PINTURAS MEDIÚNICAS

São realmente os espíritos de pintores famosos que assinam os quadros com pinturas mediúnicas que são vendidos por R$ 200 em palestras e convenções espíritas?

Lembro-me que no começo da Internet (1996) todo mundo dizia: com ela eu posso entrar no Louvre, visitar o mundo das artes, bibliotecas, tudo sem sair de casa. Até hoje esse argumento é usado pra convencer as mães a comprar um computador, mas no final das contas a pessoa só navega por sites de sacanagem ou humor (isso quando navega, porque a maioria fica só orkutando ou no MSN). Já tive minha fase de pesquisar o mundo das artes, já vi muitos quadros de artistas famosos, mas não dava muita bola, primeiro porque o impressionismo não me impressionava muito numa foto pequena, com baixa resolução e que demorava minutos pra ser baixada sofregamente num modem 56k. Nem o meu olhar estava treinado o suficiente para apreciar o mundo das artes (minha recente paixão pela fotografia me ajudou muito nisso). Mas hoje, graças à banda-larga, ao meu curso de Design e novos sites com obras em tamanho grande, finalmente eu “redescobri” o mundo das artes e confesso que estou apaixonado pelo Monet. O uso das cores dele é excepcional, algo que eu nunca havia visto e que provavelmente nunca verei (e por isso ele é Monet, e seus quadros valem fortunas).

monet pal szinyei banner
Junção minha de quadro de Claude Monet com o de Pál Szinyei Merse (clique para ampliar)

Curiosamente, me detive dia desses vendo uma pintura mediúnica com a assinatura (em letras garrafais, quase no centro do quadro) justamente de Monet. Fiquei pensando: esse quadro está na parede mais pelo valor da (suposta) assinatura do que pela beleza artística (que, ao meu ver, não existia e muito menos caracterizava a genialidade de um Monet). Achei altamente compensador esse método para um provável artista frustrado (seja ele encarnado ou não) exibir seus “dotes artísticos” nas paredes dos outros…

O espiritismo não usa dogmas e nem usa fé cega para justificar seus pontos. Ao menos essa era a idéia de Kardec, que cunhou a frase “fé raciocinada” (ou fé fundamentada). Raciocinemos, então, sobre a validade, do ponto de vista espiritual, de artistas famosos se manifestarem em pinturas mediúnicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo:

A pintura mediúnica é muito famosa em palestras espíritas. Em praticamente todos os estados do Brasil tem alguém que diz incorporar algum pintor famoso (de preferência algum Impressionista, como Renoir ou Monet). A execução em si é que impressiona: em questão de minutos surge um quadro completo, feito com os dedos das mãos (ou mesmo dos pés). Seria isso sobre-humano? Não, não é. Com muito treino e algum talento, consegue-se fazer isso. Ok, então usa-se da boa fé para acreditar que aquilo foi mesmo um espírito incorporado, em casos onde não se conhece o passado do(a) médium. Em outros, pode-se até mesmo atestar (num círculo pessoal) que aquela pessoa realmente entrou em transe mediúnico, pois nunca na vida pintou e mal possui coordenação motora pra desenhar um boneco, quando em estado de vigília. Casos como esses poderiam se enquadrar como um acesso ao subconsciente, ou inconsciente coletivo, mas de qualquer forma é algo sobrenatural que merece ser estudado com carinho. Só que, na imensa maioria das vezes, não conhecemos o(a) médium e nunca saberemos de fato se aquilo é um animismo – uma válvula de escape para uma frustração artística (que pode até ter vindo de outras vidas) – ou uma incorporação autêntica.

Mas, devemos sempre manter a mente aberta, certo? Então vamos dar um voto de confiança e crer por um minuto que sim, é possível que um espírito tenha feito aquilo (afinal, muitos de nós aqui já passamos da fase de questionar a existência de vida após a morte). O que nos leva à questão mais importante: São realmente os espíritos de pintores famosos que assinam os quadros mediúnicos que são vendidos por R$ 200, 300 reais em palestras e convenções espíritas?

