TAO: DECADÊNCIA E VOLTA À PUREZA

Lao Tsé; Tao Te Ching verso 18 – DECADÊNCIA

taoteching

Quando o Tao se perde, fala-se de humanidade e justiça.
Quando aparecem a instrução e as regras de etiqueta, há grandes hipócritas.
Quando as relações familiares não são harmoniosas, fala-se de amor filial e amor paterno.
Quando há desordem e confusão no país, fala-se de amor à pátria.
Onde reina a harmonia está o Tao.
Quando o Tao se perde aparece a falsidade.
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

Comentários de Huberto Rohden:
A tirania do ego intelectual sobre o Eu racional é a raiz do caos e da infelicidade da humanidade. O ego intelectual, sendo unilateral, causa desequilíbrio na vida humana, ao passo que o Eu racional (espiritual), sendo unilateral, cria perfeita harmonia na vida. Por Moisés foi dada a lei (direito do ego) – pelo Cristo veio a Verdade, veio a Graça (justiça do Eu).

Comentários do Saindo da Matrix:
Quanto mais rígidos nos tornamos pra combater uma desarmonia, mais desarmônicos nos tornamos. Essa invocação do “politicamente correto” que temos hoje só nos mostra em que ponto chegamos. A natureza é sábia, tende a uma harmonia / entropia que nos guia (nem sempre da forma que queremos, é verdade). Não devíamos precisar de cartilhas ou campanhas pra saber o que é correto. O “amai uns aos outros” funciona que é uma beleza. Nossa Constituição brasileira é a mais avançada do mundo, nosso código penal é dos mais detalhados, e isso tem nos adiantado de algo? Quanto mais se aperta um punhado de areia nas mãos, mais ela escapa. O que fazer?

Lao Tsé; Tao Te Ching verso 19 – VOLTA À PUREZA

taoteching

Descarta o intelecto e rejeita o conhecimento externo,
e o povo ganhará cem vezes mais.
Suprime o moralismo e anula o dever,
e o povo voltará à Justiça e à compaixão.
Anula a astúcia e joga fora o lucro,
e não haverá mais ladrões nem bandidos.
Para que estes preceitos não sejam como letra morta,
cuida para que os homens possam confiar em alguma coisa.
Sê simples, abraça o natural.
Restringe os interesses próprios e anula os desejos.
Suprime o conhecimento externo de todas as coisas e acabarão tuas preocupações.
Tao Te King – Trad. Albe Pavese (Ed. Madras)

Comentários do Saindo da Matrix:
Não precisamos de leis, não precisamos de coação. Precisamos, sim, de educação! Descartar o intelecto e rejeitar o conhecimento externo não significa, obviamente, queimar livros e banir a ciência. Nem é uma apologia ao comunismo (ironicamente a China hoje é um poço de hipocrisia “comunista”). É sim um indicativo de que, há séculos, vivemos num mundo artificial, distante da natureza e da harmonia do Tao, e que, se queremos dar um freio nisso, prcisamos nos voltar pra intuição, pra nosso interior. Às vezes gosto de ver a vida simples do campo, de alguma cidade do interior. Suas pessoas, seu ritmo, suas ruas quase desertas. Não há placas de contra-mão, proibido estacionar, não há guardas e não há ladrões. E pensar que bastam apenas alguns visitantes de fora pra desarmonizar uma cidade toda…

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Anônimo
Anônimo
24 outubro de 2007 2:03 am

Sabia q esse cara,apesar de usar temas polêmicos é estilo panelinha. “Neocid querido” KKKKKKKK!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 outubro de 2007 1:39 am

E Zezuis disse: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos… Read more »

Kubrick
Kubrick
11 outubro de 2007 10:25 pm

Mensagem dos patrocinadores escreveu:
Do rio que tudo arrasta se diz violento, mas ninguém chama de violentas as margens que o aprisionam
(Bertold Brecht)

Ahhh!, “Show” esta frase do Brecht.
Thanks.

