BAHÁ’U’LLÁH E A UNIDADE DA CONSCIÊNCIA

Por Rafael Vilaça

“Todos devem abandonar os preconceitos e devem mesmo frequentar as igrejas, mesquitas e templos uns dos outros, pois em todos esses lugares de adoração menciona-se o Nome de Deus. Já que todos se reúnem para adorar a Deus, qual a diferença?”

Abdu’l-Bahá; A Estrela do Leste

Em 1844 o mundo recebe mais um Mensageiro de Deus, Mírzá Husayn’Ali, intitulado Bahá’u’lláh, a Glória de Deus. Neste ano, o profeta atingiu a consciência da sua missão a passou a difundir a nova mensagem de Deus para o mundo. Sua mensagem tem um conteúdo muito profundo e avançado até para os dias de hoje, uma vez que, em pleno Século XIX, ninguém pensava no ecumenismo de um modo tão concreto a ponto de sintetizar todas as religiões numa só doutrina. Mesmo com os diversos estudos acerca do assunto, ninguém até hoje consegue superar as definições e meditações de Bahá’u’lláh, o que realmente lhe faz jus ao título de Profeta dos novos tempos.

A principal característica dos ensinamentos de Baha’u’lláh (reunidos na Fé bahá’í) é o caráter de ecumenismo. Junto com ele vem a explicação para o entendimento desse ponto: A Revelação Progressiva. Para Bahá’u’lláh a mensagem de Deus é progressiva, ou seja, ela é contínua, onde de tempos em tempos uma nação recebe um mensageiro e uma mensagem específica para o povo.

Símbolo da Fé Bahai. BAHÁ'U'LLÁH E A UNIDADE DA CONSCIÊNCIA

“Ó povo! As palavras são reveladas segundo a capacidade, de modo que os principiantes possam fazer progresso. O leite deve ser dado segundo a medida, a fim de que a criancinha deste mundo, possa entrar no Reino da Grandeza e estabelecer-se na Corte da Unidade”.

Bahá’u’lláh; Epístola ao Filho do Lobo

Para quem não conhece a fundo os ensinamentos das demais religiões ou só conhece a sua religião, jamais imaginaria que diversos ensinamentos sejam comuns às religiões e mais, que elas “profetizem” a vinda de outras. Vejam esses ensinamentos e compare-os:

“Eu sou a luz, que está acima de todos. Eu sou o Todo. O Todo saiu de mim, e o Todo voltou a mim. Rachai a madeira – lá estou eu. Erguei a pedra – lá me achareis”.

Jesus; Evangelho de Tomé

“Sou a fonte original de todos os universos materiais e espirituais. O Todo emana de Mim. Quem tem consciência disso ocupa-se em Me servir com amor e devoção”.

Krishna; Bhagavad Gita

Ou então:

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”

Jesus; Evangelho de Mateus

“E quando dois grupos de fiéis combaterem entre si, reconciliai-os, então. E se um grupo provocar outro, combatei o provocador, até que se cumpram os desígnios de Deus. Se porém, se cumprirem (os desígnios), então reconciliai-os equitativamente e sede equânimes, porque Deus aprecia os que agem com justiça”.

Mohammed; Alcorão

Segundo Bahá’u’lláh isso tem duas explicações que se completam. Primeiro, a mensagem de Deus é única, apenas é explicada de modo diferente para que uma determinada cultura a entenda (mesmo assim, não entendem, devido à ignorância de muitos). Elas são explicadas por meio de parábolas e metáforas para que a mente liberte-se da ignorância. Podem notar, são poucos os que tentam entender os ensinamentos via filosofia, quase sempre levam tudo ao pé da letra, devido à ignorância de não tentarem entender a verdadeira mensagem por trás daquelas palavras (por isso temos essas diversas seitas, principalmente no cristianismo).

Segundo, a mensagem de Deus evolui com o tempo. Ela começa de modo a explicar as origens e a razão do homem, para depois vir a explicar como o homem deve libertar-se, para finalmente explicar como o mundo deve ser conduzido. Todos os mensageiros tocaram nesses pontos e, por fim, cada um deles se especificou em um determinado ponto, confirmando esse ensinamento de Bahá’u’lláh onde começa com Krishna e Moisés, passando por Buda, Jesus e Mohammed, culminando no próprio Bahá’u’lláh com a Unidade Mundial.

É impressionante que um homem numa época onde a ignorância do sectarismo reinava devido ao imperialismo cego – o que até causaria a 1ª Guerra – poderia pensar que o mundo poderia unir-se em prol da paz. Outro ponto que impressiona é a noção de igualdade em todos os sentidos: Credo, cor e sexo. Numa época onde o preconceito reinava, ninguém imaginaria que alguém pudesse defender a igualdade entre homem e mulher, negros e brancos, e o mais impressionante, a igualdade de nações. Para Bahá’u’lláh, nenhuma nação e povo era superior a outro. Ironicamente, anos mais tarde, Hitler surgiria com a doutrina quase religiosa do nazismo.

Esse caráter de igualdade leva a outro ponto: Se somos todos iguais, então para que nações que destroem umas as outras em guerras sem sentido? Por isso Bahá’u’lláh defendia a unidade mundial, que é sintetizada pela sua famosa frase: “O mundo é um só país, e os seres humanos seus cidadãos“. Para Bahá’u’lláh a divisão do mundo em países era a principal causa dos conflitos, devido à idéia da superioridade da cultura ou do próprio Estado em relação a outro. Para acabar com isso, o mundo deveria possuir um só país, o qual seria governado por um conselho formado por todos os povos que priorizaria o bem-estar de toda a humanidade, evitando que uma “nação” fosse mais privilegiada que outra. Curiosamente, esta é a idéia da ONU, uma unidade mundial para evitar conflitos e ajudar o mundo a ser um lugar melhor. Coincidência? É quase que uma profecia.

Por falar em profecia, segundo Bahá’u’lláh, sendo a Revelação Divina Progressiva, os Mensageiros também profetizam a vinda dos próximos profetas. Vejam essa sequência de ensinamentos dos diversos Mensageiros:

“Eu encarno de tempos em tempos sempre que a humanidade afasta-se de Mim”.

Krishna

“Eu não sou nem o primeiro, nem o último Buda a vir a este mundo”.

Buda Shakyamuni

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre”.

Jesus

“No fim dos tempos, Deus retornará na sua Glória, e reinará sobre todo o mundo”.

Mohammed

Neste ponto paro. Está clara a menção a Bahá’u’lláh, a Glória de Deus. Mas mais uma vez saliento: Tanto Mohammed, quanto Jesus, Krishna ou Buda, ao citarem esses termos como o “Senhor Voltará”, “Encarnação”, “Consolador”, ou qualquer outra coisa, estão fazendo referência à doutrina ou ensinamentos, pois podem ver, o que é Eterno: O homem ou a mensagem? Qualquer citação a Deus por parte dos Mensageiros diz respeito à mensagem do próprio, uma vez que o próprio Buda disse: Nem Deus é capaz de mudar a mente do homem, isto deve partir dele mesmo para que sua Iluminação seja completa, ou seja, o homem só muda por consciência, não por coação, isto mostra o caráter compassivo de Deus, Ele não obriga ninguém à nada.

Voltando a questão da Profecia Progressiva, está claro que todos os profetas se manifestam segundo uma ordem tanto de aparição quanto de mensagem, pois cada povo recebe uma mensagem segundo sua necessidade. A reforma do judaísmo no cristianismo por Jesus, a consciência para o povo por Buda e a unidade do mundo por Bahá’u’lláh. Por todos esses caracteres inovadores, a Fé Bahá’í torna-se quase que a religião do futuro, onde seus ensinamentos se confirmam nas diversas religiões. Mas o próprio Bahá’u’lláh deixou claro que ele não é o último dos profetas, visto que, como o próprio disse, a revelação é progressiva. Segundo o hinduísmo e o budismo, o Universo é eterno, uma vez que Deus é eterno.

