DESPERDÍCIO

fome desperdicio

Já pararam pra se perguntar pra onde vai toda a comida dos supermercados quando fica velha ou fora da validade? Seguindo a lógica, vocês hão de pensar que eles botam no lixo, e que uma horda de famintos vai comer assim mesmo, afinal a data de validade impressa não é uma lei da física que destrua por completo o produto nos primeiros minutos do dia impresso, e sim uma estimativa de consumo com segurança para o cliente (um luxo que os 50 milhões de brasileiros que vivem na miséria não podem ter).

fome crianca

Pois pensaram errado. Pelo menos um dos grandes supermercados do nordeste (gerenciado por um grande supermercado norte-americano), joga Criolina ou Detefon em todo o carregamento de comida antes de mandar os caminhões para o lixão. Pra evitar um suposto processo por consumo de comida estragada, creio eu. Como se eles tivesse obrigando os miseráveis a comerem o produto que eles botam no lixo… Vamos seguir esse raciocínio dos advogados: Se um miserável come a comida que o supermercado joga fora, ele tem direito a processar o supermercado alegando ignorância?? Talvez, considerando que aqui muitas vezes a culpabilidade é toda invertida, mas num mundo ideal a pessoa, mesmo que ela seja analfabeta e não possa ler a data de validade, saberia que só se joga algo no lixo porque não está prestando, e se a pessoa assumiu o risco de fazê-lo, é porque está desesperada. Antes, essa pessoa devia processar o Estado que não oferece oportunidades (e muito menos dignidade ao cidadão) e praticamente obriga centenas de milhares de pessoas a se misturarem diariamente aos porcos para catar comida, entre outras coisas.

O Brasil é um país riquíssimo, de fato… se dá ao luxo de estragar toneladas e toneladas de comida diariamente, que serviriam por mais 1 ou 2 dias, o suficiente para serem consumidas por uma massa gigantesca de famintos que se espalham por nossos subúrbios. Enquanto isso, os trabalhadores assistem a tudo com um nó na garganta, sabendo que em casa o filho nunca provou um bolo daquele, ou um iogurte…

Se perguntem: pra onde vão os pães velhos das padarias? O que fazem os outros supermercados?

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Bono
Bono
7 setembro de 2007 8:06 am

Para achar essa moça talves voces devessem começar achando o fotógrafo que fez a foto. Pode começar procurando nessa página:
http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado/p_op1/p_proj_fs.html
No final dela tem o e-mail da “Amazonas images” que parece ser a detentora dos direitos autorais sobre as fotos.
amazonas@worldnet.fr

Achar essa menina vai ser muito difícil mesmo, boa sorte.
Mas se estiver mesmo com vontade de ajudar, existem muitas meninas por aí em condições muito semelhantes a dessa menina da foto, e mais fáceis de se achar…

Dralx
Dralx
5 junho de 2006 4:51 pm

Aki na minha cidade as padarias cortam os pão veio e faz torradinha e vende pra galera!!!
Só butar uma margarinazinha e tumar cum café,baratinho e nutritivo!!! 😀

Dods
Dods
5 junho de 2006 4:38 pm

É um absurdo, o dinheiro tem falado mais alto do que a compaixão.

Acho que está ao nosso alcance fazer é nos unirmos de alguma forma, ou através de ONGs ou fazendo abaixo-assinados, não sei, pra pressionar o Estado de forma a mudar esta situação.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
5 junho de 2006 3:37 pm

Após Jesus multiplicar os pães e os peixes e distribuí-los para a multidão, disse: “Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca”. Qualquer espécie de desperdício não está de acordo com a vontade de Deus, porque o desperdício viola a lei Divina da preservação e não corresponde à vontade dEle. Em todos os lugares da Natureza está armazenada a essência da energia, para ser utilizada quando houver necessidade. (Masaharu Taniguchi). Vi uma vez um documentário onde dizia que as empresas não tinham nenhum incentivo para doar os alimentos que sobravam e ainda o que era pior, havia restrições… Read more »