Analisemos a logística de trabalho de um espírito como Monet (um dos preferidos dos pintores mediúnicos): se ele realmente se manifesta em todos os médiuns que dizem manifestá-lo, então sua agenda é ocupadíssima. Só em SP devem existir uns 100 pintores, fora nos outros estados e até mesmo no exterior. Ele precisa devotar toda a sua atenção a incorporar por uns minutos em médiuns, fazer uns garranchos e ir embora correndo pra atender outro pintor! É essa a rotina além-túmulo de um pintor consagrado?

A maioria das pessoas acha que eu pinto rápido. Eu pinto muito devagar.

Claude Monet, em vida

Deve ser no mínimo frustrante dispor de tão pouco tempo e recursos (pintura a dedo, quem diria!) pra expressar sua arte, pra alguém que levava meses pra compor suas obras com obsessão pela perfeição. E a qualidade artística? Pelo visto, basta morrer pra perder todo o seu talento!! A desculpa que dão é que o artista não pôde externar suas obras com a qualidade de outrora por conta das limitações do médium… Ora, se eles se preocupam com o resultado (e quando vivos se preocupavam) que peguem UM pintor de qualidade pra treiná-lo, horas a fio, e não passar 3 minutos com 100 outros médiuns ao redor do mundo! Você não via Emmanuel psicografando pra mais ninguém além de Chico Xavier, e isso tomou muito treino dele por anos, e todo mundo que trabalha com incorporação sabe o quão é difícil um espírito ter afinidade vibracional e energética com UM médium pra poder se expressar corretamente. Que dirá 100…

Outra: em vez de gastar no máximo 5 minutos com um quadro, por que raios não levam dias, quiçá meses, compondo e retocando (aos poucos, em várias incorporações) uma obra definitiva e acabada? Por que a pressa? Já não estão mortos, mesmo?

Um pensamento comum no meio dos espíritas mais racionais (mas nunca expressado pelos pintores) é o de que a assinatura no quadro representa não que o espírito do artista famoso pintou AQUELE quadro, mas sim que um membro de uma EQUIPE de pintores espirituais, relacionadas ao artista, fez uma cópia de um trabalho espiritual (e inédito) dele. Essa explicação me agrada mais, só que em todos os lugares onde tinha tais pinturas essa possibilidade nunca era explicitada pelo médium (o que devia ser uma obrigação, já que, ao não fazê-lo estaria vendendo gato por lebre).

Mas essa ainda não é a questão principal. O mais importante aqui é sempre ignorado: Será que nos últimos 100 ou 200 anos o espírito desses artistas não teve outra ocupação além da pintura? Será que não se desenvolveram em nada, não quiseram alçar novos vôos em outras áreas, como a música ou a literatura? Será que estão presos ao karma de pintarem sempre os mesmos motivos, no mesmo estilo, para serem reconhecidos pela platéia tupiniquim? Em vida, Picasso teve várias “fases”: Cubista, azul, rosa, trabalhou com cerâmica, etc. Depois de morto será que se contentou em fazer meros simulacros de seus trabalhos em vida?
E a reencarnação? Esse povo não reencarna, não? Será que já atingiram um nível que permite a eles ficar de bobeira lá por cima, fazendo participações especiais em congressos espíritas? Se sim, a dica pra saldar seus karmas é ser pintor, galera!! E a compulsão desses caras pela pintura? Será que não tem psicólogos lá em cima, não? Na literatura espírita, os espíritos que têm fixação por alguma coisa são justamente espíritos atrasados, transitando por faixas umbralinas, próximas à crosta da Terra. Isso explicaria as constantes aparições deles em incorporações, sempre ávidos pela pintura… Mas não é um pensamento muito bonito imaginar Van Gogh como um umbralino, viciado no cheiro da tinta, assim como um espírito viciado em bebida incorpora (sem que o hospedeiro perceba) no cachaceiro para inalar os vapores do álcool e se sentir novamente “vivo”, não é?

