O BURACO

1.
Ando pela rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Eu caio…
Estou perdido… Sem esperança.
Não é culpa minha.
Leva uma eternidade para encontrar a saída.

2.
Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Mas finjo não vê-lo.
Caio nele de novo.
Não posso acreditar que estou no mesmo lugar.
Mas não é culpa minha.
Ainda assim leva um tempão para sair.

3.
Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Vejo que ele ali está.
Ainda assim caio… É um hábito.
Meus olhos se abrem.
Sei onde estou.
É minha culpa.
Saio imediatamente.

4.
Ando pela mesma rua.
Há um buraco fundo na calçada.
Dou a volta.

5.
Ando por outra rua.

Foto: Thery_lg (Flickr). Buraco
Foto: Thery_lg (Flickr).

Texto de Sogyal Rinpoche; O Livro Tibetano do Viver e do Morrer (Ed. Talento/Palas Athena)


Infelizmente muita gente prefere continuar caindo no mesmo buraco. Às vezes desenvolve até um prazer mórbido nisso, como uma forma de chamar a atenção pra si. Estes já têm sua recompensa. O ruim é quando arrastam outros consigo; outros que não queriam estar nesta situação, mas, por compaixão, dever, necessidade ou pura falta de opção, acabam caindo também. Aí a pessoa gera karma ruim não só para ela, mas cria uma dívida kármica com os outros.

E quando um país inteiro é arrastado para o buraco? É o que chamamos karma coletivo. As necessidades de um (ou vários) se sobrepõem às demais, e num primeiro momento os outros acabam apoiando, por ignorância. As necessidades desse grupo continuam crescendo, e a sociedade faz vista-grossa, afinal estamos todos colhendo benefícios… Logo o apoio se torna incondicional, um hábito. Esse exemplo encaixa perfeitamente no que aconteceu com o nazismo, com o socialismo, mas serve pra outros grupos mais próximos de nosso dia-a-dia.

Resta o consolo de que tudo, por pior que seja, é aprendizado. Ou, como diz a música da Alanis Morissete:

Você vive, você aprende,
você ama, você aprende
Você chora, você aprende,
você perde, você aprende
Você sangra, você aprende,
você grita, você aprende

Você se aflige, você aprende,
você se sufoca, você aprende
Você ri, você aprende,
você escolhe, você aprende
Você reza, você aprende,
você pergunta, você aprende
Você vive, você aprende

Quando será que aprenderemos, como país, a dar a volta no buraco e mudar de rua sempre que necessário?

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
106 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Dr.Hoffman
Dr.Hoffman
26 maio de 2010 10:48 am

Nossa engraçado eu lendo tudo isso, percebo que só vemos o que queremos ver e como pessoas com baixa vibração nos contamina…. eu vi este post como uma coisa boa em relação ao texto do livro tibetano e nossa evolução como ser vcs não entendem que se fomos ficar acusando paises, politicos, pessoas de má indole, deixamos de discutir sobre coisas boas, coisas que poderiam estar nos agragando valor como pessoas, este é o intuito deles a gente ficar brigando por partidos por politicos por paises e esquecermos das coisas boas que existem….. não sei se foi só eu que… Read more »

Lionheart
Lionheart
27 maio de 2010 1:48 am

Pelamordedeus gente, vocês não percebem que essa polarização tacanha entre esquerda/direita é recentíssima na história humana? Nem os especialistas no assunto têm um consenso do que é o quê nessa bagunça toda. O que está em jogo, sempre esteve e sempre estará é a velha luta pelo poder, observável em qualquer cultura humana, em qualquer época. Mesmo entre os “bons selvagens” que habitavam estas terras antes do homem branco mau chegar… Ah, e esse papo todo sobre aprendizado me trouxe à memória uma frase, dita pelo personagem Lazarus Long, em algum livro do escritor Robert Heinlein (não me lembro qual):… Read more »

Coringa
Coringa
27 maio de 2010 1:56 am

Lionheart>”…vocês não percebem que essa polarização tacanha entre esquerda/direita é recentíssima na história humana? Nem os especialistas no assunto têm um consenso do que é o quê nessa bagunça toda. O que está em JOGO, sempre esteve e sempre estará é a velha luta PELO PODER, observável em qualquer cultura humana, em qualquer época”.

Bingo! 🙂

Lucas
Lucas
27 maio de 2010 1:58 am

>>>
BUDA e BUDISMO — Waldo Vieira
http://www.youtube.com/watch?v=FIlJUi_DtcU
>>>
>>>
SIDDHARTHA GAUTAMA (सिद्धार्थ)
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/siddhartha.htm

Lucas
Lucas
27 maio de 2010 2:14 am

Carta aos Espíritas – Waldo Vieira (2008)
http://www.youtube.com/watch?v=aGR_QN_tuxQ
>>>
>>>
Waldo Vieira o cara que saiu do Espiritismo… recortou um capitulo do Livro dos Espíritos (CAPÍTULO VIII
EMANCIPAÇÃO DA ALMA
) pra fazer religião elitista sem dogmas

Coringa
Coringa
27 maio de 2010 3:16 am

Excelente texto, esse indicado pelo Lucas:
🙂

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/siddhartha.htm

Lucas
Lucas
27 maio de 2010 10:10 am

o que vcs acham do que Waldo Vieira falou
sobre Buda???

o que nada sabe
o que nada sabe
27 maio de 2010 10:42 am

>>>o que vcs acham do que Waldo Vieira falou
sobre Buda???<<< Eu não conheço as obras do Waldo Vieira, mas, pelo o que ele fala no vídeo, demonstra pouco conhecimento sobre o budismo e nenhum sobre meditação, principalmente a meditação vipassana. E sobre material/espiritual: “O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.”

henrique
henrique
27 maio de 2010 10:48 am

As pessoas estao acomodadas. Estao com preguica de pensar… eu moro no rio de janeiro ha 30 anos… e nos 10 ultimos anos a decadencia e total. E so vejo a situacao piorar. Todas as pessoas de baixa renda moram favelas. E nao ha como essas pessoas comprarem uma casa num lugar digno. E ainda sofrem com a saude publica, educacao e violencia. Perdem 4 horas da vida em onibus cheios e decadentes. Alguma coisa melhorou no governo lula para eles? Ahh.. sim… eles podem ter microondas… ar condicionado, mas o interessante eh q eles nao tem como pagar luz… Read more »

Geninha
Geninha
27 maio de 2010 11:20 am

“houve até um que disse com espirito de novo rico – puxa! olha prá grécia/europa nós não estamos nesse buraco, não somos proletários como eles eheheh!”