Agent Willows
Agent Willows
5 junho de 2006 3:32 pm

Eu sei q supermercados (pelo menos aqui de SP) separam as frutas/leg/verd q estão “machucados” (alguns nem tanto), passadas, mas q certamente ninguém iria comprar, e “doam” pra centros comunitários, creches.. eu já cheguei a ver numa creche aqui perto de casa a Van descarregando os alimentos. Qnt aos produtos q passam da data de validade, realmente as empresas não podem fazer o mesmo já q correm o risco de serem processadas.. O mínimo q elas poderiam fazer é baixar o preço desses produtos perto da validade e alertar aos possíveis consumidores afim de minimizar o desperdício. Bom mesmo seriaentrar… Read more »

H K Merton
H K Merton
5 junho de 2006 4:14 pm

Há alguns anos conheci um cara que trabalhava na lanchonete MC Donald´s, e ele trazia todos os dias para casa um pacotão enorme de Big Macs e outros lanches, fresquíssimos, que ele “salvava” de ir para a lixeira. É que, segundo a regulamentação interna do “Mac”, após um período de tempo, que é curtíssimo(não me lembro exatamente, mas me parece que é algo em torno de 10/15 minutos) se o lanche não for consumido, vai para o lixo! Não por estar estragado, mas apenas porque ele sai do padrão internacional exigido pela rede MC Donald´s. Nada contra eles terem um… Read more »

CrystalShip
CrystalShip
5 junho de 2006 3:09 pm

Minha mãe é dona de restaurante, portanto todo dia sobra comida que não pode ser deixada pro dia seguinte, ao começar a doar essa comida para uma senhora necessitada, arranjou a maior encrenca c/ os vizinhos comerciantes, pois diziam q isso atrairia mendigos para a rua. Isso tb me faz pensar onde está a caridade, parece q saiu de moda, e o preconceito tb é muito grande. Acid, a maioria das pessoas sabem q estão cercadas de famintos, mas fazem vistas grossas, preferem dizer: não sou responsável ou “isso não é minha obrigação”, imagina o q seria da rua cheia… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 junho de 2006 2:59 pm

Há! A resposta veio no provérbio “aleatório” dos patrocinadores daqui do site, mesmo:

O rio entrega todas as suas águas ao oceano e nem por isso está vazio
(Provérbio Chinês)

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 junho de 2006 2:56 pm

Talvez exista até alguma orientação ou legislação pra esses casos, mas o ponto é:
Até onde os tentáculos do capitalismo nos levaram? À insensibilidade completa? Onde está o cristianismo, onde está a ajuda ao semelhante? Será que nós, dentro de nossas casas, carros e trabalhos, não percebemos que estamos cercados de pessoas passando fome? Será que um acordo com uma ONG, um grupo voluntário, não se encarregaria de destribuir essa comida de forma rápida e segura? Será que os supermecados temem que as pessoas deixem de comprar pra ficar na porta delas esperando o “lixo”?

Em que mundo estamos?

manoel
manoel
5 junho de 2006 2:22 pm

Não sei no Brasil (não pesquisei nos sites de jurisprudência) Mas, em vários países, nos EUA com certeza, redes de lojas (McDonnalds) é uma delas, já foram processadas e tiveram que pagar idenização por alguém consumir produtos jogados no lixo. Tenho conhecimento que certos mercados “rasgam” ou abrem todas as embalagem para os alimentos perderem caracteristicas de “consumíveis”. É pouco provavel que els gastem uma “fortuna” com veneno… Agora, qual a conclusão desta mensagem? O que está qurendo dizer?

