MATRIX: O SOBRETUDO

Note que na primeira metade do filme Matrix Neo não usa o famoso sobretudo. Quem o usa é Morpheus, que, como um Mestre, ensina Neo a se adaptar à sua nova realidade. Quando Neo assume as rédeas do destino e decide ir salvar Morpheus, ele se apresenta com o sobretudo, o manto sacerdotal, que visualmente representa o Mestre. Aí então ele passa a ser o THE ONE, embora ele mesmo ainda não saiba disso. Mas, neste mesmo momento, surge o equilíbrio: Trinity (Shakti, a energia feminina) diz que é a comandante e baixa do fogo de Neo (Shiva, a energia masculina) que queria ir sozinho.

Dentro do prédio eles chegam juntos e se separam, cada um para um extremo, para fazerem sua performance (matança) e voltarem a se encontrar mais na frente, assim como os canais de energia (Ida e Pingala) percorrem em arco os extremos do tórax para se encontrarem nos chakras (como representado no caduceu de Hermes).

Procurando informações detalhadas sobre essas energias me deparei com um trecho do Jornal Infinito que sem querer praticamente descreve a cena do tiroteio, de forma poética:

“Shiva e Shakti, a energia masculina e feminina, dançam no corpo do homem e na sua mente quase toda a existência,criando e destruindo até encontrar a unidade onde o conflito desaparece”.

Maior viagem, né? Eu gostei…

Origem das roupas em Matrix

A capa do primeiro filme é uma homenagem visual ao Koromô, paramento monástico originário da China e usado pelos monges Zen Budistas durante o Zazen. Também é usado pelo Shorinji Kempo, arte marcial inspirada pelos monges do templo Shaolin, na China, e que segue a filosofia budista Kongo Zen.

Já no Reloaded a roupa de Neo é quase uma mistura entre roupa de monge chinês com a parte de cima de um estudante de universidade chinesa, colada no corpo, e com colarinho estilo Mandarim:

Duas boas matérias sobre a filosofia em Matrix (com a alegoria da caverna em comparação com Matrix) e a Religião em Matrix (influências Católicas, Budistas e Gnósticas) estão no site de cinema Omelete.

A história da roupa em Matrix Reloaded, com Kim Barret

Referência:
A Kundalini;
O Caduceu e os canais de energia;
Entrevista com a designer das roupas de Matrix, Kym Barrett (inglês);
New York Times – Allure of the Trench Coat: That ‘Matrix’ Look;
Monografia – O vestuário cyberpuk e cybergoth: impressões sobre um futuro apocalíptico

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.