A BIOLOGIA DO PENSAMENTO

Após vermos estudos que indicam que a meditação pode ajudar a combater o vírus da AIDS, vemos agora um cientista afirmar que é a mente que modela a vida das pessoas

Por Mônica Tarantino e Eduardo Araia, para a Revista Planeta

Um respeitado pesquisador de células-tronco, o norte-americano Bruce Lipton rompeu as fronteiras da biologia tradicional ao incorporar a ela conceitos da física quântica. Idéias surgidas a partir dessa ótica, como a equivalência da membrana celular ao “cérebro” das células e o controle que o ambiente exerce sobre as células a partir de suas membranas, confirmam a íntima relação mente-corpo e indicam como podemos usar os pensamentos para assumir o controle de nossa vida. Lipton relata sua extraordinária trajetória em “A Biologia da Crença” (Ed. Butterfly), tema da entrevista a seguir.

A BIOLOGIA DO PENSAMENTO

PLANETA – O que é a “nova biologia” a que o senhor se refere em seu livro?
Bruce Lipton – Quando introduzi esses conceitos, em 1980, quase todos os meus colegas cientistas os consideraram inverossímeis. Mas a profunda revisão que a biologia convencional tem feito desde aquela época a leva hoje às mesmas conclusões a que cheguei 25 anos atrás. Os cientistas sabem que os genes não controlam a vida, mas a maior parte da imprensa ainda informa ao povo o contrário. As pessoas atribuem inicialmente suas deficiências e doenças a disfunções genéticas. As crenças sobre os genes levam-nas a se ver como “vítimas” da hereditariedade. Os biólogos convencionais ainda consideram que o núcleo (o componente interno da célula que contém os genes) “controla” a vida, uma idéia que enfatiza os genes como o fator primário desse controle. Já a nova biologia conclui que a membrana celular (a “pele” da célula) é a estrutura que primariamente “controla” o comportamento e a genética de um organismo. A membrana contém os interruptores moleculares que regulam as funções de uma célula em resposta a sinais do ambiente. Para exemplificar: um interruptor de luz pode ser usado para ligá-la ou desligá-la. O interruptor “controla” a luz? Não, já que ele é controlado pela pessoa que o aciona. Um interruptor de membrana é análogo a um interruptor de luz quando liga ou desliga uma função celular, ou a leitura de um gene – mas ele é, de fato, ativado por um sinal do ambiente. A nova biologia enfatiza o ambiente como o controle primordial na biologia.

Sua teoria também está relacionada à física quântica…
Pela medicina convencional, os “mecanismos” físicos que controlam a biologia se baseiam na mecânica newtoniana, a qual enfatiza o reino material (átomos e moléculas). Já a nova biologia considera que os mecanismos da célula são controlados pela mecânica quântica. Ela se concentra no papel das forças de energia invisíveis que formam, coletivamente, campos integrados e interdependentes. Para a mecânica quântica, as forças invisíveis em movimento nos campos são os fatores fundamentais que modelam a matéria. Os cientistas também reconhecem que as moléculas do corpo são controladas por frequências de energia vibracional, de forma que a luz, o som e outras energias eletromagnéticas influenciam profundamente todas as funções da vida. Entre as forças energéticas que controlam a vida estão os campos eletromagnéticos gerados pela mente. Na biologia convencional, a ação da mente não é incorporada à compreensão da vida. Por isso, é uma surpresa a medicina reconhecer que o efeito placebo responde por pelo menos um terço das curas médicas, incluindo cirurgias. Ele ocorre quando alguém sara devido à sua crença de que um remédio ou procedimento médico vai curá-lo, mesmo se o medicamento for uma pílula de açúcar ou o procedimento for uma impostura. A nova biologia ressalta o papel da mente como o fator primordial a influenciar a saúde. Nessa realidade, uma vez que controlamos nossos pensamentos, tornamo-nos mestres de nossa vida, e não vítimas dos genes.

Em que a nova biologia difere do darwinismo?
Ela frisa que a evolução não é conduzida pelos mecanismos sublinhados na biologia darwiniana. A teoria de Darwin oferece dois passos básicos para explicar como a evolução ocorreu:
1) mutação aleatória, a crença de que as mutações genéticas são randômicas e não influenciadas pelo meio ambiente – a evolução é conduzida por “acidentes”;
2) seleção natural, na qual a natureza elimina os organismos mais fracos numa “luta” pela existência, na qual há vencedores e perdedores.
Novas descobertas oferecem uma imagem diferente. Em 1988, uma pesquisa revelou que, quando estressados, os organismos têm mecanismos de adaptação molecular para selecionar genes e alterar seu código genético. Ou seja, eles podem mudar sua genética em resposta a experiências ambientais. Outros estudos mostram que a biosfera (todos os animais e plantas) é uma gigantesca comunidade integrada que se baseia em uma cooperação das espécies. A natureza não se importa com indivíduos numa espécie, mas com o que a espécie como um todo está fazendo para o ambiente.
Segundo a nova biologia, a evolução:
1) não é um acidente;
2) baseia-se em cooperação.
Uma teoria mais recente sobre o tema ressaltaria a natureza da harmonia e da comunidade como uma força motriz por trás da evolução.

