SAMSARA (संसार)

Por Thanissaro Bhikkhu

SAMSARA
O que é Samsara?

Samsara é uma palavra em sânscrito que vem da combinação de Samsa (ilusão) e Ra (movimento). É a ilusão em movimento, representada de forma cíclica. Tem também o sentido de “perambulação”. Muitas pessoas pensam que esse é o nome Budista para o lugar em que vivemos no momento – o lugar que abandonamos quando vamos para Nibbana (Nirvana). Mas nos textos Budistas mais antigos samsara é a resposta, não para a pergunta “Onde nós estamos?“, mas para a pergunta “O que estamos fazendo?“. Ao invés de um lugar, é um processo: a tendência de ficar criando mundos e depois se mudando para dentro deles. À medida que um mundo se desintegra, você cria um outro e lá se instala. Ao mesmo tempo, você dá de cara com outras pessoas que também estão criando os seus próprios mundos.

O jogo e a criatividade desse processo pode algumas vezes ser prazeroso. Na verdade, isso seria perfeitamente inócuo se não causasse tanto sofrimento. Os mundos que criamos insistem em desmoronar e nos matar. Mudar para um novo mundo requer esforço: não somente as dores e riscos do nascimento, mas também os severos golpes – mentais e físicos – que resultam ao passar da infância para a maioridade repetidas vezes. O Buda certa vez perguntou aos seus monges, “O que vocês acham que é maior: a água nos grandes oceanos ou as lágrimas que vocês derramaram nessa perambulação?” A resposta dele: as lágrimas. Pense nisso na próxima vez que estiver mirando o oceano ou brincando nas suas ondas.

Além de criar sofrimento para nós mesmos, os mundos que criamos se alimentam dos mundos dos outros, da mesma forma como o deles se alimenta do nosso. Em alguns casos essa alimentação pode ser prazerosa e benéfica para ambos, mas mesmo nesse caso essa situação terá um fim. De modo mais típico, ela irá causar dano a pelo menos uma das partes na relação, com frequência a ambas. Quando você pensa em todo o sofrimento incorrido para manter apenas uma pessoa vestida, alimentada, abrigada e saudável – o sofrimento tanto daqueles que têm que pagar por essas necessidades, bem como daqueles que labutam ou morrem na sua produção – você verá o quão explorador pode ser mesmo o mais rudimentar processo de construção de mundos.

É por isso que o Buda tentou encontrar o caminho para parar essa “samsarização“. E uma vez que ele o encontrou, ele encorajou outros a segui-lo também. Porque a “samsarização” é algo que cada um de nós faz e cada um tem que parar isso por si mesmo. Se Samsara fosse um lugar, poderia parecer egoísta que uma pessoa buscasse a escapatória, deixando os outros para trás. Mas quando você compreende que é um processo, não há de modo algum nada de egoísta em dar-lhe um fim. É o mesmo que abandonar um vício ou um hábito abusivo. Quando você aprende as habilidades necessárias para parar de criar os seus próprios mundos de sofrimento, você poderá compartir essas habilidades com os outros para que eles possam parar de criar os deles. Ao mesmo tempo, você nunca mais terá que se alimentar dos mundos dos outros, portanto, você estará reduzindo o fardo deles também.

É verdade que o Buda comparava a prática de parar o samsara ao ato de ir de um lugar ao outro: desta margem de um rio para a outra margem. Mas os trechos nos quais ele faz essa comparação, com frequência concluem com um paradoxo: a outra margem não possui um “aqui,” nem um “ali,” nem um “no meio“. Sob essa perspectiva, é óbvio que os parâmetros de tempo e espaço do Samsara não se referem ao contexto preexistente no qual perambulamos. Eles são os resultados da nossa perambulação.

Para alguém viciado em construir mundos, a ausência de parâmetros conhecidos soa perturbadora. Mas se você estiver cansado de criar sofrimento incessante e desnecessário, talvez queira tentar algo novo. Afinal, você vai sempre poder recomeçar a construir se a falta de “aqui” ou “ali” resultar maçante. Mas dentre aqueles que aprenderam como romper esse hábito, ninguém se sentiu mais tentado a “samsarizar” outra vez.

Veja também:
O Sutra do Diamante;
Samsara dividido por zero;
A roda do renascimento;
Filme “Primavera, verão, outono, inverno… e primavera”

4.1 8 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
105 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
30 agosto de 2023 10:50 pm
Lucas
Lucas
2 maio de 2023 9:46 pm

Há uma velha história sobre um sapo. Ele viveu toda a sua vida em um poço, e um dia outro sapo apareceu em sua borda. Eles começam a conversar, e o estranho sapo diz ao mais velho que ele veio de algum lugar chamado oceano. “Nunca ouvi falar disso. Acho que tem cerca de um quarto do tamanho do meu poço?” “Não. Mais do que isso”, responde o outro. “OK – meio?” “Muito maior”, ri o estranho sapo. “Do mesmo tamanho, então?” “Não, ainda maior”, diz o sapo estrangeiro. “Tudo bem. Isso, eu tenho que ver”, diz o velho enquanto sai do poço e parte… Read more »

Lucas
Lucas
2 maio de 2023 9:47 pm
Reply to  Lucas
Lucas
Lucas
13 janeiro de 2023 8:41 pm

Primeira Ordenação Internacional Theravada Bhikkhuni em Bangladesh

Pela primeira vez na história contemporânea de Bangladesh, seis mulheres Theravada de Bangladesh foram totalmente ordenadas como bhikkhunis no recém-estabelecido sima (limite Pali.) no Damdama Bhikkhuni Sangharam e Centro de Meditação em Chattogram em 20 de outubro de 2022. Novos bhikkunis Dhammadinna, Krisha , Chala, Kushala, Apurna e Vineeta passaram por extenso treinamento em Dhamma-Vinaya por vários anos antes, em preparação para sua ordenação superior. Entre os seis novos bhikkhunis , todos de Bangladesh; três eram da comunidade budista de Barua e três eram de comunidades budistas étnicas em Chattogram Hill Tracts.

