DESFAZENDO EQUÍVOCOS

Por Reverenda Yvonette Silva Gonçalves

buda amida

Se você quer milagres, não procure o budismo. O supremo milagre para o budismo é você lavar seu prato depois de comer.

Se você quer curar seu corpo físico, não procure o budismo. O budismo só cura os males de sua mente: ignorância, cólera e desejos desenfreados.

Se você quiser arranjar emprego ou melhorar sua situação financeira, não procure o budismo. Você se decepcionará, pois ele vai lhe falar sobre desapego em relação aos bens materiais. Não confunda, porém, desapego com renúncia.

Se você quer poderes sobrenaturais, não procure o budismo. Para o budismo, o maior poder sobrenatural é o triunfo sobre o egoísmo.

Se você quer triunfar sobre seus inimigos, não procure o budismo. Para o budismo, o único triunfo que conta é o do homem sobre si mesmo.

Se você quer a vida eterna em um paraíso de delícias, não procure o budismo, pois ele matará seu ego aqui e agora.

Se você quer massagear seu ego com poder, fama, elogios e outras vantagens, não procure o budismo. A casa de Buda não é a casa da inflação dos egos.

Se você quer a proteção divina, não procure o budismo. Ele lhe ensinará que você só pode contar consigo mesmo.

Se você quer um caminho para Deus, não procure o budismo. Ele o lançará no vazio.

Se você quer alguém que perdoe suas falhas, deixando-o livre para errar de novo, não procure o budismo, pois ele lhe ensinará a implacável Lei de Causa e Efeito e a necessidade de uma autocrítica consciente e profunda.

Se você quer respostas cômodas e fáceis para suas indagações existenciais, não procure o budismo. Ele aumentará suas dúvidas.

Se você quer uma crença cega, não procure o budismo. Ele o ensinará a pensar com sua própria cabeça.

Se você é dos que acham que a verdade está nas escrituras, não procure o budismo. Ele lhe dirá que o papel é muito útil para limpar o lixo acumulado no intelecto.

Se você quer saber a verdade sobre os discos voadores ou sobre a civilização de Atlântida, não procure o budismo. Ele só revelará a verdade sobre você mesmo.

Se você quer se comunicar com espíritos, não procure o budismo. Ele só pode ensinar você a se comunicar com seu verdadeiro eu.

Se você quer conhecer suas encarnações passadas, não procure o budismo. Ele só pode lhe mostrar sua miséria presente.

Se você quer conhecer o futuro, não procure o budismo. Ele só vai lhe mandar prestar atenção a seus pés, enquanto você anda.

Se você quer ouvir palavras bonitas, não procure o budismo. Ele só tem o silêncio a lhe oferecer.

Se você quer ser sério e austero, não procure o budismo. Ele vai ensiná-lo a brincar e a se divertir.

Se você quer brincar e se divertir, não procure o budismo. Ele o ensinará a ser sério e austero.

Se você quer viver, não procure o budismo, pois ele o ensinará a morrer.

Se você quer morrer, não procure o budismo, pois ele o ensinará a viver.

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
169 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Simão
Simão
10 outubro de 2006 11:31 pm

Olim, já me deu vontade de largar tudo, sim, para descobrir e entender o porquê de tudo isso…

Mas tive a sorte de não ter ido por esse caminho… a “Matrix” é feita para que esse “desvelar” não aconteça.

Mesmo que um dia alguém diga que conseguiu entender tudo, ele nunca terá certeza disso… rsrs… Isso significará que ele realmente não entendeu tudo… rsrs..

Amiko
Amiko
10 outubro de 2006 4:43 pm

O que eu faço aqui?

Acredito que é por uma questão de sintonia, trocar idéias (apesar de que eu mais leio do que escrevo), e até fazer amizades (mesmo que virtual).
Grande abraço…

Olim
Olim
10 outubro de 2006 4:21 pm

Algum de vcs já sentiu vontade de largar tudo e se dedicar a descobrir, ou pelo menos entender, o sentido de tudo isto?

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 4:20 pm

Shaolim Monk

Orgasmo continua a ser ums sentido seja ele de luz ou se sombras. Até agora vc negou me responder três vezes… igual Pedro negou a Jesus… vou então ter a humildade que vc não teve.

– O que eu faço aqui?

vou responder a vcs.

– Serei o espinho que cortará o ego de vcs.

Fiat Lux
Fiat Lux
10 outubro de 2006 4:02 pm

Eu acho q no Budismo e nas filosofias orientais, dependendo da maneira que a pessoa interpreta(baseado nos seus conhecimentos adquiridos), dá a impressão de algo muito utópico atingir esse estado de impermanência. Se o cara levar muito a ferro e fogo, e ainda não tiver capacidade de exercer esses ensinamentos, pode gerar até um certo complexo de culpa ou inferioridade, considerando-se um indivíduo mau ou inferior. A meu ver, o budismo é muito específico para determinadas personalidades, não é pra qualquer um, e esse qualquer um não é desprezando sua capacidade de compreensão, simplesmente é uma questão de afinidade ideológica.… Read more »

Olim
Olim
10 outubro de 2006 3:55 pm

E desse compromisso interno surge a zona de desconforto, pois sentimos que nossos valores não mais correspondem aos que antigamente nos alimentavam.
É como um pintor que passou a vida toda pintando seus quadros numa temática e, de repente, sente que a inspiração se foi… Ele, na verdade, não mudou de tema, de outras cores, ele simplesmente mudou de paradigma e agora sua linguagem tem que ser outra de modo que tente retratar o que sente e o que agora é, e continua a roda…

Olim
Olim
10 outubro de 2006 3:47 pm

Saindo da Matrix, Fiat luz, Shaolin Monk…

Continuando o exemplo do índio, a compreensão dele é de certa forma inconsciente ou instintiva, em comparação ao fato de eu estar agora de “posse” de um entendimento mais soldificado, sedimentado em minha compreensão, através de processos mentais…
Essa nova consciência trata-se, de certa forma, de um compromisso, pois à medida que a aprofundamos adquirimon, simultaneamente, um compromisso interno, daí talvez surja o espaço para o livre-arbítrio.
@}‑;‑‑‑

Olim
Olim
10 outubro de 2006 3:21 pm

O Sol voltou a brilhar…
Saí da UTI…hehehe

Entendi perfeitamente e sinto que é por aí mesmo.
Mais uma vez, “mutius obrigaidius”(do Seu Creyssonm…hehe).

Abraços a Shaolin Monk…
Flores para todos do blog…

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 outubro de 2006 3:09 pm

É verdade, não se pode enxergar a luz virado de costas para ela. O sentido do erro tenta puxar para a escuridão. Cada deve decidir virar-se imediatamente para a luz.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 outubro de 2006 4:48 pm

Ok, Donkey você venceu. Vou revelar definitivamente porque estou aqui… Você disse que é o espinho que cortará o nosso ego. Eu Sou a luz que corta você. Você olhará para mim até ficar cego e quando ficar cego conseguirá me ver.

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 outubro de 2006 4:50 pm

Falando nisso, o fato de Pedro ter negado três vezes a Jesus, significa exatamente o ato de negar peremptoriamente o fenomeno para logo a seguir ver o Cristo (A Verdade). Donkey não importa o que você me diga, você é Buda.

Olim
Olim
10 outubro de 2006 4:58 pm

Shaolin Donkey:
Vou te ajudar.
Responda, por favor:

“O que estou fazendo aqui?”:

Resposta: a.( )Não sei.
b.( )Conhecer pessoas interessantes e suas idéias.
c.( )Compartilhar conhecimentos.
d.( )Perturbar essas pessoas de qualquer forma, csausando a discórdia.
e.( ) Levar uma porrada do Shaolin Monk.

👿

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 11:09 pm

corrigindo minha frase anterior:

Shaolin monk

Vc é Luz.
Eu SOU DEUS de onde a Luz vem e a qual sem ELE ela nada é.

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 11:05 pm

Primeiro

5 – obrigado pelas palavras… talvez vc foi o único que me entendeu.

Shaolin Monk – Vc enraizado no seu egocentrismo não consegue responder a uma simples pergunta. Tenho pena de vc. Para todos aqui vc tem uma resposta pronta lida talvez, pelos seus argumentos, em algum livrinho da Sei-cho-no-iê. Mas vc não consegue se achar no abismo que virou seu egoísmo e sua falta de humildade de apenas considerar que vc nada sabe.

Vc é Luz.
Eu SOU Deus de onde a Luz vem e a qual sem ela ela nada é.

Abraços

Bono
Bono
10 outubro de 2006 10:19 pm

Voce diz: “Não faça como eles, se entupindo de palavras e idéias”. Percebi um certo desprezo nessa frase.

Só que quem se entope de palavras e idéias, quem as coleciona como animais mortos e empalhados são os comentários dos posts do Acid e não as pessoas…

Eu pelo menos não coleciono as dos idéias outros. Coleciono minhas própias idéias, de acordo com minha própia própia exeriência, entendimento e visão.