Como o senhor concluiu que podemos comandar e mudar nossas células e genes?
Minhas primeiras idéias científicas basearam-se em experiências que comecei em 1967, usando culturas de células- tronco clonadas. Nesses estudos, células geneticamente idênticas foram inoculadas em três placas de cultura, cada qual com um diferente meio de crescimento. Em uma placa, as células-tronco se tornaram músculo; em outra, células ósseas; na terceira, células de gordura. Meus resultados, publicados em 1977, revelam que o ambiente controlou a atividade genética das células. Esses estudos mostram que os genes propiciam o surgimento de células com “potenciais”, os quais são selecionados e controlados pela célula a partir de condições ambientais. As células ajustam dinamicamente seus genes de forma que eles possam adaptar-se às demandas do ambiente. Mais tarde, descobri que a membrana celular equivalia ao cérebro da célula. No desenvolvimento humano, a pele embriônica é a precursora do cérebro. Nas células e no ser humano, o cérebro lê e interpreta a informação ambiental e então envia sinais para controlar as funções e o comportamento do organismo.

Quem está no comando do nosso corpo?
Nas primeiras semanas do desenvolvimento do embrião, os genes basicamente controlam o desenvolvimento do plano corporal de um humano (criam dois braços, duas pernas, etc.). Uma vez que o embrião toma a forma humana (torna-se um feto), os genes assumem uma posição secundária, controlando o desenvolvimento do corpo pela informação ambiental. Durante esse período, a estrutura e a função do corpo fetal são ajustadas em resposta à percepção do ambiente da mãe, que, via placenta, influencia a genética e a programação comportamental do feto. A “leitura” dos sinais ambientais (no útero e após o nascimento) capacita as células do corpo e seus genes a fazer ajustes biológicos para sustentar a vida. Como os sinais ambientais são lidos e interpretados pelas “percepções da mente”, a mente se torna a força básica que, em última instância, modela a vida de uma pessoa.

Como os campos energéticos controlam a bioquímica do corpo?
As funções do corpo derivam do movimento das moléculas (basicamente proteínas). As moléculas mudam de forma em resposta a cargas eletromagnéticas ambientais. Influências físicas tais como hormônios e remédios podem oferecer essas cargas elétricas indutoras de movimento. Mas campos de energia vibracional harmonicamente ressonantes também fazem as moléculas mudar de forma e ativar suas funções. Enzimas de proteínas podem ser ativadas num tubo de ensaio por substâncias químicas e por frequências eletromagnéticas, como ondas de luz.

Podemos evitar doenças enviando mensagens positivas para nossas células?
Só 5% das doenças humanas são relacionadas a defeitos genéticos de nascença. Portanto, 95% de nós nascemos com um genoma adequado a uma vida saudável. Para os doentes dessa maioria, a pergunta é: por que estamos tendo problemas de saúde? Reconhece-se hoje que o estilo de vida causa mais de 90% dos problemas de coração, mais de 60% dos casos de câncer e, talvez, todos os casos de diabete tipo 2. Quanto mais olhamos, mais vemos como nossas emoções, reações à vida, dieta pobre, falta de exercício e estresse modelam nossa vida. Como temos um controle significativo sobre nosso organismo, podemos reprogramar a saúde e a vida com nossas intenções. Se de fato soubessem como o seu organismo funciona, as pessoas poderiam influenciar sua saúde, e isso seria o melhor preventivo para a doença.

É possível remodelar nossos pensamentos mais profundos?
O problema é que não entendíamos como a mente trabalha. Temos duas mentes, a consciente e a inconsciente. Associamos a primeira à nossa identidade pessoal – é a mente pensante, racional. A mente subconsciente opera sem a supervisão da consciente – é a “mente automática”. Se as crenças da mente subconsciente conflitarem com os desejos da mente consciente, quem ganhará? A resposta é clara: a mente subconsciente, pois ela é uma processadora de informações um milhão de vezes mais poderosa do que a outra e, como os neurocientistas revelam, opera em torno de 95% do tempo. Pensávamos que se a mente consciente se tornasse cônscia de nossos problemas, automaticamente corrigiria quaisquer programas negativos descarregados na mente subconsciente. Mas isso não funciona, porque a mente subconsciente é como um gravador – ela grava comportamentos (os fundamentais, na maioria, são armazenados antes dos seis anos de idade) e, ao se apertar um botão, o programa será repetido incontáveis vezes (hábitos). Não existe uma “entidade” na mente subconsciente que “ouça” o que a mente consciente quer.

Pensamentos positivos funcionam quando a meta desejada é apoiada pelas intenções da mente consciente e pelos programas da mente subconsciente. Quanto a isso, existem três maneiras de mudar crenças velhas, limitantes ou sabotadoras na mente subconsciente: a meditação budista mindfulness, a hipnoterapia clínica e a chamada “psicologia da energia”. Todos esses métodos são discutidos na seção “Resources” do meu site (www.brucelipton.com).

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lucas
Lucas
24 fevereiro de 2020 7:27 pm

Colar digital estimula mente e permite sentir qualquer sentimento

Dispositivo garante gerar calma ou alegria instantaneamente e começará a ser vendido ainda este mês.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/colar-digital-estimula-mente-e-permite-sentir-qualquer-sentimento.ghtml

Lucas
Lucas
15 dezembro de 2019 2:43 pm

É preciso perdoar: ciência confirma ligação da mágoa com infarto

Médicos dão dicas de como perdoar e, assim, ser mais saudável

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-preciso-perdoar-ciencia-confirma-ligacao-da-magoa-com-infarto/

Inácio
Inácio
30 outubro de 2019 5:05 pm

Dúvida: Ele diz: “Pensávamos que se a mente consciente se tornasse cônscia de nossos problemas, automaticamente corrigiria quaisquer programas negativos descarregados na mente subconsciente. Mas isso não funciona, porque a mente subconsciente é como um gravador – ela grava comportamentos (os fundamentais, na maioria, são armazenados antes dos seis anos de idade) e, ao se apertar um botão, o programa será repetido incontáveis vezes (hábitos). Não existe uma “entidade” na mente subconsciente que “ouça” o que a mente consciente quer.” 1) A mente subconsciente “grava” sem o conhecimento da mente consciente? Ela absorve de tudo e todos, menos da mente… Read more »

