ROMÊNIA E A VIOLÊNCIA

ROMÊNIA E A VIOLÊNCIA

O interessante de conhecer a Romênia é ver um país do Leste Europeu onde não só a população se parece com a nossa (tem o tal do “jeitinho romeno” de se virar como pode diante das dificuldades) como tem graves problemas sociais também. Eles estão divididos entre os “romenos Romenos” e os “romenos Rroms” (ciganos). A confusão se dá porque, embora nascidos na Romênia, o povo cigano que lá habita pertence à população “Rrom“, um povo à parte, ou seja, a comunidade cigana que compartilha de uma origem comum, que veio da Índia. Os ciganos estão espalhados pelo mundo e existem também na Hungria, Ucrânia e até no Brasil. Na Europa em geral (mais especialmente na França) há muitos ciganos que se especializam em bater carteira, e quem ganha a fama é o povo romeno em geral.

Os Rroms vieram muito tempo atrás pras bandas do Leste Europeu como escravos, vindo da Índia, e com o tempo foram adquirindo os traços locais, e por isso é meio difícil destingui-los. Isso criou um caso sociológico interessante em que, para se diferenciar por contraste, os “romenos romenos” usam cores sóbrias, quase não sorriem, são contidos, os homens quase não dançam, não cantam, assobiar uma melodia é quase um crime, enfim, tudo o que os diferencie dos ciganos (que são alegres e desinibidos como o povo brasileiro) e que, por contraste, pareça mais “civilizado”. Por outro lado, e isso a psicologia explica, os Romenos me parecem ter um certo fascínio pelas coisas alegres e bizarras de outros países, e pode-se ver isso nas decorações dos pubs, o lugar preferido deles. Assim, eles podem ter contato com a alegria sem necessariamente emaná-la.

Os ciganos são bem-vindos pra trabalhar para os romenos, mas não são bem aceitos para entrar numa família ou círculo de amizades (obviamente há exceções). Vários países da Europa têm sua dívida kármica com povos de outros países escravizados ou colonizados, mas o caso da Romênia é talvez o mais próximo do Brasil. A complexa relação com os ciganos é similar (em parte) ao que acontece no Brasil entre a “elite branca” e os negros, só que no Brasil isso acontece de forma terrivelmente dissimulada, enquanto na Romênia é mais escancarada. Imagino a dificuldade dos ciganos e meio-ciganos que querem viver integrados em sua cidade e pra isso precisam “se controlar”, se anular culturalmente, para assim se passar por um “romeno romeno”. Isso me fez refletir sobre as dificuldades dos negros que queiram “entrar” num certo círculo social, pois não podem “esconder” sua cor, e (conscientemente ou inconscientemente) acabam cortando (ou alisando) o cabelo, vestindo roupas e abraçando costumes que normalmente não fariam parte de seu convívio / cultura.

Tergiverso. Não é preciso sair do país pra ver isso. O que eu queria mesmo é comparar a violência (ou a falta de violência) na capital da Romênia com o Brasil. Conheço uma pessoa da Romênia que pode falar com certa autoridade: não há armas de fogo em Bucareste. Não há crimes com armas.

Há alguns grupos de malfeitores que utilizam facas, pistola de ar comprimido e até mesmo espadas(!), mas eles não ficam assaltando supermercados e pessoas nas ruas, e são raríssimos, funcionando mais como a Yakuza no Japão. Mesmo com essa sociedade desigual, onde há pobreza, discriminação, mendicância, tráfico de drogas e todos os ingredientes que temos no Brasil, não há gente sendo assaltada e assassinada nas ruas, e ele me disse que se isso acontecesse seria um escândalo na TV e jornais.

Então eu me pergunto: por que no Brasil aceitamos a violência nossa de cada dia, equivalente a um país em guerra, um “Charlie Hebdo” a cada fim-se-semana, com essa passividade bovina a ponto disso nem ter sido um assunto a ser debatido na campanha presidencial?? Foram 53.646 mortes violentas no Brasil em 2013 – 11% dos homicídios no mundo ocorrem no país, que tem menos de 3% da população mundial!

O argumento de que a violência é resultado da desigualdade social e por isso não pode ser combatida enquanto ela existir cai por terra diante do que estou vendo com meus próprios olhos!

Então vamos procurar outra explicação sociológica: Seria o alto grau de violência resultado da malemolência e corrupção do brasileiro? Pois na Romênia passaram governos EXTREMAMENTE corruptos, ditadores cruéis, e a grande maioria dos romenos aparecem até hoje nas estatísticas como recebedores de salário mínimo porque eles sonegam impostos. E isso não impediu o judiciário de lá de botar na cadeia um ex-presidente (EX-PRESIDENTE NA CADEIA) porque ele não pôde justificar a compra de uma janela (JANELA) que custava mais do que sua renda permitia!

