TAO: CEDER PARA CRESCER

Lao Tsé; Tao Te Ching – verso 22

taoteching

O incompleto será pleno.
O torto será endireitado.
O vazio será preenchido.
O consumido será renovado.
Possuir pouco é grande aquisição.
Possuir muito é grande erro.
Por isto, Sábio, abraça a unidade e esquece de si mesmo.
Sua presença é modelo para todos os homens.
Não se exibe, por isso resplandece.
Não se vangloria, por isso sobressai.
Não se jacta, por isso lhe é dado o mérito.
Não se glorifica, por isso é enaltecido.
Porque não rivaliza com ninguém, ninguém pode lutar com ele.
Os antigos disseram:
“O que é metade deve retornar a totalidade.
Sê humilde e permanecerás inteiro”.
Podem, estas palavras, considerar-se vazias?
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

O que é imperfeito será perfeito;
O que é curvo será reto;
O que é vazio será cheio;
Onde há falta haverá abundância;
Onde há plenitude haverá vacuidade.
Quando algo se dissolve, algo nasce.
Assim, o sábio,
Encerrando em si a alma do Uno,
Se torna modelo do Universo.
Não dá importância a si mesmo,
E será considerado importante.
Não se interessa por si mesmo,
E será venerado por todos.
Nada quer para si,
E prospera em tudo.
Não pensa em si,
E é superior a tudo.
E, por não ter desejos,
É invulnerável.
Por isto, há muita verdade
No velho ditado:
Quem se amolda é forte.
É esta a meta suprema
Da vida humana.
Tao Te Ching – Trad. Huberto Rohden (Ed. Martin Claret)

Comentários de Huberto Rohden:
Estas palavras são quase uma paráfrase da sabedoria de Paulo de Tarso: “A fraqueza de Deus é mais forte que a força dos homens; a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens… quando sou fraco, então sou forte… Eu morro todos os dias, e é por isto que eu vivo”.
Corresponde também às palavras do Nazareno: “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida, por minha causa, ganhá-la-á.”
É o princípio da homeopatia cósmica: quanto menor é a quantidade, tanto maior é a qualidade.
É a alma da Cosmoterapia.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
13 maio de 2013 10:10 am

Leis da Física e Kung Fu

“O vazio é algo que fica bem no meio entre isto e aquilo. O vazio tudo inclui e não tem contrapartida, nada vem a excluir ou a contestar.O vazio é vivo, pois todas as formas dele emergem.E aquele que compreende o vazio fica cheio de vida, de força e de amor por todas as coisas.”

( Lee Jun Fan) Bruce Lee

http://www.youtube.com/watch?v=VoI9L56cp_U

Solius
Solius
20 novembro de 2007 12:04 pm

Caro Olim, me avise quando publicar uma obra poética (e não deixe de fazê-lo, se é que já não o fez). É sempre bom debater com você. Mas então vamos pensar em ilhas e, por que não, em grandes navios! Eis a Tradição! Por que se amarrar ao relativismo se a Verdade É e “é uma só”? Me vejo obrigado a lhe enviar um trecho da obra “O Homem no Universo”, de Frithjof Schuon para reflexão: “As civilizações tradicionais, enquanto fatos sociais e à parte seu valor instrínseco – mas nesse caso não delimitação rigorosa -, são, malgrado suas imperfeições… Read more »

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 12:03 pm

Obs. Solius só não repare se eu demorar um pouco pra responder e se possível não faça perguntas de biologia x espiritismo, é uma controversia além do explicável 😉 bem tem muitos outros assuntos por lá.

Abraços

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 novembro de 2007 1:10 pm

Vão em frente. Contanto que não colem textos enormes. A discussão será proveitosa para todos 🙂

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 11:55 am

Alo Solius Bom… eu até poderia, se você quiser, embora não sei se eu sou a pessoa mais certa e se este é o espaço mais adequado. Façamos assim, se você quiser, me mande um argumento de forma sucinta aqui mesmo, que tentarei responder dentro de minhas possibilidades. Mas lembrando que… eu não falo em nome do espiritismo e sim em meu nome (não me julgo em condições para tal), e que você encontraria sem dúvida pessoas mais esclarecidas na lista de discussão que te passei. Mas se quiser fazer assim, pode mandar um argumento por vez aqui, farei o… Read more »

Solius
Solius
20 novembro de 2007 11:42 am

Olá caro MoonChild!
Acho que me expressei mal. 🙂
O que pedi foi que, se possível, você me apresentasse alguma rebatida sua a qualquer argumento do site “Falhas do Espiritismo”.

