Por Shaka Kama-Hari
A figura religiosa de Jesus não se conteve apenas ao cristianismo, expandindo-se por todas as religiões do mundo. Seus ensinamentos muitas vezes são mais importantes que sua própria pessoa. Sendo reconhecido desde um simples profeta até uma encarnação de Deus, Jesus está envolvido dentro da doutrina das diversas religiões. Visto que tanto a vida do santo quanto sua ideologia toca profundamente a mente de cada ser humano, é impossível não deixar se influenciar pela mensagem de Jesus, mesmo não acreditando na sua santidade; até porque, antes de ser voltada para a vida após a morte, os ensinamentos do Cristo são voltados para a caminhada do ser humano ainda em vida.
Jesus no Judaísmo
A maioria dos judeus vê Jesus como um transgressor da lei e um dos vários revolucionários da época que contestaram a ordem social como Menahem ben Judah e Simão bar Kokhba e que foram condenados à morte pelo Império Romano. Muitos contestam o caráter messiânico de Jesus, visto que ele não cumpriu algumas profecias para os judeus, dentre as quais a que fala que o Messias só viria após a construção do terceiro templo de Jerusalém (visto que o segundo foi destruído pelos romanos). Para os judeus, Jesus não ressuscitou, uma vez que, segundo eles, os discípulos roubaram o corpo do túmulo enquanto os soldados dormiam, e espalharam a notícia da ressurreição.
Outro fator de crítica é a mitificação de Jesus, vista pelos judeus como uma paganização do judaísmo, onde Jesus tornou-se um deus pagão dentro da crença judaica. Já outros judeus vêem a figura de Jesus como sendo mais um dos profetas enviados por Deus para restaurar o judaísmo, corrompido pelos pagãos. Entretanto, há um ramo do Judaísmo que reconhece em Jesus o tão esperado Messias. Esse ramo é chamado Judaísmo Messiânico. Os judeus messiânicos reconhecem a figura de Jesus como o Messias judeu, mas observam todos os preceitos da doutrina judaica. Entretanto, o governo de Israel não os reconhecem como uma seita judaica, classificando-os como cristãos.
Jesus no Islamismo
No Islã, Jesus toma um papel fundamental no plano de Deus para os homens. Ao elaborar a doutrina Islâmica, Mohammed incluiu aspectos do Judaísmo, Cristianismo e Zoroastrismo, visto que Meca – cidade onde ele vivia – era um ponto comercial, o que também fazia da cidade um pólo cultural. Assim, entrando em contato com diversas ideologias, Mohammed elaborou os preceitos do Islã. Um desses preceitos diz relação aos profetas, os enviados de Deus: Mohammed traçou uma linhagem profética que começava com Adão e terminava nele. A maioria dos profetas do Islã são judeus, como Moisés, Elias, João Batista e o próprio Jesus. Jesus no Islã é tido como um dos mais importantes profetas, rivalizando com Mohammed. Segundo o Islã, Jesus é muçulmano. A prova disso está nos evangelhos, quando Jesus pede que seja feita a vontade de Deus, não a dele. Uma vez renunciando a vontade humana para se submeter à vontade de Deus, a pessoa é tida como muçulmana.
Dependendo do ramo Islâmico, Jesus é mais que um profeta: ele é tido como o Messias. Para o ramo Xiita Jesus não é o Messias, visto que o Messias ainda viria, como dizem os judeus. Jesus seria apenas mais um dos profetas que Deus enviou. Já para o ramo Sunita Jesus, além de profeta, é o Messias que Deus enviou, e que no fim dos tempos voltará para que ocorra o Juízo Final. Entretanto, os muçulmanos como um todo não acreditam na ligação divina entre Deus e Jesus, vendo no dogma da trindade uma criação da Igreja, inspirada em tradições pagãs.
Em vários trechos do Alcorão Jesus é citado como sendo um grande mensageiro de Deus. A seita Sufi dos Dervixes chama Jesus de Seiydna Issa, o Senhor Jesus, uma expressão não ligada à filiação divina de Jesus, mas à autoridade que vem de seus ensinamentos, transformando-o num porta-voz de Deus.
A seita Islâmica dos Ahmadis prega que Jesus não morreu na cruz, sendo Judas condenado em lugar do Mestre, haja visto as condições quase que impossíveis para a condenação de Jesus, devido a uma acusação sem fundamentos dos sacerdotes, o que impossibilitaria a aplicação da pena de morte.
Jesus no Budismo
O budismo, como vimos, influenciou a ideologia de Jesus, a ponto dos ensinamentos de Jesus serem comparados aos de Siddhartha. Sob o ponto de vista budista Jesus é um ser Iluminado, um Buda, assim como ele é tido como o Cristo (ungido por Deus) pelos cristãos. Algumas correntes budistas defendem que ele estudou com monges durante sua juventude, construindo a base para os seus futuros ensinamentos, dada a similaridade da sua mensagem com a do Budismo. Outro fato que os budistas defendem é o caráter meditativo de Jesus que, assim como Buda, se retirava frequentemente para meditar. Este ato tão simples é uma característica das religiões orientais, visto que no Judaísmo geralmente as pessoas iam para a sinagoga orar a Deus. Segundo os budistas, assim como Siddhartha, numa dessas meditações Jesus atingiu a Iluminação, tornando-se um Buda, após vencer o demônio (o opositor) no deserto.
Como vimos, existem representações de um Buda como sendo o “Bom Pastor”. Como o Buda histórico não possui nenhuma ligação simbólica neste sentido, é certeza que os monges budistas cultuavam Jesus como um Buda. Algumas escolas budistas estudam os ensinamentos de Jesus juntamente com os de Buda, visto que a meta de ambos era remover os obstáculos da vida espiritual dos homens. Atualmente tenta-se encontrar um ponto em comum entre a espiritualidade cristã e a budista, o que está gerando uma campanha ecumênica pelo mundo.
