O (NOVO) CÓDIGO DA VINCI

A famosa obra “A Última Ceia” – do artista renascentista Leonardo Da Vinci – já é foco de especulações em todo mundo depois que o romancista Dan Brown baseou seu livro O Código Da Vinci em torno dessa obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madalena, tendo um filho com ela.

davinci ultima ceia banner

Agora, Slavisa Pesci, um especialista em informática e estudioso amador, afirma que a superposição de “A Última Ceia”, com sua imagem espelhada, cria uma nova imagem contendo uma figura que parece um cavaleiro templário e outra pessoa segurando um bebê.

“Eu percebi isso por acidente, a partir de alguns detalhes você pode inferir que não estamos falando de coincidência, mas sobre cálculos precisos”, disse Pesci a jornalistas, quando revelou sua teoria no início dessa semana.

Na versão sobreposta, uma figura à esquerda de Cristo parece segurar um bebê nos braços, disse Pesci, mas ele não faz sugestões de que a criança possa ser filha de Cristo. Judas, que no quadro é mostrado à direita de Cristo, aparece em um espaço vazio no lado esquerdo na imagem sobreposta. E Pesci também sugere que a versão sobreposta mostra um cálice diante de Cristo e ilustra quando Ele abençoou o pão e o vinho na ceia com seus apóstolos.

davinci ultima ceia sopreposto p
Clique na imagem para ver no tamanho original

Li a notícia acima no Portal Terra. Daí tentei fazer em casa, com uma imagem do quadro que peguei na internet. Usando o Photoshop, pude controlar o grau de transparência da imagem espelhada. E, usando outro nível de transparência, o resultado foi ainda mais surpreendente:

davinci ultima ceia sopreposto acid p
Clique na imagem para ver no tamanho original

O que aparece CLARAMENTE é o apóstolo Felipe tapando a boca de Maria (ou João, caso você não seja adepto da teoria de Dan Brown) e de Pedro ao mesmo tempo! Não precisa nem ter imaginação pra ver isso! O alinhamento e o gestual dos corpos é perfeito. E o rosto de Jesus fica visivelmente transfigurado de dor (eu espelhei somente uma metade da imagem). Qual a mensagem que Da Vinci quis passar com isso?

Acho que isso tudo é preciso demais pra ser uma coincidência… ainda mais vindo de Da Vinci, que adorava colocar easter-eggs em seus quadros (o rosto da Monalisa e de São João Batista lembram muito o do próprio pintor). Além do que Da Vinci era um perfeccionista, um profundo estudioso da anatomia humana, e no quadro da “Última Ceia” desenha o braço do apóstolo Felipe (terceiro à esquerda de Jesus, de laranja) de forma muito esquisita, com pouco detalhes na dobra do manto, e a cabeça de Pedro (a segunda cabeça à direita de Jesus) mais larga que o normal. E, quando invertemos, tudo parece fazer sentido, até mesmo a cor da roupa de Felipe ser praticamente a mesma (quando sobreposto) da de João / Maria!

Há três tipos de pessoas, as que vêem, as que vêem quando lhes é mostrado, e as que não vêem.

Leonardo Da Vinci

Pode-se afirmar, com segurança, que nenhuma fisionomia, nenhum gesto é fortuito no quadro original da Última Ceia. Tudo obedece a um propósito longamente meditado, pois há uma enorme quantidade de desenhos preparatórios, tanto do conjunto da obra como de cada figura isolada. Cada apóstolo está numa relação de polaridade com aquele que ocupa posição simétrica à sua. Assim, o gesto expansivo de Mateus (o terceiro da direita para a esquerda) encontra sua contrapartida na postura receptiva de André (o terceiro da esquerda para a direita). E a indiscutível sinceridade estampada na fisionomia de Felipe (o quarto da direita para a esquerda) contrasta com o mundo de intenções ocultas, mal dissimulado nas feições de Judas (cujo corpo recuado faz com que seu rosto ocupe, no lugar de Pedro, a quarta posição da esquerda para a direita).

