MATRIX RELOADED: ESCOLHAS

No filme Matrix Reloaded a grande mensagem é sobre o livre arbítrio. Até quando somos livres para decidir nosso futuro?

Neo – Mas se você já sabe o que eu ia escolher, como poderei fazer uma escolha?
Oráculo – Porque você não veio aqui para fazer uma escolha. Você já a fez antes. Você está aqui para tentar entender o porquê da sua escolha.

Essa frase tenta colocar no inconsciente das pessoas o porquê de elas estarem aqui na Terra. Oráculo representa a guia espiritual, que nos ajuda a fazer aquilo a que nos propusermos fazer antes de encarnarmos. Claro que nem todo mundo pode organizar como vai ser sua encarnação, que desafios terá de encarar, etc. Mas também não é um luxo para poucos. Basta ter vontade de acertar e discernimento. Só que, uma vez que mergulhamos na carne (na Matrix) perdemos todas as nossas memórias (ou seja, qualquer chance de burlar a Lei da Evolução), ficando somente as conquistas espirituais (caráter) que são as lições que você realmente aprendeu e incorporou ao seu “código” (espírito). Por isso a importância do (a) Oráculo, o (a) guia espiritual, que é um espírito como você, mas que está sabendo de toda a programação. Ele obviamente não vai contar as dificuldades que virão nem contar quem você foi ou o que você fez no passado, senão você poderia “colar” na prova, podendo até ser aprovado, mas não numa outra encarnação (na próxima você perderá qualquer contato com seu guia. No fundo, quem se prejudica é você, pois é apenas atraso pra sua evolução).

Quando você está do “lado de lá”, se preparando pra reencarnar, geralmente sabe no que errou e se compromete a procurar melhorar. Essa é sua escolha. Só que saber intelectualmente é muito fácil, o difícil é aprender “na pele”. E é por isso que estamos aqui. Para botar em prática nossa escolha, saber das consequências desta escolha, e assim nos conscientizarmos dela. Ao fazer isso, sua escolha não se torna apenas uma escolha, e sim uma AÇÃO SUA (Karma = ação). Você SE TORNA sua ação, que passa a ser o que você É, e não o que você escolheu (meio confuso, eu sei, mas meditem nessas palavras).

É como o Arquiteto falou: existem escolhas na Matrix, mas as probabilidades apontam sempre pra um caminho previsível. Por quê? Porque nosso “código” (espírito) é previsível. É mais fácil um criminoso ter vontade de matar do que de cultivar a vida. No momento em que ele quebrar a sequência do seu próprio código (que ele mesmo criou em sucessivas encarnações) vai poder ser livre pra dizer “não vou matar nunca mais” e aí cria a tal “anomalia sistêmica contraditória” que o Arquiteto menciona no filme, que nada mais é que um passo em direção à iluminação (evolução).

Enquanto isso há aqueles que vieram pra cá compulsoriamente, não se arrependem de nada do que fizeram e vão continuar fazendo besteira por aqui até um dia se cansarem e perceberem que o mundo é muito mais do que fazer tudo o que seu ego quiser. É muito comum que essas pessoas, extremamente materialistas, atinjam idades elevadas ou fiquem gravemente enfermas para que o corpo fique inútil e a mente possa se soltar para reflexão (coisa que não fariam com saúde). É por isso que o espiritismo condena a eutanásia, pois a doença é na verdade uma chave para a evolução (pena que seja um remédio tão doloroso, mas quem não aprende por bem…).

Vejamos a transcrição do diálogo de Niobe com Oráculo, retirado do jogo Enter the Matrix, que também foi escrito pelos irmãos Wachowsky:

Oráculo – Niobe…
Niobe – Eu conheço você?
Oráculo – Você me conhece, embora você possa não estar me reconhecendo.
Niobe – Você está me dizendo que você é o Oráculo?
Oráculo – Eu sei que pode não ser fácil para nenhum de vocês, a mudança nunca é fácil. Eu gostaria que o rosto do qual você se lembra fosse o rosto que eu ainda uso, mas aquele rosto não existe mais.
Niobe – Se você é o Oráculo, diga-me se eu acredito no que você diz.
Oráculo – Você ainda não acredita, mas vai.
Niobe – Você vai me dizer algo que vai me fazer acreditar em você?
Oráculo – Vamos lá, Niobe. Você sabe que eu não posso fazer isso.
Niobe – Por que não?
Oráculo – Porque eu não posso obrigar você a fazer nada.
Niobe – Pelo menos você fala com o Oráculo.
Oráculo – Como eu disse, você pode não reconhecer meu rosto, mas quem e o que eu sou por trás deste rosto ainda permanece igual.
Niobe – Posso lhe perguntar o que aconteceu?
Oráculo – O Merovíngio me avisou que, se eu fizesse certas escolhas, me custaria muito. Ele é, entre outras coisas, um homem de palavra.
Niobe – Que escolha foi essa?
Oráculo – A mesma que você terá que fazer: A escolha é ajudar Neo, ou não.
Niobe – Então Neo está vivo?
Oráculo – Sim. Ele tocou a Fonte e separou sua mente de seu corpo. Agora ele está preso num lugar entre o seu mundo e o nosso.
Niobe – Nós podemos libertá-lo?
Oráculo – Trinity pode, mas ela terá que lutar através do inferno para fazê-lo.
Niobe – Eu posso ajudar?
Oráculo – Foi por isso que eu chamei você. Eu não posso dizer a você o que vai acontecer. Tudo que eu posso fazer é esperar que, quando a oportunidade aparecer, você vai ter coragem de fazer o que você puder.
Niobe – Certa vez você me disse que você sabia tudo o que você precisava saber.
Oráculo – E eu sei. Eu sei tudo do início ao fim deste caminho.
Niobe – Eu não entendo.
Oráculo – Até mesmo eu não posso ver além do fim.
Niobe – O fim? Você está tentando me dizer que o mundo vai acabar?
Oráculo – Sim, se nós não pudermos salvá-lo, ele irá acabar.
Niobe – Você quer dizer Neo…
Oráculo – Eu quero dizer nós. O caminho do Escolhido é feito por muitos. Eu tenho um papel nele, assim como você.

Interessante como casa com o que postei anteriormente, principalmente no trecho “Eu não posso dizer a você o que vai acontecer. Tudo que eu posso fazer é esperar que, quando a oportunidade aparecer, você vai ter coragem de fazer o que você puder”.

É exatamente o que um guia espiritual diria!

No blog Conciliábulo levantaram a questão de que Merovingian teria sido um dos predecessores de Neo. Persephone diz que Merovingian já foi como Neo (não sabemos em que sentido) enquanto Oráculo diz que Merovingian é um programa antigo e perigoso. Logo, Neo também pode ser um programa. Minha opinião é que ele é um programador da Matrix, no mesmo nível de Oráculo. O que explicaria o fato de ele ter reprogramado o “rosto” dela em Revolutions.

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.