Uranium
Uranium
22 outubro de 2019 6:08 pm

Qualquer livro pode ser resumido em três palavras. Qualquer palavra tem no mínimo três significados. Qualquer significado se resume em três outras palavras. Para qualquer nascimento é necessário no mínimo 3 forças. Aplique este principio fundamental do mundo material a tudo. Comecem daí. O universo começará a fazer sentido para seu senso matricial que está no cerne de sua mente. No mundo espiritual é outro princípio. Bem entendido o princípio do mundo material, o mundo material se manifesta. Matemáticos e poetas conhecem a métrica do criador. Não irei mais longe, o neófito cansa-se fácil. Ops, o gênio do vento leste… Read more »

Uranium
Uranium
22 outubro de 2019 5:53 pm

Humanos mal compreendem um único átomo de hidrogênio. Origem, nascimento, vida e transformação. E se prestam a falar das ilusões que os cercam. Pobre povo humano. Ainda presos às amarras da fé e do pensamento débil. Saem de uma matrix e entram em outra, o tempo todo. Infinito sono.

Igor
Igor
15 dezembro de 2009 12:21 pm

Técnica para encontrar os chatos, diga qualquer coisa que possa atingi-los, rapidamente eles vão ou ficar putinhas ou vão tentar fazer piadinhas sem graça e usar a velha retórica, sem contar que normalmente se esforçam para falar mais besteiras do que já falam normalmente. Fazendo assim é só aguardar um pouquinho que eles já aparecem, quem quiser pode conferir.

Igor
Igor
15 dezembro de 2009 12:28 pm

Mister X Essa é fácil, porque o Lionheart (coração de leão, que meiga) é antes de tudo um dos chatos, ele mesmo começa, e ele mesmo é que fica putinha e tenta ser engraçadinho, e ele realmente se esforça em perder o tempo dele por um só motivo, ser chato, ora se existem muitas pessoas com as mesmas idéias que ele no mundo todo ele não precisaria ficar lendo nem respondendo os que ele mesmo começou chamando de babacas, mas o papo dos céticos é tão chato e limitado também que nem eles aguentam ficar só na deles, então eles… Read more »

mister x
mister x
15 dezembro de 2009 12:55 pm

Igor,

Eu acho que no fundo, os adeptos do Dawkins, que se dizem ateus, tem uma crença tão forte e tão arraigada no próprio ateísmo, que de tão forte tornou o próprio “ateísmo” em seu deus.
Mas isso é demais pra eles aceitarem neles o que tanto criticam, ou seja, a fé…

Por isso se incomodam tanto com a fé alheia.

Kapeta do inferno!
Kapeta do inferno!
15 dezembro de 2009 1:07 pm

Ta vendo como uma intervenção do Kapeta(ou kapetovsky em russo rs) faz um monte de gente entrar em conflito!?!
Luz uma pinóia, eu quero é ver o oco!!!

Tau
Tau
15 dezembro de 2009 2:42 pm

kiabo azul
kiabo azul
15 dezembro de 2009 2:57 pm

só mais essa:
Mister x disse:
“o Lionheart,

A pergunta que fica é: Porque você perde tempo com babacas e com os metababacas?

Porque isto te importa ou te incomoda??

Pense a respeito…”



Resp: é porque ele transcendeu a meta-babaquice. rs

mister x
mister x
15 dezembro de 2009 12:19 pm

Lionheart,

A pergunta que fica é: Porque você perde tempo com babacas e com os metababacas?

Porque isto te importa ou te incomoda??

Pense a respeito…

Igor
Igor
15 dezembro de 2009 12:05 pm

Lionhear, corrigindo eu sou você amanhã.

Lionheart
Lionheart
15 dezembro de 2009 8:55 am

Igor, deixa eu tentar entender: você é um babaca que perde tempo criticando a crítica que os babacas fazem sobre a babaquice dos babacas que escrevem neste espaço.
Resumindo: você um metababaca!

Igor
Igor
15 dezembro de 2009 8:21 am

Depois do Neo Ateismo proclamado pelo Richard Dawkins, to pensando em criar um outro movimento, o ANTI CHATICE, os que se dizem céticos e ateistas conseguem ser tão chatos quanto os teistas cabeças ocas que conseguem chegar em lugar nenhum e ficam falando coisas infundadas, então no final da história os dois são a mesma merda chato pra kralho, cada um aprisionado a sua visão limitadinha do mundo, e os dois achando que são a última gota do deserto de sabedoria, e os céticos ainda tem um problema além de falar besteiras aos montes, ainda costumam ser bravinhas e ficar… Read more »

joao luiz
joao luiz
15 dezembro de 2009 7:59 am

aquela citaçao do arnold foi uma pérola, axei que a galera ia entender mas axo que só eu aqui que frequento academia…

kiabo azul
kiabo azul
15 dezembro de 2009 7:00 am

babaca por babaca todos nós somos um babaca! E viva a babaquice.

Coringa
Coringa
14 dezembro de 2009 10:51 pm

Trilha da hora: Chico Buarque O Que Será (À Flor Da Pele) O que será que me dá Que me bole por dentro, será que me dá Que brota à flor da pele, será que me dá E que me sobe às faces e me faz corar E que me salta aos olhos a me atraiçoar E que me aperta o peito e me faz confessar O que não tem mais jeito de dissimular E que nem é direito ninguém recusar E que me faz mendigo, me faz suplicar O que não tem medida, nem nunca terá O que não… Read more »

billy shears
billy shears
14 dezembro de 2009 9:52 pm

Joao Luiz: “Pedi Força… e Deus me deu dificuldades para eu ficar forte.

