INTERAÇÃO ESPÍRITO-MATÉRIA

O espírito Joanna de Ângelis nos fala sobre as doenças psicossomáticas e o importantíssimo papel da mente na saúde:

O ser humano é um conjunto harmônico de energias, constituído de Espírito e matéria, mente e perispírito, emoção e corpo físico, que interagem em fluxo contínuo uns sobre os outros.

Qualquer ocorrência em um deles reflete no seu correspondente, gerando, quando for uma ação perturbadora, distúrbios, que se transformam em doenças, e que, para serem retificadas, exigem renovação e reequilíbrio do fulcro onde se originaram.

Desse modo, são muitos os efeitos perniciosos no corpo causados pelos pensamentos em desalinho, pelas emoções desgovernadas, pela mente pessimista e inquieta na aparelhagem celular.

Determinadas emoções fortes – medo, cólera, agressividade, ciúme – provocam uma alta descarga de adrenalina na corrente sanguínea, graças às glândulas supra-renais. Por sua vez, essa ação emocional, reagindo no físico, nele produz aumento da taxa de açúcar, aliada a forte contração muscular, face à volumosa irrigação do sangue e sua capacidade de coagulação mais rápida.

A repetição do fenômeno provoca várias doenças, como a diabetes, artrite, hipertensão… Assim, cada enfermidade física traz um componente psíquico, emocional ou espiritual correspondente. Em razão da desarmonia entre o Espírito e a matéria, a mente e o perispírito, a emoção (os sentimentos) e o corpo, desajustam-se os núcleos de energia, facultando os processos orgânicos degenerativos provocados por vírus e bactérias, que neles se instalam.

Conscientizar-se desta realidade é despertar para a valores ocultos que, não interpretados, continuam produzindo desequilíbrios e somatizando doenças, como mecanismos degenerativos na organização somática.

Por outro lado, os impulsos primitivos do corpo, não disciplinados, provocam estados ansiosos ou depressivos, sensação de inutilidade, receios ou inquietações que se expressam ciclicamente, e que a longo prazo se transformam em neuroses, psicoses, perturbações mentais.

A harmonia entre Espírito e a matéria deve viger a favor do equilíbrio do ser, que desperta para as atribuições e finalidades elevadas da vida, dando rumo correto e edificante à sua reencarnação.

As enfermidades, sobre outro aspecto, podem ser consideradas como processos de purificação, especialmente aquelas de grande porte, as que se alongam quase que indefinidamente, tornando-se mecanismos de sublimação das energias grosseiras que constituem o ser nas suas fases iniciais da evolução.

É imprescindível um constante renascer do indivíduo, pelo renovar da sua consciência, aprofundando-se no autodescobrimento, a fim de mais seguramente identificar-se com a realidade e absorvê-la. Esse autodescobrimento faculta uma tranquila avaliação do que ele é, e de como está, oferecendo os meios para torná-lo melhor, alcançando assim o destino que o aguarda.

De imediato, apresenta-se a necessidade de levar em conta a escala de valores existenciais, a fim de discernir quais aqueles que merecem primazia e os que são secundários, de modo a aplicar o tempo com sabedoria e conseguir resultados favoráveis na construção do futuro.

Essa seleção de objetivos dilui a ilusão – miragem perturbadora elaborada pelo ego – e estimula o emergir do Si, que rompe as camadas do inconsciente (ignorância da sua existência) para assumir o comando das suas aspirações.

Podemos dizer que o ser, a partir desse momento, passa a criar-se a si mesmo de forma lúcida, desde que, por automatismo, ele normalmente o faz através de mecanismos atávicos da Lei de evolução.

A ação do pensamento sobre o corpo é poderosa, ademais considerando-se que este último é o resultado daquele, através das tecelagens intrincadas e delicadas do perispírito (seu modelador biológico), que o elabora mediante a ação do ser espiritual, na reencarnação.

Assim sendo, as forças vivas da mente estão sempre construindo, recompondo, perturbando ou bombardeando os campos organo-genéticos responsáveis pela geração dos caracteres físicos e psicológicos, bem como sobre os núcleos celulares de onde procedem os órgãos e a preservação das formas.

