O PREÇO DA CARNE

Por Dagomir Marquezi, jornalista

“Se não reduzirmos o consumo de carne, teremos epidemias cada vez piores”.

Chineses costumam encarar qualquer coisa que se mova como um alimento à sua disposição. Eles consideram o animal um mecanismo, um objeto, cuja dor e sofrimento não nos dizem respeito. Ironicamente, os piores exemplos de maus tratos acontecem na mesma Ásia onde nasceu o budismo – a mais benevolente e avançada religião do mundo no trato com os animais.

Nos tristemente famosos “mercados de vida selvagem” asiáticos há de tudo. Mamíferos, répteis, insetos, batráquios, tudo vai para gaiolas apertadas e lotadas sem água nem comida. Qualquer foto desses mercados é um permanente festival de sangue, urina e fezes. Há mais do que chei­ro ruim no ar: existe medo. E-vírus de diferentes espécies novas se combinando uns com os outros.

As imagens mais chocantes registram o que esses mercados destinam aos cães. Os mesmos cães que aqui viram membros da família, ajudam cegos ou orientam equipes de salvamento. Lá, cachorros são comida. E não se deixe enganar: esses mercados chineses não existem para “matar a fome do povo”. Chineses pobres comem frango e peixe. Os cães são “iguarias” caras, assim como gatos, nescorpiões, cobras, enguias etc.

Eu tive a chance de ver fotos e vídeos desses mercados. Os cozinheiros acreditam que a adrenalina no sangue dos cães amacia a carne. Quanto mais sofrimento, mais apetitoso o prato. Em nome dessa carne macia, a palavra de ordem é torturar os cães até a morte. Eu já via foto de um pastor alemão sendo enforcado na viga de uma cozinha, sendo puxado pelos pés. Eu já testemunhei um vira-latas com as patas dianteiras amarradas para trás do corpo e desisti de imaginar o tamanho de sua dor. Assisti ao vídeo de um cão magrinho que foi mergulhado em água fervendo, retirado, teve sua pele inteirinha arrancada e ainda olhava a câmera, tremendo junto à panela onde foi cozido em vida.

A pergunta básica é: nós, humanos, temos direito a isso? Quem nos deu esse direito? Temos o direito de jogar uma lagosta viva na água fervente? Temos o direito de comer um peixe fatiado ainda vivo no seu prato num restaurante japonês? Temos o direito de prender bezerros em lugares escuros, imobilizados por toda sua curta vida, por um vitelo? Nosso paladar é tão importante assim na ordem das coisas? Um sabor diferente em nossas bocas justifica tudo?

A questão ultrapassa a esfera da ética e da civilidade. A Sars nasce no chão imundo dos mercados chineses. A doença da vaca louca – permanente ameaça na nossa pátria do churrasco – surgiu quando obrigamos o gado a se canibalizar. O terrível ebola se espalha com cada homem africano que devora nossos primos biológicos, gorilas e chimpanzés. Vírus mutantes saltam do sangue de aves para o dos homens sem defesas naturais. Segundo a revista inglesa The Economist, nada menos que 60% das doenças humanas surgidas nos últimos 20 anos têm origem em outras espécies animais. Tony McMichael, pesquisador da Universidade Nacional de Austrália, é bastante claro: “Vivemos num mundo de micróbios. Precisamos ser um pouco mais espertos no jeito como manejamos o mundo ao nosso redor.”

Mercados chineses e churrascos africanos parecem fenômenos distantes. Mas o brasileiro continua dependendo demais de alimentação animal. Temos uma churrascaria por quarteirão, e numa cidade de 12 milhões de habitantes, como São Paulo, contam-se nos dedos os restaurantes vegetarianos. E ainda temos um lobby querendo ampliar a oferta de animais nas geladeiras: avestruzes, capivaras, jacarés, tudo criado em cativeiro com carimbo do Ibama. A cada nova espécie consumida pelo homem, mais uma mistura de vírus – algumas combinações inofensivas, outras não.

Para tentar controlar essas doenças, cometemos mais brutalidade: enterramos milhões de aves vivas, afogamos gatos selvagens em piscinas de desinfetante. Provocamos o desastre e massacramos as vítimas. Temos um caminho inteligente: racionalizar, humanizar e diminuir cada vez mais o consumo de animais. Ou podemos continuar o banho de sangue. Aí, todos nós pagaremos opreço.

Quando uma borboleta bate as asas na Europa, pode iniciar um furacão no oceano Pacífico. A Sars começou em mercados chineses e chegou ao Canadá. A gripe aviária já se espalhou por diversos países asiáticos e ameaçam lugares distantes como o Paquistão e a Itália. Num mundo de vôos diretos, os gritos desesperados de um cachorro chinês podem chegar um dia ao Brasil por meio de alguma nova e tenebrosa sigla.