Jesus no Hinduísmo
No Hinduísmo, Jesus tem uma visão mais ampla dentro da doutrina. Várias correntes hindus aceitam a figura de Jesus como sendo um Avatar, encarnação de Deus na Terra. Similarmente ao que acreditam os budistas, para os hindus Jesus também foi um iniciado na filosofia Védica. Para muitos hindus Jesus é uma das encarnações de Vishnu, a segunda pessoa da Trindade hinduísta. Especialmente para o movimento Hare Krishna – devido ao seu caráter ecumênico – Jesus é uma manifestação direta de Krishna (que já é uma manifestação de Vishnu), que envia um mensageiro para cada povo afim de que nenhuma parte do mundo fique sem a Sua mensagem. Assim, Jesus é um dos enviados de Krishna para cumprir Sua mensagem pelo mundo. Uma das provas alegadas disso é o caráter biográfico muito próximo entre Krishna e Jesus, e principalmente os ensinamentos, que muitas vezes possuem trechos idênticos.
Vários aspectos e simbolismos da crença cristã, como o batismo nas águas do Jordão feito por João Batista e Jesus, segundos os hindus, é prova que tanto João quanto Jesus praticavam rituais de purificação védicos, visto que no Judaísmo este tipo de ritual não existia, sendo ele característico da religião hindu, onde até hoje vários peregrinos vão se banhar nas águas do Ganges para se purificar. Outras características, como rituais do fogo, o caráter trinitário do cristianismo e o dogma da encarnação são indícios de que o cristianismo foi influenciado pelo hinduísmo.
Jesus na Fé Bahá’í
A Fé Bahá’í é uma religião ecumênica que surgiu na Pérsia, atual Irã, em 1844. Criada pelo profeta Mírzá Husayn’Ali, intitulado o Bahá’u’lláh (Glória de Deus, em árabe) a Fé Bahá’í propunha ser a continuação do Islã, sendo que agora a nova religião traria uma nova mensagem: Deus é um só em todas as religiões, e Ele manda diversos mensageiros para todos os povos da Terra. Unindo os principais preceitos monoteístas do Islã com as mensagens das diversas religiões, a Fé Bahá’í tornou-se uma religião para os tempos modernos. Assim como o Islã, a Fé Bahá’í possui uma linhagem de profetas, entretanto, não mais se contendo à linhagem abraâmica do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, adotando outros profetas como Krishna, Buda, Zoroastro e o próprio Bahá’u’lláh. Entre esses profetas encontra-se Jesus, que na Fé Bahá’í é tido como um dos Messias enviados ao mundo por Deus.
Devido ao caráter ecumênico, vários textos sagrados, inclusive os evangelhos, são lidos nas Casas de Oração, o Templo Bahá’í. A Fé Bahá’í não possui clero nem rituais, sendo os encontros nas Casas de Oração momentos para a leitura e reflexão dos textos sagrados. Para os Bahá’ís apenas a união dos homens pode acabar com os conflitos no mundo, por isso a Fé Bahá’í propõe a unidade religiosa e política do mundo, para cumprir do desejo de Jesus de “que todos sejam um” (João 17:21).
Jesus no Jainismo
O Jainismo é uma religião dhármica que surgiu por volta do Séc. X a.C. na Índia, com Mahavira, o Conquistador. O curioso dessa religião é que a história de Mahavira se confunde com a de Buda, pois ambos foram ascetas que se libertaram das paixões do mundo. Praticamente todos os ensinamentos budistas são encontrados no Jainismo. O principal ensinamento jainista é a “não-violência”, onde, segundo seus adeptos, todas as formas vivas devem ser respeitadas, pois todas têm sua origem divina. Engraçado que esta mesma “não-violência” jainista foi utilizada por Mahatma Gandhi durante a Independência da Índia, o que fez com que Gandhi seja tido como um herói jainista.
No Jainismo Jesus é tido como um Jina, palavra que em sânscrito significa vencedor ou conquistador. Simbolicamente é o equivalente à palavra Buda e Cristo. Por sua doutrina e modo de vida, Jesus é tido como um “conquistador”, visto que o próprio diz que “venceu o mundo” (João 16:33). Sob o ponto de vista hindu, budista e jainista, esta expressão significa que Jesus se libertou das paixões do mundo. Tornou-se um “Conquistador”, um “Iluminado”.
Jesus no Caodaísmo
Caodaísmo ou Cao Dai é uma religião sincrética que surgiu no Vietnã em 1926, por Ngo Van Chieu. Segundo o Caodaísmo só existe um Deus, cujo nome é Duk Cao Dai. Seu símbolo é um olho esquerdo inserido num triângulo. Segundo eles, Deus inspirou a criação das diversas religiões no mundo, mandando vários mensageiros. A missão do Caodaísmo é semelhante a da Fé Bahá’í, que é unir a humanidade numa única crença, e assim construir a paz mundial. Na doutrina caodaísta o envio dos mensageiros por Deus é divido em três estágios: Jesus foi enviado no segundo período junto com Buda, Confúcio e Lao-Tsé. Jesus é tido como um ser divino, embora esteja abaixo de Duk Cao Dai, assim como os demais mensageiros. Semelhante à Fé Bahá’í, no Caodaísmo a mensagem de Deus para os homens é uma só, embora seja explicada de modo diferente para os homens devido à sociedade a que estes mensageiros foram enviados. Por isso o conteúdo da mensagem de Jesus é igual em essência ao dos demais enviados.
Devido ao seu caráter ecumênico, o Caodaísmo inclui aspectos das demais religiões, assim como seus fundadores. No panteão caodaísta, junto com Jesus encontram-se Buda, Lao-Tsé, Confúcio e outros santos da tradição chinesa e vietnamita. Ao contrário da Fé Bahá’í, o Caodaísmo possui uma hierarquia religiosa semelhante a da Igreja Católica, com padres, bispos, cardeais e até papa, mas possuindo rituais próprios.
Jesus no Movimento Rastafári
O Movimento Rastafári foi criado na Jamaica por volta de 1930. Segundo eles, o imperador etíope Hailé Selassié é a reencarnação de Jesus. A origem divina de Selassié remota ao tempo de Salomão, visto que ele realmente era descendente do rei de Israel, e por fim de Davi. Salomão teve vários romances, inclusive com a famosa Rainha de Sabá, onde tiveram um filho chamado Menellek. Mais tarde a Rainha voltaria a sua terra de origem com seu filho, que por fim se tornaria o primeiro imperador etíope.
Nascido como Ras (Príncipe) Tafari (da Paz) Makonnen (nome da família de Selassié), ao assumir o trono o 225º imperador da Etiópia adotou o nome Hailé Selassié, que significa O Poder da Trindade, em etíope.