Anônimo
Anônimo
10 outubro de 2006 10:14 pm

Entendi o que tá rolando:

estão todos DESFAZENDO EQUÍVOCOS!

rsrs

5
5
10 outubro de 2006 10:03 pm

Bono, se o seu comentário é um comentário ao meu, lamento profundamente sua capacidade de compreensão da expressão alheia. De acordo com o seu peculiar entendimento, o meu comentário anterior expressa desprezo por idéias e palavras. Dê uma chance ao raciocínio e perceba: quem despreza idéias é quem as coleciona na mente como animais mortos e empalhados, coisa que você conseguiu sintetizar muito bem quando escreveu uma das coisas mais tristes que eu já li na minha vida: ” Não se deve esperar que idéias dialoguem entre si, são só idéias.” Parafraseando você, eu digo que não se deve esperar… Read more »

Bono
Bono
10 outubro de 2006 9:03 pm

5, não se deve desprezar as palavras e as idéias, afinal é oque nos diferencia dos animais. Respirar fundo na beira do mar às vezes não nos basta. Mergulho fundo nas idéias em busca de ar.

Os comentários dos posts do Acid são um lugar para se expor idéias. Não se deve esperar que idéias dialoguem entre si, são só idéias. Elas podem no máximo convergir, se confrontar, ou se contradizer…

5
5
10 outubro de 2006 5:59 pm

Donkey, entendo a tua intenção. Eu já quis fazer o que você está tentando: questionar para refletir, mesmo que de forma jocosa, irreverente, polêmica. Mas, para meu infinito espanto, as pessoas conseguiram o prodígio de levar os questuionamentos para o lado pessoal, o que é o cúmulo da vaidade e do egocentrismo, já que o que fazemos nada mais é que conversamos sobre idéias num espaço virtual escondidos por apelidos ridículos. Tentei de vários modos diferentes estimular algo mais proveitoso que os monólogos coletivos que predominam. Mas o pessoal está muito mais interessado em defender suas opiniões do que questionar… Read more »

Bono
Bono
10 outubro de 2006 5:50 pm

(Agora vou fazer umas consideração que talvéz sejam absurdas).

Quem precisa ser corrigido é quem quer corrigir alguém além de si mesmo. O modo que a natureza encontra para resolver isso é o carma, assim oque fazemos a outro estamos na verdade fazendo a nós mesmos. Se libertar do carma seria perceber que o outro não precisa ser corrigido por nós, e manifestar a nossa natureza búdica no aqui e agora.

O difícil para mim é a segunda parte, os budistas dizem que já somos todos perfeitos, mas como manifestar a perfeição? Seria atravéz das práticas budistas?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 outubro de 2006 3:06 pm

O É, no caso que usei, equivale ao ESTAR SENDO. Se formos pegar a essência (que também É, só que num sentido mais primordial), voltaríamos ao que Shaolin fica nos lembrando o tempo todo: somos a imagem verdadeira de Deus, e tal… Até o Hitler É (essência) a imagem de Deus, só que ele escolheu SER (estar) o Hitler mau que conhecemos. E isso não é imutável! Ele (Hitler) tem o potencial pra ser uma Madre Teresa, e vice-versa. Depende só de nossa consciêncie e nossa atitude no SER (estar). Por isso no budismo se valoriza a impermanência, o movimento… Read more »

Olim
Olim
10 outubro de 2006 3:02 pm

Fiat Lux:

Comparto de coração do que acaba de dizer.

Muitíssimo obrigado.

Olim
Olim
10 outubro de 2006 12:21 pm

Frank: Parece-me que a ajuda necessita de um “pedido” por parte de quem a necessita( às vezes num simples olhar percebe-se que uma pessoa necessita de ajuda). Outra questão a meu ver é oferecer a ajuda, indiscriminadamente, sem levar em consideração que essa ajuda, embora facilitando à primeira vista, possa se tornar um problema por si mesma. Acho, como cita um antigo ditado, devemos ajudar a pôr a mochila nas costas das pessoas, porém não levá-las todo o percurso. Ajudar é a regra, mas devemos respeitar as responsabilidades inerentes a cada pessoa, faz parte de seu processo de aprendizagem e… Read more »

Ze ninguém
Ze ninguém
10 outubro de 2006 12:11 pm

quem olha para fora ,dorme/morre.
quem olha pra dentro ,acorda

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 outubro de 2006 12:10 pm

Prezado Donkey: Você julga o mundo com a régua dos seus sentidos. Você me pergunta o que eu estou fazendo aqui, como se soubesse o que esta perguntando de fato. Eu estou aqui, mas não vivo no seu mundo. Na verdade não existe dois mundos, aquilo que eu chamo de mundo verdadeiro é a única existência concreta. O mundo que você pensa que vive é um mundo temporário, uma sombra, uma projeção e se sua mente não estiver entronizada com as verdades sobre Deus (ou Buda) realmente não conseguirá entender. Largue o fardo, corra para nova vida, ela está esperando… Read more »

Ze ninguém
Ze ninguém
10 outubro de 2006 12:09 pm

A sua ironia é a confirmação do que disse….
e repito :
Quem tem ouvido que ouça…
Quem tem coração que compreenda….

Amiko
Amiko
10 outubro de 2006 12:02 pm

Frank,
Isso também já aconteceu comigo,mas como disse o Acid, o que importa é a boa ação feita. Afinal de contas, mesmo com um pressuposto egoísmo, você teve boa vontade.
Quanto a fazer média com Deus, liga não, apesar do egoísmo, deve ter alguns bônus/horas a seu favor.
🙂

Bono
Bono
10 outubro de 2006 11:36 am

Frank, a resposta budista para essa pergunta eu não sei, mas eu acho que a resposta da bhakti yoga seria mais ou menos assim: Voce deve continuar fazendo ações boas. Procurando sempre prestar serviço amoroso a Deus, fazendo sempre oque ele gosta.
Agradar a Deus vai se tornando a única coisa que voce deseja como recompensa, a medida que voce persiste nesse camnho.
Portanto voce deveria deixar de agir por amor própio e começar a agir por amor a Deus.

Olim
Olim
10 outubro de 2006 11:26 am

Antes de participar deste blog, no qual adentrei na condição de “penetra”, estava num estado mental caótico. Agora estou praticamente surtando… São tantas informações que dificilmente serão assimiladas numa vida só. Estava estudando um pouco sobre Budismo(aliás, peço sinceras desculpas sobre a palavra “auto-mutilação” num comentário que fiz, fui triste e ignorante), mas o universo da doutrina é enorme, não sei se nesta vida poderia assimilar adequadamente seus conteúdos e, ainda por cima, praticá-los. Mas uma coisa percebe-se, a ESSÊNCIA parece ser muito similar às doutrinas religiosas do nosso Ocidente, tendo por base a cristã. A diversidade neste mundo, a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 outubro de 2006 11:23 am

Bem, a ação vai continuar sendo boa. Se não pra vc, ao menos pro próximo. Ao continuar a fazê-lo, mesmo que hoje seja por interesse, vc pode acrescentar isso ao seu caráter no futuro, pode vir a fazer parte de vc de forma desinteressada. Ninguém anda de bicicleta antes de aprender a andar nas duas pernas.

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 12:53 pm

Shaolin Monk

Até agora eu não te julguei como vc o fez. E continuarei a seguir este raciocínio já que vc ainda não me respondeu:

– O que vc faz aqui?

ou seria

– o que vc faz aqui, po dentre a sombra do mundo real?

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 1:03 pm

Saindo da Matrix O saber liberta, se vc não se libertou vc ainda não sabe. O verdadeiro saber não se distingue da ação. Se vc ainda está aqui vc não sabe. E se vc não sabe não aja como se soubesse. Porque se vc praticasse o que está aqui neste blog vc já não estaria aqui. Eu sou a lembrança da ignorância (donkey) de todos vc e quando digo todos englobo a mim tb. Eu sou o espinho do mar de egoísmo e narcisimo que ronda este blog. Este blog é luz mas em vez de ficarmos nos banhando nesta… Read more »

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 1:05 pm

Só pra lembra de minha ignorância… disse que não julgaria o Monk mas o julguei no texto acima. Mas é assim. Lembro que não sei, por isso os erros, não vou me lambuzar em palavras alheias. Qualquer dia destes eu desperto.

Olim
Olim
10 outubro de 2006 2:58 pm

Estou agora na UTI…!!!

Entrei em parafuso, geral…!!!