BoB
BoB
6 junho de 2006 3:11 pm

Volto a insistir, não há como solucionar um problema sem que as causas sejam consideradas. Obviamente não estou aqui minimizando a importância da caridade. Esta é uma atitude louvável e de enorme importância. Se por um lado o povo brasileiro é o que mais caridade pratica NO MUNDO (o que é admirável), por outro, a indolência é uma falha cultural que precisa ser resolvida. As posturas do tipo “rouba, mas faz” (que deveria ser “faz, MAS ROUBA!”) são claros exemplos da questão. Estas ‘pequenas’ concessões feitas no dia-a-dia acabam por gerar uma ‘sinergia’ negativa que permeia o ambiente cultural abrindo… Read more »

doid@
doid@
5 junho de 2006 8:25 pm

Perguntaram ao Dalai Lama :
-“o que mais te surpreende na humanidade???”
Ele respondeu:
-“Os homens…
-Porque perdem a saúde,para juntar dinheiro,depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro,esquecem o presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro…
e vivem como se nunca fossem morrer…e morrem como se nunca tivessem vivido…”

Liane
Liane
6 junho de 2006 3:39 pm

Comprar minha conciência ?? Psicologia barata de novo cara ?? seja claro .. Eu quando posso e quando vejo necessidade mando bombom para orfãos …. Mando remédios quando precisam , pago um galheto para um esfomeado se ele assim quiser … Sim , por que não posso dar emprego a eles , isso apenas uma organização pode fazer , mas o governo não faz ….. Mas e dai ?? Vcs mesmos estão euforicos por que sexta feira começa a copa do mundo , não estão nem ai pela razão da amnésia proposital que fara os brasileiros esquecerem dos problemas sociais… Read more »

Marcia Fratte
Marcia Fratte
7 setembro de 2007 7:37 am

Meu nome é Marcia, sou professora e conheço o professor Luíz, que se enteresou pelo assunto.Como a Matrix pode nos ajudar a achar essa menina? que hoje é uma moça,para sabermos como ela está, se precisa de alguma coisa,se podemos ajudá-la em algo.Por favor,caso tenha alguma idéia que possa nos ajudar a contactá-la nos comunique.
Aguardo a resposta de recebimento deste e-mail, através do meu.
Obrigada.

LUIZ ANTONIO PEREIRA
LUIZ ANTONIO PEREIRA
5 setembro de 2007 2:32 pm

QUEM É E ONDE ESTÁ ESTA MENINA? Sou professor universitário, 59 anos, casado e pai de 3 filhos. No segundo semestre/2006, um grupo de alunos da Universidade que leciono fêz um seminário sobre “Fome e Miséria no Brasil”. Para ilustrar o tal trabalho eles usaram a foto desta menina, obtido da internet-Google. Confesso que fiquei muito emocionado com a expressão desta criança, tão sujinha e triste, a tal ponto que agora, depois de muito tempo (set/07), tomo a iniciativa de entrar em contato com vocês para perguntar: Quando e por quem essa foto foi tirada? Esta criança mora (como eu)… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
5 setembro de 2007 3:06 pm

A foto é de Sebastião Salgado, e acompanha a seguinte descrição:

“Retrato de menina sem-terra à margem da rodovia estadual PR-158, que liga Laranjeiras do Sul a Chopinzinho, no Paraná. Aí estão reunidas, há vários meses, mais de 3 mil famílias à espera da ocupação das terras, Paraná, 1996.” . “…As condições de vida são as mais rudimentares; falta tudo: água, alimentação, instalações sanitárias, escola para crianças, assistência médica, etc….os desertados da terra alimentam a esperança de melhores dias. …”.

Ruy
Ruy
1 setembro de 2006 9:47 pm

Acho que deveria ser pesquizado um modelo para reaproveitamento do lixo com mais empenho. Transformar o lixo gera empregos e renda. O problema é quem fica com a renda e os empregos? “Poucas mãos e muitas bocas.”….