Fonte: Revista Superinteressante – março de 2004

5 2 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
x-builder
x-builder
24 janeiro de 2005 1:06 pm

Já li este livro, muito bom. 😀

Radical Chic
Radical Chic
24 janeiro de 2005 11:28 am

Li essa no Orkut e achei muito interessante: UMBANDA- Como tudo começou? Como toda religião, foi previamente estabelecida no plano espiritual para ser implantada na Terra entre os homens, unindo um pouco de cada uma já existente. Devendo levar aos homens o conhecimento, amor, caridade, e servindo-se de instrumento de coibição restringindo a violência, ampliando desta feita a fé e proporcionando uma evolução mais rápida no plano da espiritualidade. Tornando o homem à sua origem e religando-o à sua ancestralidade, voltando-o para os altos e para os caminhos divinos através de sua doutrina e dogma religioso. Etimologicamente podemos afirmar que… Read more »

Humana Ressonante Amarela
Humana Ressonante Amarela
23 janeiro de 2005 7:40 pm

Acho q o problema está na forma de se enxergar as coisas(ñ quero julgar ning, ta)…pq tanto os animais(seres humanos tb) quanto os vegetais são seres vivos ñ são? Pensando um pouquinho se quer na realidade em q vivemos, a única conclusão que se chega é q o mundo tá de cabeça para baixo…os homens matam membros de sua própria espécie(as vezes com tortura tb), entao nada mais “natural” que matem de outras espécies que aparentemente parecem ser inferiores como os animais e principalmente as plantas..pq elas não se locomovem e por isso parecem ser mais inferiores, mas isso não… Read more »

x-builder
x-builder
23 janeiro de 2005 12:15 am

Complementando o raciocínio, já tive a oportunidade de ler, a título de conhecimento, um livro chamado Guardião das Sete Encruzilhadas de Rubens Saraceni psicografado por um “Preto Velho” que no momento nao lembro o nome. Venho falar deste livro porque mostra um outro lado da moeda em relação a estes espíritos que se utilizam deste fluido vital. O Livro conta a história de um espírito milenar que cresceu no ódio e tornou-se muito forte no mundo das trevas. Em um determinado momento de sua caminhada ele recebeu um auxilio da espiritualidade de luz frente ao sofrimento intenso que ele passava,… Read more »

x-builder
x-builder
22 janeiro de 2005 11:29 pm

Não entendi a colocação da “Umbanda mais séria”, pq pelo menos que eu saiba (salvo se eu estiver enganado) a Umbanda e o Candomblé tem raízes milenares vindas da África, introduzidas pelos escravos no Brasil, e sempre utilizou-se de carne como oferenda. São religiões antiquíssimas que ainda trazem arraigadas esta visão de sacríficio aos deuses. Eu ja tinha lido este texto que vc falou sobre o fluido vital. Inclusive existem muitas pessoas que barganham com espíritos desta estirpe sob condições diversas afim de conseguirem os pedidos mas egoísticos que se possa imaginar.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
22 janeiro de 2005 8:03 pm

Na umbanda mais “séria” não é preciso sacrificio de animais de forma alguma. E quem precisa disso não são espíritos evoluidíssimos. Já expliquei em algum lugar desse blog o porquê dos espíritos mais grosseiros precisarem do sangue (fluido vital)

x-builder
x-builder
22 janeiro de 2005 6:54 pm

E quanto as religiões que pregam oferenda proveniente de sacrificios de animais como a umbanda por exemplo? Uma , de varias, que nunca entendi na umbanda é como espiritos evoluidissimos (os orixas) precisam tanto destas oferendas para que seus filhos sejam protegidos

Mi.
Mi.
22 janeiro de 2005 12:39 am

Entendi perfeitamente o seu post, Acid! Eu como carne e nunca condenei quem come. Qdo me perguntam se tenho medo da morte eu digo que nao, que o problema é COMO se morre. Creio que ninguem goste de sentir dor ou qq outro tipo de sofrimento, concorda? Foi o que eu quis dizer: analisando friamente, matar algum se vivo para se alimentar já nao é tão legal assim… imagine torturar o animal por um motívo fútil como esse: para amaciar a carne… Ademais, analisando mais friamente ainda, (salvo engano) no livro do Yogananda (autobiografia), ele menciona um aparelho que mede… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
21 janeiro de 2005 3:16 pm

Mi, a idéia do post não foi condenar ninguém: nem carnívoros, nem chineses. Se em nosso estágio de compreensão achamos essas práticas chinesas horríveis, mas um espírito, digamos, de outro planeta que nunca teve o hábito de comer carne vai reagir da mesma forma ao ver um brasileiro comendo hamburguer ou um bife. Com a diferença de que o esse espírito sublimado não vai sair nos criticando por causa disso, ou generalizando, dizendo que todos os seres humanos são uns bárbaros… nenhuma raça é melhor ou pior, estamos todos no mesmo barco, e precisamos sim de conscientização global, de respeitar… Read more »

Mi.
Mi.
21 janeiro de 2005 1:45 pm

Venho ler os posts todos os dias, qdo possível. Nao comento muito pq aprendo mais doque tenho para passar, mas esse post me fez mal… desde o dia em que o li, nao me sai da cabeça o sofrimento do cachorro escaldado! Sou extremamente sensível para essas coisas. Meu pai ficou indignado outro dia com uma reportagem na tv onde eles mostravam que lá eles fritam o peixe vivo e o coitado ainda chega pulando no prato e o povo achando lindo!!! Vi na reportagem tb que fazem isso para nao se desperdiçar a energia vital do “alimento”. Tem outra… Read more »