Olim
Olim
20 novembro de 2007 8:31 am

Nesse ano recebi um convite de uma pessoa para entrar na Maçonaria e não aceitei. Não porque tenha alguma raiva deles ou seja mais que seja, mas sim porque sinto que ela iria mais me tumultuar do que esclarecer.

Acho, agora mais do que nunca, de que não preciso de nada semelhante, mas sim estar mais com minha família, desenvolver meus projetos(que nunca saem da gaveta de minha mente)e tentar compreender o mundo com que interajo a todos os instantes. Acho que isso já é “matéria” para toda a vida que pressinto ter por adiante.

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 8:29 am

Alo Solius Agradeço o Link, não sabia que o livro estava disponível on-line. Quanto a refutação, pessoalmente não saberia te indicar um site que se preze especificamente a refutações, mas talvez existam, talvez se você entrar no grupo espiritismo-brasil do yahoo grupos alguém te indique, ou mesmo te responda, pois tem pessoas com muito conhecimento por lá (envie um email para espiritismo-brasil-subscribe@yahoogroups.com) Eu, pessoalmente ainda não vi qualquer argumento de valor contra o espíritismo, e já li muitos argumentos contrários durante quase uma década, mas como sempre digo, quero “sair da matrix”, por isso… Mas como diz Emmanuel, “cabe ao… Read more »

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 8:17 am

Alo Fiat Lux Sim, aonde eu nasci e morei por muitos anos, também é assim. Com excessão de uma única “loja” maçonica, que é a única que eu já ouvi falar que faz muito pela sociedade, ela é até evitada pela maioria dos maçons na prática (porque lá “o bicho pega”, não tem essa de favores pessoais, lá é você que tem que trabalhar), mas é sempre referência na hora de falar bem da Maçonaria. Tenho uma outra história, tenho um conhecido que tem uma empresa de prestação de serviço, ele prestava serviço dentro de uma empresa de médio-grande porte,… Read more »

Olim
Olim
20 novembro de 2007 8:09 am

Oi, Solius… Realmente me recordo de sua sugestão de leitura de Santo Agostinho… Vou lê-los, com certeza…hehehe Tenho uma impressão de que estamos sempre à deriva nos mares do conhecimento e nele, de vez em quando, nos apoiamos em alguma estrutura para podermos descansar e nos orientarmos nessa horizontalidade toda. Esse apoios sempre existirão, pois em todo mar sempre existirão náufragos e tábuas. Ou será que o quê realmente existe é o ser com sentimento de náufrago, à procura de uma tábua “lançada” ao mar com a intenção de ajudar (ou de confundir)? Não digo que as tábuas deixem de… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
20 novembro de 2007 6:48 am

Moonchild, Acho que a maçonaria, assim como a maioria das sociedades secretas, surgiram com uma boa intenção, mas com o tempo, pra variar, as idéias foram deturpadas pela vaidade e orgulho do ser humano. Pelo pouco que eu pesquisei a respeito, os maçons se unem para se ajudarem e tb ajudar ao p´roximo(alguns que eu conheço prestam serviços em prol da comunidade, etc.)mas são muito fechados e cheio de frescuras com essa panelinha. Pelo menos aqui em minha cidade eles são muito arrogantes ao ponto de se acharem superiores aos outros, fazem aquelas reuniões misteriosas, enfim, muito ritual e falação… Read more »

Solius
Solius
19 novembro de 2007 10:26 pm

Ah, gostaria, se possível, que me citasse alguma refutação ao site que indiquei. 🙂