A obra demorou três anos para ser concluída. Consta que Leonardo (normalmente polivalente e disperso) trabalhava nesse afresco dia e noite, esquecendo-se de comer e dormir; depois, deixava passar vários dias sem tocar na obra, apenas a examinava e criticava. De repente, deixava outra ocupação e dirigia-se ao convento para dar uma pincelada, partindo em seguida.

Referência:
Galileu – De volta, o esplendor da última ceia;
ArScientia – Leonardo da Vinci familiar

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Aletaka
Aletaka
30 julho de 2007 2:59 am

algo que me chamou atencao sem duvidas.. mas algo me deixou intrigado.. tudo bem das coincidencias… mas essa sobreposicao foi feita em computador certo? certo!.. gostaria de saber, se caso isso foi pensado mesmo, de que forma que ele gostaria que as pessoas descobrissem? algum tipo de aparelho especial? que poderia fazer com que a sobreposicao fosse por total desvendada e vista? ja que no ps nao fica LÁ essas coisas.. nao sei.. só estou cutucando…

Bindi
Bindi
31 julho de 2007 8:27 am

Affe…Quem olhar bem para a orelha peluda do meu tio consegue ver a imagem de Moisés (ou de Bin Laden, dependendo do credo de quem olha), kkkkk….
Uma colega minha via o rosto de satanás nas embalagens de uma determinada marca de shampoo. Foi o pastor da igreja dela que alertou as pessoas sobre isto, dizendo que a indústria que fabricava aquele produto – uma grande multinacional – queria transformar os usuários em adoradores do diabo sem que eles soubessem. 😛

Mcnaught
Mcnaught
31 julho de 2007 9:14 am

Num determinado site (não lembro agora) vc tem várias imagens, inclusives usadas por psicologos, para observar e dizer o que esta vendo. E muitas pegadinhas para induzir a sua mente. Se vc é uma pessoa que só pensa em maldades, demonios, etc… Provavelmente a mente vai buscar isso na hora de interpretar. Ao ver as figuras, alguns amigos meus interpretaram como sendo coisas, figuras da natureza. Dan Brown não inventou isso (óbvio) mas, de vários que escreveram a respeito ele foi o que melhor explicou. Soube desenvolver a linha de raciocínio evitando misturar o que foi descoberto com a parte… Read more »

Pedro
Pedro
31 julho de 2007 10:54 am

Descobri há pouco seu blog e não consigo parar de ler há dias!! Parabéns pelo seu trabalho! Bom saber que existe gente evoluída assim!

Fatima Lantmann
Fatima Lantmann
31 julho de 2007 11:04 am

Que blog maravilhoso!!!!!Amei mesmo.
Nossa, agora encontrei um lugar pra ler de montão!!!
parabénssssss.
Grande abraço.

Denise
Denise
31 julho de 2007 3:26 pm

Acabei de ler o livro “A ceia secreta” de Javier Sierra (http://www.javiersierra.com/index.php), na qual um inquisidor do Santo Ofício tenta adivinhar uma adivinhação (essa é boa hehehe…) e acaba descobrindo que na pintura de Da Vinci pode-se ler “Consolamentum”… se é verdade não sei, mas é bem interessante

vib
vib
31 julho de 2007 6:17 pm

Gestalt à parte , alguém já leu o livro ” Jesus o Herói Solar ” de Ramón Hervas ?

