ESCALA PENTATÔNICA: A MÚSICA DA ALMA

Existem dezenas de escalas musicais, mas uma que me chamou a atenção foi a escala pentatônica. Ela é formada pela junção de 5 notas, existindo várias escalas dentro dessa escala (que chamarei de “versões”), sendo as mais usadas Dó, Ré, Mi, Sol e La (chamada de “Pentatônica maior”) e Dó, Mib, Fa, Sol e Sib (“Pentatônica menor”). A versão “pentatônica maior” não possui notas dissonantes (semitons), e por isso pode ser facilmente cantada.

Acredita-se que a origem da escala pentatônica seja chinesa ou mongólica; ela se tornou a base das músicas japonesa e oriental como um todo, mas também pode ser encontrada na raiz da música africana, celta, escocesa e até dos Incas e Índios norte-americanos. Por produzir um som que evoca uma maior introspecção essa é a escala preferida dos músicos de blues e jazz (na versão “menor”). Também é usada em cânticos budistas e na música Gospel (na versão “maior”), e por tudo isso não é exagero dizer que é uma “escala espiritual”. As teclas pretas do piano são um bom exemplo do que é a escala pentatônica para o leigo (pois engloba as versões maior, menor, a pentatônica blues e a pentatônica egípcia), pois essas notas tocam o coração e o espírito de tal forma que é possível reproduzir todas as músicas Gospel norte-americana (denominada Spirituals) apenas com elas, como se vê no vídeo abaixo:

Além disso, também dá pra tocar “Segura na Mão de Deus” e outros clássicos:

A última melodia que consegui tirar nas teclinhas pretas do Iphone foi 12 O’ clock, minha preferida do compositor grego Vangelis, e uma das mais belas músicas que já ouvi na vida. A música de Vangelis traz em si o lamento de civilizações desaparecidas, canções que parecem nos evocar memórias de um passado muito distante, que permanecem em nossa mente como um eco de um tempo mais simples. Suas melodias podem ser cantadas em murmúrios, quase sempre de vozes femininas, e nos passam uma sensação de melancolia que perdura na alma muito depois de você a ter escutado. Sabendo da escala pentatônica e seus efeitos, resolvi pegar as músicas de Vangelis que mais me emocionavam e pude constatar que elas têm em seu tema principal exatamente essa escala de notas:

12 O’clock (do álbum Heaven and Hell):

Rachel’s Song (do filme Blade Runner):

Movement 9 (Do álbum Mythodea):

Monastery of La Rábida (Do filme 1492: Conquest of Paradise):

Mas será que isso funciona em todas as mídias? Fui além, e peguei uma trilha de um jogo de videogame que me emociona desde os anos 80, que me causa uma sensação de enlevação, como se estivesse contemplando música de esferas superiores: Strider.

Reproduzi alguns temas de Strider no piano e vi que SIM, os melhores eram escalas pentatônicas. Então da próxima vez que você se emocionar com uma música, saiba que pode estar diante de uma pequena “manipulação emocional” por parte do compositor, que utilizou pra isso a misteriosa escala pentatônica que, de alguma forma, parece estar “instalada por default” na nossa mente como a escala sonora original de fábrica. Mas por que? Os neurocientistas não explicam, mas o Bobby McFerrin demonstra:

“Em todo lugar que eu vou as pessoas cantam as mesmas notas!”

Recomendo também o documentário “How Music Works“, de Howard Goodall (Legendado):

bandeira da espanha Ler em espanhol (por Silvana Partucci)

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
300 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
27 abril de 2011 12:13 am

Pois é Acid, era mesmo desse post que eu tava falando. A coisa tá rendendo que é uma beleza… E não estou no bolo dos coments do ‘Deus existe’ por motivos óbvios… Ainda não parei pra assistir de camarote essas aulas em forma de discussão (Imaginei que o conteúdo derivado do Post ‘Deus existe?’ renderia frutos. E estava certo) É, o Deus da Bíblia, apesar de parecer “mal na fita”, prostrado, desmoralizado atualmente (Mais por causa das mudanças bruscas trazidas pelo Concílio Vaticano II do que pelos ataques da turma ateísta anti-cristã, muitos desses gratuitos e insanos), continua sendo um… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
26 abril de 2011 1:41 pm

opa! geninha, não são as idéias que não fazem bem. são as reações que elas geram nos outros, dai sempre ser lembrado de q devo CALAR A BOCA! 😀 vc percebeu que não me fazia bem, ou elas não lhe faziam bem e achou que não me faziam bem? Eu só tenho q agradecer ao que elas me fizeram! E não tem como fugir, chega uma hora que só o que alguns chamam hj de meta-pesquisa pode dar uma visão mais ampla, é pegar o que já sabe, e ir, com metodologia, estudando o que não sabe. O Aubrey de… Read more »

Acid
Acid
26 abril de 2011 1:16 pm

…e outros se despedirão pela 5ª vez (KALISTI!) e voltarão com a cara mais lisa.

Geninha
Geninha
26 abril de 2011 1:00 pm

Guto.

Já visito esse site há bom tempo e já passei varias fases e constatei outras tantas…

Quando via suas ideias, tentava entender o que se passava pela sua cabeça, apesar dos comentários confusos, tinha muita informação… Adorava coletar todas as informações que vc nos trazia… Até perceber que aquilo não te fazia bem. E estava certa. Não foi o que vc confirmou por email? Que não ficava bem agindo da forma que age.

Então, questiono: pra que defender um comportamento que não te faz bem?

A questão é só pra vc pensar.

Abraços!

cachorro cego
cachorro cego
26 abril de 2011 11:42 am

nessa guerra verbal deve haver algum tipo de consolo, como na musiquinha do acid. é bom segurar na mão de deus. que deus, dirá o outro. o deus-música. ou o deus-linguagem, no caso de nossos contendedores. no caso do guaco, há até alguma poesia. uma música mais complexa. e é isso mesmo, parece não haver escapatória além dessa: poesia. para celebrar a vida eterna e essa nossa… transitória, com sua doce carga de dor, quanta dor, e alegria.

O Vegetal
O Vegetal
26 abril de 2011 11:27 am

como é o último, ahhh! vai ser gigante!!!! 😀 😀 😀 carta de despedida emotiva após 5 anos zépilintrando por aqui, beijinhos! hey-ho, let´s go!! Penso qual vcs nesse tema Pers, o.q.nada.sabe, talvez deveríamos entender que o mais divertido pra vida é estar apto para tomar porrada nas idéias, choca-las e talz. Eu gosto quando tomo uma. Seja com meus argumentos que nascem nas entranhas, seja com os que nascem estéreis na mente em ato erístico (não necessariamente erisiano) com intenções de neti-neti, anular a mim e ao interlocutor, mas as vezes o interlocutor está tão preocupado em defender-se que… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
26 abril de 2011 11:23 am

o.q.nada.sabe: E se for feito de maneira imparcial, ou quase, pode ser uma boa fonte de dados para a prática neti-neti (Neither-Neither), uma forma de meditação com ressonâncias taoístas e advaítas, cujo resultado mais importante é libertar a consciência de sua adesão cega a qualquer perspectiva unilateral da realidade, sobretudo os sistemas de crenças impostos socialmente. Nessa meditação, o praticante pega cada opinião estabelecida e a lança contra a opinião oposta, fazendo com que elas se aniquilem mutuamente. Como acontece no choque entre matéria e antimatéria, essa aniquilação recíproca liberta uma grande quantidade de energia, neste caso a energia que… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
26 abril de 2011 10:32 am

Guaco Bey E, além de alimentar asnos, para que servem as palhas senão para serem cuspidas e queimadas na dança dessa fogueira, qual aquela famosa plaquinha I.N.R.I, que segundo uns é Ignis Natura Renovatur Integram. No mais, fico aguardando também as 23 páginas com seus 5 itens (eita numerologia:)) por que esse assunto “monocórdiano” mui me interessa! ____________________________________ Solius Bom os vídeos que você indicou, fiquei curioso sobre o livro. O Rafael colocou bem o por que do pensamento mecanicista limitante da ciência moderna. E bom pra gente refletir aonde se deu o inicio desse imbróglio. As gravuras do Blake… Read more »

adi
adi
26 abril de 2011 10:26 am

“As convicções estão aí pra serem estremecidas, inclusive as minhas. E levar o sujeito a andar, olhar pra outro lado, etc.”

Pers, foi exatamente esse o sentido do meu comentário…

Pers
Pers
26 abril de 2011 8:08 am

Interessante Acid!! E obviamente, apesar de mais de 500 coments, ninguém convenceu ou melhor converteu ninguém, nem um dedinho sequer, nem um milímetro que seja … O copo está cheio demais de razões e certezas, de ambas as partes… ò adi, eu aprendi muito com essas discussões. As convicções estão aí pra serem estremecidas, inclusive as minhas. E levar o sujeito a andar, olhar pra outro lado, etc. ò, tanta gente se incomoda com o debate… por que será ? Não querem andar, olhar pra outro lado ? Querem se acomodar ? “uma vida vivida sem filosofia não vale a… Read more »

adi
adi
26 abril de 2011 7:16 am

“Teve sim. Alguma discussão do Solius com o Felinni passou de 540 comentários. Só não sei onde tá. E tem o “Deus existe” q tá em 500″

Interessante Acid!! E obviamente, apesar de mais de 500 coments, ninguém convenceu ou melhor converteu ninguém, nem um dedinho sequer, nem um milímetro que seja …

O copo está cheio demais de razões e certezas, de ambas as partes…

Pers
Pers
26 abril de 2011 7:13 am

1-Um argumento, por favor: Solius e Fellini gastam um caminhão de inutilidades pra dizer umas migalhas de argumento. Como as 5 vias tomistas focam um deus filosófico, não um deus propriamente católico , vou aproveitar a migalha que o Fellini cuspiu. 2-“sempre chutam a questão para um nível onde não pode ser alcançada por nenhum tipo de comprovação empírica” : é a dialética, meu filho. Ou vc acha que um neandertal, ao invés de adorar o trovão, diria “a evolução natural de Darwin é apenas um mecanismo de eliminação, não de criação” ? A questão é que a intuição sempre… Read more »

Fellini
Fellini
26 abril de 2011 5:17 am

Acid: Peraí, Fellini! Se não sabe brincar, não desce pro Play! Resp: Sei brincar, desci pro play, alias fair play, ganhei e quero o que foi apostado, ou seja, desconversão ampla, geral e irrestrita e é desagradável ter que ficar lembrando disso toda hora. É só o Solius vir aqui e renegar o deus dele. Não vai doer nada e vai demonstrar que é uma pessoa de palavra. ======================== Acid: Eu tenho de me limitar a um pensamento pré-física quântica pra poder falar de Deus? Resp: Para falar de Deus que é um ser imaginário vc não precisa se limitar… Read more »

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
26 abril de 2011 1:15 am

Acid, uma pergunta:

Existe algum post aqui no Blog que acumulou 500 comentários (E ao longo de 2 anos sem perder o fio da meada)?

Fellini
Fellini
25 abril de 2011 8:31 pm

Solius: Dá até dó ver esse tipo de calúnia ser lançada por um pai de família. Resp: O que dá dó é ver um pai de família tentar justificar sequestro de criança para sustentar suas crendices vaticanescas. =========== Solius: Fellini demonstra aqui que não tem palavra e põe-se a enrolar para não assumir que perdeu a aposta. Resp: Não posso assumir algo que não aconteceu. Quanto a minha palavra, ela seria cumprida caso tivesse perdido a aposta, que como disse acima, não aconteceu. Quanto a você…esperneia feito uma centopeia capotada se recusando a cumprir o combinado. =================== Solius: Depois de… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
26 abril de 2011 1:42 pm

…e outros se despedirão pela 5ª vez (KALISTI!) e voltarão com a cara mais lisa.
——–

😀 pra que? pra agradar seu túnel de realidade, acid? é isso que seu lado mimado deseja? que todos sejam dóceis com suas certezas? miau pra vc, neném espiritualmente mimado! 😛

KALLISTI!

Geninha
Geninha
26 abril de 2011 1:51 pm

Hum…

Eu falei de comportamento, ação. Não de ideias. Vc leu direito?

Continue pensando sobre a questão…

Abraços!

Solius
Solius
26 abril de 2011 4:28 pm

Fellini, “O que dá dó é ver um pai de família tentar justificar sequestro de criança para sustentar suas crendices vaticanescas.” “Seqüestro” com liberdade de convivência com os pais, que se deu no cumprimento das leis locais, que resultou no reconhecimento positivo resultante em agradecimento por parte da “vítima” e mui provavelmente na salvação de sua alma. De qualquer modo, se você conseguisse refutar a eficácia da via ascética cristã eu até poderia vir a lhe dar alguma razão. Mas como isto é claramente impossível, nada feito. E veja ainda que no seu caso, é calúnia pura e simples que… Read more »

guto
guto
26 abril de 2011 11:30 pm

Eu vou ser bem honesta com você, naquele primeiro dia de nosso atual debate eu comecei escrever um e-mail pra vc, mas deixei pra lá, pq afinal nada importa, importa mesmo o que a gente experimenta diretamente com a vida, nossas experiências místicas, samadhis, apenas nomes, são a maior prova de confirmação do caminho de cada um pra cada um. E aí não têm Jung quem diga, nem Cabala, nem mesmo Taoísmo, pois todos não passam de conceitos que usamos pra descrever aquilo que não pode ser descrito. ———– Minha caixa de e-mails continua aberta como sempre adi. Fica fácil… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
26 abril de 2011 9:37 pm

Fellini

>>>Se…afirmarem que as cinco vias provam que deus existe,<<< No meu entendimento, as 5 vias provam que o raciocínio desenvolvido por São Tomás, baseado principalmente no aristotelismo, é coerente. Porém para afirmar que a conclusão que ele chega é 100% certa é preciso ter 100% de certeza que os princípios empírico-racionais sobre os quais foram desenvolvidas as 5 vias (causalidade, contingência, etc) são os únicos atuantes neste sentido, certeza que sabemos ser impossível, pois podem existir infinitas possibilidades que estão além das fronteiras do pensamento formal e também do conhecimento humano, e "Deus", ou o que quer que seja que tenha "criado" tudo, sempre esteve e estará além dessas fronteiras. Como diria o Solius, do menos não se tira o mais. ____________________________________ Solius >>>Cheguei onde cheguei justamente por ter sido balançado e elevado tantas vezes além das cosmovisões nas quais já me escorei. 😉 <<< Desculpe me intrometer, mas vou dar um pitaco. Se você está colocando sua cosmovisão a prova, procurando conhecer outros pontos de vista, para talvez aprender alguma coisa ou não, é porque ainda vê a possibilidade de ser "balançado" e "elevado" além de sua cosmovisão atual, e isso indica que você "sente" que ela pode não ser a única. 🙂

adi
adi
26 abril de 2011 9:24 pm

Sabe Guto, “não vai te levar muito longe naquilo que me disse ser seu objetivo, e devido ao que percebi, nem é seu real objetivo mesmo, por isso me afastei de vc. Não a toa o jung dizia não ter conhecido ninguém que completou a tal mítica ‘individualização”, pois é na prática…” Eu vou ser bem honesta com você, naquele primeiro dia de nosso atual debate eu comecei escrever um e-mail pra vc, mas deixei pra lá, porque afinal nada importa, importa mesmo o que a gente experimenta diretamente com a vida, nossas experiências místicas, samadhis, apenas nomes, são a… Read more »

mIndigo
mIndigo
26 abril de 2011 9:13 pm
Pers
Pers
26 abril de 2011 8:59 pm

Fellini, “Poderia gerar um ser com super-poderes mas não seria um deus no sentido pleno da palavra e do conceito de deus imaginado pelos crentes Uai, então criou a primeira regra do nada-mãe ? deus absoluto não pode ? Tem mais regra ? “Todo esse seu comentário me parece a descrição de um processo natural.” Natural tudo é, inclusive Deus e os espíritos. O que não são é matéria. Relembrando pela n-ésima vez: matéria X espírito, coisas diferentes. Matéria obedece à sua lei física, espírito pode destoar da lei. Um sistema estável isolado (como supostamente o universo material primordial) não… Read more »

Fellini
Fellini
26 abril de 2011 8:59 pm

Solius:
Nunca usei cilício, Fellini. Mas sei que é uma boa ferramenta para o processo de ampliação da percepção da realidade.

Resp:
Como você sabe se nunca o usou?
És um palpiteiro?
E está aconselhando o uso para o seu amigo de longa data aqui?

Nhé…não sei não…

Solius
Solius
26 abril de 2011 8:35 pm

Nunca usei cilício, Fellini. Mas sei que é uma boa ferramenta para o processo de ampliação da percepção da realidade.
Se eu fosse você, trocaria o seu cabresto pseudo-cético com tapa-olhos ideológico por um, já que produz efeito inverso. 😉

Fellini
Fellini
26 abril de 2011 6:56 pm

Solius:
Cheguei onde cheguei justamente por ter sido balançado e elevado tantas vezes além das cosmovisões nas quais já me escorei. 😉

Resp:
Uau!
Agora senti toda a convicção vaticanesca.
O uso do cilicio já permite que você se teletransporte? Até onde vc chega? Quantos quilometros?

Fellini
Fellini
26 abril de 2011 6:52 pm

Adi: huahuahuahua, huahuahua, Fellini vc é muito engraçado, essa foi muito boa, huahuahuahua Resp: Oi, Adi. Sei lá…eu me acho meio chato, rabugento, aquela coisa cética tipo “nhé…não sei não”, saca? Mas se você diz que eu sou engraçado então pra mim está bom, oras bolas. Na verdade, agora estou mesmo é apreensivo pois posso perder a aposta e ter que pagar o castigo sadomasoquista retirado das crendices do Solius que ele planejou para mim. Você não quer votar a meu favor? Me livrar desse destino horrível? É só dizer que as cincos Vias não provam que Deus existe o… Read more »

GUACO BEY
GUACO BEY
26 abril de 2011 6:21 pm

Adi, veja só, eu questiono a idéia de que somos todos um no monocórdio, que é um conceito fascistóide aplicado a origem musical e sua assimetria e multiplicidade. Dai vc vai em defesa da idéia de que o somos todos um cabe ao monocórdio e a origem da escala mais universal possível via os tons primários ali, mas vai em defesa dizendo que não se interessa pelo tema. Eu então não tinha como discutir o tema com vc, concorda? Se estou discutindo o monocórdio e vc não quer sequer entender o tema, como vou discutir com vc. Foi por isso… Read more »

adi
adi
26 abril de 2011 5:25 pm

Olá Fellini,

Cara, não me leve a sério não, já falei pro Guaco, meu comentário não vale 1 cent se quer!!