Quando mais consciente o ser, mais saudáveis os seus equipamentos para o desempenho das relevantes tarefas que lhe estão reservadas. Há exceções, no entanto, que decorrem de livre opção pessoal, com finalidades específicas nas paisagens da sua evolução.

O pensamento salutar e edificante flui pela corrente sanguínea como tônus revigorante das células, passando por todas elas e mantendo-se em harmonia no ritmo das finalidades que lhes dizem respeito. O oposto também ocorre, realizando o mesmo percurso, perturbando o equilíbrio e a sua destinação.

Quando a mente elabora conflitos, ressentimentos, ódios que se prolongam, os dardos reagentes, disparados desatrelam as células dos seus automatismos degeneram, dando origem a tumores de vários tipos, especialmente cancerígenos, em razão da carga mortífera de energia que as agride.

Outras vezes, os anseios insatisfeitos dos sentimentos convergem como força destruidoras para chamar a atenção nas pessoas que preferem inspirar compaixão, esfacelando a organização celular e a respectiva mitose, facultando o surgimento de focos infecciosos resistentes a toda terapêutica, por permanecer o centro desencadeador do processo vibrando negativamente contra a saúde.

Vinganças disfarçadas voltam-se contra o organismo físico e mental daquele que as acalenta, produzindo úlceras cruéis e distonias emocionais perniciosas, que empurram o ser para estados desoladores, nos quais se refugia inconscientemente satisfeito, embora os protestos externos de perseguir sem êxito o bem-estar, o equilíbrio.

O intercâmbio de correntes vibratórias (mente-corpo, perispírito-emoções, pensamentos-matéria) é ininterrupto, atendendo aos imperativos da vontade, que os direciona conforme seus conflitos ou aspirações.

Idéias não digeridas ressurgem em processos enfermiços como mecanismos auto-purificadores; angústias cultivadas ressumam como distonias nervosas, enxaquecas, desfalecimentos, camuflando a necessidade de valorização e fuga do interesse do perdão; dispepsias, indigestões, hepatites originam-se no aconchego do ódio, da inveja, da competição malsã -geradora da ansiedade – do medo, por efeito dos mórbidos conteúdos que agridem o sistema digestivo, alterando-lhe o funcionamento.

O desamor pessoal, os complexos de inferioridade, as mágoas sustentadas pela autopiedade, as contrariedades que resultam dos temperamentos fortes de constantes atritos com o organismo, resultando em cânceres de mamas (feminino), da próstata, taquicardia, disfunções coronarianas, cardíacas, enfartos brutais…

Impetuosidade, violência, queixas sistemáticas, desejos insaciáveis respondem por derrames cerebrais, estados neuróticos, psicoses de perseguição…

O homem é o que acalenta no íntimo. Sua vida mental expressa-se na organização emocional e física, dando surgimento aos estados de equilíbrio como de desarmonia pelos quais se movimenta.

A conscientização da responsabilidade imprime-lhe destino feliz, pelo fato de poder compreender a transitoriedade do percurso carnal, com os olhos fitos na imortabilidade de onde procede, em que se encontra e para a qual ruma. Ninguém jamais sai da vida.

Adequando-se à saúde e à harmonia, o pensamento, a mente, o corpo, o perispírito, a matéria e as emoções receberão as cargas vibratórias benfazejas, favorecendo-se com a disposição para os empreendimentos idealistas, libertários e grandiosos, que podem ser conseguidos na Terra graças às dádivas da reencarnação.

Assim, portanto, cada um é o que lhe apraz e pelo que se esforça, não sendo facultado a ninguém o direito de queixas, face ao princípio de que todos os indivíduos dispõem dos mesmos recursos, das mesmas oportunidades, que empregam, segundo seu livre-arbítrio, naquilo que realmente lhes interessa e de onde retiram os proventos para sua própria sustentação.

Jesus referiu-se ao fato, sintetizando, magistralmente, a Sua receita de felicidade, no seguinte pensamento: – A cada um será dado segundo as suas obras.

Assim, portanto, como se semeia, da mesma forma se colherá.