Coringa
Coringa
11 outubro de 2007 8:58 pm

😆

Eu
Eu
11 outubro de 2007 8:38 pm

Parei de frequentar o blog pois ele ser tornou muito Zezuis pra lá, Zezuis pra cá…

Parecia uma coisa de crente fanático, com diabo no couro.

Incapacidade de refletir sobre a vida sem ter que apelar a “mestres” – o velho senso de ovelha da humanidade.

Mas agora vejo que o que o deixa interessante são os comments, alguns bem melhores que os posts (tirando é claro os zezuis-baldos e as zezuis-zetes:
“Zezuis fez assim”, Zezuis disse assado”).

Eu e meus muitos eus
Eu e meus muitos eus
11 outubro de 2007 8:30 pm

“Estou morto porque não tenho desejos
Não tenho desejos porque penso possui-los
Julgo possui-los porque não tento dar
Na tentativa de dar , vês que nada tens
Vendo que nada tens ,tenta dar a ti mesmo
Tentando dar a ti mesmo ,vês que nada és
Vendo que nada és ,desejas te tornar
Desejando te tornares, começas a viver”

NÃO SEI QUEM ESCREVEU ISSO ,TAMBÉM POUCO ME IMPORTA,POIS É DE FAZER O CORAÇÃO BATER MAIS FORTE.

Eu e meus muitos eus
Eu e meus muitos eus
11 outubro de 2007 8:24 pm

“Eu estou a três anos tentando matar meu lado “barata” de ser”
Vcs não acham melhor ACEITAR primeiro esse lado barata?

Nayre
Nayre
11 outubro de 2007 7:45 pm

Acid… Que saudade do seu site, que continua maravilhoso!!!
Sem palavras. Perfeito o texto.

Kubrick
Kubrick
11 outubro de 2007 7:42 pm

Manu escreveu: Que legal Kubrick!! O mundo e mesmo pequeno !!! ==================================== Manu, não sei se o mundo é realmente pequeno. Penso que sejam as “coincidências” que transformam um planeta tão vasto com bilhões de habitantes em algo provinciano. E são essas “coincidências” que me intrigam e despertam minha curiosidade. Essas “coincidências” que para o Taoísmo é um princípio chamado de unicidade cósmica, principio este que também é abordado pela Teoria do Caos onde a idéia é que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. “O bater de asas… Read more »

Coringa
Coringa
11 outubro de 2007 5:58 pm

lembrei-me desta passagem de Fritjof Capra: “(…) Considero a ciência e o misticismo como manifestações complementares da mente humana, de suas faculdades intelectuais e intuitivas. O físico moderno experimenta o mundo através de uma extrema especialização da mente racional; o místico, através de uma extrema especialização de sua mente intuitiva. As duas abordagens são inteiramente diferentes e envolvem muito mais que uma determinada visão de mundo físico. Entretanto, são complementares, como aprendemos a dizer em Física. Nenhuma pode ser realmente compreendida sem a outra; nenhuma pode ser reduzida à outra. Ambas são necessárias, suplementando-se mutuamente para uma compreensão mais abrangente… Read more »

Marcelo
Marcelo
12 outubro de 2007 1:42 am

Eu,
você tem razão. Mas não leve os comentários sobre zezuis muito a sério.
Eu incluo zezuis em vários comentários. Ou seja, falo muita besteira colocando o nome dele no meio eheh
Jesus é só um exemplo, mas acho que a imagem dele já está meio desgastada. Precisa de uma publicidade positiva forte hehe
Eu concordo que somos ovelhas. Quem não está seguindo alguma coisa?
Mas obrigado por nos dizer que podemos seguir sozinhos sem precisar imitar os outros. Isso é muito importante.

abraço

Marcelo
Marcelo
12 outubro de 2007 1:54 am

Saindo da matrix,
Como resistir a postar as palavras de jesus eheh
Eu conheço poucas obras tão bonitas quanto os evangelhos e te digo que através dos teus posts que comecei a compreende-los.
Eu sei que vc se irrita com muitos dos nossos comentários. Não se estresse conosco. Seu trabalho está dando frutos, mesmo quando você não consegue ver.