Para os Rastas, Hailé Selassié é a encarnação de Jah (Deus). A palavra Jah vem do tetragrama sagrado YHWH, que está presente na palavra hebraica HalleluJah, que significa Louvem ou Adorem a Deus. Dela veio a palavra Aleluia. Para os Rastas, Selassié cumpriu as profecias judaicas sobre a volta do Messias judeu, até mesmo sobre o 2° advento do Cristo, visto que ele é tido como a reencarnação de Jesus. Devido às suas origens judaicas, o Movimento Rastafári prega a volta dos descendentes de Davi à “Terra Prometida”, que nesse caso é a África, visto que, segundo os rastas, os verdadeiros hebreus eram negros. Por esse motivo o Movimento Rastafári atrai muitos afrodescendentes e tem crescido muito ultimamente devido ao gênero musical reggae. Curiosamente, a maioria dos semitas realmente são de pele escura, logo Jesus deveria ser no mínimo moreno (e não o clássico Jesus de pele clara, loiro e de olhos azuis que cansamos de ver pela nossa sociedade ocidental). Dentre os títulos de Selassié estão “Leão da Tribo de Judá”, “Rei dos Reis” e “Senhor dos Senhores”, os mesmos que Jesus recebeu.
Jesus no Movimento Nova Era
Derivante da Teosofia, o Movimento Nova Era tem suas bases no esoterismo e no gnosticismo, e propõe uma união entre a espiritualidade ocidental e oriental. Ele começou a partir dos anos 60, com a vinda das tradições orientais para o ocidente. Teve início nos EUA e Europa, ganhando mais força durante os anos 70 e 80 e se espalhando pelo mundo. Para os adeptos deste movimento, o mundo está vivendo o fim da Era de Peixes, que é a era de Jesus (o símbolo de Jesus era o peixe). Antes dessa era vieram a Era de Touro (Símbolo de Krishna), Áries (Símbolo de Moisés) e Libra (Símbolo de Siddhartha). Após a Era de Peixes iniciar-se-á a Era de Aquário, a chamada Nova Era. Para o movimento, Jesus é um dos Mestres espirituais do mundo, e está dentro de uma consciência maior, a qual chamam de Brahman (O Deus Supremo, no hinduísmo). Assim, ele não é uma encarnação de Deus, mas uma emanação da consciência maior, que tem como missão levar a Luz aos homens.
Para a Nova Era, Jesus é a encarnação de Krishna e de Siddhartha, visto que suas biografias, ensinamentos e a missão messiânica são compartilhados por ambos. E mais, com o fim da Era de Peixes – e iniciando a Era de Aquário – o mundo precisará de um novo Mestre, que nesse caso será o Cristo (Buda) Maitreya, que governará o mundo nessa nova era de consciência. Assim, ao acabar a Era de Peixes, Jesus deixará de ser o Cristo, e um novo surgirá, o tão esperado Messias pelos judeus, o Iman Mahdi para os muçulmanos, o Saoshyant dos zoroastrianos, o Maitreya budista e o Kalki hindu.
Jesus no Movimento Raeliano
Eram os deuses astronautas? pelo menos é o que diz o livro de Erich von Däniken e o Movimento Raeliano. Este último começou em 1974, quando o jornalista francês Claude Vorilhon recebeu a revelação dos Elohim (Aqueles que vêm do alto) de que nada mais eram que extraterrestres. Segundo Vorilhon, ele foi visitado por Jesus, Siddhartha, Moisés e Mohammed, que lhe revelaram que não existe nenhum deus, e que os deuses e profetas das religiões nada mais eram que extraterrestres vindos de outro planeta para orientar a humanidade como viverem neste mundo criado por eles. Para o Movimento Raeliano, a única explicação para os milagres das religiões é o fato de todos esses acontecimentos sobrenaturais serem obra de uma avançada tecnologia extraterrestre. Por exemplo, a fecundação de Maria seria uma inseminação artificial, os milagres de Jesus seriam devido à capacidade mental superior dos E.T.s e a ascensão aos céus seria a volta de Jesus à sua nave, afinal, não é todo dia que vemos alguém subindo aos céus em direção a uma nuvem luminosa.
Para Raël (nome que Vorilhon adotou após a revelação e de onde vem o nome do movimento) a humanidade é fruto da clonagem dos Elohim, por isso uma justificativa literal para o versículo “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Genesis – 1:27). Outro fato que justifica a visão de Deus como sendo um E.T. é o fator profecias e visões. No Antigo Testamento, o próprio Deus apresenta-se em sua glória movendo-se numa espécie de veículo de luz, no Livro de Ezequiel, o que contradiria a visão de Deus como onipresente, uma vez que o mesmo precisaria de um “automóvel”, mais precisamente uma nave, segundo o Raelianismo. Para o movimento, a maioria das teorias ufológicas têm sua confirmação nas próprias escrituras. A própria visão do Apocalipse é uma das provas alegadas do fato de Jesus ser um extraterrestre, pois o mesmo diz que voltará entre as nuvens em sua glória e toda a Terra o virá no dia do Juízo. Isso nada mais seria do que uma invasão de naves na Terra, onde Jesus tornar-se-ia o governante do mundo, assim como foi dito nas profecias.
Como vimos, Jesus é visto pelas religiões desde um profeta, passando por um extraterrestre até um Deus encarnado. Mas um ponto comum entre todas essas visões muitas vezes antagônicas é o fato de sua missão ser comum, levar a Boa Nova aos homens, que, por meio da sua mensagem – seja ela canônica ou apócrifa – torna o homem uma pessoa melhor, fazendo-o nascer de novo. Se Jesus é divino ninguém poderá provar, entretanto até hoje ele é um mistério para todos, o que faz com que existam diversas interpretações acerca de sua pessoa. Por mais que as pessoas tentem definir uma imagem exclusiva do judeu mais importante da história, a vontade do mesmo é que cada um encontre e acolha sua mensagem da maneira que fará a pessoa se sentir melhor. Seja tendo-o como um profeta, seja como um mestre espiritual, seja como um Deus.