” Gostas de tomar banho de sol pelada deixando o astro rei lamber cada poro de sua pele proporcionando um prazer morno e intercalado com excitação e beleza…”

huahuahuahua, huahuahua, Fellini vc é muito engraçado, essa foi muito boa, huahuahuahua

Solius
Solius
26 abril de 2011 5:19 pm

o.que.nada.sabe, “E bom pra gente refletir aonde se deu o inicio desse imbróglio.” E se aceita uma sugestão, caro, a ruptura com a Tradição no ocidente, a meu ver, tem início no nominalismo, que em outras circunstâncias poderia ter sido facilmente corrigido. “Na primeira forma, cedo ou tarde esbarraremos nos limites da linguagem e assim, da razão, chegado a um “inexplicável”, como esta ocorrendo” Reflete o que já havia sido alertado por Aristóteles. “Na segunda, esse problema é amenizado com um pouco de projeções e fé.” A Luz da Revelação. 🙂 Que bom que gostou. Espero que daqui a algum… Read more »

adi
adi
26 abril de 2011 4:56 pm

Guakito, sua história de vida é linda, e eu te admiro tanto rapaz, e realmente não sei porque meus comentários que não valem 1 cent, mexeram tanto com vc, sabe eu senti aqui comigo, suas verdades de alguma forma foram abaladas. E eu percebi esse certo abalo quando vc encerrou a conversa comigo alegando que eu não estava aberta ao seu monocórdio, mas parece que é assim, ou a gente se encaixa no seu túnel de realidade ou não tem conversa. Você raramente se abre aos outros, só se for pra detonar, como fez com a Luiza e com o… Read more »

Fellini
Fellini
26 abril de 2011 4:48 pm

Parece que meu ultimo comentário provocou algum tipo de reação na nata de comentaristas do SDM como se todos os cercadinhos se unissem para formar um cercadão e anular o objeto estranho. Talvez algum mecanismo de defesa … Não sei que diacho de botão eu apertei mas utilizando da psicologia de butequim felliniana penso que a questão no seu cerne envolva o tal do “religare” ou seja o desejo de se religar a algo seja lá o que esse algo for. E é nesse desejo utópico que cada comentarista despido de sua crença particular, se torna o “somos todos um”.… Read more »

Solius
Solius
26 abril de 2011 4:30 pm

Acid, Vê como a condição do Fellini é preocupante? “Porque o terreno do Aquino já ficou pra trás há muito tempo, pois não corresponde a realidade observável e do conhecimento atual.” Não adiantou para ele termos apresentado aqui o Smith. Ele não se deu conta e nem quer saber. “A filosofia do Espinoza, por exemplo, está anos luz do Aquino cabeça de palha, mas como não servia para a conversão…” Não adiantou eu ter colocado aqui as referências que indicavam onde Espinoza está refutado na Suma. Ele não viu e nem quer saber. É como cão hidrofóbico, só vê o… Read more »

adi
adi
25 abril de 2011 3:48 pm

Oi Geninha,

Você é uma pessoa generosa Geninha, mas muito obrigada mesmo assim pelo parabéns. Eu não conheço esse desenho, mas deve ser por aí sim.

Abraços

Garotão Charmoso Indigo
Garotão Charmoso Indigo
24 abril de 2011 2:36 am

Acide, voce já leu esse livro: Cristo, O maior dos Anarquistas?

http://www.rapidspread.com/file.jsp?id=axvl8a06ws

Solius
Solius
24 abril de 2011 1:17 am

Bom. Vou me despedindo também da ruminação de palhas, pois esta semana tenho muito o que fazer.

Deixo, porém, esta palhinha de um coleguinha do Solius, doutor em Física, para tentar ajudar a dissolver todo esse exagero de espantalhos aristotélicos e tomistas que surgiu nos últimos bate-papos que tive por aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=I6DoKQ50g5U

🙂

Abraços

________________

E para os correligionários, uma excelente Páscoa!

Pax Domini

adi
adi
23 abril de 2011 6:28 am

Sabe, ontem eu fiquei feliz Guaco, comigo mesma (e não conversa comigo se vc não quiser, já que vc encerrou o papo comigo rsrsrs), e fiquei feliz porque nesse nosso papo de não concordância, eu fiquei super bem, não fiquei um só momento com raiva, com nó no estômago, em nehhum momento me senti ofendida, mesmo porque obviamente você não foi, mas eu sei que a net é uma tela projetiva, portanto todo mundo está colocando seus bichos pra fora aqui, talvez um processo inconsciente até, não intencional, e por isso as mágoas e também os dedos nas feridas, rsrs.… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
22 abril de 2011 9:45 am

“VC se torna uma UM, não se funde com o UM. Se fundir com o UM do universo é aniquilar sua individualidade.” E onde foi que você leu que eu escrevi isso aí acima que você está afirmando?? da onde foi que você tirou isso?? porque eu não escrevi isso. — adi, eu estou discutindo, colocando pra tomar tiro e ver onde é a prova de balas e onde não é o meta-sistema, simplíssimo, contido nos limites da aplicação da lógica, matemática e as interpretações possíveis ao monocórdio. E a questão ao “somos todos um” aplicado à música é o… Read more »

adi
adi
22 abril de 2011 8:09 am

Salve Guaco, “ADI, A PACIFICADORA UNITÁRIA:” É vc quem está dizendo, ou melhor gritando. 🙂 “GUACO, O ERÍSTICO SEPARATISTA DO CÃO TINHOSO:” Também é você mesmo quem está se intitulando. 🙂 “Primeiro, eu me contradizer é normal, pois a linguagem formal não serve, por ser limitada, ao processo todo, o que é como ocorre no monocórdio, ” Linguagem formal é limitada? mas você não está dizendo sobre o indizível, nem mesmo sobre nada além do que já estamos conversando aqui. Me parece mais uma defesa sua. “Mas saindo da música teórica, a qual vc disse não lhe interessar saber! :D”… Read more »

coqueiros
coqueiros
22 abril de 2011 3:41 am

legal. curti muito a matéria, mas achei esse pastor meio oportunista, e que xarope esse papo de “meus irmão escravos” e “niggas are best”. afffff

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
21 abril de 2011 8:50 pm

“Um elefante incomoda muita gente…”

O ‘elefante’ não foi uma comparação, digamos, literal. ;¬)

Já a hiena…
😀 😀 😀 😀 😀

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
21 abril de 2011 8:45 pm

Pô, grande Solius… Esses últimos coments seus me pareceram como aquela imagem do elefante adulto cercado de hienas famintas, q/ cutucam e tentam cansar o “almoço gigante”, sem que estas percebam o perigo de terem uma refeição indigesta. |¬)

Valeu pela aula aí. Por ter colocado “ordem” na casa.

Só lamento pelas pessoas que preferem se chafurdar numa dieta de guaka-mole (Nada saudável).

Abração pra ti.

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
21 abril de 2011 8:22 pm

adi, sobre o que vc disse ao ‘deus-guakito’: “[…]não quer dizer que seja a verdade ultima e absoluta,[…]” Esta ‘V’erdade é Deus. Como poderemos chegar a Ele se já vivemos Nele?! “[…]mas tão somente a sua realidade e verdade, que por ser assim, não pode diminuir ou se sobrepor à verdade de outros, pois todas são relativas[…]” Nem todas. Algumas verdades podem sim se sobrepor a outras; senão não poderia existir nem a tal da Ciência (A matéria-prima intelectual do ceticismo e ateísmo mudérnu). E a Matemética?! A História?!… Parece que essa dificuldade em lidar com certas “verdades inconvenientes” tem… Read more »

Solius
Solius
21 abril de 2011 6:45 pm

Guaco Vegetal, “mas as vezes sou tomado por uma compaixão cristã de dar dó” ‘Compaixão’ aqui = ‘talvez haja uma oportunidade para tentar mostrar alguma coerência. Testemos’. “lá vai tio solius deformando tudo…a vespa…usa outro bichinho como hotel pra suas larvinhas que quando nascem matam o bichinho” = ‘Finjo que não entendi o que disse o Solius para acusá-lo de deformar meu pensamento’, ou ‘não entendi mas ainda assim vou acusar…’. Mas no mundo real: mal = privação de bem. A condição de “hotel” é um bem para as vespinhas e para aquela biota, mas um mal para o hospedeiro.… Read more »

Solius
Solius
21 abril de 2011 6:43 pm

Felline, “o primeiro link que vc ofereceu está dando erro de pagina.” Tente o reduzido: http://tinyurl.com/3bo998a “O segundo link que vc ofereceu é uma perola olaviana do Olavão fanfarrão…fantasias paranóicas desse famoso polemista católico gnóstico” Para quem tem interesse, honestidade e boa vontade, ao contrário de nosso colega, pode prosseguir por aqui (sim, com fontes que podem ser descobertas com uma simples pesquisa): http://www.arautoveritatis.com/2011/04/verdade-sobre-o-processo-de-galileu.html “Um lunático que forma lunáticos e que só são levados a sério pelos mesmos.” Dá até dó ver esse tipo de calúnia ser lançada por um pai de família. ————————— Fellini demonstra aqui que não tem… Read more »

Geninha
Geninha
21 abril de 2011 2:04 pm

“Provocavam um leve ardor, principalmente no roto, eram fortes, mas a massagem era incrível.” rosto*

Guako, agora que li seu comentário. É tanto que tenho que ir lendo aos poucos.:)

O ritual, meditação sob as águas, normalmente no inverno, chama-se Suigyo – “disciplina da água”.

Viu Fellini, o que vc perde quando não tem comentário feminino? Olha o da Adi: magnífico! A menina “que o Sollius pentelhou” foi a Fy. 🙂

Adi, o Guaco está em processo criativo. 🙂

Né Guaco? 🙂

Abraços!
Novamente, boa Páscoa!

O Vegetal
O Vegetal
21 abril de 2011 12:40 pm

Exceto por essa hiperparanóia com qualquer tipo de ordem. ——– essa hipeparanóia, pers, é parte necessária ao processo, é o ‘orai e vigiai”, pois quando a ordem se estabelece e se crê a base, ou a solução final, há destruição do processo misterioso chamado de vida. Toda ordem leva a entropia em um momento ou outro. E isso é servir ao, digamos, “demiurgo”… e até estar 100% potencia imaterial, sem forma, além do desejo de mundo de formar perfeitas, o praticante deve se precaver para não cair na tentação da “ordem”, que leva a crença de que o “caos” o… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
21 abril de 2011 12:27 pm

ADI, A PACIFICADORA UNITÁRIA: Você Guakito diz a mesma coisa que eu disse, ou pelo menos como interpreto, usando das suas palavras. Me diz então, qual a diferença do “unir essas inteligências tornando-as uma só”, do meu “ideal” de Unidade?? no meu pequeno e idealista ponto de vista nenhuma diferença. GUACO, O ERÍSTICO SEPARATISTA DO CÃO TINHOSO: Primeiro, eu me contradizer é normal, pois a linguagem formal não serve, por ser limitada, ao processo todo, o que é como ocorre no monocórdio, o caminho simetrizado contradiz o caminho da quarta e da quinta, e quando se navega pela quarta e… Read more »

adi
adi
21 abril de 2011 11:26 am

Já que o assunto continua rendendo, vou deixar mais um pitaco aqui. 🙂 Acid, desculpa o tamanho do comentário, mas se fez necessário. Guakito, Apesar de vc me achar um tipo idealista, sonhadora, e confesso até que pelos meus devaneios posso me considerar uma romântica incorrigível :), também procuro ser meu próprio laboratório de experimentação, aliás, reconheço que a “vida” que me cerca se encarregou de sê-lo. Então digo que é bom sonhar, e melhor ainda vivenciar o sonho, porque algumas vezes é como se essa linha de separação nunca tivesse existido, e é onde o sonho e realidade se… Read more »

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
21 abril de 2011 11:03 am

…De ordem e de hierarquia (Uma dependendo da outra).

Dessa ordem hierárquica- do ruim para o excelente- nem deus-xian escapa.

Já disse aqui pra ele uma vez que pela própria Lei da Probabilidade (Inaceitável para um deus erisiano), de tanto atirar pra todo lado, ele acaba uma hora acertando o alvo. E aí é bem legal.

Pers
Pers
21 abril de 2011 10:20 am

“a excelência espiritual, que é tornar-se um espírito que reverbera em si as práticas que o universo pratica, em ato de auto-similaridade qual um fractal “orgânico”.

Enfim apareceu com clareza o cerne do Guaco. E é bom.

Exceto por essa hiperparanóia com qualquer tipo de ordem.

O Vegetal
O Vegetal
21 abril de 2011 3:24 am

Liza Mutatis: “Somos Todos Um! – relembrou a alma aos órgãos do corpo – Devemos atuar harmonicamente, cada um na sua especialidade. Mas, um deles gritou, vociferou, esperneou, dizendo: Não, Eu Não Faço Parte Disso! Eu sou Um Sozinho, Não Quero me Misturar, Senão Perco Minha Identidade. Não Sou Maria-Via-Com-As-Outras. Eu Sou o Guaca-Mole.” Um ano depois, o corpo morreu, vitimado pelo câncer do abacateiro.” O vegetal: Enquanto isso, o corpo mutante controlado por uma alma além dele, superior a ele, onde a tal da alma, esquizofrenicamente, falou para o corpo que eram todos um, mas que deviam se ater… Read more »

corro
corro
22 abril de 2011 3:04 pm

não se trata de quem está ou não certo, mas de quem é capaz de trazer informação nova ou original ao debate, nesse caso é o guaco.

Dohko de Libra
Dohko de Libra
22 abril de 2011 4:10 pm

[OFF] Acid, vc deletou o post “O Filho do Nazismo”? Se sim, por quê?

O Vegetal
O Vegetal
22 abril de 2011 8:03 pm

Ah! Recebi email de gente q tá acompanhando o papo aqui perguntando pq carga d´água o UM não é um número, se estou mais louco que o normal de minha loucura controlada. A resposta está no paradoxo do zangão, digo, zenão, q chamo de zeno, pois em sonho ele me apareceu certa vez e perguntei como preferi a ser chamado. E é zeno, 😀 😀 😀 😀 (risos de hiena elefoa!! :D) Vejamos, adaptemos o paradoxo de zeno aqui: 1. Se há pluralidade tudo que existe é pequeno e grande ao mesmo tempo e com a mesma quantificação dessa grandeza… Read more »

Solius
Solius
24 abril de 2011 1:11 am

Guaco Vegetal, “não é tão simples assim, não solius.” É simples sim, Dom Guakito. Por mais que queiram brincar com o paradoxo em nível matemático, não há como fugir quantitativa ou qualitativamente e “interna” ou “externamente” daquela classificação e sua aplicabilidade. “Mas eu fico aqui com hegel e sua sugestão que zenão e seu pensamento doidão apoiava a visão do hegelão de que a realidade é INERENTEMENTE contraditória” Uma impossibilidade, já que supostamente não haveria oposição para esta mesma condição. “Há partículas instáveis que desafiam sua visão aristotélica um pouquinho, e, quem sabe, poderemos lucrar uma longevidade maior via elas… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
23 abril de 2011 9:33 pm

Palhas e palhas sendo queimadas pelas fogueiras neither&neither.
————-

😀 😀 😀 😀 😀 total! 😀 bem lembrado, agora me calo de cuspir palha na foqueira 😀 após sábio lembrete! 😀

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
23 abril de 2011 9:17 pm

Palhas e palhas sendo queimadas pelas fogueiras neither&neither.

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
23 abril de 2011 8:11 pm

Faço minha a pergunta do colega Dohko. Caráca, tomei puxão de orelha (Ai! De novo… Ike, tu não tem vergonha não, rapaz?! Tôma tento mininu!). Qualquer dia desses só tiro pro alto pra apartar essas cutucadas platônicas. Rsssss A coisa tá ficando séria aqui. É destemido Acid… Cê tá certo, tá certo… Mas, ‘clube do bolinha’?! Tá mais pra ‘Clube da Luta’… Ou pra UFC sem limites. |¬) Sair da condição de ‘troglodita-do-período-jurássico-com-a-vida-lascada’ e metamorfosear-se em ‘criatura polida de luz e tolerância’, não é pra qualquer um. ;¬) Acho que hoje tá bem difícil prum ‘cristão fundamentalista’ se encaixar nessa… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
23 abril de 2011 8:09 pm

solius: As ‘piadinhas’ oriundas de alucinações já foram mais criativas. vegetal: 😀 😀 😀 😀 solius: Errado. O certo é que na realidade o infinito absoluto em ato existe, o infinito absoluto em potência não existe, o infinito relativo em ato é uma impossibilidade, e o infinito relativo em potência é parcial e gradualmente possível. Simples assim. 😉 vegetal: não é tão simples assim, não solius. “Today there is still a debate on the question of whether or not Zeno’s paradoxes have been resolved. In The History of Mathematics, Burton writes, “Although Zeno’s argument confounded his contemporaries, a satisfactory explanation… Read more »

Solius
Solius
23 abril de 2011 5:56 pm

Guaco Vegetal, “culpemos a pressa e não minha GNUrancia!” Pode culpar a “gnurancia” também. “Amadores ou aristotélicos cristãos adoram confundir xeque com xeque mate” Sempre que alguém recebe um xeque-mate reluta em aceitar, principalmente se não entende de onde e como ele veio. 😛 “afinal, quando o xeque não matava, a igreja mandava, “MATE!!” :D” As ‘piadinhas’ oriundas de alucinações já foram mais criativas. “Solius, há mais de um tipo de infinito, certo?” Certo. “Há a infinito potencial (o q gera o paraxodo d zeno, e que seu amado Aristóteles tem horror dele!! 😀 😀 o q já explica seu… Read more »

Lucas
Lucas
23 abril de 2011 3:51 pm

Que bacana Adi, achei muito claro e polido o seu comentário, agora pude entender bem melhor sobre o UM ou self, que antes eu achava ser o ego.

