente produzida em laboratórios) para “sobreviver”, e sim uma forma saudável de viver, com alimentação saudável, exercícios e meditação.
Outra visão: http://www.taps.org.br/Paginas/Outraaids.html

Fy
Fy
21 agosto de 2008 10:08 am

Stanislav Grof Holotropic Experiences and Their Healing and Heuristic Potential. As mudanças observadas na terapia holotrópica não estão limitadas para as condições tradicionalmente consideradas emocionais ou psicossomáticas. Em muitos casos, as sessões de trabalho com a respiração holotrópica levam a um aumento dramático das condições físicas que nos manuais médicos são descritos como doenças orgânicas. Ocorrem mudanças de melhora nas infecções crônicas (sinusite, faringite, bronquite e sistite) após desbloqueio bioenergético, abrindo a circulação sanguínea nas áreas correspondentes. Fica inexplicado para os nossos dias a solidificação de ossos em uma mulher com osteoporose, que ocorreu no treinamento do trabalho com a… Read more »

Fy
Fy
21 agosto de 2008 10:18 am

Daniel,

Incrível este site.

Vale mesmo a pena todo mundo ler.

Bjs

lex
lex
21 agosto de 2008 10:33 am

Hara, Seu segundo Cérebro… Estava praticando Zazen na Aikikai quando, depois, na hora do chá, falamos sobre como foi nossa prática do dia. Um colega de Sanga falou que começara trabalhar o “foco” para o “Hara”. Na mesma noite terminei de ler um artigo sobre Psicologia Positiva (não, não é “auto-ajuda”) e nele o autor falava de como sabemos tão pouco sobre como se dá a elaboração da “mente” no homem atual… pensava-se até hoje que nossa consciência residia no cérebro a tanto tempo que estavamos satisfeitos em não questionar a possibilidade de haver outras alternativas. Descobriu-se que o “intestino”… Read more »

Pasquale
Pasquale
22 agosto de 2008 4:34 pm

Breno,

Voce devia começar esclarecendo o seu portugues. “poço” é demais, é o fundo do “posso”.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 agosto de 2008 4:51 pm

Grande quem?

Matriz Inversa
Matriz Inversa
22 agosto de 2008 9:12 pm

O Grande Arcano? Meu, não vai dar, o mundo me levou a uma vasectomia (questão de consciência econômica…).
Fica pro Site do gnosticismo…

Milton
Milton
22 agosto de 2008 10:33 pm

“…Se confirmada em estudos mais amplos, a descoberta poderia oferecer uma alternativa barata e agradável para ajudar as pessoas a enfrentar essa doença incurável (sic) e muitas vezes fatal (sic).”

Melhor assim….

Pato
Pato
22 agosto de 2008 4:29 pm

Sabe, essa coisa de meditação é o maior barato!

Breno
Breno
22 agosto de 2008 4:04 pm

Esse é o melhor site q ja vi, me surpreende q ainda exista um prodigio entre os sabios”comuns”, vc ja conhec e acredit no grande arcano não? Pf continue com o site, se precisar d algo me manda um e mail, não sou um sabio “comum”, poço esclarecer o que vc pode duvidar…

Tarkovsky
Tarkovsky
22 agosto de 2008 1:45 am

Só um pouco de curiosidade histórica já que a pratica relatada abaixo foi proibida no Japão no final do século 19 (mas continuou até o inicio do século 20) e apesar da terrível característica do processo, mostra até que ponto a mente (ou a estupidez para alguns) humana pode chegar: A Seita Shingon, que representa a transposição para o Japão do Budismo Esotérico Indiano, foi trazido por Kukai (denominado postumamente Kobo Daishi),(774-835), poeta, educador, filósofo, pintor e monge japonês, está situada na corrente principal do Budismo, em termos de doutrina – enfatizando a transitoriedade da natureza da existência e chamando… Read more »

amebinhamarelinha
amebinhamarelinha
21 agosto de 2008 12:18 pm

Viver e sempre aprender é simplesmsente apaixonante, é isso que me dá pique pra continuar nesta labuta besta. Vou pesquisar mais a fundo esta coisa nova (pra mim) de neurõnios aqui e alí… isso vai ajudar meu trabalho de terapeuta holística, com certza. Valeu! Quanto à questão da meditação: eu simplesmente me pergunto qual a área da nossa vida que não é beneficiada por ela? Onde é que os efeitos benéficos da meditação não chegam? Além dos efeitos comprováveis no corpo físico, a meditação aumenta tremendamente a percepção do mundo não físico, aumenta a intuição, a sensibilidade aos planos paralelos.… Read more »

