YUZO KOSHIRO (parte 4): A FÚRIA SONORA

Não é novidade que Yuzo domina a composição para videogames desde o seu nível mais elementar, com beeeps e booops. Por isso mesmo ele era a pessoa mais indicada para alavancar o videogame portátil da Sega, o Game Gear. Em abril de 1991 é lançada a continuação do sucesso The Revenge of Shinobi, mas não no Mega Drive, e sim para o Game Gear. Um som espontâneo e vibrante, que combina com os gráficos coloridos e despretensiosos.

Game Gear Shinobi – Highway
Game Gear Shinobi – Valley

Nesse mesmo ano é lançado o mascote da Sega, o porco-espinho azul Sonic. A trilha sonora de Masato Nakamura é fenomenal, e ficou facilmente na cabeça de toda uma geração. Para a versão do Master System / Game Gear, Yuzo Koshiro foi escalado. Ele poderia ter simplesmente adaptado as músicas do Mega Drive, mas ele faz uma trilha nova, mostrando toda a sua intimidade com o estilo de som PSG. A música do estágio de bonus é a melhor, com o uso magistral dos canais de som para dar a impressão de ter vários instrumentos tocando ao mesmo tempo.

Game Gear Sonic – Bonus stage

Sonic foi o primeiro jogo feito pela Ancient, a empresa fundada pela família Koshiro apenas para este jogo. Acontece que a Sega estava ocupada fazendo o Sonic para Mega Drive, e pediu a Yuzo pra criar esse port pra Master System. Koshiro suspeita que sua forte conexão com a empresa tenha desempenhado um papel importante ao ser convidado a assumir esse projeto:

“A Sega, como empresa, não podia firmar contratos com indivíduos, então tive que montar minha própria empresa”. O empreendimento de Koshiro assumiu a forma de uma empresa familiar: sua irmã Ayano dirigiu a adaptação de 8-bits de Sonic, enquanto sua mãe, Tomo Koshiro, trabalhou mais nos bastidores.

Mas foi em agosto de 1991 que Yuzo botou seu nome na história dos games… literalmente! Nesta data foi lançado para o Mega Drive o jogo Streets of Rage, que revolucionou o mundo da música de videogames!

“Como fã de house, techno, black etc, eu quis incorporar esses ritmos aos video-games porque eles nunca haviam sido ouvidos em jogos até então”

Yuzo Koshiro

A equipe que fez este jogo era denominada AM7, que era em parte formada por empregados da Sega (alguns vindo de Revenge of The Shinobi) e parte da Ancient. Mais uma vez o nome de Yuzo Koshiro estava na abertura, só que dessa vez chamou a atenção de TODOS os gamers, revistas especializadas e até mesmo quem não gosta das músicas de videogame. Isso porque a abertura de Streets of Rage é algo único: melódica, hipnotizante, melancólica, sombria e inesquecível

Streets of Rage – Abertura

Graças a ela, Yuzo se torna uma lenda viva no mundo dos videogames, e seu nome passa a ser mais conhecido fora do Japão do que dentro. Foi um dos primeiros compositores japoneses a ter publicidade nos EUA, com algumas entrevistas publicadas. Nas revistas especializadas se comentava mais sobre a música do que sobre a jogabilidade. Na TV brasileira, um programa de games deixou rolando a abertura todinha só para mostrar a música.

“Para compor a trilha de Streets of Rage, eu visitei muitos clubes. Nesta época fui influenciado pelos grupos Blackbox, Soul2Soul e Maxi Priest”

Yuzo Koshiro

Yuzo tinha viajado a Los Angeles e trouxe consigo várias músicas que estavam tocando por lá. Ele sabia que o Mega Drive estava vendendo mais no ocidente do que no próprio Japão; ele explica que, pela primeira vez, compôs pensando no mercado internacional ao invés do japonês. Então, com Streets of Rage o desafio que ele se impôs era trazer (pela primeira vez) para o mundo dos games a música dance / house da época. E ele conseguiu estupendamente. Mas é preciso que se diga que a influência do Soul2Soul foi tão forte que a batida da música “Keep on movin“, do Soul, que tem a batida quase idêntica a da abertura do jogo, e uma das músicas de Streets chama-se “Keep the groovin” (seria uma homenagem?).

As músicas que influenciaram (ou foram copiadas para) Streets of Rage

Yuzo Koshiro fala sobre o software de composição: “Para Streets of Rage, usei o PC-88 e uma linguagem de programação original que eu mesmo desenvolvi; a original chamava-se MML (Music Macro Language). É baseada no programa BASIC da NEC, mas eu o modifiquei bastante, era mais um estilo de linguagem BASIC no começo, mas eu o modifiquei para ser algo mais parecido com Assembly. Batizei-o de ‘Music Love‘, e usei-o para todos os jogos da série”.

Confiram agora o porquê de Streets of Rage ter virado sinônimo de “Fúria sonora”:

Streets of Rage – Fase 1 (Fighting in the Street)
Streets of Rage – Fase 5 (Beatnik on the Ship). Depois da abertura, a minha música preferida do jogo
Streets of Rage – Boss (Attack of the Barbarian). A música dos chefes do jogo. Para a imensa maioria dos jogadores, a melhor!
Streets of Rage – Big Boss (Música do Chefão final)
Streets of Rage – Up & up (Música que acabou sendo não utilizada no jogo)
Streets of Rage – Name entry (Outra que eu gosto muito e não foi utilizada. Mistura batida indiana com a da abertura, com uma melodia gostosa de fim-de-jogo que imita um assovio)

Em 2004, Yuzo foi convidado a participar de uma mini-rave temática com músicas de games, e para isso ele fez um medley de 42 minutos com as músicas de Streets of Rage remixadas. Quem quiser ver um vídeo dele dando uma de DJ no Club japonês “Legend” apresentando essa versão clique aqui. Em 2018 ele fez uma versão mais completa, ao lado do Motohiro Kawashima, para um evento da Red Bull.

Em 2018, ele deu duas extensas entrevistas sobre Streets of Rage. A primeira, para o Sega Forever (não tem como incorporá-lo aqui). A outra foi para a Red Bull Music Academy, onde falou sobre a carreira, mas especificamente em Streets of Rage:

Ative as legendas para entender as respostas de Yuzo (em inglês)

Referência:
Entrevistas com Yuzo e Kawashima traduzidas de revistas japonesas sobre Streets of Rage 1, 2 e 3;
Yuzo Koshiro fala sobre o início de Streets of Rage e a continuação SOR4;
Como Chuck Norris quase entrou no jogo Streets of Rage

Continuação:

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.