PERFEIÇÃO DA IMPERFEIÇÃO

Por Lex

O Budismo que busco praticar fala da perfeição da imperfeição: Shikantaza.

budismo banner

Um amigo bem com este “espírito” me passou este texto:

Agora, eu lhe pergunto, quão longe você acha que uma flor chegaria se de manhã ela virasse sua face para o céu e dissesse:
“Eu exijo o Sol.
E agora eu preciso de chuva. Então eu a exijo.
E exijo que as abelhas venham e tomem meu pólen.
Eu exijo, portanto, que o Sol deva brilhar por certo número de horas, e que a chuva deva verter-se por certo número de horas…
e que as abelhas venham – as abelhas A, B, C, D e E, pois não aceito que nenhuma outra abelha venha.
Eu exijo que a disciplina opere, e que o solo deva seguir meu comando.
Mas eu não permito ao solo qualquer espontaneidade própria.
E não permito ao Sol nenhuma espontaneidade própria.
E não concordo em que o Sol saiba o que está fazendo.
E exijo que todas estas coisas sigam minha ideia de disciplina”.

E quem, eu lhe pergunto, iria ouvir?
Pois, na espontaneidade milagrosa do Sol, há uma disciplina que lhe escapa totalmente, e um conhecimento além de qualquer um que você conheça.
E na espontaneidade da atuação das abelhas, de flor em flor, há uma disciplina além de qualquer uma que você conheça, e leis que seguem o conhecimento delas, e contentamento que está além de seu comando.

Pois a verdadeira disciplina, veja, é encontrada apenas na espontaneidade.

E a espontaneidade conhece sua própria ordem.

Nem sei de quem é… mas esta é a perfeição.

“Ser” Buda “sendo” o presente momento.

Seja o que for o momento.

Seja fazendo uma missa, seja lavando louça…

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
26 abril de 2010 8:22 pm

Destemido Acid,

Tô achando q/ esses peixes tão crescendo e engordando muito…
Ah! Tu tem autorização do IBAMA pra criar esses bichos nesse cativeiro virtual?!
|¬D

João
João
21 abril de 2010 11:03 pm

o budismo sempre colocando nossos pés no chão.

Ed
Ed
21 abril de 2010 7:29 pm

Não sei não, mas as vezes me parece que o Solius usa este blog para tentar recrutar adeptos para alguma seita à qual ele pertence e não quer revelar (tvz a Monfort?). É uma postura “evangelizadora”, doutrinária, proselitista. O comportamento dele aki não tem nada a ver com o estilo do blog; principalmente quando surgem idéias criativas! Já repararam isso? Ele é incapaz de criar, produzir ou aceitar o novo. O futuro só é possível se for feito, construído com os valores passados. É uma apego obsessivo com o passado e a religião, ou melhor, a instituição da qual ele… Read more »

Bulbo
Bulbo
21 abril de 2010 7:20 pm

PS: Adorei os peixinhos!!!

Bulbo
Bulbo
21 abril de 2010 7:18 pm

A beleza está nos olhos de quem a vê tanto quanto a experiência mística está no coração de quem a sente e a vivencia.

Não nescessita ser provada e nem de testemunhas. Ela é autêntica por si só.

Bulbo
Bulbo
21 abril de 2010 6:41 pm

Solius Sinceramente, se vc está tão convicto da sua crença e da sua fé e já tem uma verdade absoluta pra vc, não sei qual o seu intuito em debater aqui, pois para produzir conhecimento e falar sobre religião é preciso humildade em escutar e entender com atenção a fé alheia. E tudo o que vc faz aqui parece ser querer “evangelizar” as pessoas e tentar convencê-las do seu ponto de vista. Por mais que falemos sobre algo que é íntimo e pessoal, vc quer tentar rebater e invalidar até o nosso sentimento. Conforme-se, ninguém é dono da verdade, mas… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
21 abril de 2010 5:57 pm