Até!!!

Rodrigo
Rodrigo
22 outubro de 2007 1:59 pm

“Às vezes gosto de ver a vida simples do campo, de alguma cidade do interior. Suas pessoas, seu ritmo, suas ruas quase desertas. Não há placas de contra-mão, proibido estacionar, não há guardas e não há ladrões. E pensar que bastam apenas alguns visitantes de fora pra desarmonizar uma cidade toda…” [Harmonia = Bem em si = Verdade = TAO = Felicidade = “Paz na alma” = “Amor ao próximo” = Compaixão = Simplicidade = Virtude = Ascetismo] = DECADÊNCIA Devo discordar. Essa vontade de “voltar à pureza” é típica expressão de decadência. Mas como? A pureza não seria MELHOR… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 outubro de 2007 10:48 am

Isso aí só com o Huberto Rohden… lamento.

Alexandre Nasser de Melo
Alexandre Nasser de Melo
19 outubro de 2007 10:36 am

Prezado blogueiro, só gostaria de um esclarecimento conceitual entre os citados ‘ego intelectual’ e ‘eu racional’. Como são conceitos de um autor espiritualista do qual pouco conheço, posso estar enganado, mas penso que a tirania está mais vinculada ao racional, enquanto o intelecto – mente, em uma visão epistemológica, estaria relacionada ao espírito. Favor tentar me explicar esses conceitos.

Geninha
Geninha
14 outubro de 2007 10:49 am

“Vcs não acham melhor ACEITAR primeiro esse lado barata?” E vc acha que estou fazendo o que aqui?! É, há três anos tento matar mesmo, mas só agora assumi de vez …e não sai correndo na primeira critica a chorar, tô enfrentando o medo. 🙂 Pra mim, é difícil até perguntar se as pessoas estão bem…O medo, faz com que algumas soem como insinceras. E talvez eu tenha projetado esse meu medo no acid, oq eu não é muito difícil, pois ele também apresenta o medo, o medo de confiar e perder o controle. E eu estou enfrentando o medo… Read more »

me nina rosa
me nina rosa
13 outubro de 2007 7:55 pm

Acid, conhece o exercício do microcosmo taoísta?
http://www.kheper.net/topics/Taoism/circulation_of_light.html

Olhe este chinês que coisa de louco:
http://www.mind-energy.net/archives/209-A-new-video-of-John-Chang-The-Magus-of-Java.html

Talvez realmente existam energias que a ciência nossa não é capaz de controlar, dai ela dizer que não existe. Como o homem-psi, como ele era chamado nos anos 70, Chico Xavier. Um mister realmente iluminado e dedicado. 😉

Rê
12 outubro de 2007 2:47 pm

Zezuis Cristinho!!! e o q seria dos comentários sem as citações… santa paciência, Batman! (Robin, o menino prodígio) bota lá no `mensagens dos patrocinadores´ ô mocinho Eu (sim, no masculino), sabe o pq? é q Jesus é do balacobaco, supimpa e afins. e Acid querido, qdo bati os olhos pensei ter lido “dormonid” – o q seria relevante depois de ler alguns comentários – mas como havia a palavra convite, parei e prestei atenção. então achei se tratar de uma banda de heavy metal. como ando desatualizada no assunto pois pra mim heavy metal porreta ainda é Slayer, google, o… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 outubro de 2007 10:57 am