Ótimo comentário 🙂

O Vegetal
O Vegetal
23 abril de 2011 2:37 pm

tio acid, se puder, agradeço, apagar o comentário anterior e deixar este, agradeço, cometi o erro ali de dizer q há só dois tipos de infinito, e corrigi neste aqui! culpemos a pressa e não minha GNUrancia! 😀 😀 😀 😀 ———– SOLIUS: Se essa “infinitude” pode ser alimentada, é incompleta, e portanto não é a Infinitude Suprema, pois requer anterioridade ontológica. (…)O xeque-mate já foi dado logo de início. Fico por aqui. E que venham as velhas acusações da “prisão lógica e racional”, como se não fosse pelo uso falho de ambas que a proposição aqui refutada tivesse sido… Read more »

Geninha
Geninha
25 abril de 2011 10:42 am

Adi, parabéns pelo comentário. Há oito anos (direto do túnel do tempo) vi uma animação com “Jung”… Que era bem interessante. Começava com o voo de uma mosca, que entrava por uma janela cujo o ambiente tinha um cara(desenho) no divã e o Jung (desenho) tocando tambor… Até o cara começar a gritar, enquanto a figura de Jung se transforma em uma espécie de demônio… E o cara entrava em um mundo psicodélico, onde todo o desenho nos dava a ideia clara de que “somos todos um”. Era uma animação muito bacana… E que tem muito a ver com o… Read more »

Geninha
Geninha
2 maio de 2011 11:24 am

Hum…que pena!

Sollius, pensei que conhecesse as ideias de Espinosa, ele tem a mesma conecepção de pecado que vc. 🙂

Abraços!

Solius
Solius
23 abril de 2011 1:33 pm

Ai ai ai… Mas como pode ser que tenha alguém mais interessado em se encher de verdade, e não de falsidades novas e originais (que causa má digestão), vamos lá. Como derrubar 500 páginas em umas poucas linhas: 😛 “Acrescentando ou retirando partes das partes que compõe esta pluralidade elas se tornariam infinitamente maiores ou menores” As partes acrescentadas ou subtraídas são acidentais, e cada ente tem um limite para o acréscimo ou retirada de partes acidentais antes da corrupção e conseqüente descaracterização de sua essência. Portanto não há como um ente vir a ser ele mesmo infinitamente maior ou… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
22 abril de 2011 11:03 pm

>>>Satanas procedeu como o mais hábil e astuto fariseu.<<< Uns falam que o maior feito do demu foi fazer todo mundo acreditar que ele não existe, mas ta na cara que a maior lição do tinhoso, e que muita gente que se diz “religioso” adora repetir, foi ensinar a apontar os defeitos alheios, assim o único trabalho que ele tem é assistir de camarote o circo pegar fogo! 😉

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
22 abril de 2011 11:00 pm

Guaco Bey

>>>Como a função do PAI CELESTIAL (shen) não é ser amado e ter todos retornando para ele, ou realizando-o, mas servir a pluralidade (os dez mil seres) e assim realizar o infinito sem forma (wuji), algo como quando o demiurgo (UM) se aceita como parte do todo (INFINITO, PLEROMA) e assim permite que s pluralidade cumpra sua função de expansão eterna, eliminando a criação de LIMITES (KENOMA) via o UM (demiurgo).<<< CLAP CLAP CLAP OS: Hoje eu ouvi no globo repórter que um especialista em família real falou isso e aquilo do casamento (i)real. Essa profissão de “especialista em família real” é alguma especialização da Etologia? ;))

Ani
Ani
22 abril de 2011 9:57 pm

Adorei o pos. Valeu!

Ana Carol
Ana Carol
22 abril de 2011 9:35 pm

Nenhum post de Páscoa esse ano? Aqui vai… Revelações à Anna Catharina Emmerich Jesus no Horto e tentaçoes de Satanás Quando essa multidão de culpas e pecados acabou de passar diante da alma de Jesus, como um mar de horrores e após se haver ele oferecido, como sacrifício de expiação por tudo e chamado sobre si toda a onda de penas e castigos, sucitou-lhe Satanás inumeráveis tentações, como outrora no deserto; apresentou até numerosas acusações contra o purissimo Salvador. “Que!” disse ele, “Queres tomar tudo isso sobre ti e não és puro? Vê isto e aquilo e mais isto!”E então… Read more »

Geninha
Geninha
20 abril de 2011 11:16 pm

Felinni, Eugênia Freitas, não “de”. Nome de personagem de novela de Janete Clair? rsrsrsrs Não, minha vó tirou meu nome de um almanaque mesmo. 🙂 Falar sobre tricô? Acho que aqui não tem espaço para o meu momento Luluzinha, não. Ficaria tão chato quanto o momento bolinha de vcs. 🙂 A não ser que vc tenha alguma receita de tricô cabalístico. Tem alguma? 🙂 Sobre a água do chuveiro… Hum, isso sim é interessante ( uma volta ao útero). Sempre cometo o pecado de um banho demorado. Melhor que um banho de chuveiro, só mesmo um banho de chuva. E… Read more »

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
23 julho de 2017 11:40 am

Essence | Thematic Instrumental | Flute | Pt. Santosh Sant

https://www.youtube.com/watch?v=DOM282WVWr0

Solius
Solius
1 maio de 2011 11:13 pm

Um anônimo pediu meu contato, e como talvez tenha passado despercebido, reforço que está fornecido no fim do comentário do dia 27 de abril, às 8:15 p.m. ================ Fellini está realmente dodói. Não expressa mais coerência no que diz quando se refere ao tema tratado na aposta, está obsessivo por dedadas e compulsivamente se exibindo para a Adi. Como o espaço se presta à discussão de idéias e não a fanfarrices (que deveriam vir no máximo como acessório), quando esta crise de “TOC” passar, voltamos a conversar. ================= Coringa, “Mas eu gostaria de discutir mais um pouco esta questão lá… Read more »

Fellini
Fellini
29 abril de 2011 6:16 pm

Solius: Releia os meus debates anteriores. Em todos você me verá educado e bem humorado no princípio, até o momento em que o outro começa a cutucar… 🙂 Resp: Arrá, acusando as dedadas, hein? Humor é liberdade. Liberdade de rir e deixar os outros rirem. E parece que você se incomodou quando a Adi riu do relato de nosso encontro no boteco, não? O humor não pode ser farsesco e ensaiado só para parecer descolado. Tem que ser expontaneo vindo lá do nada. Solius, seu humor só funciona perfeitamente comigo e vice-versa. Somos um par perfeito, com perfeita sinergia e… Read more »

Geninha
Geninha
29 abril de 2011 1:02 pm

Sollius, “se não há culpa, não há condenação”, então não podemos dizer que a recita seja boa: “o pecado é contrário às virtudes”. O que é contrário as virtudes é o vício. 🙂 Mentir para salvar a vida de um filho é pecado, igual a qualquer outra mentira, mas é um pecado, que estamos dispostos a cometer por ser conveniente. Cuja consciência não acusa por ser um bem maior. Pegou pesado, dando esse exemplo. Mas, se vc mentisse para salvar a vida do seu filho e automaticamente comprometesse a vida de outro, não seria um pecado? Mentira boba é muito… Read more »

Fellini
Fellini
29 abril de 2011 12:45 pm

Mestre, eu te evoco, me inspire nos próximos comentários
comment image
comment image
comment image

Fellini
Fellini
29 abril de 2011 12:42 pm

“Agora torturador e diretor espiritual são sinônimos.” Solius: Só nessa cacholinha crente de tapa-olhos. Ôpa! Então vamos ter autoflagelação entre comentaristas aqui no SDM ? Show! Tô dentro. Proponho que a prática seja filmada e disponibilizada aqui no SDM para fins terapêuticos e de cura. Já tenho tudo esquematizado: Diretor Espiritual: Solius de Torquemada …. Autoflagelado: Ike do Âmago, o cristão miserável e pecador. …. Câmera, Direção de Arte e Fotografia: Fellini, o voyeur de sadismo. …. Efeitos especiais: Não haverá; sangue real mesmo, sem cathchup. Aff…me dá até um frisson…fake é coisa de emo e o Ike é machão… Read more »

Coringa
Coringa
29 abril de 2011 2:03 am

Solius, não é necessário; obrigado.

Mas eu gostaria de discutir mais um pouco esta questão lá no tema sobre as 5 vias http://bit.ly/kGsaE1 (se tb for de seu interesse). Meu intuito é tentar apresentar certos aspectos do processo de análise de Aquino que classifico como “arbitrariedades”.
Meu problema é o tempo para concentrar-me devidamente nesta questão; mas tb, particularmente, não vejo necessidade de pressa.

Solius
Solius
29 abril de 2011 1:09 am

Se quiser referências ainda mais específicas, Coringa, peça que eu lhe forneço.

Solius
Solius
29 abril de 2011 1:08 am

Leia os Diálogos referentes, consulte a Física e a Metafísica de Aristóteles, e percorra cada Via. Você irá constatar o que digo. Se a construção for efetiva, bem feita, não haverá outro caminho a não ser os que esbarram nas inúmeras aporias e contradições.

Christian
Christian
29 abril de 2011 1:02 am

Sathya Sai Baba faleceu. Considerado um Avatar, um deus encarnado, partiu desta existência material aos 84 anos, em 24/04/2011. Deixou lições sublimes para toda humanidade, repeitando todas as religiões, pregando a “religião” do amor; fundou escolas e hospitais pela Índia, e tem milhões de seguidores pelo mundo. Ó saudades, Sai Baba! Mas como ele próprio afirmou,ele voltará, pela 3a vez, talvez daqui uns 8 anos como Premaavatar, o Avatar o amor.

Coringa
Coringa
29 abril de 2011 12:50 am

Solius,

“Se a detecção e análise dos princípios estão corretas, e estão, a construção efetiva levará necessariamente à referida conclusão…”

Bem, volta-se novamente àquilo que afirmei anteriormente: a “construção” não leva necessariamente à referida conclusão. Tal conclusão foi uma arbitrariedade da qual alguns creem, outros não.

Solius
Solius
29 abril de 2011 12:35 am

Coringa, Solius: “A construção sistematizada da análise da realidade é suportada pela lógica, e leva necessariamente à conclusão de que não há alternativa para os princípios (ou não seriam princípios). ” Coringa: “A proposição lógica fundamental sobre a qual se apoia o raciocínio conduz àquela conclusão, desde que sustentada pela crença/fé.” O que escrevo acima refuta exatamente isto. Se a detecção e análise dos princípios estão corretas, e estão, a construção efetiva levará necessariamente à referida conclusão, sem o auxílio de crença de qualquer natureza, vide o percurso de Platão e Aristóteles. ————————————- Cara Geninha, “Se a consciência não acusa… Read more »

Geninha
Geninha
29 abril de 2011 12:00 am

Oi Sollius, rapidinho…

Se a consciência não acusa o erro, como pode ser pecado? Como posso dizer que o “louco” é pecador? Já nasceu condenado? E a criança?

Vc está mais leve, mais tranquilo. Isso é fato!

Abraços!

Coringa
Coringa
28 abril de 2011 11:57 pm

Solius:

“A construção sistematizada da análise da realidade é suportada pela lógica, e leva necessariamente à conclusão de que não há alternativa para os princípios (ou não seriam princípios). ”

A proposição lógica fundamental sobre a qual se apoia o raciocínio conduz àquela conclusão, desde que sustentada pela crença/fé. Insistir na ‘não alternativa’ caracteriza ‘Falso Dilema’.

a evidência contudo sugere que nossas certezas podem ser, não raro, fruto de simples arbitrariedades…

“O que não pode ser generalizado”.

Mas enquadra-se no caso/questão.

Solius
Solius
28 abril de 2011 11:12 pm

Cara Geninha,

“Mentir por bogagem é pecado, por coisa séria é não, né?!”

Depende da coisa séria. Mentir para salvar a vida de um filho, por exemplo, não é pecado.

“Considerando que pecado é td o que a tua consciência te acusa”

Tem gente que está tão imersa no erro que a consciência não acusa (vide o exemplo acima).
Uma boa receita é: o pecado é contrário às virtudes.

“o Sollius com o Fellini anda adiquirindo senso de humor.”

Fanfarrice abre espaço para fanfarrice. Mas senso de humor eu sempre tive por aqui. 🙂

Abraço!

Solius
Solius
28 abril de 2011 11:04 pm

Uma retificação:

Acrescenta-se “E não adianta” antes de: “insistir no contrário sem fundamentar…”

Geninha
Geninha
28 abril de 2011 11:02 pm

Sollius p/ Fellini:

“Não o farei, pois mentir por bobagem é pecado. ”

Eu que falava de pecados. hahahaha

Mentir por bogagem é pecado, por coisa séria é não, né?! hahahaha

Tá certo! Considerando que pecado é td o que a tua consciência te acusa, quanto menos ela te acusar, mais “leve” viverá. 🙂

Só pra constar, a observação, o Sollius com o Fellini anda adiquirindo senso de humor. hahahaha

Abraços!

Fellini
Fellini
2 maio de 2011 6:53 am

… ”E Aquino não conhecendo Godel, o colapaso das ondas, e os herméticos, Teve um sonho profético, Do qual compôs uma canção, Vendo no longínquo futuro, O destino de toda sua elucubração.” “Eu sou como um cristal bonito que se quebra quando cai.” Aquino http://www.youtube.com/watch?v=PtOXZkaduvY Ola Solius amigão, Segundona, então vamos dar continuidade aos trabalhos para sair da Matrix após o final de semana que, espero eu, tenha sido de descanso e prazeres inenarráveis. Solius: Eu apresentei uma característica lógica do Absoluto. Você copiou uma definição e duas visões distintas acerca dela e me pede para refutar. Refutar o quê?… Read more »

Solius
Solius
3 maio de 2011 8:39 pm

Fellini, “E Aquino não conhecendo Godel, o colapaso das ondas, e os herméticos” Os princípios que conhecia eram aplicáveis ao colapso das ondas, e ele conheceu, sim, o verdadeiro hermetismo. Quanto a Gödel, estamos tratando disto em “Deus Existe?”. “Em trecho algum das duas definições que apresentei aparece qualquer restrição ao absoluto abarcar inclusive contradições e paradoxos.” Veja esta definição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio Aqui também não aparece qualquer restrição à possibilidade de eu estar dirigindo este comentário a um destes. “Portanto, vc escorregou, tentou disfarçar e ao tentar disfarçar confirmou.” Você vive pedindo para apanhar. Agora está dodói, mas ainda assim insiste.… Read more »

Solius
Solius
3 maio de 2011 8:42 pm

Olá Geninha,

“ele tem a mesma conecepção de pecado que vc.”

Deve, de fato, haver similaridades, mas as concepções são distintas, principalmente sob a ótica metafísica, por exemplo, pela questão da ordenação dos entes.

Um exemplo que pesquei rapidinho no Google: segundo Espinosa: “…daí que no estado natural não seja concebível o pecado. O pecado não é outra coisa que a desobediência, a qual é castigada pelo direito do Estado.”

Se ele mantém esta mesma idéia, contraria a questão da noção natural de bem e mal.

Abraço

Lucas Oliveira
Lucas Oliveira
6 julho de 2017 6:42 pm

The Top 25 Final Fantasy Songs of All Time

https://www.youtube.com/watch?v=7Iweue-OcMo

Anônimo
Anônimo
15 junho de 2013 10:14 am
Anônimo
Anônimo
2 abril de 2013 9:53 pm

Oliver Shanti & Friends – Onin Mweng

http://www.youtube.com/watch?v=2SQsEKgKjP0

Alguém tem a letra ou tradução dessa música???

Sou Grato!

Lucas
Lucas
14 junho de 2011 11:39 am

Acid, muito obrigado por compartilhar essas músicas, 12 O’Clock me fez rir de alegria por varios minutos, como se me lembrasse de uma felicidade passada

Geninha
Geninha
9 maio de 2011 12:58 pm

Hium… OK!

Abraços!

Solius
Solius
6 maio de 2011 10:48 pm

Olá Geninha,

“Pq contraria?”

Porque tais noções são expressão do princípio da razão prática, inerente à condição intelectiva. Deste modo o pecado pode ser concebível no sugerido “estado natural” e não se restringe a mera desobediência “castigada pelo direito de Estado”.

Abraço

Roberto Vasconcelos
Roberto Vasconcelos
6 maio de 2011 6:01 pm

Eeeita, que esses pastores são uns bruxos de primeira mesmo… xD

Gennha
Gennha
6 maio de 2011 8:39 am

Oi Sollius,

Não entendi(?). Pq contraria?

Abraços!

Solius
Solius
5 maio de 2011 12:28 pm

“Mas se vc pesquisar mais sobre a questão, tvz passe a lhe dizer. As referências já foram passadas. Averigue-as.”

Pesquisei o suficiente sobre o tema, Coringa. Hoje em dia tenho mais interesse em explorar a realidade, apesar de que uma passada pelos campos do impossível através da abstração pode ser por vezes uma diversão. 😉

Abraço

Coringa
Coringa
4 maio de 2011 11:54 pm

Bem, Solius, se “não lhe diz nada”, paciência! rs

Mas se vc pesquisar mais sobre a questão, tvz passe a lhe dizer. As referências já foram passadas. Averigue-as.

abraços

Solius
Solius
4 maio de 2011 11:31 pm

Coringa,

“A lógica paraconsistente é reconhecida internacionalmente.”

Isto não me diz nada. Dentro do campo da realidade, desconheço qualquer objeto que não possa ser satisfatoriamente explorado pela chamada “lógica tradicional”.
Mas claro, se souber de algo, traga para averiguarmos. 🙂

Abraço

Coringa
Coringa
4 maio de 2011 11:02 pm

Solius, A lógica paraconsistente é reconhecida internacionalmente. Hoje, estima-se que há perto de 150 pesquisadores ativos nas várias áreas da lógica. Presentemente, a lógica paraconsistente constitui tema obrigatório de estudo de qualquer estudante de lógica, filosofia ou ciência da computação; devido às aplicações recentes cada vez mais interessantes que tem encontrado, interessa também a estudantes de física e engenharia, além de matemática, obviamente. Onde ler mais Obras em português: A. Y. Arruda, N. A. Vasiliev e a lógica paraconsistente, Unicamp, Coleção CLE ,7, Campinas, 1990; N. C. A. da Costa , Ensaio sobre os fundamentos da lógica, São Paulo, Hucitec,… Read more »

Solius
Solius
4 maio de 2011 10:03 pm

Coringa,

“Segundo a Lógica Clássica, o indivíduo que vê, um “não-cego”, não pode ser cego; já na Lógica Paraconsistente, ele pode ser cego para ver algumas coisas, e não-cego para ver outras coisas.”

