KOAN

Daibai perguntou a Baso:
“O que é Buda?”
Baso disse:
“Esta Mente é Buda.”

Koans são contos, diálogos, questão ou afirmação no budismo Zen que contém aspectos que são inacessíveis à razão. Desta forma, o koan tem, como objetivo, propiciar a iluminação espiritual do praticante de budismo Zen. Talvez o koan mais famoso seja:

“Batendo as duas mãos uma na outra, temos um som;
Qual é o som de uma mão a bater palmas?”

Hakuin Ekaku; 1686-1769

O budismo ensina que todas as fontes de nossa alegria e sofrimento residem tão-somente na mente. A realidade é mental, e embora o budismo não pregue um escapismo da realidade, ele visa treinar a mente para que você não internalize e confunda essa “realidade” com a sua própria natureza (seu EU). Alguns bons koans que ilustram isso são estes:

Dois monges discutiam a respeito da bandeira do templo, que tremulava ao vento. Um deles disse:
– É a bandeira que se move.
O outro disse:
– É o vento que se move.
Trocaram ideias e não conseguiam chegar a um acordo. Então Hui-neng, o sexto patriarca, disse:
– Não é a bandeira que se move. Não é o vento que se move. É a mente dos senhores que se move.
Os dois monges ficaram perplexos.


Certa vez, o Mestre taoísta Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta, voando alegremente aqui e ali. No sonho, ele não tinha mais a mínima consciência de sua individualidade como pessoa. Ele era realmente uma borboleta. Repentinamente, ele acordou, e se descobriu deitado em sua cama, uma pessoa novamente.
Mas, então, ele pensou para si mesmo:
“Antes, fui um homem que sonhava ser uma borboleta ou, agora, sou uma borboleta que sonha ser um homem?”


Finalmente, após muitos sofrimentos, Shang Kwang foi aceito por Bodhidharma como seu discípulo. O jovem então perguntou ao Mestre:
“Eu não tenho paz de espírito. Gostaria de pedir, Senhor, que pacificasse minha mente.”
“Ponha sua mente aqui na minha frente e eu a pacificarei!” replicou Bodhidharma.
“Mas… é impossível que eu faça isso!” afirmou Shang Kwang.
“Então já pacifiquei a sua mente.”, conclui o sábio.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Bono
Bono
22 novembro de 2007 1:28 pm

O sutra do coração se diz: “Não há olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo, mente; Não há cor, som, odor, sabor, tacto, objecto; Não há campo de visão nem campo de consciência; Não há ignorância nem fim da ignorância. Não há velhice e morte nem cessação da velhice e da morte; Não há sofrimento nem causa do sofrimento. Não há caminho, não há sabedoria nem proveito.” E mesmo assim Baso diz que esta mente é Buda. Ele está só tentando chamar a atenção do Daibai. Apesar de ser bastante objetiva a resposta dele não é para ser entendida ao pé da… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 novembro de 2007 7:24 pm

PRIMEIRO O POST DESTA PÁGINA É RIDÍCULO…

http://istoe.terra.com.br/planetadinamica/site/produtos/koan/index.htm

NÃO FALA DE KOAN BUDISTA NENHUM…

É LIXO.

Olim
Olim
20 novembro de 2007 3:48 pm

H K Merton:

Sim, eu sei que vc disse:”Não é pra todos. É para quem quiser. Isto é budismo. Descubra e comprove por si, ou descarte”.

Sim, já ouvi falar de paradoxo… E?

H K Merton
H K Merton
20 novembro de 2007 3:32 pm

Olim, eu disse:

“Não é pra todos. É para quem quiser. Isto é budismo. Descubra e comprove por si, ou descarte.

Já ouviu falar em paradoxo?

Olim
Olim
20 novembro de 2007 2:47 pm

Não sei se comentei um “sonho” muito real que tive há algum tempo. Estava eu a olhar-como sempre faço- a olhar o céu… Era noite de lua cheia, ao seu lado direiro tinha um astro que se destacava dos demais pelo seu brilho intenso(tive a impressão de ser Júpiter) e, de repente, fez um silêncio profundo no local… Senti que estava por vir algo surpreendente, pis até os animais se calaram. Continuando a olhar para a lua, percebi que ela se deslocou para a esquerda, mas não só ela como todo o céu, então conclui rapidamente que algo aconteceu com… Read more »