Solius O que eu tinha pra falar sobre o meu posicionamento com relação a “verdades absolutas” e sobre a “autenticidade” de uma experiência mística já foi falado, fui o mais claro possível, e de forma honesta. Quem quiser conferir é só ler os comentários e tirar as próprias conclusões. Você tem todo o direito de não concordar comigo, de achar que fui desonesto e agressivo se essas foram suas impressões, pois você é o seu referencial, assim como eu sou o meu. Protágoras já dizia “como cada coisa aparece pra mim, assim ela é pra mim; como cada coisa aparece… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
21 abril de 2010 11:36 am

pers: para nós, seres humanos encarnados, há uma tarefa, ou não há uma tarefa a realizar ? Há um nirvana a atingir ? Há um caminho ? – – Vou falar de uma estoria de buda que se vc refletir, vc vai entender a resposta: Um dia, um homen passou perto de buda, que estava meditando numa arvore e falou p/ ele: buda, pq vc fica o dia todo ai sentado sem fazer nada e sorrindo? O mundo não existe mta miséria e guerra p/ vc ficar ai sem fazer nada? dai buda responde: qdo um médico vai curar um… Read more »

ikonikoff
ikonikoff
21 abril de 2010 12:51 am

ahahahha
gostei dos peixes

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
21 abril de 2010 12:40 am

Tá bom meu “deus-xian”, não entendi sua “piada”. Releve o que eu disse.

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
21 abril de 2010 12:06 am

Espero que vc um dia “revogue” a tua infeliz experiência c/ a Igreja, e perdoe aquelas carolas indigestas que assombram até hoje a sua memória taoísta.

anderson, não tenho experiencia infeliz com a igreja, nem católico sou/fui(serei?), tive uma interessante com líder da opus dei sim, e achei q ia levar pro humor oq escrevi. erro meu. humor com a fé dos outros pode, com a sua não? oras! 😉

abs.
.t

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
21 abril de 2010 12:04 am

Mas timoteo, se vc disser que o modelo que eu propus é errado (ou incompleto ou inconsciente, dá no mesmo), então vc não está dicotomizando também ? ——– incompleto nÃo é o mesmo q errado, pers. olhe a ciência, todos modelos e teorias são incompletas em um nível ou outro, mesmo assim não sÃo erradas, pois servem a seus momentos. ——— pers: para nós, seres humanos encarnados, há uma tarefa, ou não há uma tarefa a realizar ? Há um nirvana a atingir ? Há um caminho ? tim: responda vc mesmo a vc mesmo isso ai, se há tarefa,… Read more »

Pers
Pers
20 abril de 2010 11:37 pm

Mas timoteo, se vc disser que o modelo que eu propus é errado (ou incompleto ou inconsciente, dá no mesmo), então vc não está dicotomizando também ? Aí que está, meu caro, estamos imersos na dicotomia, isto é, no dualismo. Sim, o dualismo existe, e estamos nele. O Um e o Múltiplo em eterna dinâmica. Primeiro, para não nos perdermos em aporias lógicas, diga-me uma coisa: para nós, seres humanos encarnados, há uma tarefa, ou não há uma tarefa a realizar ? Há um nirvana a atingir ? Há um caminho ? Se estivermos de acordo nessas perguntas, daí então… Read more »

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
20 abril de 2010 11:24 pm

E T.Pinto, lamento por isso: “como é no sistema de meditação que vc pratica, anderson? dói como? dói como na opus dei? :O só não pode tirar sangue, q sangue atrai po (fantasma faminto) e atrapalha a harmonização dos mesmos! 🙂 mas a opus dei sabe, afinal é filha do único caminho possível. :P” Por isso que não dá pra trocar uma ideia saudável contigo! Teu ‘pré-conceito de adamantium’ paralisa em ti mesmo possibilidades de percepção da existência bem interessantes (que pelo fato de eu ser um [ARGH!] cristão, não ti interessa). Acho que si eu NÃO me identificasse aí… Read more »

Ohasi
Ohasi
22 abril de 2010 10:01 am

Tem uns 4 anos que eu leio esse blog, e raros são os post’s “mágicos” como este! Fantástico! Viva a sincronicidade!
Seja lendo o Saindo da Matrix!!

Valeu Sidartha! (é que de ácido mesmo é só seu senso de humor, as “veiz”)

Gabriel (HiroNakamura)
Gabriel (HiroNakamura)
22 abril de 2010 10:15 pm

Ohasi, Sincronicidades acontecem a todo momento, quando estamos atentos a elas. As vezes são coisas pequenas que passam despercebidas. Interessante é que elas são específicas para o individuo e geralmente não são notadas por outros. Este texto mesmo, para você teve uma relação com um acontecimento pessoal e simbolizou algo, mas para outros é só um texto bonito. Uma sincronicidade aconteceu comigo hoje, eu fui ao correio postar uma encomenda. Quando estava sendo atendido, lembrei que tinha esquecido uma outra encomenda que deveria postar também. Eu liguei para o meu irmão e perguntei se ele já estava saindo para aula.… Read more »

Gabriel (HiroNakamura)
Gabriel (HiroNakamura)
22 abril de 2010 10:19 pm

Para mim que estava vivenciando, aquilo teve uma representação, mas talvez quem tivesse olhando de fora pudesse ter a falsa impressão de que a atendente esperou a minha segunda encomenda chegar e interpretado como falta de respeito com quem estava esperando.