Pedi Sabedoria… e Deus me deu problemas para resolver.

Pedi Prosperidade… e Deus me deu cérebro e músculos fortes para trabalhar.

Pedi Coragem… e Deus me ofereceu perigo para eu superar.

Pedi Amor… e Deus colocou em minha vida pessoas com problemas para eu ajudar”

Sábias palavras…

Valeu!

billy shears
billy shears
14 dezembro de 2009 9:46 pm

Igor: “Será que eu perdi alguma coisa.”

Sim….o limite da babaquice…

http://www.youtube.com/watch?v=LpNEqkINCVA&feature=related

rsrsrsrs

Lionheart
Lionheart
15 dezembro de 2009 3:40 pm

Miste X Eu gosto de provocar um pouco às vezes, quando eu vejo que estão fugindo muito do tópico e ficam babando ovo um para o outro (ou para o Acid). Tem horas em que o tom aqui fica muito… morno, se é que você me entende. Acho que eu li muita coisa do Paulo Francis quando era adolescente e acabei mal influenciado. rsrs Mas claro que eu não escrevo apenas por escrever. Eu tento defender aquilo em que acredito. Igor Cansei de você. Não quero mais brincar. Deixa eu tomar ovomaltine em paz, senão eu conto pra minha mãe,… Read more »

Lionheart
Lionheart
15 dezembro de 2009 3:58 pm

Kapeta
Vai pro diabo que te carregue!

Anônimo
Anônimo
25 janeiro de 2011 9:15 pm

Existe um gênio dentro de cada um de nós. A nova ciência sugere que a fonte de habilidades é muito mais interessante e improvisada do que inata. Frases como “atleta nato” e “inteligência natural”, que há tempos haviam concluído que o talento é uma coisa genética que nasce com a pessoa, estão por fora. Acontece que tudo o que somos é um processo de desenvolvimento, e isso inclui o que nós recebemos de nossos genes. Um século atrás, os geneticistas viam os genes como “fixos”, sempre proferindo as mesmas linhas exatamente da mesma maneira. Nos últimos anos, porém, os cientistas… Read more »

valmir andrade
valmir andrade
16 fevereiro de 2010 7:33 pm

Todos os cientistas fora do padrão, que às vezes são até inteligentes e sempre têm teorias exóticas, que nunca são publicadas nas principais revistas científicas, sempre têm espaço em outros locais, como na Internet, para as publicarem e o público alvo são sempre pressoas leigas que ficam admiradas pelas suas teorias e estes pseudo-cientistas sempre utilizam conceitos de ENERGIA, porque “energia” explica tudo sem demonstrar nada: enegia endóclina, energia morfogenética, energia espiritual, energia exoenergética, Um campo cheio de energia..etc… Por isso, que é difícil ser um matemático ou lógico exótico,se for é doido. Em matemática – deve-se demontrar!!!Não precisa de… Read more »

Anônimo
Anônimo
27 janeiro de 2010 8:19 pm

Produção científica do Brasil ultrapassa a da Rússia, indica levantamento. Número de publicações de artigos de brasileiros deve se tornar o 2º maior dos países Bric. A produção científica brasileira ultrapassou a da Rússia, antiga potência na área, caminha para superar também a da Índia e se consolidar como a 2ª maior entre os Bric’s (Brasil, Rússia, Índia e China), segundo levantamento feito pela Thomson Reuters. O levantamento acompanhou a produção científica nos quatro países com base na análise das 10.500 principais revistas científicas do mundo. Segundo a pesquisa, a produção brasileira avançou de 3.665 para 30.021 artigos científicos publicados… Read more »

Anônimo
Anônimo
7 janeiro de 2010 3:57 pm

“O antropólogo Prof. C. Owen Lovejoy, da Universidade Estadual de Kent, em Ohio, EUA, especializado em estudos sobre as origens da espécie humana, assegura ter encontrado evidências de que não foram os homens que surgiram a partir dos macacos, mas, ao contrário, foram os macacos que apareceram a partir do homem.” (…) “Jogue fora todos aqueles posteres e livros que retratam um macaco evoluindo até um ser humano, diz o professor de Antropologia da Universidade do Estado de Kent, Dr. C. Owen Lovejoy. Um antropólogo biologista reconhecido internacionalmente que se especializou no estudo da origem humana, Lovejoy é um dos… Read more »

Acid
Acid
29 dezembro de 2009 10:03 am

mah, ele pode até ser alguém atrás de fama e vender livros, mas a informação que ele traz é coerente com o que tenho lido, como, por exemplo, aquela parte da comunicação por luz
http://scienceblogs.com.br/brontossauros/2009/04/paramecios_se_comunicam_por_lu.php

joao luiz
joao luiz
29 dezembro de 2009 9:59 am

o sensacionalismo new age é o novo ópio das massas… até aí tudo bem, o problema é quando as coisas vão longe demais: Sessão do Descarrego termina em Morte no RJ: http://www.jornalsp.net/jornalsp/policia/sessao-de-descarrego-termina-em-morte-no-rj/ “tava tudo ocorrendo na paz do Senhor Jesus Cristo, o dízimo estava indo bem, mas Exu Caveira apareceu e bolinou 3 fiéis honestas presentes no culto. Tivemos que intervir.” contou o pastor. (…) As supostas entidades encurralaram os pastores no altar e uma luta se iniciou. Segundo relatos dos seguranças, os “possuídos” gritavam impropérios numa língua desconhecida e eram atacados pelos pastores (…) oram 50 minutos de surra… Read more »

mah
mah
29 dezembro de 2009 9:46 am

esse é mais um daqueles “intelectuais” que só servem pra serem entrevistados no superpop…

Fábio
Fábio
25 dezembro de 2009 11:34 am

acabei de ler… É muita besteira junta… o cara fala em CARGA MAGNÉTICA. É muita balela pra enganar gente que não tem conhecimento científico adequado, ou o texto foi mal traduzido.