Piper
Piper
21 janeiro de 2005 9:00 am

Radical Chic Se gosto da historinha do OVO né? 🙂 Mais fala a verdade tem certas coisas que não da pra entende, esse assunto como sempre de come carne ou não é muito polemico, há muitas opinião diverças eu tbm encerro minha participação por aqui. A respeito de sermos racionais creio que sim, por que se fossemos inrracionais o mundo estária bem melhor vc não concorda, depois que o homem passo a pensa com mais clareza o mundo começo entra em decadência. Até então quando o homem era um simples macaco as coisas no planeta viviam em plena harmonia,mais talvez… Read more »

Sacerdote_de_Avalon
Sacerdote_de_Avalon
21 janeiro de 2005 2:44 am

Pessoal, As coisas não deveriam ser dessa maneira, creio que o deveria estar em debate seria sobre a crueldade em larga/pequena escala para com os animais…A maneira que muitos tratam os coitados, essas “fazendas monetárias” que visam apenas o lucro!!! Agora o fato de ser carnívoro não tem nada haver com isso, vc que come carne não precisa sentir culpado por gostar de carnes e é evidente que NÃO estão conpactuando com essas atrocidades. Eu e demais vegetarianos tb não precisamos nos sentir culpados por comer um vegetal… Não existe melhor nem pior…Certas escolhas melhoram a saúde evidentemente e cada… Read more »

Noma
Noma
21 janeiro de 2005 1:38 am

“Eu acho que quem come carne está sendo EGOÍSTA! Pensa que é mais importante que os animais! Pessoal! Não é pq dominamos o planeta que temos o DIREITO de matar todos os outros seres a nosso bel-prazer! Queria ver se os elefantes começassem a matar os humanos, se não ficaríamos indignados! E parar de comer carne é coisa fácil! É questão de vontade, e dá pra sobreviver sem ela! É hora de pensar nos outros e não só no próprio umbigo! hunf! ” Poxa Dan, que comentário infeliz! Bem, acho que não é pq como carne, sou egoísta, ou todas… Read more »

Keka Trindade
Keka Trindade
21 janeiro de 2005 1:10 am

Admito. Sou um animal atrasado, egoísta, cruel, sem dó nem piedade. MEA CULPA, MEA GRANDE CULPA . Contudo, não é pq como carne que sou a favor da matança indiscriminada de animais, que gosto de ver um cachorro se estribuchando de dor ao ser pelado vivo em um caldeirão, ou que sou conivente com tudo isso. Desculpem-me, mas vcs vegetarianos estão sendo IGNORANTES E PRECONCEITUOSOS com aqueles que comem carne. Eu como carne sim, não todos os dias, mas busco evoluir minha mente tomando atitudes no meu dia-a-dia para que eu possa ser uma pessoa um pouquinho melhor. É uma… Read more »

lucio tavares
lucio tavares
20 janeiro de 2005 5:22 pm

HAHA HAHAHAHA QUE IGNORANCIA carniceiro ?? ei felipe , meu sono é perfeito , minha saude é titanica , nao tenho tendencia de engordar , raramente tenho dores triviais , como por exemplo dor de cabeça e etc …. como carne todos os dias , isso nao me faz mal algum … deixa de ser fanatico e ignorante , como ja foi dito eu sou a favor da matança subsistente , aquela que nos serve a mesa , e apenas isso … sou contra a caça , e alimentaçao de animais selvagens … é natural se alimentar (subsistencia ) de… Read more »

x-builder
x-builder
25 janeiro de 2005 8:38 am

Mas que picanha é bom, isto é !!!!

😆

Jorge Ribeiro da Cunha
Jorge Ribeiro da Cunha
24 janeiro de 2005 5:49 pm

…matança de animais para preservação da espécie humana, grande tolice, grande hipocrisia para justificarmos nossa própria involução! Aos chineses e asiáticos que se alimentam de tudo que se locomove, e sem o mínimo de misericórdia, Deus tenha piedade de suas pobres almas! E pobres almas, são todas aquelas que compactuam com esta barbárie. Entretanto tudo deve-se á uma gradual elevação espiritual, certamente que o Criador na sua infinita onisciência colocou-nos o reino vegetal para suprir toda nossa necessidade de alimentação, entretanto com a influência de seres malévolos e luciféricos…instigou a humanidade a consumir todo tipo de carne animal, inclusive aquelas… Read more »

GAL
GAL
25 janeiro de 2005 7:37 pm

SE NÃO HOUVER ESCRÚPULO, ENTÃO SE ASSUSTEM,PORQUE:

O Perigo é REAL!!!!!!!!!!!