FABIANA
FABIANA
31 julho de 2007 9:11 pm

VCS Q FALAM MAL DO ELAM, A MAIORIA NUNCA OUVIU UM DEPOIMENTO SEU, SOA VICIADOS A CONDICIONAMENTOS E CONVENIENECIAS ESCUTEM E TIREM SUAS CONCLUSOES, KARDEC , XICO , JESUS, TODOS TIDOS COMO LOUCOS E JUNTO DELES SEUS APOSTOLOS E AQUELES Q PREGAVAM SUAS VERDADES. ELAM PREGA ALGO Q ACHA SER VERDADE DIVINA, ESCUTEM VCS OU VAO FAZER IGUAL A FARISEUS E ESCRIBAS?, OU PIOR CONTINUARAM SENDO MANIPULADOS E CONDICIONADOS? EXPERIMENTEM LEIAM E TIREM CONCLUSOES, DEICHEM DE AGIR COM INFANTILIDADE SEJAM HOMENS E RESPEITEM SEUS PRÓXIMOS ISSO É O MÍNIMO. SERAH MESMO NO OUTRO O REFUGIO DA LOUCURA? A DISCORDIA OU… Read more »

Copia Autenticada
Copia Autenticada
31 julho de 2007 11:50 pm

Quem conhece a história de Leonardo Da Vinci sabe que ele quase sempre escrevia de forma diferente. Sempre escrevia como se as palavras estivessem num espelho. Então fico admirado que so agora tenham tentado esta técnica de espelhamento-sobreposição.

Cris
Cris
1 agosto de 2007 6:44 pm

O Dan Brown …acho que ele pira um pouco nas histórias.Mas o mérito é que ele chamou a atenção para coisas muito interessantes.
Da Vinci sabia de várias coisas, certeza…esses dias assisti um programa no P&A, que falava sobre várias obras, com vários significados, simbologias. Tem gente que passa a vida tentando decifrar o que ele supsotamente (?) tentou mostrar.
Adorei o post e a imagem é bem nitida.

Nisia
Nisia
2 agosto de 2007 9:05 am

Cavaleiro templario, onde??

lex
lex
4 agosto de 2007 12:27 am

Cavaleiro templario, onde??

billy shears
billy shears
7 agosto de 2007 11:20 pm

Ha ha ha…hilário o vidééo do pastor…estou rindo até agora…
Lirou mailmeid…leão rei…esse cara é uma figuraça..ou é um lunático ou é mal intencionado.
O maravilhoso mundo homossexual de Mickey…rsrsrs 2 mickeys gays e 2 minnies lésbicas..ele só livrou a cara do pato Donald. Afinal, ele não é tão corajoso assim, pra despertar a ira do rabugento Donald..rsrsrs

istvan
istvan
9 agosto de 2007 4:35 pm

Acho que Da Vinci esqueceu de dizer que também há pessoas que vêem o que querem ver…talvés nem ele pudesse imaginar o tipo de especulação que iriam fazer com essa tela…
p.s. acho que você esqueceu de “ver” OVNIS na janela ao fundo e…ah, é claro: também é possível ver o perfil do monstro do lago Ness escondido embaixo da mesa…

ZéBedeu
ZéBedeu
18 setembro de 2007 7:58 am

Isso é direcionado a FABIANA:

Estive lendo os posts do Forum do Ellan e sinceramente mais parecem um bando de fanáticos religiosos preocupadíssimos se é amanhã que o mundo acaba. Sempre achei sem sentido e absurdas essas canalizações que ensinam e mostram o óbvio apenas.

Temos figuras que de vez em quando interagem diretamente com esses seres cósmicos e nunca lhes foi revelado nada muito menos datas. Sou mais Wagner Borges e Lázaro Freire que Ellan, de boa!

Anônimo
Anônimo
2 abril de 2009 5:20 pm

Retrato de Leonardo da Vinci recém-descoberto, e com um arranhão, é exposto em uma roda de imprensa, em Roma, na Itália. A pintura foi encontrada em dezembro, na coleção de uma família da região de Basilicata. Especialistas ainda estão por descobrir a autoria da pintura, mas a aposta é que seja um autorretrato do próprio da Vinci

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1070600-7084,00-RETRATO+QUE+PODE+SER+DE+LEONARDO+DA+VINCI+E+ENCONTRADO+NA+ITALIA.html