https://www.buddhistdoor.net/features/buddhist-womens-orders-return-to-their-ancestral-motherlands-first-international-theravada-bhikkhuni-ordination-in-bangladesh/

Lucas
Lucas
18 setembro de 2022 2:54 pm

Mangala Sutta – Entoado por Shivani Agarwal (Legendado)

https://www.youtube.com/watch?v=g5hu9UbYFkA

Lucas
Lucas
15 setembro de 2022 10:26 am

Buddhist “Teraverse” Under Development for Forthcoming Metaverse

https://www.buddhistdoor.net/news/buddhist-teraverse-under-development-for-forthcoming-metaverse/

Lucas
Lucas
31 maio de 2022 12:10 pm

Templo Budista Huong Dao inicia expansão de US$ 100 milhões

Domingo, 15 de maio foi um dia auspicioso para os membros do Huong Dao, um templo budista em Fort Worth, Texas. Eles lançaram a primeira pedra de uma expansão de 5,7 hectares que deve custar US$ 100 milhões para ser concluída. A nova construção incluirá 840 stupas que abrigarão vários ensinamentos budistas.

https://www.buddhistdoor.net/news/huong-dao-buddhist-temple-begins-us100-million-expansion/

Heverton
Heverton
24 fevereiro de 2022 9:19 pm

Amei o site parabens

Lucas
Lucas
31 julho de 2021 8:52 pm

Círculo de Leituras – “Por fora e por dentro”, Ajahn Jayasaro

A partir de setembro próximo a Casa de Dharma vai oferecer uma nova atividade. Será um Círculo de Leituras, que acontecerá às sextas-feiras, de 19h-21h.

https://casadedharmaorg.org/2021/07/17/circulo-de-leituras-por-fora-e-por-dentro-ajahn-jayasaro/

...
...
17 julho de 2021 10:06 pm

Nosso calendário FS agora está disponível como um aplicativo da web para smartphone. Isso graças à habilidade de Tan Adicco.

https://cal.forestsangha.org/

O aplicativo é praticamente idêntico à versão impressa. Ele abre no mês atual e tem algumas opções para os anos anteriores e futuros. Quem procura dias de lua pela frente pode encontrá-los até 2030 no menu em DIAS DE UPOSATHA.

https://forestsangha.org/community/news/global_fs-calendar-smartphone-web-app

Lucas
Lucas
9 janeiro de 2021 10:35 pm

Grupo de Estudos: Ensinamentos do Buda pelos seus Símiles

A Casa de Dharma tem a alegria de convidá-lo(a) para o grupo de estudos sobre ensinamentos do Buda pelos seus símiles. O grupo está voltado especialmente para iniciantes, mas todos os interessados são bem-vindos.

https://casadedharmaorg.org/2020/12/05/grupo-de-estudos-ensinamentos-do-buda-pelos-seus-similes/

Lucas
Lucas
10 junho de 2020 9:55 pm

Meditação Andando..
 
Instruções sobre como praticar meditação andando. Palestra de Ajahn Kalyano de Buddha Bodhivana Monastery, Austrália, com legendas em português.
 
https://suddhavari.org/2020/06/meditacao-andando/

https://www.youtube.com/watch?v=RMzIEYuubwI

Lucas
Lucas
2 maio de 2020 12:13 pm

Culasuññata Sutta (MN 121) – O Pequeno Discurso sobre o Vazio.

O Buda instrui Ananda sobre a “descida genuína, não distorcida, pura, para o vazio.”

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN121.php

Lucas
Lucas
27 abril de 2020 1:42 am

The Truman Show

https://www.youtube.com/watch?v=JevxC5lgYLg

Christof

If his was more than just a vague ambition, if he [Truman] was absolutely determined to discover the truth, there’s no way we could prevent him.

Anônimo
Anônimo
28 dezembro de 2017 3:47 pm

“Dessa forma, bhikkhus, eu os encorajo: todas as coisas condicionadas estão sujeitas à dissolução. Esforcem-se pelo objetivo com diligência”.

Essa foi a última exortação do Buda para os seus discípulos enfatizando a impermanência e o empenho pelo objetivo. Sem o insight profundo da impermanência e ausência de substância em todos os fenômenos da existência não é possível alcançar a libertação.

Roger
Roger
24 outubro de 2008 11:37 pm

…o universo se expandiu e chegou ao zero absoluto de temperatura.A energia some e temos o vazio,a partir dai acontecera tudo da mesma forma,o supremo nada…se forma materia…terra…viveremos para sempre exatamente como somos ou haverá outro nivel alem das leis da fisica…

Roger
Roger
25 outubro de 2008 12:51 am

a inteligencia artificial é produto de um organismo cibernetico e a do universo de tudo.Aprender,raciocinar,planejar sao reaçao padronizada no nivel humano.

Anônimo
Anônimo
21 fevereiro de 2019 3:47 pm

“Se você olhar com atenção, o desejo sensual não funciona”: visão clara sobre o vício nos prazeres, com Ajahn Mudito

http://dharmalog.com/2019/02/19/olhar-atencao-desejo-nao-funciona-ajahn-mudito/

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
1 julho de 2016 6:55 pm

!!! Eu não preciso mais aprender Inglês para ser um Bhikkhu !!! Upasampada – Primeira Ordenação Monástica em Portugal A Roda do Dhamma continua a girar, e a 18 de Setembro próximo, neste ano de 2016, irá ter lugar pela primeira vez em Portugal, a ordenação completa de um Monge Budista Português na Tradição Theravada da Tailândia. O candidato a ordenação é o Samanera (noviço ) Mandali, natural de Cascais, que se encontra a residir no nosso Mosteiro em Pinhal de Frades. Vindo do Mosteiro Santacittarama em Itália, temos o Venerável Ajahn Chandapalo para liderar esta auspiciosa Ordenação. Contaremos também… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
25 junho de 2016 7:42 am