Diego
Diego
24 abril de 2010 8:45 pm

“Perfeição da imperfeição” me lembrou o conceito de Shibumi. Vale a pena pesquisar.

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
24 abril de 2010 1:59 am

É meu caro Solius,

Pelo visto o “ESTUPRO ÀS IDEIAS E SENTIMENTOS ALHEIOS” continua implacável e “despudorada”.
Acho que vou ligar pro senador Magno Malta pra convocar uma nova CPI da Pedofilia. Ti cuida meu caro.
;¬)

Nêgo quer falar o que quer, e não quer escutar o que não quer.

Isso realmente tem a ver c/ o tal do ‘ESCOTOMA’?

Abraço pra ti, ainda do âmago.

Solius
Solius
23 abril de 2010 11:51 pm

Timotinho, “num é isso q ele diz não, ele diz q a tal da realidade numenica, q transcende as coisas dos seus blábláblá, não pode ser conhecida com ferramentas da tal realidade fenomenica” Eu sei que a sua inteligência fica bloqueada quando resolve se dirigir à minha pessoa por causa de minha religião, por isto tanta paciência para lhe explicar: Ele também diz que a tal “realidade fenomênica” não corresponde à realidade das coisas, entende? E o suposto relato de um místico, o qual será “sentido” e “intuído” também se encaixa neste quadro. Percebeu agora, timotinho? “…na qual vc quer… Read more »

o que nada sabe
o que nada sabe
23 abril de 2010 10:36 pm

Salve T.P.

Me ajude nesta questão:
Como explicar (se é que é necessário) a um circulo que ele pode se tornar uma esfera apenas fazendo revoluções em torno de qualquer um de seus eixos?
Agradeço a sua ajuda e ao seu kung-fu magico.

Abraços

o que nada sabe
o que nada sabe
23 abril de 2010 6:59 pm

Solius

Use mais a intuição para não se prender tanto a parâmetros alheios.

Um dia você aprende (a debater) com alguém que nada (e) sabe.

Abraços

timoteo pinto -o xian erisiano
timoteo pinto -o xian erisiano
23 abril de 2010 6:33 pm

“fui o mais claro possível, e de forma honesta.” Desculpe, mas não foi ————- outro pro puro-osso, cuidado com o q flatula por ai, pois desonestidade tem sua recompensa tb! 😀 😀 😀 solius, o não muito honesto, curvando discurso do q nada sabe na malha espaço-temporal: “Sob que parâmetros? Você afirma que não há como conhecer a realidade, portanto não há como averiguar se o que diz o suposto místico é coerente ou não” tu é comédia, solius! 😀 num é isso q ele diz não, ele diz q a tal da realidade numenica, q transcende as coisas dos… Read more »

Solius
Solius
23 abril de 2010 6:26 pm

Bulbo, “Sinceramente, se vc…está tão convicto da sua crença e da sua fé…não sei qual o seu intuito em debater aqui” Tente se recordar de meu discurso e reflita um pouquinho: quando digo que conheço fragmentos da verdade, não estou dizendo que a conheço em sua integralidade. “pois para produzir conhecimento e falar sobre religião é preciso humildade em escutar e entender com atenção a fé alheia.” E principalmente a própria fé. Mas veja, há certos momentos em que devemos adotar certos tipos de comportamento com quem não demonstra do mesmo modo humildade e educação. Faço esforços para que isto… Read more »

Solius
Solius
23 abril de 2010 6:15 pm

O que nada sabe, “fui o mais claro possível, e de forma honesta.” Desculpe, mas não foi. Forneci um exemplo no comentário anterior e posso fornecer outros nos quais você fez uso consciente ou não de sofismas, como o do décimo terceiro parágrafo do comentário de 8 de abril às 3:25 PM do mesmo post sobre a ayahuasca. “Você tem todo o direito de não concordar comigo, de achar que fui desonesto e agressivo se essas foram suas impressões” Eu não “acho” que isto tenha sido assim. Foi. O momento em que você parte para o desrespeito gratuito está no… Read more »

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
23 abril de 2010 12:52 pm

Valeu Lex.

