A Jóia Suprema do Discernimento (Viveka Chuda Mani) é um texto clássico do Vedanta a respeito do caminho para Deus através do conhecimento. Foi escrito por Shânkara (686-718 d.C.), um monge errante indiano que foi o principal formulador doutrinal do Advaita Vedânta, ou Vedânta não-dualista. Seu ensinamento básico é o de que só Deus é a realidade que a tudo permeia; a alma individual não é outra senão a alma universal.
Este texto desfruta de enorme popularidade devido à maneira clara e racional com que aborda temas relacionados com a religião.
Shankara nasceu em Kaládi, vilarejo do Malabar Ocidental, no Sul da índia. Filho de pais brâmanes, aos dez anos já era um prodígio acadêmico. Não só tinha lido e decorado todas as escrituras como escrevera comentários sobre muitas delas, e travara discussões com renomados eruditos que, de todas as partes do país, acorriam para vê-lo.
Mas o menino estava insatisfeito. Numa época em que a maioria das crianças ainda mal começara a estudar, já ele estava descontente com o vazio do conhecimento livresco. Ele viu que seus professores não praticavam as sublimes verdades que pregavam. De fato, toda a sociedade em que ele vivia era materialista e dada à busca dos prazeres. A Índia estava passando por um período de decadência espiritual. Shankara, ardendo de zelo juvenil, resolveu fazer de sua vida um exemplo que pudesse reconduzir os homens à senda da verdade. Foi discípulo de Govindapada, que iniciou-o e instruiu-o na meditação e no inteiro processo da Ioga. Em pouco tempo Shankara alcançou a completa realização mística e começou ele próprio a ensinar.
Uma manhã, quando ia banhar-se no Ganges, encontrou um Chandala, um membro da mais baixa das castas, a dos Intocáveis. O homem trazia consigo quatro cachorros, que bloqueavam o caminho de Shankara. Por um momento, o inato preconceito de casta se fez valer. Shankara, o Brahmin, ordenou ao Chandala que saísse do seu caminho. Mas o Chandala retrucou:
– Será um só Deus, como pode haver muitas espécies de homens?
Shankara encheu-se de vergonha e reverência, e prostrou-se diante do Chandala. Esse incidente inspirou um dos mais belos poemas de Shankara, o Manisha Panchaka, composto de cinco estrofes, cada qual terminando com o refrão:
Quem aprendeu a ver em toda parte a Existência única,
Shankara
Esse é o meu Mestre, seja ele Brahmin ou Chandala.
A natureza de Maya
Shankara propôs que, embora o universo dos fenômenos seja de fato experimentado, ele não é a verdadeira realidade. Ao afirmar isso, Shankara não está querendo dizer que ele não existe para nós. O Estado de Ignorância (nossa consciência de todos os dias) é vivenciado, e existe tal como nos aparece. No Estado de Iluminação ele não é vivenciado, e deixa de existir. Shankara deduz naturalmente uma distinção entre as ilusões particulares do indivíduo e a ilusão universal ou ilusão do mundo: a primeira ele chama Pratibhasika (ilusória); a segunda, Vyavaharika (fenomenal). Por exemplo, os sonhos de um homem são as suas ilusões particulares; quando ele acorda, elas deixam de existir. Mas a ilusão universal – a ilusão do mundo fenomenal – persiste durante toda a vida de vigília do homem, a não ser que ele se conscientize da Verdade mediante o conhecimento de Brahman.
Quando um homem foi mordido pela cobra da ignorância, ele só pode ser curado pela realização de Brahman. De que servem os Vedas e as escrituras, os amuletos e as ervas? Não se cura uma doença pronunciando a palavra remédio. É preciso tomar o remédio.
A libertação não vem com o mero fato de pronunciar a palavra Brahman. Brahman deve ser realmente vivenciado. Enquanto não permitirmos que este universo aparente desapareça da nossa consciência, enquanto não experimentarmos Brahman, como podemos encontrar a libertação pela simples pronúncia da palavra “Brahman”? O resultado é um mero ruído. Enquanto não tiver destruído seus inimigos e tomado posse do esplendor e das riquezas do reino, o homem não pode tomar-se rei dizendo simplesmente: Eu sou um rei.