[ÁUDIOS] Retiro com Luang Pó Sumedho – 2016

Áudios gravados durante o Retiro 2016 com Luang Pó Sumedho, Ajahn Asoko e Ajahn Mudito

casadedharmaorg.org/2016/06/22/audios-retiro-com-luang-po-sumedho/

Anônimo
Anônimo
16 abril de 2018 2:53 pm

Alice No Pais Das Maravilhas 1951 Nesse meu mundo, só meu…

https://www.youtube.com/watch?v=JX6Yejq0HWo

Anônimo
Anônimo
20 janeiro de 2018 6:12 pm

Mind is empty, we don’t have to make it empty…

Tulku Urgyen Rinpoche

Anônimo
Anônimo
24 outubro de 2008 1:56 pm

Lembrei-me de Fernão Capelo Gaivota (livro e filme)…uma das mais belas concepções de vida e mundo espiritual, que vi até hoje!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 outubro de 2008 3:00 pm

Fernão Capelo Gaivota foi o primeiro livro que li sem ser aqueles de contos de fadas com figurinhas… 🙂

Fy
Fy
24 outubro de 2008 1:21 pm

Corrigindo: Roger.
—————–

O Princípio Universal de movimento e expansão mostra o Universo mudando permanentemente.

Estas mudanças, apesar de serem governadas por determinadas Leis, não são de maneira alguma predeterminadas, nem existem inteligências governando-as.

Existem fatores desconhecidos e imprevisíveis que influem na dinâmica global: este é o padrão.

À nível humano, este padrão nos mostra o mundo abrindo uma gama de oportunidades, de possibilidades, de encontros e de propostas.

É no desafio de aceitá-las ou não que a pessoa cresce, resgata e lapida seu ser e vai, ao mesmo tempo, transmutando-se em função de novas experiências.

Roger
Roger
24 outubro de 2008 10:41 am

nesse momento tenho esperança que leiam,mas se nao lerem isso foi determinado por padroes da rotina,de saude,de atençao,combinaçoes,esperança…

Roger
Roger
24 outubro de 2008 11:15 am

vicios sao padroes
virtudes sao padroes
o ego é um padrao
palavras sao padroes
ideias sao padroes
açoes sao padroes
contexto é um padrao
a vida é um padrao
a verdade é um padrao
a mentira tambem
nao há verdade nem mentira
há 1 padrao que possibilita a fé no final do filme,que esta definido.Temos o poder da fé,um padrao proprio de cada EU que segue o script e melhora o processo em andamento meticulosamente e mantem o equlibrio.

Roger
Roger
24 outubro de 2008 11:45 am

a culpa é um padrão e o perdão também não se sentir culpado e ter esperança é libertar-se das grades.Tudo é importante,as reaçoes e as forças.A sequencia de acontecimentos está definida desde o inicio e a esperança é parte disso,posso ter qualquer meta,a minha fé e a sua são diferentes,mas sao esperança.Nao condene-se,mas não esqueça que liberdade que persegue so existe para quem dorme.No utero,no momento que nosso HD estava vazio,por nanosegundos antes das primeiras sensaçoes eramos mentalmente a mesma pessoa.Mas as sequencias informacionais dos diferentes acontecimentos combinadas com nossas diferentes estruturas bio quimicas agitaram as aguas e tonaram nossas… Read more »

Roger
Roger
24 outubro de 2008 10:32 am

Padroes como vida pos morte,caminho do meio,açao reaçao,objetivo de vida.Concentrar-se num ponto e perceber que toda a existencia,tempo-espaço determinaram aquilo.Assim tudo esta conectado,tudo é uma unica obrigatoriedade complexa,Um deus onipresente onipotente e oniciente so pode tomar decisoes certas,um padrao.Uma menina que é assassinada e salva 7 com seus orgaos. Paradigmas sociais,problemas sociais,mentais de segurança como causa,podemos definir tudo,ler o codigo entender o padrao e melhorar o padrao,somos o padrao,somos a esperança,a busca pela aprimoraçao,deve-se cultivar a BOA ESPERANÇA,a luz do organismo padroniverso.

Roger
Roger
24 outubro de 2008 10:10 am

Padroes resultam em padroes,Deus é como um codigo que determina padroes.Assim os ditos pecados sao resultados de padroes os mesmos que produziram os sentimentos,sensaçoes e decisoes.Descobrimos padroes do universo(ciencia) e criamos novos padroes cada vez mais maleaveis como a tecnologia da informaçao,mas a nossa criatividade é resultado de padroes.A Matematica é infinitamente maleavel,mas é inutil sem todo o resto.O produto de nossa complexidade organizada pre determinada e obrigatoria é a ilusao da ideia que podemos mudar as possibilidades,mas olhando de longe essa esperança é mais uma obrigatoriedade pre determinada por reaçoes bio-quimicas e fluxo sensorial informacional.

Roger
Roger
24 outubro de 2008 9:51 am

Estou preso a padroes matematicos,fisicos,quimicos,biologicos,animais,politicos,sociais,familiares,interpessoais e mentais.Não se pode escapar deles.Nasci deles.Minha rotina é controlada por eles.Se o universo teve um inicio determinado pela simplicidade existencial,outro padrao,concluo que o motivo da minha forma complexa é o mesmo da forma como um chiclete que terminou de ser mastigado.Eu sou o motivo da maconha ser como é,do buda encontrar a iluminaçao,do rico ter mansoes.Tudo foi determinado por padroes,a liberdade é uma farsa,o destino existe.É como um livro que o final esta definido e você só pode surpreender-se ou nao,outro padrao.Para mim os pecados nao existem,o tempo nao existe,o presente nao existe,nem o… Read more »

João Leme
João Leme
1 agosto de 2008 12:08 am

As pessoas costumam basear suas vidas em expectativas advindas dessas criações, a imagem de um mundo pré-concebido, a idealização de um futuro baseado em suas vontades, a idéia de um mundo regido por leis divinais oriundas de uma forma de inteligencia superior.