Fábio
Fábio
25 dezembro de 2009 11:26 am

“Os cientistas também reconhecem que as moléculas do corpo são controladas por freqüências de energia vibracional, de forma que a luz, o som e outras energias eletromagnéticas influenciam profundamente todas as funções da vida”

SOM NÃO É ONDA ELETROMAGNÉTICA, É ONDA MECÂNICA. Se fosse eletromagnética o som se propagaria no vácuo.

Kapeta do Inferno 666
Kapeta do Inferno 666
22 dezembro de 2009 2:31 pm

A mente pode se dividir em dezenas de partes. Só depende da porrada.

Vinicius
Vinicius
21 dezembro de 2009 8:45 am

Um cara que fala tanta besteira sobre a teoria da evolução (besteira mesmo, usando definições e conceitos errados) já perde todo o crédito logo na largada…

Te Froid
Te Froid
17 dezembro de 2009 2:54 pm

“Se vcs continuarem nesse lenga-lenga por mais tempo vou tornar o layout pra emos o padrão do site.” (Acid)

“””””O homem é (muito) mais que duas mentes. “…O problema é que não entendíamos como a mente trabalha. Temos duas mentes, a consciente e a inconsciente….””””” (Fernando)

Acredito que a mente pode se dividir em 3 atividades : Ilusão, Equivoco e Monotonia

Fernando
Fernando
17 dezembro de 2009 8:24 am

O homem é (muito) mais que duas mentes. “…O problema é que não entendíamos como a mente trabalha. Temos duas mentes, a consciente e a inconsciente….”

O “Pai” está em vós.

joao luiz
joao luiz
16 dezembro de 2009 9:36 pm

to ligado que ta pintando aqui aqueles “machões de internet” … pra não ficar só no lado cético de informações deixo um canal de videos bem legal que eu axei que é do programa Momento Zen do extinto porém ótimo canal JBN TV(Japão Brasil Network) apresentado pelo Ótavio Leal, no qual são discutidos diversos temas, desde meditação,yoga até artes marciais e tudo bem aprofundado mesmo, inclusive minha parte favorita é a que ele entrevista o Fernando Matsunaga um professor de JKD( Jett Kune Do, o estilo de kung fu fundado pelo bruce lee) na grande São Paulo( http://www.youtube.com/watch?v=kOkB5cPoyDI ),mas axo… Read more »

Acid
Acid
15 dezembro de 2009 10:54 pm

Felipe, não sei o que pensar desse vídeo. O cara apresenta imagens saídas não sei de onde, de qualidade duvidosa. Claro que se fossem ovnis altamente detalhados diriam logo que era falso, mas ele afirma terem sido tiradas com a câmera Hasselblad. Ora, essas câmeras são EXCELENTES, e responsaveis pelas imagens icônicas da Terra vista do espaço, e das fotos do homem na Lua http://www.sti.nasa.gov/tto/Spinoff2008/ch_6.html Certamente elas captariam a imagem dos tais ovnis muito melhor do que está exposto ali… pela qualidade, parece mais um frame de um vídeo, esses sim de qualidade baixa naquela época (por conta de serem… Read more »

Felipe
Felipe
15 dezembro de 2009 10:11 pm

Acid, gostaria que vc desse sua opnião sobre o novo video da Palestra do Disclosure Project em Barcelona em Julho 2009: http://www.youtube.com/watch?v=17IoDvCq8Lg

Anônimo
Anônimo
26 março de 2014 6:24 pm

Toda “falta” é pensamento – Jeff Foster “Você não pode ter o que quiser, sempre. É o mesmo querer, que destrói a possibilidade de ter o que você quer; porque o querer é a própria falta que você está tentando superar. Querer é falta. Você tenta usar o mecanismo de querer acabar com a falta, mas qualquer alívio é apenas temporário, e podem voltar em breve, porque se alimenta do desejo. É um círculo vicioso. Querer, implica que algo pode ser capturado e ser propriedade de alguém. Mas quem poderia capturar, quem poderia ter? Só existe isso, só existe isso… Read more »

Igor
Igor
14 dezembro de 2009 8:38 pm

Lionheart, detalhe esqueci de dizer o Darwin é um babaca.

Igor
Igor
12 dezembro de 2009 2:14 pm

Verdade, mentira ou Verdade, mentira, é parece que é chegado o tempo do apuro, o cético quer vender as suas opiniões limitadas por suas opiniões, que parecem existir com mais perguntas do que respostas, os que não são céticos idem, mas moral da história novamente, ninguém que realmente busca essa resposta a encontrara dessa forma, lendo livro, primeiro por uma questão óbvia, como você pode saber se a questão do livro é verdadeira ou falsa, se você não pratica a meditação, como saber se a teoria do big bang é verdade ou falsa, que o universo está expandindo e vai… Read more »

Maruska
Maruska
12 dezembro de 2009 8:24 am

Olá, o “anônimo” era eu, só percebi q não foi o nome depois de ter postado… Desculpem. Talvez meu comment tenha passado a impressão de pender somente para um lado, mas concordo com vcs q o importante sempre é seguir o caminho do meio. Trouxe pra discussão a TV pq falou-se em luz, som e ondas, e a imediata dentre as várias associações q fiz, foi a “Deusa do Simpson (Ser) Homer(Humano)”.. Acho q estamos mais “reagindo” aos estímulos externos do q efetivamente vivendo. Usando o ex. da TV: expressões, roupas, atitudes e comportamentos apresentados (especialmente nas novelas q tem… Read more »

marcosclsantos
marcosclsantos
11 dezembro de 2009 8:42 pm

Olá dicA..
Ser ou não ser; pensar ou não pensar…
A base é: conhece-te a ti mesmo.
Para mim cada um está criando seu próprio mundo, então o que eu faço pode não ser a melhor solução para o outro, mas não custa tentar, o importante é, não serviu larga e parte para outra, não fica querendo que o outro resolva seu problema, e além de acreditar temos que querer mudar o modo que vivemos.