Solius
Solius
19 novembro de 2007 9:31 pm

Com prazer, caro Olim: A sabedoria tradicional está presente principalmente nas grandes religiões e em outras de menor expressão na atual civilização, graças às revelações das quais as mesmas são provenientes. Encontramos os mesmos preceitos fundamentais tanto numa aldeia indígena norte-americana, quanto no Taoísmo, no Hermetismo ou no Catolicismo. Para iniciação e aprofundamento no assunto é recomendável o estudo de autores da Filosofia Perene como Guenon, Schuon, Martin Lings, e até mesmo Ken Wilber, considerado um neo-perenialista. Também as obras de autores da Patrística e Escolástica devem ser pesquisadas. Há alguns meses lhe recomendei um livro de Santo Agostinho, lembra?… Read more »

Solius
Solius
20 novembro de 2007 12:07 pm

Amigo MoonChild, você faz parte do grupo SDM, para trocarmos e-mails?

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 12:21 pm

Solius, nem sabia que existe um grupo SDM 🙁

Bom, de qualquer forma, embora possa parecer o contrário, tenho um problema sério de falta de tempo… trabalho em 2 empregos e ainda família…

Só consigo responder assim porque tenho um notebook que levo comigo, por isso peço já desculpas se alguma vez demorar muito pra responder.

Bom, ainda se quiser colocar aqui alguma questão, como este post é antigo… acho que o Acid não se incomoda…

Abraços

Solius
Solius
20 novembro de 2007 7:24 pm

Tem razão, meu bom amigo Acid. Amigo MoonChild, vamos debatendo partes específicas, pois caso elas necessitem de outras teorias para reforço, não nos extenderemos demais. Um bom ponto para começarmos é debatendo os alicerces da doutrina. A credibilidade da mesma se dá através da credibilidade dos espíritos, dos médiuns e consequentemente da codificação. Porém o próprio Kardec os põe em cheque neste sentido, ao mencionar tanto espíritos muito bem preparados para nos ludibriar quanto médiuns mal intencionados, e ainda alguns que são vítimas de criações de sua própria mente. Sabemos também que vários textos foram comparados. Mas como atestar que… Read more »

Solius
Solius
23 novembro de 2007 12:15 am

Prezado amigo,

Nem precisa se desculpar!
Desde ontem que não acompanho por ainda não ter conseguido assistir.
Espero que isto possa se dar o mais breve possível.

Parabéns pela sua contribuição ao nosso tão conturbado mundo ufológico! 🙂

Abraço!

MoonChild
MoonChild
22 novembro de 2007 10:27 am

Solius Agradeço muito, e peço desculpas. Acho que vamos ter que adiar um pouco, estou tão envolvido com a questão do “sumiço” “misterioso” (de misterioso não tem nada na minha opinião) do nosso vídeo do Larry King – UFOS do GoogleVideo (não sei se está acompanhando), que estou refazendo a legenda, vou mandar pro acid, acho que ele vai ter que recompilar o video inserindo a nova legenda e sei-la aonde vamos colocar o video de novo… E eu vou continuar em grupos de ufologia divulgando o video! Agora eles vão ver minha acidez ! 😉 Desculpe o mal jeito…… Read more »

Solius
Solius
22 novembro de 2007 9:46 am

Olá amigo MoonChild! Eu tenho as referências das citações. Se for de sua vontade posso colocar aqui. Sobre a questão de se aproveitarem de uma precipitação de Kardec, concordo com você. Neste caso, há desonestidade e consequentemente falhas nos argumentos. Sim, realmente há coisas que não compreendemos, e a maior parte delas nunca compreenderemos! 🙂 Devo dizer que quando mencionei isto acima, foi para apontar uma brecha no “critério da lógica e do bom senso”. Bom, se você entende que chegamos então no limiar das opiniões, partimos para um próximo assunto. Quer você agora escolher um tema em um dos… Read more »

Andrea
Andrea
21 novembro de 2007 7:08 pm

Para entender as falhas básicas do espiritismo, no sentido metafísico, o melhor é ler René Guenon em seu livro “O Erro Espírita”: http://www.4shared.com/file/18312664/eaf84034/O_Erro_Esprita_-_Ren_Guenon.html O espiritismo não se sustenta. Os fenômenos são reais, mas as explicações espíritas não se sustentam. Não há nada de científico ali. Nem metafísico. Já fui espírita, espiritualista/new age, envolvida com teosofia e coisas afins. Depois de muito tempo vi os erros de tais doutrinas e me afastei de vez. Não vou entrar em discussão nenhuma aqui, mas quem quiser realmente se informar, saber mesmo a verdade sobre tais movimentos deve ler as obras de Guenon, a… Read more »