Tantas definições acabam por trazer o sofrimento. Ao menos é a forma que penso atualmente após ter contato com as idéias relacionadas ao budismo.

Tão fácil é viver simplesmente por viver e assim ser feliz.

Muito bom o seu blog. Meus parabéns e obrigado pelo excelente post.

Anônimo
Anônimo
10 novembro de 2018 7:57 pm

Arahattamagga Arahattaphala
O caminho para o estado de Arahant
Autor: Ajaan Mahā Boowa Ñānasampanno
Tradutor: Erich Simões Frade

http://www.forestdhamma.org/ebooks/portuguese/pdf/Arahatta-Portuguese.pdf

Anônimo
Anônimo
30 abril de 2012 9:06 am

Budismo em áudio: primavera

http://www.youtube.com/watch?v=eadbmgcIW98

Anônimo
Anônimo
6 novembro de 2017 4:00 pm

The furniture may be exquisite,
And the bars of solid gold,
But once the bird realizes that the cage is a cage,
It finds within that cage
No joy

– Ajahn Jayasaro

Anônimo
Anônimo
19 setembro de 2015 9:40 pm
Anônimo
Anônimo
1 setembro de 2015 10:50 pm

Itivuttaka 49 Ditthigata Sutta Suportados por Idéias Isto foi dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Suportados por dois tipos de idéias, alguns seres humanos e divinos aderem, outros seres humanos e divinos se excedem, enquanto que aqueles com visão vêem. “E como alguns aderem? Seres humanos e divinos apreciam o ser/existir, se deliciam com o ser/existir, estão satisfeitos com o ser/existir. Quando o Dhamma é ensinado com o objetivo de cessar o ser/existir, as suas mentes não se interessam por aquilo, não são acalmadas por aquilo, não se estabelecem naquilo ou se determinam por aquilo. Assim é como… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 fevereiro de 2016 5:02 pm

Ajahn Mudito, monge budista: ‘O budismo é verificável, racional e faz sentido’

Primeiro monge brasileiro da escola Theravada (tradicional), paulista foi ordenado há doze anos. Ele esteve no Rio para encontros na Sociedade Budista do Brasil

http://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/ajahn-mudito-monge-budista-budismo-verificavel-racional-faz-sentido-18646971

Anônimo
Anônimo
11 fevereiro de 2016 4:58 pm

Luang Pó Sumedho

no Auditório da Livraria Cultura – Bourbon Shopping São Paulo

Palestra – Meditação e Sabedoria: harmonizando mente e coração

Data: 18/02, quinta-feira
Horário: 19h

Duração: 2 horas e 30 minutos

Local: Auditório da Livraria Cultura – Bourbon Shopping São Paulo

Rua Palestra Itália, 500 – Piso 3 – Loja 211

Gratuito

Entrada por ordem de chegada – Sujeito à lotação do espaço

http://casadedharmaorg.org/programacao/meditacao-e-sabedoria-harmonizando-mente-e-coracao/

Anônimo
Anônimo
29 janeiro de 2016 11:02 pm

Samyutta Nikaya XV.3 Assu Sutta Lágrimas Em Savatthi. “Bhikkhus, esse samsara não possui um início que possa ser descoberto. Um ponto inicial não é discernido para os seres que seguem vagando e perambulando, obstruídos pela ignorância e aprisionados pelo desejo. O que vocês pensam, bhikkhus: O que é maior, as lágrimas que vocês derramaram transmigrando e perambulando por este longo, longo tempo – chorando e derramando lágrimas por estarem unidos ao que é desagradável, separados do que é agradável – ou a água contida nos quatro grandes oceanos?” “A maneira pela qual entendemos o Dhamma, que nos ensinou o Abençoado,… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
11 dezembro de 2016 3:14 pm

Personal Courage and Restoring the Sangha’s Moral Purpose

buddhistdoor.net/features/an-afternoon-with-ajahn-sujato-personal-courage-and-restoring-the-sanghas-moral-purpose

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
20 setembro de 2016 12:47 am

scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/14264031_10210586009271085_179246879335485232_n.jpg?oh=29690785c7e11a90a3f78c83dc6c2669&oe=58770699

Fonte: facebook.com/pages/Sumedharama-Monasterio-Portugal/1004821019561120?hc_ref=PAGES_TIMELINE

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
20 fevereiro de 2017 10:23 pm

Anattalakkhana Sutta (SN XXII.59) – As Características do Não-Eu

O segundo discurso do Buda, em que ele apresenta o princípio de anatta (não-eu) para o grupo de cinco bhikkhus.

acessoaoinsight.net/sutta/SNXXII.59.php

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
9 junho de 2017 11:54 am

Vendo por si mesmo — Ven. Bhikkhu Thanissaro (Podcast)

https://www.youtube.com/watch?v=Mn6W8yjNKlQ

o mesmo que escreveu esse texto sobre o Samsara!