Paz e Luz

Sentinela14
Sentinela14
11 dezembro de 2009 8:04 pm

Essa ultima parte da força do subconsciente me faz lembrar quando por alguma razão há uns cinco anos atrás eu começava assistir televisão à noite e cochilava eu nesse cochilo eu andava pela casa toda já acordei bebendo chá pensando como eu vim parar ali… O interessante é que mesmo dormindo você não bate nas paredes, vai beber água acorda com a xícara na mão. O estranho é quando há gente por perto e quando acordamos eles dizem que você estava falando um monte de coisas interessantes e nunca falam para gente o que eram essas coisas interessantes que falávamos.… Read more »

UI
UI
11 dezembro de 2009 7:15 pm

Onde é que eu consigo um livo desses?

Nid
Nid
11 dezembro de 2009 6:54 pm

Ultimamente há varias coisas que veem sendo Vendidas como àgua: ºMangá da Turma da Mõnica ºCrack no Brasil ºLivros de Auto-Ajuda Eu fico longe da seção “lançamentos” de qualquer livraria. Ando sentindo que Incorporei o espirito do Pai-mei(Kill Bill). Eu simplismente não tenho saco para nada disso, tá pior que a fé que morpheus tinha sob que a profecia do Oráculo era Absoluta. Mas fico feliz do “Acid não ter postado nada sobre Compenhaque”, pois já bastou a modinha da gripe suína. Aqui vai um recado para quem quer viver na matrix, leiam estes autores: ºPaulo Coelho ºRoberto Jutsus ºParreira… Read more »

Acid
Acid
11 dezembro de 2009 6:15 pm

Anônimo e Kiabo falaram coisas que acho certas. Fico entre os dois. Nós não somos seres tão elevados que estamos imunes a influências, nem tão idiotizados que devemos temer tudo aquilo com o qual não queremos nos afinizar. Não devemos nos esquecer do subconsciente, que a tudo registra, sem que percebamos. Se deixamos a TV ou rádio ligado e nos abstraímos, estamos recebendo SIM estímulos dos mais diversos, bons ou ruins, a depender da programação. Por outro lado, se praticamos a meditação ativa, do aqui e agora, estaremos permanentemente cônscios do que está rolando ao nosso redor, com influência ínfima… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
11 dezembro de 2009 5:09 pm

mas, anonimo… ninguem se torna boa pessoa por frequentar lugares de alta vibração e se algum lugar de baixa vibração nos afeta, é pq nós já tinhamos o problema dentro de nós e aquilo só fez colocar nosso problema p/ fora(mais cedo ou mais tarde nosso inconsciente vai dar um jeito de expor nosso podre de novo p/ que seja limpo). Tb acredito que qto mais crescemos, menos sofremos influencia do ambiente. É aquele negocio: num quarto escuro qdo se acende uma luz, a escuridão foge na msm hora, mas é impossivel num quarto iluminado levar um pouco de sombra.… Read more »

Anônimo
Anônimo
11 dezembro de 2009 4:15 pm

“Os cientistas também reconhecem que as moléculas do corpo são controladas por freqüências de energia vibracional, de forma que a luz, o som e outras energias eletromagnéticas influenciam profundamente todas as funções da vida.” Por isso VÁ DESLIGAR A TELEVISÃO! 🙂 Se somos influenciados pelo ambiente, é melhor prestarmos mais atenção em qual tipo de ambiente nós estamos nos colocando. Questões de afinidade.. Outro trecho destacável: A é natureza não se importa com indivíduos numa espécie, mas com o que a espécie como um todo está fazendo para o ambiente. Não poderia ser mais pertinente frente ao tempo em q… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
11 dezembro de 2009 12:30 pm

oi natilde
eu sou de salvador e pescar é colar msm. Eu era um tipico pescoço-de-mola-olho-de-tandera.rsssr


E eu tb creio q esse negocio de pensamento positivo não seja útil p/ resolver problemas não, até pq tudo que existe contem o seu oposto e qdo temos pensamentos positivos, logo depois vem os negativos já que são 2 lados da msm moeda e qdo cobiçamos um lado, o outro vem junto. Como dizia buda, o negocio é pensamento correto(e não positivo).

Fellipe
Fellipe
11 dezembro de 2009 11:24 am

é por isso que os Caboclos na Umbanda sabem exatamente quais as ervas que uma pessoa com determinado problema deve tomar. Com a infusão (chá, caldos, etc.), as substâncias (“princípio ativo”)emitem certas ondas eletromagnéticas que se encaixam (igual a Lego) como forma de anular as ondas eletromagnéticas que emanam da “doença”

Sendo o Caboclo (qualquer deles)um espírito elevadíssimo, com certeza consegue identificar no mundo astral o reflexo das ondas eletromagnéticas de determinada erva, pois como se sabe, tal forma de irradiação é percepitível em mais de 3 dimensões.

