EGRÉGORA

Egrégora é uma palavra que uso com bastante frequência. Provém do grego Egrêgorein, que significa velar, vigiar. É uma força espiritual existente por trás de toda organização iniciática ou filosófica. Mas pode ser designada mais amplamente para locais específicos. É composta pela energia mental, continuamente alimentada pela mente das pessoas do passado e do presente. Assim como um cemitério é alimentado de pensamentos de tristeza e dor, uma igreja possui uma “aura” de esperança e alívio.

É comum a escolas iniciáticas recomendarem ao aluno que tenha um sanctum, um lugar onde meditar e estudar as lições, num local onde ninguém mais na casa tenha acesso e que não seja usado para mais nada além daquele fim. Isso é para manter sempre naquele lugar uma egrégora sintonizada com os estudos daquela determinada doutrina. Isso também vale pro vestibular: criar um local só para estudos. Com o tempo, vai chegar num ponto em que, só de se aproximar do local, já vai dar vontade (e facilidade) de estudar!

Referência:
Sociedade Filosófica de Simbolismo e Esoterismo

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Ui
Ui
5 março de 2008 8:06 pm

Teu blog tem egrêgora de reflexão!

Bruno
Bruno
21 janeiro de 2010 10:27 am

entrei para ver do que se tratava um link postado numa comunidade junguiana do orkut.
pelo que pude entender, o uso que o esoterismo faz do termo egrégora já é uma completa distorção do significado do termo grego e tem ‘cheiro’ de redução simplista de questões bem complexas, ‘leitura’ comprometida da realidade.
mas a intenção do site parece ser boa.

Martyn
Martyn
21 agosto de 2011 8:33 pm

Essa questão das coisas e seres que “geram” poder e das que são apenas espectros é um assunto muito importante para quem “navega” por mundos outros que não esse. Uma das coisas mais importantes para quem flui pela Eternidade é reconhecer quais os lugares e seres geram energia a partir de si mesmo e quais são apenas formas espectrais, criadas pela intenção de outros seres, formas geradas, que podem ter até seu poder, mas poder dos mais limitados, poder reduzido. Existem mundos criados pelo intento de poderosos (as) xamãs ancestrais, existem cidades, templos, enfim, um infinito número de lugares que… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.