Por Joanna de Ângelis & Divaldo Franco; Autodescobrimento (Ed. LEAL)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Renan
Renan
31 outubro de 2005 6:59 pm

“O conselho médico informou que a fiscalização não encontrou irregularidades no local porque não há “atos médicos” nem o exercício ilegal da profissão: “só questões religiosas”. Para o CRM, pode haver o uso indevido da nomenclatura “hospital”, “mas nada que seja da alçada do conselho”.

Essa postura do CRM me deixa muito satisfeito, com esperanças de que esse respeito aos rituais e/ou fenômenos se traduza em pesquisas na área, como essa:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000300002&lng=pt&nrm=iso

Renan
Renan
28 outubro de 2005 1:56 pm

“o nosso colega está vibrando negativamente devemos então vibra positivamente em dobro.”

“Só da para dizer uma coisa pra ele: “Pai perdoa-o pois ele não sabe o que faz”.

Samir,

Tudo de bom para você, também.

Renan Boeira Rocha
Avenida dos Imigrantes Poleneses, 77, Bairro São Luís
Criciúma
Santa Catarina

Renan
Renan
28 outubro de 2005 1:41 pm

Rain, Não conheço, como você diz conhecer, a opinião da maioria dos trabalhadores da Saúde a respeito das doenças psicossomáticas, pela simples razão de que a definição fundamentada em fatos daquilo que é uma doença psicossomática é algo que está em construção, à medida que avançam as pesquisas nessa área. Meu interesse pelas influências recíprocas entre os sitemas neurológico, endocrinológico, imunológico e o psiquismo é tão grande que desejo conhecer o que elas são, e não aquilo que eu gostaria que elas fossem. O que me assusta é que você conclui após ler a minha mais recente mensagem que eu… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
28 outubro de 2005 3:17 pm

Fantástico essa do Nocebo!! O paciente experimenta os efeitos nocivos de algo que ele apenas ACHA que está tomando? Putz…

Sobre Joana de Ângelis, esse é apenas UM dos textos dela, que se especializou em enviar mensagens relativas à saúde mental. Em outros ela nos mostra que o tratamento espiritual deve ser ALIADO ao físico (algo que Oráculo também fala) porque não podemos negligenciar esse sistema que é corpo/mente/alma. Ela chega inclusive a apoiar o uso de anti-depressivos (muito embora eu fique com o pé atrás quanto a isso)

Renan
Renan
28 outubro de 2005 6:21 pm

Pois é, Acid. Há um estudo clássico na cardiologia chamado Framinghan que, dentre outras coisas, ajudou decisivamente a reconhecer e diagnosticar corretamente um dos principais problemas de saúde pública no planeta: a insuficiência cardíaca. Pois bem, entre as centenas de informações pesquisadas e transformadas em conhecimento, há a seguinte: entre dois grupos de mulheres (milhares, no caso desse estudo) que apresentam os mesmos fatores de risco para doenças cardíacas, aquelas que disseram acreditar que possuem tendência para problemas cardíacos apresentaram quatro vezes mais chances de morrer – de uma cardipatia – do que o grupo “normal”. Acredito que você, como… Read more »

Rain
Rain
30 outubro de 2005 4:49 am

Renan, peço desculpas por dois motivos:
1- Por não ter lido a sua mensagem (e as outras) antes de comentar.
2- Por ter generalizado sem querer.

Eu achei excelente que alguém da área de saúde tenha um pensamento como o seu. Eu não conhecia nada sobre o Nocebo. Eu tenho contato com algumas pessoas da área de saúde e nenhuma delas aceita a existência de doenças psicossomáticas. Eu não sou da área de saúde, sou designer, mas li um livro sobre o assunto há alguns anos atrás e achei interessantíssimo.

Renan
Renan
30 outubro de 2005 10:58 am

Embora tenha um conteúdo com tendência a supervalorizar a influência psíquica nas funções e disfunções do corpo humano, o livro Da Emoção à Lesão – Um Guia de Medicina Psicossomática é uma leitura agradável e bem estruturada para quem é quem não é profissional da saúde. É uma boa leitura, embora seja obrigado novamente a lembrar: os autores “esquecem” das pesquisas que não verificam (de modo relevante) a relação mente-corpo, o que dá um certo tom dogmático a algo que deveria ser mais científico, ou a menos procurar sê-lo. O melhor do livro é que ele situa muito bem o… Read more »