Logo a existência nunca tem fim, mas um recomeço, e assim a recriação do novo universo dentro do Ser inicia-se com a destruição do antigo universo. Assim, segundo a Fé Bahá’í, dar-se-á o Apocalipse, onde uma nova consciência surgirá. Em outras palavras, surgirá uma nova doutrina, um novo modo de entender Deus e os homens, onde os mortos ressuscitarão suas mentes, apagando a velha consciência e iniciando uma nova. Um novo céu e uma nova terra, assim ascendendo para uma nova era, ou céu.

Por tudo isso Bahá’u’lláh é mais que um Profeta ou Iluminado. É um homem à frente do seu tempo, que tirou o mundo da ignorância do egoísmo e o guiou para a Unidade e uma nova era de paz. Seus ensinamentos foram compilados em diversos livros, sendo o Kitáb-I-Aqdas (O Mais Sagrado dos Livros) o principal da Fé Bahá’í. O mundo tem mais uma chance de tornar-se um lugar melhor. Basta os homens escolherem entre a sabedoria dos ensinamentos de Deus ou a ignorância dos homens. Se entraremos numa nova era, isso só o tempo dirá. O retorno do Cristo e o céu só se dará no dia em que os homens entenderem que todos são iguais perante Deus e o mundo, e que a única maneira de alcançarmos a paz é através da união.

“Ó vós que habitais a Terra! A religião de Deus visa o amor e a união. Não a torneis causa de inimizade e conflito”.

Bahá’u’lláh; Kitáb-I-Aqdas

Fonte: Bahá’u’lláh e a Nova Era: Uma introdução à Fé Bahá’í

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
106 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Allan
Allan
8 junho de 2022 9:50 am

Acho o Bahaísmo bem inocente. Digo ineficiente. Os pilares são soltos no ar. Sou espírita.

Solius
Solius
4 julho de 2009 12:36 pm

Caro,

Ser mais forte ou mais fraco em uma determinada modalidade não é ilusão, mas uma consequência da diversidade na natureza humana.

Porém, se apegar a isto não é caminho para Deus. Quer chegar lá? A religião mostra como: siga os mandamentos. 🙂

Anônimo
Anônimo
4 julho de 2009 12:44 pm

Solius, Voce debate em circulos, sempre querendo provar a sua crença que parte do principio fundamental que é acreditar na SUA revelação divina. Isto não é debate, é querer provar para o mundo que voce está certo. talvez porque voce mesmo não acredite e ache que se mais gente acreditar, fica mais facil de virar verdade. Voce se acha filosofo, mas nao tem ideia propria, so repete sempre a mesma coisa. Nao tem criatividade, nao tem coração, nao tem iluminaçao, seu debate é frio e vazio. Isso me faz lembrar uma parabola, o bom entendedor que entenda: “Existia uma ilha… Read more »

Elielson
Elielson
4 julho de 2009 2:27 pm

Solius As determinadas modalidades atuais não seriam produto da ilusão de força e fraqueza? Se a totalidade ultima consequente da diversidade se mantivesse sem a interferência de um organismo regulador, não finalizaria assim também o processo de igualdade? Chegar lá. Digamos que os mandamentos sejam aceitos como lei última. O agente que se propõe a aceitá-los pra si, deve segui-los propondo-os como lhe foi proposto, de um modo que regule-se para não regular, ou tomando-o como lei que reconhece o agente exterior de afetação e enfrentando-o, causando um paradoxo entre a obediência ao regulamento e a quebra dele mesmo. Se… Read more »

Acid
Acid
4 julho de 2009 2:58 pm

Leiam Mateus 5:17 e verão como Jesus deixou claro que suas “Leis” são de ordem consciencial. Se no mandamento tem que não pode matar, a brecha vai permitir que se dê porrada. Jesus fecha essa brecha, com exemplos que tocam a consciência, e não a forma da Lei. E, pra não deixar duvidas, ainda deixou o mandamento máximo: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas. (Mat 7:12) Mas será que eu preciso conhecer Jesus ou ter uma religião (ou mesmo uma postura religiosa)… Read more »

Solius
Solius
4 julho de 2009 4:13 pm

Anônimo (ou será anônima?), “Voce debate em circulos, sempre querendo provar a sua crença que parte do principio fundamental que é acreditar na SUA revelação divina.” Demonstração de desonestidade e/ou analfabetismo funcional de sua parte. Uma breve leitura nos comentários sobre os princípios, neste mesmo post, já servem para demonstrar o contrário. “Isto não é debate, é querer provar para o mundo que voce está certo. talvez porque voce mesmo não acredite e ache que se mais gente acreditar, fica mais facil de virar verdade.” Você sugere isto por experiência própria? Mas não. Premissas falsas geram uma conclusão falsa. “Voce… Read more »

Acid
Acid
3 julho de 2009 2:21 pm

Talvez o milagre que “esperamos” seja uma exteriorização inconsciente do milagre que somos. Um reflexo de nós mesmos, um reconhecimento da “organização” que nos proveu de muita “sorte” desde a formação do planeta até hoje, e que nos recusamos a chamar de “acaso” (por motivos que só o Dawkins não vê… ou finge não ver… ao menos ele teve um vislumbre na Amazônia).

Solius
Solius
4 julho de 2009 4:15 pm

Elielson, “As determinadas modalidades atuais não seriam produto da ilusão de força e fraqueza?” Não. São inerentes à condição humana, expressas até no próprio corpo. Imagine, por exemplo, uma queda de braço entre o Woody Allen e o Schwarzenegger. 🙂 Se a totalidade ultima consequente da diversidade se mantivesse sem a interferência de um organismo regulador, não finalizaria assim também o processo de igualdade? Veja, a diversidade está contida na totalidade, e não há um processo de igualdade. Existem dois elementos que tornam necessária a intervenção: o livre-arbítrio e o intelecto. Ainda, “organismo” não seria um termo apropriado. “Digamos que… Read more »

Solius
Solius
4 julho de 2009 4:43 pm

Caro Acid, “Mas será que eu preciso conhecer Jesus ou ter uma religião (ou mesmo uma postura religiosa) pra ser um cumpridor natural dos mandamentos? A parábola do bom samaritano nos mostra que não.” Os mandamentos são revelados pela religião. Porém não é apenas esta a função, mas auxiliar o peregrino a cumpri-los, pois é através dela que ele adquire os instrumentos necessários, já que o caminho não é nada fácil. 🙂 A parábola, por exemplo, mostra que os fariseus conheciam muito bem as leis, mas não as cumpriam, devendo aprender com o samaritano, que cultivava a bondade em seu… Read more »

Elielson
Elielson
4 julho de 2009 4:52 pm

“A morte como milagre intrinseco, não seria cometida no mesmo grau que é percebida pela consciência?” Eu. A morte não é um milagre. Se compreendo o que você questiona, pensar em matar é bastante contra-indicado, mas ainda não é tão grave como cometer o ato. Tu. …………………………… Bem, eu acho que seja milagre. Melhor eu achar isso do que tentar explicá-la. Não digo pensar em matar. Digo matar. Nossa consciência vai se apercebendo do que está sendo morto, no rastro que a humanidade deixa, e não evitando o mal que a consciência passa a absorver e identificar, comete-se o pecado.… Read more »

Anônimo
Anônimo
4 julho de 2009 6:18 pm

Sabia que voce não entenderia a parabola. Por isso é o que é.

Anônimo
Anônimo
4 julho de 2009 6:20 pm

Nao se tem certeza da veracidade, integridade e autenticidade de nada na Biblia, a não ser pela CRENÇA.

Fundamentar qualquer argumento em cima dela é inválido.

Elielson
Elielson
4 julho de 2009 7:22 am

Solius…

Tenho opiniões um pouco nitidas demais. Mas me interessando pelo individuo e não pelo seu ponto de partida(no teu caso igreja católica), pergunto pra esclarecimento de uma boa parcela…
Existe algum caminho que não leve a Deus, que não seja a ilusão de ser mais forte que o próprio? ou mais fraco…

Solius
Solius
4 julho de 2009 2:15 am

Olá amigo,

“É o livro do Gibran Khalil Gibran. O profeta.”