Upload Imagens

Anônimo
Anônimo
2 abril de 2009 5:37 pm

Em maio O CÓDIGO DA VINCI – EDIÇÃO ESTENDIDA chega em alta-definição Um novo mistério será exposto em Maio, quando O Código da Vinci – Edição Estendida (The Da Vinci Cod: Extended Cut) será lançado no formato Blu-ray pela Sony Pictures Home Entertainment. A edição dupla estará disponível exclusivamente em Blu-ray. O Código da Vinci – Edição Estendida inclui 28 minutos a mais de cenas, além de novíssimos extras, entre eles, o recurso de interatividade “Picture-in-Picture” (I-PIP) no especial “Decifrando o código” que permite que o usuário passeie entre oito telas simultâneas, novos comentários do diretor Hon Howard, mais recursos… Read more »

Coringa
Coringa
29 maio de 2010 10:19 pm

Será que Leonardo da Vinci usou sua própria ‘sombra’ para criar o contorno de Jesus na Última Ceia?

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 julho de 2007 2:17 am

POr falar em mensagens subliminares, tem um pastor engraçadíssimo (por conta da mania de falar inglês + a falta de sincronia do video que faz parecer ser dublagem do casseta e planeta) que aponta algumas coisas interessantes em desenhos da Disney misturado com coisas nadaver:
http://br.youtube.com/watch?v=_Wud5vSIQ0I

PS: A parte da música jamaicana é de rolar de rir.

PS2: quem fez o desenho do “mickey gay” não foi a Disney, e sim organizadores de um evento gay que ocorre na Disney.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
31 julho de 2007 12:20 am

Alguém escondeu… não sei se foi a Maçonaria… só sei que não foi o Dan Brown que inventou isso.

Fabricio
Fabricio
31 julho de 2007 12:03 am

eu ja tinha visto isto ontem… realmente impressionante. O cavaleiro templário é algo totalmente inexplicável. O cálice também aparece perfeitamente.

DaVinci, mesmo depois de séculos, continua nos supreendendo, assim como surpreendia em sua época

Aletaka
Aletaka
30 julho de 2007 3:00 am

só um PS.. o cavaleiro templario me impressionou bastante… mesmo sem falar nada o esteriotipo dele ja é bem evidente, muito legal!

Kashai
Kashai
30 julho de 2007 3:52 am

Uma vez eu tive uma visão: O quadro da monalisa na minha frente ia se transfigurando e apareceu Jesus segurando um bebê 🙂 Nem preciso dizer que me arrepiei quando li esse post..

Acid, o que a Oráculo pode dizer sobre isso?

sou o q eu sou
sou o q eu sou
30 julho de 2007 9:56 am

realmente impressionante…

Neruda
Neruda
30 julho de 2007 12:52 pm

isso é sem duvidas intrigante! adoro da vince por isso, o cara faz tudo nos minimos detalhes =]

mas, voce realmente é adepto à teoria de Dan Brown?? eu espero ter entendido errado…

Lia
Lia
30 julho de 2007 1:26 pm

Sei não… a imagem pode ser sobreposta de várias maneiras e cada uma vai dar em novas “coincidências”.
Há muitas mãos, muitas cabeças e estruturas corporais diversas, as possibilidades são bem vastas.

Eu acredito sim que não só Da Vinci, mas muitos mestres incluíram easter eggs em alguns trabalhos, mas assim tantos numa única peça e de forma tão ambígua…

Me parece forçado, mas vá saber… e se era essa a intenção?

Carlos
Carlos
30 julho de 2007 1:55 pm

Muito bom esse post!

Aletaka, também pensei o mesmo que você… afinal de contas, Da Vinci não possuía Photoshop pra duplicar a camada, espelhar e aplicar uma transparência… rs!