tiza
tiza
30 outubro de 2005 12:05 pm

Renan, Há muitos anos atrás passei por experiência “espiritual”fortíssima, que está sendo desvendada aos poucos, com muita luta e desafios. Sonhos antecipam-me fatos , e ainda que nem assim os mude , fazem-me crê-los regidos por este tempo ainda que vivemos.Um tempo por certo chegando ao seu limite , e dentro do qual os médicos são de suma importância , profissão do apóstolo Lucas,e citada no livro da Sabedoria como abençoada por Deus. Aconteceu-me porém que passei a ver e ouvir coisas e só com muita luta e oração,consigo filtrar e distinguir, ainda hoje ,o que me vinha de Deus… Read more »

Renan
Renan
30 outubro de 2005 4:13 pm

Obrigado, Tiza. Te desejo a paz mais linda e profunda, aquela que eu persigo e acho que você está encontrando. Eu queria ser como os médicos espirituais e extraterrestres com suas capacidades de diagnóstico e cura. Sério. Eles são os meus heróis. Leio os relatos de certas abduções e contatos imediatos em que seres espirituais e/ou extraterrestres fazem curas rápidas e indolores. No livro Médicos do Espaço há a descrição das sessões de materialização no Lar de Frei Luiz onde acontecem os fenômenos de cura. Lembro-me que a melhor cura é a prevenção, por mais clichê que isto soe. Por… Read more »

tiza
tiza
30 outubro de 2005 8:52 pm

Renan , sinceramente minha fé se submete ùnicamente à resignação aos desígnios de Deus , nestes tempos de tribulações. Também não sei quando será o fim disto tudo , e sinceramente creio que só Deus o sabe .Façamos o nosso dever de casa ,confiando sempre , pois o que vale mesmo é estar com todo amor, de coração e alma em tudo que fizermos, sem desistir ou desanimar com suas demoras. O médico de minha mãe nos enviou uma das mais lindas cartas que já recebemos.Acredite, tivemos que consolá-lo na certeza de que tudo que esteve ao seu alcance foi… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 outubro de 2005 1:23 pm

“Hospital” espírita atrai 4.000 por semana
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u114723.shtml

Marcelo
Marcelo
5 novembro de 2005 12:58 am

Vale lembrar que hoje é dia 05/11/05.

O Renan explicitou com muita naturalidade o que naturalmente aflige a alma iluminados.

Juarez
Juarez
7 novembro de 2005 3:29 pm

“Quando se fala algumas palavras mais específicas a alguns analfabetos, é claro que eles ou não entendem ou entendam de maneira diversa da mensagem”
Portanto, há certas mensagens que apenas alguns de nós conseguimos assimilar. Devemos compreender aqueles que não entendem.
Que a sensibilidade alcance a todos o mais breve possível, para nosso próprio bem-estar.

Renan
Renan
7 novembro de 2005 9:40 pm

Acho que não entendi o que você quis dizer, Juarez. Se poder extender um pouco mais seu pensamento, agradeceria.

Renan
Renan
8 dezembro de 2005 8:13 am

Juarez?

Rain
Rain
28 outubro de 2005 9:55 am

Muito interessante o texto… Isso me lembra que a maioria das pessoas da área de saúde não acredita em doenças psicossomáticas. Ora, é o mesmo princípio do placebo; então por que acham que não faz sentido?

Renan
Renan
27 outubro de 2005 5:48 pm

Não é necessário nem mesmo ser alfabetizado para perceber que o coração bate mais forte e mais rápido quando sentimos muita paixão ou muito medo; o ser humano é claramente um produto da sua própria mente, de seu corpo e de seu meio, esteja ele “saudável” ou “doente”. Ao acompanharmos e estudarmos a trajetória de uma pessoa doente, é possível perceber que cada doença – são milhares – tem características peculiares, onde os aspectos orgânico, mental e ambiental apresentam-se nas mais variadas combinações de intensidade e qualidade, sem mencionar os resultados das interações entre essas combinações, ainda na dependência de… Read more »

Bob
Bob
27 outubro de 2005 5:07 pm

“Mens sana in corpore sano”

tudo a ver, os dois(corpo e mente) no fundo no fundo, são um só, apenas diferem pelo grau de densidade. A filosofia indiana sabe disso à milênios.

