HUMILDE

Por Emmanuel & Francisco Cândido Xavier; Abrigo

Alguém houve na Terra que nascido na palha não desesperou da pobreza a que o mundo lhe relegara a existência, transformando o berço apagado em poema inesquecível.

Assinalado por uma estrela em sua primeira hora humana, nunca se lembrou disso em meio das criaturas.

Com a sabedoria dos anjos, falava a linguagem dos homens, entretendo-se à beira de um lago em desconforto, com as criancinhas desamparadas.

Trazendo os tesouros da imortalidade no espírito, vivia sem disputar uma pedra onde repousar a cabeça e dispondo da autoridade maior escolhia servir, ao invés de mandar, levantando os doentes e amparando aos aflitos.

Em permanente contato com o Céu, ninguém lhe ouviu qualquer palavra em torno dessa prerrogativa e podendo deslumbrar o cérebro de seu tempo, preferia buscar o coração dos simples para esculpir na alma do povo as virtudes do amor no apoio recíproco.

Esquecido, não se descurava do dever de auxiliar sempre; insultado, perdoava; traído, socorria aos verdugos, soerguendo-lhes o espírito através da própria humildade.

Golpeado em suas esperanças mais belas, desculpava sem condições a quantos lhe feriam a alma Angélica.

Amparando sem paga, ninguém lhe escutou a mais leve queixa contra os beneficiários sem memória a lhe zurzirem a vida e o nome com as farpas da ingratidão.

Vendido por um dos companheiros que mais amava, recebeu-lhe, sereno, o beijo suspeitoso.

Encarcerado e sentenciado, à morte sem culpa, não recorreu à justiça por amor àqueles que lhe escarravam na face, deixando-se sacrificar com o silêncio da paz e o verbo do perdão.

E ainda mesmo depois do túmulo, ei-lo que volta à Terra estendendo as mãos aos amigos que o mal segregara na deserção, reunindo-os de novo em seus braços de luz.

Esse alguém era humilde.

Esse alguém é Jesus.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Alemac
Alemac
10 maio de 2007 12:29 am

Hum… nunca tinha imaginado mesmo Jesus andando de Boeing pra lá e pra cá e desfilando em um jumento com uma boha de vidro blindado com medo do povão….. se é que entendi dereito o recado…hehehehe

billy shears
billy shears
11 maio de 2007 5:44 pm

A maior felicidade da vida consiste na certeza q temos de travar o bom combate, q é aquele q travamos dentro de nós, com o propósito de vivermos uma vida verdadeiramente virtuosa.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
11 maio de 2007 1:20 pm

Certa vez quando era iniciante na arte do Wushu Kung-Fu, perguntei ao meu Shifu (mestre). Mestre qual é o estilo de Wushu Kung-Fu mais poderoso e, ele me respondeu jovem discípulo o estilo mais poderoso não é aquele que derrota o adversário, mas sim aquele que faz desaparecer a prórpria arrogancia, essa é a essência do Wushu Kung-Fu. Quanto mais o cacho de arroz está carregado mais ele se curva.

Alan
Alan
11 maio de 2007 8:18 am

O mais dificil é conseguir enxergar q o desprendimento é a forma menos sofrida e mais benévola para si e para os outros e não conseguir praticar isso, ser traído pela sua mente e seus medos o tempo todo. Fazer coisas q eu mesmo entendo por erradas mas q é tão dificil de praticar a atitude correta. É precso ter muita coragem para se livrar dessas atitudes de prendimento material e mental, e vai doer muito as primeiras tentativas de libertação, mas é melhor passar logo pela dor da redenção do q ficar sofrendo pela dor da covardia e materialização.… Read more »

Fábio k.
Fábio k.
11 maio de 2007 12:35 am

Concordo plenamento com o Alan e, em grande parte, com Way of the half. Reconhecer o próprio ser(ego, valores pessoais e existencias)é mais difícil do que acreditar e viver em função de uma moralidade e ética, baseada na religião e na crença. Pois estás, podem ser beneficas ou não, dependendo da interpretação do seguidor.. aqueles que adotam a postura de dúvida, não são convencidos como aqueles que crêem nas coisas por fé.
Parabéns, acid, pelo site. Eu o visito há anos.
Abraço a todos, pois tudo vibra e somos todos “energia materializada”.

alan
alan
10 maio de 2007 10:36 pm

Eu to indo por outra linha, percebi que tentar ser humilde sem se-lo é muito sofrido, pelo menos pra mim. Então eu to me esforçando muito pra não ser nem “humilde” (o q os moralistas geralmente fazem) e nem arrogante (o que os metidos a sabichão geralmente fazem)! Eu to tentando é ser sincero comigo mesmo!! A humildade de Cristo era natural, ele simplesmente era daquele jeito, ele não era nem humilde nem arrogante ( muitas frases dele a primeira vista parece arrogancia pura ” Eu sou o caminho..etc”). Ele nem se tocava q ele era humilde, ele só queria… Read more »

meleca
meleca
10 maio de 2007 9:44 pm

way of the half e bono, voces falaram, falaram e não disseram nada
de concreto e tocante. não seria
melhor apreciarem a beleza desse tex
to e meditar sobre ele ? será que não
perceberam a intenção da matrix em
realçar o contraste entre o comportamento da “corte” papal e do
papa e daquele que tudo podia, porém, preferiu o exemplo da humildade ? abrindo mão inclusive,
de conceitos filosóficos profundos
mas, que não falam ao coração.

bono
bono
10 maio de 2007 3:40 pm

Espiritualismo e materialismo são apenas duas linhas de pensamentos que representam apenas parte da realidade e se tornam áridos, infrutíferos e massantes quando falta consciência, que é oque realmente importa.

way of the half
way of the half
10 maio de 2007 1:01 pm

O texto é bonito, mas se não for bem interpretado tal como outras escrituras não são, pode infundir na pessoa uma idéia equivocada de pobreza e sofrimento e, acho que não era essa a idéia nem de Jesus nem do Chico Xavier. São Francisco de Assis tentou desesperadamente se livrar de tudo quanto era material inclusive saindo nu rua a fora, porém, no final percebeu que o corpo dele estava ali. Será mesmo que existe uma separação entre espírito e matéria? Os chamados materialistas com base em seus próprios padrões julgam os chamados espiritualistas e vice-versa. Se Deus é Espírito… Read more »

Anônimo
Anônimo
10 maio de 2007 12:15 pm

Só uma perguntinha…quem está bancando tudo isso????????????? 😡

Jorge Carneiro
Jorge Carneiro
10 maio de 2007 7:51 am

Sempre visito este, sempre, e gostei muito desta “mensagem”, adoro seus post cientifico-espirita, leio todos, meus parabéns!

bono
bono
11 maio de 2007 5:54 pm

Jesus não se comportou daquele modo só para dar exemplo. O conceito que se faz de humildade é inútil, humildade não é um objetivo, é mais uma consequência, um resultado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.