Ler em espanhol (por Teresa)
Maíra, Belíssima interpretação!! Embora poucos aqui entendessem que Jesus é o próprio Deus, que tomou forma de homem (Fl 2:6-8), esvaziou-se de si mesmo (deixou toda a sua glória no céu), vindo como servo. E em carne (Jo 1:1 e 14), Jesus cumpriu a segunda aliança de Deus para com os homens, fazendo-se sacrifício vivo entre os homens. Obra esta, que nenhum homem comum, poderia realizar, por termos uma descendência Adâmica (vindos de Adão e Eva), já pecaminosa. Jesus porém, era puro, sem pecados (não vindo da relação homem/mulher), e pode realizar todo o desejo do Pai (o lado divindade… Read more »
Pers, Fausto e Coringa,
fico feliz pelo excelente nível de discussão por aqui.
Como o Coringa e o Fausto bem lembraram, o sexo é o grande tabu ainda, o que faz com que qualquer tema de teor sexual venha a ser tratado com dificuldade.
Certa vez, acompanhei uma discussão sobre uma exposição de cadáveres humanos plastinados. Uma das obras era um casal fazendo sexo. Então alguém disse: “nossa, mas que degradante, que desrespeito com o morto! Eles estão em posição erótica!”. Isso mostrou pra mim que o sexo, talvez, ainda seja um tabu maior que a própria morte.
Não ria. Isso é apenas uma amostra do quanto nossa sociedade blasfema se degenerou, do quanto perdemos o respeito pelas tradições e pelo sagrado:
Agora, se mesmo assim você riu… e pior, achou genial… bem, então nos vemos no inferno.
Acid,
(off topic) procurei sobre George Adamski e não encontrei nada nos arquivos de ufologia do sdm.
E como sei q vc é um interessado e expert no assunto, será que poderia me dar seu parecer a respeito dele? Tipo, se vale a pena se aprofundar no assunto ou é uma farsa.
É que meu marido está impressionado com uma série do youtube e eu queria informações da seriedade do tal George.
Abração
Acid, lembra do Prof. Severino…
http://www.youtube.com/v/lRzfgk8YVFQ&hl=pt-br&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00&border=1
Acid, que diacho de ser é esse:
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1307808-6091,00-CRIATURA+ESTRANHA+ENCONTRADA+EM+LAGO+INTRIGA+MORADORES+DE+CIDADE+NO+PANAMA.html
Acho que dessa vez a imprensa chegou primeiro que a CIA. rsrsrs
é o Golum mesmo…
Se isso for verdade… É algo bem típico do ser humano, atirar e depois perguntar. Uns dizem que é por isso que os ETs não se manifestam e não aparecem de vez. É muita ignorância numa raça só. Uma raça que vive de fazer “caquinha´´ e depois justificar, dar desculpas esfarrapadas, mentir para se safar, inventar estória para enganar o ego, tentando escapar da vergonha que é ser esse tal ser humano. Só a mente do Spilberg para imaginar um Eliot que faria amizade, ao invés de ter um infarto e/ou sair correndo rs. Ô ser humano… a obra prima… Read more »
Me parece muito uma preguiça sem pelos. Uma foto da pata tiraria todas as dúvidas. Ou é uma preguiça pelada, ou ela já estava em estado de putrefação e os garotos quiseram pregar uma peça.
Pers, É que do modo como voce colocou, até com o próprio exemplo da timidez, dá a impressão que estamos falando de um problema ou de um comportamento não normal que deve ter suas causas investigadas ( e corrigidas). Sei que não foi essa a sua intenção Concordo com o Coringa, a grande mer… foi transformar sexo em um tabu, em algo secreto, sujo, proibido. Acho que isto sim é um problema, perder a nossa naturalidade. E os desvios e principalmente violencia que este excesso de culpa (por fazer, por não fazer, por pensar, por ter desejo, por bloquear desejos),… Read more »
Sei que não houve intenção pejorativa nas palavras do Pears, não, de forma alguma! Até pelo contrário, percebe-se a boa vontade e boa fé, no sentido de tentar compreender a questão. Não há preconceito em suas palavras. Mas é bastante comum, até em função dos condicionamentos culturais, analisar tal realidade – a sexualidade humana – com uma conotação ‘problemática’, isto é, abordando a questão ou sua causa, como no caso da homossexualidade, como sendo, essencialmente, um “PROBLEMA” ou “ERRO”, tal qual apresenta-se através desta frase: “Mas todos um dia deverão ser capazes de dominar esses apegos e deixar o PROBLEMA… Read more »
Gustavo, Muito pertinente o que você disse, a sexualidade é muito mais complexa do que temos visto em qualquer discussão. O meu palpite (apenas um palpite) é um somente um pouquinho mais fundamentado que a maioria que tenho visto. Mas a questão é muuuuito mais complexa. O que não podemos é achar que está tudo muito claro e ficar num ramerrão cansativo de preconceito aqui, preconceito acolá. Creio que não há preconceito em refletir sobre o tema (nem em atribuir efeitos atuais a causas pretéritas). Sem julgar o caso ou a pessoa. Veja, por muitos anos tive problemas com timidez… Read more »
poxa, muito interessante sua explicação Pers! Li algo nesse sentido no livro “Sexo e Evolução”.
Coisas da natureza… Exposição sobre animais gays faz sucesso em Oslo (da BBC Brasil) Segundo os organizadores, o comportamento homossexual já foi observado em mais de 1,5 mil espécies e é bem documentado em 500 delas. A mostra reúne fotografias como a de duas girafas macho tendo relações sexuais, a de macacos estimulando outros do mesmo sexo e a de duas baleias macho excitadas roçando os pênis. “A homossexualidade é um fenômeno comum e freqüente no mundo animal. Não apenas relações sexuais breves, mas parcerias duradouras, que podem continuar pela vida inteira”, diz um dos textos da exibição. Os curadores… Read more »
eu tinha um chole que era homossexual, aliás não. Ele era pan-sexual. Gostava de cachorra, cachorro, coelho, galinha, pano, perna, cortina e etc… até tomar no rabo ele tomou(foi num trenzinho amoroso em que ele ocupava a posição central). inclusive ele fugia as vezes de casa e engravidava as cachorras tudo, é mole? Gostava mto dele… :/
Pers, sou homossexual, e este tipo de opinião como a sua já me é familiar. Escutei e li um monte de vezes já. Há anos reflito sobre essa questão, dia após dia, e ainda não encontrei um porquê que a explique. Acho perigosamente fácil esse tipo simplista de explicação como a sua. Ser assim, expressar quem eu sou, gerou tantas transformações positivas pra mim e para os que me cercam, no sentido de libertar-nos das crenças herdadas, que sinceramente sou grato por ter essa oportunidade. Como vc disse, o espírito contém todos os potenciais. Seria uma redução absurda dizer que… Read more »
Gustavo, Acho que a opinião do Pers não desmerece ou desfaz o fato do homossexualismo ser um escolha de cada um. Afinal em diversas linhas de pensamento vemos as escolhas que fazemos nesta vida seja reflexo de vidas passadas ou temas que devemos desenvolver para o nosso crescimento.Seja ser homossexual, seja o celibato, seja ser corno, seja aprender a amar uma pessoa de outro sexo que nos faça sofrer. Acho que também já perdemos muito tempo discutindo as causas da homossexualidade (re-encarnação, genética, traumas, safadeza, etc… tem para todos os gostos), pouco importa a causa, são seres humanos e irmãos… Read more »
Fausto, vc expressou minha opinião melhor do que eu mesmo poderia.
