TEMPOS SOMBRIOS

Vivemos momentos sombrios. Uma nuvem que paira sobre o Brasil e que periga ser nosso pior/melhor momento, simultaneamente. As dores do parto não cessam, e se o filho da esperança vai nascer vivo só o futuro pode dizer.

Aí olho para os luminares do espiritismo no Brasil e só vejo mais do mesmo. Nem uma frase diferente de 10, 20, 50 anos atrás. Foi perceber isso que me fez me afastar do espiritismo. Mas por tudo o que vivi continuo com a certeza de vida após a morte, assim como acredito em vida extraterrestre. Só questiono (e muito) a formatação lógica que a doutrina espírita deu a esse fenômeno. Pensando assim, foi uma libertação, uma abertura a ver novas possibilidades (coisa que eu já fazia, mas sempre guardando como parâmetro o espiritismo). Hoje vejo que é uma doutrina que visa tão-somente a consolação atrravés da religião. O aspecto científico e filosófico dela se perdeu para sempre. Imagine termos acesso aos maiores pensadores dos últimos século, debatendo os temas de hoje, que beleza? Nos tempos de Kardec tivemos um vislumbre das possibilidades, mas foi só uma promessa. Ficamos só com as comunicações de “tudo vai ficar bem, tendes fé” e quando botamos a cabeça pra fora vemos um país (e o mundo) cada vez mais insano. Tempos em que ser um conservador é visto como o maior ato de rebeldia! Onde a palavra “corrupção” é trocada por “polêmica” ou “golpe”, a depender de suas ideologias, e ver como “Em um mundo louco, só os loucos são sãos“. A Vida no Brasil é desgastante mentalmente. É caso de saúde pública, mesmo. Por isso nossa sociedade é neurastênica. Estamos esgotados.

Talvez a consolação numa doutrina seja a única escapatória pra sanidade. Não deixa de ser abraçar uma espécie de “loucura coletiva”, afinal, não temos comprovação de nenhuma religião ou doutrina, é uma questão de FÉ e respeito isso. Muitas vezes precisamos de fé para levar adiante nossos ideais mesmo quando tudo parece sombrio. Mas fico ressentido com o Espiritismo, por não ter dado um alerta pra tudo isso que está exposto aí, claro como o dia. Não começou agora, como também sabemos. Se o tempo é maleável, se é possível ver a aura e intuir os pensamentos das pessoas materializadas na plasticidade do perispírito, por que não nos alertaram enquanto o Brasil sambava alegremente na direção do abismo, na “festa do crescimento”? Onde estão as “hostes celestiais” que velam por esse “país do Evangelho”?

Bom, eu pareço cínico e amargo, mas como disse, não tenho mais como ficar cínico depois do que vi e vivi. Pode ser que esse cuidado todo exista e haja um pacto entre quem manda nos níveis superiores pra nos deixar na ignorância, para que sejamos duramente responsabilizados pelos nossos atos. Uma Matrix do inferno, digamos assim. Mas não seriam muito diferentes do carcereiro que finge que está tudo bem quando você entra na área do presídio controlada pela facção rival sem SABER.

“O desfile da loucura está chegando, e ele vem em seu nome”.

Paprika
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
132 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.