Nada contra o texto passado pelo seu amigo (muito bom por sinal)… Mas a Clarice- amiga, filha e amante das palavras- é bem melhor.
Essa oração é a perfeita imperfeição.

Lex
Lex
23 abril de 2010 10:51 am

Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que… Read more »

Dohko de Libra
Dohko de Libra
23 abril de 2010 4:10 am

Eu tenho o defeito de exigir perfeição dos outros no meu trabalho. Tanto meu chefe quanto minha mãe já me falaram isso. Mas ninguém é perfeito, e obrigado a acertar sempre.

Leila
Leila
23 abril de 2010 12:40 am

Concordo Pers.
O “detalhe” faz diferença.

Leila
Leila
23 abril de 2010 12:35 am

Amei os peixinhos também!!!!
Além é óbvio, do lindo e instigante poema.

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
20 abril de 2010 10:58 pm

Outro exemplo de PARALAXE COGNITIVA.

“O ENFRAQUECIMENTO DAS MINHAS CONVICÇÕES ESPIRITUAIS É A HORA PERFEITA PARA A FALTA DE SENTIDO DA VIDA SE INSTALAR E O ESPINHEIRO DE ENGANOS SE ELEVAR”

Solius
Solius
20 abril de 2010 10:06 pm

O que nada sabe, A visão de mundo de vocês continua soando inconsistente. Infelizmente em vez de dar prosseguimento ao debate você resolveu soltar ofensas gratuitas no outro post, o que veio a comprometê-lo. Vai aqui mais uma tentativa, agora bem direta, de fazer com que você ou a Bulbo esclareçam o que até então não pode ser visto senão como uma expressão de incoerência e contradição. Não precisam fazer por mim, mas façam pelos demais colegas. Só peço que sejam diretos e ajam com honestidade intelectual, evitando desvios tais como “prefiro ficar com o Tao”, etc. “Quando imersos no… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
20 abril de 2010 10:45 am

é verdade timoteo. De uns tempos pra cá eu já não quero mais saber de comprar cachorro aqui em casa. Eles ficam mto tristes sem ter o que fazer(apesar de passear c/ ele todo dia). Como dizia o mestre luiz gonzaga: cachorro de madame só faz comer e bufar. E tem gente que acha que criar peixes, passaros e cachorros é amar os animais. Criamos conceito pra tudo. Mas sempre baseado no ego. É por isso que osho ensina que não se deve criar conceito de nada pois depois de se criar, a coisa(o objeto conceituado) já não é a… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
20 abril de 2010 10:33 am

Pers é como o timoteo diz ai em cima e é por isso que disse uma vez que o espiritismo nos ensina a ser boas pessoas e o buda a sermos perfeitos, assim como o lao tzu, osho, jesus, etc… – – Quem gosta de esforço é o ego e é a “imperfeição” que vemos no mundo que faz ele se mover de forma perfeita. Qdo aceitamos essa realidade, a virtude se torna natural, pura e incessante. Um exemplo: Conheço uma menina que se casou e sempre tratou o marido(meu amigo) feito um escravo e sempre o humilhou. Ele é… Read more »

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 9:54 am

era pra dar 3 bolinhas de ração, mas ele comeu tão rapido que pensei: esse bixo deve estar morrendo de fome.
————-
q putz!
ta’i!! se ele estivesse na natureza, e não numa gaiola d vidro, ele pensaria e comeria pro si só. Eis um exemplo de ação não espontanea e seu resultado. q putz!

por isso q deixei de ter mais amigos caninos, por mais q papers digam q não há como reintroduzi-los na natureza mais. :/

o nosso bagulho é domesticar, as vezes sutilmente, as vezes violentamente. ui. 😀 😀 😀 😀 😀

KALLISTI!

kiabo azul
kiabo azul
20 abril de 2010 9:44 am

é… da pra alimentar esse peixes mesmo. Me lembrei do dia que matei o peixe de minha irmã sem querer… era pra dar 3 bolinhas de ração, mas ele comeu tão rapido que pensei: esse bixo deve estar morrendo de fome. Dai eu derramei umas trocentas bolinhas e o bixo comeu um bocado. De noite ele morreu. Mudou até de cor. Que puxa :/

kiabo azul
kiabo azul
20 abril de 2010 9:38 am

ta dificil de ler esse texto. Eu não paro de olhar pros peixes. Esse amarelinho parece que não gosta do laranja não…