Bueno, creio que entendi a parte de que só posso mudar o vir-a-ser, mas o É não é imutável? Pensei que fosse…

Fiat Lux
Fiat Lux
10 outubro de 2006 2:51 pm

Olim, Um indio no meio da floresta está tão próximo de Deus e da natureza, que não necessitaria realmente compreender todas essas teorias complicadas. Acredito eu que, para cada tipo de indivíduo existirá sempre um certo tipo de ” chamamento” espiritual que será mais condizente com seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua existência. O índio possui as suas próprias crenças que lhe satisfaz, o monge busdista tem as dele e assim por diante. Cada indivíduo por ser único neste universo, terá um caminho único para encontrar a própria Verdade. Já discutimos em posts anteriores que somos fruto de informações… Read more »

Olim
Olim
10 outubro de 2006 2:36 pm

Fiat Lux: Aprofundar nestes conhecimentos não seria uma perda? Digo isso imaginando um índio no interior do Brasil, distante e totalmente alheio a estes conhecimentos, como ele poderia entender essa profundidade? E será que teria alguma validade aprofundar nesses temas todos? Será que todo esse conhecimento é necessário para se aprofundar na Verdade ou só nos propicia um certo conforto de se sentir informado, sapiente, erudito…? A dúvida a que mais me mantém atento é a seguinte: será que posso de fato ser eu mesmo e não mais uma cópia, fruto do que se sabe, do que se conhece??? Ser… Read more »

Bono
Bono
10 outubro de 2006 2:15 pm

Oque eu faço aqui?
Passo uma parte do meu tempo livre, trocando idéias, só isso =)
O bom é que esse é um meio anônimo, assim a liberdade é muito maior, tanto para o confronto como para convergência de pensamentos. Portanto há menos barreiras para se lapidar a ignorância. =P

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
10 outubro de 2006 2:42 pm

Olim:
O Budismo diria: preocupe-se com o que você É, não com o vir-a-ser, porque você só pode mudar o (aparente) vir-a-ser se mudar o que você É. Porque, no final das contas, você nunca foi, nem vai ser, simplesmente É.

Fiat Lux
Fiat Lux
10 outubro de 2006 2:03 pm

Segundo algumas filosofias e religiões orientais (e algumas ocidentais, como a apometria), o Homem possui 7 corpos(taí o 7 de novo): – 2 deles de natureza física – 5 de natureza espiritual; 1. o corpo físico; 2. o corpo vital ou duplo etérico; 3. o corpo astral 4. o corpo mental inferior; 5. o corpo mental superior; 6. o corpo búdico; 7. o corpo átmico. sendo q as 3 ultimas representariam a Tríade Divina(EU) e as 4 primeiras, o Quaternário Inferior (Personalidade). O corpo Átmico é o espírito Puro, a Essência Divina em cada ser criado, por isso Deus está… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
10 outubro de 2006 1:32 pm

Donkey, melhor viver no orgasmo de palavras de luz do que viver no orgasmo de palavras sombrias. O mundo perfeito não está em um ponto do espaço, nem do tempo. É claro que o homem governado pelo ego inferior só consegue enxergar nos outros o mesmo que há dentro dele. Mas continuo afirmando, isto tudo não real. Parece bem humilde ficar dando uma de coitadinho e ignorante, mas ninguem poderá negar a verdadeira essência eternamente. O erro, treva, ignorância não tem lugar em parte alguma. Você diz que minha ignorância me prende exatamente aqui. Sakyamuni, Lao Tse, Confúcio, Jesus e… Read more »

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
10 outubro de 2006 1:07 pm

Shaolin Monk

Lembrei-me agora do:

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”…

Frank Mesk
Frank Mesk
10 outubro de 2006 10:48 am

Cara, me dá uma ajuda..

Sempre que vou executar alguma ação que julgo boa para alguém vem um pensamento em minha cabeça que diz “tá fazendo isso só pra si dar bem com Deus, né?”
Passo a imaginar que aquela ação não será boa pois está impregnada de egoísmo.
como posso agir??

Martyn
Martyn
16 dezembro de 2011 10:37 am
Wuxia
Wuxia
13 outubro de 2006 11:50 am

Donkey é o nosso Kazeon Bosatsu.

Amiko
Amiko
13 outubro de 2006 11:20 am

Donkey,

É como eu disse, o problema de entendimento é meu…mas acho que estou te entendendo.
Você tem um estilo direto nos comentários, que pode parecer arrogância, pra um leitor despreparado (eu)..
E depois, se como você disse, somos uns degraus dos outros, ta tudo certo…pisamos-nos mutuamente… Grande abraço. ;-}
No mais vou ler seus comentários e interpreta-los melhor.
Sabe como é né? O tico e o teco as veis faia.

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
12 outubro de 2006 10:07 pm

Bom, vamos por partes… 1 – Wuxia, ex-shaolin monk: Espero que a mudança de nome não tenha a ver com o que escrevi. no mais felicidades em sua jornada. 2 – Amiko. Vamaos por este exempo. Vc é um monge que está em busca da perfeição. Vc ouve alguém dizer algo a vc e VOCÊ mesmo não entendendo o que esta pessoa quis dizer VOCÊ interpreta como sendo uma PEDRA e retribui com uma PEDRADA. Depois a pessoa que lhe disse as palavras relembra a vc para pensar antes de atacar e vc ainda diz que o que lea disse… Read more »

Amiko
Amiko
12 outubro de 2006 4:00 pm

Donkey, No fundo todos retransmitem algo de uma leitura ou de ouvir dizer ou etc. Afinal de contas vivemos em sociedade e não isolados… Dizem que formamos nosso caráter até mais ou menos 7 anos (não sei se é verdade), e grande parte é com “o que dizem” e exemplos de nossa família. Não quero dizer que não tenhamos condições de ter idéias próprias, mas até estas vêem, nem que seja do subconsciente, de ideologia, leitura, do disse que me disse. E assim vamos formando mais e mais pensamentos próprios…ou não. Não sei se é isso, mas penso assim, e… Read more »

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
12 outubro de 2006 3:12 pm

De novo Ui – vc entendeu o que eu qis dizer. Com isso fico feliz ao saber que tem pessoas aqui que conseguem perceber o meu objetivo ao dizer aquelas frases. Bono – Existe duas coisas diferentes: incetivos e motivações. Vc incentiva alguém mas motivação é da própria pessoa. Quando digo minhas palavras é incentivando um debate menos fugaz e querendo realçar o que a pessoa relamente pensa pra que ela reflita se o que ela escreve aqui é fruto do que ela realmente sente ou ela retransmite de alguma leitura. A derrubada do egocentrismo realmente é pessoal pois parte… Read more »

george !
george !
12 outubro de 2006 3:08 pm

¡Yô tengo el pelo rizado! Totalmente…Se toda as doutrinas trabalham pela paz, porque os sacerdotes que devem saber orientar deixam que os adeptos se percam em confrontos desumanos? Pior ainda entre doutrinas que trabalham pela paz! Talvez no dia em que a humanidade estiver em harmonia total algo seja realmente revelado! Concordo com o dialogo, pois crescer sem se comunicar é crescer instintivamente, como um animal, é claro que não exatamente pelo fato de o ser humano ter conhecimento do bem e do mau…A linguagem, culta ou não, é necessária para a expressão, para a humanidade, para a vida inteligível.… Read more »

Simão
Simão
12 outubro de 2006 1:05 pm

Acompanhando a boa discussão de idéias sobre o papel do budismo em relação à Matrix, gostaria de dizer que há uma máxima esóterica bem interessante, aparentemente contraditória, que diz que se você se envolver diretamente com as coisas da Matrix, admirando-a, a natureza, os seres, amando a Matrix a todo momento, sentindo-se partícipe dela, homenageando a “Criação”, você se “ilumina”. Enfim, o contraditório está no fato de que para se “iluminar”, ir “além” dela, seria preciso se “envolver” com a Matrix, não “fugir” dela. Seria preciso estar muito ligado à Matrix, não isolado dela por meditação ou desapego total, por… Read more »

Ui
Ui
12 outubro de 2006 1:03 pm

O donk tá falando do blog e não do plano terrestre!!

Ui
Ui
13 outubro de 2006 2:02 pm

Tábom Donkey…Kong….tó frescando. é KING mesmo! Tu é esperto mano, de rocha, assim como um bucado de gente ai, ô! Então porque agente não sai logo da frento do Pc e vai refletir, treinar e se libertar ai pelo mundo…aproveitar enquanto ainda há horizonte, Verão, chuva boa, Arvores e flores bonitas? Tentar melhorar ou pelo menos manter o Lindo Mundo que está se indo pela propria existêncio do Homem ignorânte. PRATICAR:) o bem o que é bom, ver o por do sol e melhor aindo o nascer! Não é só aqui que se adquere conhecimento e reflexão, não é só… Read more »

Wuxia
Wuxia
13 outubro de 2006 3:25 pm

E ai Ui beleza? É guerreiro mano, mas tudo bem, gostei de você. Kazeon Bosatsu é uma sabedoria que segundo o budismo se manifesta de 33 formas diferentes (número simbolico) para que cada pessoa possa ter a possibilidade de refletir e evoluir. Por exemplo se tu é casado pode ter uma sogra “chata” que vive pegando no seu pé, mas quando você transcende o aspecto frugal e temporário da “velha” a harmonia se restabelece. Por que de fato vemos nas pessoas o que temos dentro de nós mesmos. Na verdade ninguem ensina ninguem, seria muita prepotência querer melhorar outras pessoas,… Read more »

Ui Donkey
Ui Donkey
13 outubro de 2006 7:24 pm

Ui,

e quem disse que eu não saio por ai vivenciando o que eu digo? Na verdade é aí que levo minhas maiores petelecadas, pois é dificil aplicar no cotidiano o que se diz , aqui, em palavras, daê meus questionamentos, pois assim como a sua vida, imagino, passo somente uma hora por dia em frente ao computador e nessa hora (das 00:00 às 01:00), com certeza seria difícl interagir com alguém.

No mais abraços…. quem sabe a gente um dia não se reuni pra um bate-papo tete-a-tete?