Anônimo, o pior é que tem que rir pra não chorar. hahahaha

Clau, faz o seguinte amor dá uma pesquisada sobre quem são os novos donos das indústrias de alimentos, em especial a Mafrig que vem comprando todos os grandes frigoríficos e empresas do país as custas do BNDES.

Não tivemos desenvolvimento, nosso país não tem nem estrutura pra isso.

Abraços!

Geninha
Geninha
27 maio de 2010 11:23 am

Marfrig*.

Anderson, ainda sou mais a fabula de Buda. Ele já disse tudo. 🙂

Abraços!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 maio de 2010 11:46 am

“anônimo -maio 26 2010 9:36 pm” (arruma um nick pra tu, rapaz) Valendo 1 milhão de reais: ;¬) “Se os próprios comunas tomaram as rédeas da economia capitalista, porque a ESQUERDA haveria de querer desfavorecer o próprio sistema (capitalista) que ela “controla”??? A resposta não é tão simples como parece. Levei uns 5 anos pra “entender” essa “ESQUIZOFRENIA” da mentalidade revolucionária (E ainda os meus neurônios não assimilaram isso direito). Se quer realmente ‘entender’ essa pergunta, vai até o site do Olavo de Carvalho e se informe à respeito. Tá tudo lá redigido e gravado num acúmulo de mais de… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 9:36 pm

Anderson,

“…Até porque são os próprios comunas que tomaram as rédeas da economia capitalista ”
+
“…Forçar a definição de Capitalismo como Ideologia, sempre foi uma das táticas DA ESQUERDA pra DESFAVORECER o próprio sistema capitalista.”

Se os próprios comunas tomaram as rédeas da economia capitalista, porque a ESQUERDA haveria de querer desfavorecer o próprio sistema (capitalista) que ela “controla”???

sandra
sandra
26 maio de 2010 8:33 pm

D’us mio, que é isso? Li aí em cima que alguém está insatisfeito com o blog… simples, procura outro. Sem informação não existe a verdadeira política.
Mas entrei aqui pra dizer que essa semana, o Lázaro (Freire) leu esse poema durante nosso atendimento – e estava procurando pra relê-lo.
Obrigada!

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 11:09 am

JSS,

Estivemos no velho mundo e as coisas não são bem como os jornais daqui divulgam. A europa apenas adotou medidas para enfretar a instabilidade mundial mantendo sua economia estável. Já não podemos dizer o mesmo do Brasil que vive em eterna crise interna – já vivemos na corda bamba.

É interessante essa historinha do buraco, né?!

É mais comodo andar por outra rua, ignorando o buraco que nos faz cair.

Abraços!

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 1:40 pm

Concordo com hoffman, É preciso falar do que se pode melhorar em vez de apenas mostrar o que está mal – esse papo tem feito baixar a vibração pracaramba – como se pode observar pelos (b)Postadores – houve até um que disse com espirito de novo rico – puxa! olha prá grécia/europa nós não estamos nesse buraco, não somos proletários como eles eheheh! A crise na europa é complicada mas o sonho de um estado providência social democrata (a 3ª via!) genuino funciona muito bem na dinamarca, suécia, noruega e finlandia. Claro está que a diferença é que por lá… Read more »

Clau
Clau
26 maio de 2010 2:08 pm

Peloamor, a CHina é um dos países que mais crescem economicamente no mundo! O Brasil não investe internamente?! Biodiesel, energia, etanol, pré-sal, a agricultura familiar recebeu recursos de 16 bilhões 2010/2011, em 2002/2003 o montante foi de 4,5 bilhões. vAmos lá, já que você gosta de números (confesso que eu não), foram concedidos R$ 56,3 bilhões a produtores rurais, entre jul/09 e mar/10. Isso representa 26% a mais do que no mesmo período da safra passada. Os recursos programados para financiamento rural passaram de R$ 39,7 bilhões para R$ 107,5 bilhões entre as safras 2003/2004 e 2009/2010, enquanto seu custo… Read more »

Camilla
Camilla
26 maio de 2010 2:10 pm

Olha galera, a verdade é que não sou fã do PT e nem PSDB. Acho que na verdade o país está essa pilantragem por causa de todo mundo que não concorda mas não faz nada. a gente devia é tomar uma atitude para melhorar as coisas e nem discutir qual é o menos pior para ser votado. a resposta é não votar em ninguem, até que coloquem gente decente para dirigir o país.

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 5:17 pm

Ela deve estar se referindo ao voto nulo.

André
André
26 maio de 2010 5:28 pm

Gente, um desabafo:

está cada vez mais dificil vir aqui e ver a galera se dividindo.

Acordem! Vejam the Network.