Fausto, concordo com vc, quanto às causas – elas não importam, de fato. Quando eu escrevi meu comentário, eu quis questionar a tentativa das crenças religiosas de explicar algo através de generalizações. A idéia de que eu seria mulher na vida passada, e que me amarrei nisso a ponto de trazer para minha vida atual, é consequência de um preconceito, sim: o de que todo homem ‘homo’ no fundo é mulherzinha, afeminado. Existe uma dificuldade do nosso cérebro em entender essa dinâmica: como um homem pode se sentir atraído por outro? A resposta equivocada é: sendo uma mulher escondida num… Read more »
Me senti muito bem lendo esse post.
Numa linguagem leve, foram trazidas várias questões muito importantes.
Abraços…
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2564/o-monstro-do-panam-que-quase-foi
Oi Fiat!! Com o negocio da preguiça acabei esquecendo da sua pergunta!!! Olha, eu li um livro e vários sites a respeito de George Adamski, vi fotos, tudo em ordem cronológica, e na minha humilde opinião o cara é uma fraude. Maquetes de nave já foram encontradas na casa dele, ele disfarçou, a tal venusiana q ele fotografou se parece com uma conhecida dele, enfim… eu não perderia (mais) meu tempo com ele.
Valeu pela assessoria ufológica, Acid!!!
Vou repassar pro meu marido, que é apaixonado pelo assunto, mas um tanto qto sugestionável…rs
A maioria dos acadêmicos é de opinião de que pelo menos os principais fatos da vida de Jesus são sim históricos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Existence_of_Jesus
Diga lá Ikki, concordo com vc, dessa vez em 100%, apesar q ñ entendi a do Avatar >)
…tbm tm gente q ñ gosta da própria espécie.
Putz, desculpas, corrigindo o texto para:
O problema é o mesmo de sempre, quanto mais adquirimos bagagem cultural, conhecimentos, mais nos afastamos da Verdade.
“Ser intelectual”, nesse sentido, na maioria das vezes, é o mesmo que adentrarmos na ignorância consciente.
Mas, tudo bem, assim sempre foi…
Abcs!
É, pois é, mas olha só, cada vez mais os cientistas descobrem o que os donos há muito já sabiam: os cães têm sentimento, sentem muita dor, sentem emoções, empatia, socializam, sentem até amor. Há uma grande região de consciência presente nos cães. O problema é que a teologia católica e protestante sempre colocou o homem num pedestal radicalmente diferenciado: só o homem teria alma. Mas o fato é que não é o caso ! Os animais têm sim, em variados graus, uma alma, isto é, consciência. Então de fato é imoral causar sofrimento aos animais, e é moral evitar… Read more »
Olá, Submenter, se está falando do caso específico dos begles, ñ é isso q está em questão, mas sim várias coisas muito óbvias pra ñ vir na ideia apenas palavras como ”idiotas” pra esses ativistas. Certo, aqla parada da harmonia com a natureza e acrescente-se: HUMANOS SÃO ANIMAIS, mais precisamente primatas, talvez um pouco mais sutis doq os demais, e só. Ñ se conhecer pode ser pior doq ñ saber qm são os inimigos e, isso d pedestal, faz com q nm saibam oq são direito: “Imagem e semelhança de deus” fica muito vago… MAS… …não consigo acreditar q qm… Read more »
Fala aí meu povo. |¬) Olim, “Mas, tudo bem, assim sempre foi… Abcs!” Não foi sempre assim não. Isso é erro de perspectiva justamente por estarmos hoje vivendo numa época de decadência, de ‘ignorância consciente’ (olha os meus irmãozinhos neo-ateístas e revolucionários que não me deixam mentir) acabamos interpretando todo o nosso passado pela ótima atual, e aí não tem jeito, vou acabar caindo nesse ‘espinheiro de enganos’ (o melhor alerta da Bíblia) à respeito da ignorância histórica do homem. — “O problema é o mesmo de sempre, quanto mais adquirimos bagagem cultural, conhecimentos, mais nos afastamos da Verdade..” DEPENDE… Read more »
uÁla, caro Toad, “Diga lá Ikki, concordo com vc, dessa vez em 100%,[…] ” É mesmo!? Puxa… Que legal. :¬) Mas não acostuma não, hein!? |¬) — “[…]apesar q ñ entendi a do Avatar >)” O lance do Avatar foi uma tentativa (mal feita, acho agora) de fazer uma relação irônica- que tirei dum texto- entre todos esses movimentos ativistas de defesa dos animais (pela preservação da natureza e mi-mi-mis fofuchos como um filhote de beagle… Aliás MEXEU COM BEAGLE, MEXEU COMIGLE) com a mentalidade atual desse neo-paganismo de ‘Nova Gaia’, ‘Nova Era’, Mãe-terra’ (que é do que se trata… Read more »
http://expandiraconsciencia.blogspot.com.br/
Quanta bobagem. O fato evidente de Jesus não ter existido não justifica a criação de teorias mirabolantes como a desse Joseph Atwill a não ser para se vender livro explorando a polêmica entre os ignorantes. John E. Remsburg, em seu livro clássico, The Christ:A Critical Review and Analysis of the Evidence of His Existence(O Cristo: Uma Revisão Crítica e Análise de Sua Existência) (The Truth Seeker Company, sem data, pgs 24-25), lista os seguintes escritores que viveram durante a época, ou até um século após a época, em que Jesus supostamente teria vivido: Josefo Filon de Alexandria Plínio, o Velho… Read more »
