CARIDADE, A META

Por Joanna de Ângelis & Divaldo Franco; Vigilância

Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a sombra. Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da virtude por excelência.

Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a essência da caridade.

Repartirás tecidos e agasalhos com os desnudos; no entanto, se lhes não ofertares compreensão e afabilidade, permanecerás na filantropia.

Atenderás aos enfermos com medicação valiosa; entretanto, se não adicionares ao gesto a gentileza fraternal, estarás apenas desincumbindo-te de um mister de pequena monta.

Ofertarás o pão aos esfaimados; contudo, se os não ergueres com palavras de bondade, não alcançaste o sentido real da caridade.

Distribuirás haveres e coisas com os desafortunados do caminho; não obstante, sem o calor do teu envolvimento emocional em relação a eles, não atingiste o fulcro da virtude superior.

A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.

Certamente, a doação de qualquer natureza sempre beneficia aquele que lhe sofre a falta. Todavia, para que a caridade seja alcançada, é necessário que o amor se faça presente, qual combustível que permite o brilho da fé, na ação beneficente. A caridade material preenche os espaços abertos pela miséria sócio-econômica, visíveis em toda parte. Além deles, há todo um universo de necessidades em outros indivíduos que renteiam contigo e esperam pela luz libertadora do teu gesto.

A indulgência, em relação aos ingratos e agressivos;
a compaixão, diante dos presunçosos e perversos;
a tolerância, em favor dos ofensores;
a humildade, quando desafiado ao duelo da insensatez;
a piedade, dirigida ao opressor e déspota;
a oração intercessória, pelo adversário;
a paciência enobrecida, face às provocações e à irritabilidade dos outros;
a educação, que rompe as algemas da estupidez e da maldade que se agasalham nas furnas da ignorância gerando a delinqüência e a loucura…

A caridade moral é desafio para toda hora, no lar, na rua, no trabalho. xercendo-a, recorda também da caridade em relação a ti mesmo.

Jesus, convivendo com os homens, lecionou exemplificando todas as modalidades da caridade, permanecendo até hoje como o protótipo mais perfeito que se conhece, tornando-a a luz do gesto, que vence a sombra do mal, através da ação do amor.

Caridade, pois, eis a meta.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
tiza
tiza
9 março de 2005 3:23 pm

P.S. Deixei de dar o devido espaço para recomeçar a escrever o trecho bíblico; a partir de “Voltaram…”
Este trchoficou assim meio perdido,mas ele só quer mostrar que mesmo históricamente VIVO (VIVO eternamente), presente para responder as dúvidas o pessoal se confundia e já achavam que só o vá se instruir elucidaria o mistério…resultado Cruscificaram Jesus , baseados “sòmente” no que puderam racionalizar.

Vamos sintonizar ,harmonizar ,na freqüência divina e seremos apaziguados .Paz e Bem SEMPRE.

tiza
tiza
8 março de 2005 3:03 pm

Radical vou te contar um segredo; não se deixe impressionar com a ilusão dos ganhos dos ìmpios , e muito menos espere que eles se dêem mal.Odiar o pecado é saber que a fonte daquela atitude não é de àgua limpa , e jamais praticar atos com base nela.Amar o pecador é saber que por mais malvadeza que a figura seja ,ela PODE mudar, sempre e imediatamente, bebendo de outra fonte .Isto muda todo o destino daquela pessoa; ou seja a lei do retorno pode e deve ser mudada pelo arrependimento ,e graça concedida posteriormente advinda do perdão.Esta é a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 março de 2005 11:54 am

Já eu entendi que, tudo aquilo que sai do reino da Criação absoluta (ou seja, a matriz, e não matrix) é moldável, criável, impermanente, Maya. E ISSO nós podemos mudar, e imaginar que estamos Creando, quando estamos no máximo criando, ou transformando. Sobre esta questão dos relacionamentos e infelicidade, recomendo a todos o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro: Mar adentro. É a história real de um homem tetraplégico que queria apenas o direito de que o ajudassem a morrer (já que ele não podia se matar). Vemos nesse filme várias facetas do amor. O amor interessado, desinteressado, o… Read more »

Coringa
Coringa
21 janeiro de 2013 6:37 pm

Pessoas religiosas agem por compaixão menos que ateus e agnósticos.

“…apesar de pessoas menos religiosas tenderem a ser vistas com mais desconfiança nos EUA, quando elas sentem compaixão, são muito mais inclinadas a ajudar seus semelhantes do que pessoas religiosas”. [Huffington Post]

http://bit.ly/V2AOUT

Como dito no texto principal:
“A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.”

