FLUXO ESCURO: UNIVERSOS PARALELOS?

Falha na Matrix pode ter revelado a existência de outro universo.

Por mais poderosos que sejam os telescópios – mesmo os que estão em construção, ou aqueles que estão apenas nos mais delirantes sonhos dos astrônomos – há uma espécie de “muro” na borda do nosso universo, além do qual nada se pode enxergar ou detectar. Não se trata de uma barreira física, mas de uma distância: além de 45 bilhões de anos-luz de distância, a luz não teve tempo de chegar até nós e poderemos nunca saber o que existe além. Apesar de se calcular que nosso universo tenha uma idade de 13,7 bilhões de anos, ele está em expansão – levando essa expansão em conta, os astrônomos calculam que a última fronteira observável do nosso universo está agora a aproximadamente 45 bilhões de anos-luz de distância.

Aglomerados de galáxias

A única esperança que resta para descobrirmos algo sobre essa região inalcançável estaria em encontrarmos algum “buraco” nesse muro, alguma interferência causada no universo observável por aquilo que está além dele. É isto o que quatro cosmologistas, coordenados pelo professor Alexander Kashlinsky, da NASA, acreditam ter encontrado.

Utilizando dados coletados pelo observatório WMAP, os cientistas detectaram aglomerados de galáxias movendo-se a até 1.000 quilômetros por segundo, algo totalmente incompatível com todas as atuais teorias. Mais impressionante do que tamanha velocidade, todos os aglomerados galácticos observados pelos cientistas – quase 800 – parecem estar se dirigindo para um único ponto no céu, localizado entre as constelações de Sagitário e Vela. O movimento em direção a esse ponto foi chamado de Fluxo Escuro, um fluxo de matéria ainda sem causa ou explicação conhecidas (formando assim uma trindade com a Matéria Escura e a Energia Escura, ambas responsáveis por mais de 95% do nosso universo).

aglomerados de galáxias

Na imagem, esses aglomerados estão representados pelos pontos brancos, registrados sobre a radiação cósmica de fundo, uma radiação na faixa das micro-ondas que inundou o Universo 400.000 anos depois do Big Bang. Todos parecem estar se dirigindo para o ponto roxo mostrado na figura (veja também o artigo O que existia antes do Big Bang?). Kashlinsky e seus colegas defendem que essas evidências são as primeiras informações que indicam a existência de algo além do nosso universo, reforçando a chamada “teoria os multiversos”, que estabelece que o nosso universo é apenas um dentre inumeráveis que existem.

Outros universos ou novas teorias

Mesmo os cosmologistas que não concordam com a conclusão afirmam que o achado é impressionante, e que ele será responsável, no mínimo, por alterar quase tudo o que se acreditava correto até hoje nas teorias sobre a estrutura e a formação do nosso universo. Segundo os cientistas, a Matéria Escura não poderia ser responsável pelo Fluxo Escuro porque ela não produz gravidade suficiente para isso. E tampouco a Energia Escura poderia ser a causa, porque ela está espalhada de maneira uniforme ao longo do universo, não podendo ser capaz de carrear tamanha quantidade de matéria numa única direção.

Daí vem a conclusão lógica: somente alguma coisa além do nosso horizonte cósmico pode ser responsável por gerar o Fluxo Escuro. E, se todas as teorias atuais a respeito da formação do nosso universo estão corretas, algo que está além dele somente poderia ser outro Universo.

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Teresa)

Bibliografia:
A measurement of large-scale peculiar velocities of clusters of galaxies: results and cosmological implications; A. Kashlinsky, F. Atrio-Barandela, D. Kocevski, H. Ebeling; Astrophysical Journal Letters; Vol.: 686:L49-L52

Fonte:
Inovação Tecnológica: Fluxo Escuro pode ser a prova da existência de outro universo

Referência:
Saindo da Matrix: Tempo;
Saindo da Matrix: BBC: Universos Paralelos;
Saindo da Matrix: Universos Paralelos comprovados;
Saindo da Matrix: Multiversos: E nós nisso tudo?;
Fluxo Escuro: Universos paralelos?;
Saindo da Matrix: Nosso Universo é uma Matrix?;
Saindo da Matrix: Arquivos Akáshicos;
Saindo da Matrix: Modelo de Universo

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
27 janeiro de 2009 11:59 am

Também estava imaginando algo sobre esses atratores. Fico pensando se eles conseguem coletar dados sobre a distribuição dos atratores locais (que organizam galáxias) e os gerais que organizam grupos de grupos de galáxias. Tenho algumas questões sobre o mapeamento de todos os resultados práticos da entropia. Tenho dúvidas se ela se comporta mesmo da mesma forma nas fronteiras de expansão…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 janeiro de 2009 11:59 pm

Acredito que todas as nossas religiões não confinem seus respectivos “Deus” a um Universo… afinal, Ele é o Criador de TUDO, está presente em TUDO.