Isto é distorção, pura e simples. Através da lógica aristotélica se chega à mesma conclusão, e isto inclui ainda o fato de que o “ver” passa a ter sentido distinto do aplicado à visão física.

“Em síntese, não há uma lógica verdadeira.”

Pois claro que há. Aquela fundamentada na realidade, com premissas verdadeiras e devidamente desenvolvida.

Abraço

Coringa
Coringa
4 maio de 2011 7:00 pm

Por falar em Godel… Pra incrementar o ritmo, um pouco sobre LÓGICA PARACONSISTENTE: Dito de modo não muito rigoroso, uma lógica é paraconsistente se pode fundamentar sistemas dedutivos inconsistentes (ou seja, que admitam teses contraditórias, e em particular uma contradição) mas que não sejam triviais, no sentido de que nem todas as fórmulas (expressões bem formadas de sua linguagem) sejam teoremas do sistema. Vários assuntos relacionados às lógicas paraconsistentes poderiam mencionados, como a aplicação das lógicas paraconsistentes deônticas à ciência do Direito. Nas lógicas deônticas, noções como ‘obrigatório’ e ‘permitido’ podem ser tratadas formalmente, e esses operadores podem ser interpretados… Read more »

Solius
Solius
28 abril de 2011 10:38 pm

Fellini, “Agora torturador e diretor espiritual são sinônimos.” Só nessa cacholinha crente de tapa-olhos. ==================== “Deixe de ser fanfarrão, refute e não enrole.” Eu apresentei uma característica lógica do Absoluto. Você copiou uma definição e duas visões distintas acerca dela e me pede para refutar. Refutar o quê? Já perguntei: você está dodói? Comeu dejeto? ======================== “As dedadas são terapêuticas e servem como eletrochoques em debates em que uma das partes necessita ser acordada pelos disparates que profere devido a alguma paralisação de neurônios provocada pela crendice descontrolada.” Eu não acho que isto vá lhe curar, mas se quer tentar,… Read more »

Geninha
Geninha
28 abril de 2011 9:19 pm

Pois é Fellini, isso pra mim é ignorância. Não concordo com essa postura. Acho normal querer se desapegar de imagens, se tiver a consciência de que vc não precisa de objetos para exercer a fé. Mas não respeitar o tempo ou a fé do outro, julgar que isso ou aquilo é pecado, um erro de julgamento que não quero para minha vida, muito menos para meus filhos. Tento passar que eles devem ter consciência do que é bom ou não (discernimento), independente desse julgamento de ser ou não pecado, pois se julgar ser pecado, pecado será o próprio julgamento. Ah…Sabia… Read more »

adi
adi
28 abril de 2011 6:18 pm

Oi Fellini,

“lembro de um rapaz cabeludo, com gola de padre, que após ser refutado, saia carregado e embriagado balbuciando coisas ininteligíveis, algo como: Aquinat-ic!, Aquinat-ic!”

Eu dei tantas risadas de novo, vc é muito bom com piadas, sério mesmo, daria um bom comediante.

Ah, mas o Sol daqui é o mesmo do Brasil. 🙂

abs

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 7:24 pm

Fellini: “Poderia gerar um ser com super-poderes mas não seria um deus no sentido pleno da palavra e do conceito de deus imaginado pelos crentes Pers: Uai, então criou a primeira regra do nada-mãe ? deus absoluto não pode ? Tem mais regra ? Não é regra. Na verdade você esbarrou no nada-mãe. Veja: Um deus absoluto implica em um poder absoluto. Um poder absoluto implica em um poder total, pleno, inclusive o de: 1- Não-existir. 2- Não-existir existindo. Oras, o nada mãe é a ausencia de tudo, materia, energia, regras, leis, restriçoes e tambem AUSENCIA DE EXISTENCIA. Resumindo: O… Read more »

adi
adi
27 abril de 2011 5:14 pm

” – Adi, seus comentários valeram mais que 1 cent, pelo menos pra mim. Gostei muito da sua visão clara e objetiva – sem linhas rebuscadas.
– Sua visão flui de vc, me passa a impressão que realmente vivencia, não são apenas ideias. ”

Ô Geninha, valeu muito pela compreensão, de coração meu obrigada.

bjs

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 5:06 pm

Solius: Não é preciso usar um remédio para conhecer seu efeito. Resp: Remédio? Para curar o que? O desejo de fubecar? Oras, use a finasterida então, pois alem de broxa você ganha de brinde uma bela cabeleira e talvez até uma voz mais fininha para o canto.(voltando ao tema do post…:) Solius, quando você lança mão de falsas analogias, eu sento as margens do rio piedra e choro; pra não chorar no banheiro que é o meu templo de insights. Autoflagelação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoflagela%C3%A7%C3%A3o Que belo “remédio” que você vem revelar por aqui. P.S: Depois vou retomar as questões referentes ao Aquino… Read more »

Acid
Acid
27 abril de 2011 4:17 pm

Me irritou também no Craig a falácia da “moralidade depender da idéia de Deus”
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100209/not_imp508375,0.php

Pq a pessoa que não crê em Deus não vê nada de errado no estupro de quem quer que seja? Peloamorde… de… peloamoràhumanidade!

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 4:14 pm

Pers: O Fellini não acredita que a “maioria” dos cientistas possa estar errada …E fica no fundinho assim “será ? será? Mas e a ciência ? E o pessoal na Faculdade ? Não, não posso ser mentalmente excêntrico como esses caras aqui, mas… será ?” Resp: Sempre sentei no fundão. No ginasio era da turma do fundão roquemrou headbanger.Com uns 12 anos, ainda na ditadura, me recusei a cantar o hino nacional e por pouco não fui expulso da escola. Nunca repeti de ano. Na faculdade tambem estava eu lá no fundão, agora para poder dormir mais discretamente durante as… Read more »

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 2:38 pm

Acid: Eu vi o debate do Craig até o vídeo 3 ou 4. Aí parei de raiva, pq a argumentação dele é falaciosa …. Resp: O Graig é figurinha carimbada em debates teístas X ateístas. É um excelente orador, muito articulado, raciocínio rápido alem de ser falacioso no úrtimo e proselitista descarado do deus e da religião em que ele acredita e aproveita esse debates para pregar feito um pastor de periferia. Os teístas merecem um representante menos comprometido com uma crença especifica. A argumentação dele, tirando o proselitismo cristão, baseai-se nas Vias do Aquino explorando o deus das lacunas… Read more »

Acid
Acid
27 abril de 2011 1:08 pm

Eu vi o debate do Craig até o vídeo 3 ou 4. Aí parei de raiva, pq a argumentação dele é falaciosa ao dizer que a historia de Jesus é “histórica” e insistir no termo “historicamente” e “veracidade”. E usar isso como fundamentação lógica pra “provar” que Jesus ressuscitou e fez milagres. Isso me desmotivou a querer acompanhar o resto. Pensei q a coisa ia ficar só no campo filosófico, já q eram dois filósofos.

Anônimo
Anônimo
27 abril de 2011 12:27 pm

Solius,

“Vale resumidamente dizer que um peregrino pode passar da via purgativa para a iluminativa mui rapidamente, embora, claro, isto não seja tão simples assim. A velocidade da ascese está relacionada à vontade”.

Gostaria de saber mais sobre esse assunto das vias purgativa e iluminativa, você tem algum email para onde eu possa te mandar uma msg?

Abraços.

Geninha
Geninha
27 abril de 2011 12:27 pm

Nossenhora é muita coisa pra ler. Li até o último comentário genoroso do Pers. hihihi Adi, seus comentários valeram mais que 1 cent, pelo menos pra mim. Gostei muito da sua visão clara e objetiva – sem linhas rebuscadas. Sou Kinder Ovo sabe (hahahaha). Esses meninos escrevem tantas palavras difíceis, passo mais tempo no dicionário procurando o que significam que entendendo o que eles querem dizer. (hahahaha) Sua visão flui de vc, me passa a impressão que realmente vivencia, não são apenas ideias. Não importa se o banho é de chuveiro, de chuva ou de sol, o ato de despir-se… Read more »

Solius
Solius
27 abril de 2011 11:58 am

Fellini, “Como você sabe se nunca o usou? És um palpiteiro?” Não é preciso usar um remédio para conhecer seu efeito. “E está aconselhando o uso para o seu amigo de longa data aqui?” De fato, mau conselho. Só se deve utilizar cilício sob direção espiritual. Esqueça. 😉 ——————————— o.que.nada.sabe “Desculpe me intrometer, mas vou dar um pitaco.” Fique a vontade. E desde já agradeço pela boa vontade. 🙂 “Se você está colocando sua cosmovisão a prova, procurando conhecer outros pontos de vista…é porque ainda vê a possibilidade de ser “balançado”…e isso indica que você “sente” que ela pode não… Read more »

adi
adi
27 abril de 2011 11:07 am

Guto,

De fato, essa queimação de palhas não vai ter fim. Foi um prazer mesmo assim dialogar com vc, muito obrigada.

bjs pro cê

o prepuciolar
o prepuciolar
27 abril de 2011 10:27 am

Eu lhe diria : desapegue-se também do desapego ! Passeie pelas estruturas de conhecimento, alimente-se delas sem se entregar a elas. Na razão também há o novo. Penso que lhe traria menor passionalidade, e maior equilíbrio. —— pers, anotado. a razão tem sua função, claro, como lhe disse no comentário em que coloquei q nao sou contra ela, mas ela deve ser tão ou mais vigiada do que o que os hiper-racionais temem e ignoram, mas uma coisa fiquei curioso, tem como vc extender mais o “Na razão também há o novo.”? Acredite ou não eu era super racional, e… Read more »

o prepuciolar
o prepuciolar
27 abril de 2011 10:22 am

O Buda se iluminou meditando, mas ok, o Buda não conta, porque o sistema é falho segundo vc, apesar dos monjes tibetanos secarem os lençóis no corpo, via mente. ——— quan yin, adi, como o buda não vale? tá lendo oq quer. buda vai e ensina o método do ouvido interior, o buda vai e diz q focar no dedão do pé esquerdo ajuda a ativar oq hj chamamos de pineal (e a ciencia já descobriu que a pineal tem conexões nervosas com o dedão do pé esquerdo fácil fácil)… na boa adi, volte pros estudos e não afirme que… Read more »

adi
adi
27 abril de 2011 8:58 am

Guto, “todo conceito taoísta nasceu depois do experimento, como quem estuda a sério,… Taoísmo nasceu de “pajelança” chinesa, e pajelanças são mais próximas da praticidade da magia do caos do que de sistemas conceituais. ” Pajelança Guto, é o mesmo que incorporação, quando o próprio arquétipo ou potência se manifesta no indivíduo, como nos xamãs, uma tradição espalhada no mundo todo, principalmente no oriente, mas não só na China, também na Sibéria, Mongólia, Tibet, Korea, entre os aborígenes na Austrália. Faz parte do ser humano experienciar o mistério, em todas as culturas há sua própria mitologia arquetípica, não pertence somente… Read more »

Pers
Pers
27 abril de 2011 5:44 am

Para desventura vossa, mais um resultado da minha madrugada de insônia. Como vejo o comentaristas ultimamente mais ativos do SDM Guaco O Guaco aprendeu o funcionamento do corpo material e sutil, e para alcançar essa expertise descobriu que precisava ouvir o universo. Ouvir é abertura ao novo. Isso funcionou tanto e o impressionou tanto que lhe permitiu desapegar-se dos sistemas de conhecimento, porque eles solidificam. Ótimo. Mas esse passo foi um pouco além, e o desapego se aproximou da rejeição, e o conhecimento estruturado passou a lhe ser pejorativo. Eu lhe diria : desapegue-se também do desapego ! Passeie pelas… Read more »

Pers
Pers
27 abril de 2011 4:16 am

Vi os vídeos, nessa madrugada de insônia. Craig é muito inteligente, mas sua veemência provoca antipatia. Por isso todos sentimos muito mais simpatia pelo Dacey, que se portou muito bem e, que coragem, enfrentou uma platéia educada mas adversa, e que não ria de sua piadas ! Eu ri bastante das suas piadas, principalmente na parte 10. E quero aprender essa lição: ser elegante como Dacey, e não veemente como Craig. Agora, o debate, embora bom, é prejudicado por se tratar de ateísmo versus cristianismo bíblico. Craig foi ao máximo que o cristianismo bíblico pode ir, e sob esse ponto… Read more »

Ike, o Mártir McFly, do âmago do vulcão. desligando... 'PÍ'
Ike, o Mártir McFly, do âmago do vulcão. desligando... 'PÍ'
27 abril de 2011 8:13 pm

Pôxa, valeu meu ‘Pers’ceiro… Definistes bem o que passa por aqui no âmago do vulcão. ;¬) Si eu consegui ao menos ser transparente (Dando uma “valorizada” em certas sílabas e pontos… Eu até “aumento” mas não invento), então pra mim já valeu a participação até aqui (Alguns pitacos [ALERTAS na verdade] podem tb entrar nesse crédito; espero que não tenham sido inúteis). Me voltei para a fé cristã (Hoje indo na direção do catolicismo) mais pelos exemplos (De honestidade, de coragem, integridade, sabedoria) de indivíduos que fui encontrando pelo caminho vacilante e que me trouxeram ‘luz’ na estrada (É uma… Read more »

Solius
Solius
27 abril de 2011 8:15 pm

Fellini, “Solius, quando você lança mão de falsas analogias, eu sento as margens…” A analogia é precisa. Sua capacidade de entendimento, porém, se encontra em estado precário. “Que belo “remédio” que você vem revelar por aqui.” Sim, é um excelente remédio para a alma quando devidamente receitado. E veja um claro exemplo de que sua capacidade de entendimento se encontra em estado precário: “Um poder absoluto implica em um poder total, pleno, inclusive o de: Não-existir” Um poder absoluto não pode ser contraditório, ou não é absoluto. Qualquer estudantezinho médio de metafísica sabe disto. Mas o seu caso é grave,… Read more »

Solius
Solius
27 abril de 2011 8:26 pm

Confrade Ike, “na qual posso incluir sem cerimônias” Fico feliz por meu modesto contributo, caro. Até breve. 🙂 Pax ———————————- Pers, “O Solius viu a tradição católica, e a amou. E há muito de verdadeiramente amável na tradição católica.” Mas não foi amor à primeira vista, caro. O reinício da relação foi um tanto quanto relutante. 🙂 “Amou tanto que, romanticamente, lhe prometeu eterno amor.” É um estágio no qual pretendo chegar. “Eu lhe diria: o amor verdadeiro é múltiplo ! Ame sua filha, sua esposa, sua mãe.” Quem ama a verdade, não pode amar a mentira. “Deus ama a… Read more »

Fellini
Fellini
28 abril de 2011 6:02 pm

Muito bom Coringovsky!
Muito bom, mesmo.

Andas escutando ruídos no chuveiro?
Não minta pra mim, eu vou saber!

Abração.

Fellini
Fellini
28 abril de 2011 5:59 pm

Hummm, as meninas estão tricotando uns pensamentos? Muito bom, parece que vamos deixar de ser o clube do bolinha. Se me permitem, vou tricotar um pouco com vocês tambem. Adi: É, acho que o Solius e o Fellini estão se conhecendo melhor, e parece que se respeitam bastante, dá pra perceber até um certo carinho. 🙂 Resp: Oi, Adi Sim, há uma amizade e carinho recíprocos de longa data que começou com um dos meus colegas cineastas, kubrick ou Tarkovsky, não me lembro bem…quando eles comentavam por aqui. Eles já morreram, ou seja, partiram para a não-existência. Eu tambem já… Read more »

Coringa
Coringa
28 abril de 2011 4:06 pm

[off]

orra, mas quantas emoções rolaram por aqui esta semana, hein?! 😮

Coringa
Coringa
28 abril de 2011 3:58 pm

Excelente texto (Pinóquio, Deus e a Incompletude de Gödel) e argumentações, camarada Fellinovsky! 🙂 “É desta forma que há na matemática uma série de declarações que não podem ser nem provadas nem refutadas. A Incompletude(!). Comumente estas declarações são tomadas como verdadeiras ou falsas com base na utilidade – ou sensatez(!) – de considerá-las verdadeiras ou falsas, reconhecidamente sem uma prova formal a sustentar tal posição, que se torna um novo axioma. Na mais pura e racional das ciências, pode-se dizer que há declarações que são tomadas com base em fé.”(!!!) (http://bit.ly/j68nrb) A Incompletude de Aquino: O equívoco está em… Read more »

adi
adi
28 abril de 2011 3:26 pm

Oi Geninha, Sobre o choro faz tempo até, faz mais de dois anos isso, só lembrei de novo, porque estava muito feliz comigo mesma, porque dessa vez minha reação foi muito diferente, foi super tranquila, nem entendi porque o Guto reagiu daquela forma quando lembrei disso. Mas não tenho vergonha nenhuma de dizer. E é bom chorar, não pode ficar contido no corpo, tem de aliviar a pressão, depois é trabalhar o psicológico e entender os porques. 🙂 É, acho que o Solius e o Fellini estão se conhecendo melhor, e parece que se respeitam bastante, dá pra perceber até… Read more »

cleber
cleber
28 abril de 2011 2:03 pm

Man! GoGo More posts! 😉

Geninha
Geninha
28 abril de 2011 12:42 pm

Adi, eu que agradeço. 🙂 É como dizem por ai, “escrever é despir-se”. Expor sua fragilidade aos olhos alheios. Disse que até chorou… Despiu-se a alma. 🙂 Só discordo de vc sobre Sollius e Fellini, eles acrescentaram muito um ao outro. 🙂 Esse diálogo entre os filosofos me lembrou da tarde de páscoa. Sou de berço evangelico, mas tive a mesa um terço católico. Na sexta-feira santa, minha filha mostrava suas bijuterias pra minha irmã, na caixinha, encontrou um terço lindo que usava como colar. E disse que não podia mais usar. Quando perguntei pq, ela respondeu rápido: “pq o… Read more »

Fellini
Fellini
28 abril de 2011 12:14 pm

Solius: Já me corrigi. Só sob as orientações de um diretor espiritual (como tem remédio que só deve ser tomado sob prescrição médica). 😉 Resp: Certo. Agora torturador e diretor espiritual são sinônimos. : D Prescreva algo para o Ike, pois parece que ele está precisando… Você não é o mestre dele? O que vc indicaria para ele, o palitão que mostrei? Vamos lá, mostre-nos essa relação mestre-discipulo católico em ação. Tá preparado Ike? Viu o palitão? Parece bem doloroso…mas vc será purificado assim como todos aqueles que sentaram no palitão pela obra e graça da santa madre salve, salve,… Read more »

Lucas
Lucas
28 abril de 2011 9:47 am

Vao dizer que vcs procuram a verdade pra ficar discutindo besteira?
Deixem o ego de lado. Cade a humildade de quem sabe mais?
Acid, sinto falta dos seus posts.
Grande abraço.