Reg
Reg
19 junho de 2006 3:01 pm

Sou Paulistana. Muitas padarias no Centro Velho, assim como muitos restaurantes ali localizados, nao jogam fora a comida ou o pao no fim do dia – os gerentes dao para os menores abandonados dos arredores. Sei q essa iniciativa nao resolve o problema, pelo menos ameniza o sofrimento daquelas criancas.

margarete alves dos santos
margarete alves dos santos
6 junho de 2006 6:31 pm

Depois de ler alguns comentários e pensar no assunto acho,digo, acho que todos estão certos ou não, como diria Caetano. Se o assunto fosse fácil não causaria tanta polêmica assim. Tudo bem que estão plantando o que colheram, mas,gente!!, é muito difícil assistir a tudo isso sem fazer nada, ou pelo menos não sentir nada, e também eu nunca passei fome,nessa vida, e aí tirar conclusões sem experiência é fogo… Mas as eleições estão aí , agora é a hora, ou não.

Fiat Lux
Fiat Lux
6 junho de 2006 5:51 pm

Eu até acredito sim, Karos, que as pessoas que estão passando por necessidades, buscaram isso pra elas de uma forma ou de outra, nesta vida ou na anterior, mas isso não o exclui da responsabilidade de ajudá-los para o seu aprimoramento espiritual e dos outros. Seria fácil falar q aquele mendigo já foi um rico soberbo, por isso não me sinto culpado em não ajudá-lo. Na verdade a responsabilidade ou “culpa” é de cada indivíduo, mas se formos egoístas e impiedosos, estaremos criando o mesmo carma e esse círculo nunca se acabará, pois nunca evoluiremos como pessoas aqui na terra… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 junho de 2006 5:32 pm

É verdade, Karos. Somos todos co-criadores de nosso mundo, nossa realidade (e isso inclui todos os outros). Se estamos nesse estado de coisas, é por causa de PESSOAS (estejam elas atualmente no poder ou não) que partem de uma SOCIEDADE, que somos NÓS. Se todos somos um pouco culpados, também deve partir de nós a solução que queremos ver para o mundo! E cobrar de quem nos representa!

Karos
Karos
6 junho de 2006 5:24 pm

Não sei se alguém vai ler esse troço, mas… Acho me perco em duas visões sobre esse assunto… Tudo que acontece tem um motivo de ac]ontecer? O que nos acontece é fruto de nosso próprio merecimento? Nesse caso, ninguém é culpado pela fome alheia… Essas pessoas precisam passar por isso… Mas não consigo pensar assim nesse caso… (em outros momentos interpreto a vida desse modo) Acredito que há culpa sim, e a culpa não é dos corruptos… Nem de quem neles vota… A culpa é de cada um que vive e já viveu nesse mundoi e que permitiu que a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 junho de 2006 3:47 pm

Sim, é psicologia barata, mesmo. Barata porque é gratuita. Você está praticamente se desnudando à nossa frente, com sua posições ideológicas. Já respondeu que compra sua consciência com bombons e outras caridades estratégicas, que, se o governo não faz, não é da competência do povo fazer, que a caridade e a piedade são coisas vinculadas à religião, implantada pelo medo, pelo dogma, e não uma virtude característica da alma humana, e é por isso que sua consciência (sim, você tem uma, e sabe que tem!) escolheu o lado dos pensadores que negam o espírito, porque enquanto tu te apegas a… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
6 junho de 2006 2:01 pm

desculpem pelo final fora de ordem.

Fiat Lux
Fiat Lux
6 junho de 2006 1:57 pm

Aqui onde moro tb existe essa consciência humanitária e creio ser pelo pequeno tamanho dela. Em comunidades menores fica mais fácil organizar mutirões, campanhas e mesmo manter instituições não governamentais pq todo mundo se conhece e se vc dá o exemplo, o vizinho fica constrangido e acaba querendo participar tb. Pode até ser que nem todas as intenções sejam realmente sinceras, pois muita gente quer aparecer para fazer carreira política, mas enfim, se tá ajudando tá bom demais. Não queria entrar na questão do “De quem é a culpa” pq essa é uma das situações em que vale mais a… Read more »