Anônimo
Anônimo
20 dezembro de 2009 3:30 pm

Estudo prova que três milhos da Monsanto são prejudiciais à saúde Um estudo publicado na revista International Journal of Biological Sciences (http://www.biolsci.org/) demonstra que três milhos geneticamente modificados da empresa Monsanto são tóxicos e prejudiciais à saúde, anunciou em 11 de dezembro o Comitê de Pesquisa e Informação Independente sobre a Engenharia Genética (Criigen, com sede em Caen, na França), que participou do estudo. (…) “Provamos pela primeira vez ao mundo que estes OGMs (organismos geneticamente modificados) não são saudáveis, nem suficientemente corretos para serem comercializados. (…) Os três OGMs causam problemas nos rins e no fígado, que são os… Read more »

Fy
Fy
12 dezembro de 2008 6:11 pm

Marie-Monique Robin Este blog, indicado pelo comentarista é mto bom e esta jornalista é mto corajosa. Esta matéria do Le Monde tb é excelente: http://www.lemonde.fr/planete/article/2008/12/11/au-mexique-le-berceau-du-mais-contamine-par-des-ogm_1129750_3244.html Os cientistas mais engajados nesta denuncia através da qual o documentário foi realizado, representavam: ACADÊMIA NACIONAL de CIÊNCIAS dos ESTADOS UNIDOS INSTITUTO DE ECOLOGIA DA UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO UNIVERSIDADE DE BEKERLEY na CALIFÓRNIA [verifica-se no próprio livro] Muito interessante e ilustrativo é o outro documentário da Marie, tb famoso, q denuncia governos q não respeitam saúde e vida humana de outras formas: Marie-Monique Robin é uma famosa jornalista independente, que, em 2004, gravou… Read more »

Fausto
Fausto
12 dezembro de 2008 3:12 pm

E tem gente que ainda defende estas multi-nacionais e oligopólios e acha errado quando os governos que se importam com a saúde do povo e economia local, os combatem. Vai entender.

Anônimo
Anônimo
12 dezembro de 2008 1:38 pm

Livro revela o lado obscuro da Monsanto http://transgenicosnao.blogspot.com/2008/04/livro-revela-o-lado-obscuro-da-monsanto.html O documentário bombástico da escritora Marie-Monique Rodin, “O Mundo Segundo Monsanto” foi ao ar a primeira vez no dia 11 de março, na França, onde já vendeu 100 mil exemplares. No Brasil, o livro foi lançado na última segunda-feira, em São Paulo, pela Radical Livros (R$ 54,00). Ele mosta como a Monsanto se envolveu no Projeto Manhatan, que deu origem à bomba atômica. Fala da participação da Monsanto na Guerra do Vietnã com seu agente laranja. Mostra a relação dos transgênicos da Monsanto e o suicídio de milhares de agricultores indianos. Conta… Read more »

Coringa
Coringa
16 maio de 2008 9:33 pm

Um estudo divulgado pelo WWF (Fundo Mundial para Natureza) e a Sociedade de Zoologia de Londres mostraram que o número de espécies terrestres, marinhas e de água doce registrou uma queda total de 27% entre 1970 e 2005.

Enquanto a biodiversidade continua em queda, um relatório do WWF elaborado em 2006 concluiu que atualmente a humanidade está consumindo cerca de 25% mais recursos naturais do que o planeta consegue repor.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/05/080516_biodiversidadeindicefn.shtml

Por essas e por outras que a Noruega e ONU construíram o ‘cofre do fim do mundo’
http://www.bbc.co.uk/portuguese/avconsole/bb_wm_fs.shtml?redirect=fs.shtml&lang=pt-br&nbram=1&nbwm=1&bbwm=1&bbram=1&ws_pathtostory=http://www.bbc.co.uk/portuguese/news/avfile/2008/02/&bbcws=1&ws_storyid=080226_cofresementes_console

Luiza
Luiza
26 junho de 2005 3:55 pm

Ola! Tem muitos animais sendo abandonados nas ruas e pegos por carrocinha, morrendo por maltratos e por pesquisas em laboratorios. Faça a diferença nos ajude na nossa campanha contra os malratos aos animais. Entre no blog: http://www.ecologia_blog.zip.net, deixe um comentario e participe da campanha colando o selo do anuncio em seu blog. Desde já agradecemos pela colaboraçao!!

Nailbomb Vertov Rox Gorki
Nailbomb Vertov Rox Gorki
27 abril de 2005 10:15 am
Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 abril de 2005 6:51 pm

Só pra levar a discussão a um nível ainda mais elevado: é comprovado que os vegetais e plantas sentem as agressões a que são submetidos. Já nos anos 70 se colocava eletrodos nas plantas e elas não só reconheciam como temiam a simples presença de alguém que as maltratasse como se perturbavam com a morte de outros animais por perto.

Rodrigo Cedric
Rodrigo Cedric
19 abril de 2005 5:49 pm

Sou Rodrigo Cedric K. Caldas De Blumenau Santa Catarina tenho 17 anos, sou Vegan em defesa dos animais e Ateu em defesa da inteligência humana. msn: gunnercedric@hotmail.com Vou falando um pouco sobre cada comentário que li acima: Existe Diferença de animais e vegetais, animais sentem dor, tem sentimentos são como nós a única diferença é que temos um polegar e uma massa cefálica maior (que para muitos não serve para nada como no caso do nosso amigo que comentou acima X-builder). Já vegetais não tem sistema nervoso, não sentem dor ou se quer tem sentimentos, então eu vejo muita diferença… Read more »

DIEGO
DIEGO
11 março de 2005 5:50 pm

O Mundo está a beira de um colapso em razão de tanta ciência, que aos poucos foi devorando grande parte da crença “NO CRIADOR” e nas lições deixadas por “SEU FILHO MAIS ELEVADO”, a grande difusão de sexo irresponsável, constantes conflitos de poder entre países, ganância dos homens no poder, falta de doutrina religiosa, consumo incessante dos recursos naturais, pesquisas científicas desefreadas, (anos atrás a França realizou diversas explosões nucleares no oceano, talvez isso tenha contribuido com o Tsunami na Ásia, “o homem está acabando com o planeta e só o homem poderá salvá-lo” nada mais natural que a humanidade… Read more »

x-builder
x-builder
2 março de 2005 1:16 pm

O problema é que a verdade não esta na bíblia. Para os cristãos , talvez, possa até ser a carne que se deve comer. Mas e para os budistas, mulcumanos, umbandistas e ateus????