Talvez não seja exatamente um Van Gogh…

Referência:
Mistificação analisada pelo Espiritismo;
Pinturas de Monet em alta resolução;
National Gallery of Art

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Igor Menezes Sampaio
26 novembro de 2023 10:59 pm

Gostei das suas observações, mas pelo visto você ainda não conhece o trabalho do médium de pintura Florêncio Anton. Convido-o a conhecer, tem muitos vídeos dele no YouTube pintando. Ele é a resposta para os seus questionamentos “… que peguem UM pintor de qualidade pra treiná-lo, horas a fio…”. Fizeram isso com ele, foi muito treinado antes de começar a pintar em público. Também é a resposta para os seus questionamentos “… em vez de gastar no máximo 5 minutos com um quadro, por que raios não levam dias, quiçá meses, compondo e retocando (aos poucos, em várias incorporações) uma… Read more »

Anonimo
Anonimo
15 agosto de 2022 10:34 am

Se assinassem suas obras com seus nomes verdadeiros, estes artistas pintores espíritas talvez fossem mais respeitados.eu particularmente vejo isso como fraude,assinar com nomes de pintores famosos só para vender….ou como chamar isso?e as vezes são quadros tão primários e feios que é vergonhoso assinar com nomes de pintores consagrados.

Fabiana
Fabiana
4 janeiro de 2007 11:51 pm

Na minha opinião, assim como os textos psicografados, o que vale não é a assinatura de quem fez , se era famoso ou não e sim a Mensagem. E sabe se lá se o espirito que assinou não tinha a pretensão de homenagear o pintor famoso?? Na minha opinião a expressão é o que conta mais e não a assinatura. Mas para criticos de arte..é a assinatura que vai pegar, não? rs …e vai la´abrir espaço para especular sua autenticidade!aff… Ah talvez o valor comercial de uma pintura mediunica assinada por alguem famoso possa vender mais rápido e ajudar as… Read more »

Anjo da PAZ
Anjo da PAZ
20 novembro de 2006 7:56 pm

Caros Irmãos, que a PAZ do SENHOR esteja com todos. A mediunidade é um talento recebido pelso encarnado para ser utilizada no trabalho proveitoso do progresso pessoal e auxilio aos semelhantes (encarnados e desencarnados). A mediunidade exibe diversas facetas, incluíndo a pintura, como forma de intercambio entre os espiritos do plano material e do plano espiritual. O Médium tem a responsabilidade moral sobre as obras que ele recebe como instrumento do espirito desencarnado, por isso a necessidade da reforma intima profunda. Já que os seus defeitos e vicios morais são a porta aberta para a exploração de seu talento por… Read more »

Goretti
Goretti
17 novembro de 2006 9:10 am

Gostei muito da sua crítica. Infelizmente, sempre haverá alguém querendo tirar proveito de tudo.
Um abraço.

Luiza
Luiza
7 novembro de 2006 3:25 pm

nao dah pra acessar a logica do universo pela logica humana.

whocares?
whocares?
7 novembro de 2006 3:48 pm

A dificuldade em se comprovar a veracidade de tal pintor desencarnado já deveria ser considerada pelo próprio, assim como os médiuns. Dessa forma eu creio que as pinturas não deveriam nem vir assinadas.

Se elas vem assinadas, já fica meio ‘na cara’ que é pra valorizar, pra impressionar. No entanto só a pintura mediúnica deveria impressionar por si só, pq ela pode ser de certa forma COMPROVADA. Agora, se o quadro é de Monet ou Renoir….

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 novembro de 2006 3:39 pm

Como se não bastasse pintar, os supostos grandes Mestres da pintura ainda dão pitaco nos preços: “2º) Quanto às pinturas, estas são vinculadas à missão. Como a missão é produzi-las, a missão tem de pagar as despesas com a aquisição do material. “Aliás a cobrança é até modesta demais; poderias aumentá-la um pouquinho, por exemplo 20% e ter esta diferença como reserva para não ser surpreendida com algumas de tuas viagens com dificuldades de pagamentos de despesas eventuais. Tudo ficará à tua discrição. (…) “Isto assinamos em baixo tanto eu, como os outros. É o que temos a dizer sobre… Read more »

Luiza
Luiza
7 novembro de 2006 3:37 pm

quer saber o que eh alma?