Anônimo
Anônimo
19 agosto de 2013 4:45 pm

Mensagem de Apo para Tashi – Filme SAMSARA Questionamentos do discípulo Tashi para o mestre Apo, diante de uma estátua de Buda: “- Até a Ele [Buda] foi concedida uma existência mundana até os 29 anos! Mas, desde que tinha 5 anos, eu fui disciplinado a viver como Buda, após Ele ter renunciado ao mundo. Por quê? Como podemos saber se a sua iluminação não foi também um resultado direto de sua existência mundana? Apo, onde está a liberdade a mim prometida após a rígida disciplina monástica? E a prometida satisfação do nosso voto de celibato? ‘Não deves aceitar meus… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 setembro de 2017 2:04 pm

Essência Luminosa

Pureza é o estado normal da mente, somente por aceitar intrusões externas é
que ela se macula, o que faz emoções como tristeza e alegria surgirem e
proliferarem até que a mente fique totalmente cega à sua real natureza

http://dhammadafloresta.org/2017/05/biografia-de-me-chi-keu/

Anônimo
Anônimo
25 setembro de 2017 8:51 am
Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
8 setembro de 2016 11:39 am

Encontro com Ajahn Jayasaro e P. A. Payutto

youtube.com/watch?v=aSIYFwC82yM

Anônimo
Anônimo
23 setembro de 2017 9:49 pm

Para compreender como o sofrimento aparece, com Chagdud Tulku Rinpoche

http://dharmalog.com/2017/09/21/compreender-sofrimento-chagdud-tulku-rinpoche/

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2013 1:23 pm

Livros Para distribuição gratuita

Uma Oferta do Dhamma – Ajahn Chan

Plena Atencao – Ajahn Sumedho

As Quatro Nobres Verdades – Ajahn Sumedho

A Palavra do Buddha – Nyanatiloka

Dhammapada de Buddharakkhita

http://www.mosteirobudista.com/livros.html

Anônimo
Anônimo
28 janeiro de 2013 2:53 pm

Como abrir mão do controle | A importância da meditação

http://youtu.be/mrdgxAdsfBM

Anônimo
Anônimo
13 novembro de 2012 9:25 pm

Depoimento de Kalu Rinpoche Legendado

http://www.youtube.com/watch?v=zD0gpJ9VoHA

Anônimo
Anônimo
25 setembro de 2017 8:50 am

Os Trinta e Um Mundos de Existência

http://www.acessoaoinsight.net/caminho_liberdade/mundos.php

http://www.aimwell.org/31 Planes of Existence.webp

Anônimo
Anônimo
29 maio de 2019 12:23 am

Suddhavāri ganha status de “mosteiro afiliado” a Wat Nong Pah Pong!!!

https://suddhavari.org/2019/05/suddhavari-ganha-status-de-mosteiro-afiliado-a-wat-nong-pah-pong/

Shaolin Monk
Shaolin Monk
9 março de 2006 5:41 pm

Penso que o fundo do poço é um expediente da Imagem Verdadeira, conduzindo o homem a uma correta visão de vida e de mundo, como também à felicidade de conhecer a verdadeira fé. Falando espiritualmente nos somos Jó (o da Bíblia) que vai abandonando os falsos conceitos aos poucos até atingir a consciência de estar sendo regenerado pela Luz Interior. Saíremos da pobreza, doença e sofrimento, quando nos permitirmos ser regenerados por esta Luz.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2006 5:46 pm

Você está pensando no OUTRO, Confuso… em psiquiatria, isso é chamado “projeção“. O caminho pra fora do sansara é algo íntimo, não pode ser imposto. Tanto que dizem que as últimas palavras de Buda foram: “Tudo o que foi criado está sujeito à decadência e à morte. Tudo é impermanente. Trabalhem duro pela própria salvação com atenção plena, esforço e disciplina”. Ele não mandou espalhar o budismo pelo oriente, nem salvar outras pessoas… enquanto elas sentirem a necessidade, obrigação, prazer ou outro motivo qualquer para permanecerem recriando seus mundos, o sansara cumprirá o seu papel evolutivo. Então, antes de falar… Read more »

Bruno H.
Bruno H.
9 março de 2006 6:20 pm

Acho que essa vida não é ilusão.
Como o Neo, em matrix, ele aprendeu que lá no programa de computador, ele também podia se ferir e trazer isso para o mundo ‘real’.

Agora, ficar preso e alienado, ficar ‘samsarizando’ por aqui, é uma limitação da nossa capacidade, que cria a ilusão de que somos muito menos belos e livres, do que realmente somos.

…….ou, não! 🙂

Fábio
Fábio
9 março de 2006 7:25 pm

UFA!

Esses artigos com conceitos do Oriente são realmente de perder o fôlego… valeu, Acid, por mais esse vislumbre do que pode ter fora da nossa Matrix.

Te@cher
Te@cher
9 março de 2006 9:50 pm

Saindo da Matrix – blog ocidental
Saindo do Sansara- blog oriental

Quem já leu os Upanishidas? Qual é mesmo o nome daquele príncipe? Podemos compará-lo com Neo? Minha memória não me ajuda, quem pode explanar esta estória? Acid? Samir?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2006 11:32 pm

Vocês tem DUAS semanas pra se arrependerem de todos os seus pecados! Compre duas velas de 7 dias e reze todo dia, não precisa ir pro trabalho, pois não vai ter salário no fim do mês, mesmo… “Uma médium de prénome Cilene esteve no programa do Gaspareto segunda (06/03)- Rede TV e afirmou q a Terra vai entrar no cinturão de fótons de Alcione agora no dia 23/03, informação repassada por aliens com as quais a mesma mantém contato a muitos anos. Isso acarreterá o desencarne de milhões de pessoas só no primeiro dia. Ela vai retornar amanhã (10/03) pra… Read more »

0ne
0ne
10 março de 2006 7:12 am

Aham…De novo o bom e velho cinturão de Fótons ataca novamente e agora em tv aberta! Já estou estocando mantimentos e equipamentos,providenciando uma arma para me defender dos mutantes e desesperados e me mudando para um sítio isolado bem no auto da serra…Fui!!!!

