17 ANOS DO SAINDO DA MATRIX

No dia 20 de junho o Saindo da Matrix fez 17 anos! Um blog como qualquer outro que nasceu na plataforma Blogger, e hoje é quase de maior! Já passou no vestibular e ano que vem já se alista no exército.

Para celebrar o SDM ganha de presente algo há muito prometido, mas nada fácil de fazer: uma casa nova! Isso mesmo! FINALMENTE consegui fazer o site funcionar no WordPress, do jeito que eu queria. Pra isso foi preciso muito esforço pra aprender coisas (como linguagem de programação, instalação, configuração e permissões de site, me atualizar em CSS e HTML, me virar com PHP) e com a ajuda de uma boa amiga vencer os percalços, que se arrastavam desde 2015. Minha vida nos últimos anos tem tido mais altos e baixos que o Boeing 737-MAX (ok, essa foi péssima), até que esse ano eu fiz uma cirurgia do coração que me obrigou a ficar parado por meses. Aproveitei então o tempo pra atacar todos esses problemas, um por um, estudar WordPress a fundo e assim conseguir pegar um tema do zero, customizar, achar os plugins certos e aprender a mexer na nova formatação. Só isso levou meses. Daí eu comecei a migrar os posts do blog antigo um por um, começando com os mais antigos, e como eu JÁ TENHO de fazer esse trabalho manual, aproveitei a oportunidade pra fazer a coisa certa, atualizando os posts, verificando os links (a maioria não funciona mais, então eu tenho de ir no archive.org e pegar a cópia dele), ajeitando a formatação, colocando tags, novas imagens em maior resolução, configurando um novo código pra os comentários da caixinha roxa e, como se não bastasse, removendo erros de português e as vírgulas que eu usava em excesso, colocando mais informações que hoje eu tenho, vídeos no Youtube que na época não existiam, aglutinando alguns posts de mesmo tema, etc.

Revisitando o arquivo do Saindo da Matrix senti a tentação de fazer o George Lucas e reescrever a história. Óbvio que a cabeça da pessoa muda em 17 anos e os fatos novos que vão sendo descoberto vão pesando na visão do passado. Mas não vou fazer isso. A menos, claro, que isso traga uma desinformação tal que seja intolerável hoje, tipo se eu acreditasse que a Terra era plana antigamente e hoje eu tivesse a certeza de que não é não seria ético nem moral manter aquilo. No caso dos textos de Osho, por exemplo, eu resolvi colocar um disclaimer no fim, pra que a pessoa assista ao documentário Wild Wild Country. Até porque os textos continuam bons.

Obviamente não consegui passar todos os posts ainda. São 1.500, e eu só consigo fazer a migração de uns 4 por dia, QUANDO eu tenho tempo. Então as duas versões do blog vão coexistir por esse ano. O novo Saindo da Matrix fica na raiz do site, enquanto o antigo ficará no endereço www.saindodamatrix.com.br/old/, que vai permanecer mesmo após migrar todos os posts, como uma espécie de museu. Os links para os posts continuarão funcionando no mesmo endereço, e a medida que eu for migrando eu vou atualizar a URL pra apontar CADA POST ANTIGO para seu respectivo post novo (sim, tudo isso está dando um trabalhão mas era assim que eu queria desde o início!).

Uma coisa que você precisa saber pra navegar nesse novo site é que todos os títulos de TODOS os posts estão lá, mas apenas isso. Quando você clica num post que eu não migrei AINDA ele apenas volta pra página inicial, então não estranhem esse comportamento. Nos posts recém-atualizados eu estou colocando um comentário “Atualizado”, então fiquem de olho na página de Últimos comentários pra acompanhar o andamento.

Enfim, está sendo um trabalho de restauração e atualização do site como nunca foi feito, e esse será o meu legado pra vocês: um site que rode bem em tablets, celulares, e seja à prova do tempo (já que eu imagino que o WordPress seja uma plataforma que vá durar várias décadas e futuras gerações poderão migrar facilmente o conteúdo, ao contrário do obscuro MovableType que eu usava no blog antigo).

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.