Dani
Dani
6 junho de 2006 1:08 pm

Bombom para creche na Páscoa é responsabilidade social? Vai acabar com a miséria? Como alguém com um ponto de vista desse pode críticar qualquer outro? É muito fácil se livrar dos problemas assim, então quer dizer que uma vez no ano eu dou uns chocolates pra uma creche e já terei feito a minha parte, não importa se as crianças estão precisando de leite, de arroz, de feijão, se no resto do ano elas não vão ter uma fruta ou uma verdura pra comer? Que hipocrisia… responsabilidade social… hahaha… ajudar ao próximo, caridade é muito mais que isso, caridade pode… Read more »

Liane
Liane
7 junho de 2006 4:16 pm

Meu amigo , a sociedade não funciona , porque governos e pessoas são coisas amplamente distintas … Um pais como o Brasil jamais conseguira extirpar a miséria pois seu tratamento para com a miséria é negligente a curto e a longo prazo .. As TAXAS de natalidade entre a população marginal é exorbitante ,é uma média de 5 filhos por casal , o que acaba por multiplicar a pobreza . Não existe combate a pobreza no Brasil , não há investimentos em educação , não há politica salutar no Brasil , não há investimento em cultura , não há uma… Read more »

Cris
Cris
6 junho de 2006 6:34 pm

Oi, Acid…

Que triste isso, hein… Algumas redes, todo final do dia, mandam pães e produtos que estão em vias de perder o prazo de validade para asilos, orfanatos, etc. Evitam o desperdício e ajudam de um modo tão simples… tão simples e óbvio que pensei que fosse o procedimento corriqueiro na maioria dos supermercados, e em TODAS as grandes redes.
Sem comentários jurídicos dessa vez, só indignação.

Beijos.

ps- Não te achei ainda 😉

Anônimo
Anônimo
5 junho de 2006 9:51 pm

Sei que alguns fornecedores recolhem seus produtos quando expostos, já perto do prazo de validade, fazendo a reposição dos mesmos.
Sei, também, que alguns supermercados utilizam os produtos que estão perto da data de vencimento da validade (eu espero!) na preparação de pratos…aqueles servidos no self service do supermercado…aquela baguete recheada na padaria do supermercado…produtos vendidos a granel…etc etc

Erika Barreto
Erika Barreto
6 junho de 2006 11:15 pm

Muito bom o seu post Acid e ainda veio no momento certo. Época de copa se esquece tudo eleições, corrupção, sem terra destruindo a câmara… Recebi uma animaçãozinha que fala sobre isso, bem bacana: http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/corrente_page.htm

Boa semana pessoal! =)

Marianna Cataldi
Marianna Cataldi
16 junho de 2006 10:46 pm

Reza a lenda (infelizmente não pude procurar no tj-ba) que a Perini (aqui em Salvador) já fora processada por não destruir seu “lixo” e pessoas terem o consumido em fase de deterioramento. Antigamente ele não destruía também. Eles evitam gastos, é o que dizem…

BoB ©
BoB ©
8 junho de 2006 11:59 pm

Em tempo… “A palavra CLEPTOCRACIA, de origem grega, significa literalmente “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que tomaram o poder político nos diversos níveis e que conseguem transfomar esse poder político em valor econômico, por diversos modos. O Estado passa a funcionar como uma máquina de extração de renda ilegal da sociedade, isto é, população como um todo, em contraposição à máquina de extração de renda legal, o sistema de cobrança de impostos, taxas e tributos… Read more »

Kamala
Kamala
8 junho de 2006 11:27 pm

O que precisa é de uma ONG em que os voluntários possam recolher o que sobra do restaurante da Cristalchip, do mercado de não sei quem e da padaria do Seu Manuel e dê um objetivo a essas sobras, ou seja: possa ser distribuído, com rapidez, para não se deteriorar, aos que precisam e, eles não necessariamente devem estar “emporcando” as calçadas para não contaminar os “limpinhos” da sociedade, que por sinal podem estar necessitados AMANHÃ. Aqui vejo muitas promoções qndo o prazo de validade está chegando. Alguém citou uma vez sobre o leite que volta pra fabrica perto do… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 junho de 2006 10:08 pm

aqui na minha cidade que eh pequena, os poucos supermercados que tem doam aos centros espiritas, igrejas, e depois elas repassam aos mais necessitados….pelo menos tem um pouco de caridade por aqui

