O UMBRAL

Umbrais existem, e nem são tão feios quanto dizem

Por Bene, na lista Voadores

A explicação para eles é bem lógica e até banal:

Após a morte física, as pessoas tendem a ir para outros planos, que irão variar de acordo com o próprio grau de sutilização, etcetera e tal.

Pessoas que levem vida mais desregrada (uso aqui este termo de forma propositalmente genérica, sem tentar definir o que seja “vida desregrada”, visto que cada um terá diferentes definições para isto) tendem a ser mais dependentes e apegadas às coisas deste mundo e assim, após a morte física, acabam permanecendo em planos bem próximos a este, de onde inclusive terão maiores possibilidades para tentar satisfazer os vícios e necessidades que ainda conservam em si como reminiscências de seus tempos de encarnadas.

Aí acabarão por embarcar num nocivo círculo vicioso de roubo de energia vital de encarnados (vampirismo necessário para que possam permanecer nas redondezas deste nosso plano) e “usufruto” desta energia roubada, ou seja, satisfação ou pseudo-satisfação dos densos objetivos que as mantêm nestes planos.

Umbral” quer dizer fronteira, divisa. E realmente, como foi explicado, estas colônias e regiões são fronteiriças ao nosso mundo físico.

Mas por que então seriam lugares tipicamente tristes e decrépitos, se todos que estão lá estão reunidos por compartilharem da mesma sintonia?

A explicação é que imensos aglomerados de entidades de baixa densidade, como o são estes bairros astrais, tenderão naturalmente a ser extremamente heterogêneo, em termos de população.

noite escura depressao

E assim, o vício de um daqueles infelizes poderá ser o tormento do outro, cujo comportamento, por sua vez, fará a desgraça daquele um, ou de um terceiro, numa roda viva a la Jean Paul Sartre, onde “o inferno são os outros”.

Tal e qual numa prisão, onde você não pode escolher seus companheiros de cela.

Mas mesmo assim, uma questão muito mais de sintonia do que de culpa, castigo, punição, etc.

Tanto que projetores astrais em momentos de má sintonia podem mesmo acabar passeando por tais plagas, em suas projeções, quase sempre contra a vontade.

Umbral é isto. Apenas isto. Não entrarei aqui nos aspectos espiritualistas e filosóficos que nos ensinam as formas de escapar dele, ou de elevar a sintonia para criar afinidades com planos mais elevados, pois para isto temos brilhantes oradores e escritores, com suas centenas de páginas, parábolas e palestras.

E mesmo porque acredito que cada um por aqui saiba, pelo menos intuitivamente, o que deve e não deve fazer para permanecer longe dele.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Susie Sun
Susie Sun
21 outubro de 2005 12:08 am

** Olá, boa noite Acid! Também não acredito em castigo e prêmio, apenas aprendizagem, assim como freqüencias afins se atraem, isso já acontece aki na Terra, sabe, vejo aki diversas estradas correndo paralelamente e conforme a freqüencia que o indvíduo se encontra, ele adentra nesta ou naquela… Com relação aos diversos “bairros” no orbe terrestre, uma vez li e, apesar de triste, é divertido, que se reunem também no mesmo espaço, conforme suas crenças e assim moldam o ambiente, e existem almas que se divertem às custas dos incautos, por exemplo, se um indivíduo acredita que vai dar de cara… Read more »

lisi
lisi
6 outubro de 2006 12:07 pm

A finalidade do kardecismo, na minha pequena concepção, é a de que nada somos, e nada seremos, sem amor, fé e caridade.

Silvana
Silvana
12 maio de 2006 2:36 pm

Afinal, qual é a finalidade do Kardecismo?

Pedro
Pedro
11 janeiro de 2006 2:24 pm

muito bom o texto.
parabens pelo site

Marco Afonso
Marco Afonso
29 outubro de 2005 11:01 am

Exactamente! Acredito que é possivel explicar a outra realidade pós-morte fisica com conhecimento cientifico que ainda não foi construído.