Joel Cipriano
Joel Cipriano
19 março de 2005 1:30 am

Afinal, não é atoa que de bem antes Roma a Hitler, todos os “grandoes” da historia tentaram destruir esse livro.

Parece que quando vocês lêem a Bíblia, já o fazem não em busca de respostas, mas já procurando onde encontrar erros para apontar.

Enquanto deveriam estudá-la, perdem tempo brigando pra ver qual versículo bate ou não com aquilo que vocês tem como verdade.

Joel Cipriano
Joel Cipriano
19 março de 2005 1:23 am

O que eu não entendo é essa “perseguição”. Por que eu não vejo ninguém questionando buda ou kardec com a mesma “voracidade” que perseguem a Bíblia.

Pra mim, essa perseguição, é só mais uma prova de que o que ela contém É A VERDADE, e sendo VERDADE toca no calo e incomoda a muitos.

Radical Chic
Radical Chic
18 março de 2005 5:24 pm

Bom, como eu não tenho religião, prefiro ver a essência, a mensagem passada… o resumo… do que ler a Bíblia ao pé da letra. Se até diálogos simples em filmes são adulterados, o que dizer da tradução da Bíblia! E por falar em filme, assisti “Mar Adentro” (e pelo menos espanhol eu sei e não preciso de legenda…rs). Muito bom! E hoje de manhã li a notícia de que o processo movido contra a moça que arrumou o cianureto, tinha sido arquivado. Pra quem não sabe, o filme é baseado em uma história real, muitos aqui devem lembrar do vídeo… Read more »

x-builder
x-builder
18 março de 2005 3:58 pm

Em um dos meus posts deste texto eu mostro (baseado na revista superinteressante) o pq alguns evangelhos apocrifos nao foram escolhidos.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
18 março de 2005 3:40 pm

Pior que foi quase isso mesmo…

x-builder
x-builder
18 março de 2005 3:33 pm

Pelo que eu saiba o critério utilizado para a escolha dos evangelhos foi o uni-duni-tê

obrigado.

Joel Cipriano
Joel Cipriano
18 março de 2005 3:00 pm

Tudo mundo fala de adulterações na Bíblia. Que os padres fizeram isso e aquilo. Até parece que durante estes 2000 anos a Bíblia estava em uma câmara secreta em algum subsolo do vaticano. Rapaz, é só vocês procurarem no google e vão ver que a Igreja Católica não era a única vertente do cristianismo não. E, mesmo que fosse, e mesmo que tivesse aulterado a Bíblia, mesmo que tivesse alterado a divindade de Cristo, VOCÊS ACHAM QUE DEUS, SABENDO QUE A BÍBLIA SERIA A ÚNICA FONTE DE CONHECIMENTO CRISTÃO DURANTE TODO ESTE TEMPO, PERMITIRIA QUE ADULTERASSEM O SEU CONTEÚDO. Só… Read more »

tiza
tiza
9 março de 2005 1:33 pm

“Não há nada de oculto que um dia não seja revelado “. Tá certo ,xbuilder muitos podem ter metido o bedelho,querendo esculpir um perfil católico de acordo com as tradições da época…vá saber; mas eu falo da essência, da alma da Bíblia,os ensinamentos de Jesus , o resto é comentário.(Qtao autoconhecimento da centelha divina em cada um , concordo em Gênero , número e grau , mas acho que ELE confirmou “O reino de DEUS está dentro de vós “, só não tá especificado como e quando a divinização se dá ,por isso eu falo ;cuidado ,nem tudo que reluz… Read more »

Ligia
Ligia
9 março de 2005 1:05 pm

Não sei se é felizmente ou infelizmente, mas eu concordo com o X-builder. Não acredito em muita coisa que esta na biblia. Ainda não consegui compreender nem vivenciar esta história de perdão aos pecados. Como uma pessoa que fez tanto erros e foi perdoada pelo senhor aprendeu alguma coisa?Acredito que lá na frente quando ela esquecer tudo que aconteceu e estiver em uma sitação privilegiada ela vai fazer de novo. As pessoas só não esquecem do mal que cometeram quando sofrem na própria pele.E a lei de ação e reação onde fica??? Sei lá…. talvez um dia eu mude a… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2005 12:21 pm

Pedro lhe diz:“Já que tu te fazes o intérprete dos elementos e dos acontecimentos do mundo, dize-nos: o que é o pecado no mundo?”

