SABEDORIA DAS LEIS ETERNAS

Este é um breve resumo do livro “Sabedoria das Leis Eternas“, de Mário Ferreira dos Santos, que não substitui em nada sua leitura (e estudo). Está aqui apenas para conhecimento da obra

Por Solius

Segundo os pitagóricos, tudo, no nosso contexto, é regido por dez leis, cada uma representada por um número respectivo, as quais eles denominavam “Mãe de Todas as Coisas“. O estudo das mesmas permite um melhor entendimento sobre a natureza das coisas, dos seres, dos eventos que compõem o mundo em que vivemos. A partir daí, é possível ainda se chegar a inúmeros enunciados, tomando-se por base a combinação dos significados, conforme veremos mais adiante.

As leis são as seguintes:

1 – Lei da Unidade: a unidade, referente a cada e a todo ente criado. Há um leitor como ele mesmo, uma tela do computador como ela mesma, e nenhuma outra pode ser igual, ou seria a própria.

2 – Lei da Oposição: se refere às oposições que compõem uma unidade. Qualquer unidade finita é fruto da oposição entre ato determinante e potência determinável. A partir daí desenvolvem-se as demais, em diferentes categorias, relativas a cada ente.

3 – Lei da Relação: a relação entre os opostos, necessária para o surgimento de uma unidade – pois, como exemplo principial, algo só pode ser determinável se houver a ação do determinante – para sua manutenção, e mesmo, como se verá mais adiante, sua corrupção.

4 – Lei da Reciprocidade: para que se estabeleça uma relação, é necessário haver reciprocidade entre os opostos. Esta está condicionada à natureza de cada um dos opostos, onde se observa a eficácia do que está atuando, somada à eficácia daquele que é determinado, tendo-se em conta ainda a natureza da resistência por este empregada. Esta lei é a simbolizada pelo Yin-Yang (o primeiro predominantemente passivo-ativo, o segundo predominantemente ativo-passivo).

5 – Lei da Forma: expressa a disposição das proporções intrínsecas, como resultado da maneira como os opostos interatuam numa determinada unidade.

6 – Lei da Harmonia: representa harmonia intrínseca e com o meio (neste caso, formando séries, sistemas, ou seja, outras categorias de unidade), necessária para a preservação do ente. As relações harmônicas se dão dentro de uma normal relativa àquela totalidade, segundo seu interesse.

7 – Lei da Evolução: resulta da oposição aplicada à lei anterior, ou seja, onde há harmonia, pode haver desarmonia (externa ou intrínseca). As relações de oposição destes aspectos podem provocar mutações substanciais, que podem vir a acarretar o rompimento da harmonia anterior. Neste caso ocorrem mutações, pois o ser integra-se a uma nova harmonia.

8 – Lei da Superação: é a assunção, ou seja, quando um ente perde sua natureza anterior por razões desarmônicas intrínsecas e/ou extrínsecas e assume nova conformação, passando a compor uma nova unidade. Vale destacar que isto só pode ocorrer (assim como na lei anterior) dentro dos limites da potência determinável correspondente.

9 – Lei da Integração: representa idéias como as da salvação e da ressurreição, ou seja, é observada quando um ser salta para uma nova forma evolutiva, um estágio superior, depois de retirado do ciclo da evolução. Integra-se então no Todo (universalidade cósmica), que não se desnatura apesar da dinamicidade de seu conteúdo.

10 – Lei da Unidade Transcendente: as coisas integradas no Todo seguem então a direção do Bem que lhes transcende, à Unidade que é origem e fim de todas as coisas, o Ser Supremo.

A combinação pode se dar com dois algarismos (Leis Diádicas), três (Leis Triádicas), etc. e pode-se chegar a enunciados como estes:
14 – “Em toda unidade… encontramos uma reciprocidade”;
178 – “O cumprimento do ciclo evolutivo de uma forma é simultâneo ao advento de uma nova transformação e ao surgimento de uma nova forma”.

As leis aqui apresentadas constituem o que os pitagóricos conheciam por “Tétrada Sagrada“, também chamada de “Década Sagrada“, tendo em vista o resultado da soma dos quatro primeiros números: 1 + 2 + 3 + 4 = 10.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.