Martyn
Martyn
16 dezembro de 2011 10:33 am

quem tem mais informações em português sobre esse desenho…

佛典故事01。佛說阿彌陀經。全長版

http://www.youtube.com/watch?v=uQU0IT0Q0is

佛典故事02。佛說無量壽經。全長版

http://www.youtube.com/watch?v=YQG11d-JIQs

Andreh Torres
Andreh Torres
23 julho de 2009 3:59 pm

Todos Os Paradoxos Podem Ser Reconciliados. 🙂

Anônimo
Anônimo
24 março de 2007 1:43 pm

Cada uma…no geral adorei o resumo sobre o Budismo,é por aí!

herval
herval
11 março de 2007 11:59 pm

tenho visitado este sítio algumas vezes, caladinho, porque nada sei para ensinar aos outros. mas gostei muito e tenho aprendido alguma coisa. queria dar uma humilde colaboração quanto essa coisa de eliminar o ego. A idéia não é minha mas li certa vez\ sobre a comparação do ego com a calda de um girino. Ele precisa dela para sobreviver, buscar alimento, proteção, etc. Se ela for liminada ele morre simplesmente. Mas ele evolui e desenvolve outros instrumentos(as patinhas, por exemplo) a cauda(o ego) apodrece e morre. Agora, aquele girino se torna um sapo, transcende inclusive o seu mundo submerso e… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
6 janeiro de 2007 12:55 am

Acho que o ponto alto deste blog são justamente os comentários dos participantes, que, com sua visão, contribuem para o assunto, seja discordando, acrescentando, analisando, dando sua visão para algo que não pode ser encarcerado como A Verdade, como A opinião definitiva. Enquanto o pessoal compreender isso, aqui será um lugar abençoado… mas de vez em quando aparece algum ego querendo ter A palavra definitiva sobre algum assunto e dizer o que é verdade e o que não é.

rock_rs
rock_rs
5 janeiro de 2007 11:48 pm

Muitos aqui escrevem bonito e tem ideias fortes conseguidas de qualquer fonte e forma que seja. Alguns jah nem trocam mais ideias, mas jah levam a um novo grau de discussão “formal”. Não tenho todo o conhecimento de todos aki mas tenho o que preciso, por isso queria deixar uma pergunta, mesmo que possa parecer incoerente e talz…O que queria saber eh q soh pelo fato de pessoas postarem nesse blog com de certa forma algum intuito e chegarem até um ponto de discussão onde nada se resolve (axo eu) jah nao seria um problema do tal ego??? e talvez… Read more »

Anônimo
Anônimo
22 novembro de 2006 10:36 am

Muito bom!
Adorei essa demonstração sobre o Budismo, contrastando assim com falsas ideias do que ele vem a ser!

Wuxia Donkey
Wuxia Donkey
13 outubro de 2006 7:45 pm

Wuxia (ex-shaolin monk) Pelo jeito vc gosta de artes marciais, pois se não me engano, wuxia, é tb um estilo de filmes de artes marciais onde há queles saltos incriveis (mas posso estar enganado). Deu a entender em seu post à Amiko (cito pois meu nick é citado)que SEMPRE devemos agir com carinho e amor em nossa críticas. Já que vc gosta de artes marciais deve já ter ouvido falar dessa história (real), se não, tome-a como uma crítica-reflexão: Nas suas aulas de artes marciais (quando criança) o ator/atleta Jet li sempre era o mais exigido. O mestre sempre o… Read more »

george !
george !
12 outubro de 2006 12:49 pm

Olin me explica melhor esse negocio de conhecimento acumulado impede o acesso ao fato em si!

Marcel
Marcel
11 outubro de 2006 4:56 pm

[QUOTE]Cara, me dá uma ajuda.. Sempre que vou executar alguma ação que julgo boa para alguém vem um pensamento em minha cabeça que diz “tá fazendo isso só pra si dar bem com Deus, né?” Passo a imaginar que aquela ação não será boa pois está impregnada de egoísmo. como posso agir??[/QUOTE] Olha que interessante, concordo que uma característica humana importante é que todos sofrem! Eu também me deparei com essa encruzilhada. A resposta que eu encontrei, refletindo um pouco(como os comentaristas aqui do blog pregam), foi a seguinte: 1° Isso prova que você será muito promissor, pois reúne as… Read more »

Frank Mesk
Frank Mesk
11 outubro de 2006 11:53 am

Livro de Urântia, Documento n.º 103, pág. 1.141, 9. A Essência da Religião: “…O budismo, na sua forma original, é uma das melhores religiões sem um Deus, entre as que já surgiram em toda a história evolucionária de Urântia [Terra], embora, ao se desenvolver, essa fé não tenha permanecido sem Deus. A religião sem fé é uma contradição; sem Deus, é uma inconsistência filosófica e um absurdo intelectual…”

Olim
Olim
11 outubro de 2006 11:06 am

Dani:

Flores para vc,
com todo carinho…

@}‑;‑‑‑ @}‑;‑‑‑

Olim
Olim
11 outubro de 2006 10:57 am

Simão:

Obrigadão pela ajuda.
Estou fazendo um “balanço” de minha vida e essa sua opinião, junto com a de Fiat Lux, estão sendo muito importantes.
Obrigado, mais uma vez…

Olim
Olim
11 outubro de 2006 10:46 am

Oi, Fiat Lux… É, infelizmente o melhor caminho de sabermos o que somos é iniciando pelo o que não somos, como se fosse um processo de eliminação. Parece que aquele sentimento de desconforto, como se algo estivesse faltando ou mesmo de um certo inconformismo com a realidade aparente, é um chamamento para refletir, ponderar, meditar e tomar- ou não- uma decisão… Às vezes sinto que a coragem de mudar exige a serenidade de assimilar as experiências anteriores; outras vezes tenho a impulsividade, quase que raivosa, de mudar radicalmente. A vontade de largar tudo, após suas palavras, agora, não me parece… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
11 outubro de 2006 10:01 am

Frank Mesk, Muito bonito esse texto e concordo tb. O único problema, no meu caso, é justamente vc ter tanta fé em alguém (Deus)que a gente nem faz idéia se seja ALGUÉM, pois a nossa pobre e limitada visão mortal não nos permite ter essa certeza. O fato de sermos criados para acreditar apenas naquilo que vemos, (o que a ciencia mais e mais nos mostra que estamos redondamente enganados pela ilusão), dificulta essa entrega total de fé, como Jesus a praticou qdo passou por aqui. Ele sabia da existencia de Deus, nós ainda não temos essa certeza, pois nunca… Read more »

Frank Mesk
Frank Mesk
11 outubro de 2006 9:36 am

Livro de Urântia, Documento n.º 196, A Fé de Jesus, pág. 2087:”…Jesus não se apegou à fé em Deus como o faria uma alma que se debate em luta contra o universo, ou que se agarra à luta de morte contra um mundo hostil e pecaminoso; ele não recorreu à fé meramente como uma consolação em meio a dificuldades, ou como um conforto em meio à ameaça do desespero; a fé não era apenas uma compensação ilusória para as realidades desagradáveis e os sofrimentos da vida. Ao enfrentar todas as dificuldades naturais e as contradições temporais da existência mortal, ele… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
11 outubro de 2006 9:18 am

Olim, eu não sou velha…hehehe mas qdo era mais jovem, eu pensava em largar tudo sim para encontrar as respostas das minhas dúvidas. Mas na medida em que fui estudando e fazendo minhas pesquisas de religiões comparadas, e paralelamente crescendo e vivendo na matrix, fui percebendo que a matrix é a escola onde eu posso apreender o sentido de tudo. A matrix nos coloca numa posição antagônica do que, eu penso, ser a finalidade de nossa existência espiritual, mas é o único meio(a MEU ver) para que eu encontre em mim mesma os meus defeitos e os corrija; precisamos vivenciar… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2006 8:42 am

😐

Wuxia
Wuxia
11 outubro de 2006 11:58 am

Donkey reconheço agora o quanto estava iludido e atolado no egocentrismo graças às suas dicas. Que Deus te favoreça.

Ex-Shaolin Monk.

Bono
Bono
11 outubro de 2006 12:21 pm

Shaolin Donkey, voce deveria procurar egocentrismo apenas em voce mesmo e deveria querer eliminar o egocentrismo apenas de voce mesmo.

Mas sei lá, posso estar errado também…

Wuxia
Wuxia
11 outubro de 2006 3:47 pm
lex
lex
12 outubro de 2006 2:13 am

“O cão manso e o cão bravo!” Certa vez, um camponês quiz testar a sabedoria de um mestre e de seu vilarejo. Então, andava sempre com dois cães, um deles muito manso e o outro muito bravo. Na aldeia, ele perguntava a todos: “Qual destes cães vence?” – todos imediatamente respondiam: “O mais bravo, lógico!”… não havia ninguém que discordasse disto, e assim, repleto de confiança, foi até o mestre para perguntar-lhe o mesmo. Chegando lá, apresentou os dois cães ao mestre e repetiu a pergunta: “Qual destes cães vence?” O mestre os olhou, e após uma breve pausa, respondeu-lhe:… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
12 outubro de 2006 12:24 am

A idéia de “liberdade” de algo externo, essa sim, é uma ilusão. Do que você vai se libertar? Do fardo da vida? Da prisão dos sentidos? A ilusão permanece mesmo depois da morte, mesmo depois da iluminação, num nível mais sutil… Mesmo buda, após a iluminação, teve de viver na ilusão. Mas sem ESTAR na ilusão. O budismo não promete uma libertação da Matrix, mas sim uma libertação de suas próprias amarras mentais… se você puder, claro, e estiver disposto a isso… algo que a maioria não quer, por mais que pense que queira.