Alguém teria um convite pro Demonoid pra me oferecer? 🙂

Eduardo do Porto
Eduardo do Porto
12 outubro de 2007 8:34 am

Caro Acid, pode ser que voce preferisse quando o blogue era frequentado por poucas pessoas, mas este espaço tornou-se, para muita gente, uma escola, local de aprendizagem ou até de introdução a temas a que ,de outra forma, não teriam acesso. Muitas vezes venho aqui e não faço comentários (se sou ignorante, primeiro aprendo, depois falo), mas é bom poder contar com este espaço para alargar os horizontes. Quanto ao curso de Direito, vou ser uma ovelha ranhosa e vou defender o Direito. Uma coisa é o abuso da Lei, outra, bem diferente, é ter um bom conhecimento da Lei… Read more »

Anônimo
Anônimo
12 outubro de 2007 5:11 am

Não é o rio, mas a ponte que se move
(Koan Zen)

Não é uma folha azul mas uma pena azul.
Ilusões.

Marguerite
Marguerite
11 outubro de 2007 2:25 pm

Um poster se lembrou de Cat Stevens… eu imediatamente pensei em Epica ao ler esse artigo, Consign To Oblivion. ” Try to unlearn all that you’ve learnt Try to listen to your heart No, we can’t understand the universe by just using our minds We are so afraid of all the things unknown ” “Too much thinking goes at the cost of all our intuition Our thoughts create reality But we neglect to be! So we’re already slaves of our artificial world We shouldn’t try to control life But listen to the laws of nature ” Puta musicão, se é… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 outubro de 2007 12:58 pm

Diz a lenda que ele escreveu (pintou) os versos numa rocha.

Bono, o psicótico
Bono, o psicótico
11 outubro de 2007 11:15 am

Pelo que eu sei o autor do tao te ching vivia na china e quando já estava velho decidiu que devia morrer na Índia, mas ao chegar na fronteira o guardião não quiz deixar que um homem tão sábio quanto ele fosse para a Índia morrer sem deixar nenhuma obra escrita, por isso ele teve que escrever esse livro.
E a primeira coisa que ele escreve no livro é justamente:
“O Tao de que se pode falar não é o verdadeiro e eterno Tao.”

Marcelo
Marcelo
10 outubro de 2007 7:14 pm

Geninha, acho q o maior beneficiado pelo blog é o Acid. Ele já escreveu sobre isso. E acho q as opniões discordantes são muito mais proveitosas que as concordantes. É ótimo qnd faço um comentário aqui, e alguem vem e me dá uma resposta contrária que me faz parar para pensar.Pq o nosso ego não deixa que ngm nos diga que existe outra possibilidade além do que pensamos ser o correto.

Anônimo
Anônimo
10 outubro de 2007 6:57 pm

“(…)ao contrário, me preocupo quando aumenta e passam a entrar pára-quedistas”

Só…
Fui!

Geninha
Geninha
10 outubro de 2007 6:29 pm

Saindo da Matrix, eu sei disso, e por isso admiro quando nos chama atenção, reafirmo, que pra mim é a afirmação de suas qualidades morais e de seu carater. No entanto vc criou um blog publico, aceite essa realidade.

Quanto a Jerusalem, pra que o “ps”? Eu disse que ela era desarmoniosa, que sua harmonia era falsa. Não existe harmonia fora de vc mesmo.

Monica
Monica
10 outubro de 2007 4:05 pm

“Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro desperta”

Li essa frase do Jung hoje…

Parabéns pelo blog!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 outubro de 2007 2:35 pm

Vc acha que eu ligo pra o que as pessoas pensam de um troço que eu comecei pra 5 pessoas? Não me sinto na obrigação de matar um leão por dia, não ligo se o número de visitantes diminui (ao contrário, me preocupo quando aumenta e passam a entrar pára-quedistas). Tenho até saudades quando o blog era frequentado por um grupinho de pessoas que, de tão compacto, dava até pra organizar encontros.

PS: A Jerusalém da época de Jesus era tão harmoniosa quanto o Iraque hoje.