olha para um corpo sem ela…

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
7 novembro de 2006 3:33 pm

Pintores não deixam de ser humanos só porque morreram…

Luiza
Luiza
7 novembro de 2006 3:48 pm

sabe, eu incorporo espiritos, nao de grandes mestres da pintura. na verdade pelo que me dizem foram gente muito simples e que aprenderam alguma coisa em especial e vem aqui para nos ensinar. O poder do vigor, da vontade, do amor fraternal, da simplicidade, da determinacao, coisas desse tipo. eu sou uma mulher do mundo das ciencias e questionei muito tudo isso desde o principio: serah que eh minha mente, serah q estou fingindo, serah que sao espiritos? com o tempo questiono menos, porque vejo quanto aprendo, quanto posso ser melhor com a ajuda deles todos, sao como meus professores.… Read more »

Luiza
Luiza
7 novembro de 2006 3:56 pm

acho que isso se chama feh.

e venho tentando em muitas filosofias ou religioes descobrir afinal o que temos que fazer para se ter feh (ou mais feh).

e soh mergulhando em praticas misticas, experiencias de percepcao extra-sensorial eh que pude ver a feh crescer dentro de mim

se eu puder, vale como conselho.

um detalhe pra nao se cair no fanatismo ou na crenca irracional: siga seu coracao – se a pintura nao te convence, nao ligue para ela. Acredite em sua intuicao. Vai se deliciar quando um dia vir ou viver algo que realmente toca seu coracao…

Maria
Maria
23 fevereiro de 2007 10:18 pm

Nem tudo o q vemos é o q existe! A humanidade é apenas uma passagem e é possivel sim grandes mestres mostrarem sua arte por meio de mediuns! Ninguem pode nada c seu corpo naum proporcionar isso e quem t “da sua existencia é Deus” em pequenos atos ele sempre sera maior e presente neste mundo para q os homens naum c esqueçam q ele os zela e esta aki! Como alguem q nunca treinou suas maos com dedos ou pes conseguem em minutos realizar obras de arte????? É mais que o inconsciente!! Pense…

adriana alvim
adriana alvim
20 abril de 2007 3:14 pm

Gostei muito do texto.Ele é preciso e levanta várias indagações,reflexões bem colocadas que questionam todo esse circo armado em torno do espiritismo.Vamos ser sérios e parar com enganações.Principalmente no campo espiritual,no qual a verdade é imperiosa não sobrando espaço pra qualquer tipo de mentira e ilusão.Vamos nos amar mais meus irmãos,respeitar os vivos e a alma dos artistas que já estão em outro plano,e que foram brilhantes com sua paleta de côres e seu imenso talento enquanto estavam neste corpo terreno. Quem pensa que é fácil macaquear um impressionista,está completamente enganado.Tudo tinha uma ciência por trás das pinceladas empastadas. Não… Read more »

Maíra
Maíra
16 setembro de 2008 9:47 am

Emerson, quanta arrogãncia hein?
Você é o dono da verdade absoluta, com poderes amplos para julgar as pessoas?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
16 setembro de 2008 12:34 am

Deus me livre de dar meu e-mail, pra me submeter a uma campanha de evangelização com frases tipo acima? Não, obrigado.

Preferiria que me esclarecesse sobre as questões que deixei no post. Ou poderia começar por dizer qual o ridículo do comentário e o porque, ESCLARECENDO este pobre blogueiro que está aparentemente desviado do caminho…

Emerson
Emerson
15 setembro de 2008 11:52 pm

“A Arte Mediúnica é capaz de
emocionar e sensibilizar os homens incrédulos e insensíveis, fazendo-os se lembrarem de Deus.”

Emerson
Emerson
15 setembro de 2008 11:48 pm

“O papel do médium não é o de um criador da Arte, mas de um instrumento, para que o Espírito produza o seu trabalho, que será tanto mais belo quanto mais evangelizado estiver o médium.”