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 1:55 pm

Amigos, recebi um email com esta profecia dos índios Hopi “As nove professias dos Hopi”. Se for mesmo autêntico, é incrível. A última professia seria a única que não se cumpriu… pode ser o tal meteoro que do nada ficou super visível nos últimos dias ? Bom o texto está em inglês, me perdoem, não consigo traduzir nada pelos próximos 30 dias 🙂 Abraços The Nine Signs of Hopi Prophecy From White Feather, Bear Clan, Hopi Tribe “These are the Signs that great destruction is here: The world shall rock to and frost. The white man will battle people in… Read more »

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 12:05 pm

“Dalai Lama pode quebrar tradição e apontar seu sucessor”

Ver:
http://news.yahoo.com/s/ap/20071120/ap_on_re_as/dalai_lama

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 11:38 am

Obrigado Acid É que… bem eles falam rápido, e se eu “resumisse”, eu estaria talvez tirando o sentido real das palavras, por outro lado, se a pessoa estiver acostumada, acho que dá pra ler… tentei deixar as legendas o máximo possível aparecendo na tela. Espero que mais pessoas vejam a legenda… quem sabe um dia eu não traduzo o Out of the Blue… mas só com muuuuita coragem. Agora, teve um outro programa do Larry King sobre UFOS que parece ter sido muito interessante, foi em 01 de Julho de 2003, foi sobre Roswell. Acid, se você perguntar pro pessoal… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 novembro de 2007 11:27 am

Moonchild, a legenda está ótima do ponto de vista explicativo, e um tanto quanto pesada do ponto de vista prático. vai ser uma delícia pra quem não sabe inglês, vai poder ter acesso a informação que eles estão REALMENTE falando, mas o cara vai ter que pausar o filme várias vezes pra não perder nada 🙂
Considerando que não é um filme do Schwazeneger, é melhor assim. Valeu!

Geninha
Geninha
20 novembro de 2007 9:41 am

É cada uma…:)
Budha é a mente questionadora…
Foi o que entendi. 🙂

Isso lembra aquela do mestre e o discipulo:

“- Mestre qual melhor forma de viver?
– Vê a correnteza do rio?
Tchibum!!!!”

Você pode ter várias interpretações, a mais obvia é a de que o mestre tenha empurrado o discipulo no rio e este provavelmente não sabia nadar…
Os contos orientais são sempre assim…”Pense e aprenda” 🙂

MoonChild
MoonChild
20 novembro de 2007 8:53 am

Alo Olim

Muito obrigado, lembre-se que para baixar o arquivo, se você quiser, é possível usar um gerenciador de downloads como o “flashget” (me refiro ao arquivo de video que é grande).

Espero que goste…

Desculpem pelo OFF-TOPICO

;=)

Olim
Olim
20 novembro de 2007 8:39 am

Oi, MoonChild:

Ainda não conseguir ver tua obra-prima…

Estou tentando baixar o arquivo para que possa vê-la.

Assim que conseguir lhe dou um retorno, tá?

Anônimo
Anônimo
20 novembro de 2007 7:30 pm

Um mestre Zen diria:

“Mate o Buddha”

H K Merton
H K Merton
20 novembro de 2007 7:43 pm

Então porque você disse que “se não é pra todos então não me interessa”? Aquilo era só um paradoxo… Pra todo mundo e pra ninguém, depende de cada um… Não era pra soar exclusivista.

Abraço. 🙂

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 novembro de 2007 10:10 pm
Gugu
Gugu
21 novembro de 2007 12:57 pm

Se alguém aí conseguir aceitar a árvore, vai acabar caindo em satori ou samadhi. (um estado de graça).

Abraços a todos.

Gugu
Gugu
21 novembro de 2007 12:21 pm

Assim, fica fácil olharmos para os koans e simplesmente os aceitarmos. Um koan deve ser aceito; ele não deve ser explorado. Ou você vai diretamente nele — porque, é somente assim que alguém poderá compreender realmente –, ou podemos pegar um desvio (perguntas, raciocínios, etc.) e errarmos o caminho. Outro Koan: Um viajante que estava tentando descobrir a Verdade veio até um mestre Zen, e perguntou-lhe: “O que é o Zen?” O mestre disse: “O Zen é aquela árvore.” O viajante: “A árvore? Como assim? Você não poderia dizer de uma forma mais clara e racional o que é o… Read more »