Leamdro Màrck
Leamdro Màrck
28 janeiro de 2009 7:43 am

Viajando…
Pensando agora sobre a teoria dos 11 universos, e no comment acima. Há uma tese na apometria que por sua vez deriva da teosofia, sobre o desdobramento multiplo. Seria assim também com o universo? Com Deus se desdobrando em pequenos egos? Estariamos existindo em outros níveis conscienciais neste universos? Ou seria a morada das consciencias extraterrenas? Enfim divagações de uma formiga sobre a selva…

Fausto
Fausto
28 janeiro de 2009 8:38 am

Cada planeta possui um “regente”, assim como cada universo.

Mas estes “regentes” ainda não são o que entendemos como Deus. Embora muitos confundam isto.

Deus é a fonte de tudo, e tudo é um desdobramento de Deus.

Alexandre SilverFox
Alexandre SilverFox
28 janeiro de 2009 7:09 pm

Caro Fausto,

Sobre o regente de cada planeta, isto tem relação com as teorias da Teosofia? de onde vc obteve esta informação?
Gostaria de saber um pouco mais sobre isso, se vc tiver mais infos…

Lia
Lia
28 janeiro de 2009 8:00 pm

Ainda bem que já tem leis regendo o que não conhecemos né Adilson?
Sendo que nenhuma diretriz científica dada como irrefutável jamais foi contestada e substituída, é certo descartar hipóteses contraditórias.

Mas só pra alegrar o dia, considere que a tese dos 45 bilhões de anos não vai contra as leis da termodinâmica pois não clama limitar o universo todo à essa distância, apenas o universo que nos é sondável.

E já se sabe o que são exatamente a Matéria e Energia Escuras?

Solius
Solius
28 janeiro de 2009 9:05 pm

ADILSON (CASO NÃO CONSIGA LER, PEÇO QUE COPIE A MENSAGEM NO WORD E AMPLIE), Este blog não tem como escopo a publicação de artigos científicos. A proposta aqui é outra, basta uma simples leitura um pouco mais atenta na página inicial. Se a notícia não procede, então não custa vir aqui e explicar a razão educadamente. Dando uma breve lida no artigo citado como referência pela matéria no site de procedência, verifiquei que realmente o mesmo não é suficiente. Porém ainda hei de investigar se há outra possível origem da notícia. Investigar, debater, é saudável. Mas visitar sites com o… Read more »

Solius
Solius
28 janeiro de 2009 9:10 pm

As observações da Lia foram simples e diretas.

Aos colegas que estão interessados nos teosofistas, eu recomendo a leitura de “O Teosofismo”, de René Guénon, trabalho onde o autor desmistifica as idéias e intenções por trás daquele movimento.

Solius
Solius
28 janeiro de 2009 11:05 pm

Errata: onde tem “hei de investigar”, corrija-se “ei de investigar”.

lex
lex
29 janeiro de 2009 3:52 am

É exatamente as noções como a 2ª lei da DA TERMODINAMICA que terá de ser revista… É a revisão constante de teoria ciêntífica… Graças a Descartes, não devemos nos fiar pelo “posto” e passamos a buscar ver de maneira diferente da nossa “costumeira maneira”… Por exemplo, não é porque eu tenho a visão dimiunída que tenho de crer que TODOS os leitores vão enxergar como eu… e precisar de “CapsLock” para me entender. É preciso entender que existe uma ordem que talvez eu desconheça. Uma lingüagem prévia, que eu precise me apropriar para “entender” o Universo em que estou me… Read more »

Ultimate
Ultimate
29 janeiro de 2009 7:42 am

Se essas galaxias estão sendo atraídas por esse outro universo, então esse universo seria bem maior que o nosso?