Emmanuel Ramos de Castro
Emmanuel Ramos de Castro
26 maio de 2010 5:55 pm

Faz meses, talvez alguns poucos anos que eu não entro aqui. Hoje me lembrei e resolvi dar uma espiadela, sobretudo por saber que o titular do blog faz parte da direita raivosa e a candidata do presidente mais querido (o cara, segundo Obama), já ultrapassou o vampiro brasileiro que agora respira poeira e dá coice em jornalistas. O que pude ver aqui, foi uma compilação de palavras e imagens que desfavorecem a candidata favorita nas pesquisas. Meu filho, você está fazendo a sua parte e tem todo direito de fazê-lo, pois foi a então jovem Dilma e o valente Lula… Read more »

Maíra
Maíra
26 maio de 2010 7:25 pm

Camilla, concordo com você. Não dá para escolher o menos pior. Temos que fazer alguma coisa.

Luis Inacio Lula Rinpoche
Luis Inacio Lula Rinpoche
26 maio de 2010 7:27 pm

Marina defende liberdade de expressão em Cuba e no Irã 26 de maio de 2010 Questionada sobre como atuaria na política externa, Marina Silva afirmou que não é possível relativizar direitos humanos. Esse foi a resposta dada pela pré-candidata do PV à presidência da República em entrevista a rádio BandNews nesta quarta-feira (26). “É preciso se basear em princípios. Se a liberdade de expressão é um direito para o Brasil, deve ser também para o Irã e para Cuba. Vejo com preocupação a relativização dos direitos humanos”, completou Marina. http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4451370-EI15315,00-Marina+defende+liberdade+de+expressao+em+Cuba+e+no+Ira.html Esta é a opinião da Marina. Qual será a do… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
26 maio de 2010 8:31 pm

E o “BURACO” continua “em aberto”… Valeu pelos os coments sobre ECONOMIA. Interessante… Mas isso que o prêmio Nobel disse, ‘ANONIMO -maio 26 1:05am’: “O Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz avaliou que essa crise representou a queda do conceito do fundamentalismo do mercado livre, assim como a queda do Muro de Berlim foi o símbolo do fim do comunismo[…]” Primeiro devo dizer que a comparação é exdrúxula, não faz sentido, justamente porque NÃO são criaturas semelhantes, as causas que levaram à derrocada COMUNISTA NÃO condizem c/ o que vem ocorrendo no sistema capitalista (Até porque são os próprios comunas… Read more »

Dr.Hoffman
Dr.Hoffman
27 maio de 2010 11:53 am

Nossa só lembrando gente….

Todos queremos ficar com padores de vida europeus ou norte americanos…tudo bem justo…

Agora pensem….

Se temos um pequenos grupo de paises de 1 mundo consumindo horrores, já estamos prestes a acabar com o nosso planeta…

imagina se todos os paises tivessem o mesmo padrão de paises ricos??

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 maio de 2010 11:55 am

Geninha,

Pois é… Buda é Buda… Quem sou eu pra acrescentar algo em cima desse sábio oriental?!

Mas tenho reparado que as plantas mais “fortes” aqui do quintal, são aquelas que passam as maiores privações de clima, solo, água, cuidado… e são as mais solitárias.

Onde fica o cactus nessa fábula? ;¬)

Geninha
Geninha
27 maio de 2010 12:09 pm

O Cactus não é uma arvore frondosa. 🙂

Nossa, lembrei de “Avatar”… Fui longe! 🙂

Abraços!

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
2 junho de 2010 5:04 pm

É Acid, é isso aí…

Depois ainda tem gente que separa o real do virtual, como se escrever num BLOG fosse uma fuga das ações reais na vida.

A Busca do refino de nosso senso moral e intelectual, pode ser (sem que nos demos conta) uma tremenda benção pra outros.

“QUEM SALVA UMA VIDA, SALVA O MUNDO INTEIRO”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
2 junho de 2010 5:09 pm

PS: Reparastes na INVERSÃO que essa frase acima vem sofrendo c/ as campanhas p/ “salvar o planeta” e “mudar o mundo”?

Nêgo não consegue fazer um bem que está ao alcançe da mão, mas tá certo e entusiasmado em “fazer a diferença por um mundo melhor”.

Eu tô cheio disso.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
3 junho de 2010 2:57 pm

E vc vê como são as coisas… Essa frase citada por mim é do Judaismo! Faxinar a minha casa (reflexão) ou levar em conta o outro lado da questão (compaixão), parece mais difícil que construir uma ONG (ou abrir uma “igreja”). Tenho percebido (principalmente no meio evangélico) que a palavra “religião” tb está ganhando uma “nova roupagem” de significado, sempre negativo, diga-se (“Eu não prego religião”, “Deus não é religião”, “religião gera ódio e ignorância”… E eteceteras infinitos). Parece um paradoxo p/ as mentes ‘modernas-contemporâneas-evoluídas’, mas é perceptível que entre as diversas Religiões existe mais afinidades e semelhanças do que… Read more »

Geninha
Geninha
4 junho de 2010 12:45 pm

Essa semana ouvi uma frase e lembrei desse post:

“Em tempo de guerra qualquer buraco é trincheira”.

Abraços!

gadarf
gadarf
22 junho de 2010 9:27 pm

Acho que não apenas os brasileiros mas todo o mundo está sempre caindo e saindo de algum buraco.

Se de forma repetitiva e burra cabe a cada qual se auto avaliar.

Coringa
Coringa
24 julho de 2010 6:57 pm

Orra, mas que tanta cratera tá aparecendo por aí, não? :/

Cratera “engole” carro e semáforo nos EUA
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/cratera+engole+carro+e+semaforo+nos+eua/n1237727086299.html

Cratera que engoliu prédio na Guatemala tem 60 m de profundidade
http: //g1.globo.com/mundo/noticia/2010/06/cratera-que-engoliu-predio-na-guatemala-tem-60-m-de-profundidade.html

Cratera gigante no Canadá engole estrada e casa
http: //www.jalopnik.com.br/conteudo/cratera-gigante-no-canada-engole-estrada-e-casa

Crateras misteriosas na China
http://www.youtube.com/watch?v=-mKndbbXE4A&feature=player_embedded

o que nada sabe
o que nada sabe
19 julho de 2010 11:17 am

“As cabines de votação deviam trazer inscritas o lema que Dante encontrou nas portas do inferno: “Abandonai as esperanças, ó vós que entrais.”