Vampiro
Vampiro
11 outubro de 2006 8:40 pm

Sair da Matrix não seria se libertar?
Pelo que posso perceber o budismo apenas nos enfia mais, em uma outra Matrix só que bem mais poderosa, por que usa a palavra “verdade” para levar esses seres a um outro mundo ou outra Matrix, que eu chamaria de Matrix da verdade, mas sair da Matrix não seria ser “Livre” e não preso em outra Matrix? (Espero não ter embolado a cabeçinha de vocês).

Vampiro
Vampiro
11 outubro de 2006 8:31 pm

hehehehe, todos engraçados.
Sinceramente fazem-me rir, interessante usar o nome Matrix, pois o Budismo não seria uma outra forma de enfiar esses seres em uma outra Matrix só que mais poderosa. Haha pensem nisto.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
11 outubro de 2006 6:42 pm

Pra sair da Matrix… sem estar fora dela 🙂

Anônimo
Anônimo
11 outubro de 2006 6:20 pm

ou seja…pra q serve o budismo? hehehhehehehhee 😆

TRInITY
TRInITY
11 outubro de 2006 6:12 pm

Ou seja, se quiser uma religião não procure o Budismo.

Olim
Olim
11 outubro de 2006 3:57 pm

É extensa, mas é linda:

O GÊNIO
http://comtexto.incubadora.fapesp.br/portal/prosa/genio

(Usem LINKS pra textos longos, pelo amor de Shiva…)

Frank Mesk
Frank Mesk
11 outubro de 2006 8:14 am

Livro de Urântia, Documento 117, pág. 1278, Deus – O Supremo: “As partes e os indivíduos do grande universo evoluem como um reflexo da evolução total do Supremo, ao mesmo tempo em que, por sua vez, o Supremo é o total sintético acumulativo de toda a evolução do grande universo. Do ponto de vista do mortal, ambos são recíprocos, evolucionários e experienciais”.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 outubro de 2006 11:59 pm

O Shaolin tá fazendo exatamente o que está fazendo: lembrando que só existe a imagem verdadeira de Deus 🙂
E você, Donkey?

Anônimo
Anônimo
5 outubro de 2006 5:00 pm

Não conheço muito sobre o budismo. Não conheço muito sobre esse blog.
Mas tô adorando ler os textos. Principalmente sobre o espiritismo.
Gostei do modo como as coisas são expostas aqui… de um certo humor que torna as coisas bem fáceis de compreender.
Um abraço…
Da mais nova visitante…

Jota
Jota
7 outubro de 2006 10:07 pm

O Budismo, antes de mais nada, mereçe ser bem estudado para que possamos emitir uma opinião bem fundada a respeito do texto, que aliás, é uma opinião pessoal de uma entre várias budistas. Sou espírita, não porque busco curas, fenômenos, empregos, etc., mas porque busco respostas que até então nenhuma outra doutrina apresentou tão claramente, sem cerimônias, rodeiso, alusões complexas ou sacerdotes sabe-tudo… 😉

BoB ©
BoB ©
7 outubro de 2006 9:27 pm

Egomaníaco: O objetivo não seria ELIMINAR o ego, mas sim, TRANSMUDAR a percepção que dele temos através do autoconhecimento.

será bom crescer nestes blogs.
será bom crescer nestes blogs.
7 outubro de 2006 7:46 pm

Para “Aquqele”, matutamente, A VERDADE What this it? qual é verdade, tá me tirando, ou melhor dizendo, me botando ideias na cabeça?! São maesmo ideias boas já que é Ela, pronome para o da oraçãao sujeito que no caso é a verdade, a Verdade!! Não se pergunta da verdade com o “qual” ou o “que”, pois ela é mais complexa do um simples pronome relativo, uma preposição, um artigo( como o “um”, arrtigo indefinido) ou mesmo uma preposiçao. será verdade o que digo? ou você oou ele ali, quem diz? E este é verdadeiro? Só mesmo a verdeade!! E quem… Read more »

Cláudio
Cláudio
7 outubro de 2006 7:41 pm

Eu não ia procurar o budismo mesmo.

Anônimo
Anônimo
7 outubro de 2006 4:17 pm

DEUS E BUDA… Há pessoas que interpretam que no budismo não há “Deus”. O assunto é polêmico dentro da própria comunidade budista. Este artigo da Wikipédia ajuda a clarear a questão. Gostei também da explicação sobre o assunto contida na introdução do livro “The Life of Milarepa”, de Lobzang Jivaka: O Buda, muito longe de negar que havia um Absoluto, garantiu que aqueles que alcançassem a iluminação deveriam se fundir com Isso e assim perceber a Realidade em oposição ao mundo das ilusões e dos fenômenos. O que ele realmente disse, contudo, que tem levado pessoas a acusarem-no de ateísmo,… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 outubro de 2006 12:29 am

Um budista eu não sei o que diria; já Buda diria: “Não acredite no que você ouviu (ou leu); Não acredite em tradições porque elas existem há muitas gerações; Não acredite em algo porque é dito por muitos; Não acredite meramente em afirmações escritas de sábios antigos; Não acredite em conjecturas; Não acredite em algo como verdade por força do hábito; Não acredite meramente na autoridade de seus mestres e anciãos. Somente após a observação e análise, e quando for de acordo com a razão e condutivo para o bem e benefício de todos, somente então aceite e viva para… Read more »

Fábio Floripa
Fábio Floripa
6 outubro de 2006 11:54 pm

Muito bom o post – muito bom meeesmo! Pena que na minha cidade o único templo do gênero é tão longe… se bem que, pelo que eu conheço e pelo que o post indica, o budismo é essencialmente prático e sem frescuras. Assim, gostaria de saber, o que um budista me recomendaria para começar a segui-lo, considerando que eu não tenho acesso a templos ou budistas conhecidos próximos – ou seja, só sites na web como fonte de informação a respeito? Esse post, junto com o pouco que conheço sobre budismo, só confirma que os orientais têm muito a ensinar… Read more »

egomaníaco
egomaníaco
6 outubro de 2006 5:55 pm

Até hoje, não consegui suplantar esta dúvida, como eliminar o ego, se nós nos manifestamos pelo ego, destruir o ego é para mim um sinônimo de auto-aniqualamento. ————————- vc não elimina o ego. o ego é seu filtro pra trocas aqui no “mundo exterior”. O ego não é o vilão. ele só tem que aprender a fluir com o todo, o qual ele não controla e exatamente por isso ele, o ego, fica a criar teorias, religiões, ideologias e afins para justificar sua ilusão de controle. O ego não é o inimigo. Não há inimigo. Não há inferno. Não há… Read more »

Anônimo
Anônimo
5 outubro de 2006 1:36 pm

Primeirona 🙂

Muito bem sintetizada a essência do budismo. Não concordo com alguns itens que vc colocou… mas no geral é isso mesmo.

Att.

Cris

Shaolin Monk
Shaolin Monk
5 outubro de 2006 1:56 pm

Se você estiver a procura de um milagre, saiba que o único milagre é o ser humano se apresentar doente, pobre, corrupto e etc. A Verdade faz o milagre desaparecer.

5
5
5 outubro de 2006 2:02 pm

“Se você estiver a procura de um milagre, saiba que o único milagre é o ser humano se apresentar doente, pobre, corrupto e etc. ”

Não entendi nada 😕

george ! escrevendo não,
george ! escrevendo não,
5 outubro de 2006 3:44 pm

foi um erro … publicando com um conceito principal de um dia de seu incrível (respeitado só que está virando mídia de manipulação e ainda assim são muito boa as suas relações filosóficas e criticas de doutrinas) blog, causando uma má impressão nos despreparados então preparios para evitar conflitos certo!?

Olim
Olim
5 outubro de 2006 3:37 pm

Parece auto-mutilação…
Por isso adoro o Espiritismo como doutrina, é claro, pois “religiões”, nem pensar!!!

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
5 outubro de 2006 3:33 pm

A perfeição do mundo de DEUS é que ele criou apenas uma Porta Estreita, mas deixou muitos caminhos para serem trilhados até lá.

george !
george !
5 outubro de 2006 3:05 pm

A religião é feita por seus adeptos dentro de certas doutrinas e regras, não é exatamente o ombro consolador o que a humanidade quer e é melhor despertar as pessoas sobre aceitar, refletir, raciocinar para que forcem a “igreja” a deixar seu orgulho de lado (!) antes que V.Mce saia escrevendo isso por ai esculhambando indiretamente outras doutrinas,…assim faria duas coisas corretas! Sem ressentimentos…não quero briga e nem ser arrogante! 😡 🙂

Marli
Marli
5 outubro de 2006 2:48 pm

A definição mais clara que já vi do que realmente é o Budismo.
Parabéns!