O Mestre diz:“Não há pecado. Sois vós que fazeis existir o pecado quando agis conforme os hábitos de vossa natureza adúltera: aí está o pecado”.
(evangelho apócrifo de Maria Madalena)

x-builder
x-builder
9 março de 2005 11:41 am

Achei algumas coisas interessantes nas passagens de jesus nos evangelhos apócrifos (infelizmente nao tenho os cap e versiculos) “O Senhor amava Maria mais do que todos os discípulos e a beijou na boca repetidas vezes” (Evagelho de Filipe ) * referencia a Maria Madalena “Quem não conheceu a si mesmo não conhece nada, mas quem se conheceu veio a conhecer simultaneamente a profundidade de todas as coisas.” (evangelho de Tomé) Os principais evangelhos apócrifos e a razão de sua proibição Evangelho de Pedro Conteúdo: Provavelmente circulou no século 2, tendo sua autoria atribuída ao apóstolo Pedro. Conta uma versão diferente… Read more »

Carlos
Carlos
9 março de 2005 10:40 am

Bom dia… Em parte concordo com o X-Builder… em parte… Dicas de Autores que tratam do assunto linguagem da Bíblia mais perto do original: José Reis Chaves, Severino Celestino da Silva, Sérgio Aleixo. Poucas pessoas sabem, mas os Evangelhos fogem sim muito do original. Isso porque, a Primeira Aliança (Velho Testamento) foi escrito em hebraico. Na versão grega foi chamada da “Versão dos Setenta” ou simplesmente “Septuaginta”. Foram dados pequenos pedaços de textos para, se não me engano, 72 pessoas, onde passariam para o grego. Depois, no século IV (se não me falha a memória), São Jerônimo recebeu a missão… Read more »

x-builder
x-builder
19 março de 2005 8:34 am

Joel, que a biblia é incomleta e foi adulterada para mim não tem dúvida. E quanto a Kardec e Buda, para mim , os duas instituiçoes tb tem muitas coisas que discordo, afinal toda religião foi criada por homens. Na minha opinião Deus não tem esta necessidade de que alguem crie uma religião. Surgem sim, lideres espirituais , passando alguma doutrina ou filosofia para encontrarmos a felicidade interior. O homem, na sua imperfeiçao, tenta criar a religião. Pois bem, sobre kardec especificamente, eu acho que existe uma filosofia behaviorista. Ou seja, “vc tem que fazer a caridade ou vai para… Read more »

x-builder
x-builder
19 março de 2005 8:36 am

Só uma correcao . No ultimo parágrafo eu quis dizer buscar aquilo que no satisfaz interiormente na religiao.

x-builder
x-builder
19 março de 2005 8:38 am

grrrrrrrrrr!
caramba!!!!

vamos de novo: que nos satisfazem na religiao.

Coringa
Coringa
4 agosto de 2010 6:46 pm

Quarenta bilionários nos Estados Unidos prometeram doar no mínimo 50% de suas fortunas para caridade, atendendo ao pedido de uma campanha iniciada pelo fundador da Microsoft Bill Gates e pelo investidor Warren Buffett.

Os organizadores dizem que muitos bilionários concordaram em doar bem mais do que metade de suas fortunas.

A Forbes calcula que existam atualmente 403 bilionários vivendo nos Estados Unidos.

matéria completa em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100804_bilionarios_rc.shtml

obs: vou entrar nessa também :p
rs

Fy
Fy
27 setembro de 2008 8:42 am

Uma obra que fala ao espírito

Por que o filme Bezerra de Menezes, sobre o médico e político que foi pioneiro do kardecismo no país, é um fenômeno nos cinemas:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI13534-15254,00-UMA+OBRA+QUE+FALA+AO+ESPIRITO.html

Coringa
Coringa
26 setembro de 2008 10:42 pm

Este é um pequeno filme (5minutos) que ganhou o ‘Cannes Festival Award’.

‘The Story of a Sign’ – http://www.historiadeunletrero.com/


Um caminho novo não existe.
O que existe é um jeito novo de caminhar.
O real mestre simplesmente diz,
“Não há nada em que se tornar.
Você já é desde sempre.”

Elly Isney
Elly Isney
3 junho de 2005 4:54 am

matriz é só um filme, mas uma coisa quero dizer, vc q sabe a verdade, leia a biblia e procura pela verdade…. eu deste de peqno na religiao, agora eu sou nen um e nen outro, pq vi a verdade….