“No sistema político vigente, todo voto é, por definição, nulo.”

Mcnaught
Mcnaught
18 agosto de 2010 12:28 pm

De volta a este post.

“ Como uma espécie de marinheiro no alto de um mastro de navio, escutemos o grito: – BURACO a vista.

Minha nossa… quem já acompanhou o horário politico???

A coisa ta feia… ta horrível. E olha que o Tiririca nem é o pior rs… ou é? Aff…

[]´s

Kamper
Kamper
1 junho de 2010 4:24 pm

Seu post ajudou a salvar uma vida do desespero. Não que a citação seja sua, mas a forma como foi expressada fez toda a diferença na vida de uma família de 5 pessoas. Obrigado por ajudar outras pessoas.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 maio de 2010 12:14 pm

Dr.Hoffman, Essa premissa (sofisma): “Se temos um pequenos grupo de paises de 1 mundo consumindo horrores, já estamos prestes a acabar com o nosso planeta… imagina se todos os paises tivessem o mesmo padrão de paises ricos??” É falsa. 1º Pra afirmar que o nível de consumo do 1º mundo é de proporção “HORRIPILANTE”, eu necessariamente deveria expor qual seria O CRITÉRIO DE MEDIDA desse consumo. E qual é a relação entre CONSUMO e “ACABAR C/ O PLANETA”??? Qual a prova que sustenta essa “CERTEZA”??? Só se for da minha “imaginação fértil”. ;¬) 2º Se todos os outros países (pobres)… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
27 maio de 2010 12:48 pm

Geninha,

Sobre cactus e plantas frondosas, acho que o Nando Reis (é, o músico) tem algo a dizer sobre isso.

Adoro planta. Tenho feito uns “bicos” de jardinagem por aí.

Abraços ‘clorofilados’ pra ti.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
28 maio de 2010 12:06 pm

SOBRE O “BURACO” NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: (Texto do Blog RESISTÊNCIA) PS: Peço-lhes: Não se ofendam c/ o “tom” dos primeiros § do autor. LIXO PEDAGÓGICO Faturando os tubos com o monopólio pedagógico : O Livrinho Vermelho do Camarada Freire, auto-ajuda para esquerdistas. A culpa é SEMPRE do sistema… A entrevista que a revista Veja fez com a antropóloga Eunice Durham, da qual eu reproduzo pequenos trechos abaixo, é leitura gratificante para quem já precisou assistir às aulas obrigatórias de Pedagogia que fazem parte dos cursos de licenciatura de todas as áreas do ensino superior. Eu, que já fui submetido a… Read more »

Lionheart
Lionheart
28 maio de 2010 9:09 pm

anderson silva, o Mártir McFly: O que eu quis dizer é que essa “polarização tacanha” vem desviando a atenção da humanidade (e, pior, dos grandes pensadores nos últimos 200 anos) para o grande X da questão, que é a velha luta pelo poder. Só isso. Sacou? Não consigo ver nada de contraditório em meu raciocínio. Quanto às chacinas cometidas em nome desta “bobagem” (como você disse), penso que foi apenas mais uma lamentável desculpa, entre muitas, que os homens usam para se enfrentarem e se matarem. Poderia ter sido religião, diferenças étnicas, ou qualquer outra coisa. O grande problema, no… Read more »

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
28 maio de 2010 11:03 pm

Lionheart,

A alguns anos atrás eu tb pensava assim sobre minha própria espécie. Sei que tá difícil manter a esperança em nós mesmos, mas, de qualquer forma, essa “revolta esquizóide” que muitas pessoas tem (O mundo não presta, porque o ser humano não presta… Mas eu posso mudar o mundo, salvar o planeta, porque sou legal e estou do lado do bem), posso dizer com toda a minha convicção, que não leva a lugar nenhum. Só precipita a piora das coisas em meu redor.

Abraço pra ti.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
29 maio de 2010 12:06 pm

CAVANDO UM POUCO MAIS FUNDO O “BURACO” (Assim vamos parar em Zion): Do site Mídia Sem Máscara E A LOUCURA CONTINUA CAMPEANDO… Ubiratan Iorio | 25 Maio 2010 Artigos – Cultura Ou acabamos com o relativismo moral ou ele terminará conosco, instituindo definitivamente a barbárie em suas diversas manifestações. O mundo parece ter virado de cabeça para baixo. O certo deixou de ser certo e o errado de ser errado; o que sempre foi considerado como virtude deixou de sê-lo e o que era vício já não é mais vício. Pais jogam filhas do alto de edifícios e de pontes;… Read more »

Olim
Olim
29 maio de 2010 8:19 pm

Oi, pessoal…

Acho que para o mundo do AGORA não podemos nos dar ao luxo da displicência que vem nos alicerçando cada vez mais no buraco cada vez mais profundo da negligência.
É URGENTÍSSIMO mudança em cada um de nós! E deve ser AGORA!, pois só resta de verdade ESTE momento, para mudar algo no exterior e nos conhecermos de forma Real.

silgar
silgar
30 maio de 2010 9:07 am

off topic:

2010 está passando…

http://www.youtube.com/watch?v=ZwdOQi1Zfvc

.
.
30 maio de 2010 11:27 am

“Quando será que aprenderemos, como país, a dar a volta no buraco e mudar de rua sempre que necessário?”

Não há “país”.
Há pais. Mães. Filhos. Gente. Seres humanos. Animais humanos.
Não há “país”.
Há vaidade. Que nasce do desespero abafado e artificialmente esquecido, resultado do desamparo que a sua própria condição humana: a consciência da própria finitude; a morte que chega dentro de instantes, ou daqui a cem anos.

