RÓTULOS E EVOLUÇÃO

Fico pensando nos rótulos que usariam pra catalogar certos assuntos. Como seria classificado esse blog? “O lado místico de Matrix“? Ora, não existe um lado místico. Existe o lado oculto, que poucos conhecem (ou querem conhecer). Só que também não conhecemos as causas do autismo, e mesmo assim não chamamos essa desordem de “misticismo”. E os milagres? Eles existem às centenas, registrados em boletins médicos, só que não são chamados cientificamente de “milagre”. Nem deveriam. Por que não se aprofundar nos mistérios do mundo? Por que não se perguntar o PORQUÊ?

Em Matrix Reloaded Merovíngio fala sobre isso na cena do bolo: Nos deixamos levar pelos sentidos, pelo prazer ou dor – o que seja – e esquecemos o PORQUÊ!

Enfim, por que rotular as coisas e colocá-las em “gavetas” mentais? Sei que é assim que a mente funciona melhor, mas isso não é uma limitação do cérebro, e sim da MENTE. Você não é sua mente. Você foi programado pra pensar assim! Distancie-se de sua mente e você poderá apreciar o Todo na individualidade, e a individualidade no Todo. Uma coisa não exclui a outra. Pensando assim, você deixará de analisar e julgar as pessoas. E as verá como individualidades de você mesmo. Óbvio que você permanecerá humano e com todos os defeitos inerentes à nossa personalidade: ainda poderá sentir raiva, ciúmes, desprezo, mas já não estará tão distanciado dela quanto antes. Saberá no íntimo que sua evolução depende da evolução dela.

As pessoas são “ruins”? Mas, será que você é sempre “bom”? Será que você nunca errou? Elas precisam de ajuda, e não de um carrasco. Se elas são do tipo que mordem a mão que as alimenta, esqueça-as. O “sistema” SEMPRE encontra um meio de colocar todos os “programas” em harmonia, embora pra nós pareça o caos. Não queira ser o algoz, pois seria uma involução pra você representar esse papel. Sempre vai ter alguém estúpido o suficiente que vá se beneficiar com o papel de carrasco, evoluindo através dos erros.

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

Mateus 18:7

O não-fazer. Esse é o segredo do Zen. E é o segredo da Cabala ser não-reativa.

As pessoas perdem centenas de vidas brigando uma com as outras. Fulano lhe matou nesta vida, e você, P da vida, vai fazer o possível pra arruinar a vida dele, nem que seja daqui a 100 anos, em outra encarnação. Aí fulano reclama aos céus, achando-se inocente (afinal, ele não tem lembranças do que fez) e, descobrindo o causador de seus infortúnios, parte pra cima de você. E continua esse ciclo de Sansara por vidas e vidas, até que um lado perdoe.

Quer fazer roleta russa? Vá em frente! Você tem uma ótima chance de morrer de forma rápida e estúpida. Quer beber até cair? Que ótimo! Optou por uma morte lenta e dolorosa. Se você se sente tentado a fazer isso é porque é seu desafio. Está na sua programação. Se você se matar, bem, provavelmente vai ter muito tempo pra se arrepender disso enquanto estiver recuperando seu corpo energético em uma encarnação onde o lugar que você destruiu vai estar com sérios problemas (tiro na cabeça = problemas mentais, e por aí vai…). Mas vai ser uma excelente contribuição pra sua evolução na próxima vida. Se você desistir e der mais valor à sua vida: Ótimo! Você é um(a) vencedor(a)! Não vai precisar perder algumas dezenas de anos pra poder repetir o teste na mesma idade, em outra encarnação.

Não, não estou falando isso da boca pra fora. Felizmente fui um vencedor de um desafio desses e foi muito difícil! Mas sempre me questiono o porquê das coisas, e isso me ajudou bastante. O blog também não foi por acaso. Graças aos estudos tive base para discernir, e descobrir esta frase, que foi a peça-chave na minha pequena – mas significativa – vitória:

Uma vez, durante um retiro para meditação, um discípulo disse ao instrutor Zen Soen Nakagawa: “Estou muito desanimado. O que devo fazer?”.
Soen respondeu: “Anime outras pessoas”.

Philip Toshio Sudo; Zen Computer

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.