Solius
Solius
27 abril de 2011 11:35 pm

“E ainda fica aconselhando autoflagelação”

Já me corrigi. Só sob as orientações de um diretor espiritual (como tem remédio que só deve ser tomado sob prescrição médica). 😉

Solius
Solius
27 abril de 2011 11:31 pm

Fellini,

Seu estado é mais preocupante do que eu imaginava. É sério. Você não disse (copiou) nada com nada em relação ao que afirmei e se pôs a desdenhar como se tivesse lançado a melhor das objeções.
Está doudo? Está tomado por um desejo incontrolável de trollar? O trabalho está lhe causando estafa mental? Analfabetismo funcional?
Peça para sua esposa lhe dar um beliscão.
Se não adiantar, é por dificuldade de raciocinar, e aí não tem jeito. Neste caso, melhor que fique bem longe mesmo dos locais onde aprendi filosofia. 😉

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 9:05 pm

Solius: Um poder absoluto não pode ser contraditório, ou não é absoluto. Qualquer estudantezinho médio de metafísica sabe disto. Resp: Bullshit! Você é um fanfarrão. Diz aí onde você estudou filosofia pra passar bem longe. Deve ter sido no Vaticano com aqueles teólogos lunáticos. Veja: “Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é “em si e por si”, independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quinta-essência da abstração, a essência e o termo da generalização. “Assim, o absoluto foi considerado por uns como a idéia, como a verdade, como o princípio fundamental de que… Read more »

Solius
Solius
27 abril de 2011 8:44 pm

Fellini,

“Em cacholas vaticanescas masoquistas, talvez.”

Sim, é precisa. Mas claro que um hedonista de tapa-olhos que prefere ficar pensando em “dedadas” não irá perceber, já que exige algum conhecimento superior e raciocínio.

Seu “nada-mãe” foi novamente reduzido a pó, Fellini. Está satisfeito? Vai reconhecer que perdeu a aposta? É a sua chance de oferecer a outra face e limpar sua barra por aqui. 😉

Solius
Solius
27 abril de 2011 8:39 pm

Acid, “pq a argumentação dele é falaciosa ao dizer que a historia de Jesus é “histórica” e insistir no termo “historicamente” e “veracidade”. E usar isso como fundamentação lógica pra “provar” que Jesus ressuscitou e fez milagres.” Eu diria incompleta, por ser esta a condição de uma análise puramente histórica. Mas serve para corroborar o fato de que Jesus ressuscitou e fez milagres, não só com base no que se encontra no cânon neotestamentário, mas nos inúmeros escritos posteriores de autorias diversas dentro da ortodoxia. “Me irritou também no Craig a falácia da “moralidade depender da idéia de Deus”.” Mas… Read more »

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 8:37 pm

Solius:
A analogia é precisa.

Resp:
Em cacholas vaticanescas masoquistas, talvez.

E sendo assim, você deveria experimentar um daqueles instrumentos de tortura que seus padrecos tarados e sádicos usavam nos hereges.

Experimente esse:
comment image

Assim você me economiza uma dedada.

Fellini
Fellini
27 abril de 2011 8:26 pm

Continuando, vou apresentar outra prova para o Nada-Mãe:

De onde vem a imaginação, a criatividade, as ideias, enfim, a inspiração?

Do deus jeová pangaré é que não pode ser já que temos pessoas criativas, imaginativas e cheia de ideias entre ateus e todas as outras religiões.

Me parece evidente que surgem do nada.

O sujeito tá lá de bobeira e puff!, pari um belo de um bebezinho criativo.

Portanto me parece congruente afirmar que quanto mais cheia de Nada a cachola estiver, mais imaginativa e criativa ela será. Um parodoxo.

Chuveiro. 8:10 hrs. Insigth Felliniano Nº 40.

Anônimo
Anônimo
27 abril de 2011 12:40 am

Um debate entre o Fellini Dacey e o Solius Craig , no youtube, em 9 partes:

Debate – Deus existe?

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=cXju2CnFUxQ&feature=player_embedded

adi
adi
15 abril de 2011 3:47 pm

“Adi, o guaco é cheio de filtros q distorcem a “realidade”, mas acredita piamente q pode continuar pau no c* assim porque é sua função universal ser um zé pilintra pra humanidade, inclusive com ataques gratuitos, pra q ela possa evoluir e ser assim como ele. Nada muito diferente de um fundamentalista, e algo muito próximo ao fascismo

Pois é Acid, tem hora que o Guaco pega pesado mesmo. Ele acredita que o zé pilintra dele vai desmontar a realidade dos outros, mas não é bem assim e muito menos tão simples assim.

Acaba por parecer fundamentalismo mesmo…

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 12:41 pm

Pergunta da hora:

Quando você ama, há perda de identidade?

Geninha
Geninha
15 abril de 2011 12:33 pm

Guaco,

Vc não acredita que essa certeza, de que não somos uno “em base”, mascara um sentimento de superioridade?

Não consigo me sentir diferente de fulano ou beltrano… Apenas trilhamos caminhos diferentes. Ter a sensação de que “somos todos um” (sujeitos as mesmas qualidades e defeitos), não anula minha individualidade.

Estava tendo uma aula gostosa com o pato Donald. Olha só:

“Mas eu sou selvagem, melhor é me ignorar!”

Hum….Sério? 🙂

Ignoro, não… 🙂

Gosto dessa relação da música com o universo, planetas(12). Nos conte mais…

Abraços!

Acid
Acid
15 abril de 2011 12:26 pm

Adi, o guaco é cheio de filtros q distorcem a “realidade”, mas acredita piamente q pode continuar pau no c* assim porque é sua função universal ser um zé pilintra pra humanidade, inclusive com ataques gratuitos, pra q ela possa evoluir e ser assim como ele. Nada muito diferente de um fundamentalista, e algo muito próximo ao fascismo (pelos desvios de pensamento q ele adora, como, por exemplo, dizer q sou contra drogas por causa do q aconteceu com meu irmão, quando eu já era há MUITO tempo atrás). Quem olha muito pra fora esquece o que vai dentro.

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 12:22 pm

Orra camarada Fellinovsky…abusou das férias, hein?? Vou dizer pra chefia tirar tua cesta básica, tá sabendo?!

rs

abraços ae

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 10:46 am

bom, esse é o último sobre o tema, pois as fÊmeas platonicas daqui a pouco vão se unir e me atacar no mundo das formar perfeitas do nirvana multicultural! 😀 😀 😛 —- adi: Desculpe Guaco, gosto muito de vc, portanto sabe que não é nada pessoal, mas não concordo com seu ponto de vista. Você está interpretando o “somos todos um” através de seus próprios filtros e por isso também está limitando o real significado. guaco filtro walita: se não é pessoal pq pedir desculpas, oras? 😉 q filtro meu adi? tá maluca? Eu to! 😀 😀 😀 o… Read more »

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 10:13 am

“… O Nascimento da Tragédia a partir do Espírito da Música, desenvolvendo nele a seguinte tese: que a tragédia grega nasce a partir do coro de sátiros e se desenvolve através da harmonia entre duas pulsões [Trieb] estéticas, a apolínea e a dionisíaca…

2:3,a quinta, é apolo, pai celestial, mente, espírito, é yang, é masculino. 3:4, a quarta, é dionísio, carne, matéria, é yin, é feminino.

racionalizou, virou 3:2, 4:3… dando lugar a “uma arremedada música mascarada.” 😀

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
15 abril de 2011 10:02 am

“… O Nascimento da Tragédia a partir do Espírito da Música, desenvolvendo nele a seguinte tese: que a tragédia grega nasce a partir do coro de sátiros e se desenvolve através da harmonia entre duas pulsões [Trieb] estéticas, a apolínea e a dionisíaca… Todavia, para Nietzsche, o caráter não racional da tragédia, proveniente da embriaguez dionisíaca, desagrada a uma nova pulsão que surge para os gregos: a pulsão do conhecimento racional, encarnada, segundo ele, na figura de Sócrates. Por não compreender a encenação trágica de Ésquilo e Sófocles, tendo em vista que os acontecimentos representados por elas não são lógicos,… Read more »

adi
adi
15 abril de 2011 7:33 am

Desculpe Guaco, gosto muito de vc, portanto sabe que não é nada pessoal, mas não concordo com seu ponto de vista. Você está interpretando o “somos todos um” através de seus próprios filtros e por isso também está limitando o real significado. “Ser todos Um” não significa sermos todos iguais, muito menos sermos homegêneos, longe disso, mas é voltar pra origem de seu próprio Ser, antes da divisão do Um, onde foi criado o mundo das dez mil coisas. Ser Um está além da concepção de certo e errado, de bem e mal, porque simplesmente ainda nada está em sepadado… Read more »

Fellini
Fellini
15 abril de 2011 5:17 am

Guakito:
Veja o solius. Para ele a religião dele é a única.

Resp:
Se ele pagasse as apostas que perde, ele já teria superado isso.

No mais, concordo com seu comentário, ou seja e resumindo: Somos todos um é o caraleo… mas com alguma coisa em comum como dizia aquele antigo comercial de cigarro.

Notei também que vc anda um tanto crítico com meus irmãozinhos ateus então deixo um singelo vídeo de um ateu sério e que realmente entende a mente crente:

http://www.dailymotion.com/video/xdi6z8_o-melhor-de-bill-maher_fun

Bom…Vou saindo que vou dar uma cultivada.
Abraço

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 1:18 am

GENINHA: Chega o final do dia já tô tão cansada que tenho preguiça de pensar. 🙂 GUACO: isso é bom, pensar muito alimenta um complexo nocivo que os indígenas americanos chamava de WETIKO. E que os espiritualistas chamam de “espíritos obsessores” 😀 GENINHA: Considerando a ideia de que seja uma escala universal, não podemos supor que talvez a Luíza tenha seu grau de razão? GUACO: Veja só Geninha, toda escala, querendo ou não nasce da relação da oitava (1:2) com a quinta (2:3) com a quarta (3:4), e os intervalos não são IGUAIS, não são simétricos, não há igualdade na… Read more »

Geninha
Geninha
14 abril de 2011 11:18 pm

Guaco,

Chega o final do dia já tô tão cansada que tenho preguiça de pensar. 🙂

Considerando a ideia de que seja uma escala universal, não podemos supor que talvez a Luíza tenha seu grau de razão?

De alguma maneira não podemos estar todos “interligados em uma única consciência”?

Os fundamentos matemáticos dos intervalos musicais fizeram diferença, não fizeram?

Não é surreal imaginar que o corpo está na mente. (morte cerebral)
Mas sim, é surreal imaginar que a mente não está no corpo. 🙂

Abraços!

Pilgrim
Pilgrim
14 abril de 2011 5:06 pm

Pois é, por isso mesmo achei estranho, porque a música, quando passei a escutá-la em outros momentos, me passa essa segunda sensação, de padres encapuzados no convento e tudo mais…. Mas acho que esta música pra mim serviu de gatilho para alguma reminiscência… Pergunta: a escala pentatônica pode provocar estes efeitos, tipo… uma alteração de consciência tão profunda que leva a uma regressão? O duro é que, como já disse, esse negócio veio acompanhadada de labirintite, então não tenho uma sensação muito “agradável” em escutá-la…
Abraços

don guakito
don guakito
14 abril de 2011 12:53 pm

ô santa melda divina! 😀
permitem cálculos precisos, digo, exatos, com os valores decimais desses números.

FALTou O NAO ai. 😀 😀

NÃO permitem cálculos precisos, digo, exatos, com os valores decimais desses números.

cegonha
cegonha
14 abril de 2011 12:49 pm
don guakito
don guakito
14 abril de 2011 12:44 pm

MARCO: @todos! A razão aurea (série de fibonacci 1 1 2 3 5 8…) aparece na e desde a física de partículas, cosmologia, passando pela biologia e arquitetura e etc… Não seria surpresa para mim estar presente na música também, no caso na série pentatônica, mas seria mais uma comprovação de que esses padrões fazem parte da formação do universo. DON_GUAKITO_NEITHER-NEITHER: Marco, no link do artigo do Drew hempel, tem um pedaço interessante, o artigo todo é super interessante, John Mazur, um super matemático ai diz q é algo importante as descobertas do Drew, e o Brian D. Johsepson (nobel… Read more »

marco
marco
14 abril de 2011 11:22 am

@todos! A razão aurea (série de fibonacci 1 1 2 3 5 8…) aparece na e desde a física de partículas, cosmologia, passando pela biologia e arquitetura e etc…

Não seria surpresa para mim estar presente na música também, no caso na série pentatônica, mas seria mais uma comprovação de que esses padrões fazem parte da formação do universo.
E o quando nos sentimos “confortáveis” com eles. Logo que vi teu post fiz o link.

Se alguém puder provar essa tese, por favor compartilhe conosco ASAP e cite as fontes!

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 12:45 pm

ACID: adi, o guaco é cheio de filtros q distorcem a “realidade”, mas acredita piamente q pode continuar pau no c* assim porque é sua função universal ser um zé pilintra pra humanidade, inclusive com ataques gratuitos, pra q ela possa evoluir e ser assim como ele. GUACO, O ALIENINGENA DE SI MESMO: Opa! 😀 é seu direito pensar como pensa é meu direito pensar como penso e tanto faz como pensamos perante o mistério, acid. Eu me divirto, sim, eristicamente falando, posso? 😀 nenhum “ataque” foi gratuito, jovem! Eu argumentei o pq deles. Gratuito é mandar tomar no culo… Read more »

Mcnaught
Mcnaught
15 abril de 2011 12:56 pm

Eu tinha certeza absoluta que o Mr. Guto iria aparecer nesse post rs. Deixe-me copiar o Bono Vox e dizer (cantando): – Hello… hello, Hola. Todo ano eu passo o carnaval em Ubatuba onde consigo me displugar da Matrix por um tempo. Eita lugar perfeito e maravilhoso. E toda vez que passo em Taubaté para pegar a emocionante Rod. Oswaldo Cruz, eu lembro que existe um “maluco beleza´´ naquele município rs. Certa vez eu fiz um estudo em relação ao mundo da música. Escrevi muita coisa a respeito desse assunto e tenho essa papelada em casa. Lembro que fiquei maravilhado… Read more »

Luiza
Luiza
15 abril de 2011 12:59 pm

a letra diz muito, mas as imagens falam mais e falam por mim 😉

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 3:42 pm

Eu gostei do q vc falou, Geninha…é sério!! 🙂

abraços nocê

Geninha
Geninha
15 abril de 2011 3:37 pm

Coringa, não esquenta.
Fiquei envergonhada. 🙂

Abraços!

Geninha
Geninha
15 abril de 2011 3:36 pm

O Guaco, vc tem meu email…
Qualquer coisa manda um “alô” por lá.

Eu pensando que tava “abafando”… e o Coringa fica ai tirando uma com minha cara. hahahaha

Abraços!

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 3:34 pm

…td bem…eu entendi o sentido (como denominações, mesmo);)

abs

Geninha
Geninha
15 abril de 2011 3:29 pm

hahaha

Na verdade era denominações, mas deixa dominações mesmo. 🙂

Abraços!

adi
adi
15 abril de 2011 3:27 pm

“bonito adi, bonito, mas enquanto vc não volta pra lá, pro seu mundo de formas perfeitas, idealizado pelas religiões influenciadas por platão e aristóteles (e até o budismo foi contaminado pelos memes deles com o tempo, como é sabido) vc está aqui, onde somos uma multiplicidade em movimento dentro do mistério, e o q importa é o AGORA, só ele existe mesmo!” Exato Guaco, existe o AGORA e existe o “mistério”, o AGORA é movimento, e o mistério é esse centro imóvel dentro da roda da existência, ou dentro de nós. Mas o mistério é tanto o centro imóvel e… Read more »

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 3:24 pm

To adorando esse papo todo! :)))

E é muito legal constatar o q a Geninha disse:

“Aqui no SDM temos ateus, evangélicos, católicos e o que mais? São tantas as dominações, tantos caminhos diferentes, mas o que nos uniu em único ponto, em um único lugar? Talvez seja a nossa necessidade em querer evoluir. E talvez nesse ponto sejamos um, no sentido de que não somos diferentes.
Procuramos as mesmas respostas e adaptamos tudo as nossas percepções”

🙂
abs

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 3:03 pm

“É notável a semelhança entre os moldes do amor e os moldes da insanidade.” –

rsrs…putz, é não é q é mesmo?

Abraço ae Mcnaught!