Joel Cipriano
Joel Cipriano
26 fevereiro de 2005 2:09 am

Pra quem não sabe, no livro de Levítivo, Deus nos dá uma relação bem clara de que tipo de carne e saudável comer.

LEVÍTICO, capítulo 11

maria beatriz lopes camargo
maria beatriz lopes camargo
2 fevereiro de 2005 7:01 pm

Concordo com todos argumentos do artigo,adoro animais, mais também adoro um bife acebolado me acha ainda muito primitiva quando vou ao açougue vejo aqueles pedaços pendurados de carne como esquartejamento e cheiro é horrível ,mais não deixou de comer o meu bifinho, é uma tristeza reflito muito sobre isso e sei que preciso mudar minha alimentação

Yuri Mick
Yuri Mick
28 janeiro de 2005 11:41 pm

Sinceramente,acho que não é só com os animais que a maioria dos orientais é assim,contudo consigo até aceitar isso quando penso nos ocidentais…

Felipe
Felipe
20 janeiro de 2005 3:21 pm

É isso aí. Comer carne é uma atitude atrasada. E muito me espanta quem visita este site, em busca de esclarecimento, ainda comer carne. Pra mim isso é demagogia, sem mais nem menos. Não existe argumentação que me prove o contrário. Aliás os carnívoros nem podem ser chamados de tal, pois não abatem o animal nem consomem a carne e o sangue ainda quentes. O ser humano está mais para CARNICEIRO, pois espera alguém matar, congela, aplica um salitre pra não decompor, e consome. É a atitude típica de um urubu, ou uma hiena. Se vc quer ser uma pessoa… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
20 janeiro de 2005 9:12 am

Não por aí não Piper…rs Nem todo ovo está galado. Galinha bota ovo sempre, independente de ter cruzado com o galo…

Agora, a discussão acabou descambando para o comer ou não comer carne…. Ninguém aqui está pregando o vegetarianismo, mas sim o respeito pelos animais, que também sentem dor… e que não precisam ser torturados para que tenhamos uma carne mais macia na mesa.

Quem come carne não vai queimar no mármore do inferno por isso! Mas acredito que quem judia dos animais, está contraindo um karma e tanto…

Será mesmo que somos animais tão “racionais” assim?

Lua Nua
Lua Nua
19 janeiro de 2005 12:09 am

Li seu texto anterior tb, Acid, e engraçado é que eu escrevi algo sobre isso no Lua Nua chamado UMA REDE DE AMOR, onde falo que a net tem seu lado ruim, mas o lado bom é esse que usamos para nos informarmos sobre a espiritualidade. E no fim do texto cito você fazendo parte da minha família espiritual. Sobre vegetarianismo, meu filho é adepto há quase 2 anos e isso fez com que a família reduzisse muito o consumo de carne. Hoje conversando com o marido (que é médico) e a filha estamos pensando seriamente em aderir. Uma boa… Read more »

DaN
DaN
18 janeiro de 2005 11:16 pm

Eu acho que quem come carne está sendo EGOÍSTA! Pensa que é mais importante que os animais! Pessoal! Não é pq dominamos o planeta que temos o DIREITO de matar todos os outros seres a nosso bel-prazer! Queria ver se os elefantes começassem a matar os humanos, se não ficaríamos indignados! E parar de comer carne é coisa fácil! É questão de vontade, e dá pra sobreviver sem ela! É hora de pensar nos outros e não só no próprio umbigo! hunf! 😕

Marcela Tizo
Marcela Tizo
18 janeiro de 2005 9:54 pm

Sou vegetariana há 6 anos,mas desde criança já não comia carne de porco. Acho um absurdo o homem se sentir no direito de causar sofrimento a outros seres em prol de seu paladar. O pior é que não é só isso…tem a questão da vaidade também. Saiu uma vez na Veja, que na China eles deixam ursos super raros confinados numa gaiolinha que não cabe nem um filhote deles, com um caninho ligado direto no pâncreas que extrai devagar e dolorosamente o líquido proveniente dos mesmos. Dizem que o choro de dor deles é de dar dó. E tudo isso… Read more »

Rafael
Rafael
18 janeiro de 2005 8:40 pm

Fiquei muito triste com o que dizia dos cachorros na China. E não é só com eles… bois, vacas, etc, etc sofrem nos frigorificos por toda a parte. Já vi videos horriveis. Gostei do que comentaram sobre nós sermos vegetarianos! Tenho um amigo da mesma idade que eu.. 17 anos.. desde muito criança ele é vegetariano, tem nojo de carne. E não que alguem tenha feito a cabeça dele, a familia inteira come carne. Ele tem 1.92 e está com um peso ideal. Essas coisas de proteinas que a carne oferece, pode muito bem ser trocada pelas que estão nos… Read more »