MoonChild
MoonChild
21 novembro de 2007 6:43 pm

Alo Solius Acho que chegamos num ponto aonde fica uma questão de opinião pessoal… Oficialmente, e são oficiais os 5 livros das obras básicas do espiritismo e por “merecimento” Chico Xavier, não vejo os erros apontados por você como algo oficial, houveram milhares de psicografias “deixadas de lado” por Kardec justamente por isso. Um exemplo que colocou Kardec numa situação difícil, na questão 188 do L. dos Esp. tem uma nota de Kardec onde ele, de forma inocente, colocou uma frase dizendo que “parece que marte está inferior a tal planeta, etc” (leia no livro se quiser mais detalhes), ele… Read more »

Solius
Solius
21 novembro de 2007 12:42 pm

Caro Fabio, você está certo na afirmação de que as religiões são “fragmentos da verdade única”. Daí em diante é bom rever.
Abraço!

Solius
Solius
21 novembro de 2007 12:36 pm

Somos incontestavelmente vítimas de pouco espaço. 🙂 Mas vamos ver até onde podemos ir. Bom, de início peço perdão por ter que recusar o convite em virtude das prioridades em vigência; e da mesma forma por já ter participado de fóruns e comunidades sobre o assunto, inclusive já ter sido espírita e freqüentado reuniões, etc. Vamos então aos pontos: Temos três critérios para fundamentar a tal revelação: o da “linguagem digna e nobre”, o da “concordância dos espíritos” e o da “lógica e do bom senso”. Mas são três critérios que por si podem ser facilmente derrubados: o primeiro quando… Read more »

Coringa
Coringa
20 novembro de 2007 11:43 pm

É por essas e por outras que eu digo de coração….Saudades do nosso Chico!

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 8:28 pm

Coringa

Aproveitando, Chico falou isso no pinga-fogo em 1971. Se ele fosse chutar uma resposta, ou teria omitido isso (já que a pergunta nem era sobre bases na lua), ou falaria algo sobre talvez reciclagem de água, etc.

Tem uma matéria aqui mesmo sobre isso ver:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/08/pingafogo_com_c.html

Coringa
Coringa
20 novembro de 2007 8:23 pm

E por falar em ‘bases na lua’, já foi anunciado o(s) projeto(s) de construção de base(s) na lua tanto pela Nasa quanto pelo governo Chinês.

Matérias sobre o tema encontram-se no Google

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 8:08 pm

Alo Solius Somos de certa forma vítimas do pouco espaço 🙂 Te convido novamente a participar da lista que te falei se quiser uma resposta completa e com referências, mas aqui vai o que sei. Em termos de metodologia, pessoalmente acho que Kardec era a pessoa mais indicada na época, sua experiência como pedagogo era tanta, que até pouco antes da 2da guerra, seus livros ainda eram usados nas escolas públicas francesas. Quanto a credibilidade dos espíritos, Kardec era sem dúvida extremamente metódico ao analizar do ponto de vista moral e técnico as psicografia, o melhor exemplo para isso está… Read more »

Fabio Cunha
Fabio Cunha
20 novembro de 2007 7:32 pm

Acho que essa parábola resume bem que todas as religiões são fragmentos da verdade única… como fragmentos, não são completas, tem suas falhas, mas podem servir como uma seta indicando um caminho e nada mais que isso. ” Um dia, um filósofo estava a conversar com o Diabo quando passou um sábio com um saco cheio de verdades. Distraído, como os sábios em geral o são, não percebeu que caíra uma verdade. Um homem comum vinha a passar e ao ver aquela verdade ali caída, aproximou-se cautelosamente, examinou-a como quem teme ser mordido por ela e, após convencer-se de que… Read more »

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 9:06 pm

Outra sobre Maçonaria:

(Por que ninguém fala nada de Maçonaria, medo ?)