Joel Cipriano
Joel Cipriano
25 março de 2005 10:37 am

Isso Aí Radical, Falou E Disse!

Aliás, discutir os quatro evangelhos nao adianta nada. O que tem que ser LIDO e não DISCUTIDO são as cartas de PAULO. Essas sim, contém as BOAS NOVAS.

Yuri Mick
Yuri Mick
24 março de 2005 12:59 am

Sei naum!sincéramente poucas vêzes
tive à oportunidade de ler coisas desse gênero.Cada vêz mais algumas pessoas confundem fé com paixão.

Radical Chic
Radical Chic
21 março de 2005 9:10 pm

Pra que ficar discutindo a Bíblia se nem conseguimos praticar o básico: o Amor? Jesus Cristo não era cristão, assim como Buda não era budista e por aí vai…. mas a mensagem de todos eles tem muito em comum! Falaram a mesma coisa de várias formas diferentes… Pq se prender a um só e não à essência? Pra mim isso é o que basta, não adianta ler muito, pregar, sem aplicar na própria vida. Já conheci ateus muito mais cristãos do que os que se dizem cristão de verdade, pq esses sim viviam o que Cristo ensinou.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
20 março de 2005 11:06 pm

Vamos tentar ser mais monoteístas nos comentários, pra evitar que o banco de dados fique sobrecarregado com algo que poderia caber em uma caixinha apenas. Bigaduuuuu

Joel Cipriano
Joel Cipriano
20 março de 2005 5:10 pm

Caro Pedro, Você falhou em um ponto em um comentário seu. Ao dizer que, se formos rigorosamente científicos, a existência de Jesus é descartada, é algo totalmente sem fundamento. Mesmo sendo científicos, dá para provar a existência de Jesus. Existem relatos sobre o seu ministério em textos fora da Bíblia, como, por exemplo, os escritos de Flávio Josefo, historiador judeu helenista que, por causa de suas origens (judeu por nascimento e partidário da cultura grega, o que é um paradoxo em si mesmo) não tinha nenhum interesse em apoiar uma “invenção” dos primeiros cristãos. Portanto, Jesus não é assunto metafísico… Read more »

Joel Cipriano
Joel Cipriano
20 março de 2005 5:09 pm

Mas a religião mais hegemônica, catequisadora e — reiteradamente — perseguidora dos infiéis é Politeísta: a Católica Apostólica Romana. Afirmando ser ‘monoteísta’, tascou logo de início uma ‘Santíssima Trindade’ como dogma (que não se discute, é assim; duplipensar, como 2+2=5) e tem um panteão de deuses de não fazer feio, numa casa greco-romana da era da mitologia. Temos, sob o nome disfarçado de ‘santo/a’, uma miríade de ‘deuses’ variados: do casamento, da chuva, dos animais etc. Tudo com datas comemorativas, rituais particulares, templos próprios e estátuas e efígies para o culto. E, como ressaltou o mestre Joseph Campbell, que reproduzo… Read more »

Joel Cipriano
Joel Cipriano
20 março de 2005 5:07 pm

Para a generalidade dos estudiosos. o Cristo permanece tão somente situado na História, modificandoo curso dos acontecimentos políticos do mundo; para a maioria dos teólogos, é simples objeto de estudo, nas letras sagradas, imprimindo novo rumo às interpretações da fé; para os filósofos, é o centro de polêmicas infindáveis, e, para a multidão dos crentes inertes, é o benfeitor providencial nas crises inquietantes da vida comum. Todavia, quando o homem percebe a grandeza da Boa Nova, compreende que o Mestre não é apenas o reformador da civilzação, o legislador da crença, o condutor do raciocínio ou o doador de facilidades… Read more »

Joel Cipriano
Joel Cipriano
19 março de 2005 3:15 pm

Vamos Acordar. Vamos sair de uma vez desta Matrix.