Que bom então que me equivoquei! 🙂

“Porém, não vou gastar dinheiro com ele rs.”

Está mais do que certo. 🙂

Grande abraço!

Mcnaught
Mcnaught
4 julho de 2009 1:56 am

Ola camarada Solius eu estou bem rs. grande abraço pra você.

Mas…

Eu escrevi no outro post em relação ao livro. É o livro do Gibran Khalil Gibran. O profeta.

Mas gostaria sim de ler Dawkins rs. Porém, não vou gastar dinheiro com ele rs.

Ta no outro post o que eu escrevi.

Abraços. []´s

Anônimo
Anônimo
3 julho de 2009 3:55 pm

Ele taambém não chama de acaso… Hehe. Mas também não dá uma “personalidade” nem empresta uma moral balizadora ao “conjunto de fatores” que nos geraram… Joseph Campbell diria que as sociedades precisam de mitologias, heróis, crenças. É uma forma de explicar coisas que não sabemos, de comunicar o que é considerado Certo ou Errado dentro de um determinado período no tempo (já que conceitos de Certo e Errado variam conforme o espaço e o tempo). À medida que evoluímos, matamos um Deus de cada vez. Ra, Isis, Osiris, Apollo, Artemis, Poseidon e muitos outros. Explicamos onde o Sol nasce, onde… Read more »

Elielson
Elielson
3 julho de 2009 5:51 pm

Sobre o caos. Como descer uma escada rolante que sobe movendo-se de acordo com a pressão do atrito? Se vc falar não, as opções não param de chegar na mesa… resta ajudar a servir ou se fantasiar do que todo mundo vê no final da escada. Tem mesas que apesar de tudo não param de enfileirar garçons. O banquete dos cavaleiros da tavola. Dizem que a santa ceia foi no chão… it´s good, alguém ouviu falar de garçom na santa ceia? Sushi humano e pobre no rolete, eis os pratos do parlamento. Adoração… Não adore outro senão a mim? Daí… Read more »

Solius
Solius
3 julho de 2009 6:01 pm

Caríssimo Mcnaught, como vai?

“Eu ganhei esse livro no final de 2001.”

O livro que você menciona pode ter alguma validade científica, ainda no campo especulativo, mas devo alertá-lo que claudica seriamente no quesito moralidade. O autor estava tão perdido que achava que mesmo o altruísmo seria um modo de manifestação egoísta. Também as críticas feitas à religião são primárias. Fica aí o alerta. 🙂

Fraterno abraço!

Elielson
Elielson
3 julho de 2009 6:12 pm

Solius, se nenhum dos sacerdotes ai disse isso pra vc em algum momento… digo eu:

Eu TE Amo.

Anônimo
Anônimo
3 julho de 2009 6:53 pm

Deus não precisa existir para eu dizer eu te amo, né… Solios, eu te amo também. Sem culpa nem medo de nenhuma divindade… Dentro de mim e fora de mim. Só existe a natureza e, neste momento, nossa manifestação temporária e passageira. Deus não existe como entidade que organiza o cosmos ou criadora. Buda matou a charada, o universo é não criado nem extinto… é o “manifesto” como ele esta e mudando… sempre… O cosmos parece saber se virar bem como esta… Deus não é alguém que vigia Ou que ouve orações… sua mente é que precisa falar e de… Read more »

Fellini
Fellini
3 julho de 2009 6:54 pm

Que coincidencia…

Vcs podem não acreditar mas hoje mesmo tambem pensei em dizer isso para o Sólius quando estava escrevendo sobre Hypatia, mas fiquei com uma certa vergonha.

Mas já que o desavergonhado Elielson disse, agora me sinto mais a vontade para tambem dizer:

– Sólius, eu te amo cara.

Mas que fique bem claro que é amor de irmão.

Solius
Solius
3 julho de 2009 7:23 pm

Caríssimos, Eu também vos amo em Cristo. Algumas observações: “Deus não existe como entidade que organiza o cosmos ou criadora. Buda matou a charada, o universo é não criado nem extinto… é o “manifesto” como ele esta e mudando… sempre…” Caro, o universo repousa sobre princípios, e sem os mesmos, não há universo. Mas você pode conceber estes princípios sem um universo (v. ato e potência). Como se não bastasse, estes princípios necessariamente requerem algo anterior (por mais estranho que isto pareça soar), por não possuírem a propriedade da auto-geração. Seria o “Princípio dos princípios”, que é Ato Puro. “O… Read more »

Fellini
Fellini
3 julho de 2009 8:56 pm

Amado Solius, Não quero me intrometer entre você e o anônimo, mas já me intrometendo, quero lembrar-lhe que este tipo de argumento já foi refutado por Kant: http://ghiraldelli.wordpress.com/2008/06/page/2/ (Olha o Ghiraldelli, que coincidência…) “Kant deu combate a outras “provas da existência de Deus”. Mostrou que tais provas, todas elas no âmbito do raciocínio puro, careciam de consistência. Então, restaria encontrar “provas” por meio de um raciocínio empírico – mas isso seria contraria a própria natureza de Deus, que não é físico. O encontro com Deus por meio da empiria não seria filosofia, seria o que é chamado de milagre. Dessa… Read more »

Solius
Solius
3 julho de 2009 10:17 pm

Caríssimo, Trago-lhe a boa nova de que as objeções de Kant e companhia jamais foram, de fato, refutações, mas tentativas que encontram respostas na própria obra do aquinatense. Não teriam vindo à tona se aqueles tivessem nela se aprofundado suficientemente. Um pequeno divertimento: “…pensar que toda a causalidade não passa de uma ilusão, como Hume ou Kant, não é muito sensato, nem muito científico. Nada muda sem ter tido uma causa própria e específica, do contrário a própria ciência seria uma fantasia. Não haveria nada a se descobrir, além de que isso inviabilizaria todo o conhecimento, porque nada teria razão… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 julho de 2009 10:42 pm

Que porre esse crente que fica caçando o comentario dos outros para ficar dando respostinha pronta de sua crença, que tenta justificar sobre a solida base de sua crena na biblia no seu Deus catolico.

Por isso parei de frequentar esse blog, so discussoes bobas e poucas ideias que realmente levem ao futuro e a nossa mudanca interior

Solius
Solius
4 julho de 2009 1:23 am

“para ficar dando respostinha pronta de sua crença”

Que você não tem condições de debater, ou não se prestaria a esta embromação.

“poucas ideias que realmente levem ao futuro e a nossa mudanca interior”

Percebo quem é o “crente”… 😛

Anônimo
Anônimo
4 julho de 2009 6:23 pm

Jesus nunca foi fã de igrejas e questionava os dogmas presentes no seu tempo.

Quando ele voltar, muita gente vai ficar com cara de tacho, esperando ele no seu banquinho da igreja.

Solius
Solius
5 julho de 2009 8:54 pm

Olá Anônimo, “Solius… vocE da um exemplo de como podemos ter consolo em uma idéia e não nescessariamente esta idéia ser verdade, por exemplo:” Não há este exemplo aqui. Vejamos: “Se diz:”O que se dá por causa dos princípios e das Leis Eternas (que deram um alô por aqui)… ou… “Princípio dos princípios” é Onisciente, Onipotente e Onipresete… COmo você chegou a esta conclusão… certamente não foi falando com ele.” Por que “certamente”? A possibilidade existe. 🙂 Porém não, não o foi, e isto não representa qualquer impedimento para se chegar a uma conclusão qualquer. “Um princípio não é uma… Read more »

Solius
Solius
6 julho de 2009 9:49 pm

Fausto, “As pessoas nunca seriam melhores obedecendo a nada e a ninguem. Seriam apenas robos.” Seguindo esta afirmação, somos todos robôs, pois só chegamos onde estamos em nossa atual fase da vida porque obedecemos nossos pais e às leis de nosso país. Está portanto equivocada. O homem que acha que não deve obedecer a nada e a ninguém, não vê limites para a realização de suas vontades. Você conhece bons exemplos na história de gente assim, não? “O que seria melhor é cada um ter consciencia da divindade em si e no proximo, ter amor a si mesmo e ao… Read more »

Fausto
Fausto
6 julho de 2009 10:40 pm

Solius,

Desculpe pela minha falta de cordialidade. É o calor do debate.
Estou bem obrigado.