Bruno
Bruno
18 janeiro de 2005 8:30 pm

Se for para saciar a fome não vejo mal algum em se matar outro ser.
Havendo respeito com a vida que foi perdida para nos saciar sempre.
Só o fato de você andar ou respirar você já está matando inúmeros seres vivos…
Está é a lei da Terra fazer o que.
Agora maltratar os bixinhos por prazer é outra história…

Arthur
Arthur
18 janeiro de 2005 6:41 pm

Basta compararmos nosso organismo com o dos animais carnivoros e logo concluiremos que não fomos feito para consumir animais mortos, herbívoros transpiram pela pele os carnívoros pela língua, carnívoros possuem intestino curto para não assimilaram as toxinas e os herbívoros possuem o intestino bem longo… há mais uma série de comparações que podemos fazer e concluir que o ser humano é vegetariano. Quanto a soja nem é nescessário comê-la esse negócio de fonte de proteínas é puro mito, sou vegetariano há 8 anos não gosto de soja e nunca fiquei carente de nenhuma substância, nosso corpo consegue os aminoácidos essencias… Read more »

Kendy
Kendy
18 janeiro de 2005 6:13 pm

x-builder, existem muitas pessoas que sempre foram vegetarianas e nao sentem falta da proteina da carne (fala-se muito da proteina da carne vermelha, em especifico, um mito que já foi desbancado).
Eu tenho um exemplo bem proximo: a namorada do meu irmao, que é vegetariana desde que nasceu e vive muito saudavelmente.

Radical Chic
Radical Chic
18 janeiro de 2005 5:17 pm

Achei a reportagem sobre o comércio macabro:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u80148.shtml

Radical Chic
Radical Chic
18 janeiro de 2005 5:16 pm

Eu nunca esqueço que qdo éramos crianças, eu e minha irmã acabamos com o apetite da família ao começarmos a chorar pelo porquinho que estava na mesa…. e do drama que eu fiz a primeira vez que vi minha avó cozinhando siri, jogando-os vivos na água fervente… Pra mim não dá… eu passei anos fazendo de conta que não sabia de onde vinha a carne (como se ela nascesse na bandejinha do supermercado), pq eu adorava seu sabor. Não sei o que aconteceu comigo, mas depois da iniciação do Reiki, passo muito mal cada vez que como carne. Estou substituindo… Read more »

Júlio César
Júlio César
18 janeiro de 2005 4:52 pm

Em relação o comentário de x-builder, gostaria de comentar que os seres humanos não são carnívoros. Pois é! Quem quiser pode pesquisar à vontade; constatarão que os seres humanos podem viver muito bem sem o consumo de carne. Sem contar que nossa fisiologia não foi “projetada” para metabolizar a carne. Tanto isso é verdade que uma pessoa que fica muito tempo sem comer carne, se por ventura voltar a consumi-la sente-se tão mal que pode até ficar de cama!!! E as proteínas que tanto precisamos? Bom existem outras fontes na natureza (afinal os herbívoros também precisam de proteína, não é… Read more »

Anônimo
Anônimo
18 janeiro de 2005 4:22 pm

desculpe ai o erro de concordância nominal, aki o texto corrigido: Achei válido algumas partes deste texto, como o relato dos cachorros sofrendo “só para amaciar a carne”. Mas em compensação, não vejo nada de errado em ter uma churrascaria a cada esquina no Brasil como esta no texto. O ser humano, como a maioria dos mamíferos É carnívoro, portanto acho errado negarmos nossa natureza de carnívoros.(Afinal de contas precisamos de proteína). O que acho errado é o homem cometer abusos contra o ecossistema do mundo por ganância, onde o valor do dinheiro para muitos é maior do que o… Read more »

x-builder
x-builder
18 janeiro de 2005 4:17 pm

Achei válido algumas partes deste texto, como o relato dos cachorros sofrendo “só para amaciar a carne”. Mas em compensação, não vejo nada de errado em ter uma churrascaria a cada esquina no Brasil como esta no texto. O ser humano, como a maioria dos mamíferos são carnívoros, portanto acho errado negarmos nossa natureza de carnívoros. O que acho errado é o homem cometer abusos contra o ecossistema do mundo por ganância. onde o valor do dinheiro para muitos é maior do que o equilíbrio ecologico do planeta. É muito complicado pedir para reduzir o consumo de animais no planeta… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
19 janeiro de 2005 2:38 pm

Hehehehe…. Só vc mesmo Acid! Mas tem muita gente que não come carne vermelha, só peixes e frutos do mar, pq diz que esses animais estão em um nível evolutivo mais atrasado que os mamíferos… e que por isso não faz mal. Segundo eles, os mamíferos teriam uma energia mais parecida com a nossa e ao ingerirmos, estaríamos atraindo toda aquela energia ruim (devido ao sofrimento do abate) para nós. Bom, pra mim essa “teoria” faz muito sentido, mais do que discutir se nosso organismo foi feito para digerir carne ou não… Pq sabemos que o organismo se adapta segundo… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
19 janeiro de 2005 2:30 pm

Só pra perturbar um pouco mais (estou adorando. Quando temos dois lados antagônicos, e os dois lados se respeitam, o que surge do debate é discernimento, luz!) tem na bíblia que quando Jesus ressuscitou, ele apareceu aos apóstolos, que ficaram obviamente incrédulos. “Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhe… Read more »

x-builder
x-builder
19 janeiro de 2005 2:21 pm

Julio,Aqueles surfistas que tem pernas mutiladas (as vezes as duas) em Recife por ataques de tubarão seria uma mera hemorragia?