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
30 maio de 2010 6:31 pm

“Não há “país”.
Há pais. Mães. Filhos. Gente. Seres humanos. Animais humanos.”

Gostei disso.

PAÍS, POVO…= COLETIVO ABSTRATO

“AH, A VAIDADE… DE TODOS OS PECADOS, É O QUE EU MAIS GOSTO”
(Demônhu cramunhão dus inférnio)

Dr.Hoffman
Dr.Hoffman
31 maio de 2010 9:32 am

Anderson eu disse isso, sobre o consumo, não para ninguem mais crescer e consumir …

isso sem duvidas eh direito de todos mas disse isso justamente para percebemos que antes de pensarmos em consumir o mundo que temos outras premissas….

crescer com decencia e visando sempre o impacto de nossas decisões…

nada mais…

podemos crescer de outro jeito podemos fazer diferente….

eh isso que eu estava etntando dizer =D

abraços istas pra ti tbm

=D

Geninha
Geninha
9 outubro de 2015 6:09 am

Hahaha relendo alguns comentários, não sei de onde tirava tanta baboseira. Hahahaha Já nos raros momentos… “”houve até um que disse com espirito de novo rico – puxa! olha prá grécia/europa nós não estamos nesse buraco, não somos proletários como eles eheheh!” Anônimo, o pior é que tem que rir pra não chorar. hahahaha Clau, faz o seguinte amor dá uma pesquisada sobre quem são os novos donos das indústrias de alimentos, em especial a Mafrig que vem comprando todos os grandes frigoríficos e empresas do país as custas do BNDES. Não tivemos desenvolvimento, nosso país não tem nem estrutura… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
30 junho de 2016 10:12 pm

Tire 8 dúvidas sobre os buracos negros e seu funcionamento

noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/06/30/9-curiosidades-sobre-os-buracos-negros.htm

Nana
Nana
25 maio de 2010 9:54 am

Nosso povo já se acostumou com o buraco e não tem meios nem força para sair dele! Isto, os que percebem. Os outros acham que tudo é assim mesmo, fazer o que? Como diz o poeta Zé Ramalho: ——————————- Vocês que fazem parte dessa massa, Que passa nos projetos, do futuro É duro tanto ter que caminhar E dar, muito mais do que receber E ter que demonstrar, sua coragem A margem do que possa aparecer. E ver que toda essa, engrenagem Já sente a ferrugem, de comer. Eh, ôô, vida de gado Povo marcado e, Povo feliz Eh, ôô,… Read more »

Flávio
Flávio
25 maio de 2010 11:35 am

A Europa está colhendo o resultado de um estado intervencionista, que não é auto-sustentável, e nós estamos no mesmo caminho. O Brasil pode estar um pouquinho melhor economicamente hoje, mas no futuro alguém vai pagar a conta desta gastança. A dívida pública que era de 800 bilhões em 2002, hoje é de 2 trilhões… Quem vai pagar a conta? Por isso é preciso tomar cuidado com a falsa impressão de que o país está bem hoje, sem prestar atenção nos problemas que podem aparecer lá na frente… Isso na economia, mas e o resto? Um país é somente economia? E… Read more »

THC
THC
25 maio de 2010 11:39 am

Boa paulo Cavalheiro!
Ta parecendo que o Acid vai sair da matrix e entrar em algum Ministério tucano!!!!
melhor vc mudar de assunto, sei que o blog é seu, mas vai ficar tentando defender seu lado de todo jeito e não vai conseguir…..volte no ctrlc+ctrlv que dava pra ler e não precisava te chamar na realiadade
o PT é uma quadrilha organizada, o PSDB desorganizada, mas quer agora entrar no esquema que o PT deixou pronto…..Acorda Brasil.
Vai ACID agora vc pode mudar o assunto pra copa do mundo!!!!!!!
A Folha da Matrix.

Geninha
Geninha
25 maio de 2010 1:06 pm

“A Grecia esta no buraco, a espanha esta no buraco o sistema financeiro europeu esta no buraco o sistema financeiro americano esta no buraco E NÓS ESTAMOS EM OUTRA RUA !”

hahahaha Acabei de chegar da europa, e não foi isso que notei. As notícias por lá, são bem outras.

Abraços!

Maíra
Maíra
25 maio de 2010 1:16 pm

Acid, infelizmente, acho que nunca “aprenderemos, como país, a dar a volta no buraco e mudar de rua sempre que necessário”.
Só por alguns comentaristas já dá para perceber. Eles ainda têm coragem de te criticar e pedir que “VOCE” saia da matrix. Triste esta realidade!
Acorda THC, Paulo Cavalheiro, JSS. Quem vocês pensam que enganam com estes comentários? A vocês mesmos?

Geninha
Geninha
25 maio de 2010 1:23 pm

As pessoas por aqui estão mais dispostas a defender seus pontos de vista que chegar a um senso-comum. Querem dividir. A semana passada me lembrei de uma das fábulas de Buda. Encontro a oportunidade para transcrever, ainda com o protuguês da época(1930):) As fadas prudentes e a estupidas. Quando as fadas das arvores vieram á terra, vagueram por montes e valles em busca de morada; umas eram prudentes, outras estupidas. Fugiram as primeiras das arvores isoladas e solitarias, no meio dos campos lavrados, e preferiram ir viver numa espessa selva. Mas as fadas estupidas disseram: “Porque vivemos sózinhas no bosque?… Read more »

JSS
JSS
25 maio de 2010 2:24 pm

A questão não é dinheiro que se pode acumular mas sim que estamos comendo melhor, vestindo melhor, estudando mais, mais empregos formais e etc… nem tudo esta bom, mas já esta bem melhor que antes.