Voce percebe o tom ditatorial de suas palavras?

Liberdade de pensar, de criar, meu amigo, de experimentar, isso sim é liberdade.

Eu sou utopico…. mas prefiro a minha utopia do que a sua… de uma humanidade obediente a uma igreja seja qual for.

Solius
Solius
7 julho de 2009 12:10 am

Fausto, “Desculpe pela minha falta de cordialidade. É o calor do debate. Estou bem obrigado.” Sem problemas, meu caro. Que bom saber. 🙂 “Voce percebe o tom ditatorial de suas palavras?” Um tom de firmeza não é necessariamente ditatorial. Assim seria se não houvesse flexibilidade e se os argumentos fossem apresentados simplesmente como inquestionáveis. Neste caso, inclusive, não haveria diálogo. “Liberdade de pensar, de criar, meu amigo, de experimentar, isso sim é liberdade.” É importante. Mais ainda, sabemos, é utilizar esta liberdade para buscar a verdade. 🙂 “Eu sou utopico…. mas prefiro a minha utopia do que a sua… de… Read more »

£§
£§
7 julho de 2009 11:07 am

Solius:
A tradição original hindu já está perdida há séculos, talvez milênios, e não é exclusiva daquele povo, ou não faria sentido falar em “verdade de todas as religiões”.
Troque-se a palavra “hindu” por “cristã” e o argumento se torna mais verdadeiro.

Solius
Solius
7 julho de 2009 7:54 pm

Só se for no seu reino da fantasia particular.

Lex Zombie Zen
Lex Zombie Zen
7 julho de 2009 8:28 pm

Solius:””É absurdo porque o nada absoluto não contém potência, e no que se refere a qualquer ente criado, sem potência não pode haver ato.”” Well: Da minha forma de ver isto é um problema de definir as coisas… na cultura Zen temos o texto, o “MAKA HANNYA HARAMITA SHINGYO” – CORAÇÃO DO SUTRA DA SABEDORIA – Fala da iluminação de “Avalokitesvara”. Chamado de Bodisatva da compaixão – em sânscrito: “ser (sattva) de sabedoria (bodhi)”; “Avalokitesvara”: “Aquele que olha para baixo”, em socorro dos seres em sofrimento. Avalokiteśvara enquanto praticava meditação viu claramente o vazio de todos os “Cinco Agregados” (os… Read more »

Solius
Solius
7 julho de 2009 11:12 pm

Lex Zombie Zen, “Da minha forma de ver isto é um problema de definir as coisas…” Não é problema de definição. É lógica aplicada à ontologia. “Avalokiteśvara enquanto praticava meditação viu claramente o vazio de todos os “Cinco Agregados”’. Gosto do Prajna Paramita. Meditei nele por um tempo. 🙂 Mas a “vacuidade” não é o vazio absoluto, ou não faria sentido aplicá-la aos agregados (porém o termo, apesar de insuficiente, é o melhor que dispomos). Se você pratica com a devida disciplina, mui provavelmente irá se deparar em breve com isto. Ela está relacionada aos estados metafísicos de caráter transpessoal,… Read more »

Lex Zombie Zen
Lex Zombie Zen
8 julho de 2009 12:50 am

““vacuidade” não é o vazio absoluto””

Discordo denovo.

Penso diferente.

Não uso de léxico filosófico.

É ápenas Zazen…

Toda filosofia é pura retórica.

Zen é prática.

Paz.

Karam
Karam
11 julho de 2009 2:57 am

dizem os bahais que esta foto não pode ser divulgada. até onde eu sei ela foi tirada sem a permissão da Casa Universal de Justiça, orgão máximo que rege esta Fé.

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
27 junho de 2016 1:59 pm

Buddhist monks serve iftar for Muslims in Bangladesh

Monastery has been serving iftar meals to underprivileged Muslims during Ramadan for the past six years.

aljazeera.com/indepth/inpictures/2016/06/buddhist-monks-serve-iftar-muslims-bangladesh-160624063418703.html?

Buddhist Monastery in Bangladesh Feeds Hundreds of Poor Families During Ramadan

buddhistdoor.net/news/buddhist-monastery-in-bangladesh-feeds-hundreds-of-poor-families-during-ramadan

Luiz Henrique
Luiz Henrique
3 junho de 2010 10:14 pm

Ótimo texto, mas por favor retire a foto pois é uma ofensa para os bahá’ís exibi-la assim.

Obrigado

Fausto
Fausto
6 julho de 2009 9:06 pm

Solius,

Como tantos já disseram, voce é um tanto quanto frio, pois esquece do fator humano.

Na sua ideologia voce está certo, mas ela não se aplica à humanidade.

Fausto
Fausto
6 julho de 2009 9:04 pm

Solius,

As pessoas nunca seriam melhores obedecendo a nada e a ninguem. Seriam apenas robos.

O que seria melhor é cada um ter consciencia da divindade em si e no proximo, ter amor a si mesmo e ao proximo, sem ter que obedecer a ninguem – isso é imposição.

Quantos padres obedecentes, quando se distraem são pegos fazendo besteiras, quantos bispos obedecentes não estao envolvidos em mafias diversas.

Obedecer é algo externo e não muda nada em essencia e sobretudo não traz liberdade.

Grande Lua Branca
Grande Lua Branca
5 julho de 2009 9:46 am

… JOGO RÁPIDO: MICHAEL JACKSON: camarada que suportou situações absurdas de violência durante toda a vida (primeiro o pai, a família… depois a mídia e os aproveitadores que enriqueceram às cusatas de processos oportunistas) e que arranjou um meio criativo, belo e comunicativo de existir e expressar algo de bom durante sua vida: dançar (maravilhosamente), cantar, compor e gastar grana em bobagens. Ser humano que sobreviveu, fez o que de melhor podia e sabia fazer, encantou muita gente por aí e tem seus méritos (tanto quanto defeitos como eu e você). IGREJA (qualquer uma): construção de areia, pedra, cimento ou… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 julho de 2009 3:18 pm

Solius… vocE da um exemplo de como podemos ter consolo em uma idéia e não nescessariamente esta idéia ser verdade, por exemplo: Se diz:”O que se dá por causa dos princípios e das Leis Eternas (que deram um alô por aqui)… ou… “Princípio dos princípios” é Onisciente, Onipotente e Onipresete… COmo você chegou a esta conclusão… certamente não foi falando com ele. Um princípio não é uma consciência. é uma soma de condições. Não uma entidade… sensciênte. Você reza para a gravidade e ela não ta nem aí… Deus é um objeto interno teu. Uma criação tua. Uma fantasia. Justificas… Read more »

Solius
Solius
5 julho de 2009 1:21 pm

“IGREJA (qualquer uma): construção de areia, pedra, cimento ou tijolos destinada a…pessoas que necessitam da aprovação cúmplice de outras…repleta de níveis hierárquicos que se destinam a salvaguardar o poder de pouquíssimos sobre as mentes de últimos. RELIGIÃO: sistematização de tudo aquilo que cada um pode intuir… ENTEÓGENOS E SIMILARES: atalhos… depende grandemente do preparo do usuário…” Outro exemplo deste tipo de reducionismo falacioso: COZINHA: lugar reservado para os empregados cuspirem no alimento que preparam para seus odiados patrões. E não, as pessoas não podem intuir tudo aquilo que é apresentado pelas religiões. Tanto que não o fazem. Ainda, os enteógenos… Read more »

Solius
Solius
5 julho de 2009 1:22 pm

Sobre Michael Jackson, o raciocínio foi satisfatório. 🙂

Anônimo
Anônimo
5 julho de 2009 3:22 pm

Solius,

Seu proprio livrinho (compilação dos textos antigos que interessavam para estabeler o poder da igreja) demonstra isso.