Quanto ao fato de sermos carnívoros, nossa colega ja nos esclareceu, o ser humano é onivoro,ou seja pode comer tanto carne como vegetais.

Ghito Cervino
Ghito Cervino
19 janeiro de 2005 2:48 am

Olá Acid! Sempre entro por aqui pra ler seus textos. Já havia lido esse uma vez e ele me inspirou a escrever esse outro: É incrível a capacidade humana de manipular irresponsavelmente a natureza. Para satisfazer suas levianas necessidades estéticas e degustativas é capaz de realizar os mais cruéis e insensíveis atos contra outras espécies, vistas como meras presas para servir ao homem, esse ser dotado de consciência mas que ainda mantém hábitos e comportamentos que remetem aos seus ancestrais da caverna, ao seu aspecto mais primitivo em alguns casos. Será tão necessário assim ter que usar casacos de pele… Read more »

Anônimo
Anônimo
19 janeiro de 2005 8:42 am

Continuo achando que com boa tecnologia não haverá desequilibrio

Piper
Piper
20 janeiro de 2005 8:08 am

Julio Cesar Não tem como comparar nossos caninos com os dos animais carnívoros pelo simples fato que eles são bem mais deselvonvidos para poder matar e não apenas mastigar. Já nois seres humanos não precisamos disso não concorda? A natureza é sabia ela se encarrega de dar aquilo que cada ser precisa para sobreviver. Uma coisa é certa, todos aqui concordam independente de comer carne ou não é no sentido que os maltratos aos animais não deveriam existi. O ser humano é inracional quando mata apenas por matar, por prazer e não por alimento. Uma coisa que me chamo atenção… Read more »

Sacerdote_de_Avalon
Sacerdote_de_Avalon
20 janeiro de 2005 1:38 am

Olá pessoal!!! Acompanho os artigos já há algum tempo e estão sendo de grande valia assim como alguns comentários…Bom, vai fazer um ano no mês de março que não como carne, passei então a ser vegetariano. Não tive problemas de saúde por esta escolha, muito pelo contrário…Faço musculação normalmente, minha saúde nunca decaiu e não concordo com opiniões citadas em alguns comentários onde é dito que somos franzinos,doentes e tals. Existe muito preconceito, falta de informação que gera intolerância, ou seja, tudo que é diferente do padrão social(belo padrão imposto e aceito pela grande massa populacional). Não somos superiores coisa… Read more »

x-builder
x-builder
20 janeiro de 2005 1:31 am

acho que esta discussão ja se exauriu para mim. De qq forma quero agradecer a todos pelo bom discurso. Apesar de ser um assunto mto polemico, as idéias elaboradas foram discutidas de forma bastante respeitosa e democratica.

Abraço a todos.

Luis Henrique
Luis Henrique
20 janeiro de 2005 12:52 am

Eu ainda como carne de vez em quando,, mesmo porque sendo eu mesmo meu cozinheiro, prefiro coisas mais rápidas, leves e sem muita sujeira pra preparar. Sinceramente: NÃO SINTO FALTA NENHUMA!!! Quando ao fato dos orientais serem tão cruéis com os animais, fiquei sabendo, através de um amigo do Kennel Clube, que uma criadora de cães do Pará, há alguns anos, tinha uma ninhada de chow-chow, aquele cachorrinho chinês. Pois bem, um belo dia, alguém apareceu por lá e ofereceu uma grana violenta para comprar a ninhada toda. Pouco tempo antes de entregar os filhotinhos para o comprador, a criadora… Read more »

luiz
luiz
19 janeiro de 2005 10:07 pm

eu posso ter me expressado mal , mas pessoal , eu tbm sinto muito pelos animais , amo-os de verdade , acho fascinante toda sorte de bichos que habitam a terra . contudo , me parece que ja foi dito que o ser humano prevalesce sobre todas as coisas sobre a terra , pois é por exclusividade e merecimento que somos (pensantes ) .. somos o semeadores e colhedores de nossas proprias atitudes sejam malignas ou benignas . Foi nos cedida a terra para que comandassemos a natureza , esta sendo assim respondendendo segundo o nosso proprio impeto , somos… Read more »

o bom senso luiz
o bom senso luiz
19 janeiro de 2005 9:31 pm

nao consegui ver nenhuma logica nesse post do amigo acid , e muito menos nos comentarios . nao ha qualidade nenhuma em ser vegetariano e nao ha mal nenhum em comer carne bovina . nao tem nada a ver com evoluçao espiritual , é uma questao de logica …. eu condeno a caça (esporte impio ) pois é diversao a custa de sofrimento . eu condeno a morte de animais selvagens como cobra , lagarto , macaco , inclusive a propria biblia adverte sobre o comestivel e o nao comestivel em determinada parte … desculpem minha opiniao , nao existe… Read more »