Emerson
Emerson
15 setembro de 2008 11:40 pm

Caro Dono do site: Quando falar sobre pintura mediúnica, se informe primeiro para não passar pelo ridículo de suas palavras ditas no comentário. É certo que não sabe o que fala e ainda imprudente em deixar público sua verdade, como se fosse autoridade no assunto. Aconselho que se instrua, ore mais, faça mais caridade, ou se quiser, como se considera um ser humano iluminado, absoluto, faça caridade, palestras, doações, vá ao encontro de mendigos na rua, mas vá de madrugada no anonimato como fazem alguns médiuns de pintura mediúnica. Leia mais, será útil para você não comprometer seu destino com… Read more »

Olim
Olim
12 junho de 2008 10:10 am

Ah, se eu estivesse em Sampa e se me permite, mais um vez, Acid..heheh: “Exposição no Masp reavalia papel do desenho. (…) Por muito tempo, o desenho não foi considerado um trabalho artístico propriamente dito. Representava mais um estudo, fase do processo de criação, do que uma obra de arte, e, por isso, raramente era exibido. (…) Nesse percurso, segundo o curador do Masp, Teixeira Coelho, percebe-se que o “papel contém a verdade da arte” ou “boa parte dela”. De acordo com Coelho, os artistas se entregam ao desenho “repetidamente e com tanto empenho que não raro esses estudos se… Read more »

Lourdes
Lourdes
24 abril de 2008 11:00 am

cnaj, muito interessante o seu relato. Valeu!

cnaj
cnaj
24 abril de 2008 8:51 am

Prezados, após ler o post do autor sobre pintura mediúnica e alguns comentários gostaria de publicar minha opinião, objetivando outra visão. Existe na cidade do Salvador estado da Bahia, um médium consagrado lá e em outros países não apenas pela faculdade de pintura mediúnica mas também por outras faculdades mediúnicas. Ele teve a comunicação com o espírito de Renoir lhe ofertando a oportunidade de realizar um trabalho de caridade chamado “Transformar tintas em pães”. Seu trabalho, além de reconhecido por especialistas internacionais, validando as assinaturas dos pintores, possui de fato um sentido fraterno e de caridade. Pessoalmente tive a oportunidade… Read more »

Olim
Olim
19 março de 2008 4:54 pm

Caso o Acid autorize essa intromissão artística-promocional no seu espaço:

Para quem possa interessar o artista Sérgio Prata(de Bragança Paulista, SP) está realizando duas viagens culturais pela Europa ao longo deste ano.

http://www.sergioprata.com.br/port/index.htm

Olim
Olim
21 fevereiro de 2008 4:40 pm

Dica boa para quem está em Sampa: “MAM/SP: Cursos sobre Arte recebem inscrições O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) está com inscrições abertas para 14 opções de cursos semestrais, que terão início em março e término entre junho e julho próximos, e com mensalidades que variam entre R$ 140 e R$ 200. Os cursos oferecidos e ministrados por expoentes no segmento das Artes são os seguintes: (…vários cursos…) Outras informações estão disponíveis no site http://www.mam.org.br. Os cursos serão ministrados no próprio MAM, que está localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, no Parque do Ibirapuera, portão 3.… Read more »

R.
R.
7 novembro de 2006 7:48 pm

“Mas outros, como a Zibia Gasparetto, são literatura de quinta”…não concordo. Apesar de não gostar de livros espirítas acredito que “gosto é gosto” e todos acham que somente aquilo do que gostam é algo de qualidade.

Para mim por exemplo livro de qualidade mesmooo é só Harry Potter … 😀

Brincadeiras a parte, fica a crítica ao comentário anterior ao meu… 😆

Anônimo
Anônimo
7 novembro de 2006 7:30 pm

Concordo com vc acid, e outra coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha são os ditos livros psicografados. A maioria deles é de qualidade inferior, não podem ser considerados literatura de alto nível. E eu me pergunto: para que reencarnar numa pessoa para psicografar uma porcaria qualquer?
Não tenho o hábito de ler livros espirítas, li alguma coisa do Chico xavier, que era muito bom. Mas outros, como a Zibia Gasparetto, são literatura de quinta.

Bruno H.
Bruno H.
7 novembro de 2006 6:33 pm

Eu não acredito.
Nem que o próprio Monet incorpore o médium e pinte, na minha frente, eu não acredito.

Simplesmente porque, imagino, para se chegar a pintar esses quadros em vida, essas pessoas devem ter sido super sensíveis… e é o cumulo da grosseira uma pintura mediúnica dessas, feita em cinco minutos, de qualquer jeito e ainda sendo vendida a duzentão.

