HOMO SAPIENS SAPIENS? HÁ

Lamento informar… Mas você, na história do mundo, não passa de uma vírgula. Se muito.

The Evolution of Life in 60 Seconds

Aquecimento global? Guerra nuclear? Extinção? Apocalipse? Tudo isso pode acabar CONOSCO. Mas dificilmente com o planeta. Deixa o George Carlin aqui te dar uma aula:

George Carlin – Save the planet – portuguese subtitles

Ok, eu não concordo com tudo o que ele diz e entendo que ele está fazendo piadas de humor pesado que servem pra nos acordar. Afinal, temos SIM responsabilidade em preservar algo que o planeta gastou milhares de anos de evolução desenvolvendo (como os animais que preservam o equilíbrio do seu ecossistema e que NÓS os matamos), mas dizer que estamos matando o planeta é meio pedante e fora de lógica… estamos é matando o ECOSSISTEMA que nos permite VIVER no planeta. Já o planeta… bem, “The planet isn’t going anywhere…”

Recomendo o documentário Earth, da BBC, que mostra as agruras pelo qual o planeta passou, e passou muito bem, mesmo sem animais ou vegetação na face da Terra. 1 milhão de aninhos não é nada para esta velha senhora. E só estamos aqui a alguns poucos milhares, e fazendo M#$@ com nosso meio-ambiente há pouco mais de 200 anos. O vulcão de nome impronunciável só nos lembrou do quanto somos insignificantes perante as forças que estão debaixo dos nossos pés.

Nat Geo – Construindo o Planeta Terra

Se vocês acham que o vulcão Eyjafjallajökull fez algum estrago, saibam que seu irmão, o vulcão Katla, fica situado a apenas 20km de distância e é 3 vezes maior. Os dois são interligados, e o Katla geralmente estoura uma vez em um século. A última erupção ocorreu em 1918, e geralmente ocorre depois das erupções do irmão pequeno (isso porque estão interligados por uma rede de magma).

Uma erupção do Katla seria 10 vezes mais forte e lançaria nuvens de cinzas maiores e mais altas. O vulcão Katla é subglacial e tem uma reputação como um dos vulcões mais perigosos da Islândia, senão do planeta. Antigamente, as pessoas acreditavam que o inferno era localizado sob estes vulcões. A erupção mais recente da cratera Víti, (Viti quer dizer inferno) perto de Krafla, ocorreu em 1976. Quando Viti entrou em erupção muitas fissuras se abriram e muitos rios de lava podiam ser vistos até no sul da Islândia.

A probabilidade do vulcão Katla entrar em atividade é de 75% no prazo de 6 meses a 1 ano. Essa erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar (gelo) por cima do Katla, que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura. Katla tem dado sinais de descontentamento desde 1999 e os geólogos temem que ele esteja pronto para despertar. Nos últimos 1000 anos, as três erupções conhecidas como a do Eyjafjallajökull provocaram erupções subsequentes no Katla.

Então aceite sua impermanência na Terra, seja na figura pessoal como na projeção sua nos seus descendentes. Não estamos fadados a durar muito, mesmo, enquanto estivermos cercados de indivíduos que colocam sua família como parasita de um ESTADO INTEIRO, às vezes até de uma NAÇÃO, sugando seus recursos até o esgotamento. Não precisa ser muito inteligente pra ver onde esse modelo de “esperteza” nos levará. Mas pode ser que nossos esforços pra ensinar o “homem sábio” a sobreviver como espécie possa terminar num dia de mau-humor do planeta Terra.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
98 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.