O OVO E A GALINHA

Por Clarice Lispector, muito além do seu tempo…

Clarice Lispector, com cabelos ruivos (foi uma pequena liberdade artística…)

O ovo é coisa que precisa tomar cuidado. Por isso a galinha é o disfarce do ovo. Para que o ovo atravesse os tempos a galinha existe. Mãe é para isso.
O ovo vive foragido por estar sempre adiantado demais para a sua época.
O ovo por enquanto será sempre revolucionário. Ele vive dentro da galinha para que não o chamem de branco. O ovo é branco mesmo. Mas não pode ser chamado de branco.
Não porque isso faça mal a ele, mas as pessoas que chamam ovo de branco, essas pessoas morrem para a vida. Chamar de branco aquilo que é barco pode destruir a humanidade.
Uma vez um homem foi acusado de ser o que ele era, e foi chamado de “Aquele Homem”. Não tinham mentido: Ele era. Mas até hoje ainda não nos recuperamos, uns após outros.

É necessário que a galinha não saiba que tem um ovo. Senão ela se salvaria como galinha, mas perderia o ovo. Para que o ovo use a galinha é que a galinha existe. Temos a galinha que pensou que tinha penas de galinha para se cobrir por possuir pele preciosa, sem entender que as penas eram exclusivamente para suavizar a travessia ao carregar o ovo, porque o sofrimento intenso poderia prejudicar o ovo. A que pensou que o prazer lhe era um Dom, sem perceber que era para que ela se distraísse totalmente enquanto o ovo se faria. A que pensou que “eu” significa ter um si-mesmo. As galinhas prejudiciais ao ovo são aquelas que são um “eu” sem trégua. Nelas o “eu” é tão constante que elas já não podem mais pronunciar a palavra “ovo”. Mas, quem sabe, era disso mesmo que o ovo precisava. Pois se elas não estivessem tão distraídas, se prestassem atenção à grande vida que se faz dentro delas, atrapalhariam o ovo.

Comecei a falar da galinha e há muito já não estou falando mais da galinha. Mas ainda estou falando do ovo.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.