Shankara
O mais difícil dentre todos os problemas filosóficos é o da relação entre o Finito e o Infinito, o problema de como este mundo finito veio a existir. Se acreditamos que o finito tem uma realidade própria absoluta – e que ele se origina do Infinito e é uma verdadeira transformação do Infinito – ou se consideramos o Infinito como uma primeira causa transcendental do mundo fenomenal (posição sustentada pela maioria dos teólogos cristãos), então temos de admitir que o Infinito já não é infinito. Um Deus que se transforma a Si mesmo no universo visível está Ele próprio sujeito à transformação e à mudança – não se pode considerá-lo como a realidade absoluta. Um Deus que cria um mundo limita a Si mesmo pelo próprio ato da criação, e portanto deixa de ser infinito. Essa dificuldade é superada, porém, se considerarmos o mundo como Maya. E esta explicação do nosso universo está, além do mais, em perfeito acordo com as descobertas da ciência moderna – que se podem resumir assim: Uma bolha de sabão com irregularidades e rugas em sua superfície é talvez a melhor imagem do novo universo que nos foi revelado pela teoria da relatividade. O universo não é o interior da bolha de sabão, mas a sua superfície – e a substância da qual a bolha é soprada, a película de sabão, é um espaço vazio fundido ao tempo vazio.
Deste modo, só quando analisamos a natureza do Universo e o descobrimos como Maya – nem absolutamente real, nem absolutamente inexistente – é que compreendemos como a superfície fenomenal da bolha de sabão salvaguarda a eterna presença do Absoluto. Os Upanishads afirmam que o universo emana do Brahman absoluto, subsiste nele e, finalmente, funde-se com ele. Shankara nunca nega diretamente os Upanishads, mas explica diferentemente essas afirmações. O universo, diz ele, é uma sobreposição a Brahman. Brahman permanece eternamente infinito e imutável. Não está transformado neste universo. Ele simplesmente aparece a nós como este universo, na nossa ignorância. Nós sobrepomos o mundo aparente a Brahman do mesmo modo que às vezes sobrepomos urna cobra a um rolo de corda. Essa sobreposição é a apresentação aparente à consciência, pela memória, de algo que foi anteriormente observado em alguma outra parte. Vemos uma cobra. Lembramo-nos dela. No dia seguinte, vemos um rolo de corda. Sobrepomos a ela a lembrança da cobra e desse modo falseamos a sua natureza.
Shankara antecipa uma objeção à sua teoria e trata de refutá-la. Podemos desafiar a teoria da sobreposição afirmando que Brahman não é um objeto de percepção. Não podemos sobrepor uma cobra a uma corda que não percebemos. Assim, como podemos sobrepor uma aparência de mundo a uma realidade que não é visível aos nossos sentidos? A isso Shankara responde: Embora Brahman nunca seja visível à nossa percepção sensorial do dia-a-dia, existe um modo no qual estamos cônscios da realidade: o Eu profundo. Porque Brahman é o objeto da idéia do ego. Sabemos perfeitamente, por intuição, que o Eu profundo existe, já que a idéia do ego é uma representação do Eu. Nem é uma regra absoluta que objetos possam ser sobrepostos apenas a outros objetos tal como eles se nos apresentam; porque as pessoas ignorantes sobrepõem um azul-escuro ao céu, que não é um objeto de percepção sensorial.
Brahman e Atman
As escrituras estabelecem a absoluta identidade de Atman e Brahman ao declarar repetidamente: “Isso és Tu“. Os termos Brahman e Atman, no seu verdadeiro significado, se referem respectivamente a Isso e TU. No seu sentido literal, superficial, Brahman e Atman têm atributos opostos, como o Sol e o vaga-lume, o rei e seu servo, o oceano e o poço, ou o monte Meru e o átomo. A identidade de ambos só é estabelecida quando os compreendemos no seu verdadeiro significado, e não num sentido superficial.
O tolo vê o reflexo do Sol na água de um jarro e pensa que ele é o Sol. Enredado na ignorância de sua ilusão, o homem vê o reflexo da Pura Consciência nos invólucros e o confunde com o Eu verdadeiro. Para olhar o Sol, deves afastar-te do jarro, da água e dos reflexos do Sol na água. O sábio sabe que estes só são revelados pelo reflexo do Sol, que brilha por si mesmo. Não são o próprio Sol. O corpo, o invólucro do intelecto, o reflexo da consciência sobre ele – nada disso é o Atman. Atman é a testemunha, a consciência infinita, o revelador de todas as coisas, mas difere de todas elas, quer sejam grosseiras ou sutis. É a realidade eterna, onipresente, que a tudo permeia, a mais sutil das sutilezas. Não tem interior nem exterior. É o Eu verdadeiro, oculto no santuário do coração.
Compreende plenamente a verdade do Atman. Sê livre do mal e da impureza, e passarás além da morte.