Se o futuro (divida publica) sera ruim eu nao sei, sei que o presente esta melhor que passado e espero que continue assim…

codename
codename
25 maio de 2010 2:31 pm

Não acho que o Acid precise de defesa… ele é maduro o suficiente pra aceitar as criticas e/ou se ele desejar comenta-las. Criticar os criticos do Acid não me ajuda em nada.. e acho que nem ajuda o proprio Acid, só tras mais uma discussão entre egos. ——– Com relação ao dinheiro.. e ao comentario sobre a divida publica, ainda tem gente acreditando que o sistema financeiro capitalista é REAL?? qualé realmente existe gente que acha que as leis são para todos? nunca vamos pagar essa divida.. o mundo e o sistema vão mudar antes que toda a divida do… Read more »

Clau
Clau
25 maio de 2010 2:40 pm

Vejam só, é generalizado?
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,estudo-revela-suspeita-de-corrupcao-nas-obras-da-copa,556491,0.htm
Concordo com JSS, e como eu disse no post anterior, hoje está melhor do que ontem, e a questão não é cair no buraco, é andar para trás. Se a opção é Serra e Dilma, nele eu não voto, nem sob tortura. Álias, será literalmente tortura, a volta da direita fundamentalista, esse buraco sim, é mais embaixo.

AndrehTorres
AndrehTorres
25 maio de 2010 9:51 am

Creio que no mundo do “vir-a-ser” nunca teremos algo pleno… E justo.

JSS
JSS
25 maio de 2010 9:49 am

Paulo Cavalheiro concordo com vc, foi isso que eu disse logo acima !

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
28 maio de 2010 11:53 am

E Coringa,

Mais uma vez, VALEU pelos textos sobre EDUCAÇÃO postados por ti.

Pergunto se alguém aí deu tréla p/ as informações contidas nesses textos. É da maior relevância!

“UM PAÍS QUE NÃO DÁ VALOR AO CONHECIMENTO É UM PAÍS VELHO E CANSADO, QUE VIVE DE UM PRESENTE REPETITIVO E ESTÉRIL… PRESO A UM FUTURO ETEREO, QUE QUANDO CHEGA, JÁ NÃO EXISTE MAIS”

anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
28 maio de 2010 11:35 am

Sobre isso, um ‘pitaco’: “Lionheart>”…vocês não percebem que essa polarização tacanha entre esquerda/direita é recentíssima na história humana? Nem os especialistas no assunto têm um consenso do que é o quê nessa bagunça toda. O que está em JOGO, sempre esteve e sempre estará é a velha luta PELO PODER, observável em qualquer cultura humana, em qualquer época”. Bingo!” … No óbvio ululante?! ;¬) E Lionheart, Pode então me explicar como uma “polarização tacanha recentíssima” vem influenciando o processo histórico nos últimos 200 anos??? A influência dessa “bobagem” no mundo, causou (e continua causando) a morte prematura de mais de… Read more »

alkali22
alkali22
25 maio de 2010 12:59 am

Minha astróloga dizia que algumas pessoas precisam cair bem fundo no buraco, pra poder dar impulso e subir.

alkali22
alkali22
25 maio de 2010 1:00 am

Não fique tão down. Cada um tem seu tempo e às vezes precisa da eternidade…

Rafa
Rafa
25 maio de 2010 1:09 am

Isso me lembra a pergunta: “Se vc pudesse voltar à Áustria do séc.19, mataria Hitler ainda jovem?”
De que adiantaria?Andorinha sozinha não faz verão, só sujeira.A Alemanha seria a mesma.

A diferença é que caminhamos rumo a uma “democracia” mexicana, que tinha o PRI como monarquia travestida.
Penso em mim mesmo,em 2002, e me dá enjôo…

Painkiller
Painkiller
25 maio de 2010 7:46 am

quanto se esta no fundo do poço a unica direção que lhe resta e pra cima

Ninja das Caldas
Ninja das Caldas
25 maio de 2010 8:07 am

Hoje ouvi, por acaso, a musiquinha da alanis eheheh!
Já tinha ouvido muitas outras vezes mas não prestava atenção na letra

Sim! As evidências mostram que isto tudo é uma grande aprendizagem patrocinada pela “life force”. Aquela força que rema sempre sempre contra a maré… Uma optimização constante

JSS
JSS
25 maio de 2010 8:10 am

A Grecia esta no buraco, a espanha esta no buraco o sistema financeiro europeu esta no buraco o sistema financeiro americano esta no buraco E NÓS ESTAMOS EM OUTRA RUA !

Anônimo
Anônimo
25 maio de 2010 8:24 am

noutro buraco… isso sim! Um buraco na grécia é um lugar de grande altitude no Brasil – cadê os meninos de rua assainados na grécia? Quer BURACO MAIOR CARA?

Camilla
Camilla
25 maio de 2010 9:21 am

Que bom que vc postou!

Acho importante a gente ver como o habito pode cronificar uma vida toda. É bom ler isso, e aplicar na vida… acordar é sempre bom ne?!

Paulo Cavalheiro
Paulo Cavalheiro
25 maio de 2010 9:33 am

Estranho, moro na Europa a 13 anos, aqui os assuntos em voga são o declinio econômico do velho mundo e dos EUA além do crescimento da economia brasileira(considerado como investimento NO RISK)!Sempre que vou ao Brasil percebo uma grande melhora, sentida inclusive por meus parentes e amigos que moram aí. Não será uma mania brasileira achar que tudo que vem de fora é melhor? Não sou contra a crítica, mas as evidências são gritantes!! Bom, a propósito de crítica, acho que esse site está ficando politicamente tendencioso demais. Acorda Brasil!! Ou será que hora de Sair DO Matrix já que… Read more »

THC
THC
25 maio de 2010 3:09 pm

Sim Clau, mto mais embaixo!
Maíra, não quero enganar ninguém, nem tenho esse interesse.(não sou politico rs)
Sou simplesmente um leitor do Blog descontente com o rumo das postagens.
Estou percebendo que o escritor do blog ta tomando partido e querendo nos enfiar uma ladainha guela abaixo, igual faz a Folha a TV e outros meios. Ai não dá!!!Pelo menos ja que tocou no assunto, que coloque os pros e contras dos dois lados, no minimo!!!!!!!!!Eu querendo enganar alguem?!!!!!!!

