SÓ DE SACANAGEM (Esperança imortal)

Texto de Elisa Lucinda, recitado pela Ana Carolina no CD “Ana & Jorge”, que ela gravou com o Seu Jorge:

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, que reservo duramente para educar os meninos mais pobres que eu, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e dos justos que os precederam: “Não roubarás”, “Devolva o lápis do coleguinha”, Esse apontador não é seu, minha filhinha”. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.
Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha ouvido falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem!

Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba” e eu vou dizer: Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez.
Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? IMORTAL!

Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Josephluiz
Josephluiz
22 maio de 2006 9:25 am

Acredito que:

“Estamos condenados a felicidade”

É minha filosofia… do meu jeito… sendo honesto e sendo caçoado por isso…

Não… não é facil… mais ninguem disse que seria. 😕

Abraço 😀

Paulinha
Paulinha
22 maio de 2006 12:39 am

Não sei como o dia da dignidade nacional foi em outros estados…mas aqui em Recife mostrou-se mais uma vez que o crime organizado tem mais sucesso do que a tentativa de organizar um protesto.

=(

Ana
Ana
23 maio de 2006 3:25 pm

Estava pesquisando na net sobre a proporção divina…e algum texto me levou ao seu blog….isso já faz mais ou menos 2 horas e até agora não consegui fechar a janela….li vários textos do arquivo. Adorei!!!

Abraços!

Anônimo
Anônimo
23 maio de 2006 3:55 pm

Lindo texto… é isso aí…

Não existe só o lado negro da força. Existem pessoas fazendo a diferença, de mil e uma maneiras. Pela música, pela poesia, por ações socias, por orações, por leis, pelo trabalho bem -feito, por reportagens. E até por sites legais como esse.(eu sei que tem um monte gente que vai falar que eu sou puxa -s aco, né, podem falar, … vivemos numa democracia…)
bjo

Cris

Josephluiz
Josephluiz
22 maio de 2006 9:27 am

Há… esqueci…

Esse CD da Ana com o Jorge tá foda de bammm.

Abraço(again)

Shaolin Monk
Shaolin Monk
22 maio de 2006 12:01 pm

Agora sim. Viver o aqui e agora é a solução, se apegar ao passado e preocupar-se (em outras palavras preoucupar significa falta de fé em Deus) com o futuro, não nos garante uma vida feliz. Viver cada momento com intensidade, sempre na expectativa do melhor, isto sim atrairá a felicidade. Diz em Provérbios 25:15 “A lingua branda, quebra até ossos” eis o poder da palavra. A lei da vida é a lei da crença.

Anônimo
Anônimo
22 maio de 2006 5:02 pm

““A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos….. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro… A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos… TUDO BEM!!… O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum… é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos,… Read more »

Anônimo
Anônimo
23 maio de 2006 12:25 am

nem tentar cultivar um amor incondicional mais ou menos…

jedhai
jedhai
23 maio de 2006 9:30 am

UM APÓLOGO O ANIMAL “FALANDO” AO CRIADOR -SENHOR, O QUE ESTÁ ACONTECENDO? POR ACASO NÃO SABES O QUE OCORRE COM A MÃE NATUREZA AQUI NA TERRA? -AH! SENHOR COMO ERA BOM O PRIMÓR- DIO DO MUNDO. VOSSA BONDADE E O VOSSO AMOR ESPALHOU-SE PELO ORBE. NÓS OS ANIMAIS, NOSSAS IRMÃS AS PLANTAS, E TODOS OS ELEMENTOS DA NATUREZA, CONJUGAVAMOS UMA PRECE DE AGRADECIMENTO PELA VIDA ABUN- DANTE NOS MARES,FLORESTAS E RIOS TUDO ERA PERFEITO, ERA O PARAÍSO. -MAS, SENHOR, NOTASTE QUE UMA DE TUAS CRIATURAS ERA INQUIETA? NÃO SE CONTENTAVA COM A VIDA QUE VICE- JAVA BELA E FARTA POR… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.