Joel Cipriano
Joel Cipriano
19 março de 2005 3:13 pm

Mas é exatamente ai onde eu quero chegar. A maioria das pessoas não sabem ou não querem separar Religião do Cristianismo. Julgam o Cristianismo pelas ações dos padres, monges e papas corruptos que usaram a máquina católica para satisfazer seus caprichos. Como se Jesus tivesse fundade essa Grande %*#@+§ E quanto a ser adulterada peraí… Como eu já disse, até parece que a Bíblia ficou presa em um calabouço com tochas, esqueletos e tudo mais. Qualquer pesquisa feita no google, e vc vai ver que a Igreja Católica não era a única que tinha a Bíblia. Os Anabatistas por exemplo,… Read more »

tiza
tiza
19 março de 2005 11:05 am

Joel, eu concordo com vc.

tiza
tiza
9 março de 2005 2:46 am

Nossa, que clima heim?A gente vem visitar, de madrugada,deixa recado pro dono da casa, procura ser ùtil,na medida do que conhece e toma uma lavada destas.Eu não prendo meus comentários sobre a Bíblia ao tempo ,nem ao espaço, falo de coisa atemporais ,eternas, e gosto muitíssimo do Buda, leio sobre toda e qualquer religião e as comparo, faço paralelos e na medida do impossível evito o divórcio, embora procure esclarecer quem tem “a força” em quê .Mas se isto é tão importante , se é certo o que dizem, que os cultos ,os poderosos, manipularam ao seu bel prazer as… Read more »

x-builder
x-builder
9 março de 2005 1:26 am

De nada Acid, afinal estamos aki para somarmos forças e nao dividi-las. Este seu último post reforçoum mais minha teoria sobre este perdão tácito (investimento espiritual). Bíblia tb nao e meu forte. rs Tiza eu não acredito na bíblia por um único motivo: A bíblia que conhecemos hj , além de ter sido adulterada , está incompleta. Portando temos uma visao muito distorcida da imagem de Jesus. Hj existem 30 evangelhos apócrifos, fora os que nao temos notícias. A igreja católica na idade média adotou 4 evangelhos (os canônicos): João, marcos , lucas e mateus. Estes 4 correspondiam melhor a… Read more »

x-builder
x-builder
8 março de 2005 12:00 pm

Muito boa análise Acid, só acho que amor é simplesmennte amor. Não acho que amor possessivo, ou vampiro não é exatamente amor, seria outra forma de expressão mas nao consideraria como amor. rs

Amor para mim é sempre algo desinteressado, o resto pode ser paixao, desejo….

[]´s

Radical Chic
Radical Chic
8 março de 2005 11:57 am

Eu entendi essa natureza absoluta como sendo a nossa essência divina, a nossa mônada. Mas também pode ter a ver com o dharma (nossa missão). Todo o resto que gira em volta (karma), são só consequências de nossos atos, coisas que podemos mudar, pq temos vários caminhos para escolher diante de uma mesma situação.

x-builder
x-builder
8 março de 2005 11:30 am

“Só o que está além da criação – como a natureza absoluta da nossa mente – não pode ser alterado”

Eu interpretei esta frase de outra forma willows.

Eu entendi que a mente e sempre impermante ta sempre mudando, e por isto nao conseguimos enxergar a realidade como ela é (natureza absoluta). E como se estivessemos na matriz, o que para o budismo seria o sansara (a impermanencia, os desejos que nos temos ,etc). Porém a natureza absoluta seria inalterável com por exemplo o amor.

agent willows
agent willows
8 março de 2005 11:22 am

e a respeito da entrevista com a Lama Tsering, no Vya Estelar, um ponto bem interessante foi:
“Só o que está além da criação – como a natureza absoluta da nossa mente – não pode ser alterado”.
difícil é definir com exatidão o que é a natureza absoluta e o que é a natureza condicionada pelo ambiente que vivemos e pelo rumo que nossa vida é conduzida. que o diga os advogados de pedófilos, assassinos em série…

agent willows
agent willows
8 março de 2005 11:15 am

eu disse que nenhuma boa ação é altruísta ( e só fiz esse comentário)justamente pensando na lei da ação e reação, que acontece mais cedo ou mais tarde ( e não necessariamente com a mesma intensidade). não proclamando que todo mundo só faz uma boa ação para posar de bonzinho e soar como interesseiro. se vc faz uma boa ação, inevitavelmente você fica feliz porque “o bem traz o bem”. uma ação altruísta quer dizer que você a faz não esperando CONSCIENTEMENTE um retorno, eventualmente não te deixa contente e aí você se sente mal. isso não existe porque vc… Read more »

tiza
tiza
8 março de 2005 9:45 am

“quando falta LUZ o invisível nos salta aos OLHOS…” (Engenheiros do Hawai ) Perceberam como discursar sobre o que não está totalmente em nossas mãos é mais fácil ?A vilania nos renderá sempre mais assunto nas tvs , manchetes de jornais ,e posts ?Já perceberam que quando descobrimos que é algo sobre o qual podemos tomar atitudes efetivas nosso assunto se esvai? Esses dois ùltimos posts são o outro lado da postagem dos deputados ;as vítimas.Na medida de cada um , devemos fazer tudo o que nos for possível para que tenhamos a visão dos talvez ETS;” vista lá do… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
8 março de 2005 8:45 am