Shaolin Monk
Shaolin Monk
5 outubro de 2006 2:35 pm

caro 5, diz-se lua minguante e vemos só uma parte dela certo? porém a lua continua intacta no seu tamanho e forma original. O homem é essencialmente perfeito, tudo que seja dessemelhante a esta perfeição original é o nada querendo ser alguma coisa. Você olha para a sombra (possiveis defeitos) e pensa equivocadamente que seja o original. É um “milagre” aquilo que é perfeito demonstrar “imperfeições”. Deus é o Eterno Agora, certo? Ele disse que tudo quanto havia criado era Muito Bom! Ora, este estado de Muito Bom continua prevalecendo eternamente, é a única coisa que existe, pois Deus não… Read more »

george !
george !
5 outubro de 2006 2:34 pm

Sei que não foras tu que escreveste isso, digo tambem que não foi um budista, não emportando quem foi, descubra o sujeito oculto desta oração!

Vanessa
Vanessa
5 outubro de 2006 2:31 pm

Ótima síntese do Budismo! É bem isso, a essência do budismo é paradoxal, pode, aparentemente, não ter lógica. Por isso, afasta muita gente e pode até assustar.Definitivamente, é uma religião para poucos. Para poucos corajosos. Num mundo em que a maioria está a procura de consolo,de um alento, de refúgio para o sofrimento, de solução para problemas, milagres e explicações sobre Deus, a vida e a morte, o budismo leva o indivíduo ao encontro de si mesmo e ao vazio de seu ser.E esse nada pode surpreender, ao revelar que é tudo o que temos de verdadeiro e importante. Quem… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
6 outubro de 2006 4:46 pm

Bingo, é isto mesmo, não podemos sair, porque nunca entramos. (hehehe).

Anônimo
Anônimo
6 outubro de 2006 4:14 pm

Ah tá Shaolim Monk…Pelo que leio nos seus comentários você vai dizer que a Matrix não existe o que existe é a imagem perfeita de Deus, acertei? Brincadeirinha 😆

Ui Donkey
Ui Donkey
16 outubro de 2006 3:53 am

Algumas dúvidas e considerações 1 – O que é plano de Yalta? 2 – Como não gostei da comparação de Bush/Sadam, Hitler/Lenin, direi outra comparação entre mim e e samir-wuxia-shaolin monk : ATUAL DALIA LAMA /QUINTO DALAI LAMA Todos lama, atuações diferentes. Qualquer dia conto a história do Quinto Dalai Lama… – Me dê um pouco de pipoca da qual vcs comiam enquanto eu escrevia. – Sempre entrei como Donkey… o prefixo era só pra designar a quem estava me dirigindo – A msi velha arte marcial oriental vem da Índia e não da China. Tanto é que foi um… Read more »

Bono
Bono
16 outubro de 2006 5:28 pm

Donkey, procure oque voce vê de errado nos outros dentro de voce mesmo. Quanto mais coragem voce tiver nessa empreitada mais semelhanças vai encontar. Aí voce vai perceber que não precisa corrigir os outros. Não temos uma definição doque seja a verdade, mas sabemos que se algo é dito de forma a ofender alguém ou de forma autoritária e violenta, isso não é a verdade. Eu também perco bastante tempo e paciência tendo que aturar as besteiras dos que me cercam. Tenho tentado praticar isso, até porque não tive nenhuma outra alternativa, e venho obtendo resultados razoáveis. =) Nos casos… Read more »

Anônimo
Anônimo
16 outubro de 2006 10:17 pm

Caro Samir ou Shaolin Monk, O fato é que mesmo essa carroça vazia, que só sabe fazer barulho te acertou em cheio, te afetou, mecheu com seu “Ego”; querendo você ou não, mostrou sua fraqueza… O fato também é, que mesmo a gente contemplando a “imagem verdadeira” como você sempre diz aqui, ninguém jamais se tornará a imagem verdadeira se primeiro não deixarmos cair nossas muitas máscaras, reconhecer nossas limitações, viver a vida reconhecendo nossa “humanidade” que mesmo falha é ela quem vai nos revelar o “divino”. Isso está bem claro no outro post sobre Jung. Percebo que aqui está… Read more »

Bono Donkey
Bono Donkey
16 outubro de 2006 10:42 pm

Caro colega em tudo que há na terra sempre existirá lutas ruins e o BOM COMBATE. Humildade é aquela pessoa que percebe que sozinha, nada é. Covarde é aquela pessoa que foge ao bom combate. Refltia, viver é difícl, todos sabem, evoluir, mais ainda. O bom combate não necessariamente cheira à pétalas. Se alguém chega com vioência (desde que vc ache que é), harmonize-se com o universo. Quem está como universo nada teme. Volto a dizer, tudo o que digo, não é humilde, mas tb não creio que seja violento (vcs pdem achar, fazer o que), mas com certeza tem… Read more »

Saindo da Matrix Donkey
Saindo da Matrix Donkey
16 outubro de 2006 10:49 pm

Acid, vc apagou meu post, então irei reformula-lo para ver se agora ele pode ficar… irei escrever direcionado a todos… Mas não sai do que escrevi acima: Não fujas do bom combate. O bom combate te engrandece. Se sentires fraco, harmonize-se com o Universo, se sentires forte, lembre-se que o bambu duro quebra ao vento. Não sejas covarde escondendo-se atrás de uma falsa humildade. “Não irei lutar porque sou humilde e a luta não irá me engrandecer. A mãe que acorda cedo para trazer sustento aos filhos, luta o bom combate. O professor que ainda aprende com os alunos, luta… Read more »

Anônimo Donkey
Anônimo Donkey
16 outubro de 2006 10:57 pm

Ei cara

Taí…

aprendi muito hoje com seu post…

vc disse tudo o que eu queria e conseguiu ser direto sem ser rude… pô…parabéns mesmo… vou meditar sobre isso… abraços

Shaolin Monk
Shaolin Monk
17 outubro de 2006 7:57 am

Falei algumas besteiras, reconheço isso. Como pratico Kung-Fu chinês, Taijiquan, Shuajiao, Chin-Na e Sanshou a quase 30 anos não tenho medo de combate. Estou de volta com mais força e coragem. Agradeço ao Donkey(te reverencio como Kanzeon Bosatsu) pelas chibatadas que me fizeram acordar para certos pontos. Anonimo, você está certo, concordo plenamente, às vezes falo muito sobre a Imagem Verdadeira do ser, e não tinha percebido que isso poderia soar meio superficial, vou tratar de melhorar esta parte. Bono o seu comentário é pertinente, agradeço suas colocações, também prefiro transcender os aspectos cheios de defeitos e esforçar-me por procurar… Read more »

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
17 outubro de 2006 9:22 am

Caros Irmãos. Que a PAZ do SENHOR esteja com todos. Pelo que entendi de Buda, é que ele foi mais que apenas uma figura histórica que viveu anos atrás. Foi uma criatura extraordinária que por suas experiências pessoais encontrar a iluminação e uma forma de se despertar os potenciais interno de cada um. Com isso criou uma forma de pensar que oferece respostas práticas para as diversas situações vivenciais, além de uma forma de supera-las. Trabalhou como um instrutor para a solução dos problemas humanos, tanto pessoais como coletivos, se considerando uim curador de almas, com um remédio que é… Read more »

Saindo da Matrix Donkey
Saindo da Matrix Donkey
16 outubro de 2006 3:56 am

Filme de artes marciais da Shaw Brother?
Só se for com tradução do título por tradutores brasileiros… tipo… títluo original.. subtítulo brasieliro nada a ver. Eu sugiro um:

BUDDHAS BLOODLY WORDS FIGHT
– Desfazendo Equívocos –

Ficou legal, né?

Até o próximo filme

Shaolin Monk
Shaolin Monk
16 outubro de 2006 8:21 am

Ui, Valeu pela força, aproveitei o domingo para meditar e fiz grandes descobertas e estou tranquilo com a consciência em paz. Ao “acaso” me deparei com a seguinte parábola que vocês já devem conhecer, mas vale a pena refletir sobre ela novamente: “Uma certa manhã, meu pai convidou-me para um passeio pelo bosque. Aceitei com prazer. Ele parou junto a uma clareira e depois de um pequeno silêncio, perguntou-me: – Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa? – Estou a ouvir uma carroça… – Isso mesmo…! – disse o meu pai. É uma carroça vazia… Perguntei-lhe:… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
15 outubro de 2006 12:48 pm

Isso tá parecendo filme de arte marcial dos Shaw Brothers, com direito a confrontos, alianças e final meloso…

Shaolin Monk
Shaolin Monk
6 outubro de 2006 4:06 pm

Caros amigos lamento informá-los, mas não é possível sair da matrix…

R.
R.
6 outubro de 2006 1:00 pm

Bem… na minha humilde opinião o texto ficou muito bom e é um ótimo resumo do que é o Budismo. Embora, como eu disse…e novamente na minha humilde opinião…o texto é mais compreensível a quem medita e já leu a respeito do budismo.