solus templus, não entendi pq vc achou este post ridículo e sem sentido. Estes conhecimentos a respeito da interação mente-corpo são altamente importantantes, estão sendo pesquisados e debatidos por cientistas de renome no mundo inteiro e você acha isso idiota e ter que ser ignorado? Eu hein?
😀

té mais

Renan
Renan
31 outubro de 2005 7:15 pm

Do texto da pesquisa do link acima: ” Os fenômenos ditos paranormais não são inexplicáveis, mas permanecem em grande parte inexplicados. Não são sobrenaturais, sendo, no máximo, fatos ainda não satisfatoriamente explicados pelas leis naturais até então conhecidas”. “Talvez essas cirurgias sirvam, na realidade, para propiciar uma suposta cura (do operado e dos que assistem à operação) por um outro mecanismo não bem compreendido, talvez a cirurgia funcione como um placebo. A magnitude do efeito placebo nas cirurgias é aproximadamente o mesmo de outras respostas placebo ( em torno de 35%).”… “O próprio conceito do que seria placebo é alvo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
26 outubro de 2005 6:29 pm

Se o veneno da mensagem do Solus fosse retirado, eu até deixaria o comentário dele aqui… só que, retirando as ofensas, não sobra nada!

Hugo
Hugo
26 outubro de 2005 7:26 pm

este texto deveria ser divulgado pela Organização Mundial de Saúde!

x-builder
x-builder
26 outubro de 2005 5:36 pm

Solus, até concordo que não tem como provar a existência do espírito, mas os fenômenos psicosomáticos estão vastamentes demonstrados na literatura da psicologia.

Renan
Renan
26 outubro de 2005 9:52 pm

“A repetição do fenômeno [de “emoções fortes”] provoca várias doenças como a diabetes, a artrite, a hipertensão…”. “…facultando os processos orgânicos degenerativos provocados por vírus e bactérias, que neles se instalam”. Sou espírita e sou estudante de Medicina no sexto e derradeiro ano de Faculdade. Os conceitos emitidos nas sentenças acima e em outros momentos do texto não correspondem aos resultados dos estudos, pesquisas, debates, e mais pesquisas e mais debates e mais estudos protagonizados por milhares de pessoas de todo o planeta que especialmente nos recentes séculos dedicaram intensamente suas vidas e raciocínio a tais temas, resultando hoje na… Read more »

tiza
tiza
26 outubro de 2005 11:01 pm

É muito clara a associação da Psiquiatria ao tratamento de doenças psicossomáticas.Eu vivencio este processo frequentemente durante toda minha vida. Há algum tempo lí um artigo intitulado “Não morra por delicadeza “, justamente associando o propiciamento do stress , da depressão e de mágoas guardadas ,ao surgimento de tumores e doenças às quais tenhamos tendência ainda que genéticamente.É como se vc tivesse potencialmente guardadas algumas doenças , mas o seu estado emocional, diminui sua imunidade, sua vontade de viver e reagir , e propicia a estas doenças campos livres de ataque, a baixa da guarda do instinto vital de sobrevivência.… Read more »

Renan
Renan
27 outubro de 2005 12:54 am

Tiza, permita-me conversarmos assim: As doenças psicossomáticas são alterações patológicas orgânicas que tem seus sinais e/ou sintomas atenuados ou agravados de acordo com a disposição psíquica do ser humano. Porém, para essa definição ser útil e coerente, teríamos que delimitar a fronteira entre mente (não me refiro ao espírito) e corpo. Essa fronteira é cada vez mais tênue, não por hipóteses ou opiniões, mas porque é possível verificar influências recíprocas entre os sistemas do ser, de tal modo que na Revsita Brasileira de Psiquiatria há poucos anos atrás foi publicado artigo intitulado “Psiconeuroimunoendócrinologia”. Perceba que “psico” é um aspecto, não… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 outubro de 2005 2:04 am

O IMPACTO DO (BOM) HUMOR SOBRE O ESTRESSE E A SAÚDE

DISFUNÇÃO SEXUAL NAS PESSOAS COM CÂNCER

Recomendo também a todos assistir ao filme What the -bleep- do we know, a ser lançado nos cinemas dia 19 de novembro com o nome “Quem somos nós?” Metade do filme é dedicado a falar da influência emocional no corpo, com gente tarimbada no campo da medicina falando.