Ah! Se tiver alguém que frequenta esse espaço e POR ACASO receber um desses beagles sequestrados lá do laboratório Royal, saiba que, de acordo com a polícia, está praticando crime de receptação de contrabando. Fora que está assumindo riscos de saúde imprevisíveis, já que muitos dos bichos possuem agentes patogênicos desconhecidos da população leiga; e outros cães- por estarem com a saúde intacta- FATALMENTE assumirão doenças de outros animais (já que não possuem anticorpos devido ao ambiente controlado onde cresceram). Fica o alerta. “ALIMENTAR O MAL NO MESMO INSTANTE EM QUE PENSO ESTAR PRODUZINDO UM BEM” “IDEIAS IRRESPONSÁVEIS, CONSEQUÊNCIAS IMPREVISÍVEIS”… Read more »
Fala Toad, Não tinha percebido que beagles de laboratório e os avatares azuis daquele filme milionário tem tudo a ver. Um dos princípios que rege esse tipo de coisa na cachola das ‘pessoinhas lindas e maravilhosas que sempre se esquecem de tomar o remedinho’, é o mesmo do hedonismo e do fanatismo religioso laicista: a supressão da dor e a garantia do prazer (seja humano ou não, isso é só um mero detalhe contingente) através da aplicação de direitos coletivos sem o ônus dos deveres individuais. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2013/10/1359857-homens-e-animais.shtml http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/cultura/alguns-querem-que-os-animais-sejam-gente-e-a-gente-animais/ http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ladroes-de-cobaias-,1088290,0.htm E o pior é que já tão mudando o foco do… Read more »
Peço que parem de enviar links para o blog do Silas….kkkkk
Não tô aguentando de tanto rir… e a melhor parte é quando se lê que o dito é formado em teologia pelo Instituto Universal Brasileiro…uma coisa concordo: esses desenhos japoneses são uma mer… mas tem gosto pra tudo nesse mundo…
só pra complementar o tetragrama YHVH significa Jeová (Deus) e Jah seria sua abreviação. Assim Aleluia (Hallelujah) significa louvem a Deus
Feliz Natal.
Trilha da hora; uma música natalina em 3 versões:
Greg Lake:
http://www.youtube.com/watch?v=RXCEdrnaFlY&feature=related
U2:
http://www.youtube.com/watch?v=CfIWCiX21qg&feature=related
Sarah Brightman:
http://www.youtube.com/watch?v=zQl1Fgv9VzI&feature=related
Abraços e paz para todos!
Re: Jesus Cristo Oi pessoal. Oi Hidemberg da Frota, que escreveu: >Por favor, quem estiver disponível, gostaria de ouvir >a opinião de vocês sobre Jesus Cristo: pontos >favoráveis e desfavoráveis; > Pontos desfavoráveis? Dele acho que não, mas dos seus seguidores… parece que o pessoal pode enumerar vários. risos. > seria ele um serenão, >uma consciência livre, uma espécie de guardião >da humanidade no planeta, um modesto amparador? > Todas essas definições – e outras tantas, algumas bem esquisitas – já foram apresentadas e defendidas por inumeráveis grupos de crentes, Hidemberg. Pessoalmente, não vejo o que me acrescentaria tentar esse… Read more »
http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/historiador-jesus-nao-existiu-e-cristianismo-tem-sido-uma-catastrofe,6b39f4113ccc1410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
Eduardo, A mentira, a farsa, a fraude hoje em dia tem com certeza dado MUITO DINHEIRO e fama a quem a produz, assim como aconteceu com o tal ‘Zeitgeist’ (e outras picaretagens contemporâneas). Só eu que percebo que não há compromisso com a verdade nesses caras da militância ateísta anticristã? http://www.youtube.com/watch?v=kMYiTsk1VSY …… Verificando alguns trechos da notícia linkada por ti: “Acho que o cristianismo tem sido uma catástrofe. Se você olhar na história, ele criou a Idade das Trevas, as Cruzadas foram uma desgraça absoluta e a Inquisição também foi uma abominação moral.” EU: ele omite de cara uma quantidade… Read more »
Pra não cair em conversa fiada de picaretas intelectuais que fatalmente nos levarão ao espinheiro de enganos, uma dica pra molecada mais jovem:
https://pt-br.facebook.com/MeuProfessorDeHistoriaMentiuPraMim
https://www.facebook.com/antineoateismo
”A última da ‘Revolução dos Beagles’ é motivo pra um ‘Pulitzer”’
Aaaahhh… vontade d pegar esses ativistas e dar na cara até ficar igual um bulldog >)
Fala Ikke. Eu vi o vídeo do Pirulla um pouco depois q ele acabou d fazer, antes disso eu imaginei vendo uma reportagem e vendo só o arzinho dos ativistas, q aquilo era coisa d imbecil irresponsável mesmo. Ñ concordo q ele seja arrogante e ñ queira entender o Olavinho(carinhosamente e ñ pra zoar :). Oq houve alí, foi q Olavo passou uma informação da qual ñ sabia muito sobre. Tm assuntos q ele domina bem, mas nm todos, e isso ñ é problema, o problema é q uma parte q qm acompanha o Olavinho, leva muito como lei oq… Read more »
Ôoo da crença, quem garante que exista uma só palavra de Jesus na bíblia, se ele não escreveu uma linha desta? Será que os escritores (e transcritores católicos depois destes) realmente escreveram as palavras de Jesus?
Voce alguma vez já brincou de telefone sem fio?
Abra os olhos para pensar se a sua teologia tem explicações que atendam razoavelmente a um mínimo de ceticismo.
MAS SEJA RÁPIDO, O TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO!!! Ô.ô
Sem comentários… Ainda.
Por favor leiam a pérola, digo, o post do Pastor Silas…
POR FAVOR…
Belissimo Post, parábens aquele que escreveu e Encaixou as peças do Quebra cabeça Historico…
Parabéns ao AciD pela seu trabalho Artistico/Digital nas Montagens das Imagens…
Valeu o Dia!!!