Tudo passa por QUERER. Querer uma força-tarefa de combate ao crime, integrada, federal, eliminando de seus quadros os policiais corruptos. Querer um judiciário verdadeiramente independente, sem estar atrelado aos políticos e politicagens. Cabe também ao POVO querer segurança nas ruas a ponto de que isto seja tão importante quanto o ar que respiramos. A ponto de cruzar os braços e fazer greve geral. A ponto de não eleger quem não faz da reforma da segurança uma prioridade.

Quando eu falo dos políticos corruptos que são condenados e saem da cadeia (ou nem pisam lá) por conta de habeas corpus e falta de antecedentes meu amigo fica horrorizado e me questionando do porque a imprensa não fala disso, do porque do povo não sai às ruas, e graças a Deus alguém me entende, porque no Brasil a maioria vê o roubo de dinheiro do país como um mal menor a ponto de reeleger um partido cuja cúpula foi condenada por desviar dinheiro público! Isso seria impensável na Romênia, e me causa muita vergonha porque estamos falando de um país que saiu do inferno comunista há apenas 30 anos, tem invernos terríveis, terremotos devastadores a cada 35 anos, crises econômicas e uma moeda desvalorizada em relação ao Euro contra um gigante adormecido da América do Sul onde, se plantando, tudo dá.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ricardo de Almeida
Ricardo de Almeida
11 março de 2015 4:27 pm

Taí algo que sempre me deixa muito, muito triste. Diariamente o brasileiro é obrigado a constatar o fato de que, mesmo comparado com lugares considerados ruins, o Brasil ainda tem coisas muito piores. E ainda temos que aturar a conversa fiada de que somos um povo “feliz”. Porquê? Porque temos uma natureza maravilhosa? Bobagem! Isso não é motivo de orgulho pra ninguém que tenha mais de dois neurônios. A natureza sempre esteve aí e não temos méritos algum sobre ela. Às vezes fico me perguntando o que estarão falando do Brasil daqui a dois, três séculos. O que deixaremos como… Read more »

Ike, do âmago de Parri, preso no engarrafamento da Champs-Élysées
Ike, do âmago de Parri, preso no engarrafamento da Champs-Élysées
29 janeiro de 2015 1:18 pm

Fala aê, Serise, meu bom capial que mantém esse país funcionando na UTI… |¬) “Depois de quase quinhentos anos de história, Salvador a mais antiga capital brasileira terá leis e fiscalização para coibir o hábito de atirar lixo ás ruas, e urinar em áreas públicas.Rj já tem lei semelhante.” A forma mais simples de um governo corrupto de bandidos criminalizar toda a sociedade, taxá-la e depois cobrar dela, invertendo a ordem dos fatores sociais e civilizacionais, Serise. Não é dessa forma pragmática e fria da lei que se conscientiza cidadãos a agirem de forma civilizada. O efeito será contrário. ===… Read more »

Falcão Teutão
Falcão Teutão
28 janeiro de 2015 11:20 pm

Procure saber mais sobre escravidão, principalmente a escravidão histórica na africa e procure saber mais também sobre quem foram os primeiros países a abolir a escravidão no mundo e reconhecer que ela era um erro brutal. Alguns parágrafos deste texto me pareceu um texto israelense falando mal da Europa e de seu povo tão invejado, não preciso nem dizer o porque.

Serise & Os  Violentos ex Súditos do rei de Portugal.
Serise & Os Violentos ex Súditos do rei de Portugal.
28 janeiro de 2015 12:43 pm

Tudo passa por QUERER.

Olha só Acid;

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/jogar-lixo-na-rua-vai-gerar-multa-a-partir-de-dezembro-1622597

Depois de quase quinhentos anos de história, Salvador a mais antiga capital brasileira terá leis e fiscalização para coibir o hábito de atirar lixo ás ruas, e urinar em áreas públicas.Rj já tem lei semelhante.

Demorou quinhentos anos para criarem leis que são fundamentais em qualquer civilização.

Desinteresse geral da sociedade….ou é impressão minha?

Serise & Os Pacificos Súditos do Príncipe de Valaquia
Serise & Os Pacificos Súditos do Príncipe de Valaquia
27 janeiro de 2015 3:30 pm

Ei Dan, essa é uma ralidade ” cruel”.
Governos inócuos e ineptos só podem mesmo existir numa sociedade que não tá nem aí para si mesma.
Parece que é o nosso caso.

Dan
Dan
26 janeiro de 2015 8:31 pm

Serise,

não só do Estado, mas da sociedade brasileira.

Infelizmente o brasileiro ligou o “Foda-se”…na verdade, já nascemos com ele ligado.

Serise
Serise
26 janeiro de 2015 1:08 pm

” O argumento de que a violência é resultado da desigualdade social e por isso não pode ser combatida enquanto ela existir cai por terra diante do que estou vendo com meus próprios olhos!”