Samir
Samir
27 outubro de 2005 8:27 am

O mundo original foi criado pela Mente de Deus, logo este mundo é criado pela mente dos homens. Tudo que falamos, pensamos e fazemos afetam nossas vidas. A convergência ao Centro é o caminho para a manifestação da Vida harmonisoa em todos os aspectos. O interessante é que a OMS admite que 98% das doenças são de fundo psicossomatico, apenas não divulgam isso abertamente por interesses financeiros talvez. Tudo está em nossas mãos, se o nosso colega está vibrando negativamente devemos então vibra positivamente em dobro.

tiza
tiza
27 outubro de 2005 9:57 am

Renan ,respeito muito sua decisão, seu juramento, sua posição.Ela é quase unânime entre os médicos. Mas conheço bem a “plenitude do faro de ir além” de alguns médicos formados´,humanos , e estudiosíssimos como vc.Você como espírita sabe do que falo. Milagre? Milagre é simplesmente o reconhecimento do poder de ação salvífica de uma Inteligência Superior, da qual fazemos parte, e a qual temos acesso , quando nos sabemos humanos, mas capazes de nos conectarmos ao “Divino”, que é Saúde e Bem ,quando assim cremos com toda nossa alma, com todo nosso coração,isto ilumina poderosamente nossa inteligência. É claro que os… Read more »

Titanico
Titanico
27 outubro de 2005 12:37 pm

Boa tarde a todos… Renan, se me permite fazer parte deste diálogo, concordo com a Tiza. Muito embora os médicos estudem absurdamente para tentarem ajudar, precisamos levar em consideração esse quesito muito esquecido de uma pesquisa: o Espírito… Vc, como disse ser Espírita, e estudioso dessa doutrina que tenho certeza que vc é, precisa abrir campo para esse tipo de fenômeno: reações Espirituais ou Perispirituais sobre o organismo físico, seja através de emoções, ou mesmo, da própria reação psíquica dentro de certos comportamentos. É através da religiosidade dentro das profissões que conseguiremos “humanizar” todos os setores, nunca esquecendo que viemos… Read more »

tiza
tiza
27 outubro de 2005 1:56 pm

Acid ,valeu o post , as dicas de sites , enfim foi uma grande e delicada força , neste exato momento de grande dor e dúvidas sobre as causas da mesma.. Sei que minha mãe se despiu da veste com a qual a conheci, e é humanamente impossível dizer que não sentirei falta de seu toque, de sua voz ,de seu sorriso,da imagem de sua presença física. Sei com fé que ela agora percorre outras paragens e se veste de invisíveis energias ainda para mim,e que minhas lágrimas podem molhar as asas de seu anjo , pesando seu voar ,mas… Read more »

solus templus
solus templus
27 outubro de 2005 4:00 pm

eu seu disso , entendo ….é que tenho muita dificuldade de discutir o que é ridiculo e estupidamente nonsense …. Dar explicações a algumas coisas , por si mesmo , já constitui um ato de valoração e complexidade sem necessidade alguma .. O que é idiota tem que ser ignorado , por isso prefiro o sarcasmo , por que só dessa maneira posso aproveitar o artigo …. Apague a mensagem , mas vista a camisa de intolerancia estupida do seu clubinho …A pior coisa que tem é gente que não se assume …se vc é ruim , sejam sempre ruim… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 outubro de 2005 4:31 pm

Eu considero uma estranha e desnecessária valoração você continuar visitando um site que só trata de assuntos “idiotas” dia após dia, e ainda se dar ao trabalho de deixar um comentário que será apagado… Já que vc gosta de nonsense, sugiro pegar uma comédia do Monty Phyton, que é muito mais divertido. Da minha parte, continuarei a fazer o que acho certo, mesmo que pra isso tenha de ignorar o seu sensato e equilibrado conselho.

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
2 fevereiro de 2017 12:00 pm

‘Está tudo na sua cabeça’: o preconceito contra doenças cuja causa é emocional e não física

bbc.com/portuguese/geral-38768523

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.