Mas aí pensei: com certeza havia esboços dessa obra, certo? Aí é simples… basta dobrar o esboço ao meio e olhar contra a luz. O resultado seria basicamente o mesmo. E quem garante que o Leonardo não teve a idéia de ocultar essas mensagens (se elas realmente estiverem lá) olhando para um dos esboços dobrados? Pra mim, essa teoria torna-se bem possível.

C.
C.
30 julho de 2007 2:04 pm

E se essa imagem der até para ver em 3D seria interessante fazer a experiência, quem sabe algum programa de computador consiga isso. Quantas mais coisas poderão estar ainda escondidas neste puzzle?

Bruno H
Bruno H
30 julho de 2007 3:05 pm

Interessante.
Mas, pode ser coincidencia.

Ser Cósmico
Ser Cósmico
30 julho de 2007 3:10 pm

Talvez nosso irmão Jan Val Ellam tenha uma explicação perfeitamente lógica para essa pintura de Da Vinci.

Anônimo
Anônimo
30 julho de 2007 4:16 pm

O que eu ainda não entendi, em relação ao quadro original, é de quem é a mão que segura a faca, atrás de Judas!?

Aletaka
Aletaka
30 julho de 2007 8:34 pm

lendo os comentarios eu pensei, pq simplesmente entao (como se fosse pouco) dobrar a obra ao meioa colocar sobre uma mesa de luz? vou tentar isso no pshop tb..
ao invez do esboço que talvez nao tenha os mesmos detalhes, e talvez tenha se perdido no tempo, nao sei.. a obra é completa por si, acho que se tivesse algo que fosse completar a leitura da obra, teria de ser algo inventado, mas nao acredito no esboço.

coração
coração
30 julho de 2007 5:42 pm

Não consigo enxergar o bebê, mas a figura do templário é realmente impressionante e não parece ser coincidência, junto com a simetria que faz com que Felipe tape a boca de Maria Madalena/João… realmente a imagem de João parece muito feminina e a justaposição de cores nos mantos de Jesus e no dele/a parece ser intencional.

neto
neto
30 julho de 2007 5:51 pm

oh pessoal, tem um peixe morto embaixo da mesa a direita! por favor alguem olha ai e diz pra mim que é so minha imaginação bizarra

🙄

Bruno H
Bruno H
30 julho de 2007 6:40 pm

Hahahaha…
Boa observação Neto.

Paulinha
Paulinha
30 julho de 2007 6:49 pm

Acid,

Você torna minha vida muito mais interessante,alegre,calma e com pitadas de carinho e paixão durante o dia..
Caminhar juntos nessas jornadas de conhecimento, descobrir nossas verdades e a Verdade são simplesmente bênçãos para mim.
Obrigada por ser o que é..

Tinhamo.

Saindo da Matrix
Saindo da Matrix
30 julho de 2007 6:59 pm

Tinhamo tombém! Mesmo fugindo de cachorros e ficando ensopados de lama. Aliás, por isso também 🙂

(Acid no “Esta é sua vida!”)

Alex
Alex
30 julho de 2007 11:17 pm

Se essa história sobre Maria Madalena é verdade, alguém já parou pra se perguntar como Da Vinci ficou sabendo disso? Será q outras pessoas sabiam disso, durante séculos, mas esconderam, com medo da Igreja? Será q existiu alguma conspiração a respeito desse conhecimento?

Coringa
Coringa
29 maio de 2010 10:35 pm

Descoberta mensagem secreta de Michelangelo na capela Sistina 28 de maio de 2010 Pesquisadores da Universidade de Medicina John Hopkins, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto desenhos secretos de uma parte do cérebro, da medula e dos nervos óticos nas pinturas da capela Sistina, no Vaticano. Segundo os pesquisadores, Michelangelo escondeu os desenhos em uma das representações de Deus enquanto pintava a capela entre 1508 e 1512. As informações são da Scientific American. No pescoço de Deus, representado no painel “Separação da luz da escuridão”, pode ser visto precisamente a medula humana, o pedúnculo cerebral e de nervos óticos. Na… Read more »

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.