Olim
Olim
21 agosto de 2008 12:34 pm

Podemos até ir um pouco mais além da meditação em foco, como auxílio no tratamento da AIDS ou que quer que seja. A Meditação é sempre o início das grandes e cada vez mais-que-verdadeiras transformações neste mundo, tendo por causa única o aprofundamento de seres sobre a Verdade Eterna de cada um, que como um manto sobreposto a um outro (como por camadas), vamos paulatinamente nos conhecendo verdadeiramente a cada mergulho na individualidade de cada um, no autoconhecimento. Creio mais do que nunca de que a meditação seja o passo inicial, que pode ser até ser postergado, adiado (por motivos… Read more »

Anônimo
Anônimo
21 agosto de 2008 2:09 pm

E de lascar mesmo… o Lex posta um conteudo bacana e o tal de Leo posta uma idiotice, comprovando que no lugar do cerebro, possui um intestino.(ou o q ele produz).

Fausto
Fausto
21 agosto de 2008 2:34 pm

Consciencia é a chave, viver em tempo presente em harmonia com si mesmo e com os demais. Aí está a cura para todas as doenças.


Se não mudarmos de uma sociedade que venera dinheiro e poder para uma que venere compaixão e generosidade, não haverá esperança para a sobrevivência do ser humano neste século.”
Patch Adams

Ultimate
Ultimate
21 agosto de 2008 3:33 pm

Mais uma vez a sociedade moderna está descobrindo algo que os antigos já sabiam

Não que isso não seja algo bom

Coringa
Coringa
21 agosto de 2008 4:45 pm

Gostei do teu comentário, Olim! Este parágrafo em especial, me faz pensar sobre possíveis causas desse problema: “…Sem adentrar a fundo nas interações do dia-a-dia, principalmente na interação daquele “duo” que existe dentro de nós mesmos (originados pela mente, bagagem cultural, leis, conceitos e etc.) interagindo com aquilo que eventualmente (falsamente) se apresente inicialmente como exterior a nós mesmos como algo já definido, regrado, limitado e conceituado.” Este “duo”, não teria como causa (ou pelo menos uma das principais) a necessidade, ou melhor, a ANSIEDADE POR ADAPTAÇÃO (que tem muito de imposição externa, mesmo subjetiva) ao meio/contexto/ambiente? Digo ‘ansiedade’, porque… Read more »

Mori
Mori
21 agosto de 2008 4:56 pm

O estudo:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18678242

Foi conduzido com apenas 48 sujeitos durante apenas dois meses. É muito, muito precipitado tirar qualquer conclusão sobre ele (contra ou a favor).

lex
lex
21 agosto de 2008 6:06 pm

Existe uma linha de pesquisa em psicologia que se chama Psicologia Positiva, ela estuda a fundo uma coisa chamada “Vitugênese”, ela levanta um roll de questões como Oque é e como se produz pessoas felizes… Sabe-se hoje que (estimativamente) 50% da capacidade de ser feliz esta ligada a fatores genécos, 10% a fatores ambientais… O trabalho “autônomo” esta nos 40% retantes. Chamam assim fator 40% toda a atividade que ajuda a formar a Vitugênese… è a parte do que temos autonomia apara ESCOLHER… A meditação esta entre as coisas que COMPROVADAMENTE geram terreno para a felicidade…outros exercícios comprovadamente eficases em… Read more »

Fy
Fy
21 agosto de 2008 6:43 pm

Mais uma vez, o Olim fez um comentário excelente. E com certeza este “duo” é constituido por tudo o q o Coringa ressaltou e tanto mais… Mas, voltando ao Olim e sua forma de entender a Meditação, me lembrei do “estado da Águia” do qual falava Don Juan. – Várias penas de Águia amarradas num pauzinho é um dos instrumentos de cura mais usados nas tribos de índios norte-americanos. Capaz de encarar a luz do Sol frontalmente, a águia é um símbolo de clarividência em muitas culturas. Os gregos, romanos, persas e os beduínos do deserto interpretam o vôo das… Read more »

billy shears
billy shears
21 agosto de 2008 9:12 pm

Valeu Lex, belo comentário.

Vou pesquisar sobre essa virtugênese. Não a conheço, mas a julgar pelo que você escreveu, trata-se de algo bastante positivo para aqueles que, como eu, buscam equilibrar suas mentes e harmonizá-las com o universo.

Suas palavras fizeram sentido para mim e trouxe-me reflexão.

Abraços.

R.
R.
24 agosto de 2008 10:22 pm

Alguém conhece algum texto ou site que aborde os diferentes efeitos existentes entre as diferentes formas de meditação?

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.