Depois de doze baleados no RJ em dez dias[ balas perdidas] muitos vêem a mesma coisa, caro Acid.

não é uma questão de desigualdade social…..é a ausência do estado…..

Elvis Araujo
Elvis Araujo
26 janeiro de 2015 10:14 am

Acid;

Perdão, mas fugindo totalmente do assunto… É que vi um filme esta semana chamado “Luci”. O filme é Fantástico.
Recomendo que assista, pois sei que irá comentar, e seus comentários para mim são bem relevantes e expandem meu ponto de vista muito além. Como pro exemplo Matrix, TROM e Cold Atlas.

Abraços.

Renan
Renan
25 janeiro de 2015 10:45 pm

O Evangelho de Tomé é uma coletânea de sentenças de Jesus que teriam sido compiladas, segundo a primeira frase deste Evangelho, por Judas Tomé, O Gêmeo. Antes desta descoberta excepcional, os estudiosos dos evangelhos já tinham algumas referências dos pais da Igreja referentes a um documento denominado Evangelho de Tomé (ou de Tomás). Porém, o conteúdo deste documento punha em xeque alguns posicionamentos dogmáticos da Igreja. Alguns trechos: Disse Maria a Jesus: Com quem se parecem os teus discípulos? 
Respondeu Jesus: Parecem-se com garotos que vivem num campo que não lhes pertence. Quando aparecem os donos do campo, dirão estes:… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 janeiro de 2015 9:14 pm

Se seus líderes vos dizem: Vejam, o Reino está no céu, então saibam que os pássaros do céu os precederão, pois já vivem no céu. Se lhes disserem: Está no mar, então o peixe os precederá pelo mesmo motivo. Antes, descubram que o Reino está dentro de vocês, e também fora de vocês. Apenas quando vocês se conhecerem, poderão ser conhecidos, e então compreenderão que todos vocês são filhos do Pai vivo. Mas se vocês não conhecerem a si mesmos, então vocês vivem na pobreza e são a pobreza (Jesus; Evangelho de Judas Tomé)

Anônimo
Anônimo
25 janeiro de 2015 8:30 pm

U.S. Army sends tanks, equipment to Eastern Europe.

“… in the next few weeks up in Estonia, Latvia, Lithuania, Poland, Romania and Bulgaria…”

http://bit.ly/1BbuuP8

Dohko de Libra
Dohko de Libra
25 janeiro de 2015 4:49 pm

Bom quanto à cultura tipicamente negra, e a pseudo-lógica de “se você é negro, você gosta e se comporta do jeito a, b e c”, acho isso muito mais explícito nos EUA que no Brasil, que é mais miscigenado. Basta ver os filmes e seriados tipicamente “negros” (o primeiro que me vem à mente é Todo Mundo Odeia o Cris, ótimo, por sinal). É uma coisa praticamente binária, ou você é negro ou não é, e para eles é muito importante essa divisão, o que não acontece aqui. Ela relação ao brasileiro aceitar tudo passivamente, isso é cultural, e demorará… Read more »

Renan
Renan
25 janeiro de 2015 4:23 pm

O Brasil é o país com o maior número de assassinos no mundo. http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/12/brasil-tem-o-maior-numero-absoluto-de-homicidios-do-mundo-diz-oms.html O Brasil é país com o maior número de católicos no mundo. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/07/brasil-ainda-e-o-maior-pais-catolico-do-mundo-mesmo-com-reducao-de-fieis.html porque pelo fruto se conhece a árvore. Mateus 12:33 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros. Lucas 6:44 Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a… Read more »

Serise
Serise
25 janeiro de 2015 3:11 pm

Bela propriedade Romena á venda.
Uma pechincha

http://gizmodo.uol.com.br/o-castelo-do-conde-dracula/

Serise
Serise
25 janeiro de 2015 3:07 pm

“….contra um gigante adormecido da América do Sul onde, se plantando, tudo dá.”

Mas…..quem foi que plantou a safadeza aqui?……produziu muito….

———–

Notícias sobre o príncipe Romeno mais famoso.

http://gizmodo.uol.com.br/tumba-conde-dracula/

Anônimo
Anônimo
25 janeiro de 2015 1:30 pm

Orra Acid, você está no país de Vlad o empalador. Mais conhecido por DRACULA!!

http://bit.ly/1CThlvZ

E ainda perto da Ucrânia!

Quantas emoções, hein?

:p

Nemo
Nemo
25 janeiro de 2015 12:10 pm

Reforma do Código Penal: todos querem, mas ninguém faz acontecer.

=/

Serise & Os  Violentos ex Súditos do rei de Portugal.
Serise & Os Violentos ex Súditos do rei de Portugal.
29 janeiro de 2015 7:25 pm

Abrcs. caro ike.

Já que o problema é água…….. toma lá Waters!

https://www.youtube.com/watch?v=TTvF-z_iv4E

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.