🙂

Geninha
Geninha
15 abril de 2011 2:39 pm

Não acho que vc deva se calar, não. Vc tem muito conhecimento e talvez sua mente não consiga organizar tudo… (às vzs parece confuso:) Que perigo essa coisa do cara indicar algo que não conhece né?! Ainda mais quando pode provocar câncer. Ainda bem que vc questionou/acrescentou, pois ainda que ele se ofenda vc avisou aos outros, criando dúvidas sobre a indicação. Mas, Guaco… Lembra da minha primeira pergunta? Eu só falei com outras palavras o que o Acid disse em seu post. Então da próxima vez que você se emocionar com uma música, saiba que pode estar diante de… Read more »

Geninha
Geninha
15 abril de 2011 1:47 pm

Vou lendo por parte, ok? Adoro a minha casa, gosto do conforto, de ver td cheiroso e limpinho, minha casa reflete muito meu interior. Quando não estou bem, a casa fica um caos. Quando percebo e vou colocando td no lugar, vou também organizando o meu intimo, sem que me dê conta. Os móveis são antigos e alguns podem parecer ostensivos, eu não me importo! Sei que paguei quase nada por eles (garimpei), amo o conforto da madeira (e gosto desse investimento). Moro próximo da natureza, mas meu próprio organismo rejeita, sou alérgica a insetos, uma simples picada de formiga… Read more »

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 1:31 pm

LUIZA: Ah! E o quarto aforismo rosa-cruciano, :))))) ” Em muitos se converte o Um, e a Unidade se converte em Diversidade. Em Variedade se revela a Identidade; contudo os muitos continuam sendo Um; A Diversidade, Unidade; E a Variedade, Identidade”. GUACO: Legal luiza! Mas os muitos continuam sendo um! Só que o um, na tradição, digamos, mais pré-socrática, mais daoísta, é só uma ponte entre o sem forma (logo não é um, pois um tem forma, é uma unidade concisa). A unidade já é uma separação do que é potencia pura. E fixar-se nela é não realizar essa potência… Read more »

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 1:19 pm

ACID: Não mandei tomar em canto nenhum.

GUACO: 😀 😀 e eu disse q vc mandou, criatura de jeová? 😀
Eu escrevi: nenhum “ataque” foi gratuito, jovem! Eu argumentei o pq deles. Gratuito é mandar tomar no culo sem ter um motivo pra isso!

Não escrevi “gratuito é VC mandar… “dei exemplo genérico, mas se serviu, oras! 😀

e eu q to projetando… ok! 😀

don guakito
don guakito
15 abril de 2011 1:13 pm

Boa Geninha! Mas Não é superioridade. É o oposto. É aceitar que as expressões são múltiplas, e que essa multiplicidade inclui choques, pois é isso que gera vida e movimento. Vamos pro módulo pessoal 😀 :D, Eu saco muita coisa, mas hj mesmo cedo estava abraçando a nossa “secretária” aqui no sítio, q desabafava um problema dela, ela fala português errado, ela é evangélica (mas adora meu jeito erisiano sacana de tirar sarro de tudo, como ela diz) e ela é uma pessoa linda, me considero “superior” a ela? Não. Me considero “inferior” a ela? Tb não. Não há esse… Read more »

Luiza
Luiza
15 abril de 2011 1:04 pm

Ah! E o quarto aforismo rosa-cruciano,
:)))))

” Em muitos se converte o Um, e a Unidade se converte em Diversidade.

Em Variedade se revela a Identidade; contudo os muitos continuam sendo Um;

A Diversidade, Unidade;
E a Variedade, Identidade”.

Mcnaught
Mcnaught
15 abril de 2011 1:01 pm

Coringa…

resposta da hora:

“É notável a semelhança entre os moldes do amor e os moldes da insanidade.” – Merovíngio em Matrix Revolutions.

[]´s

Acid
Acid
15 abril de 2011 1:00 pm

O fato de q vc não consegue nem ler o q está escrito e distorcer o q digo é a maior prova de seus filtros. Não mandei tomar em canto nenhum. Se não sabe o que significa, procure no dicionário informal.

maverick
maverick
14 abril de 2011 11:08 am

Quanto à esse comentário do “…”:

“A escala das notas pretas do piano é simplesmente uma escala de cinco notas. Não corresponde a uma escala pentatônica, nem em tom maior ou menor.”

Não entendi o que você quis dizer…

Comece a contar os intervalos a partir da tecla preta Sol Bemol, por exemplo. Você teria:
G♭-A♭-B♭-D♭-E♭-G♭
Esses intervalos equivalem à uma pentatônica maior…

Se começar a contar a partir do Mi Bemol, temos:
E♭-G♭-A♭-B♭-D♭-E♭
Teríamos aí uma pentatônica menor…

Pilgrim
Pilgrim
14 abril de 2011 10:55 am

Acid, não sei se isso já aconteceu com vc, mas a primeira vez que escutei 12 O’clock, senti uma labirintite horrenda, e me senti instantaneamente “transportada” para algo que me pareceu reminiscência, e me vi como uma sacerdotisa egípcia falando com (talvez) discípulo em uma caverna, e ao olhar para traz vi uma luz branca em um portal, com duas pessoas vestidas de branco, e acima, uma asa azul aberta… Coisa estranha. Até hoje não consigo escutar esta música sem sentir uma sensação de sair fora de mim. Mas o mais engraçado, eu sentia que possuía uma sabedoria e um… Read more »

don guakito
don guakito
14 abril de 2011 1:52 pm

geninha:Ô Guacoooo, deixa de ser metido e coloca td em português… rs guaco: num é metidez, geninha é preguiça egoista! 😀 geninha: Vc não acredita que a escala pentatônica seja a mais usada para meios comerciais, de certa maneira, como escala universal e de que alguma forma já é pertencente ao incosciente coletivo(arquétipo)? guaco: geninha, temos cinco vogais, as linguagens tonais, como o chines, as lunguas africanas, as indigenas em geral, todas se prendem nelas e isso é algo meio q “biológico”, vai do formato de nossa traqueia ao sistema de corda vocais, nosso corpo é feito para isso, pode-se… Read more »

...
...
13 abril de 2011 4:19 pm

A escala das notas pretas do piano é simplesmente uma escala de cinco notas. Não corresponde a uma escala pentatônica, nem em tom maior ou menor. A proporção áurea está presente na música na evolução das frequências das notas em diversos intervalos.

...
...
13 abril de 2011 3:08 pm

Matéria interessante, mas com alguns, digamos, deslizes técnicos. Além das 3 citadas como expoentes da música ocidental, existe ainda a escala menor harmônica, utilizada principalmente em flamenco. Todas que você citou (além da última que mencionei), são basicamente sub-construções da escala cromática, com definição de intervalos diferentes. A escala pentatônica não corresponde de maneira alguma as teclas pretas do piano. Estas definem os acidentes (bemóis ou sustenidos) da escala cromática. A escala cromática define TODAS as notas harmônicas não dissonantes possíveis. O que define a forma da escala é o modelo de intervalos das notas, fixo conforme a forma da… Read more »

Luiza
Luiza
13 abril de 2011 12:50 pm

Na escala pentatônica somos todos UM!

Geninha
Geninha
13 abril de 2011 12:12 pm

Interessante. Se vc pensar… é poético.

“A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia. ” (Beethoven)

Abraços!

Takeru Nid
Takeru Nid
13 abril de 2011 11:42 am

Acid você já pensou em fazer musica?

Lex, Zen e peripatético...
Lex, Zen e peripatético...
13 abril de 2011 10:02 am

Domo arigato gozaimasu!!!

Gustavo Moreira
Gustavo Moreira
12 abril de 2011 11:40 pm

Muito bom! Toco Guitarra a 15 anos e sempre me emocionei muito improvisando sobre as pentatonicas. Agora descobri o porquê! Parabéns pelo post.

armi
armi
12 abril de 2011 9:19 pm

Bravo Acid, materias como esta que me fazem ser frequentador assiduo do SDM.

maverick
maverick
12 abril de 2011 8:33 pm

Acredito que a popularidade da pentatônica se deve ao fato de ser uma escala simples, onde as notas não se “estranham” muito (dissonância).

Por exemplo, dá pra um leigo ficar brincando nas teclas pretas do piano um tempão, sem que o ouvido se canse…

Gustavo
Gustavo
12 abril de 2011 5:48 pm

A escala pentatônica teria alguma relação com o pentagrama e a proporção áurea? Muito bom o post. abração

Alfred32
Alfred32
12 abril de 2011 5:42 pm

Quando ouço música de ritmo intenso como Heavy Metal, música clássica ou eletrônica no MP3 player as vezes acontece de eu sentir uma forte sensação de relaxamento na nuca.

Marco
Marco
12 abril de 2011 5:25 pm

BRAVO BRAVO BRAVO!

Acho que a escala pentatônica segue a série de fibonacci! Por isso nos parece tão familiar. Será?

raph
raph
12 abril de 2011 4:39 pm

Esses vídeos são extraordinários, principalmente o primeiro e o último. Interessante que o U2 (Bono Vox) costuma cantar “Amazing Grace” logo antes de “Where the streets have no name”, que é uma música claramente espiritual, mas não conheço música o suficiente para analisar se ela tem algo a ver com a escala pentatônica…

Abs
raph

Takeru Nid
Takeru Nid
12 abril de 2011 2:23 pm

Vangelis é um mestre no piano/teclado/órgão fica lado a lado com o nível do Kitaro

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
12 abril de 2011 2:22 pm

Fantastico!

bla
bla
13 abril de 2011 3:22 pm

pera, pera, acid, vc tá aprendendo os básicos da música agora, né?

a escala pentatonica é básica, e essa “manipulação” é o que todo “néofito” aprende logo quando começa a estudar um instrumento

e a pentatonica TEM SIM relação com a proporção áurea e o pentagrama…não precisa nem de muita pesquisa pra isso…

Andreh Torres
Andreh Torres
13 abril de 2011 3:23 pm

Strider! Sempre achei demais a trilha sonora desse jogo!!! 😀

Acid
Acid
13 abril de 2011 4:01 pm

Oi, bla. Eu não sei NADA de música, não toco nada, foi o maior trabalhão pra gravar aquelas musiquinhas no celular pq eu não decoro as teclas, então sim, estou no básico (e ficarei por aí, Takeru Kid 😛 ). Resolvi compartilhar porque é uma escala interessante por sua abrangência. Também não achei nenhum site que mostre a relação com o pentagrama e a proporção áurea, então por favor faça como o “…”, que colaborou com seus conhecimentos. Quanto ao “…”, em vários lugares onde pesquisei diz q a escala é encontrada nas teclas pretas do piano (até no video!),… Read more »

Acid
Acid
14 abril de 2011 1:17 pm

Pilgrim, com essa música eu tenho primeiro a sensação de estar dentro de um convento, à noite, com homens encapuzados cruzando o pátio. O sino tocando, tudo converge pra isso. Quando entra a voz feminina, é como uma luz na escuridão, uma vestal, de branco e azul, proferindo seu lamento com as mãos erguidas para o céu, e depois para a terra. Uma viagem completa, que retorna ao ponto de partida…

Geninha
Geninha
14 abril de 2011 1:13 pm

Ô Guacoooo, deixa de ser metido e coloca td em português… rs

Quero te fazer uma pergunta…
Nem sei direito como formular, mas vou tentar:

Vc não acredita que a escala pentatônica seja a mais usada para meios comerciais, de certa maneira, como escala universal e de que alguma forma já é pertencente ao incosciente coletivo(arquétipo)?

Abraços!

Luiza
Luiza
14 abril de 2011 8:29 am

Acid, se você não viu isso ainda, não poder perder, mostra mais uma vez como a linguagem da música é Universal – em todos os significados que esta palavra pode ter. 😉
Muito inspirador!

http://www.ted.com/talks/benjamin_zander_on_music_and_passion.html

(pessoal, tem legendas em português)

Cleber Rafael
Cleber Rafael
14 abril de 2011 12:24 am

O Interessante é que cada escala, dentro do sistema temperado, tem uma sonoridade particular, alguns exemplos: a escala menor é “melancólia”, intropesctiva, já a escala a maior é “alegre”. Observe que boa parte das composições de Mozart é em escala maior, por isso a sensação de alegria quando escutamos alguma obra do gênio em escala maior. A escala menor Harmônica é minha preferida, pois é “misteriosa”, “enigmática”, tem uma sonoridade que para alguns lembram do “oriente médio”. A pentatônica realmente é umas das mais usadas pela praticidade e pela sonoridade, por ser mais “vocal”, digamos assim. Lembrando que existe a… Read more »

don guakito
don guakito
13 abril de 2011 7:03 pm

acid, pra entender melhor alguns dos erros de seu texto, leia esse aqui: http://www.sageage.net/article_harmonics.shtml tem uns erros conceituais, mas 99% menos q o seu! 😀 “Pythagoras was among the first recorded in the Western world to have established a mathematical basis for the natural harmonic series. He was also the first to tweak the tuning of an instrument in such a way that eventually led to the divorce of Western music tunings from these harmonics. By contrast, ancient Eastern culture adhered to the natural harmonics and chose to remain true to the Kung, or cosmic tone of the universe. The… Read more »

don guakito
don guakito
13 abril de 2011 6:53 pm

aiaiai! hey-ho lets go! 😀 ACIDZERO_O_MIMADO:Você projeta DIRETO sua sombra de fascismo e censura em mim, já notou? DON_GUAKITO_O_STALKER: Não notei, eu até te apoiei em sua viagem anti-lula, lembra? Pois concordava com alguns pontos (não preciso concordar com tudo pra apoiar alguém!:D) ACIDZERO_O_MIMADO:_Ou vc só nota nos outros? DON_GUAKITO_O_STALKER:Que vc acha? Conta ai! 😀 😀 ACIDZERO_O_MIMADO: E quando quiser fazer críticas, faça-as ao que eu escrevi, e não a mim. DON_GUAKITO_O_STALKER: E eu fiz, não leu? Falei q confundiu coisas ai, véio! Mas só acho engraçado essa sua raiva toda vez que alguém lembra seu pé na cozinha rosa-cruz!… Read more »

Geninha
Geninha
13 abril de 2011 5:34 pm

Sabe…

Não importa se é pitagórica ou temperada(Bach)… Não entendo nada disso mesmo :). Mas, pela primeira vez pensei na poesia das teclas do piano. Tenho um piano em casa e nunca parei pra pensar nas teclas brancas, pretas e no espaço entre elas(tom – semitom).

“Ebony and ivory live together in perfect harmonySide by side on my piano keyboard, oh lord, why don’t we?” Paul MacCartney

Passando pra deixar Elvis:

Abraços!

don guakito
don guakito
13 abril de 2011 5:11 pm

E Guaco, apesar de todas as carinhas 😀 q vc bota, é fácil perceber muita amargura em seu coração, especialmente ao lidar com limites. Não sei se vc tinha “planos” pra mim (me transformar num taoísta, sei lá) mas é preciso me aceitar como eu sou (ou, pelo menos, como vc ACHA que eu sou). ——— opa! to me sentindo importante! 😀 😀 vc re-editou seu comentário e me incluiu nele! uhhh! 😀 😀 :D:D o acid é vidente, ele sabe o que há em meu coração! 😀 nunca quis te transformar em taoísta, não se transforma ninguém em taoísta,… Read more »

Acid
Acid
13 abril de 2011 4:50 pm

Em todo canto q procurei achei coisas como essa: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/18041/ É a escala mais usada, principalmente no Rock. É composta por 5 notas, 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª da escala diatônica referente ao acorde em q se está tocando. —- Se vc for num piano e tocar as 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª teclas brancas, vai notar q equivalem em som às 5 teclas pretas! Então é válido e muito mais fácil pro leigo (afinal, o blog não é especializado em música) dizer q a escala pentatônica equivale às teclas pretas, não é? E Guaco, apesar de todas… Read more »

don guakito
don guakito
13 abril de 2011 4:40 pm

como seu robozinho me cenzurou, postei o comentário no mama eris! 😀

http://mamaeris.com/post/4585716726/todos-somos-um-o-caraleo-isso-de-todos-somos-um-e

...
...
13 abril de 2011 4:32 pm

don guakito
don guakito
13 abril de 2011 4:28 pm

acid, pesquisa melhor, construa um monocórdio, pois a origem está em 2:3 e não 3:2, a inversão para 3:2 foi feita para acomodar de modo simétrico em um circulo da quinta perfeita, quando ao se seguir o 2:3, como a música daoísta faz, temos uma espiral, aberta, da quinta. Tem outros erros em relação a pentatonica, à definição d cromatica, diatonica, etc em seu texto. Vc, como todo “multiculturalista” ignora que as escalas “folclóricas” não usavam relações simétricas nos intervalos, tons e semi-tons como as nossas escalas mais mudernas. Você caricaturiza as escalas orientais e sua origem, e vc não… Read more »

...
...
13 abril de 2011 4:27 pm

A escala menor harmônica é tão bela quanto a pentatônica. Toca de uma maneira até mais especial…

E Acid, nem encana com o meu comentário, particularmente.

Você é um cara hiper gente-boa, tem tantos assuntos que você domina melhor que qualquer um daqueles que acompanham o teu blog, e você não vanglorio-se disso, que eu me recorde, uma vez sequer.

A intenção foi agregar mais informações mesmo.

Abraço.

Paulo Santos
Paulo Santos
13 abril de 2011 4:24 pm

Bem legal o post mas há alguns equívocos: 1) A escala pitagórica, para ser tocada corretamente, utiliza uma outra afinação (quintas justas) diferente da escala temperada ocidental (vide http://en.wikipedia.org/wiki/Pythagorean_tuning ) 2) A escala pentatônica (dentro do sistema de afinação temperada ocidental) pode ser tocada a partir de qualquer tecla do piano, não só as pretas. 3) Segundo alguns autores (Ex Shoenberg – http://en.wikipedia.org/wiki/Arnold_Schoenberg – no livro ‘Theory of Harmony’) a pentatônica é bastante intuitiva porque reproduz os primeiros tons da série harmônica, um fenômeno físico inerente aos sons musicais (sons com afinação claramente distinguível).

Claudia Estrela
Claudia Estrela
12 abril de 2011 1:45 pm

Bravo Acid! Que legal esta matéria!
Achei muito interessante o que Bobby McFerrin faz com a platéia, todos “tocam” com ele!