Wuxia
Wuxia
13 outubro de 2006 7:02 am

Donkey, eu realmente entendi sua intenção. Fique tranquilo Wuxia significa Guerreiro, mudei de nome para começar um novo caminho alicerçado em maior entendimento. De maneira nenhuma você me magoou, como disse Santo Agostinho: “Prefiro os que me criticam, porque me corrijem, do que os que me adulam e me corropem”. Sinceramente, Muito Obrigado.

Wuxia
Wuxia
14 outubro de 2006 12:58 pm

Donkey beleza? Estou te estranhando amigão. Eu sou obrigado a aceitar suas críticas feito cordeirinho, mas se eu faço críticas a você, você fica rebelde? Eu estou tentando tirar proveito de nossa conversa sim, e você? Sabe ser humilde também? Daqui a pouco você vai querer me ensinar Wushu Kung-Fu também (ensinar o padre rezar missa – hehehe). Eu já passei por esta fase que você está agora. Já bati duro nas pessoas tentando melhora-las, para minha decepção só piorou. Conselho de amigo, segue outro caminho. No seu último comentário, em uma parte até senti amor de sua parte querendo… Read more »

Donkey Donkey
Donkey Donkey
14 outubro de 2006 12:13 pm

Donkey, se você realmente quisesse aprender algo com outras pessoas, fecharia a boca (já que vc só tem uma) e abriria mais seus ouvidos (já que vc tem dois) para ouvi-las. Pelo jeito o seu negócio e ganhar sempre, gritando bem alto para que os outros se sintam inferiores. Os caras ai estão até humildes tentando levar numa boa suas investidas. Tu mais parece um cara vazio por dentro berrando alto na esperança de parecer superior. Olha pro ce mesmo negão, c vai toma um susto. De boas intenções o inferno tá cheia.

Donkey Donkey Donkey
Donkey Donkey Donkey
15 outubro de 2006 4:52 am

Como vc me chamou de negão, embora eu não seja (não fiquei ofendido com a palavra “negão” e sim , por não sê-lo, nesta vida pelo menos) posso argumentar que creio que vc seja o Wuxia. Primeiro, não me importa de verdade o que vc pensa. Segundo , também se vc não for o wuxia, não vai mudar minha vida. Minhas palavras sós servirão realmente se vc realmente for o Wuxia. E a única pessoa a saber é vc. Não importando vc Donkey-donkey vir a dizer que não é Wuxia (ex-shaolin monk). Minha tese se sustenta pq pelo que percebi… Read more »

Wuxia Donkey
Wuxia Donkey
15 outubro de 2006 4:42 am

Wuxia, Acho que vc criou tb o personagem Donkeu Donkey… Aqui~, creio, eu… ninguém perde, todos ganham, se alguém perde é o Ego, se alguém ganha é o Eu verdadeiro. Vc pratica wushu kung fu? eu pratico aikido. Vc é mestre de kung fu? Eu sou harmônico com o aikido. Vc acha o wushu kung fu o melhor. Eu SEI que não existe melhor ou pior, existe somente Nós-Deus-Uno. – Palavras de O-Sensei Morihei Ueshiba: “Eu nunca sou derrotado, por mais rápido que o inimigo possa atacar. Não é porque minha técnica é mais rápida do que a do inimigo.… Read more »

Shaolin Monk e Wuxia
Shaolin Monk e Wuxia
15 outubro de 2006 12:33 pm

Donkey, Estas serão as minhas últimas palavras dirigidas a vossa pessoa. Primeiro gostaria de agradecer, talvez se tivessemos oportunidade de nos conhecer melhor com certeza seriamos bons amigos. Você diz ter pena de mim considerando meus defeitos e imperfeições, como se eu fosse um coitadinho, entretanto eu, não tenho um pingo de pena de você. Não por desprezo, mas sim, porque considero você um Filho de Deus, que não precisa de mim nem de ninguem para corrigi-lo. Você pratica Aikido, que felicidade em saber, eu pratico Tai Chi Chuan além do Wushu Kung-Fu e sabe-se que o grande mestre Morihei… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
18 outubro de 2006 5:21 pm

Ui,

Tu é divertido pacas, irmão. Deus te abençoe.

Cristian
Cristian
9 outubro de 2006 11:47 pm

A meu ver, Budismo é a prática para relembrar as Verdades( ou “A Verdade”) oculta dentro de nós mesmos, e que um dia(a queda?) foi esquecida. É sairmos da amnésia de que somos seres divinos.

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
9 outubro de 2006 12:18 am

Shaolin Monkey se vc não existe , se existe somente a imagem verdadeira de Deus, pergunto:

– O que vc está fazendo aqui?

William
William
8 outubro de 2006 6:29 pm

Vejo sue este “blog” é bem informativo e relativamente diversificado. Li agora a pouco o post sobre homessexualidade e verifiquei que deu bantante pano pra manga, poderia propor um novo tema sobre essa questão mistificada: O sexo entre iguais…
Enfim, parabens pela pagina, está ótima, voltarei com certeza.
Um abraço

William

Morganashiva
Morganashiva
8 outubro de 2006 6:23 pm

Very nice, boy! 😆

Gostei muito do texto.

Beijos!

Muita Luz!!!

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 outubro de 2006 12:57 pm

Está em cartaz (pelo menos em SP) o filme argentino “O Buda“. Parece ser bom.

5
5
8 outubro de 2006 11:44 am

que pena.

a vida não basta para si própria.

precisa fantasia.

raramente há carnaval.

se as letras até vida podem criar, por que viver ?

palavras bastam para si próprias.

Bruno H.
Bruno H.
8 outubro de 2006 10:59 am

Namastê.
(O Buda que habita em mim se diverte muito com o que o Buda que habita em alguns aqui escreve)

BoB ©
BoB ©
8 outubro de 2006 12:30 am

OK Egomaníaco, entendi tua colocação.

egomaníaco
egomaníaco
8 outubro de 2006 12:10 am

Egomaníaco: O objetivo não seria ELIMINAR o ego, mas sim, TRANSMUDAR a percepção que dele temos através do autoconhecimento

isso bob. eu não disse que o objetivo é elimina-lo.

Íris
Íris
9 outubro de 2006 1:27 am

“O ser humano cultuará algo, não tenha dúvidas sobre isso. Podemos pensar que nosso tributo é pago em segredo no recesso escuro de nossos corações, mas ele se revelará. Aquilo que domina nossas imaginações e nossos pensamentos determinará nossa vida e nosso caráter. Portanto, cabe a nós ter cuidado com o que adoramos, pois o que nós estamos venerando nós estamos nos tornando.”
Ralph Waldo Emerson

@}‑;‑‑‑

Shaolin Monk
Shaolin Monk
9 outubro de 2006 8:00 am

What? Shaolin Donkey? (hahaha). A minha resposta para você é a mesma que Jesus deu a Pilatos quando ele perguntou o que era a Verdade. Agora se você for só um pouquinho esperto, vai até a Bíblia e lê.

Olim
Olim
9 outubro de 2006 8:25 am

Desculpe-me se é extenso o texto abaixo: O Lama Gaúcho ( Entrevista com Alfredo Aveline, que foi professor do Departamento de Física da UFRGS de 1969 à 1994, com um intervalo de dois anos e meio. Em 1982 tornou-se budista tibetano, em 1993 recebeu o nome de Padma Samten ( Padma = lótus; Samten = estabilização meditativa) e em dezembro de 1996 foi ordenado lama do budismo tibetano – extraído do http://www.bodisatva.org/entrevistas) O QUE É O BUDISMO? O budismo é um conjunto de práticas que levam a pessoa a reconhecer sua natureza e a natureza do mundo a seu redor,… Read more »

Shaolin Donkey
Shaolin Donkey
9 outubro de 2006 10:46 pm

Shaolin Monk

Por suas palavras a Búblia não existe.. só existe a imagem verdadeira de Deus.. então pra que eu vou ler a Bíblia, volto a perguntar.. o que tu faz aqui?

Fábio Floripa
Fábio Floripa
9 outubro de 2006 9:54 pm

Acid,

Esperava algo mais prático, mas obrigado de qualquer forma…

Ah, poderia rolar por aqui um hora dessas um post a respeito de yoga – que tal?

Olim,

O Krishnamurti não está sozinho nessa colocação a respeito de conhecimento e sabedoria. O Osho teve a mesma opinião…

lex
lex
9 outubro de 2006 9:49 pm

“Quando alguém crê com a fé inabalável que possui a verdade, deve “saber que crê”, e não “crer” que “sabe”.”

Shaolin Monk
Shaolin Monk
9 outubro de 2006 5:07 pm

Se o homem pode alcançar o estado búdico, é porque ele possui a natureza búdica desde o príncipio. “Namu-amida-butsu”

Olim
Olim
9 outubro de 2006 11:32 am

Diretamente do espaço metafísico e transcendental, Olim diz:

-Se estou morto, então, queridos e queridas, há vida após à Morte!!!

😀

Olim
Olim
9 outubro de 2006 11:28 am

Ih, será que eu morri e não me avisaram?! @}‑;‑‑‑

Zé ninguém
Zé ninguém
9 outubro de 2006 11:14 am

É engraçado, mas alguns comentários parecem de pessoas que pensam compreenderem a verdade…..
escrevem de maneira autoritária….estão mortos.
Ótimo texto….
Quem tem ouvido que ouça…
Quem tem coração que compreenda.