Olim
Olim
21 novembro de 2007 12:19 pm

Gugu…

Simplesmente lindas, suas palavras…

Gugu
Gugu
21 novembro de 2007 12:13 pm

É por isso que todos esses koans são irraciocináveis. Você tem que vivê-los diretamente. Os discípulos fazem perguntas, perguntas que não podem ser respondidas… porque aquele quem está perguntando está inserido dentro do mistério. Ou seja, nós estamos do lado de dentro do mistério — o nosso ser faz parte do mistério –, e mesmo assim tentamos solucionar esse mistério. Por isso é paradoxal; é impossível nós resolvermos. Nós somos apenas uma pequena parte do Todo.

Gugu
Gugu
21 novembro de 2007 12:00 pm

Acho que o koan está dizendo que tudo é Buda. Quando Bashô disse que “esta é a Mente de Buda”, a palavra ‘mente’ foi escrita com a inicial maiúscula. Assim, “Mente” seria a mente de toda a existência. Tenho um exemplo idiota para tentar elucidar esse koan: É como se a existência fosse toda feita de água (até os peixes seriam feitos de água!). E aí, um peixe perguntaria ao outro: “O que é a água?” Assim, não há como responder essa pergunta. A pergunta é a própria existência perguntando por si mesma… é buda perguntando por buda. Mas só… Read more »

H K Merton
H K Merton
21 novembro de 2007 10:40 am

Olim, Eu fui budista praticante. Estudei para ser monge, por dois anos. Olha só: “É fácil. É difícil. Não é para todos. É para quem quiser. Isto é budismo. Descubra e comprove por si, ou descarte.” Essas palavras, que eu tinha citado, são parte de uma cartilha que eu guardo, dessa época. – São escritos que pertencem a um reverendo chamado Neves, do templo Higashi Honganji, que foi meu mestre. Acho que você interpretou isso meio ao pé da letra. Pelo que eu entendo, essa parte “não é para todos” alude ao fato de que o budismo, enquanto religião, não… Read more »

MoonChild
MoonChild
21 novembro de 2007 9:47 am

McNaught

É incrível o choque de culturas né… eu como espírita tenho uma dificuldade enorme em aceitar e entender buda… pois aprendi a ser “direto e prático” 🙂

Quando vejo os textos orientais em geral, nem tenho paciência pra ler, dada a questão cultural.

Abraços

MC

Mcnaught
Mcnaught
21 novembro de 2007 9:41 am

Trazendo essa de um outro blog para compartilhar. Buda estava reunido com seus discípulos certa manhã, quando um homem se aproximou: – Existe Deus? – perguntou. – Existe – respondeu Buda. Depois do almoço, aproximou-se outro homem. – Existe Deus? – quis saber. – Não, não existe – disse Buda. No final da tarde, um terceiro homem fez a mesma pergunta: – Existe Deus? – Você terá que decidir – respondeu Buda. Assim que o homem foi embora, um discípulo comentou, revoltado: – Mestre, que absurdo! Como o Senhor dá respostas diferentes para a mesma pergunta? – Porque são pessoas… Read more »

Pedro
Pedro
21 novembro de 2007 7:23 am

qualquer pensamento, logo indagaçao, é manifestaçao do todo presente em todas as coisas,a natureza budica é a alma viva e disperta desta realidade a mente é janela e ao mesmo tempo origem de todos os fenomenos materiais

Olim
Olim
20 novembro de 2007 9:24 pm

H K Merton: O “sol” está para todos, não há a necessidade do querer de sua luz para si, tampouco de que ele é só para uns. Tudo é para todos, mesmo que não se queira. Não se pode negar um direito irrenunciável que é a vida e a verdade, mesmo que se assine um atestado, em cartório público, de desistência da própria vida. O Budismo não é querer, tampouco é para aqueles que querem, muito menos que deva descartar porque não se quer. Paradoxo, ao meu ver, está separar aquilo que é inseparável. No Budismo não se exige esforço,… Read more »

Laine
Laine
19 novembro de 2007 11:02 pm

Não me chamem de loira, mas vou tentar interpretar! rsrssss

O Fato de Daibai perguntar o que é Buddha já demostra que ele procura respostas a indagações elevadas e isso indica que ele é Buddha!

Não entendo nada de budismo.. mas vai lá!