Roberto
Roberto
25 maio de 2010 11:24 pm

Se o Brasil melhorou nos últimos anos foi fruto da semente plantada pelo Fernando Henrique… O Lula, q cortou o dedo p n mais trabalhar, manteve a equipe econômica, do FHC e agora diz q ele é o grande responsável pelo crescimento do Brasil… acho q ja deu p o PT, precisamos de alternancia no poder, ou será q o Brasil se tornará outra Venezuela, Cuba onde os governantes se perpetuam no poder? Aliás qm é a Dilma p governar o Brasil? O que ela tem de gabarito p tal?

REnata
REnata
25 maio de 2010 11:32 pm
anderson silva,   o  Mártir McFly
anderson silva, o Mártir McFly
25 maio de 2010 11:34 pm

Geninha, sobre as ‘fadas budistas’:

“Os homens devem estar unidos da mesma forma que as arvores das selvas”, disseram as fadas sensatas as imprudentes. “Só a arvore solitária nos campos desertos ou nos montes desolados é injuriada pela tempestade.”

Só acho que as árvores solitárias que crescem e sobrevivem ao deserto ou à neve, ou à tempestade, se tornam bem mais fortes do que a união de milhares de árvores que se alicerçaram em cima de um solo estéril e raso.

Fica a reflexão.

“O TALENTO SE APRIMORA NA SOLIDÃO; O CARÁTER, NA AGITAÇÃO DO MUNDO”
(J.W.Goetle)

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 12:05 am

Roberto, O que FHC fez foi quase destruir a infra-estrutura do país. O sujeito é perigosíssimo!! Toda esta merda econômica que está rolando no mundo, tem por SEMENTE, justamente, o tal do Neoliberalismo (projeto de grupos transnacionais) do qual ele era, e ainda é, o gerentinho local! (isto inclui a bagunça que rola na Europa, EUA e México). Por pouco, muito pouco mesmo, não caímos num buraco; e este sim seria um buraco sem saída e sem fundo. ==================================== PIB NÃO É SINÔNIMO DE QUALIDADE DE VIDA! O Brasil tem um histórico de aumento contínuo e constante do Índice de… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 1:05 am

Sobre os efeitos do Neoliberalismo, a questão é: como colocar de volta a pasta de dente que saiu do tubo. Os relatórios anuais do Banco Mundial e Unctad (organismo das Nações Unidas), já no ano 2000, demoliram os principais mitos da “onda neoliberal”. Eles mostraram, com estatísticas, os efeitos devastadores das teorias sobre as vantagens da abertura de mercado e redução do papel do Estado, deixando-se que as forças “do mercado” resolvam tudo. Tudo o que os críticos diziam ficou comprovado com números: os países ricos foram altamente beneficiados com a expansão do comércio mundial, isto é, a invasão dos… Read more »

Anônimo
Anônimo
26 maio de 2010 1:32 am

Este último comentário do Acid, aborda uma questão crucial para o desenvolvimento de qualquer país, ou seja, a EDUCAÇÃO! As consequências estão aí. A porcentagem dedicada à educação no quadro de despesas da União caiu de 2,88% em 2003 – no início do governo petista – para 2,67% em 2004 e em 2005 e para 2,44% em 2006, voltando em 2007 ao mesmo patamar que ocupava no início do governo com 2,87%. A conclusão é da publicação “Financiamento da Educação no Governo Lula”, elaborada pela Campanha Nacional pelo Direito da Educação Segundo o levantamento, o Brasil liberou anualmente entre 1999… Read more »

Coringa
Coringa
26 maio de 2010 2:20 am

Um pouco mais sobre Educação no Brasil: Recentemente temos visto, lido e discutido a respeito dos baixos índices de aprendizagem da leitura e da escrita no Brasil indicados pelo SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). Os dados de 2003 e divulgados em 2004 apontam que 55,4% dos alunos que participaram deste processo de avaliação teriam apresentado sérios problemas de leitura. Destes, 18,7% estariam em nível ‘muito crítico’ pois “não desenvolveram habilidades de leitura mínimas condizentes com quatro anos de escolarização; não foram alfabetizados adequadamente; não conseguem responder os itens da prova” . Outro dado que chama a atenção quando… Read more »

Gustavo
Gustavo
26 maio de 2010 1:36 am

Desculpa a sinceridade, mas acho que você poderia usar um pouco de Estudo e Empatia pra entender que a situação no Nazismo e no Socialismo Soviético foi totalmente diversa. Um país humilhado com a derrota da Guerra e as imposições do Tratado de Versalhes (você pode ler ele), completamente destruído, afligido por uma inflação de 2.000% ao mês…se viu em poucos anos uma potência econômica e política, graças a um economista realmente genial, e alguns líderes realmente fantásticos. Os alemãos, em geral, não sabiam dos Campos de Concentração. E mesmo não sabendo, lutaram bravamente muitas vezes contra o regime. Vide… Read more »

Flávio
Flávio
26 maio de 2010 9:13 am

Livro: Mente Cativa
Autor: Czeslaw Milosz
Editora: Novo Século

O autor Czeslaw Milosz, polonês e prêmio Nobel de literatura de 1980, na obra Mente Cativa, disseca o totalitarismo, que pretende se sobrepor à vida individual, ocupando-lhe todas as esferas. Compõe-se de uma série de ensaios nos quais Milosz analisa o que leva intelectuais a abrir mão da liberdade para se render a um regime que pensa por eles. Obra imprescindível para entender o novo país que se tornará o Brasil, a Venezuirã.

