A QUEDA

O filme A Queda (Downfall) é obrigatório não só para quem gosta de história, como para toda a nossa geração que desconhece por completo os motivos que levaram a uma Ditadura não só na Alemanha como em vários países do mundo (inclusive no Brasil). Claro que, com o filme retratando apenas os últimos dias de Hitler você não vai saber muito do que se passava para além do bunker do ditador. Mas não precisa. Basta lembrar as palavras de Hitler dirigida ao seu povo, anos antes: “Tudo o que vocês são, o são através de mim; tudo o que eu sou, sou através de vocês”. Assim sendo, Hitler era o microcosmo do cosmo alemão daquele tempo (qualquer paralelo com a suástica não foi acidental).

O filme está mais pra documental do que pra experiência cinematográfica. Foi inteiramente baseado nos relatos dos sobreviventes que estavam no bunker junto com Hitler, principalmente da secretária dele, Trandl Junge. Esse ponto de vista garante uma certa imparcialidade na condução do filme, sendo esse o seu maior mérito. O diretor é extremamente contido, praticamente não há trilha sonora, a fotografia não chama a atenção, e o que resulta disso é que a atuação se sobressai imensamente.

Kundalini em estado bruto era o que destacava os líderes nazistas. E essa representação está perfeita no filme A Queda. Não imagino um Hitler melhor retratado do que o conseguido pelo ator Bruno Ganz. Ele estudou não só o gestual como a voz, o olhar e uma raríssima fita onde o ditador fala em voz normal, sem saber que estava sendo gravado:

The Hitler and Mannerheim Recording in Finland, June 4, 1942 (Subtitles)

Já vi algumas (poucas) críticas de tolos dizendo que “humanizaram” Hitler. Vai ver porque ele ERA humano de fato, com todos os trejeitos de um humano em situações cotidianas e tudo o que não presta da humanidade em outras situações. Caricaturalizá-lo só vai nos afastar de perceber que SERES HUMANOS que riem e que choram ordenaram e cometeram todas essas atrocidades contra OUTROS seres humanos.

Adoro tudo o que se relaciona à 2ª guerra mundial, já vi vários vídeos de Hitler e posso dizer que Bruno Ganz o representou perfeitamente. Pelo menos uma cena do filme foi copiada de um documentário, onde Hitler, com um olhar terno e um sorriso no rosto, dá uma medalha a um garoto (creepy, mas real). Outra coisa assustadora no filme é a interpretação de Ulrich Matthes para Goebbels, o chefe de propaganda e a mente por trás do sucesso de Hitler. Em documentários que vi (tenho a série The World at War toda) Goebbels discursando, eu ficava embasbacado só com a altivez deste homem feio e franzino, mas com um vigor que o tornava praticamente um Titã na tela. O ator, além de ser a cara dele (praticamente todos os personagens são cópias fieis!) conseguiu retratar parte da força, e principalmente os olhos dilatados, profundamente negros (e assustadores). Mas a cena que mais me marcou foi definitivamente o fim trágico dos filhos de Goebbels, magistramente dirigida, apenas com o som das cápsulas sendo quebradas… putz, aquilo pareceu uma eternidade! Tanto que a atriz que interpreta a esposa de Goebbels teve uma crise nervosa devido ao envolvimento com a personagem.

O efeito deste filme na Alemanha foi bombástico. As pessoas saíam do cinema totalmente mudas. É muito fácil olhar para os horrores do Holocausto, sentir piedade e esquecer no dia seguinte. Afinal, os judeus são “os outros”. É muito fácil ver um soldado alemão retratado como um ser malvado e pensar “esse não sou eu”. Mas olhar para si mesmo, reconhecer-se na tela como um ser humano, civil e alemão, voluntariamente unido em torno de um ideal sanguinário (a ponto de reprimir qualquer manifestação contrária entre os próprios alemães) é uma experiência completamente diferente.

O filme também gerou um dos melhores memes da Internet, onde as pessoas botam o texto que querem na performance brilhante de Ganz fazendo um Hitler colérico e depois resignado:

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
127 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.