Valeuuuuuuuu

Nantilde
Nantilde
11 dezembro de 2009 11:20 am

Kiabo azul , agora fiquei impressionada . Quem dizia ” pescado ” era minha mãe , no sentido de colado. É este mesmo o sentido com que vc usa este termo ? Vc mora aonde? ( responda somente se não for uma pergunta indiscreta). Aqui no Rio de Janeiro nunca usamos este termo, mas eu sei que no nordeste muitas gírias antigas ainda se mantêem. Quanto a entrevista eu achei muito boa, embora concorde em parte com o João Luiz. Mas, uma coisa é certa, qundo ele enfatiza a dificuldade em “desprogramar”o subconsciente, parece-me que ele está indo de encontro… Read more »

kiabo azul
kiabo azul
11 dezembro de 2009 10:03 am

é por isso que se diz q escola não serve p/ ensinar, mas sim p/ doutrinar. Essa teoria evolucionista de darwin ta cada vez mais desabando. Tem outra teoria: “teoria dos flagelos bacterianos” que prova outro erro de darwin qdo ele dizia que as partes de um organismo que não tem função, ou são destruidas ou são expulsas pelo organismo. E isso ja tem tempo que descobriram, mas cade q a educação se atualiza? Sou mto feliz por ter pescado na escola desde a alfabetização! rsrs

joao luiz
joao luiz
11 dezembro de 2009 8:00 am

gente eu ganhei esse livro de presente por axarem que era “a minha cara” mas tudo que encontrei não passou de puro sensacionalismo new age… é como o livro “o segredo” adcionado de elementos ciêntíficos duvidosos, nada contra os que são partidários do tema mas acredito que essa possibilidade de abrirmos nossas mentes para novas descobertas interiores ou ciêntíficas também dão “corda” para muitos farsantes e ciêntístas do comércio com seus pródutos milagrosos baseados em factóides ridículos, é até interessante termos um post ou um debate sobre esse tipo de assunto,uma vez que a onda new age de ciências e… Read more »

Andreh Torres
Andreh Torres
11 dezembro de 2009 7:47 am

Muito interessante! O final da entrevista me faz pensar que abrindo um link entre as duas consciencias que temos, certamente teriamos mais controle em projeções astrais. Eu mesmo acredito que “o outro eu” que existe no plano astral, eh controlado pelo subconsciente… Quando eu digo “o outro eu” é porque o andré de lah não tem nada haver com o andré daki, da materia. O de lá é muito pior…

Mari
Mari
11 dezembro de 2009 6:45 am

“Esses estudos mostram que os genes propiciam o surgimento de células com “potenciais”, os quais são selecionados e controlados pela célula a partir de condições ambientais.”

Vide o conceito de arquétipo de Jung.

Coringa
Coringa
12 dezembro de 2009 7:58 pm

Igor> “…parece que nós fomos programados para sermos limitados, a maior dificuldade do ser humano parece ser expandir-se além do limite pré-estabelecido por si mesmos, talvez seja isso que devemos começar a pensar…”

Taí, gostei disso! 🙂

abs

kiabo azul
kiabo azul
12 dezembro de 2009 9:46 pm

igor é… alguns cientistas dizem que não há motivo p/ morrermos antes dos 300 anos. E fazendo sentido c/ isso, de acordo c/ a fisica quantica, as celulas da pele de um idoso(que toda hora são trocadas como a nossa) as vezes são mais jovens que a de bebês, mas pq a aparecia e a essencia dessas celulas já estão deterioradas? Será o nosso lixo mental descarregando todo seu podre nessas celulas de uma forma intensa?Acredito que sim. Já ouvi dizer e me fez parecer c/ sentido que as pessoas idosas morrem pq querem morrer. Parece meio absurdo, mas eu… Read more »

Igor
Igor
14 dezembro de 2009 8:36 pm

já que o objetivo é tentar entender a realidade deixa eu ver se tô entendendo bem… um bando de bacaca escrevendo sobre um bando de babaquice, com mais um bando de babaca que acha que os que escrevem os posts são babacas, mas no entando os babacas ainda perdem tempo de ler as babaquices, e se dão ao trabalho de responder com mais babaquices. Será que eu perdi alguma coisa.

tau
tau
14 dezembro de 2009 5:00 pm

tempo da turma dos duros. eheheheh!

o que não nos mata faz-nos mais fortes. no pain no gain! assim é que se fala. Eu acrescentaria I’ll be back e hasta la vista baby

Lionheart
Lionheart
14 dezembro de 2009 3:49 pm

Bem, eu não esperava exatamente a aprovação do capeta (ainda mais com K!),mas dizem as más línguas que ele é o anjo da luz, então… que venha a luz sobre a cabeça destes chatos que fazem comentários que nada têm a ver com o post!

PS: Ô joao luiz, essa de “filósofo mestre Arnold Shwarzenegger” foi demais cara, você salvou meu dia!hahahahaha
Valeu!

joao luiz
joao luiz
14 dezembro de 2009 7:58 am

Adorei essa colocação do Buda feita pelo Kiabo Azul, oque importa é pensamento correto e não positivo! perfeita. é como na minha academia a gente diz a frase célebre de outro grande filosofo, No Pain No gain! do mestre Arnold Shwarzenegger, pois as vezes a disciplina e a dor trazem coisas que nos fazem evoluir e ir pra frente nao importa se o peso é pesado, se fosse leve você não ficava forte, tem aquela fábula da borboleta onde tem uma parte que ele fala: Pedi Força… e Deus me deu dificuldades para eu ficar forte. Pedi Sabedoria… e Deus… Read more »

Kapeta do inferno!
Kapeta do inferno!
14 dezembro de 2009 7:41 am

Lionheart rules!
70% dos comentários é falando sobre auto conhecimento, bla bla blá…Simplesmente chato!
Já to com saudade do Eduardo o guardião do “lugar” Jesus Cristo. Amigos não se esqueçam que dezembro é o mes do trízimo…

Pers
Pers
14 dezembro de 2009 4:08 am

Interessante o post. Converge com a minha impressão de que o futuro do conhecimento é redescobrir a subjetividade (o ser-sujeito, o ser- agente) como elemento ontológico, independente da lei natural.