Partilho da mesma teoria de que fazemos parte do mesmo nivel de realidade (ciclos) consuante as frequencias de cada um. Para subir de frequencia, temos que descer… isto leva-nos a outra onda, logo formando outra frequencia…

Susie Sun
Susie Sun
25 outubro de 2005 5:48 pm

**

Diversos são os níveis de realidade, conforme nossa consciência, nossa percepção e CAPACIDADE de AMAR vai se expandindo, diferentes e correspondentes são as sociedades digamos assim, que vamos adentrando… óbviamente com diferentes (aparentemente) leis universais…

Arael
Arael
24 outubro de 2005 6:58 pm

Bom, então no FIM, é igual ao planeta Terra como um todo. Ficamos subordinados a uns e outros se subordinam a nós. Sofremos pois somos alvo da violência dos outros, ou de nossa própria insanidade ou ignorancia.
Gostei da citação de Sartre, e ela está bem situada, pois onde ela surge (a peça teatral) se dá exatamente no inferno.

joao batista
joao batista
22 outubro de 2005 7:58 pm

Voce e Susi Sun foram direto ao ponto: há uma variedade imensa de umbrais; cada um com seu umbral; Jesus definiu bem: onde está o teu tesouro ai está a tua alma. Há uma variedade incontavel de “tesouro”: poder, dinheiro, sexo, e vai por ai ate chegar nas coisas mais pequenas (menores); livro, coleçoes de buginganga, e vai por ai. Chico de Assis, Chico Xavier, Sidarta Gautama e tantos outros anônimos, gente do povo mesmo conseguiram se desprender das coisas do mundo antes de irem para o outro plano. Mas nós (eu) temos dificuldadeem chagar a tanto. E é dificil… Read more »

Titanico
Titanico
21 outubro de 2005 11:06 pm

Só pra constar, como atualmente estou colocando algumas letras, segue essa aí Acid… realmente, “O inferno são os outros”… Titãs – MTV ao vivo 2005 Sony / BMG O inferno são os outros (2005) Branco Mello / Tony Bellotto / Charles Gavin Não quero rotina Nem disciplina Não tenho hora Pra ir embora Não vou pro trabalho Não ganho dinheiro Não ando na moda Não olho no espelho Não tenho endereço Casa, nome e sobrenome Não tenho documento Carro, conta e telefone Se todo mundo acha que estou errado Eu acho que não Se todo mundo acha que estou louco… Read more »

Renan
Renan
21 outubro de 2005 5:24 pm

Parece-me que há cada vez mais pessoas procurando caminhos, rituais, modos de viver, auto-conhecimento, ascensão espiritual; seres buscando buscando paz por meio do “caminho do guerreiro”, promessa de bônus espirituais para os benfeitores; pedras, cores, perfumes, florais, mantras que desencadeariam/estimulariam o bem/o bom do ser humano.

Estaríamos testemunhando a transição dos séculos do consumismo material para a Era do consumismo espiritual, o capitalismo da alma ?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 outubro de 2005 1:15 pm

Oi Lee! Essa talvez seja a “pegadinha” esotérica mais interessante. porque, como tudo é mental, mesmo que REALMENTE não existisse “nada” (o que é o “nada”?) do lado de lá, ALGO seria criado com o primeiro pensamento da primeira consciência que aportasse por lá. Agora imagine milhões, bilhões de consciências criando e recriando realidades o tempo todo, mexendo na “malha” do tempo e espaço, algumas atormentadas e que se reúnem (por afinidade), outras procurando cultivar a beleza que emana de seus corações… pronto, estão criadas as “realidades” (afinal, o que é “real”?), que subdivimos em planos espirituais pra facilitar o… Read more »

lee
lee
21 outubro de 2005 11:54 am

Olá..não sei se aqui é o lugar para perguntar…mas vamos lá…
essas pessoas que “fazem” viagem astral (desculpe o portugues..),onde fica toda essa historia de ets,naves espaciais..existe alguma coisa???e será que existem mesmo esses locais onde pessoas afins se agrupam?fica tudo tão…continuação… do que conhecemos e vivenciamos neste planeta fisico…não digo que seja mentira ou qualquer coisa..mas será que não passa tudo de fruto de nossos pensamentos…como nosso conhecimento é este,é o que encontramos??sei que está meio confuso..:))) mas minha duvida é …será que existe alguma coisa mesmo?? saudações…lee @}‑;‑‑‑

Clayton
Clayton
15 maio de 2007 12:14 pm

Como já dizia Chico Xavier … ” Se Allan Kardec tivesse dito, fora do espiritismo não há salvação, eu não seria espírita, nem espiritualista … Mais ele disse que fora da Caridade que não há salvação … Por isso eu sigo com fé, amor e devoção as leis do “Kardecismo” … ” obs: naum exatamente com essas palavras, mas com a mesma idéia … Concluo portanto que, não precisa seguir nenhuma doutrina, nenhuma religião está mais certa que a outra. Acredite em si mesmo …. O ser humano é dotado de um órgão incrível conhecido como cérebro ! Capaz de… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.