Shankara
Ler em espanhol (por Teresa)
“Somos todos prisioneiros, mas alguns de nós estão em celas com janelas, e outros sem.”
( Khalil Gibran )
“Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém.”
( Friedrich Nietzsche )
“Aquilo que os homens de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza.”
( Bertrand Russell )
Sobre o conceito de mâyâ na filosofia de Shankara, por Lilian Cristina Gulmini.
http://youtu.be/G1Oo8ZldD5A
buscam a iluminação, bom,
cuidado com os apegos em meio aos dharmas,
a diferença entre apegado e desapegado na pratica é a sinceridade do coração.
o que é a pratica, é agir ou não agir ? ou agir pelo não agir, agir com coração, agir sinceramente, agir corretamente, agir sem querer NADA em troca,
aquele que vê suas obras como suas se apega a elas e aquele que vê o Pai em suas obras sabe que tudo não é feito por ele mas sim o Pai nele.
Me desculpem por insuficiência das palavras.
Paz.
“O eu supremo é formado pela palavra “aquilo”, que tem maya, ilusão por disfarce; que é a fonte do mundo, investida de onisciência, onipresença e todo o resto; que se mistura com o indireto e é, em si, realidade. Aquilo que faz as vezes de abrigo para a experiência do eu e da palavra”eu”, e cujo conhecimento de seu próprio ser interior é falso, chama-se “tu” – tvan. O supremo tem maya, ou ilusão, por disfarce; e o eu tem, por disfarce, a ignorância. Quando nos livramos delas, só o eu supremo permanece, indivisível: sat chit anand, existência, consciência e… Read more »
God bless you!
Namaste
“O mundo não existe, nem não existe, nem nem não existe, nem …
O mundo não é ilusório, nem não é ilusório, nem nem não é ilusório, nem …”
(Bono)
Esse artigo me lembra um filme, baseado em uma historia himalaia, o filme se chama “O Vale das Flores, em busca da imortalidade”(Valley of Flowers), esse filme eh recente mais não eh muito conhecido, eu recomendo q assistam.
Dêem uma olhada nesse site:
Trata-se de círculos misteriosos que aparecem em questão de segundos. De ano em ano, desde os anos 70 em lugares como campos e plantações.
http://www.lucypringle.co.uk/
Vejam principalmente o link “crop circle postcards”. É intrigante e maravilhoso.
“O mundo é ilusório, não existe, apenas a consciência existe.”
(Shankara)
Música de fundo para este post:
http://br.youtube.com/watch?v=llVYYdNYwcc
Esta é a Essência expressa ou manifesta da Eternidade e Tempo e reside nas formas de enxofre, mercúrio e sal, > uma vez que não se subdividem, em um Ser eterno, único; representa-se nos atributos do desejo com a potencialidade da manifestação.
Um atributo não pode existir sem os outros; são em conjunto a mesma e única potencialidade.
Jacob Boehme
Olá Acid, gostaria de saber sua opinião sobre o vídeo que dizem ser da federação da luz:
http://br.youtube.com/watch?v=khZQHyVD88s
abrçaos.
UI! Então qual é o benévolo sentido disto tudo? percrustrar até o infinito e além? DEus no sentido restrito da palavra sabe-se que não há nenhum, nem Zeus e nem jeová! Então, ao me ver, só nos resta elogiar! É isso aê meu mano! À sabedoria seja lá o que for isso!
Pacal Votan e sua profecia sobre o fim do sistema econômico antes de 2012:
http://projeto2012.wordpress.com/2008/10/10/pacal-votan-e-sua-profecia-sobre-o-fim-do-sistema-economico-antes-de-2012/
O que mais me intriga é a resposta para a seguinte pergunta: e depois?
Tenho o objetivo,vou me aproximar do ponto de onde tudo há mas nada existe.Um modo de nao existir,apenas Ser.
São apontados de varias maneiras(subjetivas) quais caminhos nos levam a isso.A ideia de um esclarecimento perfeito.
Me desculpe,mas como supor,imaginar,acreditar,meditar sobre algo que ninguem alcançou?Ou se alcançou o que foi feito com toda essa magnitude?Criou o Universo?Criou a essencia do Possivel e das Possibilidades?
Enfim, de que serve percorrer esse caminho, senao avera ninguem(isso é chute meu) nessa simulaçao de final,e me diga…Você me ajuda a continuar?
Obrigada por partilhares…:)
Muito complicado!!!!
A Jóia Suprema do Discernimento
http://advaita.com.br/wp-content/uploads/2010/06/A-Joia-Suprema-do-Discernimento-Sankara.pdf