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 9:36 am

pers, a ciencia de cinco mil anos do não-esforço, da não-açÃo, da espontaneidade chinesa:
http://homepages.ihug.co.nz/~sai/DrYan_qi.htm

por mais q pra se deixar dominar por ela, precisa-se de muito esforço e disciplina em não agir e em re-aprender a ser espontaneo! 😀 😀 😀 😀 😀

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 9:34 am

Eu presumo que o budismo original tenha sua ética (que entendo como pré-amor), mas essa ética que transparece do post, ética do “deixa pra lá, tudo está ok, não é preciso fazer nada”, não me parece boa nem coerente com uma religião milenar e cheia de sabedoria. Por favor, me mostrem o que há por trás dessa aparência. ———- num sou budista, e nÃo entendi oq é isso de pré-amor, mas o wuwei é isso ai meio q o lex postou tb. é não forçar ação nas coisas, não se esforçar em querer mudar, é não lutar contra e sim… Read more »

Pers
Pers
20 abril de 2010 9:05 am

Caros, esclareçam-me por favor, esse tipo de budismo que apresentam quereria dizer que não é necessário esforço ? Qual a ética desse discurso afinal: é tudo ok ? relaxa e goza ? o que devemos fazer, o que não devemos fazer ?

Eu presumo que o budismo original tenha sua ética (que entendo como pré-amor), mas essa ética que transparece do post, ética do “deixa pra lá, tudo está ok, não é preciso fazer nada”, não me parece boa nem coerente com uma religião milenar e cheia de sabedoria. Por favor, me mostrem o que há por trás dessa aparência.

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 8:46 am

Pois a verdadeira disciplina, veja, é encontrada apenas na espontaneidade. E a espontaneidade conhece sua própria ordem. —– como na música oriental tradicional! se tentarmos controlar os intervalos, naturalmente assimétricos para criar conforto para facilitar entre outras coisas a afinação, criamos escalas como a temperada, mas com essa busca pela igualdade forçada, pela simetrização dos intervalos, cria-se dissonancias, como o comma de pitágoras. Agora se deixarmos os tons universais dialogarem entre si ao seu modo, apenas escolhendo, sabiamente, qual usar e quando, além de convivermos com a “imperfeição” natural da música primitiva, nós permitimos q esta espontaneidade assimétrica da natureza… Read more »

Ana
Ana
20 abril de 2010 7:31 am

Muito lindo, adorei!!!

Fellini
Fellini
20 abril de 2010 6:48 am

Acabei minha declaração e vou prestigiar o post do Lex: A vida é sonho – Calderón de la Barca ( monólogo em primeira jornada) Ai, mísero de mim! Ai, infeliz Descobrir, oh Deus, pretendo, já que me tratas assim que delito cometi fatal, contra ti, nascendo. Mas eu nasci, e compreendo que o crime foi cometido pois o delito maior do homem é ter nascido. Só quereria saber se em algo mais te ofendi pra me castigares mais. Não nasceram os demais? Então, se os outros nasceram que privilégio tiveram que eu não tive jamais? Nasce o pássaro dourado, jóia… Read more »

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2010 4:30 am

“…O natural, sendo inconsciente, não comporta qualquer esforço e revela-se bem-sucedido; a virtude, sendo consciente, esforça-se e fracassa. Deste ponto de vista a chamada progressão do natural rumo à virtude, pela conscientização, estabelece a tendência incontornável para a sublimação, a supressão ao contrário da paz. Uma vez “conscientes” das virtudes encorajadas, estas logo se tornam objeto do desejo e da ambição à semelhança de qualquer outro objeto, e assim deixam de ser “virtudes” pois que se reportam ao sujeito que passa a assumir um valor central em meio à questão. Este torna-se consciente de ser o agente dessa virtude e… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
20 abril de 2010 10:46 am

Cara, ainda bem que determinadas coisas são espontaneas. Bicho chato é o ser humano. Quando ta Sol reclama, quando ta chovendo reclama, quando ta frio, etc… reclama. Se alguém, pessoas pudesse intervir no tempo, vixi, estaríamos ferrado. É como ter um ar condicionado num escritório, é pura reclamação de que ta frio demais, ou quente demais. Mesmo sabendo regular a temperatura ambiente, alguém reclama. A reclamação é em dobro pq existe como intervir. Sempre ouvi: – “droga vai chover justo no meu horário de almoço.´´ A pessoa olha para o céu com uma imensa vontade de fazer algo, tipo, interromper… Read more »

Nana
Nana
20 abril de 2010 10:48 am

Ótimo comentário, kiabo! Aliás quase todos hoje estão inspiradíssimos. E esse monólogo, então? Show!