Olim
Olim
9 outubro de 2006 10:57 am

Oi, pessoal… Sempre tenho sido contra uma idéia de J. Krisnamurti, na qual ele afirma que o conhecimento é uma barreira para se acessar à Verdade. Mas, hoje, percebo que existe uma linda verdade em que afirma. O conhecimento acumulado realmente impede o acesso ao fato em si, uma vez que as palavras e as idéias sobre os fato sempre estão alicerçadas em nosso conhecimento de informações e, assim, somos por indução a concluirmos um fato imparcialmente ou não-conclusivamente. É o que percebo a respeito das grande indagações de que temos a respeito do ser humano, da Verdade, do Amor…… Read more »

Anônimo
Anônimo
6 outubro de 2006 12:24 pm

Até hoje, não consegui suplantar esta dúvida, como eliminar o ego, se nós nos manifestamos pelo ego, destruir o ego é para mim um sinônimo de auto-aniqualamento.
Não consigo entender, como existir sem ego, talvez fora da matéria, seja possível viver sem ego, mas aqui?!!!

Anônimo
Anônimo
6 outubro de 2006 12:19 pm

R.:
Realmente não conheço o Budismo, sendo assim – e tampouco-, compreendo a Filosofia Budista.É a pura verdade!!!
Conheço budistas, vários…
Mas volto a afirmar e a repetir, supondo que vc não compreendeu: não me referi à Filosofia Budista, mas sim ao texto colocado neste blog…

Booster
Booster
5 outubro de 2006 10:07 pm

Li a palavra religião ali em cima? Considero o budismo uma filosofia de vida, não uma religião.

vinous
vinous
5 outubro de 2006 9:41 pm

ô gênio, só pro teu conhecimento, pior é que não serve mesmo!

Djinn
Djinn
5 outubro de 2006 9:23 pm

Parece que nem mesmo alguns Budistas daqui entenderam o texto.
Então Bruno, nem tente entender.

Bruno H.
Bruno H.
5 outubro de 2006 8:32 pm

Em resumo, o budismo não serve para quase nada. 🙂

lex
lex
5 outubro de 2006 7:47 pm

quanto ao “AME A SEU PROXIMO COMO A TI MESMO”, Buda ja falava sim sobre isto… só que 500 anos antes e em outras palavras…

existem transliterações imprecionantes entre o Budismo e o Cristianismo.

ambos vieram de um ambiente religioso muito arraigado e para redefini-lo, ambos foram perseguidos pelos sacerdotes e ambos não escreveram de próprio punho seus pensamentos, mas deixaram marcas indiscutíveis de sua presença na terra onde viveram e em povos que nem conheciam… por tempos infindaveis…

que todoa se beneficiem…

lex
lex
5 outubro de 2006 7:40 pm

duas coisas: diz-se que Buda ditou estas palavras para seu aluno Atula (versos 227 e 228 do Dhammapada): “Atula, sempre foi assim, não é uma coisa nova. As pessoas criticam aqueles que se sentam em silêncio e também criticam os que falam demais, e mesmo aqueles que falam pouco. não existe portanto neste mundo quem possa fugir das críticas… antes porém ja dizia (Dhammapada 50): “Não olhe a maldade dos outros, aquilo que fizeram e aquilo que não fizeram. Em vez disto, olhe o que “você mesmo realizou” ou “deixou imcompleto”. Pense apenas nisto…” As palavras da reverenda servem para… Read more »

R.
R.
5 outubro de 2006 7:40 pm

O texto é lindo, embora eu acredite que aqueles que praticam meditação terão muito mais facilidade de compreender cada uma das afirmações. Olim o Budismo não “mutila” nada que seja bom…mas como buda sempre disse é preciso que vc viva isso para entender…e o budismo não é uma religião ( não há deus no budismo ), é uma filosofia de vida ao meu ver. 🙂

robson
robson
5 outubro de 2006 6:56 pm

O budismo tras valiosas lições para o hobem se auto descobrir.
Mas para a perfeição humana, falta só um ensinamento deixado pelo Cristo:
AME A SEU PROXIMO COMO A TI MESMO

Simão
Simão
7 outubro de 2006 10:26 pm

Ler simples verdades sobre o budismo como aquelas afirmações e dizer que o budismo não serve para nada é o mesmo que ler um texto sobre a água, que diria que a água é insípida, inodora e incolor, e dizer que ela é nada, que não serve para nada.

Se você não experimentá-la, você nunca saberá se o que você mesmo disse é verdade.

BoB ©
BoB ©
6 outubro de 2006 12:12 am

a)do Houaiss – Religião:
(…)qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica etc.

b)pt.wikipedia.org/wiki/Religião:
Religião é um termo que nasceu com a língua latina: “religare” = “religar”, o que poderia significar a tentativa humana de “religar-se”: a suas origens, a seu(s) criador(es), a seu passado. Acabou sendo adotado para designar qualquer conjunto de crenças, normas e valores que compõem artigo de fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas.

Neide
Neide
6 outubro de 2006 3:20 am

Muito profundo !!!!!!!Quem tem ouvidos pra ouvir …….que ouca !!!
Abraco fraterno

R.
R.
6 outubro de 2006 11:49 am

Quem acredita que o Budismo não serve para nada ou que trata-se de auto-mutilação não compreende o budismo ou nunca conheceu um budista sequer.

Olim
Olim
6 outubro de 2006 11:00 am

Saindo da Matrix:

Graças ao teu blog o mundo foi, temporariamente, salvo…hehehehe

🙂

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
6 outubro de 2006 9:56 am

Caros Irmãos. Que a PAZ do Senhor esteja com todos.
Apesar das dificuldades que os não praticantes da doutrina do Budismo têm para entender o texto, o que ele diz simplesmente é que: – no Budismo será ensinado a reforma intíma.
Da mesma forma que no Espiritismo tudo que se ensina é a reforma intima do Ser. A busca por seu aperfeiçoamento Moral e Intelectual, o crescimento do espírito.
Está parece ser a grande mensagem do texto, com Buda lhes ensinaremos o seu crescimento espiritual, seu aperfeiçoamento como Ser.

Giba
Giba
6 outubro de 2006 9:36 am

Concordo com o Bruno! O Budismo, por si só, não serve pra quase nada mesmo! O que ‘resolve’ é a atitude interior, as práticas simples (como sentir os pés, mãos ou outras partes do corpo enquanto conversamos)… o REAL entendimento, como falou o Shaolin. O Budismo comporta um ensinamento maravilhoso, um conhecimento muito fino que, acima de ser bonito de ler ou ouvir, se completa no dia-dia, através das práticas. Mas não é pra todo mundo. O supra-sumo, a essência, é pra poucos. Não vem de uma curiosidade intelectual e sim de um chamado interno profundo. Diria até, uma necessidade.… Read more »

Olim
Olim
6 outubro de 2006 9:27 am

Kane: “É…Pelo visto muita gente visita este blog não com o intuito de sair seriamente da Matrix, mas só como curiosidade mesmo. Ps: Não sou Budista” Realmente estou no site de curioso. A curiosidade é a mola-mestre das transformações. Obrigado por me situar neste blog, no mundo e no Universo, enfim, na Matrix. Tentarei continuar, como curioso, neste blog, se os demais permitirem, é claro. Acho até que você pode definir quem eu sou, para onde vou, de onde vim, etc., etc., e etc. Quando citei da “auto-mutilação” sabia que alguém ficaria poderia ficar curioso em saber o porquê de… Read more »

Shaolin Monk
Shaolin Monk
6 outubro de 2006 8:53 am

O mestre budista Shinlan disse: “A fé verdadeira vem da natureza búdica, e esta é o próprio Buda” outra vez disse: “A mente é tão abominável quanto uma serpente.” Mesmo os discipulos dele daqule época e os que seguem o budismo hoje pensam que o mestre estava se referindo a natureza pecaminosa do ser, eis que entra o ensinamento: “Ele o ensinará a pensar com a sua própria cabeça”. O que Shinlan quiz dizer foi para as pessoas se libertarem do aspecto aparente do homem e, volver-se para a sua natureza búdica. A natureza búdica transcende o eu pecaminoso e… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
6 outubro de 2006 8:14 am

” Se vc quer uma crença cega, não procure o Budismo.
Ele o ensinará a pensar com a sua própria cabeça.”

Ótimo post.

kane
kane
6 outubro de 2006 7:33 am

Não acredito que li comentários do tipo:
“Parece auto-mutilação…”
“Em resumo, o budismo não serve para quase nada. :)”
É…Pelo visto muita gente visita este blog não com o intuito de sair seriamente da Matrix, mas só como curiosidade mesmo.
Ps: Não sou Budista

Tulio
Tulio
5 outubro de 2006 6:35 pm

Uma vez estava conversando sobre um sistema de RPG ( Mago: A Ascenção.. Tem uma visão interessante sobre a realidade, universalismo e tal ) com um amigo e saiu uma frase que apesar de não ser totalmente correta, é uma síntese q nem a sua:

O budismo é para os iluminados

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.