Íris
Íris
10 março de 2006 9:45 am

Muitos esquecem que o carma não é apenas efeito, mas, principalmente, causa. Conhecem esta história: um capitão desembarcou em uma ilha e atrás de si, queimou todos os navios. Então, disse: “Amigos, ou vencemos ou morremos”. E vencerem… Só saímos desse mundo de ilusão – ele é não-real, no sentido de ser uma criação mental. O que é real é a mente (causa), o mundo (efeito) nos é conhecido através dos sentidos (elo) – quando queimarmos todas as pontes. E, na maioria das vezes, só conhecemos isto pelo sofrimento. Mas, sem dúvida, a autopiedade nos rouba a atenção deste momento.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 março de 2006 11:07 am

Foi o Hernan Cortez que fez essa dos navios… acho que ele conhecia o Sun Tzu, que recomenda NUNCA enfrentar um oponente encurralado, porque aí ele vai lutar como um bicho… o segredo é sempre deixar uma brecha, fazer o inimigo pensar que terá escapatória, e aí ele não vai lutar com todo o seu potencial… quantas vezes nossa mente nos prega esse truque? “Aahh, eu posso esperar mais um pouco”… e as reformas vão sendo adiadas…

Bruno de Paiva
Bruno de Paiva
10 março de 2006 11:14 am

Ola! Concordo com o que voce disse, embora tenha minhas ideias particulares sobre isso.

Bem, visite meu novo blog no endereço http://www.persuasao.com.br/blog

Abraços
Bruno

Íris
Íris
10 março de 2006 11:47 am

Muito boa, Bruno… mas ficou faltando alguma coisa…

Confuso
Confuso
9 março de 2006 5:29 pm

Já sou leitor deste blog há algum tempo. Sempre que encontro tópicos como esse penso: “Por que será que todos os “Iluminados” afirmam que para parar sofrer temos que ter consciência de o que vivemos é uma ilusão, que a vida real é outra, em outra dimensão”. Será que para um psiquiatria isso não seria chamado de alienação? Pois na verdade, independente do credo de cada um os fatos que teoricamente remetem ao sofrimento continuariam “existindo” neste mundo “real”, “matrix”, se lá o nome que se queira dar. As pessoas continuarão adoecendo, morrendo, precisando de dinheiro. O que muda com… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2006 5:06 pm

Parar o sansara requer um estado de espírito de quem já atingiu o fundo do poço e diz “NUNCA MAIS!”. Comparo isso a uma cena do filme Matrix, quando Neo leva o tiro, “renasce” e quando está a ponto de ser morto novamente, ele simplesmente pensa: “basta!” e daí ele se “ilumina” e consegue controlar o desenrolar dos fatos.

Cristian
Cristian
13 março de 2006 5:05 pm

Me lembro de um caso que amigos meus contaram, a um tempo atrás aqui em BH, de um mestre indiano(não sei quem era) que veio fazer uma série de palestras aqui. Quando perguntaram pra ele o que fazer para evoluir, ou a ferramente necessária pra nossa evolução, ele simplesmente respondeu: “Interesse”.
Penso que bate com o que vc postou, Acid, quando estivermos realmente interssados na nossa libertação da Matrix, parar de sofrer, tal qual o Neo quando disse “NUNCA MAIS!”, aí sim estaremos indo a passos largos pra transcender essa ilusão toda.

Boquiaberto
Boquiaberto
13 março de 2006 6:12 pm

De que ilusão parte uma criança recem-nascida? Que realidade será essa apregoada por todos? Do que vocês estão falando? Se o que vivemos é ilusão onde esta a realidade? Fim dos tempos? Essa frase é repetida desde a morte de Cristo. Cada um já não tem o seu próprio fim? Porque se preocupar com a vida real se a ilusão esta uma grande porcaria? Fome, guerras, crimes, desamparo, desespero, falta de tudo…esses não seriam problemas essenciais a resolver? Ou será que basta acreditarmos que tudo isso é ilusão e então não sofrermos por nada disso?

Cristian
Cristian
13 março de 2006 6:48 pm

A “realidade” que vc questiona, Boquiaberto, é um nível de existência muito além de toda percepção deste mundo de fenômenos em que vivemos, tridimensional. Não tenho a presunção de definir pra vc o que seria esta realidade ou onde se situa…só posso falar do que eu conheço e que eu intuio e confio, através das mensagens de Grandes e Sábios homens de todos os tempos. A maioria deles, senão todos, afirmam a existência de uma dimensão de vida de perfeição pra onde iremos um dia…Paraíso, Céu, dê o nome que quiser. Isso porque eles tiveram uma experiência mística, direta com… Read more »

Cristian
Cristian
13 março de 2006 6:51 pm

Concordo com vc, enquanto estamos aqui neste mundo, todos os problemas como guerras, fome, doenças precisam ser resolvidos! E por nós mesmo, já que nós mesmos os criamos, estamos colhendo o que semeamos ao longo de eras de indisciplina…

0ne
0ne
14 março de 2006 7:00 am

Interessante o tipo de mentes que este blog , sem dúvida inusitadas…
Realidades e verdades são “internas” é a conclusão à qual estou chegando depois de viver mais de trinta anos de uma vida medíocre como todo mundo,incluindo muitos gênios, santos e heróis.
Mas essa é a minha realidade e verdade não a sua…

whocares?
whocares?
14 março de 2006 10:13 am

A realidade é sua verdade pessoal e intransferível. Cada um tem sua forma de enxergar a vida.

Íris
Íris
14 março de 2006 11:07 am

Uma poeira cósmica bem mais grave…

http://www.msn.com.br/esportes/ecoturismo/extra2/

David
David
14 março de 2006 1:31 pm

Íris, depois de ler esta matéria, eu fiquei com inveja de quem é velhinho hoje, pq não vai ver tudo isso acontecer.
Agora, vamos ver se a previsão do Jucelino Nóbrega da Luz se confirma, ele previu que o papa bento XVI sofrerá um atentado dia 16/03, daqui a 2 dias. Se confirmar, nós tamos lascados, é só olhar as outras previsões dele, mais abaixo.

http://semanais.abril.com.br/vivamais/edicoes/0318/aberto/vivamaismateria_102098.shtml

Íris
Íris
14 março de 2006 1:57 pm

Lembrei-me do emocionante filme A.I. – Inteligência Artificial. O menino através de sua perseverança consegue vencer os limites do tempo e do espaço – apenas em busca do amor de uma mãe. Muito triste a história e muito rica também. Assim deveremos fazer para sairmos do samsara, ou pelo menos, sobrevivermos a todas essas prvisões 😐

Íris
Íris
14 março de 2006 2:01 pm

E o mais interessante é que ele apenas aceita a morte depois de atingir o seu objetivo… uma lição e tanto.

“Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver”. (Martin Luter King Jr.)

Shaolin Monk
Shaolin Monk
9 março de 2006 4:56 pm

Muitas vezes ficamos a nos condenar por serem negativos os nossos pensamentos e atos, mas ao invés disso devemos sim preencher a nossa mente com as verdades eternas de Deus. Erramos uma vez e já é o suficiente para reproduzirmos tal situação milhares de vezes em nossa mente. Sofremos estas tribulações por não sabermos controlar a mente consciente dai o Samsara (Roda). Acho que muitas pessoas se acomodam e acovardam diante destas prerrogativas, lamentando-se: “É o meu carma…”. Mas a Verdade do homem é a Verdade de Deus, pois são um só ser. O único jeito de interromper tal situação… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 março de 2006 1:27 pm

Te@cher nunca li Upanishidas. Um pensamento mesmo que superficial poderá desecandear fatos alarmantes. Orai e vigiai. Nem por brincadeira é bom articular certas palavras ou assuntos. É um grande perigo milhões de pessoas acreditando em crendices negativas. Profira somente pensamentos e palavras que construam um destino feliz para a humanidade. O subconsciente não tá nem ai para o que você ordenou o negocio dele é cumprir as ordens (mesmo que você tenha dito apenas brincando) então vamos visualizar a harmonia entre tudo e todos. Já vi vários casos de pessoas que criaram pela força do subconsciente, doenças e infortúnios diversos,… Read more »

Íris
Íris
10 março de 2006 3:26 pm

Acabei de ler o comentário de Shaolin e pensei: “O subconsciente realmente não aceita brincadeiras”. O livro Alegria e Triunfo trata muito bem desses aspectos. Olhei para o meu pc e pensei: “Seria ótimo se ele reiniciasse sozinho…”. E adivinhem… ele desligou. O nosso subconsciente nos condena e nos salva, basta escolhermos. Lembrei-me do tio Ben: “Grandes poderes traz grandes responsabilidades”. E é muito tentador usarmos nosso conhecimento para provocarmos alguém ou algum acontecimento…

Bruno H.
Bruno H.
11 março de 2006 4:24 pm

O Vandall é um chato!
Mas quase sempre eu concordo com ele!

Jota
Jota
11 março de 2006 4:38 pm

Vandall se não se importar gostaria que você deixasse um email para trocarmos uma idéia sobre aquele lance dos números de seu relógio 11:11 ; 44:44 …

Aconteceu comigo algo muito parecido e talvez eu tenha uma resposta.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 março de 2006 5:40 pm

Seus relógios têm 44:44??

Vandall
Vandall
11 março de 2006 6:18 pm

HEHEHE 😀

Vandall
Vandall
11 março de 2006 6:33 pm
David
David
17 março de 2006 2:14 pm

A previsão não se cumpriu! Sinal de que nada é fatalista, não tem que acontecer, se tomarmos as medidas necessárias.

🙂

eurodrigo
eurodrigo
5 maio de 2006 4:48 pm

cara adorei esta pagina ela realmente nos faz refletir,é verdade, as pessoas criam mesmo mundos imaginarios melhores para elas viverem eu naum sei se e porque somos os filhos do meio da historia talvez sim talvez naum mas ate agora so sabemos que devemos nos aceitar como somos e é ai qui esta o problema e preciso enfrentar os medos os caminhos cheios de espinhos pois se nos acovardarmos so gerara dor e sofrimento temos q ter coragem e se for presiso nos arrebentarmos por dentro para evoluir ai, mesmo se formos derrotados estarremos vitoriosos pois consiguimos derrotar o pior… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 dezembro de 2006 9:28 pm

olha… é a primeira vez que entro no site e curti muito o conteúdo. No entanto, os ícones no topo (versão pra macho e para garotas e emos) revela uma certa inclinação às divisões sexuais. Então, queria abrir os olhos dos donos do site, por que eu acho que um lugar com tanta cultura não deveria ter espaço para essas divisões, nem para nenhum preconceito – tudo bem que é engraçado falar de emo e tal, também concordo com essa parte, mas um site que é dividido pela sexualidade é um site que estimula a separação social de homens ,mulheres… Read more »

Raphael
Raphael
23 dezembro de 2007 10:39 pm

Tá! Muito legal, muito lindo, NA TEORIA! Como quebrar isso tudo, agora, nesse exato momento, em um mundo que vivemos?! Precisamos de água e comida (coisas desse mundo) para viver… E se eu morrer… também não terei quebrado, estarei em outro mundo! E para que quebrar? MELHOR, PARA QUE EXITIMOS? Se na soma de tudo temos mais dores que prazeres (posso estar sendo equivocado e, ou, ingrato), mas, se existimos e sofremos mais que temos prazeres, reforça-se aquela idéia de que Deus (seja essa força o que for) não é tão bom assim, e só quer brincar com nós! Já… Read more »

Roger
Roger
24 outubro de 2008 12:08 pm

Pode se prever o futuro com a posiçao das estrelas,universo padronizado.As posiçoes das estrelas indicam traços da personalidade,tudo faz parte da mesma sequencia de distribuiçao no espaço.Viver infinitamente no padrao,com destino,sofrimento,alegrias ou temos outra opçao que nao seria o oposto do padrao porque seria um padrao tambem.Algo absolutamente incalculavel,nao infinito, nao complexo,nao organizado,nao poderoso,nao outra realidade com outros padroes,nao caos,o nao padrao,nao oposto,nem inverso,nem proporcional,indefiniçao…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
24 outubro de 2008 12:08 pm