Ah, eu adoro o Pastor Silas. Graças aos alertas dele eu consegui me livrar das desgraças que são esses animes e RPG
http://pastorsilas.blogspot.com/2009/07/os-perigos-da-cultura-japonesa.html
http://pastorsilas.blogspot.com/2009/07/o-metaleiro-arrependido.html
acho que o que está faltando no SDM é um texto desse pastor silas! se eu fosse o acid convidaria ele pra escrever algo especialmente para o site.
o zangief brasileiro
http://www.youtube.com/watch?v=GeP6l3JDBrw
SAI DA FRENTE SATANÁS!
Haha boa idéia, Adriano.
Hahahaha… Pastor Silas muito louco… Gostei da música, a Paixão de Cristo… Chega me senti Pernambucano… XD
Eduardo, apegar-se às palavras cegamente acaba em besteiras como Adão e Eva. Apegue-se à essência, e o fardo será mais leve.
leandro
esse site ai é de zueira rpz…
http://pastorsilas.blogspot.com/2009/08/aquecimento-global-farsa-ateista.html
Sobre o budismo, há um post muito interessante no blog do Pastor Silas. Leiam, e se informem.
http://pastorsilas.blogspot.com/
Muito politicamente correto…
Muito bom seu texto Shaka, muito esclarecedor!
Acho que eu não tinha conhecimento nem da metade dessas informações.
Obrigado!
“Se Jesus é divino ninguém poderá provar, entretanto até hoje ele é um mistério para todos, o que faz com que existam diversas interpretações acerca de sua pessoa.”
——————————
É.. mó doideira!
Porque ninguém poderá provar..
mesmo.. vão ter que desenhar na parede ou algo parecido! .. Também não tinha máquinas de cópia fotográfica na época! 😛
http://www.youtube.com/watch?v=bo7E6jHHbSY
Abrachos!
E podendo ou não ser viagem, O lance no deserto, o demônio, o isolamento… Tem justificativa no mito!
A busca do Eu.
Foi meu pai quem disse! 😛
O seu texto nos esclarece aquilo que é crucial para uma vida harmônica em termos simples, pois a conclusão mais rápida é a de que acreditamos na mesma coisa, mas conforme o nosso contexto individual a nomeamos de forma diferente, assim, não haveria necessidade de revoltas por razões que já estão esclarecidas!
Abraço
Por uma sociedade melhor!
aurasacrafames.blogspot.com
talvez tenham faltado alguns “jesuses”, como por exemplo este:
http://www.youtube.com/watch?v=8CG61KOSCNU
Na madrugada, passando o filme Frankstein, ele o médico cientista ficou revoltado com a morte de sua mãe e quis intervir na “obra divina´´ que é a vida.
Buda, conheceu o sofrimento, a velhice, a morte e quis intervir na obra divina.
Filme: a sétima profecia, a pergunta do filme: Se vc estivesse lá, na época de Jesus, vc morreria por ele??
[]´s
Muita gente morreria por ele, mas pouca gente morreria por ele depois de assistir o filme do Mel gibson. Imaginando o segmento coerente dos eventos envolvendo Jesus, creio que muitos estavam com ele, mas aos poucos o bicho foi pegando, e ao invés de morrerem por ele, o tentavam, e talvez muitos de nós tbm tentariam ele…, e seria melhor negá-lo três vezes do que negá-lo em definitivo, pois se com ele tivesse morrido alguém, não ficaria tão claro que ele existiu pra salvar, e não pra condenar, pois isso cabe as próprias pessoas, e ai de quem fizer se… Read more »
osho tb crê que jesus era da escola dos essenios e que ele viajou p/ india e p/ o egito e aprendeu mto sobre os upanixades e sobre os ensinamentos de buda, e isso explica a similaridade entre os ensinamentos de jesus c/ os de buda e do hinduísmo. Se pegarem tb as escrituras do evangelho segundo tomé, que foi achado há algumas decadas e não passou pela mão das igrejas, verão q jesus faz varias citações sobre o voltar-se p/ dentro de si(meditação). Aliás qdo jesus falava em jejuar por exemplo, essa palavra(na sua origem sanscrita) significava: voltar-se p/… Read more »
Jesus não poderia ser homossexual, porque ultrapassou a fase evolucionária em que se poderia fazer essa classificação. Explico. Primeiro, conceda-se que existe polaridade no Universo, e que masculino/feminino seja uma manifestação dessa polaridade, como no Kaibalion. Como espíritos não temos sexo. Podemos encarnar como homens ou mulheres. O espírito encarna para adquirir conhecimento, experiência. Uma importante experiência/conhecimento que se adquire é a polaridade sexual, isto é, manifestar a polaridade sexual. Podemos viver expressando polaridade masculina ou feminina, fisicamente, mentalmente e energeticamente (essa palavra contém um mundo de coisas). Pois há diferenças marcantes entre manifestar uma vida de polaridade masculina e… Read more »
Perdeu a linha o Pastor Silas.
suhushushhshushus
mto bom, parabens! que negocio engracado!
Parabens só isso! GANHO
complementando!
Mto obrigado por me apresentarem as palavras de Pastor Silas, mudaram minha vida completamente! hoje sou mto mais feliz, a cada texto choro mto.
off
Kiabo Azul,
Vc nem precisava usar martelo vermeio pra resolver os pobrema!
Bastava um PILÃO!
http://www.youtube.com/watch?v=GeP6l3JDBrw
kkkk
Brincadeira… acabaram com o blog mesmo.
Hoje em dia, vc pode defamar, zombar, ridicularizar a Jesus, de todas as formas e rejeitando-o como quizer… Só não esqueçam que chegará um dia em que tudo o que foi “dito”, nos será “cobrado”! Jesus veio para os “fracos”, os “doentes” e “oprimidos”, é verdade!! Mas, se vc, é um dos que se considera “forte”, “sadio”, “sábio” ou “inteligente”, evidentemente, não precisará de Jesus! Jesus não “veio” para “estes”! Deus, já sabia que “iriam zombar do Filho do Homem, iriam rejeitá-lo e até cuspir em seu rosto”, quando Ele “viesse” habitar em nosso meio. Hoje não é diferente! E… Read more »
Nossa! Decepcionante Acid (será vc mesmo q escreveu o texto acima falando essa blasfêmia a respeito de Jesus??Chamando-O de homossexual!) Espero sinceramente q seja alguma pessoa usando seu nome! Se foi vc mesmo q escreveu, seja por brincadeira ou qualquer outro motivo, me avise, por favor, aqui mesmo em comentário, pq se for eu nunca mais entrarei desse site q acompanho a tanto tempo! Decepcionante demais… espero mesmo q vc nao tenha escrito isso.
