THE WORLD AT WAR

A Segunda Guerra Mundial fascina milhões de pessoas ao redor do globo, especialmente as novas gerações, que hoje podem participar de recriações meticulosas das batalhas graças a jogos como Close Combate, Medal of Honor e Brothers In Arms. Mas o que ressuscitou o interesse pelo assunto foi mesmo o filme de Steven Spielberg, O resgate do Soldado Ryan, que elevou o filme de guerra a um novo patamar de realismo e narrativa visual recriando o estilo do documentário de guerra. Na esteira do sucesso vieram vários documentários autênticos, muitos relançados de outras épocas, muitos feitos com recursos de computação gráfica, mas indubitavelmente a série de maior prestígio no mundo sobre a Segunda Guerra Mundial é uma bem “simples”, sem reconstituição, sem investigação, somente com testemunhas e a narração elegante e desapaixonada de Laurence Olivier. Chama-se O Mundo em Guerra (The World at War) e passou na TV aberta brasileira há décadas (e no canal GNT mais recentemente). Inexplicavelmente, ainda não foi lançada em DVD no Brasil (apenas foi lançada em Portugal, e o box custa a mísera quantia de R$ 600).

A SÉRIE

A idéia nasceu no princípio de 1971, e quando começou a ser posta em prática os produtores da Thames Television, uma estação privada com sede em Londres, jamais poderiam imaginar que estavam criando a mais reverenciada série documental sobre a II Guerra Mundial. Nos dois anos seguintes, uma equipe multidisciplinar revisou 914 Km de filmes em arquivos espalhados por 18 países e recolheu 314 km de novo material. Em Outubro de 1973 é apresentado finalmente o primeiro capítulo da série (no interior da Alemanha) e a prova do seu sucesso mediu-se de imediato pelo interesse que suscitou em todo o mundo, com estações de 100 países a encomendarem a obra para transmissão.

Não é difícil explicar as razões que levaram O Mundo em Guerra a ganhar prêmios internacionais (entre os quais um Emmy) e a tornar-se uma obra de referência na história do documentário. Porque, sendo uma obra dedicada ao mais mortífero conflito da história mundial, não se circunscreve aos relatos dos atores principais: são entrevistados personagens como Albert Speer ou a dona de casa que resistiu à fome e ao frio nos mil dias de cerco de Leningrado. Sem esquecer a estratégia militar dos beligerantes nem as façanhas dos generais, a série preocupa-se em citar os relatos dos soldados da frente. Esta forma de encarar a guerra nas duas diferentes dimensões e experiências torna esse documento imprescindível para se compreender as causas e as consequências de um conflito que provocou mais de 50 milhões de mortes entre Setembro de 1939 e Agosto de 1945.

Cada capítulo cobre um ponto-chave da guerra, começando com a ascensão da Alemanha e terminando com a descoberta pelo mundo do horror de Auschwitz. Ênfase também é dada na cobertura dos eventos do modo como ocorreram dentro da Alemanha, URSS, Inglaterra, USA e Japão, com a propaganda e a ideologia da época, nos fazendo ver cenas até então impensáveis, como os simpatizantes de Hitler organizando grandes reuniões nos moldes nazistas dentro dos EUA, pregando o nacionalismo de forma exacerbada.

A narração de cada episódio é do consagrado ator shakespereano Laurence Olivier. O box é imperdível para fãs da 2ª guerra, pois além dos episódios, a coleção proporciona 12 horas de extras que incluem biografias dos principais líderes, mapas, uma galeria de fotos do Museu Imperial de Guerra de Londres e vários gráficos. Uma obra-prima, indispensável para se compreender um dos acontecimentos mais marcantes da História da humanidade.

COMO CONSEGUIR?

Existe o Box em inglês na Amazon.

Existe também a opção da locadora de Paulo Coelho, os torrents, cujas legendas em português (e APENAS as legendas) vocês podem encontrar aqui.

Mais fácil ainda é clicar aqui e assistir todos os episódios no Dailymotion com legenda em português de Portugal.

Ou, se preferir Youtube, clicar aqui e ir seguindo a sugestão de próximo vídeo.

0 0 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.