Não é novidade que Yuzo domina a composição para videogames desde o seu nível mais elementar, com beeeps e booops. Por isso mesmo ele era a pessoa mais indicada para alavancar o videogame portátil da Sega, o Game Gear. Em abril de 1991 é lançada a continuação do sucesso The Revenge of Shinobi, mas não no Mega Drive, e sim para o Game Gear. Um som espontâneo e vibrante, que combina com os gráficos coloridos e despretensiosos.
Nesse mesmo ano é lançado o mascote da Sega, o porco-espinho azul Sonic. A trilha sonora de Masato Nakamura é fenomenal, e ficou facilmente na cabeça de toda uma geração. Para a versão do Master System / Game Gear, Yuzo Koshiro foi escalado. Ele poderia ter simplesmente adaptado as músicas do Mega Drive, mas ele faz uma trilha nova, mostrando toda a sua intimidade com o estilo de som PSG. A música do estágio de bonus é a melhor, com o uso magistral dos canais de som para dar a impressão de ter vários instrumentos tocando ao mesmo tempo.
Sonic foi o primeiro jogo feito pela Ancient, a empresa fundada pela família Koshiro apenas para este jogo. Acontece que a Sega estava ocupada fazendo o Sonic para Mega Drive, e pediu a Yuzo pra criar esse port pra Master System. Koshiro suspeita que sua forte conexão com a empresa tenha desempenhado um papel importante ao ser convidado a assumir esse projeto:
“A Sega, como empresa, não podia firmar contratos com indivíduos, então tive que montar minha própria empresa”. O empreendimento de Koshiro assumiu a forma de uma empresa familiar: sua irmã Ayano dirigiu a adaptação de 8-bits de Sonic, enquanto sua mãe, Tomo Koshiro, trabalhou mais nos bastidores.
Mas foi em agosto de 1991 que Yuzo botou seu nome na história dos games… literalmente! Nesta data foi lançado para o Mega Drive o jogo Streets of Rage, que revolucionou o mundo da música de videogames!
“Como fã de house, techno, black etc, eu quis incorporar esses ritmos aos video-games porque eles nunca haviam sido ouvidos em jogos até então”
Yuzo Koshiro
A equipe que fez este jogo era denominada AM7, que era em parte formada por empregados da Sega (alguns vindo de Revenge of The Shinobi) e parte da Ancient. Mais uma vez o nome de Yuzo Koshiro estava na abertura, só que dessa vez chamou a atenção de TODOS os gamers, revistas especializadas e até mesmo quem não gosta das músicas de videogame. Isso porque a abertura de Streets of Rage é algo único: melódica, hipnotizante, melancólica, sombria e inesquecível…
Graças a ela, Yuzo se torna uma lenda viva no mundo dos videogames, e seu nome passa a ser mais conhecido fora do Japão do que dentro. Foi um dos primeiros compositores japoneses a ter publicidade nos EUA, com algumas entrevistas publicadas. Nas revistas especializadas se comentava mais sobre a música do que sobre a jogabilidade. Na TV brasileira, um programa de games deixou rolando a abertura todinha só para mostrar a música.
“Para compor a trilha de Streets of Rage, eu visitei muitos clubes. Nesta época fui influenciado pelos grupos Blackbox, Soul2Soul e Maxi Priest”
Yuzo Koshiro
Yuzo tinha viajado a Los Angeles e trouxe consigo várias músicas que estavam tocando por lá. Ele sabia que o Mega Drive estava vendendo mais no ocidente do que no próprio Japão; ele explica que, pela primeira vez, compôs pensando no mercado internacional ao invés do japonês. Então, com Streets of Rage o desafio que ele se impôs era trazer (pela primeira vez) para o mundo dos games a música dance / house da época. E ele conseguiu estupendamente. Mas é preciso que se diga que a influência do Soul2Soul foi tão forte que a batida da música “Keep on movin“, do Soul, que tem a batida quase idêntica a da abertura do jogo, e uma das músicas de Streets chama-se “Keep the groovin” (seria uma homenagem?).
Yuzo Koshiro fala sobre o software de composição: “Para Streets of Rage, usei o PC-88 e uma linguagem de programação original que eu mesmo desenvolvi; a original chamava-se MML (Music Macro Language). É baseada no programa BASIC da NEC, mas eu o modifiquei bastante, era mais um estilo de linguagem BASIC no começo, mas eu o modifiquei para ser algo mais parecido com Assembly. Batizei-o de ‘Music Love‘, e usei-o para todos os jogos da série”.