Neide
Neide
5 junho de 2006 10:49 pm

Moro no Japao, e aqui paiz de primeiro mundo ,ainda tem muitos que recolhem a comida do lixo dos fast foods,e deprimente !!geralmente sao velhos que ficam sem emprego e marginalisados pela familia.Moram em barracas de lona a beira dos rios (terra de niguem)e vira um circulo vicioso ,nao tem emprego porque nao tem endereco e nao endereco porque nao tem trabalho ,vivem do que catam nos lixos para reciclagem ,,,inacreditavel ,porem sao tantos que eu mesma custei a acreditar . Os mercados tem uma pequena gondola onde colocam as verduras e frutas em ultimo estado de consumo a preco… Read more »

H K Merton
H K Merton
7 junho de 2006 10:35 pm

Concordo contigo, Liane, em parte. Só não concordo com esse radicalismo. Quantos anos você tem? 21, 22?.. É que esse tipo de rompante idealista (embora você pretenda levantar a bandeira do não-idealismo) é típico de uma certa idade na vida; em que sobra energia e falta razão. Mas não entenda isso como crítica, não. Acho que essa eletricidade toda é necessária, às vezes. O único problema é quando perder o controle vira hábito. Mas eu disse que concordo contigo, e concordo principalmente numa coisa: Não acho nada mais deprimente do que me deparar com um grupo de sem-teto debaixo da… Read more »

neo_cortex
neo_cortex
7 junho de 2006 11:40 am

Não é questão nem de caridade, é empatia mesmo e qualquer psicólogo, barato ou caro, sabe que é um dos requisitos para um ser humano ser considerado saudável e também qualquer filósofo ou sociólogo, barato ou caro, sabe que nossa precária civilização não existiria sem empatia.
Até os macacos dividem a comida com o grupo quando em quantidade suficiente para todos.
Dacem macacos, dancem!:
http://quesabemosnos.blogspot.com/2006/06/dancem-macacos-dancem.html

BoB
BoB
5 junho de 2006 11:20 pm

Qual a CAUSA da miséria?

A resposta:

(…) O Brasil arrecadou R$ 732,87 bilhões em tributos em 2005 – e pelo menos 32% (R$ 210 BILHÕES) desse valor se esvaiu na corrupção, no empreguismo, no superfaturamento de obras públicas e outros desvios. A conclusão é de Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) (…)

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 junho de 2006 12:42 pm

Liane, 400 caixas de bombom uma vez ao ano compram sua consciência?

Joatan
Joatan
6 junho de 2006 12:26 pm

Muito nobre de sua parte CrystalShip, concordo plenamente com seu ponto de vista. Não tenho restaurante, mas sempre que posso procuro ajudar quem me pede. Nunca passei fome, graças a Deus mas me coloco no lugar dessa pessoa, deve ser horrível e humilhante esta situação. Ninguém passa fome por vontade própria…

CrystalShip
CrystalShip
6 junho de 2006 11:54 am

Liane, esse é o seu ponto de vista e o respeito. Mas, minha mãe não dá comida a todos, e sim a uma senhora apenas.Pediu q ela fosse discreta e não contasse a ninguém para claro, evitar isso q vc falou. Mas, acredito q se eu puder fazer algo pra pelo menos acabar c/ a fome de alguém naquele momento, pq não fazer? A comida em questão são sobras sim, mas limpas e pq não ir p/ alguém necessitado do q para o lixo? Pq simplemente não fazemos q podemos fazer? Trabalhei alguns anos c/ crianças carentes, e olha, a… Read more »