“Mas, se vc, é um dos que se considera “forte”, “sadio”, “sábio” ou “inteligente”, evidentemente, não precisará de Jesus!
Altamente correto. Como já dizia Buda “Meus ensinamentos são como um barco para atravessar o rio. Uma vez alcançada a meta de atravessar o rio, você não precisará mais do barco, assim como você não precisará mais dos meus ensinamentos para continuar na vida uma vez os seus objetivos alcançados.”
Não O chamei. Levantei a hipótese. Acaso é blasfêmia chamá-lo de homossexual? Acaso ser homosseuxal é demérito?!! Vai alterar ALGUMA COISA na mensagem dele??? Vocês têm ALGUMA evidência que indique a orientação sexual de Jesus na Bíblia? Não sei porque levantaram essa questão, mas já que fizeram, resolvi me manifestar, porque ele poderia, sim, ser homossexual e Filho de Deus. Ou não? Botei Jesus versão Norton Nascimento aqui e ninguém falou nada. Botei Jesus Alien aqui e ninguém achou blasfêmia. Mas só de insinuar que ele PODERIA ser homossexual já dois se manifestaram… êlelê. Tem Minorias e minorias, né? Vc… Read more »
Acid, só discordo de: -” E se Jesus for uma bicha vingativa, quando um homofóbico morrer Jesus vai chegar e dizer “nada de Salvação pra você, bofe”. !?”-
Jesus não poderia ser vingativo, senão, tudo desaba! Como um Ser iluminado pode ser um “Ser” vingativo? Todo ensinamento que ele deixou se torna sem sentido, não acha? Ou te interpretei mal?
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1304620-5602,00-JORNALISTA+QUE+ATIROU+SAPATOS+EM+BUSH+DIZ+QUE+FOI+TORTURADO+NA+PRISAO.html
We can be heroes.
“Apesar de ser evangélico, não concordo em nada, com a forma que este pastor Silas, usou para defamar uma religião ou crença, seja ela qual for. Não é desta forma que construiremos um mundo melhor, ou teremos uma comunhão entre irmãos!!”
Sei que é uma revelação chocante Eduardo, mas o pastor Silas não existe. Particularmente, prefiro fazer de conta que seus textos são todos reais, pois meu senso de humor não se contenta com ficção.
Eu acho que a grande sacada de Jesus foi destacar o amor. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, “sereis conhecidos como meus discípulos se vos amardes uns aos outros”, “o Pai vos ama”, “Pai nosso”, não “justiçador nosso”.
O amor não é apenas a compaixão budista, a temperança grega, o autocontrole hindu. Sentimos que é mais que isso. É um insight sensacional, é constitutivo, iluminador.
“Deus é amor”, aprendeu o discípulo. E a busca desse amor abre horizontes maiores que os anteriores, sem prescindir deles.
Acompanho este blogue há muito tempo, tem uma qualidade inquestionável.
Texto maravilhoso.
Acredito que há muita sinergia entre esta postagem e uma do meu blogue, chamada Existem Muitas Línguas pra falar de Jah
http://irradiandoluz.blogspot.com/2007/05/existem-muitas-lnguas-pra-falar-de-jah.html
Com relação ao Movimento Rastafari, nem todos acreditam que Hailé Sellasié I é a reencarnação de Cristo. Dentro do movimento, há diferentes perspectivas, inclusive algumas correntes que não acreditam na divindade do imperador.
AXÉ e as mais positivas vibrações
Gabriel Dread
Acid,
Depois de muito tempo, nesta semana, vc me veio em mente. Como estão as coisas por aí?
Ah, aqui tá bom bagarai! Obrigado pela lembrança 🙂
Uau. Pastor Silas me conquistou, com sua doçura, bondade, suavidade e profundidade. Sou uma nova pessoa.
Ô glória!
Excelente post.
Muito esclarecedor. Não conhecia algumas histórias e que sempre tive vontade e curiosidade de conhecer.
vou deixar tb meu testemunho: pastor silas me salvou de uma efêrmidade mto grave. Antes eu tinha uma unha encravada, dai pensei: foi o cão! Foi só eu entrar na igreja e receber o martelo vermelho q o pobrema sumiu de vez. Gloria a ti irmão
Faltou ainda, nesta matéria, a versão mais comentada, discutida e difundida em todo o mundo; Jesus na visão da Maçonaria (que está “contagiando” e “provando” para todas as “religiões”, quem realmente foi Jesus Cristo). Vale a pena lembrar que; eles consideram-se “os iluminados” (donos da verdade), e o povo, consideram como sendo “ignorantes” (os tolos). Sob o ponto de vista Maçon, Jesus, que não ressuscitou, teria casado-se com Maria Madalena, ao qual tiveram um filho e, a sua linhagem, segue até os dias atuais (livro/filme: Código da Vinci – e depois confirmado pelo documentário; O túmulo de Jesus – produzido… Read more »
Puxa, Eduardo, também ouvi dizer que Jesus era homossexual. Inclusive citavam “provas”, como por exemplo ele sempre andar cercado de 12 homens fortes e barbudos, e aquela barba bemfeitinha, os cabelos escovados… além do fato de que todo mundo de respeito (como um Rabi) naquela época em Israel era casado. Sei não… e se Jesus foi homossexual, como ficam os héteros? Será que nós é que estamos “errados”? E se Jesus for uma bicha vingativa, quando um homofóbico morrer Jesus vai chegar e dizer “nada de Salvação pra você, bofe”. !?
Só falta alguem colocar o “Codigo da Pirataria” (literalmente). Com todo o ensinamento e Iluminação para ser o Cafageste Absoluto…
Beber Piratas YO-HO!!!
obs: Maçonaria foi foda,pqp…
Apenas inverti 180º a idéia dos que acham que Jesus condena a homossexualidade, ou que homossexuais não seguem Jesus nem alcançarão a “salvação”.