Clau
Clau
25 maio de 2010 10:12 pm

“(se bem que eu acho q já estamos dentro dele há um bom tempo, mas pode piorar).”
Tem razão, pode piorar, buhhhhh

Clau
Clau
25 maio de 2010 9:54 pm

“O que ocorre é exatamente isso, muita gente com dúvidas, sendo que houve dois governos para dissipar essas dúvidas e não aumentá-las. ” Houve dois governos completamente diferentes no projeto político. http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE64O0LU20100525 REVISTA ISTOÉ Em ritmo de crescimento Chinês – Brasil está vivendo um momento que há muito não se via. Desde a década de 70 o País não registrava um crescimento econômico como o registrado pelo Banco Central neste primeiro trimestre. De acordo com o Índice de Atividade Econômica do BC, a economia expandiu-se a uma taxa chinesa de 9,85%, quando comparada com o primeiro trimestre de 2009. Emprego,… Read more »

JSS
JSS
25 maio de 2010 4:27 pm

“Este blog serve para pensar”

Como vamos pensar olhando apenas um lado ?

Vc tem todo o direito ser partidario, mas passa ter certas caracteristicas quando se comporta assim, e uma delas é pensar de um jeito só !

É assim que quer que pensemos ???

Mostre todos os lados, os 3 candidatos!

NID
NID
25 maio de 2010 4:37 pm

ONDE ESTÀ A COMEMORAÇÂO DO DIA DA TOALHA E DO ORGULHO NERD???

billy shears
billy shears
25 maio de 2010 5:03 pm

Muito se fala sobre a enorme carga tributária que onera a população brasileira, utilizando-se como argumento a má qualidade dos serviços prestados pelo governo. No entanto, a origem do problema é que deve ser combatida, no caso a corrupção e a incompetência dos administradores dos recursos públicos. Só então, a meu ver, é que se pode ter uma discussão séria sobre o alívio na cobrança de impostos. Enquanto formos um país onde a corrupção rola solta, com a leniência de quem deveria combatê-la e o silêncio dos justos, muito dinheiro irá escorrer pelo gargalo do desperdício e, nesse sentido, diminuir… Read more »

JSS
JSS
25 maio de 2010 5:04 pm

Ué eleitor tem que ter memoria não é ???

Então lembra ai o governo do PSBD !

A me esqueci, aqui é o seu mundinho a sua matrix né ! vc faz o que quer…

Elielson
Elielson
25 maio de 2010 5:32 pm

http://www.youtube.com/watch?v=ltc5EsuyBh4 Sei lá, já que muitos estão nessa de lutar por uma coisa boa, que acredita boa, de simbolizar a crença na verdade através de um repasse de poder, de carta-cinza para as modificações elitistas/partidárias/democráticas… coisas do tipo, …lutem sem difamação, tipo, exaltem algo, esqueça o resto, a politica é ineficaz até o ponto em que a preguiça faz-se representar com o voto, a construção de ideais, se é que existe ideais fora os de sempre, se é que existe uma utopia capitalista, ou um comunismo comunista mesmo, sem deus morto e sim deus vivo através da livre iniciativa e… Read more »

Nid
Nid
25 maio de 2010 5:44 pm

FELIZ DIA DA TOALHA E DO ORGULHO NERD!!!!

AWAY!!!

billy shears
billy shears
25 maio de 2010 6:01 pm

Por falar em buraco, são cada vez maiores os buracos na floresta amazônica, provocados pelo desmatamento em larga escala. Recentemente, sobrevoei a região entre o Acre e Rondônia e é muito difícil identificar, neste trecho, uma grande extensão de floresta intocada. Conseguiram retalhar a floresta toda, através de queimadas. Ainda não se vê casas e nem cidades, mas aí cabe a pergunta: a quem pertence essas terras, outrora florestas, no meio da Amazônia?

Enquanto isso, na sala da justiça inglesa, a super-heroína Lilly Allen visita o Acre e deixa o registro:

http://www.youtube.com/watch?v=ebKcY5yjJcY

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
25 maio de 2010 6:14 pm

Vale lembrar que o partido da situação já tem plenos recursos e exposição na mídia. 8 anos no poder é muito tempo nas mãos de um partido único. Tá na hora de revezar para as mãos de outro partido para não arrepender depois da concentração de força. Num regime saudável as pessoas não deviam ficar com medo de perder as conquistas e planos do partido anterior, pois confiam na democracia. Quem votar no PT ou deixar de votar estará agindo com medo de piorar o país e o medo é um péssimo conselheiro. O que ocorre é exatamente isso, muita… Read more »

Anônimo
Anônimo
25 maio de 2010 8:38 pm

Você só pode estar possuido cara…kkkk

Tatiza
Tatiza
25 maio de 2010 8:46 pm

Bom nós já estamos no buraco desde que Cabral descobriu isso aqui…De lá pra cá tivemos até algumas coisas para nos orgulhar.É uma pena que eu não tenha vivido essas épocas de luta por algo,infelizmente faço parte da geração burra e acomodada que acha “que um dia tudo vai melhorar”pensa no futuro e ai é que tá se não pensarmos no hoje e agora não haverá futuro.(nossa como eu odeio ter 18 anos)…..

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
26 maio de 2010 9:44 am

Clau, eu ainda não vi o fim da sua postagem. Elabore ela melhor. Se a reportagem diz para tratar o geverno como sendo diferentes não podemos acreditar, porque o preenchimento de cargos estava a serviço do partido de situação nos 2 governos e a política de assistência estava nos 2 governos também. Existem muitas outras coisas em comum, principalmente porque não dá pra separar a origem dos planos. A origem sempre será a mesma e exatamente por isso ela precisa mudar. É por isso que a democracia existe, porque ela estimula a constante vigilância em cima da possibilidade de perder… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.