Também concordei com a estrevista “anônimo”. Mas desde que o bem estar do outro nos traga felicidade também… O que acho errado é só pensar no bem estar dos outros e ser infeliz. Fazer coisas que te deixam mal em benefício do próximo. Se vc ama uma pessoa, claro que vê-la feliz vai te fazer feliz! Mas infelizmente tem gente que acaba virando obsessor do companheiro com seu egoísmo, apego, ciúmes… e isso um dia virará contra essa pessoa, pq não há companheiro que agüente…rs Agora, se o que faz a outra pessoa feliz é a galinhagem… vc não é… Read more »

Anônimo
Anônimo
8 março de 2005 7:17 am

Eu acredito,de acordo com otexto e de acordo com a entrevista com Lama Tsering e de acordo com a minha verdade interior que devemos em primeiro lugar pensar no bem estar do outro,porque só os outros estando bem,estaremos verdadeiramente felizes.è como ela fala( a Lama),quando temos um relacionamento queremos só o nosso bem estar e se a pessoa não corresponde aos nossos anseios queremos empurrá-la para fora de nossas vidas.A minha bisavó sempre dizia e êta mulher espiritualizada: Devemos gostar dos ruins(aí é que está o mérito),porque dos bons,todo mundo gosta.

Radical Chic
Radical Chic
7 março de 2005 5:02 pm

Acabei de ler uma entrevista muito legal com a Lama Tsering, no Vya Estelar:
http://www1.uol.com.br/vyaestelar/vya_estela.htm

Radical Chic
Radical Chic
7 março de 2005 3:25 pm

Outra coisa:
Muita gente coloca o altruísmo como sacrifício… Mas ser caridoso, ser bom, não é o mesmo que ser bobo.

O bem tem que começar na relação consigo mesmo. É um grande erro querer ser a Madre Tereza da humanidade e esquecer de si mesmo. Às vezes é fuga, pq ajudando os outros com seus problemas, vc esquece temporariamente dos seus… e vai “empurrando com a barriga”. Que o problema alheio sirva de lição a ser aprendida e que te ajude resolver os seus também, pq ninguém é perfeito.

agent willows
agent willows
7 março de 2005 2:47 pm

caridade nos faz lembrar de boa ação.
E nenhuma boa ação é altruísta.

Radical Chic
Radical Chic
7 março de 2005 2:18 pm

Aaahhh! Que gostoso… Lindo esse texto!

Essa é uma daquelas postagens que toca fundo o nosso coração e o enche de amor. Adorei!

Abraços!

Radical Chic
Radical Chic
7 março de 2005 3:14 pm

Ué, pq nenhuma boa ação pode ser altruísta? Eu não faço nada esperando recompensa, pq sendo assim, na maioria das vezes eu quebraria a cara, me decepcionaria. Qdo vc espera algo é qdo acaba frustrado… se vc faz pq isso faz parte da sua natureza, avida fica muito mais legal! É a tal da ação e reação. Se vc passar sempre de cara feia ao lado do seu vizinho, ignorando-o, não venha reclamar que ele nunca te dá bom dia. Mas se ele estando carrancudo, ouvir um – “Bom dia, tudo bem?”, aquilo pode mudar o seu dia, ainda mais… Read more »

tiza
tiza
7 março de 2005 12:01 pm

Viram que coisa “lindinha” ?!?!
Seja sempre benvinda a misericórdia ;”ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos ,sem amor (cuja forma excelente é a caridade )eu nada seria…..”
( sob alguns aspectos é muito válida a comparação…alguém já assistiu ao filme o cubo ? A porta sempre está lá,cíclicamente aberta ,eternamente terna.

(x-builder valeu a levantada; bjos procê.)