Para voce, tudo de bom que aconteceu no mundo é por influencia da igreja e tudo de mal (guerras, massacres de povos antigos, povo alienado) não tem nada a ver com a igreja. Voce parece um politico defendendo seu partido.

Elielson
Elielson
6 julho de 2009 9:26 am

A condição humana… Nem só de pão vive o homem. Não há disputa para obter milagres, e não há motivos para usar a nossa condição que pode agir em conjunto, para medir as forças entre as unidades. Conheço caras que lamentariam ver a condição humana retendo-se na disputa. Mas conheço um LEGIÃO que se deliciaria em qualquer ganho custeado pelo fracasso de outro. O livre-arbitrio serve pra q, se vamos usa-lo para disputar? se o livre arbitrio for isso, agimos exclusivamente por instinto. Organizar é o q? Se a lei basica bastasse meus olhos não chorariam. Um crime sempre vai… Read more »

Fausto
Fausto
6 julho de 2009 10:51 am

Solius,

O mundo seria perfeito não fossem os humanos.

Os filhos da igreja é quem formam a igreja, caso se preocupassem em ser como Cristo ao inves de se preocupar em transmitir e impor aquilo que nem eles mesmo entendem, tudo seria melhor.

Anônimo
Anônimo
6 julho de 2009 5:05 pm

Sanathana Dharma pode ser traduzido como “a mãe de todas as religiões”, todos os códigos éticos e todos os dharmas(Leis naturais ou regras de conduta) deste mundo nasceu em “Bharata Desa” (a Índia) que é o lar onde a Mãe nasceu. Portanto a Sanathana Dharma é os Vedas e os Shastras (escritura sagradas do hinduísmo, os induístas mais moderados e os budistas colocam os textos budistas em “pali” como parte do Sanathana Dharma). A Organização Sri Sathya Sai do Brasil – Organização do Sai Baba, explica que “em conseqüência, pode-se declarar, sem dúvida, que o samskara alcançado pelos bharatiyas não… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 julho de 2009 1:50 pm

Solius, obrigado pela atenção e pela demonstração do seu ponto de vista.

Entendo seu pensamento, eu acho… mas tenho que discordar de vários pontos… idiossincrasias…

Uma das coisas é: “(…)E ainda, do contrário, teria que afirmar que as coisas são criadas a partir do nada absoluto, o que é absurdo.”

Bem, não acho absurdo, mas “bem provável”.

Outra hora outro papo… grato!

Solius
Solius
6 julho de 2009 7:44 pm

Caro Fausto, como vai? “O mundo seria perfeito não fossem os humanos.” Veja, humanos que compreendem o que é bom e percebem que há algo maior. Sem essa consciência atuante não faria sentido a idéia de um mundo melhor. Neles encontram-se a bondade e a maldade, e são as pessoas que lamentam esta última que podem produzir mudanças internas, cujas atitudes se propagam, como ocorre quando servem de exemplo. Ainda, as perfeições que existem no mundo, estão ali, em geral, independentemente de nossa presença. Mas se visualizamos “perfeição” no seu sentido mais completo, esta não se encontra no mundo, mutável… Read more »

Solius
Solius
6 julho de 2009 7:46 pm

Anônimo, “Solius, obrigado pela atenção e pela demonstração do seu ponto de vista.” Disponha, e do mesmo modo, também agradeço. “Entendo seu pensamento, eu acho… mas tenho que discordar de vários pontos… idiossincrasias…” 🙂 “Bem, não acho absurdo, mas “bem provável”.” É absurdo porque o nada absoluto não contém potência, e no que se refere a qualquer ente criado, sem potência não pode haver ato. “Outra hora outro papo… grato!” Como quiser. 🙂 Anônimo 2, “Sanathana Dharma pode ser traduzido como “a mãe de todas as religiões”, todos os códigos éticos e todos os dharmas…Portanto a Sanathana Dharma é os… Read more »

Solius
Solius
4 julho de 2009 8:27 pm

Elielson, “Bem, eu acho que seja milagre. Melhor eu achar isso do que tentar explicá-la.” Mas não é. Milagre é algo que de origem sobrenatural. A explicação para a morte pode ser encontrada no mito da criação. Já no que diz respeito ao que ocorre durante o processo, a ciência hoje parece nos permitir algum vislumbre. 🙂 Anônimo, “Sabia que voce não entenderia a parabola. Por isso é o que é.” Eu não lhe apresentei minha interpretação e você não me conhece, então suas conclusões não apresentam qualquer validade. “Nao se tem certeza da veracidade, integridade e autenticidade de nada… Read more »

RODRIGO
RODRIGO
30 junho de 2009 3:34 pm

Calma cara. È q estou curioso p/ ver um post sobre ele.
Acho q o Michael naum era desse planeta.
Vc rasgo a seda para esse “desconhecido” Obama entaum…

RODRIGO
RODRIGO
30 junho de 2009 3:07 pm

EO Michael Jackson???

Acid
Acid
30 junho de 2009 3:14 pm

Lê os comentários, CARAMBA! E para de ficar repetindo isso!

Anônimo
Anônimo
30 junho de 2009 5:53 pm

Considero o vídeo “A Inquisição Farmacrática”, acima indicado, mais que interessante!! O que atrapalha um pouco o bom entendimento, assim creio, são nossos condicionamentos culturais (que não são ‘fracos’ nem poucos, em relação ao tema).

Muito interessante, mesmo!

baza baza vai pra casa casa
baza baza vai pra casa casa
30 junho de 2009 6:10 pm

Pois eu acho que o MJ era um produto da matrix deste planeta e foi bem explorado pela industria. Coitado do cara! Não lhe invejo a vida.. Deus me livre Até diria que, na minha escala de classificação de seres humanos (sempre em revisão contínua) esse cara está bem abaixo da média. Tem muita graça que para a populaça um cara só é real se for mediático. E quanto mais mediático mais real é. Porra! Choram por ele como se fosse da familia… que cambada de alienados de vidas tristes. Come on , get a life! Enfim! em 2000 anos… Read more »

baza baza vai pra casa casa
baza baza vai pra casa casa
30 junho de 2009 6:12 pm

Obama sim! Esse é o cara!!
he’s the man!

Solius
Solius
1 julho de 2009 1:13 am

Essa “Inquisição Farmacrática” não é indicada nem pra quem não tem o que fazer.

Vão ler a Bíblia. 😉

Fellini
Fellini
1 julho de 2009 2:50 am

Anonimo escreveu: Considero o vídeo “A Inquisição Farmacrática”, acima indicado, mais que interessante!! O que atrapalha um pouco o bom entendimento, assim creio, são nossos condicionamentos culturais (que não são ‘fracos’ nem poucos, em relação ao tema). Resp: É verdade. Eu que pensava que havia suspenso todas as minhas crenças me peguei com um certo preconceito antes de assistir ao vídeo. É incrível como os condicionamentos religiosos se enraízam em nossas mentes como ervas daninhas que voce pensa que arrancou mas quando voce menos espera está lá brotando de novo. Mas tentei me redimir levando a boa nova do Jesus… Read more »

Olim
Olim
1 julho de 2009 2:55 pm

Realmente o mito com certeza existe, mas ele só encontra terreno para se desenvolver naquelas pessoas que ainda não caminham por si mesmas, em si mesmas e de encontro a si mesmas. Não quero com isso dizer que essas pessoas que adotam os mitos como automatismo de racíocínio e como fundamento para se explicar o que de fato aconteceu, o que acontece e acontecerá. Creio que exista o mito de Cristo-assim como tantos outros-, mas SINTO que o Cristo foi-é-será tão Real quanto a mesma certeza que tenho das ilusões e “criações” a respeito de Sua existência. Os mitos, para… Read more »