Fausto
Fausto
29 janeiro de 2009 8:27 am

No Internet Explorer ou no Firefox também é possível aumentar o tamanho da fonte.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
29 janeiro de 2009 10:22 am

E O WINDOWS TEM UMA LENTE DE AUMENTO QUE FUNCIONA COM TODOS OS PROGRAMAS
http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=10193&zoneid=4&resumo=

Wesley
Wesley
29 janeiro de 2009 5:24 pm

Já que todo mundo aqui está falando, aí vai minha perguntinha com “se”: “Já foi citado por alguém aí em cima a existência de outro Deus nessa outra dimensão (Saga de Gêmeos, 1994). E se existir um Deus do Deus? Tipo, alguém que Deus ache que seja seu Deus, que tenha criado Deus, entendem???”
Tudo bem, sei que a pergunta é ridícula, mas a vida sem essas viagens não tem graça….

Anônimo
Anônimo
29 janeiro de 2009 8:51 pm

os africanistas (no sentido religios, seja umbanda seja candomblé) falam de OLORUM…O nome de Maasai (Kenya e Tanzânia) para o deus, Engai, despercebido, desconhecido”. Do mesmo modo, entre os Tenda (guinea), esse deus é chamado Hounounga que significa: “o desconhecido”. Os povos afirmam que Deus é invisível, que é uma outra maneira de afirmar que não conhece o deus em nenhuma forma física. Subseqüentemente, em nenhuma parte da África nós encontramos as imagens ou as representações físicas desse Deus, criador do universo.. Criado em função de um Deus. Um Deus para quem os humanos não perdem tempo rezando pois ele… Read more »

Anônimo
Anônimo
30 janeiro de 2009 10:28 am

Pode ser que o universo que vemos seja apenas um holograma, já pensei nesta hipótese.

Por este motivo nas viagens espaciais, as sondas, os telescópios nunca encontraram vida, pois sendo o universo que conhecemos um reflexo nosso, somente a vida que conhecemos aqui poderia existir.

Mas isto não invalida a hipótese que em outras dimensões desconhecidas pela ciencia existam outros universos, outros planetas, outros seres.

Viagens…

Roberto
Roberto
27 janeiro de 2009 11:33 pm

Se tivermos mais de um universo, teriamos mais de um Deus???

Anonymous Gourmet
Anonymous Gourmet
27 janeiro de 2009 10:52 pm

Pra mim isto mostra que nossa ciencia é falha… se ela não serve para todos os casos, não serve… não é essa a base do empirismo? mas pra mim, com muitos porens ta estranha essa definição… até onde eu sei a constelação de sagitário é formada pelo chamado braço de sagitário, um dos braços da Via láctea… quer dizer que esse forrobodó ali, ta logo aqui do lado, ou a informação não procede? Ou eu estou enganado, muito antes pelo contrário.???

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 janeiro de 2009 9:37 pm

Adilson, primeiro eu não entendo muito de física, mas até eu sei que a velocidade da luz é constante. Segundo que eu não afirmei nada, mas, se vc costumasse acessar o Google, veria que a estimativa dos 45 bilhões é válida, mas sujeita a debates como qualquer coisa na ciência. Talvez estas páginas possam ajudá-lo:
http://www.atlasoftheuniverse.com/redshift.html
http://www.bautforum.com/space-astronomy-questions-answers/77826-size-universe.html

Caso você tenha cálculos melhores pra o tamanho e idade do Universo, sugiro que publique um artigo em alguma revista especializada. E uma dica: DESLIGUE O CAPS LOCK antes de escrever seu artigo ou ele provavelmente nem será lido.

Wesley
Wesley
27 janeiro de 2009 12:31 pm

Não sei se fico feliz ou triste com esses estudos. É como formigas, com a tecnologia que elas tem HOJE tentar estudar comportamento humano, psicologia, astronomia..etc.

Filipe
Filipe
27 janeiro de 2009 12:30 am

Aglomerado de galáxias?!
45 bilhões de anos-luz de distância?!
1.000 quilômetros por segundo?!
“teoria os multiversos”?!
Fluxo Escuro?!

É muito grande!

Sou muito pequeno. Apenas um pequeno príncipe do asteróide B 612.

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2009 6:51 am

Pra que tanto, se nós somos os únicos nisso tudo, não é?kkkkkk eita planeta danado! A raça humana impera solita! Deus sabe o que faz!

Alexandre Silverfox
Alexandre Silverfox
27 janeiro de 2009 10:55 am

anonimo, se Deus sabe o q faz, pra q tanto?