Filipe
Filipe
8 novembro de 2006 12:20 pm

Criticou tanto e não criticou ninguém. É óbvio que nem todos que se proclamam médiuns o são. Não existe ‘incorporação’, apenas o espírito encarnado num corpo pode utilizá-lo. Ele entra em afinidade profunda com o médium, que lhe transmite pensamentos e movimentos. E, mesmo aceitando que Monet está bem vivo, pintanto e eventualmente nos presenteando, aos encarnados, com uma ou outra pintura mediunica, nem todos que dizem pintar sob sua influência o fazem, aliás, bem poucos na verdade. Por fim, que importa o preço de uma pintura? Já não houve gênios que queimaram a própria arte para se aquecer no… Read more »

Olim
Olim
8 novembro de 2006 1:13 pm

Sobre incorporação de espíritos:

(http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-004.html )

Uma pérola:

“Um quadro de pintura mediúnica intitulado “Flores”, autoria de Van Gogh espírito, era tão formoso e delicado, que recebeu do Chico esta confissão: “Sempre que vejo certas flores espirituais, o miosótis por exemplo, sinto as vibrações que emitem e não posso conter as lágrimas”.

Olim
Olim
8 novembro de 2006 1:04 pm

“Definição de Arte e Arte Espírita O que é Arte? A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças das almas. O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas vibráteis do sentimento humano, alçando-o da Terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, sabedoria, paz e amor.” Emmanuel Livro: “O… Read more »

Esmeralda
Esmeralda
8 novembro de 2006 12:53 pm

Que ótimo post 😉

Lembrei daquele evento que teve aqui em Recife: no final uma moça incorporava e pintava quadros lindos rapidamente e os vendia, não me lembro o preço mas era caro, e doava para uma instituição carente, que é o que acontece normalmente. Abrindo para a reflexão que as pessoas compram, ajudam as outras, o benefício é em dobro.
Se eles podiam estar fazendo algo melhor? Bom, eu acho que eles fazem desse jeito também. Um pouco aqui , um pouco lá. Cada um com o seu modo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 novembro de 2006 8:38 am

Sim, sim, Gwenyfar!! Tem uma frase de Monet que pra mim define o espírito do impressionismo:

“Quando você sair pra pintar, tente esquecer o objeto que está diante de você – uma árvore, uma casa, um campo, qualquer coisa. Apenas pense: aqui tem um quadrado de azul, ali um retângulo de rosa, uma linha de amarelo, e pinte isso como ele aparece a você, a cor e formas exatas, até emergir como sua própria impressão infantil da cena diante de você.”

Gwenyfar
Gwenyfar
9 novembro de 2006 7:57 am

Não acredito nisso de pintura feita por artistas mortos, para mim é puro animismo ou obra de alma penada que não tem o que fazer 😀

A qualidade dessas obras é muito baixa, até um bebê pinta certas coisas que já vi por aí.

Gosto muito do movimento impressionista, são artistas sensíveis, que movem seus pinceis com um …como direi…estilo espiritual…bom, quero dizer que eles não tentam simplesmente captar a realidae, de maneira crua como os naturalistas, mas sim expressar a sua visão do mundo. E isso é belíssimo, o resultado vemos aí nessas telas de beleza impressionante.

Beijos!

Anay
Anay
9 novembro de 2006 3:09 pm

Pode crer! Se o objetivo é externar o Belo (q é uma forma de ligação com Deus) , não importa quem pintou tal ou tal quadro. Nunca entendi essa das pinturas mediúnicas virem assinadas…. mas.. já que vocêtocou no assunto… q tal umpost/debate sobre a Arte no sentido espiritual?? Tenho umlivro: O espiritismo na Arte,de Leon Denis q tras coisas lindas.. e deve ter muito material a respeito em outras obras tb. Alguém se habilita a indicar?

Halbur
Halbur
9 novembro de 2006 3:02 pm

Eu por ser grande apreciador de Dali, eu gostaria de ver algum pictografado.

Waking Onion
Waking Onion
10 novembro de 2006 4:22 pm

E os que incorporam, tem ou tinham, antes, alguma afinidade com a pintura?

Ou simplesmente desabroxa?

Renato Palhano
Renato Palhano
13 novembro de 2006 1:24 am

Texto genial.Sou de familia espiritualista e penso o mesmo que vc Acid, essa historia de pintura mediunica é bem forçada, qq dia vai ter guitarrista por ae dizendo q incorporou o Jimi Hendrix.