Lex
Lex
1 julho de 2009 3:02 pm

Vamos combinar que nem o Mahabaratha é tão “forçado” quanto a mitologia (lê-se fantasias)por traz da bíblia judaica e cristã…

E chamam os Mulsumanos de malucos…

Acho muito mais honesto assumir-se crente no que quer que seja E DEIXAR OS OUTROS CRENTES NO MESMO PATAMAR DE IGUALDADE… do que dizer que sua fé é correta e a dos outros é doidera…

Nunca entendi porque a fé cristã é mais sagrada que a dos chamãns do ártico ou dos umbandistas ou dos budistas…

Cristo é só mais uma fantasia exatamente como Buda…

Pelo menos os Budistas sabem disto…

Anônimo
Anônimo
1 julho de 2009 4:14 pm

OFF TOPIC>>> Quem pode falar disto??? Transpondo a lacuna entre o mundo da ciência e o reino espiritual, B. Alan Wallace Ph.D. introduz uma teoria natural da consciência humana com raizes na física contemporânea e no budismo. A “teoria especial da relatividade ontológica” sugere que os fenômenos mentais são condicionados pelo cérebro, mas não emergem dele. Em vez disso, todo o mundo de mente e matéria, sujeitos e objetos, surgem de uma dimensão unitária da realidade que é mais fundamental que essas dualidades, conforme proposto por Wolfgang Pauli e Carl Jung. Para testar essas hipóteses, Wallace emprega a prática meditativa… Read more »

Coringa
Coringa
1 julho de 2009 5:22 pm

Algumas reflexões do momento: Sobre a questão dos ‘cogumelos’, a leitura a ser feita ali, em minha particular opinião, não deve restringir-se à literalidade da exclusiva interpretação/versão de seu autor. Houve sim, uma tentativa de conciliar conhecimentos históricos passados não difundidos (oficialmente) e que não foram e não devem ser desconsiderados(!), em contraposição com a ‘história oficial’ proclamada, principalmente pela cultura ocidental. A ‘versão’ ali apresentada não é mais nem menos ‘MÍTICA’ que qualquer outra difundida por doutrinas religiosas ‘oficiais’. Assim, poderíamos também questionar: Gilgamesh, Hórus, Ísis, Mithra, Buda, Baco, Hércules e Krishna, por exemplo, são mitos ou personagens reais… Read more »

Fellini
Fellini
30 junho de 2009 1:45 pm

Assisti ao vídeo “Jesus Cogumelo” e a principio a teoria contida no documentário me pareceu um tanto exótica, quase bizarra.

Mas como cético tenho que ser imparcial, fiz algumas pesquisas e não posso negar que a semelhança é assustadora:

Cogumelo:comment image

Sacerdote católico:comment image

O_O

Como crítica ao documentário fica a falta de menção ao Kaneh (maconha) no velho testamento.

Alias o uso de drogas alucinógenas nas raízes da maioria das religiões não é nenhuma novidade.

Se a teoria do John “Amaury Junior” Allegro
comment image

estiver correta,

bom…não quero nem pensar nisso…

Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
Shaka Kama-Hari/ Rafael Vilaça
30 junho de 2009 1:05 pm

Obrigado por gostarem do texto. Mais uma vez retomo minha crítica ao Acid: Falta uma categoria pra Fé Bahá’í… XD Para quem ainda não conhece a religião indico o livro postado no final do texto: Bahá’u’lláh e a Nova Era: Uma introdução à Fé Bahá’í (essa nova era não tem nada haver com Nova Era que conhecemos). O livro é fantástico mostrando o por que dos ensinamentos serem todos “um só”. Sobre a Fé Bahá’í, eu esqueci de postar algo muito interessante que o Acid só postou a figura. A estrela de 9 pontas que vocês vêem no início do… Read more »

Rafael Gomes Moraes
Rafael Gomes Moraes
29 junho de 2009 1:08 pm

Ótimo texto Shaka

bitaites
bitaites
29 junho de 2009 1:37 pm

unify! great!

kiabo azul
kiabo azul
29 junho de 2009 4:00 pm

tb gostei mto do texto. Eu particulamente acredito que o consolador que jesus mencionou foi a doutrina espirita, pois ela através dos mediuns q tanto podem viver numa tribo isolada, como podem estar no centro de São Paulo, têm a oportunidade de obter os conhecimentos de forma justa: qto mais evoluido, mais conhecimentos vai ter acesso e passar p/ os mais próximos sem distorção(caso o medium seja evoluido). Ja alteraram tanto os livros sagrados q acredito q essa seja a melhor forma de espalhar o conhecimento divino. Isso é uma opnião propria, não quer dizer q seja a verdade. –… Read more »

UI
UI
29 junho de 2009 5:11 pm

Pô! O Michael Jakson morreu! Que triste! Sacanagem! pô, mano! Nem um basiado tira fora! PÔ! Falou!

Lex
Lex
29 junho de 2009 6:51 pm

Os Budistas encaram a passagem citada como dizendo que “cada um é Buddha”… não devemos esperar nenhum salvador ou consolador… Ps: ja ouviram falar da perseguição dos seguidores de Bahá’u’lláh??? A demolição, em junho, de uma propriedade histórica em Teerã, a casa onde residiu Bahá’u’lláh, o Fundador da Fé Bahá’í, seguida da destruição completa de outra propriedade histórica, em Babol, no início deste ano, um santuário onde estavam enterrados os restos mortais de um de seus primeiros crentes, levou as comunidades bahá’ís no mundo inteiro a consignarem de público, através da imprensa, declarações formais protestando contra tais atos de vandalismo,… Read more »

Diego
Diego
29 junho de 2009 9:00 pm

Parabéns ao autor! Excelente texto e mensagem. Obrigado por compartilhar tal conhecimento.

Lari
Lari
29 junho de 2009 9:14 pm

Nesse tempo todo que leio o Saindo da Matrix eu percebi uma coisa: no mundo, somos só nós mesmo? Isso é, só nos importamos com o que NÓS sentidos, como NÓS ficamos chocados e como NÓS nos imaginamos na pele de outras pessoas? Não existem relações bem sucedidas mantendo-se a anos? Pode parecer bem típico humano dizer isso, mas todo esse universo de eu me assusta.

perdido no espaço
perdido no espaço
29 junho de 2009 10:51 pm

Perdoem a minha ignorancia, mas gostaria muito de postar isto, tem a ver com Mackenna:Fointe; http://pistasdocaminho.blogspot.com/Jesus é um cogumelo: A Inquisição Farmacrática SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2009 A Inquisição Farmacrática é um filme provocativo de Gnostic Media que argumenta que virtualmente toda a mitologia, simbolismo e a história de Jesus e das tradições Cristãs estão relacionadas a dois assuntos básicos: astrologia e xamanismo. Para aqueles não familiares com as evidências que apóiam esta declaração, este filme pode ser verdadeiramente revolucionário e abrir a mente. Muito do material do filme está apoiado no trabalho de John Allegro. Allegro foi um… Read more »

perdido no espaço
perdido no espaço
29 junho de 2009 10:53 pm

corrigindo email: arm1959@gmail.com

Nantilde
Nantilde
29 junho de 2009 11:51 pm

Muito bom o post. Realmente é impressionante é como a mensagem é sempre a mesma, dita por diferentes profetas. É pena que seja tão difícil os homens se conscientizarem e passarem a amar o seu próximo. Quanto a Jesus ser um cogumelo, sei não… Eu gosto de ler o Pistas do Caminho, mas tenho algumas reservas. De qualquer forma o importante é o debate e a aceitação de que outros pensem diferente de nós.

Acid
Acid
30 junho de 2009 12:25 am

Se Jesus era um cogumelo, então Toad deveria ser o Papa??

Elielson
Elielson
1 julho de 2009 5:25 pm

Ô Sr.SDM, vc uma vez brincou com a idéia de um bonobo bar…
Pq não desenvolve algo assim na internet?
Seria interessante.