Geninha
Geninha
10 outubro de 2007 2:28 pm

“Quanto mais se aperta um punhado de areia nas mãos, mais ela escapa. O que fazer?” Lembra aquele texto que nos ensina, que devemos ficar com a mão semi-aberta, pois, mesmo que o/a ouro/areia lhe escape, ainda ficará um bom punhado em sua mão. Olha, Saindo da matrix, por eu não ter uma carga literária…tenho uma visão muito própria, muito minha das coisas…E por assim ser, descordo da tua visão. Se uma cidade se encontra em desarmonia com um visitante, isso é só um indicio de que ela não se encontrava em harmonia, como parecia, apenas os moradores estavam acostumados… Read more »

Blindman
Blindman
10 outubro de 2007 4:15 pm

pra que tanta regra? Odeio curso de direito, mas to fazendo!putz!!! 🙄 vo abandonar aquele curso lixo, hipócrita e idiota!
Não prestamos mas acredito que pedemos melhorar!

Belos versos!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 outubro de 2007 3:00 pm

Até acupuntura `de mentira´ é melhor do que medicina tradicional
http://groups.tecnocientista.info/noticia_detalhe.asp?cod=6108

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
4 janeiro de 2009 1:36 pm

Talvez a palavra harmonia não seja a mais indicada pra ficar ao lado de entropia, mas a idéia que quis passar é que há uma organização, mesmo que pareça bagunça, e entropia é mais ou menos isso
http://www.ecientificocultural.com/Usenet/term02.htm

Na teoria da informação, entropia é desorganização, desintegração da informação, porque a teoria lida com a informação, não com o sistema. Ex: as árvores morrem, mas a floresta permanece em equilíbrio. Galáxias aparecem e desaparecem, mas o universo permanece em equilíbrio.

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
10 outubro de 2007 7:25 pm

Bem, pensemos e façamos a análise! Cidade, Templo, Corpo e Mente andam harmoniosos, basta UMA pessoa, visitante, estrangeiro, para desarmonizar, basta nós mesmos percebermos a desarmonia para que exista a desarmonia. Eu continuo apertando os preceitos por esse lado sobre o ver, o sentir e o aceitar qualquer verdade definida como tal. Moro no Rio, existe uma verdade (jornalistica, política, pseudo-social, propagandista) deflagrada como frit de matar baratas; Pera aí! eu vejo não vejo, sei que existe mas se onde existe, vizinhos, amigos, parentes próximos quando podemos discutimos essa “realidade” dos fatos que não permeiam estatísticas nenhuma (apesar, as estatísticas… Read more »

Marcelo
Marcelo
10 outubro de 2007 7:41 pm

Acid, eu não te conheço ainda. Mesmo assim às vezes tomo a liberdade de jogar a minha opnião sem me preocupar se ela vai irritar alguem. Qnd escrevi sobre moralidade nos outros posts, senti que algumas pessoas não gostaram e não concordaram. Mas acho q fui mal interpretado lá. Por exemplo, vc postou sobre o John Lennon e muita gente falou mal “dele”, ou do comportamento dele. E não falei o que falei invocando o “politicamente correto”. Existe uma grande diferença entre ser politicamente correto e entre ser correto. Jesus era correto, não era politicamente correto. Mas o fato de… Read more »

manu
manu
11 outubro de 2007 9:55 am

Que legal Kubrick!!
O mundo e mesmo pequeno !!!

Nao vivi os mesmos horizontes ,mas
gostei do teu geito de ser !!

P.S.Mundo FANTASTICO …….somos a mesma familia !!