😉

a Terra no centro do Universo seria mais lógico…

sds

Trunkael
Trunkael
27 janeiro de 2009 11:03 am

Que tal se for um mega-buraco-negro, ou o super-atrator já mostrado pela Super há uns 10 anos atrás?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
27 janeiro de 2009 11:56 am

Não li essa Super, mas, pelo o que os cientistas já sabem sobre buracos-negros, ele não seria facilmente detectável? Talvez possa ser um tipo diferente, quem sabe… Pode ser Deus brincando de Portal. Ou o ralo por onde o universo escorre. 😉

Anuar
Anuar
27 janeiro de 2009 12:56 pm

Este mês o Nat Geo está fazendo uma série sobre o espaço. Está sensacional! Vi um programa legal sobre o telescópio Hubble, onde os astrônomos sustentam que essa expansão do universo após o big bang, ao invés de arrefecer, está cada vez mais rápida. Para eles, vai chegar uma hora em que essa força suplantará a gravidade, promovendo um grande “rasgo” no universo, onde até os átomos serão desintegrados. Tudo bem que vai levar bilhões de anos, mas é fascinante e aterrorizante ao mesmo tempo. E os caras ficam angustiados, porque cada vez percebem que sabem menos. Embora admire o… Read more »

Fausto
Fausto
27 janeiro de 2009 1:06 pm

O que mais gostei foram as frases:

“…no mínimo, por alterar quase tudo o que se acreditava correto até hoje nas teorias sobre a estrutura e a formação do nosso universo”

“…algo totalmente incompatível com todas as atuais teorias”

Filipe
Filipe
27 janeiro de 2009 1:20 pm

ralo por onde escorre o universo?! caramba, que criatividade infinita. gostei.

Cosmonauta
Cosmonauta
27 janeiro de 2009 2:05 pm

Test Pilot Yui, baseando-se nos experimentos verificáveis que os cientistas já fizeram aqui mesmo na Terra, é possível prever que mesmo nas fronteiras de expansão a constante de desordem é imperativa. O problema é que o universo em expansão possui uma infinidade de configurações energéticas, e nada pode afirmar que ele é um sistema fechado: onde se verifica o grau de entropia. Como essa descoberta diz respeito a uma possível “vazão” do Universo, a coisa se complica ainda mais já que é impossível mensurar, com nossa tecnologia, o grau de desordem de objetos que estão se deslocando para ALÉM de… Read more »

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
27 janeiro de 2009 6:06 pm

Oi cosmonauta!

Fico imaginando se existe chance de que num ambiente com condições mais amplas que nosso universo não seja possível a existência de uma espécie de “entropia heterogênea” mais concentrada em um lado que em outro. Tipo como se a entropia estivesse concentrada do nosso lado. Quem sabe mesmo numa tentativa de equilíbrio dinâmico com outras forças.

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
27 janeiro de 2009 6:07 pm

Opa, esqueci de agradecer, valeu!

Abraço.

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2009 7:07 pm

adoro acid por isso, quando lhe convem, ele adora mostrar estudos feitos por “cientistas convencionais”….. hahaha uma graça esse rapaz!

Euzinha
Euzinha
27 janeiro de 2009 7:32 pm

“Quando aprendo todas as respostas, a vida vem e muda todas as perguntas”…Estamos todos no Jardim de Infância, ao que tudo indica.
Abraços.

Test Pilot Yui
Test Pilot Yui
27 janeiro de 2009 9:09 pm

Essas perguntas da entropia vieram depois ler esse texto:

http://www.kk.org/thetechnium/archives/2009/01/the_cosmic_gene.php

“Sintropia”…? Bem,de vez em quando é bom testar as leis da física pra ver se não caducaram, hehehe

Architect
Architect
27 janeiro de 2009 9:25 pm

Ei Adilson, legal dar sua opinião, mas não precisa “GRITAR”

Rafael
Rafael
10 fevereiro de 2009 10:44 am

“ELA REGE O INICIO O MEIO E FIM DE TUDO QUE CONHECEMOS , QUE NÁO CONHECEMOS E TODO O RESTO .” Não entendo como uma lei que foi criada baseada no que conhecemos, pode pode reger o que não conhecemos, pra mim soa como pretensão de alguem que acha que todo o resto do universo gira entorno do seu conhecimento, desculpem-me se estiver errado. Quanto aos outros, muito interesante, e surpreendente, a criatividade de vocês. Quanto a ideia dos hologramas uma teoria que trata de algo bem paressido com isso( na verdade eu acredito que é a propria esencia disso)… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.