Então, na faculdade me lembro um amigo dizendo pra nosso grupinho em uma conversa… “sabe tem um colega meu em tal cidade, ele conseguiu uma vaga na prefeitura (roubou no concurso), o pai dele é Maçom”…

Muito bem!

– Repito que não condeno todos… mas faz tempo que não ouço coisas boas dessa “fraternidade”, como ouço sempre do Lions ou do Rotary.

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 9:02 pm

Mais sobre a Maçonaria: Isto não é um julgamento, isso fica por conta do leito, e sim uma lembrança de infância, um amigo contava a meu pai as “vantagens” que ele tinha por ser da Maçonaria: “Outro dia precisei ir ao hospital e tinha uma fila enorme e estava com pressa, precisava muito passar logo, através de um código de sinais, encontrei um Maçom que trabalhava no hospital que me passou na frente dos outros”. Muito bem. Imagine agora, se por 15 minutos de atrazo – e sabemos que em saúde 15 minutos mata – um paciente que ficou prejudicado… Read more »

Olim
Olim
14 novembro de 2007 8:02 pm

Oi, Mcnaught… Tomara que a limpeza seja um sucesso..hehe Antigamente tinha um hábito que considero fantástico que era escrever um tipo de diário, que depois de algum tempo tornou-se um semanário, mensário, anuário…hehe Neste final de semana encontrei o bendito e por incrível que pareça nada mudou nas observações e metas pessoais. Os projetos e indecisões continuam as mesmas, como um lastro, a cada dia sendo adiado, empurrado com a barriga. As coisas velhas merecem ser velhas, podem ser até serem descartadas, mas acho que, independentemente de retirar o lastro do passado, temos algumas coisas velhas que são mais pesadas… Read more »

Bono
Bono
14 novembro de 2007 4:21 pm

Na verdade, acho que eu que sou o inocente, e não o brasileiro…

Bono
Bono
14 novembro de 2007 4:08 pm

Eu nem sou o Acid mas mesmo assim fico revoltado com alguns comentários, que refletem a inocência do brasileiro…

“Pensamentos maldosos” são os que o Lula e conpania têm, isso sim meu caro! Que dureza… E ele está lá para fazer o melhor para mim, se eu acho que ele tá fudendo com o povo eu tenho que ser indulgente com ele?? Eu tenho que censurar minha repúdia à corrupção de um cara que trai o povo que o elegeu? Só assim eu vou ser espiritualizado?

Temos que ver melhor quem está tendo pensamentos maldosos, pobre camarada…

Mcnaught
Mcnaught
14 novembro de 2007 12:58 pm

Parabéns pelo que acaba de escrever Olim.

Estou com a janela aberta e mesmo entrando um vento forte, antes de fecha-la (daqui a pouco) vou curtindo ele. E lembrei da garotinha dizendo para o anjo: – De que importa ter asas e voar se eu não posso sentir o vento no meu rosto.

Descreveu muito bem. Agora volto para o pensamento e reflexão em relação as coisas que preciso me desfazer numa grande arrumação do meu quarto rs.

Abs.

Olim
Olim
14 novembro de 2007 12:45 pm

Neste post “22” nada a acrescer ou comentar, só se maravilhar e se encantar. Tem algusn post que surgem aqui no SDM que, para mim, são que nem o vento que acaba de adentrar este ambiente. Não tem uma origem certa, não pára e se vai assim, livre, como chegou, deixando em nós a idéia de encantamento sem explicação… O raciocínio vem depois para tentar conceituá-lo, compará-lo, julgá-lo e adequá-lo às nossas vidas, aí então inicia a maratona do sofrimento, ao tentarmos adequar a eternidade do presente às circusntâncias improváveis de nosso desejos, metas, sonhos, soluções, segurança, conforto e etc.… Read more »

Bono
Bono
14 novembro de 2007 1:39 pm

Na minha interpretação o Osho (pedaço do meu cérebro) comentaria mais ou menos assim: Quando Lao Tsé (traduzido) diz “Por isto, Sábio, abraça a unidade e esquece de si mesmo.”, não está pedindo para a pessoa renegar a si mesma em serviço dos outros, não é para se esquecer de si mesmo. O sábio quando olha para dentro procurando um eu, não encontra nada só um grande vazio, nenhum eu. O eu só existe quando não se procura por ele, então não é questão de se esquecer do eu, em primeiro lugar o eu nunca esteve ali. O sábio não… Read more »