O Vegetal
O Vegetal
20 abril de 2011 12:03 am

Guaco, se vc vai ensinar esse negocio da emanação ensina DIREITO. Faz um passo-a-passo aí, pq senão alguem faz e dá errado e depois morre aí vão culpar o site. ———– se preocupa não acid, primeiro, q quem guia é o chi, ele é omnidirecional, e quer sempre expandir a vida e o universo, não tem perigo o jogo descrito, só o coração partido, mas como o fellini é bem casado e ama a mulher, isso não ocorrerá. tb, não expliquei nada, só o caminho natural de jing (energia eletroquímica) pra shen (eletromagnética), e pra fazer o jogo de orgasmoa… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
19 abril de 2011 11:30 pm

Fellini: Véio, acabei de tentar aquela parada da emanação de cura a distancia. (estagiaria, 20 anos). O avião veio vindo, vindo, baixou o trem de pouso e aterrissou na minha mesa. Inacreditável. Quase cai da cadeira. Só pode ser coincidência. —————- Experimenta mais. Funciona até através de paredes! Tipo chi sempre envolve um misto de radiação gama, energia eletromagnétic e termoelétrica e ultrassom (o mais importante)… divirta-se, mas lembre-se de recarregar-se! 😀 :D:D quando falo q brinco de mover pessoas na fila do supermercado! 😀 😀 😀 vc pegou o chi q vinha acumulando na área do dan tien han… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
19 abril de 2011 11:13 pm

solius, ia continuar te ignorando, mas as vezes sou tomado por uma compaixão cristã de dar dó, então vamos às partes mais divertidas de seu desesperador discurso pró-ficção medieval: Guaco: “A vida é linda por ser alquímica, bondosa e cruel, gargamel. ao mesmo tempo” Solius dideuz: Ué? Cadê o “mantra”: “o mal não existe”? Não deu certo e ele já mudou de opinião, ou será que é doudo? 😀 Guaco: opa, lá vai tio solius deformando tudo que acusa os outros de deformarem! 😀 vamos a um exemplo prático e não metafísico da terra do nunca, tio solius. a vespa,… Read more »

Solius
Solius
19 abril de 2011 10:39 pm

Eis uma atividadezinha lúdica noturna sem muito escancaramento para o menino Fellini se divertir com um mínimo possível de discrição:

“O Giordano era da KGB, como os padres pedófilos infiltrados.”

http://yalepress.yale.edu/book.asp?isbn=9780300094510

“É vero, é vero…Galileo que o diga.”

http://www.olavodecarvalho.org/semana/110413dc.html

Não sei por que cargas d’água ainda tenho esperança de que ele venha a tomar vergonha na cara e resolva retomar a aposta.

Fellini
Fellini
19 abril de 2011 8:46 pm

Momento de Reflexão Felliniano:

Depois que o avião aterrissou em minha mesa, fiquei pensando no padre Donzelo Rossi e todo o sacrifício que tal padre cantante deve ter feito para resistir aos encantos femininos e guardar todo o seu esperma para Gezuiz. E no momento que seria o ápice de sua de sua fé, seu nirvana, seu êxtase metafisico, seu samadi, enfim, sua apoteose vaticanesca, o cara é barrado no baile.

É muita maldade.
RSSSS……..

Fellini
Fellini
19 abril de 2011 7:58 pm

É tão bonito ver o Solius comentando com todo esse cabedal a serviço da crença e das fantasias metafisicas… Com certeza votaria no Solius para papa… Solius I, o sapiente. Vou até comentar em apoio: Solius: este foi condenado pelo Estado, após passar pelo processo inquisitorial eclesiástico, sendo acusado por bruxaria e, segundo pesquisas recentes, espionagem internacional. Resp: É verdade. Ele não foi condenado por causa das intrigas de um cardeal pilantra como apontam todos os historiadores. O Giordano era da KGB, como os padres pedófilos infiltrados. Solius: Claro. Em uma sociedade tradicional, todas as ciências se subordinam à teologia.… Read more »

Solius
Solius
19 abril de 2011 6:06 pm

Começar a ver as coisas tais como elas são, e não como a gente quer que elas sejam é requisito básico para se tentar “sair da matrix”. Afinal, como alguém pode vir a conseguir sair de um grande labirinto se passar o seu tempo fantasiando em cima dos adornos e constituintes de suas paredes? 🙂 Pois bem, como nosso colega Dom Guakito continua a inventar coisa para criticar o que ele acha que seja a religião, segue mais um “contra-peso” no intuito de fornecer mais subsídios às pesquisas dos demais colegas (e, claro, mais umas boas cutucadas): “cujo movimento é… Read more »

Solius
Solius
19 abril de 2011 5:45 pm

o.que.nada.sabe, “ou o resultado se enquadra dentro de um determinado “cercadinho” conceitual ou não é “bom”, nem “belo” e nem “verdadeiro”. E os exemplos estão aí: olhando os dias atuais…” Concordo que tenhamos muitos exemplos disto atualmente. Mas vejo de modo inverso: estão aí justo pelo fato de que a filosofia ateniense, e principalmente a cristã foram sendo cada vez mais ignoradas principalmente no decorrer destes últimos séculos. A conseqüência óbvia é que os objetivos mais nobres da investigação e da contemplação hoje se encontram à beira da completa obscuridade, dando margem a inúmeras conformações destes tipos de “círculos”. “e… Read more »

Fellini
Fellini
19 abril de 2011 4:56 pm

OK, tio Guako. Vou tentar essa parada com o alho. Na verdade tirando o problema da caganeira, os resultados com os cubos de couve foram excelentes pois minha pele e meu cabelo parece que rejuvenesceram, tipo Dorian Gray. Estou colocando os cubos de couve cristã até no meu wisky 12 anos. Quanto ao alho, o problema vai ser o bafão. Mas na pior das hipóteses, com caganeira e bafão de alho, adoto o visual do Alan Moore e vou morar em uma caverna. Mas peralá…o que couve cristã tem haver com musica que é o tema do post… Vou adequar… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
19 abril de 2011 1:32 pm

quero ver é si terão coragem de expor alguém da minha família “baixando” fisicamente do meu lado. ——- opa! falou o macho que achou que o prof. do realengo tinha de agir qual em filme de hollywood perante o equizofrênico que falou de jesus em sua carta, mas era, segundo o anderson macho d teclado, de alá! 😀 😀 😀 provavelmente se quiser bancar o macho alfa comigo e sair na porrada, vc vai parar no hospital. 😀 😀 Agora, como você, anderson ike doidão de jesus, é cristão direitista, vai apelar pra arma de fogo (um pênis metálico que… Read more »

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
19 abril de 2011 12:43 pm

Eu queria entender essa “lógica moderna” que faz com que pessoas honestas, inteligentes, respeitem certos ‘gurus erisianos’, quando estes, pra defenderem seus pontos-de-vista (Ou suas ‘não-certezas-que-se-abrem-ao-infinito-dentro-fora’), usam dos meios mais calhordas e desonestos, comprometendo até a integridade de terceiros que nem estão presentes na discussão… Apesar que usar membros da família do outro exemplifica bem a covardia do discurso erístico. Os zé-pilintras e exus-caveira podem até gargalhar e não si responsabilizarem pelo que vai em suas cabeças e corações; quero ver é si terão coragem de expor alguém da minha família “baixando” fisicamente do meu lado. PS: Acho que pedi… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
18 abril de 2011 10:29 pm

Penso que não. Mas provocaram uma intensa e diária caganeira que definitivamente não combinam com minha dinâmica de vida… —- 😀 😀 pode ser excesso d bactérias anaerobicas no intestino! 😀 um dos motivos das pessoas não se alimentarem direito. comem pra alimentar quem se alimenta do que comem no caminho do culo! 😀 tenta comer muito alho por uma semana, e depois faz de novo o experimento da couve cristã de sua espousa, véio, o alho elimina as bactérias não naturais dali, e o resto é bolinho! 😀 😀 e pq temos excesso d bactérias anaerobicas no fiofó? COMIDA… Read more »

Fellini
Fellini
18 abril de 2011 9:07 pm

Coringa: Caraaaacas…meu, o cara voltou turbinado, inspiradaço e até poético! Resp: Qué isso…São seus olhos; não mereço tanto…Você é muito gentil, caríssimo. ================= Coringa: Serão as couves em cubos de gelo com arroz integral q provocou isto?? Resp: Penso que não. Mas provocaram uma intensa e diária caganeira que definitivamente não combinam com minha dinâmica de vida… mas minha mulher alega que os cubos mágicos de verde intenso estão me purificando. Mas só comigo? Deve ser porque sou ateu e suco de couve só funciona bem em cristão. ================== Coringa: Ei, ‘tio’ uma ova, tá sabendo?! Tio aqui é só… Read more »

Coringa
Coringa
18 abril de 2011 4:07 pm

Ei, ‘tio’ uma ova, tá sabendo?!

Tio aqui é só o tio Fellini!

rs

Coringa
Coringa
18 abril de 2011 3:58 pm

Mas sabe, Guaco, achei bem interessante terem ocorrido estas “falhas” de comunicação; até porque, acabaram por trazer outras dúvidas (possíveis interpretações) e, consequentemente, outros esclarecimentos. Vou acrescentar algo mais para chegar mais ao fundo da questão. Refere-se a questão da compreensão daquilo que seja Religião e Sagrado. Veja, não associo o termo SAGRADO à presença de divindades, necessáriamente. Parto do significado indo-europeu do termo: “Sagrado” = “separado”. A sacralidade, portanto, não é uma condição espiritual ou moral, mas uma qualidade inerente ao que tem relação e contato com potências que o homem, não podendo dominar e percebendo como superiores a… Read more »

Eugênia Freitas
Eugênia Freitas
20 abril de 2011 8:12 am

E td volta ao normal – a seu alto nível de testosterona.

Não me admira quase não termos mais mulheres nos comentários. 🙁

Ficam todas reservadas ao email do SDM. Melhor pra ele que não precisa aplicar a “tecnica da emanação”(?).

Esses meninos têm cada uma…

Abraços!

Fellini
Fellini
20 abril de 2011 8:28 am

Ola Solius, amigão. Estava me sentindo tão só, pois pensei que vc estava me ignorando devido a algum melindre em relação a alguma blasfêmia proferida ao seu deus mitológico fanfarrão. Mas vejo que não. Vamos lá então nos divertir um pouco: Solius: Eis uma atividadezinha lúdica noturna sem muito escancaramento para o menino Fellini se divertir com um mínimo possível de discrição: Resp: Primeiramente, obrigado pelo “menino”. Muito melhor que “tio”. Segundamente, o primeiro link que vc ofereceu está dando erro de pagina. Controle essa ansiedade em me refutar e cole esse link direito. O segundo link que vc ofereceu… Read more »

Liza Mutatis
Liza Mutatis
20 abril de 2011 9:43 pm

Musiquinha pra relaxar. Dizem que a música precisa ter por volta de 60 a 100 Batidas por Minuto, para que o coração a acompanhe e fique relaxado

http://www.youtube.com/watch?v=asg8XMzOvCE&feature=fvsr

Liza Mutatis
Liza Mutatis
20 abril de 2011 9:39 pm

“Somos Todos Um! – relembrou a alma aos órgãos do corpo – Devemos atuar harmonicamente, cada um na sua especialidade. Mas, um deles gritou, vociferou, esperneou, dizendo: Não, Eu Não Faço Parte Disso! Eu sou Um Sozinho, Não Quero me Misturar, Senão Perco Minha Identidade. Não Sou Maria-Via-Com-As-Outras. Eu Sou o Guaca-Mole.” Um ano depois, o corpo morreu, vitimado pelo câncer do abacateiro.”

Fellini
Fellini
20 abril de 2011 8:28 pm

Valeu a intervenção, Guakito. E veja que interessante: “Do ponto de vista teórico, a produção de um verdadeiro sinal de ruído rosa é impossível pois a energia desse sinal seria infinita, assim como para o ruído branco. “ Acredita-se ainda que o ruído branco quando ouvido em volume baixo seja relaxante e por isso ele costuma ser utilizado em consultórios dentários e clínicas de psicologia para acalmar os pacientes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_rosa http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_branco Neste link pode-se ouvir os três tipos de ruido: rosa, branco e marrom: http://www.audiocheck.net/testtones_index.php Pra quem utiliza receiver multicanal, o popular rômi tiater, são esses ruídos que são utilizados… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
20 abril de 2011 7:24 pm

Os momentos mais brilhantes do pensamento Felliniano foram obtidos embaixo do chuveiro.

É como uma espécie de musica natural.
(para ficar dentro do tema do post.)
——-
😀

a ciencia diz q explica. é o ruido rosa (1/f). há meditadores q meditam em cachoeiras por isso, ali no som d´agua tem ruído 1/f. Talvez seja possível meditar vendo filmes do michael bay tb, ali tá cheio d 1/f nos cortes.

e pra ficar no tema,música com 1/f
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/7159/6611

Fellini
Fellini
20 abril de 2011 7:17 pm

M. : Nada diferente daquela velha estória, o mal ou más intenções estão sempre nos outros, não é mesmo?? Resp: Você esta me fazendo uma critica hiperbólica então vou lhe responder com uma analogia igualmente hiberbólica: Ninguém em são consciência ensina uma pessoa aparentemente desequilibrada a atirar ou muito menos lhe vende uma arma. Questão de bom senso. Mas caso essa aparência de desequilíbrio seja uma impressão errônea, é só voltar atras na decisão. Simples assim. ====================== M: Ah, parece que vc não percebeu, mas a Eugênia de Freitas e a “Geninha” são a mesma pessoa. 🙂 Resp: Pois é,… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
20 abril de 2011 1:37 pm

PS: Vais me dar alguma dica pra minha dor ciática ou quer me deixar na cadeira-de-rodas de vez, don Guakito?? ——- 😀 1. bebe muito disso, (google ai ana branco + biochip + sementes germinadas + PUC ou Lou cornona + sprouts) entre e antes de suas refeições civilizadas (cozida, assada, carne, açucar civilizado industrial refinado :D) por uns 3 a 6 meses. 2. pratique o pequeno universo, sentado numa cadeira por ao menos 20minutos por dia. pequeno universo vc aprende com dr.yan xin, chuniy lin ou mestre zhang, se tiver interesse. o mantak ensina um com mais pontos/nós/meridianos e… Read more »

O Vegetal
O Vegetal
20 abril de 2011 1:09 pm

:D:D fellini, troque o termo “espirito” por “inteligencia imaterial” e dá na mesma. No daoísmo primordial, o mais hardcore e antigo, anterior a influencia budista na china, não há reincarnação, não há “espíritos” individuais. Os espíritos são as inteligências que comandam seus orgãos, os governantes, 5, kallisti!, e a função do alquimista fisiológico é unir essas inteligencias, fazendo-as funcionar como uma só, e assim reverberar toda uma gama de energia que há por ai, incluindo a do cosmo. E, E, E, 😀 😀 :D, e com isso vc pode se tornar o que os daoístas chamam de “imortal”, q é… Read more »

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
20 abril de 2011 11:58 am

Mulerada do meu Brasil varonil, NÃO se avexem…

Os espaços que sobraram para nós, trogloditas-modernos-do-período-jurássico, expressarmos nossa condição ‘cabra-macho-sim-sinhô’ estão cada vez mais exíguos. |¬)

Se vcs, mulheres inteligentes e astutas da matrix, perceberem que estão diante de criaturas tão raras e higiênicas, não pensem duas vezes: Chamem o GREENPEACE e cerquem essa reserva florestal o mais rápido possível.
Antes que a extinção nos acometa.

Abs ‘lascados’.

M.
M.
20 abril de 2011 11:23 am

“Mas pq “Geninha” entre aspas, qual o problema?”

hahaha, problema nenhum, Eugênia parece mais sério, e Geninha entre aspas pra diferenciar; é porque é mais carinhoso, mais próximo e amigável vc se apresentar assim, como sempre foi. 🙂

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
20 abril de 2011 11:21 am

Já que o nível despencou (É coincidência ou toda vez que o deus-guaco aparece a trollagem rola solta… Ou a parada é pessoal mesmo?!) ‘vegetal deus xian’, Por que me ignorastes? Estais imitando aquele deus incoerente e vingativo da ‘bíbra’ que abandona seu servo na hora terrível? É isso?! Pedi sua ajuda e recebi um ‘vale-UTI’?! As coisas de ‘deus-xian’ são loucura para as mentes direitistas-reacionárias-hollywoodianas… “[…]provavelmente se quiser bancar o macho alfa comigo e sair na porrada, vc vai parar no hospital[…]” Como já disse, só si vc baixar como uma pomba-gira louca aqui do meu lado e fazer… Read more »

Geninha
Geninha
20 abril de 2011 11:03 am

Pois é, assinei como Eugênia Freitas e não me dei conta. Mas pq “Geninha” entre aspas, qual o problema? É que fiz cia ao Guaco, tomei meu Rivotril e quando tomo… aiai, vejo mensagem subliminar até em folha branca. Imagina nesse Geninha com aspas. hahaha Brincadeiras (sem graça) à parte, Rivotril também causa alucinações. Acho que o Guaco não precisa disso não. 🙂 Fellini, é muito chato ficar participando do clube do bolinha de vcs. Quando abri o sistema de comentários tive a sensação de ter entrado no lugar errado, vc tem mesmo que contar suas peripécias no banheiro? O… Read more »

M.
M.
20 abril de 2011 9:34 am

“Quanto ao meu cunhado, não o conheço muito bem e aquele brilho nos olhos, bom..rss….tenho que zelar pelo meu clã.”

Nada diferente daquela velha estória, o mal ou más intenções estão sempre nos outros, não é mesmo??

Ah, parece que vc não percebeu, mas a Eugênia de Freitas e a “Geninha” são a mesma pessoa.

🙂

Fellini
Fellini
20 abril de 2011 9:24 am

M.
Ah, mas claro né Fellini!! Você pode usar, mas seu cunhado vai estar corneando sua irmã e não pode… você pode … seu cunhado não pode…
O segredo é a alma do negócio, né?

Resp:
Bom, estou apenas usando o meu corpo em prol da ciência e do conhecimento.
Só fiz uma experiência e em nenhum momento tive a intenção de abater o avião.
Não tenho a menor vocação para tio sukita.

Quanto ao meu cunhado, não o conheço muito bem e aquele brilho nos olhos, bom..rss….tenho que zelar pelo meu clã.