Ana
Ana
19 janeiro de 2005 5:34 pm

Moro no Rio Grande do Sul, onde a comida típica é o churrasco. Não como carne há mais de três anos, mesmo enfrentando o preconceito, da minha própria família inclusive. Minha consciência é tranqüila e meu corpo saudável. Tanto que me submeto à doação de sangue a cada quatro meses e nunca foi constatado anemia ou qualquer outra carência. Viver bem, sem carne, e sofrimento é possível É possível substituir toda e qualquer carne por outros alimentos. Há à disposição no mercado nuggets, hamburguers, quibes, empanados, salsichas vegetarianas e de soja. Sem contar os quitutes que podemos fazer pessoalmente com… Read more »

Júlio César
Júlio César
19 janeiro de 2005 12:13 pm

Olá a todos!
Gostaria de adicionar que:

– primeiro, os dentes caninos dos seres humanos são na verdade falsos caninos, é só comparar com os de qualquer carnívoro;

– segundo, tigres, leões e até mesmo tubarões não se alimentam de carne humana! Todas as vítimas de ataque de tubarão, por exemplo, sempre levam uma mordida ou outra, pois esse é jeito deles conferirem se a presa é “comível”. Normalmente quando a vítima de um ataque de tubarão vem a morrer ou é por afogamento ou por hemorragia.

Um Abraço a Todos,
Júlio

x-builder
x-builder
19 janeiro de 2005 11:41 am

Para polemizar mais ainda esta questão. O que vcs acham sobre o milagre da multiplicação dos peixes na bíblia? Este milagre mostra um consentimento tácito de Cristo em comer carne de peixe(Sei que este milagre não deve ser interpretado ao pé da letra mas…tá lá)

x-builder
x-builder
19 janeiro de 2005 11:38 am

concordo plenamente com a Anay

Radical Chic
Radical Chic
19 janeiro de 2005 10:53 am

É verdade Anay… esses Gatinhos engarrafados são balela, também pesquisei na época, entrei em contato com a sociedade protetora dos animais e desmentiram tudo. Os meus avós maternos vieram da Espanha e meu avô contava em houve uma época em que criava coelhos (na Espanha se come muito), mas qdo ele vendia para consumo, fazia questão de entregá-los mortos… pq não queria que seus bichinhos sofressem. Ele estudava muito sobre animais… e descobriu que havia um ponto atrás da orelha do coelho que ela fatal se pressionado, mas que não causava dor ao animal. Eu fico muito chocada com a… Read more »

Anay
Anay
19 janeiro de 2005 10:37 am

Sou carnívora AINDA, mas tenho grande desejo de abdicar dessa vida (embora ainda esteja me dutrinadno para isso). Desde que li essa matéria na Superinteressante tenho pensado muito nisso e tb numa forma de fazer alguma coisa a rspeito. Bem, para os cachorrinhos da China, infelizmente eu não posso fazer nada. Mas então descobri uma série de abrigos de animais, que funcionam em condições muitíssimas vezes precárias, somente para dar um pouco de esperança a bichinhos abandonados na rua. O mais famoso deles é a SUIPA no RJ (www.suipa.org.br), mas aqui em PE tem muitos tb. Incluisve quem quiser saber… Read more »

Piper
Piper
19 janeiro de 2005 9:57 am

Concordo com x-builder. Na verdade o ser humano é onivero, pode come tanto carne como vegetais. O homem não tem dois caninos a toa, o ser humano come carne desde os tempos dos homens das cavernas. A respeito dos chineses só tenho uma coisa a dize, eles nem valorizam a vida humana imagina a animal, por ser um povo milenar parece que não evoluiram nada no quesito respeito a outras formas de vidas. O povo chines só não come a si próprios por que não é permitido. Eu como carne mais não condenu ninguem que não come, cada um faz… Read more »

x-builder
x-builder
19 janeiro de 2005 9:01 am

Dan, vc acha que os leões, os tigres , não sei os elefantes, não perderiam tempo em comer carne humana??? Será que é egoismo conforme vc esta falando? Será que a populacao da Etiópia acha isto, ou das vítimas do tsunami na Ásia que estão passando fome , negariam carne por ser um “ato egoísta”? Quem de vcs acham que não devem comer carne, digitam suas opinões defendendo nao comer carne, mas em seguida vão ao Mac Donald´s pedir seu Big Mac? Existe uma difereñça mto grande entre maus tratos com animais , que inclusive é crime na lei do… Read more »

Alice R
Alice R
19 janeiro de 2005 3:34 pm

sou vegetariana e estou de total apoio

Marcela Tizo
Marcela Tizo
19 janeiro de 2005 2:05 pm

Nossa, fiquei aliviada por saber que esse negócio dos gatinhos é mentira…mas no site parecia bem real, viu, dá medo… Bom, fico feliz! Quanto a ser ou não ser vegetairano, acho que a decisão é de cada um. Acredito que cada um tem o seu processo, leva o tempo que precisa,mas que no fim, todos caminham para uma alimentação cada vez mais livre de substâncias animais. Eu gostaria de ser vegan,mas acho que ainda não estou pronta pra me adaptar a este estilo de vida..existem pessoas que conseguem com mais facilidade. Uma coisa que fiz e me sinto muito bem… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.