Radical Chic
Radical Chic
8 março de 2005 12:02 pm

Qto ao altruísmo, Willows, acho que estamos falando QUASE a mesma língua…rs Pq vc faz o bem sem esperar recompensa… e na maioria das vezes a “recompensa” a ação e reação, nem vem pela mesma pessoa. É como se nossas atitudes criassem uma aura positiva em volta de nós, que de certa forma atrairia semelhantes (acho que é isso que acontece, só não tenho certeza…rs). Então qdo vc faz algo bom sem esperar recompensa, o vem é lucro… não pagamento pelos seus atos. Acho o cúmulo por exemplo, pessoas que são o exemplo da bondade encarnada fora de casa, mas… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 março de 2005 12:26 pm

Engraçado como temos nossas interpretações pra o inefável 🙂 Acho que estamos todos (como humanidade) eqüidistantes da Verdade, rodeando-a, mas sem coragem de mergulhar nela e se entregar, como fizeram nossos “santos”. 😳 Quanto ao fazer o bem ter retorno, devo lembrar que o “mal” (o oposto da caridade) também tem, e esse foi bem explicitado por Buda no Dhammapada, quando disse “Quem molesta um homem inocente, um homem puro, sem mácula, o mal volta certo ao bobo, como o pó lançado contra o vento. Se alguém cometer algum mal, que não reincida, nem se rejubile: de más conseqüências é… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
9 março de 2005 12:30 am

Achei um versículo melhor (valeu pela tentativa, x-builder): “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados. E alguns dos escribas disseram consigo: Este homem blasfema. Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações? Pois qual é mais fácil? dizer: Perdoados são os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta- te, toma o teu leito,… Read more »

tiza
tiza
8 março de 2005 11:02 pm

x-builder quebrei meu espelho ,só pra te dar razão …(brincadeira )Sabe eu leio muito a Bíblia ,aquele negócio seu de bônus foi na trave . (Passei por coisas que merecia, mas sem falsa modéstia,por várias que não merecia e só pelo socorro de Deus estou aqui). Saber exatamente aonde está tudo que aprendo ,não sei de cor ,só sei que o que vc citou tá certo ,mas não está neste lugar. Mas no capítulo 29 tá escrito: “…:Eis o Cordeiro de Deus,que tira o pecado do mundo” e continua no 34,”Eu o ví e dou testemunho de que ELE é… Read more »

x-builder
x-builder
8 março de 2005 10:13 pm

Tiza.
qual seu email linda?

Eu ainda acho que o versiculo que enviei nao é o correto por que “ele” no versiculo é Deus, e nao Jesus.

tiza
tiza
8 março de 2005 9:15 pm

x-builder, sério agora , porque vc não acredita?Acreditar não quer dizer necessáriamente ser católico ou evangélico.
Se quiser pode enviar tudo que vc pensa pro meu email só quero te entender ,vc me parece ser um minino tão solícito ,tão afável ,
tão interessado em tudo , menos na Bíblia ,mas ainda assim foi procurar os versículos pro Acid. Sou super paciente.

x-builder
x-builder
8 março de 2005 8:59 pm

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
(João , cap 1, versiculo 9)

eu não acredito nisto, mas já que vc perguntou, ta aí.

Agora a interpretação fica a cargo da reliogiosidade de cada um. Talvez um católico ou um evangélico acreditem coisas como estas.

tiza
tiza
8 março de 2005 5:52 pm

Buda tá certíssimo ,e confirma o que eu te disse.Nenhum outro, sendo somente um indivíduo, pode perdoar pecados , e deve ser por isso que Jesus até recomenda a gente pra não chamar ninguém além DELE de mestre , MAS ISTO JÁ É LIVRE ARBÍTRIO. Puxa eu podia passar a vida inteira te citando trechos elucidativos da Bíblia ,mas vc a conhece ,só não acredita ,e aí já não é comigo,numa boa. “Tú és meu filho e hoje EU TE GEREI “( SALMO 2,7 )=Filho de DEUS “Não permitirás que teu SANTO experimente a corrupção.(SALMO 15,10 )=Espírito Incorruptível Quanto ao… Read more »

x-builder
x-builder
8 março de 2005 5:35 pm

Eu acho que na biblia existe apontamentos a um perdão tácito. Refiro-me aos milagres que aconteceram a cegos que voltaram a enxergar, paraliticos que voltaram a andar. Não seria uma espécie de perdão, ou foi uma simples “graça” ? É uma pergunta apenas, pq tb nao sei responder, mas tenho uma teoria para este questionamento. As vezes uma autoridade espiritual pode “investir” em alguém, “emprestando bonus horas” e mudando o karma de uma pessoa confiando que assim, de acordo com a nova evolucao espiritual que esta pessoa antigiu, possa retornar algo muito maior do que foi confiando inicialmente qdo foi… Read more »

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
8 março de 2005 4:38 pm

Em que parte da bíblia Jesus perdoou os pecados de outrem?