Lari
Lari
1 julho de 2009 5:43 pm

Pera lá… A partir do momento que a pessoa se torna pública e existe a admiração por parte das pessoas é totalmente normal que fiquemos tristes pela morte da mesma. Isso não é ser alienado. Como dá a ententer do ótimo tópico “Reaprendendo a amar”, nós amamos as pessoas pelo o que elas têm a nos oferecer ou o que ela significa para nós. E Michael Jackson significava muito para muitos. Seria bom pararem para pensar antes de escreverem certas “opiniões”. É legal também rever até que ponto o egocentrismo está elevado nesses comentários.

Basa Basa
Basa Basa
1 julho de 2009 7:33 pm

Lari, Puxa! Você me abriu os olhos! Como estava equivocado!! “nós amamos as pessoas pelo o que elas têm a nos oferecer” Sim! Quando não oferecer mais acabou! (Que objectividade, que realismo!!) Tem razão! Aqui está a definição contabilistica do amor de um lado o deve e do outro o haver! Brilhante! Depois refere aquele texto “biblico” que explica o que é o amor (for dummies tipo eu! que num param para pensar) Sim lá na sua briba diz! Amar é projetar a sua imagem e expectativas no outro – o alvo do amor. Brilhante! Segue-se que o tamanho desse… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
2 julho de 2009 2:13 pm

… adendo

E esse ocidente reconstruído.. é aquele lá da Europa (de Roma a Idade Média) é?

Por que eles então chamaram as américas (essas bandas de cá) de Novo Mundo?

AAah.. pra “RE”-construir com o método ímpero sob as garras da águia (não a xamânica e sim a simbologia hermética) de “poder”.. Oras vamos lá!! Tem gente que se droga com símbolos, palavras e idéias propagadas pelos comerciais e programas de tevê.. e isso PARECE ser muito de “bom senso geral”!

Abraços!

Elielson
Elielson
2 julho de 2009 2:40 pm

Alô Renato Pinheiro!

Tem gente que se droga com símbolos, palavras e idéias propagadas pelos comerciais e programas de tevê.. e isso PARECE ser muito de “bom senso geral”!

E tem a pior das drogas que é o papel moeda… Se vc botar fogo numa nota de cem, com certeza vai liberar muitas substâncias que vão causar uma baita crise de abstinência.

Mas um dia eu me mudo lá pra micronésia onde eles usam pedras como mmoeda de troca.

🙂

Elielson
Elielson
2 julho de 2009 3:33 pm

Se forem feitas algumas comparações, cogumelos eliminam metais pesados, enquanto metaleiros dark side não gostam de Jesus.
O ventania ta pregando?

http://www.youtube.com/watch?v=8OyWSifvoBk

Maíra
Maíra
2 julho de 2009 4:00 pm

Oi Coringa, meu amigo virtual, também acho legal te encontrar por aqui 🙂

Concordo com vc. Quero experimentar o chá apenas se for numa situação de total segurança, com doses homeopáticas. Apenas para testar o efeito na expansão da consciência. No momento, pratico a meditação, que me ajuda bastante no equilíbrio emocional e espiritual. Também, no controle da reatividade do ego.
Abraços

Elielson
Elielson
2 julho de 2009 4:19 pm

Então.. tem algum motivo “cabal” que nos faz ou acretidar ou tentar entender o mundo em que vivemos? Yes man. A aventura humana vale a pena a ponto ser acrescida aos intentos além-sexo/chocolate, uma dose de entendimento sobre causa da presença? Há muito tempo isso era pra ter acabado, se não fossem as crianças. Mas a história oferta a esperança, enquanto banaliza o luar. Rumar ao cabal, bastando para isso não ser banal. Se o futuro depende de nós, é pq nós criamos um futuro para depender dele. É como na ação divina a qual se referiu, que teriamos que… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
2 julho de 2009 3:41 pm

Elielson -> Money back again! “E tem a pior das drogas que é o papel moeda… ” ———————————- É.. alguns caras orientais disseram que isso do material poderia provocar o tão famigerado sofrimento, vai saber? Eles mesmos também sentiram a alegria do manifesto material e ficaram naquele dilema medieval.. Chamo a galera pra festinha? Ou será que é muita gente pra ficar sabendo?.. é.. os recursos são “sabiamente” utilizados!.. Nem nos percebemos como hoje tanta coisa “proibitiva” do âmbito moral ao legal.. religioso a científico e outras dualidades repetitivas aparecendo por aí.. já são todas “liberadas” basta “pagar”.. o que… Read more »

Elielson
Elielson
2 julho de 2009 4:36 pm

Quanto ao movimento sistêmico ao qual temos de nos encaixar enquanto seres sociais, podemos dizer que a adoração da estrutura pode ser regulada, tendo a droga que nos deixa chapados… mas qual alma vai resistir?
Eu adorei o final do filme homem duplo…

Solius
Solius
2 julho de 2009 7:34 pm

Caro Renato Pinheiro, “Certo, parece realmente bom senso (o que já acho eu mera justificativa comportamental), agora ser fácil ou não.. crêr em uma “ação” divina?” Sim. Pra quem tem mais dificuldade, vale consultar a Primeira Via de São Tomás. 🙂 “Vamos ter de elucidar em muito o que é exatamente essa “AÇÃO DIVINA”.” Podemos simplificar: Revelação. 🙂 “Digo pois que houveram muitos drogados ou não “acionados” divinamente alucinados tanto por substâncias deuses, doutrinas da verdade e “sensos” bons ou ruins fundados em absolutamente NADA!” Em alguma coisa eles deveriam estar fundamentados, ainda que fosse a própria loucura. “E esse… Read more »

Anônimo
Anônimo
2 julho de 2009 10:27 pm

Como costuma-se dizer:

“Religião é a ayahuasca do povo”

…hmmm…ou será que era ópio…bem, não importa…é td droga mesmo!

😛

Coringa
Coringa
3 julho de 2009 3:26 am

Poxa, gostei dos comentários que rolaram por aqui: “…Mas assim como nos sonhos, a viagem toda se baseia em medo e desejo.” Elielson ———————————– “…Percebi que já havia alcançado o que buscava ali e nunca mais voltei, também por achar que o caminho não se faz através de nenhuma forma externa, está dentro de nós, individualmente.” Duncan ———————————– “…Mas no caso individual onde pessoas podem se sentir livres a experiência psicotrópica da alteração de consciência (e são livres na verdade) é que conforme o conjunto de crenças, estruturas morais e éticas que a pessoa possui, serão estas todas além da… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
3 julho de 2009 9:20 am

Um cético no pantanal Richard Dawkins no Brasil. Em Paraty, o biólogo britânico Richard Dawkins durante debate. Dawkins é autor dos livros “O Gene Egoísta”, “O Fenótipo Estendido” e “Deus, um Delírio”, nome da mesa que participa. A coletiva de imprensa com Richard Dawkins ocorreu como se esperava. Sala lotada, flashes por todo lado, as mesmas perguntas, as mesmas respostas, girando em torno da polêmica entre fé e ciência. Alguém sugere que o grande e cético cientista é um fundamentalista da racionalidade. Dawkins não deixa por menos e ironiza a crença na água que vira vinho, dizendo não acreditar que… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
2 julho de 2009 2:06 pm

Solius -> Convictus est? “É apenas bom senso. É mais fácil crer na ação divina do que num monte de drogados alucinados fundando uma doutrina que serviu de base para a reconstrução do ocidente.” —————————- Certo, parece realmente bom senso (o que já acho eu mera justificativa comportamental), agora ser fácil ou não.. crêr em uma “ação” divina? Vamos ter de elucidar em muito o que é exatamente essa “AÇÃO DIVINA”. Digo pois que houveram muitos drogados ou não “acionados” divinamente alucinados tanto por substâncias deuses, doutrinas da verdade e “sensos” bons ou ruins fundados em absolutamente NADA! O teor… Read more »

Solius
Solius
2 julho de 2009 1:27 pm

Sobre as beberagens alucinógenas (enteógenos), já experimentei e já apresentei uma monografia sobre o tema no meio acadêmico. Querem um conselho? Se vocês não nasceram e foram criados em uma aldeia indígena tradicional, esqueçam. É enganação. Espiritualidade é outra coisa. Ainda sobre o cogumelo messias: “…eles acreditam em um homem que nasceu de uma virgem e sapateou sobre o mar mas não acreditam nos poderes do Grande Cogumelo Místico. Descrentes.” É apenas bom senso. É mais fácil crer na ação divina do que num monte de drogados alucinados fundando uma doutrina que serviu de base para a reconstrução do ocidente.… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
1 julho de 2009 8:26 pm

Não sei se o tópico é que Jesus seja um cogumelo, mas as analogias simbólicas são relevantes a ponto de justificar o mercado “$$$$$$$secreto” de tempos até hoje.. e outro FATO.. se usar qualquer um desses enteógenos e ler a Bíblia certamente as palavras lhe aparecerão com “outros” simbolismos..