Acid
Acid
13 dezembro de 2009 11:13 pm

Olá Edjanu. Valeu pelas dicas. Vou acabar assistindo esse filme do guerreiro, de tanto que falam.
Já o livro Deuses Atômicos vc é a segunda pessoa que me recomenda, então vou ficar atento a possibilidade de lê-lo, se cair na minha mão 🙂

Lionheart
Lionheart
13 dezembro de 2009 8:21 pm

Ah sim, esqueci de mencionar: até Darwin tinha receio de suas próprias teorias. A verdade de que somos apenas um corpo, lutando pela sobrevivência em um mundo inóspito que não dá a mínima para o nosso bem-estar não é mesmo fácil de aceitar.
Sendo assim, não precisam ficar com vergonha por não conseguirem aceitá-lo. Vocês não estão sozinhos.

Lionheart
Lionheart
13 dezembro de 2009 8:13 pm

Afinal de contas, porquê tanta birra com as idéias de Darwin? Será porque ele simplesmeste sistematizou/oficializou cientificamente o que qualquer um com QI de 75 sempre soube desde que o mundo é mundo: o mais apto ganha, o menos apto perde. E isso vale para qualquer coisa: desde conquistas amorosas até a vaga por um emprego. O problema é que a grande maioria dos que frequentam este blog não passam de bobocas new age, que ficam dizendo “paz irmãos, é isso aí, a nova era tá chegando, depois de 2012 nada mais vai ser o mesmo”. Ora, tenham santa paciência!!!… Read more »

edujanu
edujanu
13 dezembro de 2009 1:59 pm

Acid, vim hj aqui para desejar tudo de bom na vida, e agradecer por tudo, grande parte da minha bagagem espiritual eu peguei aqui no seu site, suas idéias, e fui formando as minhas quero como retribuição indicar 3 livros pra vc, na ordem que eu considero + importante pra mim tem um que se chama Caminho do Guerreiro Pacifico, depois dá uma pesquisada, tem o filme e realmente compensa ver e quem sabe rola até um post depois. Deuses Atômicos, um livro de iôga, um pouca dificl de ser achado, mas se quiser ele acaba chegando até vc e… Read more »

:)
:)
13 dezembro de 2009 1:34 pm

Galeano dizia que nós “somos o que fazemos, principalmente o que fazemos para mudar o que somos.” Sejamos nós os portadores da mudança. Ele nos ensinou também, de forma figurativa e poética, mas extremamente rica o seu entendimento sobre a utopia. Por que não nos valermos dela também agora? Para ele “a utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Caminhemos nós com… Read more »

:)
:)
13 dezembro de 2009 1:21 pm

A UTOPIA E O SONHO

“Para ir além do mar, o mar é o caminho: Navegar é preciso e pelo sonho é que se vai.”

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. “O sonho é ver as formas invisíveis da distância imprecisa e, com sensíveis movimentos da esperança e da vontade, buscar na linha fria do horizonte… os beijos merecidos da Verdade”.

(Fernando Pessoa)

Coringa
Coringa
13 dezembro de 2009 1:07 pm

“ – o direito de sonhar e lidar com outro mundo (a utopia é isso) é o mais importante direito humano. E não figura em nenhuma declaração da ONU. Por mais completos que estejamos, não estamos terminados, e podemos ser desfeitos e refeitos de outra maneira, para que o mundo seja a casa de todos e não um campo de concentração. E para que possamos ver o próximo não como uma ameaça, mas como uma promessa.”

Eduardo Galeano (em entrevista a Silvio Tendler para Utopia e Barbárie)

Brain Storm
Brain Storm
13 dezembro de 2009 3:53 am

Este post está incrível, junta todos os assuntos que eu amo, mente, corpo, matéria, espírito.
Valeu. Só fora da matrix mesmo.

ahassi
ahassi
12 dezembro de 2009 10:52 pm

quanto ao post, acho que o que estraga essas “descobertas”(ou afirmações?) é a tentativa de sempre se lucrar a partir delas. se o cara tivesse chegado a essa conclusão e não lançasse livro e não fosse norte-americano e não tivesse cara de autor de best-sellers, de certo as pessoas considerariam só a parte proveitosa da história e não ficariam perdendo tempo com o superficial. acho que muita gente deveria olhar mais profundamente pro válido e não só ficar dando atenção a quem fez e se o livro é tendencioso ou não, ou de auto-ajuda… etc acreditar hoje em dia parece… Read more »

ahassi
ahassi
12 dezembro de 2009 10:26 pm

Kiabo Azul, legal você ter citado esse negócio dos idosos; realmente, tendo em visto essa informação sobre a aparências das células… penso q nós estamos condicionados a ficar velhos esperando a morte; entra a questão do desejo da “eternização da juventude” que é pregada pela sociedade, pois a paritir disso começamos a ter a idéia generalizada de que na velhice não servimos mais, de q tornarmo-nos inúteis e isso contribui p/ esse sofrimento pela mesmice da vida. no mesmo sentido, por viver a vida inteira condicionado por essa idéia de inutilidade da velhice, já perdemos um pouco o sentido de… Read more »

Acid
Acid
11 dezembro de 2009 12:13 am

Pra quem sabe ouvir bem em inglês e estiver interessado em aprofundar o tema, tem um video dividido em 17 partes com uma palestra do Bruce “Where Mind and Matter Meet”:
http://www.youtube.com/watch?v=iB81L9zGLjE

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.