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 10:59 am

E tem gente que acha que criar peixes, passaros e cachorros é amar os animais. Criamos conceito pra tudo. Mas sempre baseado no ego. ——— foda kiabo, mas é isso mesmo, mesmo assim, os caninos vão e criam aquele vínculo louco com a gente. E ver passarinho na gaiola cheio de passarinho lá fora cantando livre dá uma dorzinha tb! 😀 e meus caninos viviam comigo como “irmãos” dormiam no quarto, tive um boxer, q era travesseiro meu na hora d dormir, minha mãe odiava! 😀 mas mesmo assim, esse vículo excessivo num era sadio preles, pois quando eu viajava,… Read more »

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 9:22 pm

Vejam, conforme vocês, toda ação ou intenção gera um dualismo, o que seria inerentemente distante da natural espontaneidade —————— sei não pers, toda açÃo vinda de percepção dual gera dualismo, ação natural, q é o wuwei, q não tem nada de não agir, e sim de agir sem agir com intenção, desejo, etc, agir com espontaneidade… aprender bagua, ou mesmo yiquan, http://www.youtube.com/watch?v=jrhygjfKIf4 nas artes internas, ou mesmo a recente arte jedi japa (tenho um camarada ingles q vive me falando q tenho d experimentar tb) shintaido, a gente sente a diferença do agir separando-nos e do agir espontaneo, q é… Read more »

Victor Hugo
Victor Hugo
20 abril de 2010 7:00 pm

@Acid, qual o nome dessa musica?

o que nada sabe
o que nada sabe
20 abril de 2010 5:03 pm

Pers

>>>Mas, imersos já no dualismo, é preciso ação e intenção para eliminá-lo (o dualismo). Há um círculo vicioso aí, que nunca vi desfazer-se.<<< Quando imersos no dualismo, qualquer ação contra o dualismo (ou contra o ego) é carreada pelo ego, que é o vetor da consciência alienada de si, e isso só reforça essa alienação. E a roda continua rodando. Para quebrar a identificação da consciência com o ego é preciso uma auto observação sincera conseguida através das praticas. Com o tempo, essa a diferenciação (entre a consciência e o ego.) ocorre naturalmente. Somente as ações tomadas pela consciência “livre” do ego são carregadas de “Amor”, e como você fala, estão “em legítima perspectiva divina”. Abraços

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2010 4:48 pm

Espírito de Artificialidade

Quando o Caminho, a bondade espontânea E o espírito de equanimidade se perdem,Surge a benevolência e a justiça.

Quando se enleva a moral e o saber,
Surge a dissimulação e a hipocrisia.

Quando no relacionamento e na família se perde a harmonia,Surge a respeitabilidade e o favor; a lealdade e o dever filial.

Quando os homens são isentos destas
qualidades Fazem alarde delas.

E singram os clãs e a desordem.

(Lao Tzu – Tao Te Ching)

Anônimo
Anônimo
20 abril de 2010 4:42 pm

“Vejam então que a dicotomia que ficou dessa discussão é entre o “Nada Fazer” e o “Amor”. Fico com o segundo.” —- Amar e ‘agir como se amasse’ são coisas distintas. Ao ‘agir como se amasse’ estará vc, de fato, em sintonia com aquilo que existe naturalmente em seu interior? Será aquele ato a expressão espontânea da energia amorosa que “reside”, brota em/de você? “A inconsciência do “natural” revela-se superior à consciência da virtude. Nós só tomamos consciência efetiva e nos voltamos a qualquer coisa quando nos separamos dela. Todavia, a virtude brota da mesma origem do “natural”; quando se… Read more »

Pers
Pers
20 abril de 2010 2:58 pm

Vejam então que a dicotomia que ficou dessa discussão é entre o “Nada Fazer” e o “Amor”. Fico com o segundo. E presumo que por isso foi necessária a vinda de Jesus, depois de Buda. Tava faltando esse “detalhe”.