Kubrick
Kubrick
11 outubro de 2007 1:04 am

Vou dar um off tópic violento agora, mas é necessário: Alguns dias atrás, em um outro tópico, entrou um cidadão e fez um comentário curto. No nick desse cidadão havia um link. No link havia um blog. No blog havia um relato de vida, de caminhada. No relato de vida havia uma folha azul. E reconheci essa folha azul mesmo após 25 anos da leitura do livro onde ela está estampada na capa, livro que de certa forma me marcou. E havia uma escola de karate que foi um dos meus sonhos de adolescente. E havia uma igreja que conheço.… Read more »

Marcelo
Marcelo
11 outubro de 2007 12:49 am

“há séculos, vivemos num mundo artificial, distante da natureza e da harmonia do Tao, e que, se queremos dar um freio nisso, prcisamos nos voltar pra intuição, pra nosso interior. Às vezes gosto de ver a vida simples do campo, de alguma cidade do interior. Suas pessoas, seu ritmo, suas ruas quase desertas.” O que vc escreveu me lembra mto uma parte de uma música do Cat Stevens chamada ruins. Me passam a mesma sensação. “I want back, I want back, back to the time where the Earth was green and there was no high walls and the see was… Read more »

Bruno H
Bruno H
11 outubro de 2007 12:35 am

Tao Te King, grande livro esse.

Só me dou a liberdade de pensar que, quando o Lao escreve que é pra se livrar do conhecimento externo, é isso mesmo que ele quer dizer: queime os livros.

Esses sábios da antiguidade tinham esses problemas com os livros mesmo. Alguns ainda têm.

Eu não encaro isso como uma metáfora, creio que ele tenha sido literal.

É um erro grosseiro de pensamento na minha concepção, mas que não diminui em nada a grandiosidade deste pequeno livreto.

Coringa
Coringa
10 outubro de 2007 11:08 pm

“…vivemos num mundo artificial, distante da natureza e da harmonia do Tao…”

nossa, como seria diferente se simplesmente aceitássemos isto HOJE(!), tornando-nos responsáveis pela necessária mudança…

Dúvida: o que eu disse é utopia??

Geninha
Geninha
10 outubro de 2007 10:29 pm

Bom feriado!

Geninha
Geninha
10 outubro de 2007 10:27 pm

Marcelo, Eu pouco me importo com quem é beneficiado e com quem não é… Cada um é responsável por si mesmo. Eu odeio muita coisa em mim, e estou tentando mudar, mas em mim, não no outro. Eu posso não ser altruista como “Jesus”, como “Chico Xavier”, como a Madre Tereza de Calcutá, mas eu sei que o príncipio do iluminado, do espiritualizado é aceitar o outro como ele é, e se apresenta. O que significa “Vc aceitar Jesus” ? Significa exatamente que Jesus não quis mudar o mundo e sim aqueles que o aceita, assim como Ele nos aceita… Read more »

H K Merton
H K Merton
10 outubro de 2007 10:23 pm

Por que é tão difícil simplesmente nos amarmos?

Por que quando vemos o outro tomando um tombo achamos graça, mas não pensamos em ajudar?

Por que as mulheres bonitas preferem os ogros, do tipo que as desrespeita e maltrata?

Otvio
Otvio
10 outubro de 2007 8:50 pm

Já eu, considero-me em harmonia com o blog, independentemente de discordar ou concordar com alguns posts. Acho que isso se deve a termos um backgroud semelhante. Não que eu compreenda inteiramente aquilo que tu escreves, mas intuo muito bem o que queres dizer, por isso a harmonia. Mas, falando de leis… Acredito que seja o gnosticismo que categorize a Roda da Vida pelo número de leis que rege cada nível. O Absoluto – o Eterno Pai Cósmico Comum – está governado por 1 lei, que é a Verdade. A segunda ordem de mundos ou cosmos é o Infinito, o Firmamento,… Read more »

ughi
ughi
4 janeiro de 2009 12:00 am

Acid… eu li seu cometários do saindo da matrix ali no post e fiquei intrigado.
“..tende a uma harmonia (entropia)”, Entropia é o nivel de desordem do meio e que em nosso universo sempre aumenta. então a harmonia seria o caminho para desordem (caos) ???

Fiquei confuso com isso
abraços

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.