SOIS DEUS

Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
Pois, se a Lei chamou Deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada) aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

João 10:31-36

Jesus teve de ter muito cuidado com as palavras ao trazer a Boa Nova, pois qualquer deslize significaria a morte. Por isso, ele sempre se pautava pela Torah. Mas ele procurou nos mostrar que não só ele, mas todos nós somos filhos de Deus, com potencial pra ser UM com Ele, tanto quanto Jesus O era.

sois deuses banner

No original hebraico lemos Elohim atem = Vocês são Deuses, confirmando que não é um erro de tradução. É o mesmo nome usado pra Deus, no plural mesmo, ou seja,não somos um outro panteão de Deuses,como tinha as subdivisões na Grécia. Nem somos anjos, um escalão abaixo da Divindade. Somos DEUS, o único, o indivisível, porque se existisse uma forma de Deus dentro de cada um de nós, seria admitir que Ele é fragmentário. Não é um delírio de grandeza, não é uma Heresia, e sim um profundo respeito com o Criador. Leiam esta frase que sintetiza tudo:

ELE é toda a realidade, mas toda a realidade não é ELE.

Rabi Moshé Cordovero

Temos o potencial. Temos a centelha Divina. Mas estamos presos ao mundo dos sentidos, que se traduz na ilusória sensação de individualidade. Eu, você, somos UM, mas não sentimos isso. Somos o TODO caminhando para o TODO, só que ainda em “pacotes individuais” (como um quantas). Somente a partir do momento em que a mente se fundir com o TODO é que sentiremos (e não só aprenderemos) que ao machucar um ser vivo estaremos nos machucando. Você não teria coragem de cortar seu dedo, teria?

Eu sou a fragrância da Terra, eu sou o brilho do fogo, eu sou a vida de todos os vivos…

Krishna

Infelizmente ainda como carne, ainda sinto raiva do vizinho que bate no cachorro, ainda magôo as pessoas que amo. Uma coisa é conhecer o caminho. Outra completamente diferente é trilhá-lo. Este blog é mais para mim do que para quem o lê. Eu o releio de vez em quando, pois devo fixar não na mente, mas na alma, os ensinamentos aqui contidos (que não são meus… mas, afinal, quem sou eu?… Deus?).

O ser humano não sabe nada sobre si próprio;
Tudo aquilo que pensa que sabe não existe; tudo que pensa ser, não é;
Tudo que deseja, ele já possui e não sabe!

Ergom
4.7 3 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
samir
samir
30 setembro de 2005 1:33 pm

Com certeza voce é Deus, eu sou Deus assim como toda a humanidade. Porem de nada adianta compreender Deus com a mente fenomenica, pois somente a Imagem Verdadeira reconhece a Imagem Verdadeira(Deus). Saber diferenciar a Imagem Verdadeira da sombra é o elemento principal e fundamental. Posso estar com uma foto sua nas mãos e dizer eis aqui “fulano” todavia é apenas uma projeção. O “Eu” que se irrita, que se magoa, que perde a pasciencia é apenas um aspecto transitório assim como a foto não é o ser que ela representa. Não se deve apegar ao “caminho” quem se apega… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 setembro de 2005 1:43 pm

Muito bons seus comentários, Samir! Valeu mesmo!

indiana jones
indiana jones
22 julho de 2006 5:11 pm

Tem sido grande a proliferação de deus,nos dias odiernos,pois o tempo foi passando;mesmo com o desligamento do homem com a divindade(NA CONCEPÇÃO RACIONALISTA DO RENASCIMENTO). Com todo o avanço tecnologico,cultural,mental o homem ainda continua agarrado a questões de ordem espiritual,sendo que a sua independência é uma interdependência,pois a idéia de um deus tanto antropomorfico,cosmico, no sentido pantéista, téista, deista vem se perpetuando desde que o hom em se põs de pé e começou a observ ar a magia dos objetos animados e inanimados, mesmo o homem se sobres saindo aos demais seres,não aprend eu a andar sozinho teve que se… Read more »

Victor Gomes
Victor Gomes
27 junho de 2011 10:04 pm

Vós sois Deuses e disto esquecestes! Platão

Anônimo
Anônimo
24 novembro de 2017 6:24 pm

Igreja da Suécia pede ao clero para não se referir a Deus por “Senhor” ou por “ele”

http://ptjornal.com/igreja-da-suecia-pede-ao-clero-nao-referir-deus-senhor-216786

Anônimo
Anônimo
21 agosto de 2012 1:52 pm

sempre quando vejo alguma pessoa se machucar ou ate imaginar q uma pessoa se machucou, eu sinto algo dentro de mim , da uma agonia.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.