Monalisa
Monalisa
19 novembro de 2007 5:00 pm

O post abaixo do “Saindo da Matrix” sobre Koan: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/06/osho_a_mente.html

facilita o entendimento

💡

Abraço.

Olim
Olim
19 novembro de 2007 10:13 am

Se não é para todos, então não me interessa…

H K Merton
H K Merton
19 novembro de 2007 10:09 am

🙄 É fácil. É difícil. Não é pra todos. É para quem quiser. Isto é budismo. Descubra e comprove por si, ou descarte.

Verônica Tila
Verônica Tila
19 novembro de 2007 10:08 am

Quando curiosamente te perguntarem, buscando saber o que é Aquilo, Não deves afirmar ou negar nada. Pois o que quer que seja afirmado não é a verdade, E o que quer que seja negado não é verdadeiro. Como alguém poderá dizer com certeza o que Aquilo possa ser Enquanto por si mesmo não tiver compreendido plenamente o que É? E, após tê-lo compreendido, que palavra deve ser enviada de uma Região Onde a carruagem da palavra não encontra uma trilha por onde possa seguir? Portanto, aos seus questionamentos oferece-lhes apenas o silêncio, Silêncio – e um dedo apontando o Caminho.… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 novembro de 2007 10:06 am

UAU, MoonChild! Que sincronizador rápido que vc é. Vai acabar sendo incorporado ao staff da revista UFO hehehhee

Vou colocar lá na lista UFO, sim, e aqui no blog. Valeu!!!

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 9:59 am

Olá, Após 408 linhas de tradução, sincronização e vários comprimidos pra dor-de-cabeça, consegui fazer a legenda pro Larry-King-Live “Are UFOs Real?”. O arquivo de video ao qual a legenda se refere é este: http://www.ufo.com.br/public/larry_king/larry_king_total.avi A legenda pode ser tirada no Rapidshare, em: http://rapidshare.com/files/70791332/larry.srt.html Para ver a legenda, é necessário usar um programa como o BSplayer ou KMplayer, em caso de dúvida é só postar aqui que algum amigo com certeza ajuda. Gostaria de pedir a todos que testem a legenda pra mim. Eu já fiz um pré-teste e parece estar OK. Caso esteja tudo bem, peço ao ACID que me… Read more »

Anita
Anita
19 novembro de 2007 9:54 am

an?!!?

Mcnaught
Mcnaught
19 novembro de 2007 9:47 am

Vcs se Lembra do tópico sobre o numero 11?? Observem o dia que o garoto nasceu: Em 11 de janeiro de 1996. “Sim. Os marcianos viviam em guerra.´´ huumm… achei que era da natureza humana se auto-destruir. Causar guerras. Parece que é da natureza do universo. Surgir, destruir, construir. Talvez eles (marcianos) também discutiram tanto sobre política, e nada mudou, que chegou num ponto onde acabaram com tudo. Tão avançados e inteligentes, mas com seus “Hommer Simpson´´ tb. E Hommer de 7 metros rs. Vou ler mais a respeito do garoto. Conheço outras estórias parecidas. Um koan nunca é fácil… Read more »

Laine
Laine
19 novembro de 2007 9:44 am

😕

Ed
Ed
19 novembro de 2007 9:25 am

Boiei

Verônica Tila
Verônica Tila
19 novembro de 2007 7:29 am

CIENTISTAS RUSSOS ESTUDAM GAROTO FENOMENAL
O garoto fenômeno intelectual e paranormal, chamado Boriska.
http://www.cadernor.com.br/mulher/index.php?option=com_content&task=view&id=119&Itemid=42

Olim
Olim
19 novembro de 2007 7:06 am

Ué, num entendi nada…hehehe

😀

MoonChild
MoonChild
19 novembro de 2007 10:14 am

Valeu Acid,

Depois que você testar a legenda me diga se ficou boa (meu monitor é wide, queria saber se ficou bom em um 3×4), acho que sim…

Eu até queria participar da lista da UFO, mas… eles pedem até seu CPF pra participar da lista deles… nessa matrix eu não entro 😉

Um grande abraço

MC

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 novembro de 2007 10:33 am

Explicar Koan é pior do que explicar piada pra loiras. 😉

Se não tiver o vislumbre da Verdade 💡 ao ler este koan (e perdê-lo tão rapidamente quanto), ignore-o e tente daqui a 6 meses.