Essas pessoas precisam ter discernimento,o espiritismo é motivo de descrença justamente por esse circo criado pra arrecadar fundos

Olim
Olim
8 novembro de 2006 10:24 am

Ah, além deste gênios do Impressionismo, admiro Michelangelo, Cezzane, Matisse, Gauguin, Diego Rivera, David Siqueiros, Munch, Escher, Miró, Pollock… Sem esquecer de Portinari, o cearense Aldemir Martins, o uruguaio Carlos Paez Villaró(http://www.carlospaezvilaro.com.uy/cpv/presentacion/inicial.html )… Esse último está vivo e mora em Punta Del Este, Uruguai… Ele mora em Punta Ballena, tipo um bairro, numa pequena península de Punta. Lá tem uma construção de sua autoria que se chama Casa Pueblo… É linda!!! Nesta construção existe seu atelier (tem que pagar para visitar), sua residência e um chiquérrimo – e caro!- hotel. O filho dele foi um dos sobreviventes daquele acidente aéreo… Read more »

Olim
Olim
8 novembro de 2006 9:50 am

Oi, pessoal… Muito cuidado, caso desejem se aventurar a pintar utilizando os dedos ou os pés. Principalmente com a tinta a óleo. Essas tintas possuem pigmentos de chumbo, que com o tempo pode causar uma doença chamada de Saturnismo. Vejam abaixo: “O termo “saturnismo” é uma referência ao deus Saturno, idolatrado na Roma antiga. Os romanos acreditavam que o chumbo, “o metal mais antigo”, foi um presente que Saturno lhes deu e com ele construíam aquedutos e produziam acetato de chumbo, utilizado pelos aristocratas da época para adocicar o vinho. Acredita-se que essa mistura bombástica e a conseqüente intoxicação por… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
8 novembro de 2006 9:47 am

Só para complementar…
Monet, Manet, Van Gogh, Renoir são únicos…

Simão
Simão
7 novembro de 2006 8:33 pm

O que os pintores mediúnicos “acessam” não é a alma ou o “espírito” em si, como se ele(a) ainda estivesse disponível para contato, nem muito menos a habilidade transmitida por tal “espírito” numa comunicação mediúnica. A explicação é que o “pintor” teria uma habilidade mental de “acessar” o banco de dados do inconsciente coletivo (AKASHA), especificamente em uma determinada “freqüência” ou conhecimento ligado ao “modus operandi” da técnica aprendida por esse ou aquele pintor. E como o “modus operandi” daquela técnica já foi aprendido por um cara chamado Monet e armazenado todinho nessa “memória universal”, que tudo guarda, é “fácil”… Read more »

Olim
Olim
8 novembro de 2006 7:54 am

Até parece ser uma CONFIRMAÇÃO esse seu post…!!! Tenho meditado muito nestes últimos anos a respeito de uma atividade, ou atividades, que eu possa desempenhar de maneira autêntica e criativa, como uma nova visão(proposta) deste mundo. Acho que cada um de nós tem algo especial que possa contribuir de forma ímpar, singular, para melhorar a vida de todos. Esse seria o Dom, ou Dons, de cada um. Tenho orado, meditado, realizado tentativas de comunicações… Mas nada certo, incontestável e concreto, sem causar dúvidas, vem como resposta, pelo menos no campo perceptivo em que me encontro atualmente. Acho que a descoberta… Read more »

Olim
Olim
8 novembro de 2006 6:53 am

Olá, Acid…

Que raro!
Muito sinistro!