“Os estados de pureza ou impureza são criados pelo próprio homem, nada podendo ser feito para que um indivíduo purifique um outro.”
(Buda)

Radical Chic
Radical Chic
8 março de 2005 3:33 pm

Eu acredito piamente nisso Tiza! Só eu sei o mal que já fiz… mas pelo menos eu mudei. Antes tarde do que nunca….rs Também não gosto de esperar a “vingança divina”, pq pra mim desejar isso também é uma forma de desejar o mal. Mas SEI que há justiça e que isso está bem acima de nós. Não nos cabe julgar ninguém, pq também não somos perfeitos. E pra quem um dia me feriu (eu me incluo nessa), perdoar foi o melhor remédio. E aconteceram verdadeiros milagres em minha vida qdo resolvi mudar… eu não poderia mais ter filhos e… Read more »

tiza
tiza
8 março de 2005 2:07 pm

“A Verdade é uma só ,os sábios lhe dão vários nomes .”(esta verdade antecede toda criação e é nossa meta eterna imutável : AMOR)As diferentes doutrinas ,são meios e podem ser mudadas ,aperfeiçoadas enquanto percorremos o caminho. “Os Bodhisattvas querem atingir a iluminação o mais depressa possível e , por isso ,desejam acumular muito mérito rápidamente.Para tanto praticam asfeições ,aliando umas ás outras.Por exemplo;quando praticam a perfeição de dar ,fazem-no de tal maneira a serem capazes de praticar simultâneamente todas as outras perfeições.Praticam o dar desprovidos de qualquer interesse pessoal ,sem esperar qualquer retorno.Dessa maneira ,praticam de acordo com os… Read more »

Radical Chic
Radical Chic
8 março de 2005 2:00 pm

Mas só vemos os maus ganhando do lado de cá, né Acid?

Vai saber o que lhes espera do outro lado! Ou até mesmo aqui… Já vi casos de pessoas ruins de verdade (na família do meu pai), que padeceram da pior maneira possível e ainda assim foram amparados a quem tanto eles maltrataram. E morreram sem um tostão, que eles tanto gostavam de acumular.

Anônimo
Anônimo
8 março de 2005 1:02 pm

Radical, para estarmos perto de falar a mesma língua, acho melhor completar a minha discordância quanto a 3º lei de newton, APLICADA NA VIDA : “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. acho que falar de mesma intensidade nesse caso é algo passível de erros, afinal há casos que não há comparação. quanto a mesma direção e sentido contrário, cai no q vc falou de não vir pela mesma pessoa, o q concordo plenamente, que assim continue sendo. afinal desse jeito a corrente aumenta, e de que adianta poucas pessoas fazerem parte… Read more »

x-builder
x-builder
8 março de 2005 12:47 pm

Eu sempre achei a caridade como uma consequência de uma busca interior em busca da “verdade absoluta”. Acho que quando passamos a entender o caminho real em busca da felicidade , passamos a nos comportar de modo a praticar a caridade desinteressadamente. Eu to dizendo isto pq muitas vezes encontro algumas atitudes behavioristas, mecânicas de algumas religiões, principalmente a kardecista que praticamante adestra o seguidor a praticar a caridade sem que ao menos o espirita kardecista possa sentir vontade de ajudar (não estou generalizando, pois tem muita gente kardecista que ajuda desinteressadamente mesmo, mas critico o modo como o kardecismo… Read more »

agent willows
agent willows
8 março de 2005 12:44 pm

por isso mesmo, x-builder, eu disse “um ponto bem interessante foi…” 😉 eu não parei pra pensar muito na frase, mas eu interpretei que “a natureza absoluta de nossa mente” seria a nossa essência. por exemplo nossas vidas seriam as mesmas se tivéssemos nascido em outra família, em outro país? não. então nos comportaríamos do mesmo jeito, teríamos as mesmas crenças? até q ponto somos condicionados pelo ambiente que vivemos, alterando o que somos hoje e o q seríamos nessa minha suposição? até que ponto a natureza absoluta da nossa mente é modificada? eu citei os pedófilos pq eles alegam… Read more »

savitcha
savitcha
28 março de 2005 9:53 pm

é ta mais ou menos, o negóssio é bota fé no q vc acredita, mesmo sendo o q for. Depende se vc for ficar feliz com isso.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.