Essa busca por padrões me lembrou do filme “uma mente brilhante”. Existe uma ordem, como a que estrutura a formação de nosso corpo do jeito que ele é, mas também existe o caos, o espaço para o acaso. É da combinação dos dois que surge a espontaneidade, a diversidade, enfim, a beleza sutil do diferente. Acredito que na espiritualidade se dê o mesmo. Temos padrões organizadores na ação (invidual ou coletiva), que seria o karma, a roda de samsara, padrões organizadores na mente (arquétipos) e a partir daí temos as mais diversas religiões, que no fundo não são tão diferentes… Read more »

Vandall
Vandall
11 março de 2006 12:48 pm

Que final dos tempos ??? Olha eu não acredito e não vejo como pode alguem fazer julgamentos de quem fica e de quem vai no universo…
A comissão de Deus faz justamente o que ele nos proibe ???
Francamente, esse negocio de joio e trigo só deixa as pessoas impressionaveis agoniadas , isso realmente não vai acontecer..
Como alguem dizia , não existe maldade no mundo e sim inocência , acho que maldade e orgulho existe nas pessoas que insistem de se sentir martirizadas ..
Deus , se existe , não tem nada a ver com as mazelas humanas ….

Shaolin Monk
Shaolin Monk
11 março de 2006 12:37 pm

Para sair do Samsara é preciso seguir o ensinamento: “Não tereis outros deuses diante de Mim.” Deus disse que Ele é o único, o Alfa e o Ômega isto é = (Verdade, alegria, amor, sabedoria, riqueza, saúde e todo o Bem). Os falsos deuses são: (O medo, a preocupação, a animosidade, ressentimento, remorso, ciúme, desejo de vingança, insatisfação, ódio, confusão e etc.) Se queremos interromper este ciclo devemos usar a lei de causa e efeito a nosso favor. O plantio de uma árvore é a causa, mas ela não dará frutos (efeito) se não houver condições (solo bom, água, sol… Read more »

miasma
miasma
10 março de 2006 3:43 pm

desculpe a ignorância, mas achei totalmente subjetivo, pouco prático. Que tal um curso ‘como sair da matrix em dez lições’ ??

Berenice
Berenice
10 março de 2006 4:19 pm

Quanto ao cinturao de fotons, eu prefiro acreditar numa cigana que leu a minha mao, e disse que eu morreria “bem velhinha”…ou será que eu vou ter que ficar aqui enterrando os mortos?
eheh abracos pessoal

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 março de 2006 4:19 pm

Porque 10 é muita coisa… lá pela metade a pessoa se dispersa, já nem lembra das primeiras lições, e aí não vai sair da Matrix nunca desse jeito!

Berenice
Berenice
10 março de 2006 4:19 pm

Quanto ao cinturao de fotons, eu prefiro acreditar numa cigana que leu a minha mao, e disse que eu morreria “bem velhinha”…ou será que eu vou ter que ficar aqui enterrando os mortos?
eheh abracos pessoal

miasma
miasma
10 março de 2006 4:27 pm

Beleza Acid, deixa eu vender meu jabá aqui também:

http://sonhodemorte.blogspot.com

Se você resolver dar o curso, não esqueça de me convidar. Sou um bom aluno !

grande abraço

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 março de 2006 4:44 pm

Não precisa de 10 lições para sair da Matrix. Basta apenas reconhecer que ela não existe. (hehe).

Desertor
Desertor
10 março de 2006 4:49 pm

Sim!
Isso chama-se crescimento.
Ou ao menos um vislumbre disso.

Te@cher
Te@cher
10 março de 2006 5:41 pm

Esse que está assinando “Saindo da Matrix” é o Acid? Realmente? Não estou acreditando…. O quadro de comentários virou um espaço pra quem n tem o q fazer e ficar falando a toa? Muito poucos estão opinando a respeito do artigo. Quem quiser ficar escrevendo só pelo prazer de ser lido, por favor entra no Orkut e deixa esse espaço para seu devido uso: comentar sobre o Tópico postado. Agradeço por outros tantos que tbm acham isso.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 março de 2006 8:58 pm

Desculpe, professora… prometo me comportar daqui pra frente.

Bia Badaud
Bia Badaud
11 março de 2006 12:24 am

excelente texto… fui lá no link e descobri um monte de textos muito didáticos!
mais uma vez, agradeço.
– sobre o cinturão de fotons…
agora que liguei a música ao nome… por isso que a Alcione canta aquilo, que a coisa chega e ‘créu’ !
– sobre as dez lições pedidas.. vixe, é só olhar o post logo abaixo deste!!
😛

Vanessa
Vanessa
11 março de 2006 1:23 am

Querer sair do samsara é difícil porque as pessoas se apegam ao conhecido. E “cair fora” é dar um salto no desconhecido, disse Osho. Preferimos ficar com o conhecido, mesmo que ruim(travestido de bom, porque, se iludir,fantasiar,sonhar, inventar, é prazeroso)do que largar de uma realidade com a qual nosso ego se identifica. Somente quando a pessoa já está de saco cheio, MESMO, de sofrer, ela pode criar coragem para enfrentar o desconhecido. E Deus é muito desconhecido. Por incrível que pareça, no início, ele dá medo! Qunato ao cinturão de fótons,essa história já está me cansando…Tudo porque ando lendo coisas… Read more »

Fy
Fy
24 outubro de 2008 1:16 pm

Rogeer: …agitaram as aguas e tonaram nossas noções de realidade diferentes. Um dos símbolos da continuidade do Princípio Universal está contido na roda: Dharmachakra ou Roda da Lei, que Buda coloca em movimento; temos tb a Roda do Karma, a do Sansara ou da Inconsciência, a roda das Reencarnações, a Roda de Ezequiel, as rodas de Cura dos índios norte-americanos, etc… A Roda é o símbolo de movimento e irradiação,e vida e mutação incessante: este é seu padrão. Neste padrão de movimento contínuo e incessante tb encerra-se num único conceito idéias de: – fases – potencial – qualidade – elemento… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.