Quando escrevia aquele comentário a respeito das Artes e do Dom tive uma impressão muito rápida de que vc estava escrevendo algo parecido…hehehe…
Muito sinistro…

:mrgreen:

.
.
8 novembro de 2006 6:44 am

Ex-governador…também acho que após a vida, nossa alma tem mais o que fazer…

ex-governador
ex-governador
7 novembro de 2006 11:37 pm

Eu vou acreditar no dia em que ver um médium pintando um Francis Bacon (com as técnicas alienígenas do próprio), ou pintando como um Max ernst ou um Dali, que é quase um renascentista na técnica… ou um lucien freud (ops! tá vivo ainda)… ou desenhando um gibi como o Alex Raymond (flash gordo clássico) ou como o Hal Foster (principe valente) ou um will eisner… & uma boa obra de arte se faz em vida, não? Ou melhor, vou acreditar quando um médium dirigir um filme do kubrick ou do Max Ophüls ou do Vertov… ou escrever um Ulises,… Read more »

Íris
Íris
7 novembro de 2006 9:38 pm

Bem, sempre pensei que um espírito se desse ao trabalho de “vir” para cá com o intuito de ajudar alguém ou transmitir alguma mensagem. Não vejo nenhum tipo de “valor” nisso – não estou sendo irônica, apenas não encontrei palavra mais adequada. É possível sintonizar-se com algum tipo de frequência similar ao pensamento, mas a idéia de tornar-se uma segunda “cópia”. Bem, não me parece nada criativo… (presumindo-se que o objetivo seja esse).

Olim
Olim
8 novembro de 2006 8:17 am

Acid… Obrigado por suas palavras, de coração meeeeeesmo!!! É, vou ter muito trabalho pela frente, pois adoro fazer muitas coisas. Sabe aquele Trabalho, que por sinal não tem nada de parecido com o “trabalho”(ganha-pão) que exerço diariamente,quando vc está realizando parece que vc se conecta com uma dimensão em que o tempo deixa de existir? Assim sinto quando estou desenhando ou pintando. A profissão que abracei, infelizmente, é um obstáculo para que as exerça de corpo e alma, pois tenho que lutar e me dedicar em ter um padrão de vida seguro para mim e para minha futura família. Talvez… Read more »

Olim
Olim
8 novembro de 2006 8:40 am

Quanto ao post: 1. Creio que a pintura mediúnica existe, partindo do princípio da comunicação normal e comprovada entre espíritos encarnados e desencarnados. 2.A validade ou mérito de uma obra mediúnica é que me preocupa e causa estranheza, uma vez que uma comunicação valorosa, como as dos espíritos superiores, deve ter uma intenção, teor, conteúdo, ou finalidade de sabedoria, cura, Amor, fraternidade… Fora dos ditames do ego. O prazer da fama, de querer ser reconhecido neste mundo, de ser idolatrado fora do corpo, parece-me, a princípio, uma forma de manter-se preso a uma condição antiga de fama, prestígio ou de… Read more »

x-builder
x-builder
8 novembro de 2006 9:01 am

Excelente texto, bastante imparcial. Permitiu realmente questionarmos o que é verdade e o que é delirio. Achei bastante interessante seus questionamentos. É com este tipo de pensamento que tornaremos o espiritismo como uma ciencia séria desprovida de paixões, mas racional em sua cerne. Só assim para extrair a verdade por trás de diversos fenômenos que a ciencia não tem a explicação ou tapa o buraco com explicações sem lógica. Quanto à questão da reecarnação dos tais pintores, vc pergunta se este povo nao reencarna (rs). Eu acho nao dá para mensurar isto. Já ouvi relatos de espiritos que nao reencarnam… Read more »

Fiat Lux
Fiat Lux
8 novembro de 2006 9:19 am

Concordo em parte com a teoria do Simão e tb com o que a Luiza comentou. Acho que as possibilidades são tão grandes que não podemos descartar nenhuma delas. Existe médium correto, assim como existem os charlatães. Existem os espíritos superiores e os enganadores. Existe o animismo das pessoas que tb confundem o teor e procedência das mensagens, enfim, cada caso é um caso. Na minha opinião, acredito que como desconhecemos o Universo e possivelmente nem tenhamos capacidade de compreendê-lo em sua grandiosidade de informações, por enquanto, fica difícil tachar isto ou aquilo de autentico ou falso, e nem sei… Read more »

Sylvia
Sylvia
13 novembro de 2006 1:37 pm

Como sempre, vc foi muito feliz em suas colocações…
Ótimo post!
Quero parabenizá-los pelos textos, pelo blog, pelo humor, pela “bandeira” que ergues…
Quando passo por aqui, vejo que não estou sozinha em minhas reflexões e questionamentos e isso me acalenta um pouco mais…
Beijos, Bye.
Sylvia

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.