Pra facilitar o método de desconexão simbólica leiam Joseph Campbell .. Herói de Mil Faces ou O Poder do Mito

Não sobra pedra sobre pedra! 😉

Abraços grandes sem metáfora!

Basa Basa
Basa Basa
1 julho de 2009 8:48 pm

Para que fique claro, não fiquei contente com a partida do MJ, e que respeito a tristeza natural dos admiradores do artista. A minha critica mordaz (um pouco excessiva, reconheço) é a de que a) Muitos fãs demonstram um pesar excessivo e induzem a uma certa histeria que me parece pouco autêntica (natural). Serão certamente os mesmos que contribuiram para a sua morte – pelas espectativas que geraram… (Segundo parece O MJ faleceu por excesso de medicação que tomava para agradar … aos fãs) O aproveitamento comercial do facto segue já a seguir. b) Todos os anos partem almas muitissimo… Read more »

Maíra
Maíra
1 julho de 2009 9:08 pm

Coringa, interessante o texto. Gostaria de experimentar O chá da Ayahuasca.
Expandir a consciência…Será?

Coringa
Coringa
2 julho de 2009 2:55 am

Oi Maíra…legal te encontrar de novo por aqui 🙂 Olha, eu nunca experimentei o chá de Ayahuasca, mas se rolar oportunidade para mim, dentro de um ‘contexto confiável’ e com o devido preparo/orientação, provavelmente serei sim, um candidato! Mas isto será/seria uma decisão muito pessoal e não estou certo se é/seria recomendável à outros. Meu conhecimento/parecer sobre a questão não é suficiente para responder teu questionamento, porém, temos aqui mesmo no sdm, uma análise interessante sobre a questão, à qual sugiro leitura: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/12/santo_daime.html Abs =================================== Fellini, Dei muitas risadas ao ler teu texto/depoimento sobre o ocorrido com teus colegas de… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
2 julho de 2009 9:07 am

rpz se o uso de drogas expandisse a conciencia, jesus, buda, krishna ou qualquer outra grande alma não iria pedir p/ nós amarmos nossos inimigos, mas sim ficar chapado. Não falo isso pq hj sou careta não, até pq ja usei varias drogas e Michael Harner qdo fez sua iniciação no xamanismo(na amazonia) usando a droga, ficou amarrado num tronco p/ não fazer alguma besteira como se matar. Além disso amarraram a boca dos cachorros pois o latido podia deixar a pessoa louca. E isso é ele mesmo que fala num livro que li dele. Ele contando as estorias das… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
2 julho de 2009 9:14 am

e esse negocio de que tal droga não faz mal e a outra faz; observe uma coisa: Keith Richard(64 anos) bebe todo dia e fuma 5 maços de cigarros diarios desde a adolescencia. Usou heroina por mais de 20 anos, cocaina por mais de 30, e fora acido, ecstase e outras coisas ai e ele ta inteirinho. Eu tenho um amigo q fuma maconha todo dia há 8 anos e ele tá todo noiado. C/ mania de perseguição, complexo de inferioridade, pensamentos auto-destrutivos e ta ficando meio louco até. E ai eu pergunto: será q essa ciencia materialista pode afirmar… Read more »

Elielson
Elielson
2 julho de 2009 10:29 am

Eu acho que droga é potencializador, se vc é centrado ela vai potencializar sua visão, tipo iluminação,ela ressalta aspectos de personalidade e desequilibra-os. Tem casos de pessoas que por não terem controle causam um defeat no cerebro, ativando regiões que não condizem com as situações… Tem os flashbacks tbm… E eu ouvi falar de um cara que morreu engasgado tentando engolir um passaro… horrible. Realmente tem cara que não volta. Acho que se um dia houver a liberação, que seja mesmo pros casos de dor e enfermidade, sob o controle por parte dos médicos. No caso da maconha eles bem… Read more »

Duncan
Duncan
2 julho de 2009 11:29 am

Fiz uso de ayahuasca em 4 oportunidades no ano de 2005 em Brasília. Fora a chamada limpeza (vômito e às vezes diarréia), a experiência é controlável, mas extremamente difícil de explicar, já que sempre que ia lá era de uma forma diferente, e me parece mesmo ser uma expansão da consciência. A verdade é que minha energia ficava limpa e a sensação boa, de paz, que durava uma semana, não me permite falar contra essa experiência. Percebi que já havia alcançado o que buscava ali e nunca mais voltei, também por achar que o caminho não se faz através de… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
2 julho de 2009 11:51 am

kiabo selvagem azul índigo -> O.o “E ai eu pergunto: será q essa ciencia materialista pode afirmar q tal droga faz bem e tal droga faz mal? C/ resultados tão discrepantes?” ————— É punk! Temos que lembrar sempre que a coisa toda ganhou “visualização” após o “boom” da industrialização, onde tudo poderia ser produzido em quantidades enormes em nome da comercialização e do advento de lucros. Claro que nem todo mundo é uma “máquina” e que alguns pensaram profundamente cada um na sua área de atuação, em como que determinados “produtos” iam repercutir na sociedade, os aspectos positivos e negativos… Read more »

Renato Pinheiro
Renato Pinheiro
2 julho de 2009 11:58 am

Erielson –> Plunct Plact Zum!

“Já que pra viajar é preciso ser responsavel……”
———————————-

É isso aí! viajar seja se movimentando físicamente ou parado mentalmente! 😛

Abraços!

kiabo azul
kiabo azul
2 julho de 2009 12:18 pm

Qdo dizem q tudo o que precisamos está dentro de nós… Vejam q doido: não é a droga em si q nos faz ter prazer, alucinação, adrenalina e bem-estar. Na verdade a droga tem uma quimica q ativa glandulas, conecções cerebrais ou outras coisas dentro da gente q faz acontecer essas coisas(prazer, bem-estar, etc..). Nós já temos dentro da gente tudo isso q achavamos q a droga nos faz sentir. Pessoas q fazem meditação profunda conseguem ativar essas coisas dentro da gente sem usar droga nenhuma, ou seja p/ nós sentirmos adrenalina, prazer e etc… não precisamos pular de para-quedas… Read more »

Anônimo
Anônimo
3 julho de 2009 2:07 pm

Sou Zen Budista e em certa medida ateu… Não acredito em um Deus que me puna ou vigie… nem em cordeiros consoladores… Acredito no que Richard Dawkins chamou de “Ateísmo Einsteiniano” que trata com reservas mais poética a natureza e de certa forma a diviniza… (note que em TODOS OS CASOS DE RELIGIÃO É O SER RELIGIOSO (no nosso caso os seres humanos)QUE TORNA O SÍMBOLO DIVINO… NÃO O CONTRÁRIO…) Nada é divino “per se”. Nós tornamos as coisas significativas… Quando o planeta morrer a natureza se manifstará com o mesmo “seguir” que tinha antes de existirmos… Somos um milagre… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.