Pers
Pers
20 abril de 2010 2:53 pm

Mas há uma grande diferença entre espontaneidade e “nada fazer”. Vejam, conforme vocês, toda ação ou intenção gera um dualismo, o que seria inerentemente distante da natural espontaneidade. Mas, imersos já no dualismo, é preciso ação e intenção para eliminá-lo (o dualismo). Há um círculo vicioso aí, que nunca vi desfazer-se. O que entendo é que o dualismo É natural (pois que existente), e a tarefa não é não gerar dualismo, mas sim compreender o dualismo, sob o ponto de vista do Eu Superior ( ou do Deus que há em tudo) Acho que o budismo original (não sei se… Read more »

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 2:34 pm

olha que artigo sobre plantas interessante. Sentinela – abril 20, 2010 2:16 PM ———- “A intelgiência e sagacidade maior foram demonstradas pelas células do esperma. As células foram capazes, até, de identificarem os seus doadores ignorando a presença de outros. “O resultado obtido leva à hipótese de que “uma espécie de memória total” possa integrar a simples célula. Sendo assim, talvez, o cérebro seja apenas um mecanismo comutador – e não necessariamente um órgão de armazenamento de lembranças.” Tompkins e Bird.” ——- o q ajuda a explicar como pop magic do grant morrison faz o sigilo chegar até o fim… Read more »

Sentinela
Sentinela
20 abril de 2010 2:16 pm

http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=14

olha que artigo sobre plantas interessante.

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 12:55 pm

Por que a convivência dos bichos c/ o homem os tornam mais fragilizados. Parece que o “amor humano” traz um “malefício” aos animais…
———

será q é pq a gente os coloca em ambientes alienígenas a eles, artificiais e controlados limitando a espontaneidade, o instinto e a liberdade dos mesmos, em nome do “amor”?

🙂

timoteo pinto - o xian erisiano
timoteo pinto - o xian erisiano
20 abril de 2010 12:48 pm

É como disse o T.Pinto (Dói, um pouco de coerência e bom senso? Não, né?! ;¬)): “…por mais q pra se deixar dominar por ela, precisa-se de muito esforço e disciplina em não agir e em re-aprender a ser espontaneo!” ——- pior q nem doi, anderson! ficar em lotus destilando karma e sentindo tudo vibrar? dá prazer e sensação de união. ficar fazendo meus exercícios ativos de chikung movendo o corpo e vendo luzes com os olhos fechados e depois ficar com o corpo leve e sentir tudo com duas, três vezes mais intensidade e sentir o peito pulsar junto… Read more »

"Ike, do âmago do vulcão"
"Ike, do âmago do vulcão"
20 abril de 2010 12:38 pm

Bacana o texto… Não sei se alguém percebeu, mas a atitude da flor representa dentro da nossa precária realidade, a REBELIÃO CONTRA DEUS (O DIVINO, A TRANSCENDÊNCIA…). E é engraçado como esse mesmo mundo rebelado de Deus e embevecido se si, clama por espontaneidade (e “liberdade”) no mesmo instante que se coloca de joelhos aos ditames do POLITICAMENTE-CORRETO, que é, no fim das contas, o “assassino” dessa espontaneidade. (Até o ‘Hermes & Renato’ [como bem reparou nosso BBB] parou de falar palavrão!) Vai explicar que sapo não é jacaré. PS: A conclusão que se chega: “Pois a verdadeira disciplina, veja,… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
20 abril de 2010 11:42 am

é… eu tinha um poodle que no dia antes dele morrer, eu me despedi dele, como se tivesse advinhando sua morte. Qdo ele morreu, na msm hora eu sai do colegio no intervalo e fui direto pra casa sem saber que ele tinha morrido e parecia que tinha uma força me levando pra casa. No meio do caminho eu me perguntei: pra onde estou indo? dai me lembrei que ainda era o intervaalo(bem doido isso). Qdo cheguei em casa minha mãe me disse que antes dele morrer, ele subiu nas pernas de minha mãe, como pedindo pra carregar e dai… Read more »

Pers
Pers
21 abril de 2010 9:23 am

timoteo,

“dai a espiritualidade final não ter forma nem religião nem doutrina, só espontaneidade e amor incondicional, e mesmo assim, precisamos, para chegar até lá, de modelos, sistemas, etc, mostrando mais uma vez a perfeição da imperfeição”

Nisso estamos de acordo.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.