Confiram agora o porquê de Streets of Rage ter virado sinônimo de “Fúria sonora”:
Em 2004, Yuzo foi convidado a participar de uma mini-rave temática com músicas de games, e para isso ele fez um medley de 42 minutos com as músicas de Streets of Rage remixadas. Quem quiser ver um vídeo dele dando uma de DJ no Club japonês “Legend” apresentando essa versão clique aqui. Em 2018 ele fez uma versão mais completa, ao lado do Motohiro Kawashima, para um evento da Red Bull.
Em 2018, ele deu duas extensas entrevistas sobre Streets of Rage. A primeira, para o Sega Forever (não tem como incorporá-lo aqui). A outra foi para a Red Bull Music Academy, onde falou sobre a carreira, mas especificamente em Streets of Rage:
Referência:
Entrevistas com Yuzo e Kawashima traduzidas de revistas japonesas sobre Streets of Rage 1, 2 e 3;
Yuzo Koshiro fala sobre o início de Streets of Rage e a continuação SOR4;
Como Chuck Norris quase entrou no jogo Streets of Rage
Continuação:
Washington Post escreveu um artigo pra celebrar os 30 anos da música de Streets of Rage
https://www.washingtonpost.com/video-games/2020/05/12/streets-rage-4-soundtrack/
Atualizado com mudanças no layout, que foram atualizadas em todos os outros artigos.
Streets of Rage foi demais..sua musica até hoje me contagia…como se ainda vivesse sobre aquela cidade cheia de luz e neblina, onde cada momento era um novo desafio…
skpialml1 http://www.skpialml1.cm ; Thanks!
Pô, Ryo, acertou nas músicas que eu vou colocar!! São as minhas preferidas! Já estão prontas, só falta o texto…
Carai, muito foda essa iniciativa! eu acompanho essa resenha sobre o Yuzo desde os primeiros capitulos la na comunidade do orkut, zerei super shinobi so por causa da musica mas o cara arrbenta mesmo em BK1 e BK2 muito foda! Vo ate esperar por BK2 pq aquela musica numero 6 do barco e aquela da fabrica la no final destroem com muitas outras so um pequeno exemplo! parabens ae acid.
massa meu amigo..continua ae!!!!
kra!!! essa homenagem ao grande Yuzo Koshiro tah demais!! naum vejo a hora de ter a proxima parte q fala do jogo com a melhor trilha jah feita na historia (na minha opiniao): SOR2!!!!!
meus parabens!!!!
Eu sou muito fã de Yuzo… suas músicas são tão empolgantes e bem feitas, que parecem que foram feitas nos dias atuais!!! Sem dúvida pra mim, streets of rage é o jogo que tem as melhores músicas que eu vi para um game de luta! Eu gosto tanto destas músicas, que até fiz um cd de remixes em casa! Utilizando programas básicos de música! Ficou bem legal! Pena que não fazem mais jogos estilo streets of rage! Gostaria muito que fizessem streets of rage 4, no estilo das versões anteriores! sou amante da música eletrônica e por isso gosto muito… Read more »
Puts cara, me manda essas musicas ae!!
Ah! e do dk2 se tiver tbm, favor!!
Obrigado
Caara.. q foda. tou baixando todas essas músicas do Streets of Rage. Eu sou um dos q gostava mais da música q do jogo (e olha q eu acho o Streets of Rage 2 um dos melhores jogos q jah joguei). Muito foda mesmo as músicas do cara… tem uma música do Fear Factory, um remix de uma música do Fear Factory, q tem um sampler do Streets of Rage (só naum me lembro se é do 2 ou do 3, mas tem). Qualquer coisa em amnda um e-mail q eu vejo o nome dela aki certinho… mt foda.. vou… Read more »
Opa, tou vendo que vc curte o som do Yuzo Koshiro. Se puder, dê um pulo no meu blog, eu gravei 3 arranjos de 3 músicas do Actraiser. Fillmore, Birth Of The People e Kasandora.
A Fillmore pode ser baixada em
http://gsd.ime.usp.br/~lku/mp3/mhanzo-Fillmore.mp3
AS outras, infelizmente não consegui botar um site pra hosting, se quiser, eu posso te passar, mas vc precisa entrar em contato comigo no e-mail acima.
[]’s
[]’s
E o que você me diz das músicas do donkey kong country 2?
Ouça essa
ed2k://|file|Donkey%20Kong%20Country%202%20-%20Forest%20Interlude%20(Web%20Woods).mp3|3005758|D93055766DA2367F08BE858816F4F72F|h=GXIKG4OWHRE4JSKI5DWS7EOKXOGDANR5|/
Cara, simplesmente Koshiro é demais, esotu aguardandoa anciosamente pela quinta parte pois SoR é um dos poucos jogos onde a cada continação o jogo melhora(muitos naum gostam, mas adoro as músicas de SoR 3)