Olim
Olim
19 novembro de 2007 2:37 pm

“Esta mente é Buddha” seria num sentido de que como “ferramenta” para se compreender o Todo(não significando retê-Lo, possuí-Lo, apreendê-Lo…) necessariamente deveríamos compreender a si mesmo. Uma profunda compreensão de nosso ser… e esse início(?) seria pela compreensão necessariamente mental, onde nela provavelmente encontraríamos as origens, as causas, as implicações… de nosso sofrimento e (especulando ainda mais) que ele é fruto de nossa mente circunstancial e que a compreensão dela pode nos permitir(?) ser aquilo que somos ao cessar seus efeitos, criando espaço nela mesma para que nos aprofundemos cada vez mais até cessá-la por completo, a mente cirscuntancial(?), quando… Read more »

Olim
Olim
19 novembro de 2007 2:01 pm

Desculpa Acid, mas seria assim o comentário que fiz anteriormente: “…dá uma idéia DISTINTA do “Essa”, “Daquela”…”.

Perdonarme…

Olim
Olim
19 novembro de 2007 1:59 pm

O “Esta”, pelo Português, dá uma idéia do “Essa”, “Daquela”, do longe do distante de si mesmo.

Buddha então disse aquilo escrito no oráculo de Delphos, “Conhece-te a ti mesmo”; aquilo que Cristo diz ” Eu sou o caminho” e os que muitos afirmam sobre o Mestre Interior de cada um…

Shaolin Monk
Shaolin Monk
19 novembro de 2007 1:49 pm

Baso respondeu que “Esta Mente é Buddha” porque Buddha não pode ser definido, por outro lado que outra Mente poderia existir?

Filipe
Filipe
19 novembro de 2007 4:03 pm

“Tem-se dito que a pura e verdadeira mente é a mente fundamental; ela é a própria natureza búdica, isto é, a semente do reino de Buda. Pode-se conseguir fogo, enfocando-se os raios solares sobre uma moxa, atraves de uma lente. Mas se a moxa não tiver a natureza combustível, certamente não haverá fogo. Da mesma maneira, se a luz da Sabedoria de Buda for concentrada sobre a mente humana, sua verdadeira natureza será inflamada, Sua luz iluminará as mentes dos homens com seu esplendor e despertará a fé em Buda. Buda enfoca a lente da Sabedoria sobre a mente de… Read more »

Verônica Tila
Verônica Tila
19 novembro de 2007 1:16 pm

Alienígenas e manifestações espirituais

http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=3156

Espiritualidade & Ufologia – Parte 2

http://www.ufo.com.br/revista2.php?nRev=34

Mcnaught
Mcnaught
19 novembro de 2007 12:23 pm

É… talvez não seja difícil. Ou fácil e difícil num sejam palavras adequadas em se tratando de um Koan. Talvez seja pessoal. Ja que surgem versões na tentativa
de explicar. E já que o conhecimento é algo totalmente pessoal. Um Koan possa ser isso. Pessoal. O acumulo de conhecimento e sentimentos cegam a gente.
Até mesmo a nossa visão atrapalha. Cega a gente. O erro maior é sair
querendo definir o que é mente. Como diz o nome daquele outro site: Somos todos Um.

Bono
Bono
19 novembro de 2007 11:56 am

Como eu gosto de loiras vou tentar explicar oque entendi. =)

Daibai estava com uma pergunta em sua mente. Aí ele faz ela pro Baso. Este por sua vez percebe a mente de Daibai e diz que ela é buddha pois, Daibai é Buddha, e ele está envolvido com sua mente, então a mente também é Buddha.

É como um tapa na cara de Daibai para ele acordar e ver Buddha agora.

Olim
Olim
19 novembro de 2007 10:46 am

Acho que em 6 meses o mundo já tenha se acabado…heheh

Gabriel Gherman
Gabriel Gherman
19 novembro de 2007 11:02 am

Gente!!! O Koan é super simples pô!!!

De qualquer forma, segue aqui uma tentativa de livre tradução:

O potencial ao nível de Buddha está na mente de cada um; basta você trilhar sua jornada a tal nível…

Aí tem boa parte do significado do Koan…

Alguém mais capacitado, favor completar….

Gabriel Mustafá Misirli
Gabriel Mustafá Misirli
9 dezembro de 2007 10:45 pm

Gostei!!

Segue um outro KOAN:
“Se tudo se reduz a unidade, à que se reduz a unidade?”

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.