Caesar
Caesar
14 novembro de 2007 12:24 pm
Filipe
Filipe
14 novembro de 2007 12:20 pm

Huberto Rohden foi sem dúvida um dos maiores educadores que já passou pelo mundo. A editora Martin Claret (idealizada por ele e criada por seus alunos) tras inumeros livros que tratam da “VERDADEIRA EDUCAÇÃO”, e a preços populares, tipo 10 reais. Ele nos seus comentarios adora fazer paralelos entre as religiões ocidentais e orientais demonstrando congruencia entre as mesma. Penso que todas as Religiões levam ao mesmo Deus, e todas merecem respeito. E parabenizar o acid, que apesar de tão simples o texto de LAO TSE, traz toda a complexidade da dualidade mundana. É o principio da causa e efeito… Read more »

MoonChild
MoonChild
14 novembro de 2007 12:06 pm

Amigos

Desculpem o off-topic, mas é interessante o filme de denúncia “A Caminho de Guantanamo” que acabou de sair em DVD no Brasil, ver sinopse em http://cinema.uol.com.br/dvd/2007/11/13/o_caminho_para_guantanamo.jhtm

Existe uma cópia em Ingles no Emule que pode ser tirada aqui ed2k://|file|The.Road.to.Guantanamo.2006.LiMiTED.DVDRip.XviD-PROMiSE.[sharethefiles.com].avi|731193998|F0D7495770BEEC8B888F1E1BBBCD6551|/

(é a cópia com mais fontes que encontrei, não procurei a legenda ainda mas deve existir…)

———————————

Hail οξύ nosso mestre (οξύ = acid em grego)

jorge
jorge
14 novembro de 2007 11:24 am

Meu Deus sempre foi o Tao!!!
Só Esse Deus eu consigo compreender.
Estou gostando do comentarista HR: compreender já é alguma coisa!
Ponham aqui livros dele…

MoonChild
MoonChild
14 novembro de 2007 11:00 am

Então Acid, consegue deixar de ser o ditador por um momento e ceder este espaço para uma metáfora?:

Image Hosted by ImageShack.us
Acid, o Salvador, Messias e Ditador. Homem de pH baixo e grande Carisma. Dizem que pode sofrer de acidose sangüinea, outros que sua missão é divina.

Image Hosted by ImageShack.us
Sua legião de fiéis, o seguem fielmente, muitos são alienados. Não fazemos julgamentos, mas muitos entram ainda mais na Matrix ao esperarem Nele o messias. Rumores existem até de curas milagrosas.

Image Hosted by ImageShack.us
Alguns escapam da Matrix, mas normalmente com algum sofrimento 🙂

Abraços e bom feriado,

MC

Monalisa
Monalisa
14 novembro de 2007 10:22 am

“Quem olha pra fora, SONHA. Quem olha pra dentro, DESPERTA.” Carl Jung. 🙄

Eduardo
Eduardo
14 novembro de 2007 9:44 pm

terremotos do Bernardo atacaram de novo

Filipe
Filipe
15 novembro de 2007 10:56 am

Valeu Child, é isso ai, um feriado sereno à todos.

Axé

Gugu
Gugu
15 novembro de 2007 12:18 pm

Os últimos serão os primeiros…e os primeiros serão os últimos.

paradoxos….

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 8:54 pm

Olim, Solius Eu tenho menos de 30 anos, mas já tenho alguma opinião formada sobre iniciações… claro que posso estar errado. Bom, eu já fui da Rosacruz, mas não me iniciei. Conheci o espiritismo, e desde então rejeito qualquer coisa que tenha qualquer semelhança com misticismo. Acho que o espiritismo resume o conhecimento geral dos eventos antes místicos deste mundo, e de forma mais lógica e racional. Não estou dizendo que o espiritismo tem todas as respostas, mas para mim, tem todos os caminhos… Ou quase tudo… na prática, encontrei muitos espíritas bem intencionados, mas os centros em geral não… Read more »

Olim
Olim
19 novembro de 2007 6:10 pm

Oi, Solius…

Prologando esse nosso abraço(..hehe..), gostaria, se for possível, que vc fosse menos resumido a respeito da Tradição.