...
...
20 abril de 2011 9:13 am

“Não me admira quase não termos mais mulheres nos comentários. 🙁 ” Fica triste não Eugênia… Até homem de verdade sofre com os efeitos das crises causadas pela síndrome de macho-alfa com mania de perseguição que afeta os pares aqui no SDM… Tem muito Rivotril rolando, o que acaba dando uma brochada, e na falta de Eros os homenzinhos viram todos presas da revolução memética aqui mesmo já citada, atestada, e devidamente propagada. Bom mesmo é notar que depois de um tempo o tema dos posts simplesmente é colocado de lado para dar lugar a punhetagem mental manifestada em toda… Read more »

Fellini
Fellini
20 abril de 2011 9:13 am

Eugênia Freitas : Não me admira quase não termos mais mulheres nos comentários. 🙁 Resp: Olá Eugenia, Não vejo qual a relação do numero pequeno de mulheres comentando e o alto nível de testosterona dos comentaristas. Poderia explicar melhor.Este espaço está com cheiro de cueca? -Hey, alguém traz um BomAr floral aê! Mas temos mulheres sim, a Geninha, a Paulinha, a Ana Carol bem gata, e tinha uma comentarista que particularmente eu tinha muito carinho mas o Solius infernizou tanto ela que ela deixou de comentar. ====================== Eugênia Freitas : Ficam todas reservadas ao email do SDM. Resp: Bom, eu… Read more »

M.
M.
20 abril de 2011 9:10 am

“Mas enfim, meu cunhado está esperando repassar o material até hoje … vai saber se ele não pretendia cornear a minha irmã com orgasmos a distancia distribuídos a granel? 😉 Não vou ficar repassando nada que sem que saiba com o que estou lidando. Mas se orgasmo a distancia funciona mesmo ou o avião não foi coincidência, aí é que não repasso mesmo. 😀 Pelo menos essa parte.” Ah, mas claro né Fellini!! Você pode usar, mas seu cunhado vai estar corneando sua irmã e não pode… você pode … seu cunhado não pode… O segredo é a alma do… Read more »

Don Guakito
Don Guakito
18 abril de 2011 3:32 pm

blz, tio joker. eu postei nosso dialogo no mama éris, e postei seu update tb! 😀 vc teria me salvado de escrever metade do q escrevi se não escrevesse com sono, tio! 😛 😀 😀 😀 mas quem sou eu? o rei do texto confuso falando aqui! 😀 😀

Coringa
Coringa
18 abril de 2011 2:49 pm

“xiii! tb discordo d vc nessa, véio!”

xiii…tem razão! Ficou mal colocado. Minha intenção era dizer que: Religiões não podem nem devem transformar-se em ideologias. Até porque, quando isto ocorre, perde-se o ‘link’ do ‘religare’…deixando, portanto, de ser uma Religião e passando a ser, tão somente, ideologia.

Valeu a ‘chamada’. 🙂

(retorno mais tarde)

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
18 abril de 2011 9:31 am

Solius

Independente do processo criativo defendido pelos “atenienses”, sendo racional ou não, ou o resultado se enquadra dentro de um determinado “cercadinho” conceitual ou não é “bom”, nem “belo” e nem “verdadeiro”. E os exemplos estão aí, olhando os dias atuais, e os eventos da nossa gloriosa história, vemos os reflexos do “Milagre Grego”: as artes vendidas aos interesses de poucos, as religiões institucionalizadas em torno da mão morta da burocracia e as ciências produzindo tecnologia apenas para poder produzir mais tecnologia, todas a procura, ou esperando, um “paraíso eterno de felicidades.”

Abraços

Cleber Rafael
Cleber Rafael
16 abril de 2011 12:04 am

Acid, uma pergunta: já assistiu o filme “Revolver”? Ele trabalha sobre o “ego”, uma visão jungana do que é o “ego”, que é “parecida” com aquela dos livros tibetanos dos mortos. Muito bom, recomendo. Se puder fazer uma análise e postar…

Abraços!!!

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
15 abril de 2011 10:58 pm

>>> E com base em que o autor alega que Sócrates não compreendeu “a encenação trágica de Ésquilo e Sófocles”? <<< “...a pulsão do conhecimento racional, ENCARNADA, segundo ele, na figura de Sócrates.” A crítica não é tanto a Sócrates, mas ao que ele representa. E o não entendimento da “tragédia” é percebido pelo que depois veio a se definir como o “bom”, o “belo” e o “verdadeiro”.

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 10:10 pm

off

não se esqueçam de ligar a trilha sonora daqui pra frente – aquela do vídeo do Fellini…kkkkk

Anônimo
Anônimo
15 abril de 2011 10:00 pm

ops…o texto das 9:56 faz parte do bate-boca das 9:50 q estou tendo com o.que.nada.sabe. rs

Solius
Solius
15 abril de 2011 9:58 pm

“Se ele pagasse as apostas que perde, ele já teria superado isso.” E se o Guaco pratica auto-hipnose, o Fellini quer hipnotizar seus coleguinhas de SDM: “o Solius perdeu a aposta…”, “…o Solius perdeu a aposta…”, “sim, o Solius perdeu a aposta…” Mas como nem todo mundo aqui é bobo, facilmente surge a pergunta: “perdeu? Quando? Onde está este tal argumento que derruba as vias tomistas, apresenta alternativa mais parcimoniosa, etc.? E se há algum leitor mais assíduo, já tem a resposta: ele não existe nem na cachola fellinesca. “o mesmo Nada mãe que em uma aposta já lendária e… Read more »

Anônimo
Anônimo
15 abril de 2011 9:56 pm

Mas claro que sim, afinal, eu não lhe autorizei a por este seu dedo fétido e infectado em minha ferida! Não percebe que pode infeccioná-la? Não tens senso de higiene e respeito? 😉

Solius
Solius
15 abril de 2011 9:55 pm

Guaco, “Por exemplo, eu não sou UM com vc, geninha, vc tem seu modo de vida, sua fé, e se eu quiser ser UM com você ou eu me modifico ou eu modifico seu modo de ser e viver.” Nem assim você será UM com a Geninha, para o bem de ambos. 😉 “E isto não é saudável.” É evidente que não. Cada um que modifique a si mesmo, ou permita que Deus o faça. “Veja o solius. Para ele a religião dele é a única.” Outras doutrinas tradicionais têm certa efetividade. “E para eu me adequar a fé dele… Read more »

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
15 abril de 2011 9:50 pm

Como falei, um dedo na ferida sempre causa efeitos 😉

Anônimo
Anônimo
15 abril de 2011 9:31 pm

…não existe ofensor… não existe assaltante, não existe estuprador, não existe assassino. Só existe ofendidos, assaltados, estuprados, assassinados.

sui generis, não?

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
15 abril de 2011 9:19 pm

Pequena grande correção:)

“Não existo ofensor, só ofendido”

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 9:19 pm

(o vídeo não ‘substitui’ o texto indicado)

Ensaio de Orquestra – Federico Fellini – 1978 legendado:

o.que.nada.sabe
o.que.nada.sabe
15 abril de 2011 9:15 pm

>>>e que as “discussões” se mantivessem apenas no campo conceitual, sem referência pessoal a ele ou algum ente do mesmo.<<< Não entendo o motivo de tanto melindre, afinal (como já li varias vezes no SDM) não existe ofendido, só ofensor, se tem ferida vai doer, senão tem, faz cócegas. E nada melhor para o desenvolvimento espiritual do que um dedo na ferida, só assim pra gente ver que analgésico é só paliativo. >>>Eu poderia até dizer, também, que tem um cara aqui que deve estar precisando de um Rivotril,<<< Uma indireta é sempre mais confortável, né? 😉

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 8:44 pm

ps: deixei a batuta em cima da mesinha, tá! rssssssss

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 8:40 pm

Caraaaacas…meu, o cara voltou turbinado, inspiradaço e até poético! (serão as couves em cubos de gelo com arroz integral q provocou isto??)

Esse “Ensaio da Orquestra” tá da hora! Muito bom!

Bem, agora o ‘gap’ será de minha parte porque já ouço, ao fundo, ruídos de um rock-punk-pré-medievo a caminho. rs

Abraços ae 🙂

Fellini
Fellini
15 abril de 2011 7:43 pm

Coringa: Orra camarada Fellinovsky…abusou das férias, hein?? Resp: Ola Coringovsky, Na verdade eu não estava ou estou de férias. Estive sempre por aqui . É que como já previa este post musical, estava fazendo o meu comentário antecipadamente de forma silenciosa para ilustrá-lo, ou seja, não comentando, pois a musica como é do conhecimento de qualquer pessoa que tenha estudado um pouquinho de teoria musical é constituída de melodia, harmonia e ritmo mas ANTES de tudo há o silencio. Sem a pausa, o gap, o vazio, o silencio entre as notas, não há música. As notas surgem do silencio e… Read more »

Coringa
Coringa
15 abril de 2011 4:12 pm

“…as discussões se mantivessem apenas no campo conceitual, sem referência pessoal…”

Tb acho q este é um ponto nevrálgico…principalmente quando a comunicação se dá através da escrita (sem contato direto).

Bono
Bono
16 abril de 2011 1:50 pm

Caramba, Dom Guacamole escreveu uns dois metros de comentário kkk… Vou ler não, melhor escutar uma musiquinha e aproveitar meu estouvamento bucólico de final de semana. Não quero ser um com todos também não, esse negócio de conjunção espiritual do tipo coletivo não é comigo, nem a carnal kkk… É muita confusão.
Abraços,
Bono – a primeira bolacha do pacote

Solius
Solius
16 abril de 2011 4:01 pm

Caro O.que.nada.sabe, Por partes: “…a pulsão do conhecimento racional, ENCARNADA, segundo ele, na figura de Sócrates.” 1- O autor acusa Sócrates de criticar Ésquilo e Sófocles por suas respectivas obras não lhe parecerem lógicas. R. A menção que Sócrates faz às obras de ambos na obra referenciada se restringe a um contexto específico, a saber, a formação de jovens guerreiros, no sentido de filtrar certos conteúdos que não conviriam à sua formação. A acusação aqui soa um tanto quanto descabida. “A crítica não é tanto a Sócrates, mas ao que ele representa.” Mas é a ele diretamente dirigida, e, se… Read more »

don guakito
don guakito
18 abril de 2011 8:12 am

Religião e crença não podem transformar-se em ideologia…nem mesmo ter características de idolatria. Elas são a representação e prática…da FÉ! —— xiii! tb discordo d vc nessa, véio! 😀 😀 😀 religião e fé podem sim se transformar em ideologia, coringa. Religião tem o objetivo, em tese, de “purificar” o espírito. Certo? E com isso deveriam, e elas têm, suas teorias e práticas. Elas funcionam para seus fiéis, seus milhões de fiéis? É um sistema aberto e democrático e com resultados acima de, digamos 55% na realização total dessa purificação? Os santos são prova de que não, de que ou… Read more »

Coringa
Coringa
18 abril de 2011 1:39 am

“Religião e crenças são ideologias ou teorias?”

Religião e crença não podem transformar-se em ideologia…nem mesmo ter características de idolatria.

Elas são a representação e prática…da FÉ!

Coringa
Coringa
18 abril de 2011 1:31 am

(…)

O Homem amadurece quando encontra seu complemento…a Mulher! Daí, o mistério do Amor…

EROS E PSIQUE

don guakito
don guakito
18 abril de 2011 1:27 am

100% de acordo, Guaco!!! Inclusive com a ‘conclusão’: “…largar o osso conceitual memético que cegamente nos guia as vezes doi!” 🙂 —— por isso que é bom saber a diferença entre ideologias (científicas, politicas, sociais, religiosas) e teorias. Ideologias adaptam e elastificam os fatos para se retro-alimentarem delas e de que a porta. teorias são verificáveis, descartáveis e “evolutivas”. Religião e crenças são ideologias ou teorias? Não a toa fico com o que posso realmente experimentar diretamente e verificar empiricamente. O resto é romantismo de quem não vive no aqui e agora, é prisão conceitual de quem não aceita onde… Read more »

Coringa
Coringa
18 abril de 2011 12:21 am

100% de acordo, Guaco!!!

Inclusive com a ‘conclusão’: “…largar o osso conceitual memético que cegamente nos guia as vezes doi!”

🙂

don guakito
don guakito
18 abril de 2011 12:07 am

obs: é interessante também, relacionar tais características – direita e esquerda – do cérebro, com o Oriente e Ocidente. Percebe-se a predominância de um ou outro aspecto entre os hemisférios ocidentais/masculinos e orientais/femininos. ———— eu já vi assim tb, coringa, mas veja, observando a natureza vemos q é a partenogene que impera, o feminino se reproduzindo por si só. Observando a natureza vemos a “imperfeição assimétrica” presente em tudo. Se a aceitarmos, sem negas a utopia simétrica, viveremos em uma harmonia dis-simétrica, mas cujo movimento é guiado pela presença da imperfeição assimétrica, que por sua vez é associada ao feminino,… Read more »

Coringa
Coringa
17 abril de 2011 11:53 pm

Música para o espírito…

Um coro virtual!! 185 vozes/vídeos de 12 países selecionados e reunidos através do Youtube!

A história deste projeto pode ser assistida aqui: http://bit.ly/eVVj29 (c/legendas). Em um novo projeto, apresentam-se 2050 vozes/vídeos de 58 países.

Coringa
Coringa
17 abril de 2011 11:50 pm

Don Guakito, Entendi tua preocupação…não só entendi como concordo com você sobre este aspecto da ‘escolha’. Mas me parece que a dra. apresentou a questão (ou assim interpretei)como ‘escolha’, para reforçar a ideia de que temos a liberdade e responsabilidade por nossos atos/ações; incluindo-se aí, até mesmo a liberdade de optar por uma OU outra ação, se assim quisermos e quando quisermos. De fato, podemos observar isto na vida real… processos decisórios que ‘oscilam’ entre o ‘universo’ de nosso lado esquerdo ou direito (de nosso cérebro), por assim dizer. E como alguém já disse: Não precisamos nos submeter à tirania… Read more »

don guakito
don guakito
17 abril de 2011 11:18 pm

Coringa, pq escolher um ou outro? O QUE SERIA UNIR OS DOIS PEIXES NO GRANDE OCEANO? Temos dois hemisférios em nosso cérebro, certo? Eles se comunicam via uma membrana que os sincronizam, certo? Que sincronizam as bagaças todas e tudo mais. Um é como um processador paralelo, o outro é qual um processador serial. Um é linear, o outro não. Etc. Creio que todos já ouvimos esse discurso. E também o discurso de que devemos escolher um ou outro. É um mito que o vídeo da dra. Jill Taylor reforça. Ou você escolhe um ou o outro. Num vc é… Read more »

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
17 abril de 2011 10:02 pm

GUAKO:”[…]Quando há dor, quando há sofrimento, sejamos passivos à dor e ao sofrimento, sejamos o amor que falta ao que sofre[…]”

Tá… Pinça a coluna e continue nesse mantra por mais 5 segundos.

Pimenta na ciática dos outros é refresco.

Ike, do âmago da civilização vaporizada
Ike, do âmago da civilização vaporizada
17 abril de 2011 9:55 pm

Não tô muito afim de me meter nessa “harmonia pentatônica” não (Vai cutucando Fellini |¬)… Eu sei q/ tu me amas, mas essa tua volúpia de apanhar de católico já perdeu o encanto pra mim |¬D). … Guakitão, meu ‘deus-intolerante-xian’ (Sem avexamentos)… Pinçei meu nervo ciático (E vi estrelas cantando acima da ‘quinta harmônica’). Devo tá com meu reprimido entupido, sei lá (Ou só foi o meu ego de Sansão diante de um maldito sofá… Sabe comé, não podia fazer feio diante do meu eleitorado feminino). Fiquei encalacrado. Travei. A alopatia ocidental alivia mas não resolve muito nessa hora (E… Read more »

Coringa
Coringa
17 abril de 2011 9:29 pm

Um vídeo de 20 minutos/3partes que vale a pena assistir…

Somos Um no Todo?

Quem somos nós? Somos a força de vida no universo, com destreza manual e duas mentes cognitivas. E temos o poder de escolher, a cada momento, quem e como desejamos ser, no mundo. […]

Estes são os “nós” dentro de mim…Qual você escolheria? Qual você escolhe? E quando?

Vídeo: Jill Bolte Taylor – TED Parte 1/3 (legendado)

Lionheart
Lionheart
24 abril de 2011 4:57 pm

Comentári off topic, mas só para constar;

“Morre de doença religioso indiano famoso pelo seu poder de cura”

http://www.paulopes.com.br/2011/04/morre-de-doenca-religioso-indiano.html?utm_source=BP_recent

Solius
Solius
16 abril de 2011 9:25 pm

“Quando você ama, há perda de identidade?”

É uma pergunta muito boa. 🙂
Rapidamente, a resposta é: não. As tensões geradas pelo ato de “amar” (creio que aqui falamos do “ágape”) estão relacionadas a aspectos acidentais, e não essenciais do ser.

billy shears
billy shears
16 abril de 2011 5:53 pm

Coringa: “Quando você ama, há perda de identidade?”

Acho que quando você se identifica, há perda de amor. No caso da identificação, no outro, daquilo que temos em nós que não reconhecemos ou não gostamos. Até a ficha cair demora. Quando ela cai, se houver compreeensão, haverá uma correta comunicação. E, se ela flui, volta/ mantem-se o amor.

PS: Isso pareceu uma dialética do amor…hehe

billy shears
billy shears
16 abril de 2011 5:31 pm

Coringa: “já ouço, ao fundo, ruídos de um rock-punk-pré-medievo a caminho. rs”

Esse comentário me lembrou esta música:

http://www.youtube.com/watch?v=3Ii8m1jgn_M

...
...
15 abril de 2011 3:52 pm

Bom… Nem ia me intrometer nisso, mas talvez seja bacana a opinião de quem está “de fora” da discussão pra que haja um diferencial no leque de percepções a respeito dela, da discussão (embora fique evidente que quando o que está “de fora” envolva-se com o que está dentro, o de fora passa a estar dentro também e vice-versa): Particularmente achei muito doida a discussão como um todo, com pitadas de inspiração e brilhantismo de alguns, e muita, mas muita ignorância também. Mas enfim… esta é a MINHA percepção. O que gostaria de registrar é que fosse respeitado o nosso… Read more »

Posts Relacionados