EU SOU O CAMINHO

Engraçado como as respostas aparecem do nada. João falou nos comentários sobre a frase de Jesus Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim. Essa frase tem sido muito usada como justificativa pra idéia de que “fora de Jesus não há salvação”, quando temos de conviver com a realidade de que boa parte da humanidade não o conhece e nem vão compreendê-lo plenamente. Estaria esse povo fadado à ignorância, sem um guia espiritual (Avatar) antenado com sua realidade, com seu tipo de cultura? Não. Vemos muitos exemplos que poderíamos chamar de cristãos na doutrina hindu e judaica, por exemplo, com líderes espirituais que vieram trazer a mesma mensagem, com o “sabor” adaptado a cada cultura.

Mas voltemos à coincidência: eu respondi que vejo a frase de Jesus sobre ele ser o caminho como “eu sou o exemplo: se você quer tentar se libertar de forma diferente, sem amar seus inimigos, sem dar a outra face, sem seguir o caminho da virtude, então você não vai conseguir, porque o caminho é este que estou mostrando e exemplificando”. E isso pode ser conseguido por qualquer pessoa que conheça ou não Jesus, como Gandhi, Buda, Krishna, etc… o importante não é seguir adorando a figura de Jesus, de longe, como fazemos, e sim seguir OS PASSOS e as atitudes de Jesus, para se tornar UM com Cristo, como ele foi.

Bem, após isso, andando pelo Shopping Recife, parei numa livraria e vi o livro O Evangelho de Jesus Aramaico, que por sinal é extremamente viajado, new age, não acrescenta muito à mensagem que Jesus veio trazer, mas tinha algumas traduções diretas do Aramaico de uma versão do Evangelho que, segundo ele, era mais antiga que a grega, que nós conhecemos. Ele diz que o Eu sou do “Eu sou o caminho…” é escrito como nem-nem no aramaico, que seria “eu-eu”. Isso dá uma idéia de um Eu dentro do eu, a essência do eu. E que caminho está escrito como urha, que é derivada da palavra “luz”. E o mais interessante é que Eu, luz, atmosfera e vibração possuem a mesma raiz gramatical. Algo a se pensar…

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.