Liane
Liane
6 junho de 2006 10:48 am

Com relação a mensagem da (crystalship), considero um erro o seu ponto na questão do restaurante da sua mãe … Primeiramente , devo dizer que sou filho de comerciantes , e vejo meu pai cedendo esmolas para moleques que só compram cola para cheirar , e ainda por cima roubam senhoras a torto e a direito … Vc esta com seu pensamento compleamente desnorteado, pois acha que sua mãe tem de favorecer pessoas carentes com o que sobra de alimentos no restaurante . Pois eu lhe digo por expêriencia propria que isso trara más companias ao restaurante , deixara os… Read more »

Victor
Victor
6 junho de 2006 9:10 am

vota em mim! 😀

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 junho de 2006 6:37 am

Engraçado… não me lembro de ter votado em ninguém cuja campanha incluísse favorecimento à corrupção. Nem lembro de nenhum dos nossos deputados terem ganho as eleições dizendo que fariam caixa 2… por que será?

Alguma sugestão de voto pra esse ano, Espelho?

BoB
BoB
6 junho de 2006 4:11 am

Mencionar os corruptos é um ótimo começo, porque é necessário entender as causas do problema proposto. Decorre daí, por evidências, que o cerne é a questão MORAL, quer dos que foram ‘votados’ quer daqueles que os ‘escolheram’. Tanto o Dalai Lama, ao comentar o surpreendente comportamento dos homens diante da vida, e porque não mencionar também o índio brasileiro, que fez similar comentário ao europeu que aqui esteve para extrair o pau-brasil no século XVI, reforçam a importância da análise, do conhecimento e do auto-conhecimento para a superação do ‘Maia’…a ILUSÃO (ou matrix, para este contexto). Este É o próprio… Read more »

EspelhoLunarBranco
EspelhoLunarBranco
6 junho de 2006 2:27 am

Tá feia a coisa.
Primeiro o Saindo da Matrix não sabe em que mundo estamos. Depois alguém acha que caridade algum dia foi moda.
Até quando vamos continuar na cômoda posição de colocar a culpa nos corruptos (esquecemos que nós os elegemos?).
Até quando vamos continuar dormindo? Vivemos na Matrix.
Por incrível que pareça a mensagem mais esclarecedora veio da doid@.

BoB
BoB
6 junho de 2006 1:29 am

Porque não tem saúde/previdência? A resposta: (apenas um exemplo) (…)”A professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Denise Gentil garante que as contas da Previdência são POSITIVAS. Com base em dados do próprio website do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), ela diz que o SUPERÁVIT operacional da Previdência foi de R$ 8,26 bilhões, em 2004, e de R$ 921 milhões, em 2005(…) Meus cálculos são de que, em 2004, a seguridade social gerou um superávit superior a R$ 45 bilhões(…) Chego à conclusão em meu trabalho de que o Governo desviou mais… Read more »

BoB
BoB
6 junho de 2006 1:09 am

Porque não tem educação? a resposta: (apenas um exemplo) (…)”Boa parte do bilionário montante que o governo federal repassa a Estados e municípios – só no ano passado, foram R$ 32,7 BILHÕES – acaba indo parar em outros destinos. Muitas vezes, no bolso de políticos corruptos. Dez anos após a criação do fundo, o Ministério da Educação até hoje não tem nenhum mecanismo destinado a fiscalizar a aplicação do dinheiro. (…)Ao longo de 2005, os fiscais percorreram 51 municípios. Em mais da metade, encontraram desvio das verbas do Fundef e evidências de fraudes. Em 78,4%, havia irregularidades em licitações”(…) Fonte:… Read more »

Luis Fernando
Luis Fernando
17 junho de 2006 12:02 am

Melhor que dar o peixe, é ensinar a pescar:

bom exemplo

“Lula participa da formatura de alunos do Mova-Brasil Petrobras no Rio de Janeiro”

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.