Outro abraço…

Solius
Solius
19 novembro de 2007 5:44 pm

Prezados poeta Olim e Moonchild,

A Tradição, de modo muito resumido, consiste na sabedoria milenar proveniente das fontes de revelação do sagrado em todo o mundo.

Abraços!

Olim
Olim
19 novembro de 2007 1:04 pm

MoonChild: Quando li alguns livros do Exmo. Sr. Imortal Paulo Coelho, notei que ele cita muito esta tal “tradição”, que pode ser a lunar e a solar. Tentei pesquisar na Net, mas não cheguei a algo concreto, parece-me tudo meio nebuloso. Tinha curiosade em saber do que se trata, se é que “ela é para todos”…hehehe Num livro um mestre da Tradição consegue “abrir ou fechar” o céu com uns rituais. Estava pensando no meu Ceará. Bem que podíamos requerer esses mestres para fazer uns rituais deste lá no polígono da seca braba e serena, pode ser que chova. O… Read more »

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 10:56 am

Olim,

Já que o Solius ainda não respondeu, deixa eu tentar 2 palpites:

1. Pode se ralgo relacionado ao misticismo

2. Pode ser algo relacionado as tradições da direita política

Com eu disse, são palpites 😉

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 9:49 pm

Alo Solius Não conheço a obra de Guenon, mas conheço o site indicado, e também o “Criticando Kardec”, além do “Religião é Veneno” e “Obras Psicografadas” (criticas de Vitor Moura). Sou totalmente aberto a críticas. Não sou fanático espírita, sou favorável a frase de Kardec “entre o espiritismo e a ciência, fique com a ciência”. E também com a frase de Emannuel no prefácio de “Nosso Lar “Cabe ao Leitor analizar o que lê”. Porém, após 8 anos estudando a fundo essa doutrina, todos os argumentos contrários só me fizeram me ligar ainda mais a ela. É como a frase… Read more »

Solius
Solius
19 novembro de 2007 9:36 pm

Caro MoonChild,

Recomendo a obra “El Error Espiritista” de René Guenon e o site “Falhas do Espiritismo”. Você os encontrará facilmente no Google. Acredito que depois de estudá-los, sua visão sobre a doutrina espírita mudará bastante.

Abraço!

Solius
Solius
19 novembro de 2007 10:23 pm

Este também foi o meu objetivo ao me deparar com o livro recomendado, defender a doutrina espírita. Não consegui. Qualquer esboço de reação foi eliminado quando me deparei com trabalhos de autores perenialistas que apontam a queda do conhecimento no mundo moderno (os valores qualitativos sendo subistituídos pelos quantitativos).

Segue um link para o livro:

http://www.thule-italia.net/Sitospagnolo/Guenon/rene%20guenon%20-%20el%20error%20espiritista.doc

Abraço e boa pesquisa!

Olim
Olim
16 novembro de 2007 12:57 pm

Solius:

Que significa esta tal “A Tradição”?

Tenho lido algo nos livros do Excelentíssimo Senhor Imortal Paulo Coelho, que significa? É uma seita?

Valeu…

Solius
Solius
16 novembro de 2007 11:29 am

Um post onde a luz da Tradição resplandece. 🙂

Verônica Tila
Verônica Tila
16 novembro de 2007 7:39 am

:mrgreen:

Pedro
Pedro
15 novembro de 2007 1:12 pm

A unidade se individua na diverssidade extraindo dela informaçoes carmicas, esta retorna a unidade original, reestabelecendo o ciclo do vazio que a tudo permeia e tudo cria tornando-se unidade novamente

MoonChild
MoonChild
15 novembro de 2007 8:52 am

Só queria desejar um ÓTIMO feriado a todos os amigos do site, desde os mais ácidos, até os mais alcalinos.

Abraços a todos, e a nosso benfeitor Zuur (Acid em Holandes).

Abraços

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.